Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 EmptyHoje à(s) 9:04:50 por Rubão6cc

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 EmptyOntem à(s) 18:42:37 por juanopaleiro

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 EmptyOntem à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 EmptyOntem à(s) 9:55:47 por lucas krause

» numeração de segurança opala 71
Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 EmptyOntem à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 EmptyOntem à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 EmptyOntem à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 EmptyOntem à(s) 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

124 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 123 visitantes :: 1 motor de busca

Goettens


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Bar_leftUpgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 BarUpgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Bar_leftUpgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 BarUpgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Bar_right 
Rubão6cc (15341)
Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Bar_leftUpgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 BarUpgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Bar_right 
BANDIT (13573)
Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Bar_leftUpgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 BarUpgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Bar_right 
Xann (10394)
Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Bar_leftUpgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 BarUpgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Bar_leftUpgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 BarUpgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Bar_right 
j ricardo (9376)
Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Bar_leftUpgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 BarUpgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Bar_leftUpgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 BarUpgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Bar_leftUpgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 BarUpgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Bar_leftUpgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 BarUpgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Bar_right 

+19
juninho ribeiro
ALEXANDRE BEGALLI
Marcos Adriano
Bruno Chumbinho
aluzjunior
Joey Ramone
sezil
Robson Korb
RenanZorzan
BenKenobi
Fernandohluiz
pacato
tcheco 8687
thallisguimaraes
bruno silverstar83
FabioM
GustavoZorzi
Pedro Fagundes
Rubão6cc
23 participantes

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)


    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 416
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 5 Ago - 9:42:20

    Bem, por enquanto é o que temos para mostrar. Já passamos o Chicote principal da Injeção para o interior da carroceria, e mapeamos todos os pontos de ligação. Algumas funções, como o acionamento das Ventoinhas pelo Módulo, serão inibidas. Faremos esse gerenciamento pela própria Cebolinha instalada no Radiador. Provavelmente usaremos os Reles de comando da Roda Fonica, Bicos e Bomba de combustível. E QDNA (que Deus nos ajude).
    Abraço.Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Injeca19

    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 15341
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por Rubão6cc Dom 5 Ago - 11:54:56

    Muito bom..mas que saga...
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 5 Ago - 15:24:35

    esse vai ser um projeto em tanto!!!

    queria acompanhar algo assim de perto!


    muito bom mesmo!!

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 9 Dez - 7:22:01

    Caros, bom dia. Espero que tudo esteja bem com a coletividade. Pois bem, eu não desisti do projeto e a falta de notícias está relacionada ao tempo que estamos consumindo para instalar a parte elétrica do Sistema de Injeção. Optamos por preservar integralmente o circuito elétrico original do Opala, apenas transferindo a Bateria definitivamente para o Porta Malas. Para integrar o sistema estamos instalando uma Caixa de Fusíveis e Reles e respectivos Chicotes originais de um Omega 4.1, que estará à cargo do Sistema de Injeção, Ventoinhas (2 para o radiador e 1 para o Condensador do AC) e Ar Condicionado, que está sendo instalada junto com o Módulo de Injeção em lugar do Porta-Luvas no Painel de Instrumentos. São três as dificuldades: 1) tempo do Eletrecista - bastante ocupado e só pega o carro aos Sábados; 2) O Sensor de Fase – pesquisamos o trabalho de um colega Opaleiro que desenvolveu um à partir de um Distribuidor. Então o meu Mecânico teve a ideia de desenvolver um à partir do Eixo de acionamento da Bomba de Combustível que costuma substituir o do Distribuidor nos carros Injetados. Está praticamente pronto a menos da adaptação de uma “aranha” com uma única pena, que avisará ao Sensor (original do ômega 4.1) do posicionamento do 1º Cilindro; 3) o posicionamento da Bobina – optamos por uma Bobina de Omega com Conector de 4 (era a que fazia matching com o kit que havíamos adquirido) e Suporte de uma C-15, que deveria ser fixado na lateral do Bloco do Motor. O problema é que o Bloco original do Opala, que preservamos é diferente, sendo que haveria intereferência com o pescoço de alojamento da Vareta do Óleo. Depois de muito debate e estudo, optamos por construir um Suporte para o conjunto (Suporte mais Bobina), utilizando 2 dos Parafusos de fixação de Tampas de Tuchos. O resultado nos parece bom, sendo que a Bobina parece estar flutuando entre o Motor e a Saia do Paralama (vide fotos). Apesar da grande quantidade de Fios que aparecem nas fotos, a parte elétrica está no fim e já conseguimos energizar o carro e testar funções básicas como Lâmpadas e Painel de Instrumentos, e até mesmo rodar o Motor sem ignição e conferir a compressão bem como as Ventoinhas do Radiador que mostram um alto potencial de trabalho – vou subir os vídeos no youtube, e então indico os links. Temos aprendido bastante e não iremos ousar em compartilhar as lições aprendidas para os colegas que estejam desenvolvendo ou pensando em desenvolver algo parecido. Forte abraço.
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 9 Dez - 8:18:57

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20181212
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20181210
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20181211
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 9 Dez - 8:22:10

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20180623
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20181214
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20181213
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 9 Dez - 8:25:09

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20181217
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20181216
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20181215
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 9 Dez - 8:27:56

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20181113
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20181114
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20181115
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 9 Dez - 8:37:38

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20181222
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20181221
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20181220
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 9 Dez - 8:39:40

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20181224
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20181225
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20181223


    Última edição por ALEXANDRE BEGALLI em Dom 9 Dez - 8:52:46, editado 1 vez(es)
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 9 Dez - 8:52:01

    Mandei construir um Tubo para conectar a TBI à Mangueira do Filtro de Ar (a Mangueira é de um Omega Australiano 3.0), mas ainda não chegou. A foto à seguir mostram um ensaio com 2 Mangueiras, para que pudéssemosUpgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20181012
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20181011
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20181010
    checar a viabilidade da instalação:
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 9 Dez - 9:20:45

    Aí seguem os links dos videos de Testes da compressão do Motor e funcionamento das duas Ventoinhas do Radiador:

    https://www.youtube.com/watch?v=_PpJa-wyEAw&feature=youtu.be
    https://www.youtube.com/watch?v=iBsuWH6WtPw&feature=youtu.be
    https://www.youtube.com/watch?v=gTs2AUzA4Kg&feature=youtu.be
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15341
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por Rubão6cc Dom 9 Dez - 9:47:25

    Serviço complexo...haja coragem..


    _________________
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 9 Dez - 14:00:44

    caramba muito bom....


    eu estou com um projeto de injetar minha caravan tbem....estou com quase todo o kit do ômega pra fazer isso....porem vou instalar uma injeção programável....

    mas as peças "mecânicas" são do ômega...cabeçote, coletor, tbi, flauta e etc.....

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t36613p150-caravan-diplomata-87-saia-e-blusa#746837


    eu mesmo vou tentar instalar mesmo nao tenho nocao nenhuma de injecao eletronica......mas meu maior problema q eu andei vendo esses dias sera em usar a tbi e coletores de admissão original do ômega e a instalação do compressor do ar condicionado original do opala....

    e por culpa do newton não vou poder montar os dois do lado direito.... e eu vi no seu q a tbi ficou do lado esquerdo.

    a tbi, flauta e bicos sao do ômega?

    qual coletor esta usando?

    e esse suporte do compressor?? qual é? percebi q ele é diferente do opala

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 9 Dez - 14:32:14

    olhando melhor as fotos anteriores em uma delas pude ver q o coletor é da santilli...


    o meu eu acho q vai caber o do ômega mesmo....pois meu servo é aquele bosh com a circunferência menor.


    agora estou no dilema kkkkkk

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 9 Dez - 15:08:05

    Marcos,
    no meu caso o Coletor do ômega 4.1 não serviu, pois batia no corpo da Cuica do Hidrovácuo.
    A solução foi apelar para o Santili. Ele conhecia a restrição, pediu a Flauta e construiu o Coletor sob medida, inclusive com local definido para o posicionamento da TBI que fica em posição 90° diferente da do Omega.
    Às vezes eu desanimo, mas depois levanto a cabeça e digo: vamos terminar o projeto.

    Boa sorte e abraço
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 9 Dez - 15:11:49

    entendi


    eu tbem acho q vou ter muitos problemas na minha instalação.....esse do coletor do ômega e o compressor é um dos q vou ter.....

    quanto pagou nesse coletor?

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 16 Dez - 9:31:31

    Olá Marcos, foi por volta de 1.1 K, com a Flauta colocada.

    Abraço.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 16 Dez - 9:36:06

    caramba.

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    thallisguimaraes
    thallisguimaraes
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 17661
    Idade : 31
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Caravan 1988
    Cilindros : 4.1i
    Data de inscrição : 16/01/2008

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por thallisguimaraes Ter 8 Jan - 18:39:22

    Marcos Adriano escreveu:caramba.

    Pelo que eu vejo, nao tem muita opção

    Eu mesmo ja comprei o suporte do omega, e vou jogar o compressor para o outro lado.


    _________________
    ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qui 10 Jan - 11:19:17

    Caros. Feliz Ano Novo. Apesar da correria do final do Ano, inclusive com uma cirurgia cardíaca no dia 26/12 (nada tem a ver com o Projeto, kkkk), algumas coisas evoluíram; 1) o Eixo do Sensor de Fase foi refeito, desta vez sem emenda, estando prevista para amanhã (é o último periférico do Motor que ainda falta) a instalação; 2) O Módulo original do Omega 4.1 foi certificado eletronicamente, com remoção das linhas de comando que não serão mais utilizadas, por exemplo, a codificação da Chave de Contato (em nosso projeto estaremos usando a original do Opala). Então, nossa expectativa é a de checar todos os circuitos in-loco, para daí então finalizar a instalação da Caixa adicional de Fusíveis & Reles na região do antigo Porta-Luvas.

    Basicamente a arquitetura do que estamos fazendo considera o circuito elétrico normal do Opala, em paralelo a outro circuito que estará encarregado da Injeção, Ar Condicionado e Ventoinhas.
    Já tínhamos instalado um Alternador de Astra com 120 Ah de capacidade, e uma Bateria de grande porte no interior do Porta-Malas.


    Mas vamos lá, com forças redobradas para colocar esse bicho na estrada.

    Forte abraço
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qui 10 Jan - 11:34:49

    Olá Marcos Adriano,
    somente agora vi que o amigo havia formulado algumas questões além do Coletor.
    Vamos às respostas:

    P: a tbi, flauta e bicos são do ômega?
    R: Exato. Trata-se de peças do Omega 4.1 ou Silverado. Infelizmente o Coletor do Omega, que é duplo, não pode ser montado devido à interferência significativa com o Pulmão do Hidrovácuo.

    P: qual coletor esta usando?
    R: Santilli, conforme já informado e detalhado em outra questão, segundo ele (Santilli) sob medida. Entreguei a Flauta e a TBI para ele, e recebi o conjunto pronto. Foi necessário ainda fazer algumas furações adicionais para a montagem de Conectores de Vácuo e Sensores. Se houver necessidade, detalhamos.

    P: e esse suporte do compressor?? qual é? percebi q ele é diferente do opala
    R: Esse Suporte do Compressor eu já havia comprado e instalado no Opala, bem antes da Injeção.
    Ele pega um Compressor grande de 7 Pistões e 8 Orelhas, e veio em um kit fornecido por um sujeito de Santa Catarina (Compressor, Suporte, Condensador, Filtro Secador e mangueiras), a menos da caixa Evaporadora que eu já tinha comprado original da época. Fizemos a montagem com facilidade, e a que eu estou lembrado requereu poucos ajustes para fixação no Bloco do Opala. Agora, com o Cabeçote do Omega, não lembro que tivemos algum problema para isso, lembrando que já montamos o Compressor no local para que o cara do Radiador pudesse ter ideia do espaço disponível, inclusive para as Ventoinhas.

    Bem, é isto.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 10 Jan - 15:53:50

    entendi....

    sobre o coletor e compressor estou apreensivo quanto ao q vou fazer por ambos nao vao dar certo....

    sistema de admissao original do omega + sistema de a/c original do opala

    um dos dois preciso mudar pra ter as duas coisas no meu carro....

    estou vendo qual possibilidade é mais facil...mudar admissao ou o compressor.

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 20 Jan - 5:57:46

    Caros colegas, e segue a saga com um textão.
    Uma vez conectado o Módulo da Injeção passamos para a etapa de certificação de cada um dos circuitos. Apesar da Bomba de Combustível estar OK, não funcionava ao receber o sinal para pressurizar o sistema, assim como inexistia faísca nos Bicos e nas Velas - no Omega 4.1 essas 3 funções acontecem simultaneamente ao se acionar o Motor de Partida, e não quando se liga a Chave de Contato. Essa é uma bela “dor-de-cabeça”, pois o efeito pode estar surgindo através de alguma lógica que gere algum tipo de conflito.
    Depois de muito pesquisar junto a Opaleiros e Omegueiros, além de consultar o banco de dados do nosso próprio fórum, fomos seguindo todas as recomendações de troubleshooting, todavia sem alcançar sucesso.
    O Motor foi colocado no Ponto, assim como a Roda Fonica (1º Cilindro no 2º Dente) além do Sensor de Fase construído pelo Mecânico em projeto próprio, para que não tivéssemos qualquer anomalia lógica durante os testes estático e dinâmico.
    O Mecânico trouxe um scanner da Kaptor com o qual certificamos todas as funções separadamente (Injeção Bosch Motronic 281), o que deu resultado positivo para todos os circuitos e sensores - o Eletrecista Kleber “Kibe” mostrou que é um cara que tarda mas não falha. Nenhum erro ou falha de Sensor oriundo de ligação errada ou contato deficiente foi detectado.
    A partir desse resultado decepcionante passamos a dar atenção ao Módulo da Injeção, cujo software havia passado por ajustes para adaptação ao Opala. Então, o Módulo foi aberto e passou por checagem de integridade de solda principalmente nas ligações da Placa com o Conector, mas nenhuma suspeita foi levantada.
    Dizem que quem “tem um não tem nenhum”, então usamos o segundo Módulo que disponho (não estava certificado), instalamos e refizemos os testes tendo exatamente o mesmo resultado.
    O Eletrecista havia instalado uma Lâmpada no Conector do 1º Bico para certificar a chegada de corrente, e nessa etapa reparamos que durante uma tentativa de partida com o 2º Módulo essa Lâmpada piscou.
    Isso levou a uma abordagem totalmente diversa com suspeita para a Chave de Contato. Foi então feito by-pass dessa Chave e todas as funções da Injeção se mostraram OK. Voltamos com o Módulo # 1 e obtivemos o mesmo resultado, ou seja, a anomalia nada tinha a ver com a arquitetura lógica e física do Sistema.
    Definimos então os próximos passos:
    1) Estudar a Chave de Contato – pode não ser adequada para interagir com o Módulo, assim como o Contagiros original, ou talvez seja defeito mesmo (folga);
    2) Colocar combustível e verificar o funcionamento do Motor, inclusive no que diz respeito ao ajuste fino da Roda Fonica;
    3) Complementar o enfitamento de Chicotes no Compatimento do Motor e Habitáculo;
    4) Fixar o Módulo # 1 no local escolhido - região do Porta Luvas, acima da Caixa Evaporadora do AC;
    5) Fixar a Caixa de Fusíveis & Reles da Injeção, Ventoinhas e AC no mesmo local;
    6) Instalar o Sistema de Arrefecimento - Mangueiras, Radiador, Ventoinhas e Vaso de Expansão;
    7) Instalar Tubo de Escapamento Intermediário/ Traseiro e Sonda Lambda – vou manter o que tinha, que tem um Abafador do tipo Turbão instalado antes do Eixo Traseiro – lembro que no Motor temos agora um Sistema 6X2;
    Cool Otimizar o funcionamento da Injeção – vamos certificar a necessidade de colocar chip;
    9) Recompor a tapeçaria interna, considerando a instalação e ajuste do Console original do 74 modificado para o Cambio de 5 Marchas instalado a mais de 6 meses.
    Depois de tudo isso, que eu espero que não demore muito mais, é colocar esse bicho na Rodovia dos Bandeirantes para ver como ele se comporta.
    Abraços.
    pacato
    pacato
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1143
    Localização : Minas Gerais
    Modelo do carro : Opala SS 1978
    Standard 79
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 04/10/2015

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por pacato Dom 20 Jan - 6:41:50

    Cara, muito bom. Fora de série seu projeto. Parabéns.

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 20 Jan - 14:25:19

    faço das palavras do pacato as minhas.



    o Alexandre....ja comentei tanto aqui no seu topico q nem me lembro mais o q eu disse....


    portanto vou perguntar novamente:

    vc vai usar quantas sondas?? uma ou duas no 6x2 do opala?

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Seg 21 Jan - 7:24:30

    Bom dia Marcos.
    O sistema 6X2 que instalei é do tipo dimensionado, cujo fabricante entregou inclusive o Y para a conexão com o Tubo intermediário.
    Então, a proposta é utilizar apenas uma, que será o último periférico da Injeção a ser instalado.
    Que eu saiba essa é a configuração do Omega, embora este tenha um Catalizador antes do Abafador.


    Abraço.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por Marcos Adriano Seg 21 Jan - 16:18:46

    eu entendi....


    ainda estou vendo essa parte tbem...se uso uma com um 6x2x1 igual vc ou se uso uma em 6x2 dai ele faria a leitura de apenas 3 cilindros.

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15341
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por Rubão6cc Seg 21 Jan - 22:11:54

    Depois tem gente que acha simples instalar I.E. ...


    _________________
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 22 Jan - 18:42:33

    Rubão6cc escreveu:Depois tem gente que acha simples instalar I.E. ...


    o q ele ta fazendo é o q jonas ia fazer no 74 dele....da trabalho mesmo...instalar a injecao completa e original do omega...

    q eu vou fazer nao é tudo isso nao.

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sex 25 Jan - 9:13:48

    Caros colegas,
    mais um aprendizado e dica:
    Após a colocação de combustível fomos surpreendidos com vazamento na base dos 6 Bicos.
    Entramos em contato com o Omegueiro que tem nos fornecido as peças complementares, pegamos outro conjunto Flauta & Bicos e fizemos a instalação. Para a nossa decepção o vazamento se repetiu da mesma forma.
    Então contatamos um Especialista em Bicos que nos informou que os Bicos originais do ômega 4.1 não suportam um período de inatividade após utilização.
    Informou ainda que a compra e instalação de Bicos novos seria eficaz, embora se posteriormente deixasse o Opala parado por mais de 30 dias seria grande a chance de recorrência do problema.

    Recomendou então a instalação dos Bicos Injetores da S10 Blazer 2.2/ 2.4, código 0280155821, da Bosch.
    Informou ele que esse Bico monta normalmente no Coletor & Flauta do Omega 4.1, usando o mesmo Conector do Chicote elétrico, e não apresenta o problema após uma parada longa do carro. Teria também uma melhor pulverização do combustível em relação à peça original do Omega 4.1., apresentando um diâmetro 30% maior na ponta do Bico.

    Diante do exposto adquirimos as peças, estando aguardando a chegada para instalação.

    Vamos lá, mais uns dias de expectativa para ouvir a sinfonia desse Motor.

    Abraço.
    Fernandohluiz
    Fernandohluiz
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 515
    Idade : 44
    Localização : Niterói - RJ
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 4.1/S
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 23/01/2017

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por Fernandohluiz Sex 25 Jan - 17:04:57

    Vai ficar Animal!!!!

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 25 Jan - 19:43:58

    entao meus bicos ja eram.


    devem estar parados ha anos.....só aqui comigo ja tem varios meses.....


    mas é bom saber do problema cronico e da solucao pra substituicao.
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 27 Jan - 5:29:40

    Marcos Adriano escreveu:entao meus bicos ja eram.


    devem estar parados ha anos.....só aqui comigo ja tem varios meses.....


    mas é bom saber do problema cronico e da solucao pra substituição.

    Bom dia Marcos,
    fui conferir em Fóruns de Omegueiros e a história do Bico é essa mesmo. O corpo dele é composto de Metal e Plástico. Se  funcionarem regularmente, não há problema. Todavia, a parada faz com que a Plástica, que fica no meio do corpo resseque, vindo então o vazamento.
    A solução recomendada nos Foruns é a mesma que adotamos, ou seja instalação dos Bicos da S-10 & Blazer 2.2 ou 2.4, que tem o corpo inteiriço e revestido.
    Achei os Bicos no Mercadolivre de um vendedor que vende por unidade, e não kit de 4.
    Pedi 6 e o cara estrilou, dizendo que inexistia algum carro que requeresse 6, o que indicaria que eu estivesse fazendo alguma adaptação, o que poderia comprometer a garantia que ele dá.
    Pois bem expliquei a história da deterioração do Bico do ômega, sem citar "Opala" em qualquer linha. Informei que se os Bicos fossem mesmo originais da Bosch, eu não teria qualquer problema em assumir o risco pela compra e instalação.
    Com isso ele me enviou o material. Chegou na 6ª Feira, e colocamos ontem no carro. A montagem foi perfeita, na mesma Flauta e Coletor, sem qualquer necessidade de adaptação
    Cara, o Motor rodou bem após alguma dificuldade para ajustar a relação entre a Roda Fônica e o Sensor de Fase.
    Amanhã deveremos instalar o restante da Tubulação de Escapamento, com a Sonda Lambda conforme falamos (apenas uma posicionada em sequência ao Y que junta os Tubos primários do 6 X 2) e partir para a regulagem eletrônica final, além da instalação do Sistema de Arrefecimento do Motor (Radiador, Vaso de Expansão e integração das Ventuinhas).

    Assim que possível posto mais algumas fotos/ vídeos mostrando a evolução.
    Se vai andar, e quanto, eu não faço a mínima ideia. Mas o som ficou muito bom.

    Forte abraço.
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 27 Jan - 9:49:21

    caramba.....

    eu entendi....entao nem vou tentar usar esses meus aqui....

    pois como eu mesmo vou tentar instalar a i.e. sem experiencia nenhuma pra isso tenho q ir descartando possiveis problemas antes de montar.....se por alguma causa nao der certo nao ficar batendo cabeça atraz de defeitos....

    de inicio vou seguir a linha de pensamento do meu amigo q vai me ajudar a instalar (dicas pelo zap, pois eu motor em sp ele mora em mt)....vou montar o kit e fazer o chicote apenas pro modulo controlar o bicos e mistura....e vou usar a ignicao original....quando estiver rodando certinho ai sim eu passo pra montar uma roda fonica e etc.....

    fazendo isso em duas fazes eu elimino possiveis problemas em relacao a ponto e ignicao....ja me ajuda muito pra por pra rodar....com o carro rodando bem apenas com bico e mistura eu parto pra roda fonica, controle de bomba de combustivel, ventoinha e etc.....


    lembrando q vou usar algumas peças do omega....mas nao vou usar a injecao completa e original dele igual vc ta fazendo.....vou usar uma injecao programavel é mais simples de inicio...só pra ver como fica mesmo.....

    se eu gostar e pegar o jeito ai sim vou tentando dar umas aprimoradas...vi q o mundo da injecao programavel é muito amplo.....e mais facil de lidar.....essa original do omega vi q deu bastante trabalho ai kkkkkkkk

    porem nao foi seu topico q me desencorajou a instalar a i.e do omega....eu ja tinha decidido a programavel faz tempo.

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qua 30 Jan - 4:53:07

    É chegado o momento de definir o Sistema de Escapamento mais o posicionamento da Sonda Lambda.
    Recorremos a um profissional que tem Loja do ramo a mais de 30 anos em São Caetano do Sul-SP, que mexe inclusive com carros da Old Stock Car (tem um lá esta semana).
    Ele veio e avaliou até onde havíamos chegado. Então fez uma proposta para complementar o projeto.
    Lembrando que havíamos instalado coletores 6X2 com flange do Cabeçote do Omega, fabricado pela General lá de Franca, vamos ter agora a instalação do Y (também fornecido pela General) com o posicionamento da Sonda Lambda nessa mesma peça, no ramal de saída. A partir daí tudo vai ser novo nclusive com a colocação de um Abafador chato no lugar do Turbão, ou seja, antes do Eixo Traseiro (queremos manter o belo som grave do Turbão). Até o terminal o diâmetro da Tubulação será de 3", que é a saída do Y.
    Se mais para a frente entendermos que o som ficou alto em demasia ainda temos espaço para adicionar um Silencioso na parte final, paralelo ao Tanque de Combustível.
    Com isso o carro foi transferido para a oficina dele na 2ª feira, devendo estar de volta hoje no começo da tarde, com o Sistema de Escapamento instalado.

    Fotolog específico tão logo retorne à base.

    Abraço.
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qua 30 Jan - 4:59:24

    Marcos Adriano escreveu:caramba.....

    eu entendi....entao nem vou tentar usar esses meus aqui....

    .

    Olá Marcos.
    Descarte e faça a substituição conforme indicado.
    Veja no link a experiência dos usuários:

    http://www.omegaclube.com.br/forum/viewtopic.php?p=241515&sid=afa74a16f6c0e97a735d4e3673cd905e
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qua 30 Jan - 7:25:22

    Solução para a ligação do Filtro de Ar (posicionado atras da Grade do Radiador LE) à TBI - utilizado um par da Mangueira do Filtro de Ar do Omega com Motor 3.0:

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Img-2011
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20181229
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20181228


    Última edição por ALEXANDRE BEGALLI em Qua 30 Jan - 7:40:44, editado 1 vez(es)
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qua 30 Jan - 7:28:25

    Detalhes dos Bicos da S-10/ Blazer 2.2/ 2.4, que deu matching perfeito com a Flauta original do Omega 4.1:

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Img-2012
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Img-2013
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qua 30 Jan - 7:33:20

    Detalhe do Reservatório da Bomba da Direção Hidráulica moderna, que substituiu a "pescoçuda" (o pescoço impedia a instalação do Sistema de ligação do Filtro de Ar):

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20181226
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Qua 30 Jan - 7:34:09

    Detalhe da arrumação dos Cabos da Bobina de Ignição. Importante que as Tampas de Tuchos são novas e do mercado paralelo. Infelizmente após rodarmos o Motor (e rodou pouco) apareceu um pequeno vazamento de Óleo em uma delas. Vamos voltar com as Tampas originais do Motor, que tem inclusive um melhor assentamento para a Junta:

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20190121
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20190120



    Última edição por ALEXANDRE BEGALLI em Sáb 2 Fev - 6:04:29, editado 1 vez(es)
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sáb 2 Fev - 4:49:42

    Mais uma etapa vencida. Desta vez foi o Sistema de exaustão, que permitiu que o Motor funcionasse por alguns segundos preciosos para a pre-avaliação do conjunto (vide vídeo mais à frente).
    Agora seguimos com o enfitamento e certificação de roteiros de Cabos e Chicotes dentro do Compartimento do Motor, para que possamos fazer a instalação dos periféricos restantes (Radiador, Mangueiras, Compressor, Condensador, etc.).
    Digo uma coisa, deu muito trabalho para parametrizar a Roda Fônica e o Sensor de Fase. Há muita literatura na internet, embora alguns "pulos de gato" ficam com pouca visibilidade.
    Entendiamos que a regulagem do ponto seria obtida em função de "um determinado Dente da Roda Fônica", o que não é. Na realidade um Dente da RF te dá 3 ou mais pontos de regulagem, o que foi escrito e divulgado por alguém. Uma vez identificado o melhor Dente, com base no resultado que obtínhamos, passamos a realizar uma "sintonia fina" explorando as cercanias do Dente, e o ponto correto apareceu. Muito louco. Bem, seguem algumas fotos do Sistema de Exaustão:


    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20190113
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20190112
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20190111


    Última edição por ALEXANDRE BEGALLI em Sáb 2 Fev - 5:09:00, editado 1 vez(es)
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sáb 2 Fev - 4:51:22

    Ainda o Sistema de Exaustão:

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20190115
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20190114
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20190116
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sáb 2 Fev - 4:53:02

    Detalhes do conjunto de Exaustão instalado:

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20190117
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20190119
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20190118


    Última edição por ALEXANDRE BEGALLI em Sáb 2 Fev - 6:06:58, editado 1 vez(es)
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Sáb 2 Fev - 6:06:14

    Resultado parcial:

    https://www.youtube.com/watch?v=I9_30lniV6I&feature=youtu.be
    Fernandohluiz
    Fernandohluiz
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 515
    Idade : 44
    Localização : Niterói - RJ
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 4.1/S
    Cilindros : 6 cilindros
    Data de inscrição : 23/01/2017

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por Fernandohluiz Sáb 2 Fev - 7:54:00

    Trabalho muito bom Alexandre! Parabéns!!!

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 3 Fev - 15:06:14

    caraca.

    ALEXANDRE BEGALLI gosta desta mensagem

    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 10 Fev - 7:01:46

    Caros, mais aprendizado obtido:
    1) Conforme mostra o vídeo postado anteriormente, não dá para afirmar que o Motor fico "liso". Ao vivo tinha a impressão de que ocorria algum tipo de falha. Bingo: o Cilindro # 3 estava inoperante for falta de energia - o fio estava ligado a uma posição vazia do Conector do Módulo. Aproveitamos para certificar a ligação de cada um dos Cilindros e descobrimos que os 5º e 6º estavam trocados, o que também poderia estar contribuindo para o resultado que tivemos. Correções efetuadas e Conectores dos Bicos identificados com a posição de cada um (boa pratica);
    2) Após a certificação dos Cilindros tentamos passar o scanner no sistema para certificar a parte elétrica/ eletrônica, mas não obtivemos sucesso. Uma vez identificado o modelo eletrônico (Omega 4.1) o aparelho travava após a rotina de "Coleta de Dados". Tentamos com mais 2 aparelhos, sem sucesso. Contatamos um Técnico do fabricante do scanner que recomendou limpar a memória do Modulo, o que também não deu certo. Tentamos usar até o outro Módulo (tenho 2) obtendo o mesmo resultado. Então, partimos para acompanhar o auto teste que o Módulo faz ao se ligar a Chave de Ignição, através da contagem dos pulsos do led de falha durante todo o teste. Anotamos os códigos reportados e fomos verificar no guia do Scanner, do que se tratavam. Chamava a atenção as falhas de códigos 73 e 74 relativas ao Sensor de Fluxo de Ar, que fica logo após o Filtro de Ar. Certificamos que havia corrente e optamos pela substituição do Sensor. Felizmente na oficina havia uma Mangueira de algum outro modelo GM descartada com um Sensor idêntico. O carro pegou e o Motor passou a funcionar em modo "liso", conforme mostra no vídeo abaixo;
    3) O único Sensor em falta ainda é o de Velocidade, que deverá ser ligado ao Cabo do Velocímetro. A ideia inicial é fazer uso da peça do Ford Ka antigo, cujos Sensor era montado no Cluster e o Cabo no Sensor de forma a captar e informar o status para o Módulo. Não sabemos ainda se essa montagem é possível (estou à caça desse Sensor);
    4) Diante desses resultados, o Eletrecista passou e finalizar o Sistema Elétrico, inclusive posicionando de forma definitiva a Caixa de Fusíveis & Reles e Modulo nos respectivos locais (fotolog mais à frente);
    5) Já na parte Mecânica, iniciamos a montagem do Sistema de Arrefecimento para dar condições ao carro trabalhar no amaciamento do Comando. Aliás, por falar em Comando, que é um 268, tudo indica que teremos uma "marcha lenta" limpa sem tropicões. Vamos ver. Apresentamos o Compressor do Ar Condicionado na posição definitiva e tivemos 2 surpresas: 1º) O Sensor da Roda Fônica interferia na Correia do Compressor; 2º) Uma vez removido o Suporte do Sensor, descobrimos que o simples deslocamento para outros furos de fixação da Tampa do Comando, permitiu a montagem deixando o Sensor livre de Interferência com qualquer uma das Correias que irão se deslocar no local. 10 X 0 para quem projetou/ desenhou esse Suporte.

    O resultado pode ser visto:
    https://youtu.be/9TEIVrlRIsc
    Abraço.
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 10 Fev - 7:35:56

    Apresentando o Condensador do Ar Condicionado:

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20190212
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20190211
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20190210
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 10 Fev - 7:38:30

    Mais Condensador:

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20190213
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20190214
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20190215
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 10 Fev - 7:42:30

    Apresentando o Compressor do Ar Condicionado (requereu alteração de ângulo no Sensor de Rotação):

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20190218
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20190216
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 20190217
    ALEXANDRE BEGALLI
    ALEXANDRE BEGALLI
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 416
    Idade : 70
    Localização : SANTO ANDRÉ
    Modelo do carro : Gran-Luxo 1974, Coupê, azul profundo com Teto de Vinil preto
    Cilindros : 6 cilindros / 250 CID Aspirado / Cabeçote + Injeção MPI Bosch Motronic 2.8 / Comando 268 + Tuchos Mecânicos / Sistema de Arrefecimento selado / Escapamento 6x2 / Direção Hidráulica / Ar Condicionado Eaton / Câmbio 2205-B
    Data de inscrição : 31/08/2010

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por ALEXANDRE BEGALLI Dom 10 Fev - 7:44:36

    Localização da Caixa de Fusíveis & Reles e Módulo da Injeção:

    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Img-2020
    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Img-2019


    Conteúdo patrocinado


    Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO) - Página 2 Empty Re: Upgrade do Motor 4100 (PROJETO FINALIZADO)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr - 12:25:13