por adpachec Sex 9 Mar - 9:58:06
FelipeSebben escreveu:Olá pessoal, estou com um problema na fiação do meu alternador, é um Bosh k1, medindo a corrente do alternador está saindo 14volts na lenta, mas na bateria só chega 13.3
Meu alternador tem 2 bornes, um é o positivo e o outro acredito ser o negativo (não tenho certeza)
Esse outro borne está dando uma resistência muito alta quando medida do negativo da bateria até esse borne (300 ohms)
Fiz uma gambiarra só pra testar, liguei um fio nele e depois aterrei na carroceria e a resistência ficou ok.
A pergunta é, esse borne do alternador é mesmo um borne negativo? Ele tem que ficar aterrado? (ainda não liguei o carro pra não queimar nada)
Olá.
A tensão que chega não influencia TANTO ASSIM desde que seja superior a tensão da bateria para vencer a resistência interna da bateria e fazer o carregamento.
O que vale é a corrente, as vezes o alternador tem tensão elevada e corrente baixa por desgaste das escovas ou rotor e estator.
Se o alternador não possui um fio positivo do alternador a bateria pode estar aí a queda de tensão no circuito, porque parte da carga é "roubada" durante o percurso.
Roubada para alimentar o sistema (bobina,módulo,rádio e etc.).
O negativo do alternador é ligado a carcaça, medindo com multímetro a resistência é zero entre a carcaça e negativo do alternador.
Aquele fio que alimenta o painel se estiver com problemas também causa queda na alimentação.
Fio negativo, meça a resistência da carcaça do alternador a bateria.
O borne negativo e positivo vem marcado + e -.
Alguns possuem uma saída de conta giros (acho que é "W").
Saídas "D" e "D+" (painel).
Se o alternador é este os dois bornes no plástico preto são positivos:
O negativo é direto na carcaça.
"Jwillis,
Os alternadores Bosch normalmente trazem a indicação de todos os conectores, que normalmente são d+ (excitação, ligado na lampada indicadora de carga), B+ saída positiva, W saída para contagiros e B-(pouco comum) aterramento.
Na sua instalação, a lampada indicadora da bateria deve ser ligada no terminal d+ (o outro "conector" da lâmpada deve ser ligado na chave de ignição), o terminal B+ que é a saída do alternador normalmente é ligada no motor de arranque nos cabos que vem do positivo da bateria ou diretamente ao positivo da bateria.
Quantos aos outros fios que estão sobrando, eles podem ser do regulador de tensão, que nos alternadores antigos era externo. Se for isso podem ser eliminados, bem como o próprio regulador, que nos alternadores modernos é interno.
[]'s"
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/44615-esquema-alternador-bosch-2.html
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