FF Rodrigues escreveu:Resolvi postar neste tópico pois restaurar tabelier é uma dúvida que muitos opaleiros tem. O tabelier da minha Caravan tinha muitas trincas e estava estufado, quase tocando o vidro. Encontrar um marrom em bom estado é difícil. Já tinha lido este tópico antes. Não encontramos os ingredientes. Com ajuda do meu irmão resolvemos restaurar na fibra de vidro.
Primeiro cortamos a parte superior para que ao abaixar a parte estufada a dobra ocorresse no local cortado (setas). Apoiamos o tabelier no vidro com calços de madeira. Aplicamos resina sobre a parte superior do tabelier, preenchendo as trincas e os cortes.
O parabrisa foi removido. Depois aplicamos resina mais a fibra de vidro, somente na parte superior.
Lixamos a fibra. Em seguida aplicamos massa plástica.
Lixamos a massa plástica.
Em alguns pontos a espuma apareceu (setas). O que compromete a pintura. Lixamos com uma retífica manual e aplicamos resina. Lixamos de novo.
Removi o tabelier para resinar por baixo. Para dar acabamento e pintar. Apliquei massa poliéster e lixei a massa. No final lixei tudo com lixa 320.
Com tudo lixado meu irmão aplicou selador de para-choques, prime de para-choques. Em seguida tinta duco marrom e logo verniz PU fosco. Montado ficou assim.
Fiquei satisfeito com o resultado. Embora hoje eu faria algumas mudanças.
A primeira seria lixar com a retifica manual todas as trincas. Duas pequenas trincas voltaram poucas horas apos a secagem da tinta. Fiquei Mad . Tinta não esconde defeitos. Hoje sei que o certo seria lixar as trincas com uma retífica manual para limpar o local. depois preencher com resina, como se fosse uma obturação de dente. Onde a camada de resina foi mais espessa não houve problema.
Segunda coisa seria usar somente massa poliéster. É cara, mas muito melhor de lixar, tem acabamento muito melhor. Vale cada centavo.
Terceira coisa. isolar a lata abaixo do tabelier. Remover resina respingada da lata é horrivel.
Acho perfeitamente viável restaurar na fibra. Da para recuperar qualquer tabelier, mesmo estando muito ruim. Como precisa ser pintado, da para escolher a cor. O problema é que aquela textura original não conseguimos fazer. Para quem quer fazer e não quer arriscar o tabelier do carro (especialmente marrom), rola de comprar um segundo ruim de qualquer cor e restaurar. Se ficar bom, troque.
No tópico da minha caravan tem algumas imagens a mais. Qualquer dúvida estou a disposição.
Hoje à(s) 9:05:24 por Gerald
» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
Hoje à(s) 6:48:40 por opala4cc
» Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah
Ontem à(s) 10:47:04 por opala4cc
» Tutorial Desmontando alternador 65a.
Ontem à(s) 9:51:45 por opala4cc
» farol alto não liga
Sex 3 maio - 18:16:56 por GersonJP
» Alocação dos relés - 81/84
Sex 3 maio - 11:29:52 por juanopaleiro
» Esta podendo legalizar troca de motor ???
Sex 3 maio - 10:21:52 por Rubão6cc
» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Sex 3 maio - 8:47:24 por Tonho_RS
» Trinco da porta destravando sozinho
Sex 3 maio - 8:46:28 por Tonho_RS