por tiagoamdias Seg 18 Jan - 6:43:07
rafaelpd escreveu:Basta usar uma graxa como a Molykote BR2 Plus na montagem. Ao montar um comando desses deve-se fazer o procedimento de 'adequação' ou 'amaciamento'. Nos EUA é chamado "cam ou camshaft break in". Algo que eu infelizmente quase não vejo fazerem no Brasil.
Mas enfim: é lambuzar o comando e os tuchos com isso na montagem, ligar o motor e logo colocar entre 2 e 3 mil RPM por ao menos 20 min.
Recomendação de todos os fabricantes de comando gringos, da Kuir no BR e de preparadores por lá. Segundo eles, se não fez na montagem já era. Perdeu garantia, os cames vão se desgastar rapidamente e fim de papo.
Bom dia.
Este tratamento na montagem é essencial, conforme você descreveu muito bem.
Porém não elimina a necessidade do uso do ZDDP, que em sua formulação contém Zinco e Fósforo, que juntos agem formando uma camada de proteção nas área metálicas que recebem o maior atrito.
Em motores modernos com rolamentos nos balanceiros por exemplo e tecnologia no endurecimento dos metais é menos necessário, porém em motores OHV, que possuem tuchos e peças antigas, é extremamente necessário.
O ZDDP forma uma espécie de camada vitrificada nestas superfícies, protegendo contra o desgaste.
Alguns óleos hoje ainda possuem um pouco de ZDDP, mas não passa de 800ppm em sua formulação.
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