Galera, bom dia!
Depois de muito tempo com um motor 6 cilindros encostado debaixo da bancada da minha garagem e com a venda da Caravan, resolvi fazer bom uso dele e coloca-lo no meu Opala.
Mas antes de sair desmontando tudo preciso de algumas dicas para fazer de forma organizada e só parar o carro mesmo para fazer a mudança.
O motor eu comprei de um amigo e tiramos do carro funcionando, é um 6 cilindros a alcool bloco amarelo com ignição eletrônica e não fumava.
O que tenho em mente para fazer é o seguinte:
- Trocar bombas de óleo e água (mais a de oleo que a de água, pois dá um trabalhinho pra trocar depois)
- Trocar juntas do carter, tampa de válvulas e de tuchos para eliminar vazamentos (tem algum macete para que elas não vazem futuramente? usar silicone pra alta temperatura ou algo assim?)
- Trocar a junta do cabeçote por uma de aço (já tive problemas em outros motores que ficaram parados muito tempo por causa da junta que "apodreceu" e acabou queimando com facilidade)
- Trocar os coxins, que estão bem ruins
Serviços:
- Soldar o suporte no agregado (tem algum macete pra soldar no lugar certo e evitar que o motor fique torto ou fora da posição certa?)
- Abrir o agregado para gabaritar o mesmo
- Reforçar o agregado para ele não fechar mais (um amigo comentou isso comigo, alguém já fez? faz um reforço entre o alojamento onde vai a torre do amortecedor e a viga que sustenta o motor e seu suporte)
- Retirar os suportes do radiador do 4 cilindros e colocar os do 6 cilindros (não encontrei os do 6 cilindros então penso fazer um reaproveitando as pontas do 4 mesmo)
- Encurtar o cardã (tem algum cuidado a ser tomado? medida correta?)
- Reforçar as longarinas (é preciso? minhas longarinas não tem trincas nem nunca foram mexidas. como fazer?)
Peças:
- Revisar o radiador
- Embreagem (qual a diferença entre a embreagem do 4 e do 6? Muda o disco? O plato? Por que tem disco com 4 e 6 molas? Li num topico sobre isso que existe uma embreagem dos 6 cilindros mais novos que é maior que as anteriores, é muito difícil colocar ela num motor antigo? Compensa, pela area de contato maior?)
- Escapamento (não tenho nem um pedaço do cano... E agora? Ví que o sistema é diferente do 4 cilindros, o cano tem a ponta meio dobrada pra fora, tipo um alargamento onde vai aquele anel de vedação, é assim mesmo? Aquela peça de metal que trava o cano ao coletor através dos parafusos tem pra vender? conheço lugares que vendem e dobram canos, compensa em comparação com o escape completo? Pois meu escape atualmente tem saida na lateral e acho que eu poderia fazer o mesmo com o 6 cilindros)
- Trocar as molas pelas do 6 cilindros que vieram no agregado dele (agregado muito ruim... senão eu usava ele mesmo)
- Trocar a gaxeta pelo retentor (http://www.opaleirosdoparana.com/t6155-retentor-no-lugar-da-gaxeta e http://www.opaleirosdoparana.com/t14139-instalacao-retentor-bi-partido-fel-pro?highlight=retentor+bipartido tem muita informação à respeito... Resumidamente falando: é preciso usar o retentor Fel Pro original, passar cola anaerobica nele e tirar as rebarbas que são para outros motores, correto?)
Tem mais alguma coisa que estou esquecendo? As observações que fiz estão corretas?
Abração!
Depois de muito tempo com um motor 6 cilindros encostado debaixo da bancada da minha garagem e com a venda da Caravan, resolvi fazer bom uso dele e coloca-lo no meu Opala.
Mas antes de sair desmontando tudo preciso de algumas dicas para fazer de forma organizada e só parar o carro mesmo para fazer a mudança.
O motor eu comprei de um amigo e tiramos do carro funcionando, é um 6 cilindros a alcool bloco amarelo com ignição eletrônica e não fumava.
O que tenho em mente para fazer é o seguinte:
- Trocar bombas de óleo e água (mais a de oleo que a de água, pois dá um trabalhinho pra trocar depois)
- Trocar juntas do carter, tampa de válvulas e de tuchos para eliminar vazamentos (tem algum macete para que elas não vazem futuramente? usar silicone pra alta temperatura ou algo assim?)
- Trocar a junta do cabeçote por uma de aço (já tive problemas em outros motores que ficaram parados muito tempo por causa da junta que "apodreceu" e acabou queimando com facilidade)
- Trocar os coxins, que estão bem ruins
Serviços:
- Soldar o suporte no agregado (tem algum macete pra soldar no lugar certo e evitar que o motor fique torto ou fora da posição certa?)
- Abrir o agregado para gabaritar o mesmo
- Reforçar o agregado para ele não fechar mais (um amigo comentou isso comigo, alguém já fez? faz um reforço entre o alojamento onde vai a torre do amortecedor e a viga que sustenta o motor e seu suporte)
- Retirar os suportes do radiador do 4 cilindros e colocar os do 6 cilindros (não encontrei os do 6 cilindros então penso fazer um reaproveitando as pontas do 4 mesmo)
- Encurtar o cardã (tem algum cuidado a ser tomado? medida correta?)
- Reforçar as longarinas (é preciso? minhas longarinas não tem trincas nem nunca foram mexidas. como fazer?)
Peças:
- Revisar o radiador
- Embreagem (qual a diferença entre a embreagem do 4 e do 6? Muda o disco? O plato? Por que tem disco com 4 e 6 molas? Li num topico sobre isso que existe uma embreagem dos 6 cilindros mais novos que é maior que as anteriores, é muito difícil colocar ela num motor antigo? Compensa, pela area de contato maior?)
- Escapamento (não tenho nem um pedaço do cano... E agora? Ví que o sistema é diferente do 4 cilindros, o cano tem a ponta meio dobrada pra fora, tipo um alargamento onde vai aquele anel de vedação, é assim mesmo? Aquela peça de metal que trava o cano ao coletor através dos parafusos tem pra vender? conheço lugares que vendem e dobram canos, compensa em comparação com o escape completo? Pois meu escape atualmente tem saida na lateral e acho que eu poderia fazer o mesmo com o 6 cilindros)
- Trocar as molas pelas do 6 cilindros que vieram no agregado dele (agregado muito ruim... senão eu usava ele mesmo)
- Trocar a gaxeta pelo retentor (http://www.opaleirosdoparana.com/t6155-retentor-no-lugar-da-gaxeta e http://www.opaleirosdoparana.com/t14139-instalacao-retentor-bi-partido-fel-pro?highlight=retentor+bipartido tem muita informação à respeito... Resumidamente falando: é preciso usar o retentor Fel Pro original, passar cola anaerobica nele e tirar as rebarbas que são para outros motores, correto?)
Tem mais alguma coisa que estou esquecendo? As observações que fiz estão corretas?
Abração!
Ontem à(s) 20:19:47 por Luiz Carlos de Brito
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