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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Diplomata 86/87 Gasolina, Temp chegando a 105 graus!!! Empty Diplomata 86/87 Gasolina, Temp chegando a 105 graus!!!

    Mensagem por Bre4100 Sex 26 Mar - 20:06:35

    Uma boa noite a todos os membros desse amado forum!!

    Pois bem, ja andei dando uma pesquisada por aqui sobre temperatura do Opalao.. mas mesmo pesquisando e lendo os topicos, nao consegui ficar tranquilo em relação a temperatura do meu Diplomata 86/87!!

    Um pouco resumindo a historia do carro..

    Refiz toda eletrica do mesmo, mantive o radiador original, mas ele esquentava muito, resolvi entao trocar o radiador original por aquelas brasados em aluminio, com kit de duas ventoinhas mais refletor, mudou pouco o comportamento.

    No inicio quando peguei, era utilizado apenas AGUA da torneira no sistema, dpois que troquei o radiador para o de aluminio brasado, comecei a usar OLEO SOLUVEL mais AGUA.. o

    Quando eu usava o radiador original, a ventoinha quase nao desligava, somente se andasse em velocidades altas (BR) tipo 90 km /H.

    Trocando radiador para o de aluminio, e fazendo a limpeza no sistema, melhorou um pouco isso, mas as ventoinhas permaneciam bastante ligadas e a temperatura sempre acima da metade no painel original do veiculo!

    Resolvi entao trocar: CEBOLAO.. e Valvula termostatica, nao resolveu tbm.. continuou a mesma coisa, porem, na cidade pegando alguns trechos onde se pegava maiores velocidades, desligava a ventoinha com mais frequencia.

    Foi entao decidi fazer MAIS uma limpeza no sistema, depois de feito a limpeza, dessa vez, resolvi partir para FLUIDO PARAFLU CONCENTRADO + Agua soluvel... mesmo sabendo no grande risco de aparacer vazamentos nos selos e bomba etc, mas isso nao ocorreu, ja faz mais de 2 meses que estou usando assim... O OPALAO melhorou no seguinte quesito (a temperatura quando liga ventoinha cai mais rapido) mas ele continua esquentando bastante, algumas vezes na cidade, transito pesado e calor em torno de 30 graus, a ventoinha acionava 1 risquinho para baixo do PONTO VERMELHO..

    Achei entao que poderia ser o PAINEL.. comprei um kit de relogios desse e hoje foi feito instalação, um relogio de mercurio... que marca temperatura... peguei o carro hoje da instalação.. Durante o transito pesado.. a temperatura fica variando de 93 - 100 graus. e nesse periodo aciona a ventoinha... e faz o ciclo.. 93-100 graus.. com ventoinha ligada por volta de uns 5 min... e ai desliga.. e faz o ciclo novamente...

    AO chegar na garagem depois de andar bastante com o veiculo, desliguei o motor... e a temperatura no relogio logo subiu para 105 graus.. ficou assimm por uns 10 min.. até cair.. a medida que o motor esfriava..

    Queria saber se esta normal isso? ou devo procurar um CEBOLAO e uma valvula com temperaturas mais baixas?

    OBS: Carro esta andando bem, nao falha, óleo sem sinal de mistura com água..

    o KIT de relogios que comprei é igual esse.. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-931238802-kit-manometro-4-relogio-voltimetro-pre-oleo-vacuo-temp-a-_JM?quantity=1#&gid=1&pid=5

    Grande abraço a todos.

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    Mensagem por Rubão6cc Sáb 27 Mar - 10:54:52

    Como está a regulagem do carro? O ponto? Você conferiu isso? Está com as velas adequadas? As numerações da válvula termostática e cebolão do radiador estão corretas? Como está a situação da bomba d'água?


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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 27 Mar - 20:09:45

    vc sabe qual é a temperatura da valvula termostatica q esta la?


    se vc tiver usando valvula termostatica do alcool o funcionamento esta absolutamente normal.



    eu tenho uma caravan 87 a gasolina uso valvula termostatica de 75° o ponteiro trabalha entre o minimo e o meio.

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    Mensagem por -GTO- Dom 28 Mar - 12:06:39

    É bom olhar qual válvula termostática está aí, se é do Álcool ou Gasolina como Marcos disse, isso muda a temperatura, e lembrando tbm que a temperatura ideal de trabalho do carro é quente, motor frio gasta mais combustível

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    Mensagem por Bre4100 Dom 28 Mar - 18:53:22

    Olá AMIGOSS!! estou fazendo testes.. ontem comprei uma VALVULA termostatica nova.. e um CEBOLAO 82/68 Graus... ai fiz a troca, a valvula que eu estava usando nele era 75 Graus.. o cebolao que estava nele nao consegui identificar qual era a faixa de trabalho do mesmo, pois ao tirar ele, comeu onde estava escrito rsrsrs..

    Bem.. seguem os resultados testando o carro hoje.

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    Decidi entao pegar estrada.. mesmo assim, nao desligou a ventoinha.. andei uns 4 km a 100 por hora.. nada...


    Vou tentar colocar agora o Cebolao 86/76. pq com esse nao desliga nao adianta..

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    Diplomata 86/87 Gasolina, Temp chegando a 105 graus!!! Empty Re: Diplomata 86/87 Gasolina, Temp chegando a 105 graus!!!

    Mensagem por Bre4100 Dom 28 Mar - 18:56:10

    Rubão6cc escreveu:Como está a regulagem do carro? O ponto? Você conferiu isso? Está com as velas adequadas? As numerações da válvula termostática e cebolão do radiador estão corretas? Como está a situação da bomba d'água?

    a unica coisa que nao troquei ate agora foi isso.. bomba de agua.. ;(

    Quanto ao ponto.. o mecanico disse que as velas e o ponto estao ok..

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    Mensagem por Rubão6cc Dom 28 Mar - 19:08:27

    Bre4100 escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Como está a regulagem do carro? O ponto? Você conferiu isso? Está com as velas adequadas? As numerações da válvula termostática e cebolão do radiador estão corretas? Como está a situação da bomba d'água?

    a unica coisa que nao troquei ate agora foi isso.. bomba de agua.. ;(

    Quanto ao ponto.. o mecanico disse que as velas e o ponto estao ok..

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    Mensagem por chevy250 Dom 28 Mar - 23:54:09

    Bre4100 escreveu:Olá AMIGOSS!! estou fazendo testes.. ontem comprei uma VALVULA termostatica nova.. e um CEBOLAO 82/68 Graus... ai fiz a troca, a valvula que eu estava usando nele era 75 Graus.. o cebolao que estava nele nao consegui identificar qual era a faixa de trabalho do mesmo, pois ao tirar ele, comeu onde estava escrito rsrsrs..

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    Decidi entao pegar estrada.. mesmo assim, nao desligou a ventoinha.. andei uns 4 km a 100 por hora.. nada...


    Vou tentar colocar agora o Cebolao 86/76. pq com esse nao desliga nao adianta..

    O meu 6cil é à gasolina e a combinação que achei melhor foi a valvula termostatica 75C (original) e o cebolao 82/87C no radiador (acho que é do Chevette).

    Quando eu comprei o carro ele veio com a 86/76 (que eu acho que é a original) e demorava demais para desligar. Com essa 82/87C ele liga/desliga com mais frequencia e a temperatura fica mais constante. Faz uns 4 anos que troquei e funciona belezinha.

    Quanto ao motor ligar a ventoinha na estrada isso não está certo, a menos que seja uma subida de serra (nesse caso o meu liga de vez enquando). Em rodovia plana, mesmo no calor, nao é para ligar a ventoinha.

    Há um tempo atras o meu começou a ligar a ventoinha na estrada e era o ponto atrasado. É impressionante o quanto esquenta quando o ponto atrasa. Faz sentido, pois boa parte da energia da explosão acaba se perdendo em forma de calor.

    Sobre aditivo, eu fiz um post sobre o assunto e o pessoal até fixou. Veja lá mitos e verdades discutidos. Foi tanta desinformação quando eu comprei o meu Opalão, que resolvi pesquisar a fundo e até fazer testes.

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t38518-testes-de-corrosao-agua-x-aditivo

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    Mensagem por Diplo87 Seg 29 Mar - 8:18:49

    Como já foi mencionado aqui, vale conferir a bomba d'água, meu motor é 87 a álcool e funciona com temperatura entre o meio e o primeiro traço acima do meio, uso aditivo radcool verde com água desmineralizada somente.

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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 29 Mar - 18:22:09

    Bre4100 escreveu:Olá AMIGOSS!! estou fazendo testes.. ontem comprei uma VALVULA termostatica nova.. e um CEBOLAO 82/68 Graus... ai fiz a troca, a valvula que eu estava usando nele era 75 Graus.. o cebolao que estava nele nao consegui identificar qual era a faixa de trabalho do mesmo, pois ao tirar ele, comeu onde estava escrito rsrsrs..

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    Decidi entao pegar estrada.. mesmo assim, nao desligou a ventoinha.. andei uns 4 km a 100 por hora.. nada...


    Vou tentar colocar agora o Cebolao 86/76. pq com esse nao desliga nao adianta..


    realmente pra ventoinha baixar a temperatura pra 68° é muita coisa levando em consideracao q a VT abre com 75°


    vc tem q imaginar q VT vai estar mandando agua a todo momento com no MINIMO 75° e pra ventoinha desligar com 68° é muita coisa pra baixar.


    se vc colocar um de 76 ela vai passar a desligar mais.....minha VT é 75° e meu cebolao é 86/76 acabei de olhar aqui.

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    Mensagem por Bre4100 Qua 31 Mar - 8:06:18

    Marcos Adriano escreveu:
    Bre4100 escreveu:Olá AMIGOSS!! estou fazendo testes.. ontem comprei uma VALVULA termostatica nova.. e um CEBOLAO 82/68 Graus... ai fiz a troca, a valvula que eu estava usando nele era 75 Graus.. o cebolao que estava nele nao consegui identificar qual era a faixa de trabalho do mesmo, pois ao tirar ele, comeu onde estava escrito rsrsrs..

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    Vou tentar colocar agora o Cebolao 86/76. pq com esse nao desliga nao adianta..


    realmente pra ventoinha baixar a temperatura pra 68° é muita coisa levando em consideracao q a VT abre com 75°


    vc tem q imaginar q VT vai estar mandando agua a todo momento com no MINIMO 75° e pra ventoinha desligar com 68° é muita coisa pra baixar.


    se vc colocar um de 76 ela vai passar a desligar mais.....minha VT é 75° e meu cebolao é 86/76 acabei de olhar aqui.


    Bom dia nobre amigo! Ontem coloquei o cebolão 86/76!

    Como eu havia perdido fluido na troca, fiz o seguinte procedimento: abri a tampa do radiador, deixei o carro ligado até ligar à ventoinha, e fui completando o fluido pois ficou ar no sistema. Quando parou de expulsar as bolhas de ar do radiador, fechei o mesmo e deixei ligado, ele desligou a ventoinha, aí para ter certeza deixei ele ligado por mais uns 5 min e ele ligou a ventoinha novamente com a tampa do radiador fechado. Aí a temperatura foi baixando no ponteiro do relógio. Meu radiador e brasado em alumínio, demorou cerca de 12 min para desligar a ventoinha novamente.

    Minha dúvida agora: será que o tempo do processo está muito longo? Arriscando queimar as ventoinhas? Ou é isso mesmo?

    Outra dúvida, fiz todo procedimento com veículo parado, o veículo parado na lenta esquenta mais ou menos do que em movimento no trânsito?

    Abraço a todos!

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    Diplomata 86/87 Gasolina, Temp chegando a 105 graus!!! Empty Re: Diplomata 86/87 Gasolina, Temp chegando a 105 graus!!!

    Mensagem por Marcos Adriano Qua 31 Mar - 19:10:37

    tempo de desligamento da ventoinha esta diretamente relacionado a temperatura ambiente

    é dificil opinar e dizer algo com exatidao....


    eu acho q esta ok ela ligar....desligar....ligar e desligar ta nos conformes.......o importante é ligar e derrubar a temperatura.



    ate pq se vc for analisar bem com o ar condicionado ligado a ventoinha fica ligada quase o tempo todo....principalmente em dias de muito calor.

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    Mensagem por chevy250 Sex 2 Abr - 0:21:43

    Bre4100 escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:


    realmente pra ventoinha baixar a temperatura pra 68° é muita coisa levando em consideracao q a VT abre com 75°


    vc tem q imaginar q VT vai estar mandando agua a todo momento com no MINIMO 75° e pra ventoinha desligar com 68° é muita coisa pra baixar.


    se vc colocar um de 76 ela vai passar a desligar mais.....minha VT é 75° e meu cebolao é 86/76 acabei de olhar aqui.


    Bom dia nobre amigo! Ontem coloquei o cebolão 86/76!

    Como eu havia perdido fluido na troca, fiz o seguinte procedimento: abri a tampa do radiador, deixei o carro ligado até ligar à ventoinha, e fui completando o fluido pois ficou ar no sistema. Quando parou de expulsar as bolhas de ar do radiador, fechei o mesmo e deixei ligado, ele desligou a ventoinha, aí para ter certeza deixei ele ligado por mais uns 5 min e ele ligou a ventoinha novamente com a tampa do radiador fechado. Aí a temperatura foi baixando no ponteiro do relógio. Meu radiador e brasado em alumínio, demorou cerca de 12 min para desligar a ventoinha novamente.

    Minha dúvida agora: será que o tempo do processo está muito longo? Arriscando queimar as ventoinhas? Ou é isso mesmo?

    Outra dúvida, fiz todo procedimento com veículo parado, o veículo parado na lenta esquenta mais ou menos do que em movimento no trânsito?

    Abraço a todos!

    Um ponto importante para voce observar quando a ventoinha já está ligada há bastante tempo é observar a temperatura nas mangueiras e no proprio radiador. ASsim voce vai ter ideia se a água está circulando, se está entrando quente e saindo mais fria e tal.

    Não deixe de verificar o ponto de ignição. A diferença é brutal. Se for o caso, faça um teste. Marque onde está hoje (com uma foto e referencia). Dai voce dá uma atrasadinha e compara. Depois dá uma adiantadinha e compara. Se ficar bom mais adiantado, vá a um mecânico para conferir e acompanhe a medição para saber se pode ficar nesse ponto.

    Como o Marcos disse, o tempo para desarmar a ventoinha depende muito da temperatura ambiente.
    O meu com esse 76/86C num dia quente (30C) demorava muito para desligar, embora fosse o original, eu preferi usar o 82/87C.

    Quanto ao tempo para desligar a ventoinha andando ou parado vai depender de muitos fatores.
    Andando rápido (>40km/h por exemplo) com pouca carga a ventoinha nem deveria ligar.
    Andando devagar (<30km/h por exemplo) numa subida a ventoinha pode nem desligar.
    Subindo uma serra rápido (tipo 80km/h) a ventoinha pode ligar e desligar.
    Em marcha lenta é para armar e desarmar periodicamente.

    Outra coisa: tem que usar uma proporção de aditivo não muito exagerada. Muito aditivo faz perder a eficiencia na troca de calor. De 30 a 40% tá prá lá de bom já para proteger contra corrosão (o fator anti-congelante nao é um problema para no Brasil).

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    Diplomata 86/87 Gasolina, Temp chegando a 105 graus!!! Empty Re: Diplomata 86/87 Gasolina, Temp chegando a 105 graus!!!

    Mensagem por Bre4100 Dom 4 Abr - 10:35:03

    Olá amigos! Havia feito o teste com o carro parado na garagem, e funcionou certinho! Ontem saí andar com o carro, quando chegou a primeira vez aos 86 graus ele acionou a ventoinha e desligou certinho, mas depois de alguns minutos rodando com o carro a ventoinha acionou e não desligou mais, a temperatura não baixava nem subia, ficava tipo em 90 graus e a ventoinha sempre ligada... resolvi pegar estrada, aí ele baixou para 78 graus e desligou, peguei trânsito novamente e ligou a ventoinha, cheguei em casa na garagem e deixei ele ligado para ver se desligava ou baixava a temperatura.... nada!! Ficou travado em 93 graus...agora só falta trocar a bomba de água.. e ver o ponto como vcs dizem!

    Mas sou leigo no assunto, como faço para verificar o ponto do veículo?

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    Mensagem por Rubão6cc Dom 4 Abr - 11:06:58

    Bre4100 escreveu:Olá amigos! Havia feito o teste com o carro parado na garagem, e funcionou certinho! Ontem saí andar com o carro, quando chegou a primeira vez aos 86 graus ele acionou a ventoinha e desligou certinho, mas depois de alguns minutos rodando com o carro a ventoinha acionou e não desligou mais, a temperatura não baixava nem subia, ficava tipo em 90 graus e a ventoinha sempre ligada... resolvi pegar estrada, aí ele baixou para 78 graus e desligou, peguei trânsito novamente e ligou a ventoinha, cheguei em casa na garagem e deixei ele ligado para ver se desligava ou baixava a temperatura.... nada!! Ficou travado em 93 graus...agora só falta trocar a bomba de água.. e ver o ponto como vcs dizem!

    Mas sou leigo no assunto, como faço para verificar o ponto do veículo?

    O ideal é usar uma pistola de ponto pra fazer o ajuste inicial e depois ir fazendo o ajuste fino.


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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 4 Abr - 21:39:26

    amigo


    como esta sua ventoinha eletrica???



    vc tem ctz absoluta q ela esta ok?


    as vezes ela roda bem....mas nao esta 100%

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    Diplomata 86/87 Gasolina, Temp chegando a 105 graus!!! Empty Re: Diplomata 86/87 Gasolina, Temp chegando a 105 graus!!!

    Mensagem por willianscmotta Dom 4 Abr - 23:16:52

    Amigo, meu carro é a álcool, um tempo atrás, msm andando em rodovia a temperatura ficava alta, ponteiro bem acima do meio, o colega Rubão me deu a dica de verificar a tampa do radiador, pois, não poderia ser a ideal.

    Dito e feito, ando hj normalmente com o ponteiro ligeiramente acima do meio, no trânsito da cidade.

    A tampa do radiador era de 13 libras, coloquei uma de 16 libras e resolvi o problema da temperatura.

    Devido a alta pressão do sistema de arrefecimento, a temperatura tb subia além do normal.

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    Mensagem por Bre4100 Seg 5 Abr - 8:51:06

    Marcos Adriano escreveu:amigo


    como esta sua ventoinha eletrica???



    vc tem ctz absoluta q ela esta ok?


    as vezes ela roda bem....mas nao esta 100%

    Bom dia amigo! Radiador novo brasado em alumínio com defletor e duas ventoinhas! Abaixo link do radiador que comprei!

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1362693420-radiador-opala-6cc-com-02-ventuinhas-e-defletor-_JM

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    Diplomata 86/87 Gasolina, Temp chegando a 105 graus!!! Empty Re: Diplomata 86/87 Gasolina, Temp chegando a 105 graus!!!

    Mensagem por Bre4100 Seg 5 Abr - 9:00:20

    willianscmotta escreveu:Amigo, meu carro é a álcool, um tempo atrás, msm andando em rodovia a temperatura ficava alta, ponteiro bem acima do meio, o colega Rubão me deu a dica de verificar a tampa do radiador, pois, não poderia ser a ideal.

    Dito e feito, ando hj normalmente com o ponteiro ligeiramente acima do meio, no trânsito da cidade.

    A tampa do radiador era de 13 libras, coloquei uma de 16 libras e resolvi o problema da temperatura.

    Devido a alta pressão do sistema de arrefecimento, a temperatura tb subia além do normal.

    Bom dia! Estou usando uma tampa da Stant de 20 libras..será que pode ser isso ?




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    Mensagem por willianscmotta Seg 5 Abr - 9:07:32

    Bre4100 escreveu:
    willianscmotta escreveu:Amigo, meu carro é a álcool, um tempo atrás, msm andando em rodovia a temperatura ficava alta, ponteiro bem acima do meio, o colega Rubão me deu a dica de verificar a tampa do radiador, pois, não poderia ser a ideal.

    Dito e feito, ando hj normalmente com o ponteiro ligeiramente acima do meio, no trânsito da cidade.

    A tampa do radiador era de 13 libras, coloquei uma de 16 libras e resolvi o problema da temperatura.

    Devido a alta pressão do sistema de arrefecimento, a temperatura tb subia além do normal.

    Bom dia! Estou usando uma tampa da Stant de 20 libras..será que pode ser isso ?


    O meu também é uma tampa da Stant, porém de 16 libras, a anterior de 13 libras, era de reposição, mas própria para Opala.

    O radiador que está usando é original do Opala?


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    Mensagem por Bre4100 Seg 5 Abr - 9:44:39

    willianscmotta escreveu:
    Bre4100 escreveu:

    Bom dia! Estou usando uma tampa da Stant de 20 libras..será que pode ser isso ?


    O meu também é uma tampa da Stant, porém de 16 libras, a anterior de 13 libras, era de reposição, mas própria para Opala.

    O radiador que está usando é original do Opala?



    Olá! Radiador de alumínio brasado! Postei o link na outra resposta acima,

    Por eu estar usando uma tampa com maior libragem pode dar problema?

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    Diplomata 86/87 Gasolina, Temp chegando a 105 graus!!! Empty Re: Diplomata 86/87 Gasolina, Temp chegando a 105 graus!!!

    Mensagem por willianscmotta Seg 5 Abr - 10:24:47

    Bre4100 escreveu:
    willianscmotta escreveu:

    Olá! Radiador de alumínio brasado! Postei o link na outra resposta acima,

    Por eu estar usando uma tampa com maior libragem pode dar problema?

    Em tese não deveria estar aquecendo tanto.

    No meu carro eu uso radiador original com colméia nova, tampa Stant de 16 libras e aditivo já diluído pronto para uso, com válvula termostática e sensor de temperatura (cebolão) próprios para Opala a etanol. Nunca mais tive problema. Quando ligo o ar condicionado o ponteiro ficar no meio, nem mexe.

    No seu caso, como outros colegas comentaram acima, é válido verificar outras coisas, como ponto por exemplo.

    Não acredito q seu problema seja então a tampa de 20 libras.

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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 5 Abr - 17:53:21

    Bre4100 escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:amigo


    como esta sua ventoinha eletrica???



    vc tem ctz absoluta q ela esta ok?


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    Bom dia amigo! Radiador novo brasado em alumínio com defletor e duas ventoinhas! Abaixo link do radiador que comprei!

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1362693420-radiador-opala-6cc-com-02-ventuinhas-e-defletor-_JM



    sei la


    eu ja montei um ar condicionado q tinha como principal fonte de troca de calor uma ventoinha dessas universais de 80W pra falar a verdade eu nao gostei da ventilacao dela....

    ela tem um fluxo de ar bom no centro mas conforme o comprimento das pas elas vao ficando "retas" e nao puxam um fluxo bom nas beiradas....e como esse radiador é de fluxo paralelo eu entendo q as canaletas do centro tem uma troca de calor melhor em relacao as canaletas superiores e inferiores....por isso se dá o aquecimento com o carro parado ou no transito.


    eu usaria uma ou duas dessas como ventoinhas auxiliares como uma boa de maior potencia e fluxo.


    eu estou comprando duas pequenas dessa de 80w pra AUXILIAR meu ar condicionado....porem a original sempre vai estar em ação.
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 5 Abr - 18:05:16

    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t42014-instalando-ar-condicionado-completo-em-um-comodoro-89#690161



    no final da primeira mensagem eu comento q a ventoinha é uma bosta...


    agora nao me recordo se cheguei a fazer mais algum comentario no decorrer do topico.....mas q eu achei ela uma bosta eu achei


    kkkkkkkkkkk
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    Diplomata 86/87 Gasolina, Temp chegando a 105 graus!!! Empty Re: Diplomata 86/87 Gasolina, Temp chegando a 105 graus!!!

    Mensagem por Joey Ramone Seg 5 Abr - 18:54:06

    Concordo com o Marcos. Acho uma economia muito porca desses fabricantes de radiadores de alumínio, que fazem um radiador brasado e parrudo, mas colocam 2 ventoinhas muito fracas para o conjunto. Não adianta o radiador ser bom e ter mais volume, se não tiver fluxo de ar pra resfriar.

    Tenho vontade de colocar um radiador desses também, mas se um dia for colocar não vou usar essas ventoinhas universais não: Vou usar alguma original de linha de algum carro, que seja mais confiável e tenha um fluxo de ar melhor.

    Uma boa opção é a do Astra: Tem 12" (mesmo tamanho das suas), mas tem as pás em S que aumenta o fluxo de ar e mais de 300W. Aí sim deve segurar muito melhor a temperatura.

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    Se reparar no radiador da Master Cooler, são essas ventoinhas que eles montam:

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    Te aconselho a ver essa questão da ventoinha, pode ser que esse seja o gargalo do sistema.

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    Diplomata 86/87 Gasolina, Temp chegando a 105 graus!!! Empty Re: Diplomata 86/87 Gasolina, Temp chegando a 105 graus!!!

    Mensagem por Rubão6cc Seg 5 Abr - 20:00:50

    Bre4100 escreveu:
    willianscmotta escreveu:Amigo, meu carro é a álcool, um tempo atrás, msm andando em rodovia a temperatura ficava alta, ponteiro bem acima do meio, o colega Rubão me deu a dica de verificar a tampa do radiador, pois, não poderia ser a ideal.

    Dito e feito, ando hj normalmente com o ponteiro ligeiramente acima do meio, no trânsito da cidade.

    A tampa do radiador era de 13 libras, coloquei uma de 16 libras e resolvi o problema da temperatura.

    Devido a alta pressão do sistema de arrefecimento, a temperatura tb subia além do normal.

    Bom dia! Estou usando uma tampa da Stant de 20 libras..será que pode ser isso ?





    Vixe...20 libras??


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    Mensagem por hpclaudino Seg 5 Abr - 21:27:40

    No meu, instalei uma ventoinha na frente, radiador aluminio, sensor temperatura, cebolao, termostatica, tudo novo. Nesse verao, com ar ligado, a temperatura passa do meio e ja volta, liga e desliga a ventoinha (+/- 10min em dias quentes), td normal. Vale a pena investir numa ventoinha extra, cabe certinho na frente do condensador e so precisa, por garantia, de um rele, porta fusivel e fiacao. O suporte vc msm faz, coisa simples. Vou colocar o link da ventoinha q comprei.

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    Diplomata 86/87 Gasolina, Temp chegando a 105 graus!!! Empty Re: Diplomata 86/87 Gasolina, Temp chegando a 105 graus!!!

    Mensagem por hpclaudino Seg 5 Abr - 21:28:31

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    Mensagem por Bre4100 Seg 5 Abr - 21:30:52

    Rubão6cc escreveu:
    Bre4100 escreveu:

    Bom dia! Estou usando uma tampa da Stant de 20 libras..será que pode ser isso ?





    Vixe...20 libras??

    Isso mesmo! Será que isso está errado ?
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    Mensagem por hpclaudino Seg 5 Abr - 21:31:31

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    Mensagem por Rubão6cc Seg 5 Abr - 21:34:25

    Bre4100 escreveu:
    Rubão6cc escreveu:

    Vixe...20 libras??

    Isso mesmo! Será que isso está errado ?

    Não duvido. Faz um teste. Compra uma tampa de 15 libras, genérica mesmo. Custa barato. Experimenta ela e vê o que acontece.
    Original do 6 cc é de 15 libras.


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    Mensagem por Bre4100 Seg 5 Abr - 21:37:01

    hpclaudino escreveu:Diplomata 86/87 Gasolina, Temp chegando a 105 graus!!! Img-2010

    Topppppppp pensei em fazer isso tbm!!! Vou trocar a bomba de água, se não resolver vou meter logo duas ventoinha na frente kkkkkkkk
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    Mensagem por Rubão6cc Seg 5 Abr - 21:41:34

    Aí na frente do condensador do ar cabem exatamente duas ventoinhas auxiliares de 8 polegadas. Instalei no meu pra melhorar a eficiência do ar, e como melhora!

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    Mensagem por hpclaudino Seg 5 Abr - 21:43:03

    Duas acredito q nao cabe. Ou vai ter q cortar a mini frente, eu nao faria. No 92 tem uma cavidade onde vinha uma ventoinha nos automaticos (segundo o q li em foruns, nao sei se e vdd e se tds tinham), mas ali cabe essa ventoinha. Nos mais antigos nao sei dizer se tem essa cavidade.
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    Mensagem por Rubão6cc Seg 5 Abr - 21:43:56

    hpclaudino escreveu:https://www.magazineluiza.com.br/eletroventilador-universal-6-pas-em-s-10-polegadas-12v-pusch-royce/p/bbak6h2g0c/au/even/

    Essa aí é de 10 polegadas. O que você fez, arrombou a lataria? Porque não cabe medida maior que 8 polegadas ali.


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    Mensagem por hpclaudino Seg 5 Abr - 21:45:12

    Rubao ja respondeu. Kkkk. Cabe sim, mas nao a d 10 pol q coloquei.
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    Mensagem por hpclaudino Seg 5 Abr - 21:46:25

    Essa cabe rubao, porem como disse acima, nos 92 tem uma cavidade. Ficou quase q "original"
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    Mensagem por Rubão6cc Seg 5 Abr - 21:46:28

    hpclaudino escreveu: No 92 tem uma cavidade onde vinha uma ventoinha nos automaticos (segundo o q li em foruns, nao sei se e vdd e se tds tinham), mas ali cabe essa ventoinha. Nos mais antigos nao sei dizer se tem essa cavidade.

    Procede. Essa ventoinha saiu de 90 a 92 nos Opalas automáticos e tem uma cavidade onde ela fica acomodada. Em anos anteriores não tem essa cavidade. Pra colocar medida maior que 8 polegadas só arrombando uma parte da lataria.


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    Mensagem por Rubão6cc Seg 5 Abr - 21:47:57

    hpclaudino escreveu:Essa cabe rubao, porem como disse acima, nos 92 tem uma cavidade. Ficou quase q "original"

    Isso isso isso


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    Mensagem por Rubão6cc Seg 5 Abr - 21:48:44

    hpclaudino escreveu:Essa cabe rubao, porem como disse acima, nos 92 tem uma cavidade. Ficou quase q "original"

    Então o seu é 92?


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    Mensagem por hpclaudino Seg 5 Abr - 21:54:33

    Sim rubao. 92
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    Mensagem por Rubão6cc Seg 5 Abr - 22:04:17

    hpclaudino escreveu:Sim rubao. 92

    Entendi....É no caso do colega não vai caber de 10 polegadas.


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    Mensagem por Bre4100 Ter 6 Abr - 7:02:07

    Rubão6cc escreveu:Aí na frente do condensador do ar cabem exatamente duas ventoinhas auxiliares de 8 polegadas. Instalei no meu pra melhorar a eficiência do ar, e como melhora!

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    Bom dia! O meu e 87

    Será que dá ? Me manda no zap as fotos do projeto?

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    Mensagem por Marcos Adriano Ter 6 Abr - 18:41:49

    bom pegando carona no q eu mesmo havia dito ontem.


    essas ventoinhas universais sao fracas de potencia....e tem um fluxo de ar ruim nas extremidades


    COLOCANDO DUAS VENTOINHAS DE 80W de 8" NA FRENTE NESSE MESMO LOCAL ONDE ESTAO AS DO RUBENS VAI CHOVER NO MOLHADO.


    PQ eu digo isso: vc vai posicionar as duas ventoinhas pequenas exatamente no meio do radiador....e elas vao ventilar justamente onde ja tem uma certa ventilacao melhor pelas q estao atraz.....as beiradas (de cima e de baixo) ainda vao ficar desprovidas da troca correta de calor.


    olha...eu sei la.....pode ser q melhore....porem vc vai pagar quase 400 reais num par de ventoinhas de 8" pq nao vendem no brasil....só da china....pra TALVEZ ajudar....talvez resolver....ou talves nao fazer diferença.


    eu investiria esses 400 reais numa ventoinha original de linha de montadora...como a do astra q ja foi dito pelo amiguinho acima.....

    uma só!

    a outra vc deixa essa de 80W mesmo......com essas duas: uma boa (bosch, valeo e etc) e uma auxiliar (essa de 80W) e continuar igual....ai pode jogar tudo no mato kkkkkkkk


    digo isso dos valores pq estou pesquisando pra comprar duas pra mim....porem duas AUXILIARES pra funcionar acionando no segundo estagio do pressostato do ar condicionado q tbem vou trocar.


    os valores dos fretes no aliexpress estao muito altos devido o dolar e tal...sem falar no valor das peças em si.....

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    Mensagem por Rubão6cc Ter 6 Abr - 21:57:39

    Bre4100 escreveu:
    Rubão6cc escreveu:Aí na frente do condensador do ar cabem exatamente duas ventoinhas auxiliares de 8 polegadas. Instalei no meu pra melhorar a eficiência do ar, e como melhora!

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    Amigo, pior que só tenho essa foto. Não tem segredo instalar elas. Elas vem com umas presilhas que você passa pelas aletas do condensador e fixa elas. Depois tem a parte da fiação. No meu o eletricista colocou um relê. Funciona assim: quando ligo o ar a ventoinha principal é acionada juntamente das duas ventoinhas auxiliares. Quando o ar está desligado e a ventoinha principal liga para arrefecer o motor só uma das duas ventoinhas auxiliares é acionada, enquanto a outra descansa.


    Marcos Adriano escreveu:bom pegando carona no q eu mesmo havia dito ontem.


    essas ventoinhas universais sao fracas de potencia....e tem um fluxo de ar ruim nas extremidades


    COLOCANDO DUAS VENTOINHAS DE 80W de 8" NA FRENTE NESSE MESMO LOCAL ONDE ESTAO AS DO RUBENS VAI CHOVER NO MOLHADO.


    PQ eu digo isso: vc vai posicionar as duas ventoinhas pequenas exatamente no meio do radiador....e elas vao ventilar justamente onde ja tem uma certa ventilacao melhor pelas q estao atraz.....as beiradas (de cima e de baixo) ainda vao ficar desprovidas da troca correta de calor.


    olha...eu sei la.....pode ser q melhore....porem vc vai pagar quase 400 reais num par de ventoinhas de 8" pq nao vendem no brasil....só da china....pra TALVEZ ajudar....talvez resolver....ou talves nao fazer diferença.


    eu investiria esses 400 reais numa ventoinha original de linha de montadora...como a do astra q ja foi dito pelo amiguinho acima.....

    uma só!

    a outra vc deixa essa de 80W mesmo......com essas duas: uma boa (bosch, valeo e etc) e uma auxiliar (essa de 80W) e continuar igual....ai pode jogar tudo no mato kkkkkkkk


    digo isso dos valores pq estou pesquisando pra comprar duas pra mim....porem duas AUXILIARES pra funcionar acionando no segundo estagio do pressostato do ar condicionado q tbem vou trocar.


    os valores dos fretes no aliexpress estao muito altos devido o dolar e tal...sem falar no valor das peças em si.....

    Na questão da melhoria no arrefecimento não sei dizer qual seria o impacto. Até acho que pra essa finalidade não deve ser indicada. Agora para a melhoria no ar condicionado traz um resultado fantástico. Logicamente com a colocação de ventoinhas de maior tamanho os resultados seriam melhores ainda porém aí entra em cena o problema da falta de espaço e da questão da preservação da originalidade. Eu optei por não arrombar minha lataria e pra mim mesmo com as ventoinhas de 8 polegadas os resultados foram fantásticos. Estou satisfeito.
    A questão do preço realmente é um entrave. Como só acha importada e o dólar está muito alto acaba ficando cara. Porém aí depende do projeto em questão e do que o dono deseja. Eu preferi pagar mais caro em duas ventoinhas auxiliares do que arrombar meu carro.


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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 9 Abr - 20:07:35

    bom.....


    a titulo de comparacoes gostaria de postar algumas fotos e algumas ideias minhas sobre tudo isso a respeito da ventoinha eletrica universal.


    como eu havia dito antes as ventoinhas "universais" de 80w de grande polegada tem as extremidades das pás "retas". por que:

    porque o motor é fraco pra girar uma helice grande com as pás totalmente curvas pra ventilar...entao conforme o perimetro da pa ela vai ficando reta pra nao forçar o motor.


    eu comprei duas ventoinhas universais de 80w de 7" (sete polegadas) e devido a helice ser pequena é notavel q todo o perimetro da pá é curvo e ela ventila bem pra caramba em 100% do raio.

    ibbagens:
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    Diplomata 86/87 Gasolina, Temp chegando a 105 graus!!! Img_2222


    aqui uma unica imagem de uma ventoinha de 12" q eu achei na internet q da pra ver melhor de como a pá dela vai ficando reta conforme vai ficando mais longe do motor:
    Diplomata 86/87 Gasolina, Temp chegando a 105 graus!!! 00100010

    nao é q ela é reta reta reta de tudo...mas comparando com o lado q fica preso mais proximo ao motor a ponta é recebe um angulo muito leve e isso compromete o fluxo nas extremidades.


    aqui agora umas ibagens de como eu vou montar as minhas ventoinhas eletricas universais q serao acionadas somente pelo segundo estagio do pressostato do a/c:
    Diplomata 86/87 Gasolina, Temp chegando a 105 graus!!! Img_2227
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    dessa maneira elas serao muito melhor aproveitadas pois estarao dispostas em um local totalmente fora da cobertura feita pela ventoinha original.


    eu comprei as de 7" pq sao as unicas q caberiam ali.

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    Mensagem por adpachec Sex 9 Abr - 21:36:02

    Bre4100 escreveu:Uma boa noite a todos os membros desse amado forum!!

    Pois bem, ja andei dando uma pesquisada por aqui sobre temperatura do Opalao.. mas mesmo pesquisando e lendo os topicos, nao consegui ficar tranquilo em relação a temperatura do meu Diplomata 86/87!!

    Um pouco resumindo a historia do carro..

    Refiz toda eletrica do mesmo, mantive o radiador original, mas ele esquentava muito, resolvi entao trocar o radiador original por aquelas brasados em aluminio, com kit de duas ventoinhas mais refletor, mudou pouco o comportamento.

    No inicio quando peguei, era utilizado apenas AGUA da torneira no sistema, dpois que troquei o radiador para o de aluminio brasado, comecei a usar OLEO SOLUVEL mais AGUA.. o

    Quando eu usava o radiador original, a ventoinha quase nao desligava, somente se andasse em velocidades altas (BR) tipo 90 km /H.

    Trocando radiador para o de aluminio, e fazendo a limpeza no sistema, melhorou um pouco isso, mas as ventoinhas permaneciam bastante ligadas e a temperatura sempre acima da metade no painel original do veiculo!

    Resolvi entao trocar: CEBOLAO.. e Valvula termostatica, nao resolveu tbm.. continuou a mesma coisa, porem, na cidade pegando alguns trechos onde se pegava maiores velocidades, desligava a ventoinha com mais frequencia.

    Foi entao decidi fazer MAIS uma limpeza no sistema, depois de feito a limpeza,  dessa vez, resolvi partir para  FLUIDO PARAFLU CONCENTRADO + Agua soluvel... mesmo sabendo no grande risco de aparacer vazamentos nos selos e bomba etc, mas isso nao ocorreu, ja faz mais de 2 meses que estou usando assim... O  OPALAO melhorou no seguinte quesito (a temperatura quando liga ventoinha cai mais rapido) mas ele continua esquentando bastante, algumas vezes na cidade, transito pesado e calor em torno de 30 graus, a ventoinha acionava 1 risquinho para baixo do PONTO VERMELHO..

    Achei entao que poderia ser o PAINEL.. comprei um kit de relogios desse e hoje foi feito instalação, um relogio de mercurio... que marca temperatura... peguei o carro hoje da instalação.. Durante o transito pesado.. a temperatura fica variando de 93 - 100 graus. e nesse periodo aciona a ventoinha... e faz o ciclo.. 93-100 graus.. com ventoinha ligada por volta de uns 5 min... e ai desliga.. e faz o ciclo novamente...

    AO chegar na garagem depois de andar bastante com o veiculo, desliguei o motor... e a temperatura no relogio logo subiu para 105 graus.. ficou assimm por uns 10 min.. até cair.. a medida que o motor esfriava..

    Queria saber se esta normal isso? ou devo procurar um CEBOLAO e uma valvula com temperaturas mais baixas?

    OBS: Carro esta andando bem, nao falha, óleo sem sinal de mistura com água..

    o KIT de relogios que comprei é igual esse.. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-931238802-kit-manometro-4-relogio-voltimetro-pre-oleo-vacuo-temp-a-_JM?quantity=1#&gid=1&pid=5

    Grande abraço a todos.


    Olá.

    Que MELDA hein.....

    Pois bem, vamos ao meu trabalho para entender as termostáticas.

    A válvula com furo de passagem e a sem furo de passagem.

    Usei as duas.....

    Sem furo de passagem:

    A água quente fica presa no bloco.

    Ao abrir a válvula termostatica a água quente vai ao radiador e se resfria abaixo DO PONTO DE ACIONAMENTO DA VENTOINHA.

    A ventoinha não liga e a água "fria" do radiador que foi ao motor logo se aquece criando um 2° ciclo.

    É neste segundo ciclo que a ventoinha liga.

    O problema é um maior aquecimento do motor e maior tempo da ventoinha ligada.




    Válvula com furo:

    Parte da água quente do bloco chega ao radiador, aquecendo a água do radiador.

    Quando a termostatica abre a temperatura do radiador logo sobe acima do ponto de acionamento da ventoinha e ela funciona.

    Enquanto a ventoinha resfria a água "quente" do radiador a água "fria" resfria o bloco.

    A ventoinha funciona mais vezes porém por tempos menores.

    Em um fórum da Mercedes eles indicavam termostatica SEM FURO país frio, termostatica COM FURO país quente (como o Brasil).


    Nos EUA. o furo (hole) está até em manuais, geralmente o furo é de 1/8".

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    Mensagem por nalin Qui 15 Abr - 15:11:51

    Bre4100 escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:amigo


    como esta sua ventoinha eletrica???



    vc tem ctz absoluta q ela esta ok?


    as vezes ela roda bem....mas nao esta 100%

    Bom dia amigo! Radiador novo brasado em alumínio com defletor e duas ventoinhas! Abaixo link do radiador que comprei!

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1362693420-radiador-opala-6cc-com-02-ventuinhas-e-defletor-_JM


    Amigo, coisa linda esse radiador hein, eu nunca tinha visto desse modelo com os defletores. Uma dúvida, será que esses defletores não seriam 'os culpados' de a ventoinha ligar com frequência, ou de a temperatura 'trabalhar mais alta' do modo que te preocupa por conta desse defletor? digo pq com ele, 'a saída de ar' do radiador fica restrita aos orifícios das ventoinhas, as quais ainda tem um motor ao centro e as aletas para criar mais resistência, em comparação com um radiador 'livre' como são os originais... já pensou em fazer algum teste com as ventoinhas e a área total do radiador livre, sem esse defletor (caso ele seja removível)?

    ______________________


    Marcos Adriano escreveu:bom.....


    a titulo de comparacoes gostaria de postar algumas fotos e algumas ideias minhas sobre tudo isso a respeito da ventoinha eletrica universal.


    como eu havia dito antes as ventoinhas "universais" de 80w de grande polegada tem as extremidades das pás "retas". por que:

    porque o motor é fraco pra girar uma helice grande com as pás totalmente curvas pra ventilar...entao conforme o perimetro da pa ela vai ficando reta pra nao forçar o motor.


    eu comprei duas ventoinhas universais de 80w de 7" (sete polegadas) e devido a helice ser pequena é notavel q todo o perimetro da pá é curvo e ela ventila bem pra caramba em 100% do raio.

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    aqui uma unica imagem de uma ventoinha de 12" q eu achei na internet q da pra ver melhor de como a pá dela vai ficando reta conforme vai ficando mais longe do motor:
    Diplomata 86/87 Gasolina, Temp chegando a 105 graus!!! 00100010

    nao é q ela é reta reta reta de tudo...mas comparando com o lado q fica preso mais proximo ao motor a ponta é recebe um angulo muito leve e isso compromete o fluxo nas extremidades.


    aqui agora umas ibagens de como eu vou montar as minhas ventoinhas eletricas universais q serao acionadas somente pelo segundo estagio do pressostato do a/c:
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    dessa maneira elas serao muito melhor aproveitadas pois estarao dispostas em um local totalmente fora da cobertura feita pela ventoinha original.


    eu comprei as de 7" pq sao as unicas q caberiam ali.


    Excelente idéia hein! parabéns... me tira uma dúvida, essas duas ventoinhas de 7" caberiam sem adaptações muito severas na frente do condensador do ar condicionado nessa mesma posição? Digo pois, sendo elas auxiliares 'com foco' no ar condicionado, talvez fiquem interessantes ali também.
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 15 Abr - 18:00:51

    sim eu pensei nisso


    elas montadas a frete soprantes diretamente no condensador com ctz teriam ainda mais efeito.


    poreeeeeem eu acabei de montar a frente da caravan apos a batida q tive em dezembro do ano passado.....isso quase me enlouqueceu...quase entrei em depressao kkkkk.....quase 3 meses pra ajeitar um problema relativamente nao tao grave....falta de tempo....grana....ter q usar o carro..... e outros problemas pessoais atrapalharam muito


    dai eu decidi nao voltar a mexer nisso.....eu ainda penso em trocar o condensador por um brasado de fluxo paralelo ou um brasado serpentina....ainda nao sei....

    dai quaaaando for fazer isso eu, com o condensador e radiador fora analiso essa possibilidade.


    eu sei q duas de 8" na horizontal cabem certinho....porem uma vai "assoprar" praticamente em cima da original e isso nao é muito proveitoso.


    eu ate acredito muito q duas de 8" possam caber ali na frente na vertical sem ter muita adaptacao tbem...mas ai teria q ver certinho...eu foquei mais nesse espaco pois era um local de acesso facil e principalmente pela disponibilidade das ventoinhas q sairam quase 200 reais mais barato q as de 8" e chegaram em 2 dias se eu fosse pedir no Ali.

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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 15 Abr - 18:03:13

    aqui umas fotos de como ficou tudo montado e pronto...ate a parte eletrica:

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