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Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
ALEXANDRE BEGALLI- Opaleiro
- Número de Mensagens : 416
Data de inscrição : 31/08/2010
- Mensagem nº51
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
Abraço.
Rubão6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15341
Data de inscrição : 14/02/2013
- Mensagem nº52
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
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- Mensagem nº53
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
queria acompanhar algo assim de perto!
muito bom mesmo!!
ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem
ALEXANDRE BEGALLI- Opaleiro
- Número de Mensagens : 416
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Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
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- Mensagem nº54
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
ALEXANDRE BEGALLI- Opaleiro
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- Mensagem nº55
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
ALEXANDRE BEGALLI- Opaleiro
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- Mensagem nº56
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
ALEXANDRE BEGALLI- Opaleiro
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- Mensagem nº57
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
ALEXANDRE BEGALLI- Opaleiro
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- Mensagem nº58
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
ALEXANDRE BEGALLI- Opaleiro
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- Mensagem nº59
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
ALEXANDRE BEGALLI- Opaleiro
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- Mensagem nº60
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
ALEXANDRE BEGALLI- Opaleiro
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- Mensagem nº61
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
ALEXANDRE BEGALLI- Opaleiro
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- Mensagem nº62
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
https://www.youtube.com/watch?v=_PpJa-wyEAw&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=iBsuWH6WtPw&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=gTs2AUzA4Kg&feature=youtu.be
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº63
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
_________________
Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº64
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
eu estou com um projeto de injetar minha caravan tbem....estou com quase todo o kit do ômega pra fazer isso....porem vou instalar uma injeção programável....
mas as peças "mecânicas" são do ômega...cabeçote, coletor, tbi, flauta e etc.....
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36613p150-caravan-diplomata-87-saia-e-blusa#746837
eu mesmo vou tentar instalar mesmo nao tenho nocao nenhuma de injecao eletronica......mas meu maior problema q eu andei vendo esses dias sera em usar a tbi e coletores de admissão original do ômega e a instalação do compressor do ar condicionado original do opala....
e por culpa do newton não vou poder montar os dois do lado direito.... e eu vi no seu q a tbi ficou do lado esquerdo.
a tbi, flauta e bicos sao do ômega?
qual coletor esta usando?
e esse suporte do compressor?? qual é? percebi q ele é diferente do opala
ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº65
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
o meu eu acho q vai caber o do ômega mesmo....pois meu servo é aquele bosh com a circunferência menor.
agora estou no dilema kkkkkk
ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem
ALEXANDRE BEGALLI- Opaleiro
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- Mensagem nº66
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
no meu caso o Coletor do ômega 4.1 não serviu, pois batia no corpo da Cuica do Hidrovácuo.
A solução foi apelar para o Santili. Ele conhecia a restrição, pediu a Flauta e construiu o Coletor sob medida, inclusive com local definido para o posicionamento da TBI que fica em posição 90° diferente da do Omega.
Às vezes eu desanimo, mas depois levanto a cabeça e digo: vamos terminar o projeto.
Boa sorte e abraço
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº67
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
eu tbem acho q vou ter muitos problemas na minha instalação.....esse do coletor do ômega e o compressor é um dos q vou ter.....
quanto pagou nesse coletor?
ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem
ALEXANDRE BEGALLI- Opaleiro
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- Mensagem nº68
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
Abraço.
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº69
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem
thallisguimaraes- Moderador
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- Mensagem nº70
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
Marcos Adriano escreveu:caramba.
Pelo que eu vejo, nao tem muita opção
Eu mesmo ja comprei o suporte do omega, e vou jogar o compressor para o outro lado.
_________________
ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO
ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem
ALEXANDRE BEGALLI- Opaleiro
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- Mensagem nº71
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
Basicamente a arquitetura do que estamos fazendo considera o circuito elétrico normal do Opala, em paralelo a outro circuito que estará encarregado da Injeção, Ar Condicionado e Ventoinhas.
Já tínhamos instalado um Alternador de Astra com 120 Ah de capacidade, e uma Bateria de grande porte no interior do Porta-Malas.
Mas vamos lá, com forças redobradas para colocar esse bicho na estrada.
Forte abraço
ALEXANDRE BEGALLI- Opaleiro
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- Mensagem nº72
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
somente agora vi que o amigo havia formulado algumas questões além do Coletor.
Vamos às respostas:
P: a tbi, flauta e bicos são do ômega?
R: Exato. Trata-se de peças do Omega 4.1 ou Silverado. Infelizmente o Coletor do Omega, que é duplo, não pode ser montado devido à interferência significativa com o Pulmão do Hidrovácuo.
P: qual coletor esta usando?
R: Santilli, conforme já informado e detalhado em outra questão, segundo ele (Santilli) sob medida. Entreguei a Flauta e a TBI para ele, e recebi o conjunto pronto. Foi necessário ainda fazer algumas furações adicionais para a montagem de Conectores de Vácuo e Sensores. Se houver necessidade, detalhamos.
P: e esse suporte do compressor?? qual é? percebi q ele é diferente do opala
R: Esse Suporte do Compressor eu já havia comprado e instalado no Opala, bem antes da Injeção.
Ele pega um Compressor grande de 7 Pistões e 8 Orelhas, e veio em um kit fornecido por um sujeito de Santa Catarina (Compressor, Suporte, Condensador, Filtro Secador e mangueiras), a menos da caixa Evaporadora que eu já tinha comprado original da época. Fizemos a montagem com facilidade, e a que eu estou lembrado requereu poucos ajustes para fixação no Bloco do Opala. Agora, com o Cabeçote do Omega, não lembro que tivemos algum problema para isso, lembrando que já montamos o Compressor no local para que o cara do Radiador pudesse ter ideia do espaço disponível, inclusive para as Ventoinhas.
Bem, é isto.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
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Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº73
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
sobre o coletor e compressor estou apreensivo quanto ao q vou fazer por ambos nao vao dar certo....
sistema de admissao original do omega + sistema de a/c original do opala
um dos dois preciso mudar pra ter as duas coisas no meu carro....
estou vendo qual possibilidade é mais facil...mudar admissao ou o compressor.
ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem
ALEXANDRE BEGALLI- Opaleiro
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- Mensagem nº74
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
Uma vez conectado o Módulo da Injeção passamos para a etapa de certificação de cada um dos circuitos. Apesar da Bomba de Combustível estar OK, não funcionava ao receber o sinal para pressurizar o sistema, assim como inexistia faísca nos Bicos e nas Velas - no Omega 4.1 essas 3 funções acontecem simultaneamente ao se acionar o Motor de Partida, e não quando se liga a Chave de Contato. Essa é uma bela “dor-de-cabeça”, pois o efeito pode estar surgindo através de alguma lógica que gere algum tipo de conflito.
Depois de muito pesquisar junto a Opaleiros e Omegueiros, além de consultar o banco de dados do nosso próprio fórum, fomos seguindo todas as recomendações de troubleshooting, todavia sem alcançar sucesso.
O Motor foi colocado no Ponto, assim como a Roda Fonica (1º Cilindro no 2º Dente) além do Sensor de Fase construído pelo Mecânico em projeto próprio, para que não tivéssemos qualquer anomalia lógica durante os testes estático e dinâmico.
O Mecânico trouxe um scanner da Kaptor com o qual certificamos todas as funções separadamente (Injeção Bosch Motronic 281), o que deu resultado positivo para todos os circuitos e sensores - o Eletrecista Kleber “Kibe” mostrou que é um cara que tarda mas não falha. Nenhum erro ou falha de Sensor oriundo de ligação errada ou contato deficiente foi detectado.
A partir desse resultado decepcionante passamos a dar atenção ao Módulo da Injeção, cujo software havia passado por ajustes para adaptação ao Opala. Então, o Módulo foi aberto e passou por checagem de integridade de solda principalmente nas ligações da Placa com o Conector, mas nenhuma suspeita foi levantada.
Dizem que quem “tem um não tem nenhum”, então usamos o segundo Módulo que disponho (não estava certificado), instalamos e refizemos os testes tendo exatamente o mesmo resultado.
O Eletrecista havia instalado uma Lâmpada no Conector do 1º Bico para certificar a chegada de corrente, e nessa etapa reparamos que durante uma tentativa de partida com o 2º Módulo essa Lâmpada piscou.
Isso levou a uma abordagem totalmente diversa com suspeita para a Chave de Contato. Foi então feito by-pass dessa Chave e todas as funções da Injeção se mostraram OK. Voltamos com o Módulo # 1 e obtivemos o mesmo resultado, ou seja, a anomalia nada tinha a ver com a arquitetura lógica e física do Sistema.
Definimos então os próximos passos:
1) Estudar a Chave de Contato – pode não ser adequada para interagir com o Módulo, assim como o Contagiros original, ou talvez seja defeito mesmo (folga);
2) Colocar combustível e verificar o funcionamento do Motor, inclusive no que diz respeito ao ajuste fino da Roda Fonica;
3) Complementar o enfitamento de Chicotes no Compatimento do Motor e Habitáculo;
4) Fixar o Módulo # 1 no local escolhido - região do Porta Luvas, acima da Caixa Evaporadora do AC;
5) Fixar a Caixa de Fusíveis & Reles da Injeção, Ventoinhas e AC no mesmo local;
6) Instalar o Sistema de Arrefecimento - Mangueiras, Radiador, Ventoinhas e Vaso de Expansão;
7) Instalar Tubo de Escapamento Intermediário/ Traseiro e Sonda Lambda – vou manter o que tinha, que tem um Abafador do tipo Turbão instalado antes do Eixo Traseiro – lembro que no Motor temos agora um Sistema 6X2;
Otimizar o funcionamento da Injeção – vamos certificar a necessidade de colocar chip;
9) Recompor a tapeçaria interna, considerando a instalação e ajuste do Console original do 74 modificado para o Cambio de 5 Marchas instalado a mais de 6 meses.
Depois de tudo isso, que eu espero que não demore muito mais, é colocar esse bicho na Rodovia dos Bandeirantes para ver como ele se comporta.
Abraços.
pacato- Opaleiro
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Modelo do carro : Opala SS 1978
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- Mensagem nº75
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº76
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
o Alexandre....ja comentei tanto aqui no seu topico q nem me lembro mais o q eu disse....
portanto vou perguntar novamente:
vc vai usar quantas sondas?? uma ou duas no 6x2 do opala?
ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem
ALEXANDRE BEGALLI- Opaleiro
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- Mensagem nº77
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
O sistema 6X2 que instalei é do tipo dimensionado, cujo fabricante entregou inclusive o Y para a conexão com o Tubo intermediário.
Então, a proposta é utilizar apenas uma, que será o último periférico da Injeção a ser instalado.
Que eu saiba essa é a configuração do Omega, embora este tenha um Catalizador antes do Abafador.
Abraço.
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº78
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
ainda estou vendo essa parte tbem...se uso uma com um 6x2x1 igual vc ou se uso uma em 6x2 dai ele faria a leitura de apenas 3 cilindros.
ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem
Rubão6cc- Opaleiro
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- Mensagem nº79
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
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Porque só fica na sua vida o que te faz bem.
Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº80
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
Rubão6cc escreveu:Depois tem gente que acha simples instalar I.E. ...
o q ele ta fazendo é o q jonas ia fazer no 74 dele....da trabalho mesmo...instalar a injecao completa e original do omega...
q eu vou fazer nao é tudo isso nao.
ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem
ALEXANDRE BEGALLI- Opaleiro
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- Mensagem nº81
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
mais um aprendizado e dica:
Após a colocação de combustível fomos surpreendidos com vazamento na base dos 6 Bicos.
Entramos em contato com o Omegueiro que tem nos fornecido as peças complementares, pegamos outro conjunto Flauta & Bicos e fizemos a instalação. Para a nossa decepção o vazamento se repetiu da mesma forma.
Então contatamos um Especialista em Bicos que nos informou que os Bicos originais do ômega 4.1 não suportam um período de inatividade após utilização.
Informou ainda que a compra e instalação de Bicos novos seria eficaz, embora se posteriormente deixasse o Opala parado por mais de 30 dias seria grande a chance de recorrência do problema.
Recomendou então a instalação dos Bicos Injetores da S10 Blazer 2.2/ 2.4, código 0280155821, da Bosch.
Informou ele que esse Bico monta normalmente no Coletor & Flauta do Omega 4.1, usando o mesmo Conector do Chicote elétrico, e não apresenta o problema após uma parada longa do carro. Teria também uma melhor pulverização do combustível em relação à peça original do Omega 4.1., apresentando um diâmetro 30% maior na ponta do Bico.
Diante do exposto adquirimos as peças, estando aguardando a chegada para instalação.
Vamos lá, mais uns dias de expectativa para ouvir a sinfonia desse Motor.
Abraço.
Fernandohluiz- Opaleiro
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- Mensagem nº82
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
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Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº83
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
devem estar parados ha anos.....só aqui comigo ja tem varios meses.....
mas é bom saber do problema cronico e da solucao pra substituicao.
ALEXANDRE BEGALLI- Opaleiro
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- Mensagem nº84
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
Marcos Adriano escreveu:entao meus bicos ja eram.
devem estar parados ha anos.....só aqui comigo ja tem varios meses.....
mas é bom saber do problema cronico e da solucao pra substituição.
Bom dia Marcos,
fui conferir em Fóruns de Omegueiros e a história do Bico é essa mesmo. O corpo dele é composto de Metal e Plástico. Se funcionarem regularmente, não há problema. Todavia, a parada faz com que a Plástica, que fica no meio do corpo resseque, vindo então o vazamento.
A solução recomendada nos Foruns é a mesma que adotamos, ou seja instalação dos Bicos da S-10 & Blazer 2.2 ou 2.4, que tem o corpo inteiriço e revestido.
Achei os Bicos no Mercadolivre de um vendedor que vende por unidade, e não kit de 4.
Pedi 6 e o cara estrilou, dizendo que inexistia algum carro que requeresse 6, o que indicaria que eu estivesse fazendo alguma adaptação, o que poderia comprometer a garantia que ele dá.
Pois bem expliquei a história da deterioração do Bico do ômega, sem citar "Opala" em qualquer linha. Informei que se os Bicos fossem mesmo originais da Bosch, eu não teria qualquer problema em assumir o risco pela compra e instalação.
Com isso ele me enviou o material. Chegou na 6ª Feira, e colocamos ontem no carro. A montagem foi perfeita, na mesma Flauta e Coletor, sem qualquer necessidade de adaptação
Cara, o Motor rodou bem após alguma dificuldade para ajustar a relação entre a Roda Fônica e o Sensor de Fase.
Amanhã deveremos instalar o restante da Tubulação de Escapamento, com a Sonda Lambda conforme falamos (apenas uma posicionada em sequência ao Y que junta os Tubos primários do 6 X 2) e partir para a regulagem eletrônica final, além da instalação do Sistema de Arrefecimento do Motor (Radiador, Vaso de Expansão e integração das Ventuinhas).
Assim que possível posto mais algumas fotos/ vídeos mostrando a evolução.
Se vai andar, e quanto, eu não faço a mínima ideia. Mas o som ficou muito bom.
Forte abraço.
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº85
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
eu entendi....entao nem vou tentar usar esses meus aqui....
pois como eu mesmo vou tentar instalar a i.e. sem experiencia nenhuma pra isso tenho q ir descartando possiveis problemas antes de montar.....se por alguma causa nao der certo nao ficar batendo cabeça atraz de defeitos....
de inicio vou seguir a linha de pensamento do meu amigo q vai me ajudar a instalar (dicas pelo zap, pois eu motor em sp ele mora em mt)....vou montar o kit e fazer o chicote apenas pro modulo controlar o bicos e mistura....e vou usar a ignicao original....quando estiver rodando certinho ai sim eu passo pra montar uma roda fonica e etc.....
fazendo isso em duas fazes eu elimino possiveis problemas em relacao a ponto e ignicao....ja me ajuda muito pra por pra rodar....com o carro rodando bem apenas com bico e mistura eu parto pra roda fonica, controle de bomba de combustivel, ventoinha e etc.....
lembrando q vou usar algumas peças do omega....mas nao vou usar a injecao completa e original dele igual vc ta fazendo.....vou usar uma injecao programavel é mais simples de inicio...só pra ver como fica mesmo.....
se eu gostar e pegar o jeito ai sim vou tentando dar umas aprimoradas...vi q o mundo da injecao programavel é muito amplo.....e mais facil de lidar.....essa original do omega vi q deu bastante trabalho ai kkkkkkkk
porem nao foi seu topico q me desencorajou a instalar a i.e do omega....eu ja tinha decidido a programavel faz tempo.
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ALEXANDRE BEGALLI- Opaleiro
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- Mensagem nº86
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
Recorremos a um profissional que tem Loja do ramo a mais de 30 anos em São Caetano do Sul-SP, que mexe inclusive com carros da Old Stock Car (tem um lá esta semana).
Ele veio e avaliou até onde havíamos chegado. Então fez uma proposta para complementar o projeto.
Lembrando que havíamos instalado coletores 6X2 com flange do Cabeçote do Omega, fabricado pela General lá de Franca, vamos ter agora a instalação do Y (também fornecido pela General) com o posicionamento da Sonda Lambda nessa mesma peça, no ramal de saída. A partir daí tudo vai ser novo nclusive com a colocação de um Abafador chato no lugar do Turbão, ou seja, antes do Eixo Traseiro (queremos manter o belo som grave do Turbão). Até o terminal o diâmetro da Tubulação será de 3", que é a saída do Y.
Se mais para a frente entendermos que o som ficou alto em demasia ainda temos espaço para adicionar um Silencioso na parte final, paralelo ao Tanque de Combustível.
Com isso o carro foi transferido para a oficina dele na 2ª feira, devendo estar de volta hoje no começo da tarde, com o Sistema de Escapamento instalado.
Fotolog específico tão logo retorne à base.
Abraço.
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- Mensagem nº87
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
Marcos Adriano escreveu:caramba.....
eu entendi....entao nem vou tentar usar esses meus aqui....
.
Olá Marcos.
Descarte e faça a substituição conforme indicado.
Veja no link a experiência dos usuários:
http://www.omegaclube.com.br/forum/viewtopic.php?p=241515&sid=afa74a16f6c0e97a735d4e3673cd905e
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- Mensagem nº88
Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
Última edição por ALEXANDRE BEGALLI em Qua 30 Jan - 7:40:44, editado 1 vez(es)
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Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
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Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
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Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
Última edição por ALEXANDRE BEGALLI em Sáb 2 Fev - 6:04:29, editado 1 vez(es)
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Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
Agora seguimos com o enfitamento e certificação de roteiros de Cabos e Chicotes dentro do Compartimento do Motor, para que possamos fazer a instalação dos periféricos restantes (Radiador, Mangueiras, Compressor, Condensador, etc.).
Digo uma coisa, deu muito trabalho para parametrizar a Roda Fônica e o Sensor de Fase. Há muita literatura na internet, embora alguns "pulos de gato" ficam com pouca visibilidade.
Entendiamos que a regulagem do ponto seria obtida em função de "um determinado Dente da Roda Fônica", o que não é. Na realidade um Dente da RF te dá 3 ou mais pontos de regulagem, o que foi escrito e divulgado por alguém. Uma vez identificado o melhor Dente, com base no resultado que obtínhamos, passamos a realizar uma "sintonia fina" explorando as cercanias do Dente, e o ponto correto apareceu. Muito louco. Bem, seguem algumas fotos do Sistema de Exaustão:
Última edição por ALEXANDRE BEGALLI em Sáb 2 Fev - 5:09:00, editado 1 vez(es)
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Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
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Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
Última edição por ALEXANDRE BEGALLI em Sáb 2 Fev - 6:06:58, editado 1 vez(es)
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Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
https://www.youtube.com/watch?v=I9_30lniV6I&feature=youtu.be
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Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
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Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
1) Conforme mostra o vídeo postado anteriormente, não dá para afirmar que o Motor fico "liso". Ao vivo tinha a impressão de que ocorria algum tipo de falha. Bingo: o Cilindro # 3 estava inoperante for falta de energia - o fio estava ligado a uma posição vazia do Conector do Módulo. Aproveitamos para certificar a ligação de cada um dos Cilindros e descobrimos que os 5º e 6º estavam trocados, o que também poderia estar contribuindo para o resultado que tivemos. Correções efetuadas e Conectores dos Bicos identificados com a posição de cada um (boa pratica);
2) Após a certificação dos Cilindros tentamos passar o scanner no sistema para certificar a parte elétrica/ eletrônica, mas não obtivemos sucesso. Uma vez identificado o modelo eletrônico (Omega 4.1) o aparelho travava após a rotina de "Coleta de Dados". Tentamos com mais 2 aparelhos, sem sucesso. Contatamos um Técnico do fabricante do scanner que recomendou limpar a memória do Modulo, o que também não deu certo. Tentamos usar até o outro Módulo (tenho 2) obtendo o mesmo resultado. Então, partimos para acompanhar o auto teste que o Módulo faz ao se ligar a Chave de Ignição, através da contagem dos pulsos do led de falha durante todo o teste. Anotamos os códigos reportados e fomos verificar no guia do Scanner, do que se tratavam. Chamava a atenção as falhas de códigos 73 e 74 relativas ao Sensor de Fluxo de Ar, que fica logo após o Filtro de Ar. Certificamos que havia corrente e optamos pela substituição do Sensor. Felizmente na oficina havia uma Mangueira de algum outro modelo GM descartada com um Sensor idêntico. O carro pegou e o Motor passou a funcionar em modo "liso", conforme mostra no vídeo abaixo;
3) O único Sensor em falta ainda é o de Velocidade, que deverá ser ligado ao Cabo do Velocímetro. A ideia inicial é fazer uso da peça do Ford Ka antigo, cujos Sensor era montado no Cluster e o Cabo no Sensor de forma a captar e informar o status para o Módulo. Não sabemos ainda se essa montagem é possível (estou à caça desse Sensor);
4) Diante desses resultados, o Eletrecista passou e finalizar o Sistema Elétrico, inclusive posicionando de forma definitiva a Caixa de Fusíveis & Reles e Modulo nos respectivos locais (fotolog mais à frente);
5) Já na parte Mecânica, iniciamos a montagem do Sistema de Arrefecimento para dar condições ao carro trabalhar no amaciamento do Comando. Aliás, por falar em Comando, que é um 268, tudo indica que teremos uma "marcha lenta" limpa sem tropicões. Vamos ver. Apresentamos o Compressor do Ar Condicionado na posição definitiva e tivemos 2 surpresas: 1º) O Sensor da Roda Fônica interferia na Correia do Compressor; 2º) Uma vez removido o Suporte do Sensor, descobrimos que o simples deslocamento para outros furos de fixação da Tampa do Comando, permitiu a montagem deixando o Sensor livre de Interferência com qualquer uma das Correias que irão se deslocar no local. 10 X 0 para quem projetou/ desenhou esse Suporte.
O resultado pode ser visto:
https://youtu.be/9TEIVrlRIsc
Abraço.
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Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)
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