Só lembrando que A ideia não é obter potencia ou força, mas sim, apenas buscar um novo ronco alem do escape duplo.
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Marlon Jassanan
flavio oliveira
6 participantes
Escapamento para opala 6 cilindros
flavio oliveira- Opaleiro
- Número de Mensagens : 34
Idade : 31
Localização : Palmas
Modelo do carro : Comodoro 1987/1988
4 portas
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 25/05/2014
- Mensagem nº1
Escapamento para opala 6 cilindros
E ai, pessoal! Alguem ai que manja de escapamento sabe dizer se um escapamento retangular ou quadrado pode afetar consideravelmente o desenvolvimento do carro? E caso eu use tres escapes redondos, sendo um para cada dois cilindros, qual seria o diametro para usar em cada cano?
Só lembrando que A ideia não é obter potencia ou força, mas sim, apenas buscar um novo ronco alem do escape duplo.
Só lembrando que A ideia não é obter potencia ou força, mas sim, apenas buscar um novo ronco alem do escape duplo.
Marlon Jassanan- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1210
Idade : 28
Localização : São Bento do Sul - SC
Modelo do carro : Caravan Comodoro SL/e
Cilindros : 4100
Data de inscrição : 27/07/2016
- Mensagem nº2
Re: Escapamento para opala 6 cilindros
Desconheço qualquer informação referente a esse tipo de escape, eu iria do bom e velho 6x2 bem feitinho, eu ainda uso o 6x1 com abafador antes do diferencial e ainda acho o ronco um máximo!
Pedro Fagundes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 962
Localização : Belo Horizonte - MG
Modelo do carro : cupê 72
Cilindros : 6cil 4.4 Apimentado
Data de inscrição : 22/10/2012
- Mensagem nº3
Re: Escapamento para opala 6 cilindros
se vc está falando do cano quadrado basicamente não existe no Brasil e é bem raro no mundo..
a meu ver provavelmente dificultam o fluxo do gases.. Coloquei provavelmente pq existem princípios de dinâmica hidráulica que dizem que o fluxo se comportaria como se fosse o cano fosse circular, há diferenças quanto a vapor seco e húmido e, principalmente, a velocidade do fluxo para a criação de turbulência. Ou seja, é um tema bastante complexo.
De qualquer forma eu não faria porque circular é muito mais testado, muito mais fácil de fabricar etc
Em muitos hot rods e restomods são utilizados canos ovais, principalmente quando a distância do chão é um obstáculo..
Chevelle 1970:
[/url]
Ford Mustang:
Mas como sua intenção é ter um belo ronco, não se justifica nenhuma das opções acima..
Você disse um pra cada dois cilindros, mas acredito que esteja falando de um 6x2 (6 entradas individuais, 2 junções, 2 saídas).. Quanto mais arredondado e fluido melhor.. Como esse bom modelo da E-scap de 42mm:
Diâmetro tem de 38,5 até 44 ou mais.. O meu está iniciando em 38,5, o que é muito pouco.. Vou mexer em breve e devo colocar dimensionado 42 ou 44mm.
Veja no youtube o que te agrada mais: direto até o fim, direto terminando no diferencial, abafador flowmaster, de mercedes etc etc.. São muitas configurações possíveis.
sinceramente o que eu acho que dá mais ronco bonito em opala é comando alto ...
a meu ver provavelmente dificultam o fluxo do gases.. Coloquei provavelmente pq existem princípios de dinâmica hidráulica que dizem que o fluxo se comportaria como se fosse o cano fosse circular, há diferenças quanto a vapor seco e húmido e, principalmente, a velocidade do fluxo para a criação de turbulência. Ou seja, é um tema bastante complexo.
De qualquer forma eu não faria porque circular é muito mais testado, muito mais fácil de fabricar etc
Em muitos hot rods e restomods são utilizados canos ovais, principalmente quando a distância do chão é um obstáculo..
Chevelle 1970:
[/url]
Ford Mustang:
Mas como sua intenção é ter um belo ronco, não se justifica nenhuma das opções acima..
Você disse um pra cada dois cilindros, mas acredito que esteja falando de um 6x2 (6 entradas individuais, 2 junções, 2 saídas).. Quanto mais arredondado e fluido melhor.. Como esse bom modelo da E-scap de 42mm:
Diâmetro tem de 38,5 até 44 ou mais.. O meu está iniciando em 38,5, o que é muito pouco.. Vou mexer em breve e devo colocar dimensionado 42 ou 44mm.
Veja no youtube o que te agrada mais: direto até o fim, direto terminando no diferencial, abafador flowmaster, de mercedes etc etc.. São muitas configurações possíveis.
sinceramente o que eu acho que dá mais ronco bonito em opala é comando alto ...
BenKenobi- Opaleiro
- Número de Mensagens : 950
Localização : Santo Andre
Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
Cilindros : 4.1
Data de inscrição : 11/07/2016
- Mensagem nº4
Re: Escapamento para opala 6 cilindros
Desconheco um escape retangular ou ate quadrado. Nao faria sentido pois vai gerar turbulencia para os gases e na verdade vai acabar perdendo potencia.
O que muda ronco sao escapes conforma que depois do 6x2 ele acaba juntando 2 canos em 1, fica com o ronco assim:
https://www.youtube.com/watch?v=_EVCnK5IgwA&t
Ai existe abafadores como o famoso mercedez, antes ou depois do diferencial que tambem muda o ronco. Abafadores JK, Flowmaster, ou escape direto muda tambem o ronco, ou usar turbo com escape 6x1.
Comando de valvulas, para fazer o motor atingir mais RPM tambem muda o ronco.
Nao da pra mudar muito o ronco do opala afinal o cabecote limita o tipo de escapes a serem feitos. nao tem duto indivual como omega ou BMW, entao o ronco vai ser sempre o que conhecemos.
O que muda ronco sao escapes conforma que depois do 6x2 ele acaba juntando 2 canos em 1, fica com o ronco assim:
https://www.youtube.com/watch?v=_EVCnK5IgwA&t
Ai existe abafadores como o famoso mercedez, antes ou depois do diferencial que tambem muda o ronco. Abafadores JK, Flowmaster, ou escape direto muda tambem o ronco, ou usar turbo com escape 6x1.
Comando de valvulas, para fazer o motor atingir mais RPM tambem muda o ronco.
Nao da pra mudar muito o ronco do opala afinal o cabecote limita o tipo de escapes a serem feitos. nao tem duto indivual como omega ou BMW, entao o ronco vai ser sempre o que conhecemos.
Fernandohluiz- Opaleiro
- Número de Mensagens : 515
Idade : 44
Localização : Niterói - RJ
Modelo do carro : Caravan Comodoro 4.1/S
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 23/01/2017
- Mensagem nº5
Re: Escapamento para opala 6 cilindros
Marlon Jassanan escreveu:Desconheço qualquer informação referente a esse tipo de escape, eu iria do bom e velho 6x2 bem feitinho, eu ainda uso o 6x1 com abafador antes do diferencial e ainda acho o ronco um máximo!
Sou desses!!!
flavio oliveira- Opaleiro
- Número de Mensagens : 34
Idade : 31
Localização : Palmas
Modelo do carro : Comodoro 1987/1988
4 portas
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 25/05/2014
- Mensagem nº6
Re: Escapamento para opala 6 cilindros
Pedro Fagundes escreveu:se vc está falando do cano quadrado basicamente não existe no Brasil e é bem raro no mundo..
a meu ver provavelmente dificultam o fluxo do gases.. Coloquei provavelmente pq existem princípios de dinâmica hidráulica que dizem que o fluxo se comportaria como se fosse o cano fosse circular, há diferenças quanto a vapor seco e húmido e, principalmente, a velocidade do fluxo para a criação de turbulência. Ou seja, é um tema bastante complexo.
De qualquer forma eu não faria porque circular é muito mais testado, muito mais fácil de fabricar etc
Em muitos hot rods e restomods são utilizados canos ovais, principalmente quando a distância do chão é um obstáculo..
Chevelle 1970:
[/url]
Ford Mustang:
Mas como sua intenção é ter um belo ronco, não se justifica nenhuma das opções acima..
Você disse um pra cada dois cilindros, mas acredito que esteja falando de um 6x2 (6 entradas individuais, 2 junções, 2 saídas).. Quanto mais arredondado e fluido melhor.. Como esse bom modelo da E-scap de 42mm:
Diâmetro tem de 38,5 até 44 ou mais.. O meu está iniciando em 38,5, o que é muito pouco.. Vou mexer em breve e devo colocar dimensionado 42 ou 44mm.
Veja no youtube o que te agrada mais: direto até o fim, direto terminando no diferencial, abafador flowmaster, de mercedes etc etc.. São muitas configurações possíveis.
sinceramente o que eu acho que dá mais ronco bonito em opala é comando alto ...
Resposta fantástica e completa! Agradeço muito a atençao e cuidado na resposta. O 6x2 eu conheço e nao estava falando dele necessariamente, porém, daria pra fazer com ele tranquilamente o projeto que quero que é justamente usar mais um cano, totalizando tres canos, ou seja, de fato dois por cilindro.
O uso do cano quadrado seria justamente para ganhar espaço, já tirei medidas e vi que tres canos ocupam bem pouco se comparados aos canos redondos.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº7
Re: Escapamento para opala 6 cilindros
Pedro Fagundes escreveu:
pé de mesa!
Fernandohluiz- Opaleiro
- Número de Mensagens : 515
Idade : 44
Localização : Niterói - RJ
Modelo do carro : Caravan Comodoro 4.1/S
Cilindros : 6 cilindros
Data de inscrição : 23/01/2017
- Mensagem nº8
Re: Escapamento para opala 6 cilindros
Kkkkkkkkkk
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