Rubão6cc escreveu:Uma coisa que descobri é que as mangueirinhas do sistema de compensação feitas de material em PU aguentam a temperatura do cofre, mesmo com 6x2.
Rubão,
PU é um nome genérico de um tipo de composto químico, mas certamente você deve estar usando mangueiras feitas com um tipo de PU para alta temperatura.
Um detalhe interessante é que a temperatura dentro do cofre do motor AUMENTA quando o carro para e o motoriista desliga o motor. É uma situação que ocorre, por exemplo, quando o motorista chega em casa e guarda o carro na garagem.
Esse tipo situação é contemplada nas medições feitas no artigo citado. O gráfico abaixo mostra como variam as temperaturas nos vários pontos monitorados depois que um Ford Focus subiu e desceu um morro várias vezes a uma velocidade de 112 km/h:
Imediatamente após a última subida, o carro é parado e o motor desligado no instante 07:00. Note que com o motor parado, todas as temperaturas começam a cair EXCETO a temperatura no centro do capô, que estava a menos de 50 ºC, mas sobe para uns 80 ºC após 15 minutos depois do motor parado.
No artigo citado, a temperatura é medida no centro do capô, mas é razoável pensar que TODO o ar no cofre do motor motor vai também começar a esquentar assim que o carro parar. Por isso, é uma boa prática abrir o capô assim que o carro para na garagem. As mangueiras de combustível e outras peças de plástico ou borracha do motor irão agradecer.
Por falar em degradação de borrachas e plásticos de peças do motor, a BMW e a Mercedes estão com uma fama péssima nos EUA justamente porque depois de algum tempo essas peças começam a degenerar e o custo de manutenção é caríssimo. Esses carros ganharam fama de bombas descartáveis.
Este artigo, apesar de ser em português, descreve a visão atual dos americanos em relação aos carros alemães:
https://carrosluxuososa2z.com/por-que-as-bmws-se-desvalorizam-tao-rapidamente/
A explicação do artigo de que o governo alemão exige que as peças de borracha e plástico sejam degradáveis, é evidentemente uma "conversa para boi dormir". O que acontece de fato é uma obsolescência planejada associada a uma redução de custos sem critério. Com a perspectiva dos carros elétricos já no horizonte, está havendo uma "farra"geral da industria automotiva, principalmente a européia, que tenta se aproveitar dos consumidores enquanto ainda podem. É um clima de fim de festa, como se não houvesse amanhã.
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