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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Retoque na pintura - Preto formal

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    Retoque na pintura - Preto formal Empty Retoque na pintura - Preto formal

    Mensagem por Gerald Ter 15 Mar - 19:42:57

    Estou pensando em fazer alguns pequenos retoques na pintura do meu Diplomata 89. Não sou pintor profissional, mas tenho uma pistola para retoques, compressor de ar, politriz e uma certa experiência em pintura e envernizamento, o que me dá a confiança que eu mesmo conseguiria fazer o serviço.

    Uma coisa que já comprovei é que a tinta que a GM usava no Diplomata era PU automotivo na cor chamada de "preto formal". A Sherwin Willians fabrica várias tintas pretas que em principio seriam candidatas para o trabalho:
    1. Preto Cadillac
    2. Preto Ninja
    3. Preto Lizst
    4. Preto Ebony
    5. Preto Vulcano
    6. Preto PU001

    Minha intuição diz que o tal Preto Cadillac é igual ao preto formal, mas não tenho certeza. Alguém saberia dizer qual é a diferença entre essas várias cores? O que eu desejo é que o retoque que, se bem feito, seja indistinguível da pintura original.

    Obrigado por qualquer informação ou comentário.
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    Retoque na pintura - Preto formal Empty Re: Retoque na pintura - Preto formal

    Mensagem por Rubão6cc Ter 15 Mar - 19:55:59

    O Preto Cadillac é bem parecido com o preto formal mas acho um pouco mais marcante. Mas não entendi o porquê da lista de cores pretas...é só mandar fazer o Preto Formal em loja de tinta e boa.


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    Retoque na pintura - Preto formal Empty Re: Retoque na pintura - Preto formal

    Mensagem por Gerald Ter 15 Mar - 20:20:32

    Rubão,

    O que quis dizer com tinta mais "marcante" que o preto formal? A pintura do meu carro é original e ainda mantém o brilho, dá para pentear o cabelo no reflexo.

    Pensei numa tinta pronta da Sherwin Willians porque é uma marca que conheço e sei que é das melhores. Confesso que tenho um certo preconceito de tinta preparada em loja. Eles metem umas tintas e uns pigmentos genéricos na mistura que você nem sabe a procedência.

    Posso estar errado e desconfiado demais, mas com tinta preparada em loja você corre o risco do retoque parecer perfeito enquanto novo, mas com o tempo (e o sol) o retoque vai perdendo o brilho, mudando o tom e destoando da tinta original.
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    Mensagem por Rubão6cc Ter 15 Mar - 20:51:38

    Gerald escreveu:Rubão,

    O que quis dizer com tinta mais "marcante" que o preto formal? A pintura do meu carro é original e ainda mantém o brilho, dá para pentear o cabelo no reflexo.


    O Preto Cadillac é tipo a mesma vibe do Preto Memphis, da linha 92:

    Retoque na pintura - Preto formal Preto-mempis

    Quando eu digo mais marcante é que ele dá a sensação de ser um preto mais escuro, mais sólido, mais "grosso". É a sensação que eu tenho.


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    Retoque na pintura - Preto formal Empty Re: Retoque na pintura - Preto formal

    Mensagem por fauzi Qua 16 Mar - 7:45:37

    Quando comprei meu primeiro Opala, um 72/73 preto, precisou duns retoques. O funileiro na época nem pestanejou: mandou bala no Preto Cadillac. Eu nem sabia desse preto formal.
    Vou acompanhar esse tópico pois estou pensando em dar um banho de tinta no diplo 89. Será que as lojas da PPG não fazem?
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    Retoque na pintura - Preto formal Empty Re: Retoque na pintura - Preto formal

    Mensagem por Gerald Qua 16 Mar - 19:24:27

    Rubão6cc escreveu:

    O Preto Cadillac é tipo a mesma vibe do Preto Memphis, da linha 92:

    Retoque na pintura - Preto formal Preto-mempis

    Quando eu digo mais marcante é que ele dá a sensação de ser um preto mais escuro, mais sólido, mais "grosso". É a sensação que eu tenho.


    Rubão,

    Tenho certeza que seu conhecimento de pintura de Opala é muito maior que o meu! Acho que vou dar uma chance ao preto Cadillac da Sherwin Williams. Vou comprar um kit de 900 ml e fazer uns testes para ver se consegue replicar a pintura do meu carro.






    fauzi escreveu:Quando comprei meu primeiro Opala, um 72/73 preto, precisou duns retoques. O funileiro na época nem pestanejou: mandou bala no Preto Cadillac. Eu nem sabia desse preto formal.
    Vou acompanhar esse tópico pois estou pensando em dar um banho de tinta no diplo 89. Será que as lojas da PPG não fazem?

    Posso estar sendo muito desconfiado, mas vou tentar não usar tinta preparada. Uma das coisas que sempre tenho escutado é "não tem como a tinta original". Esse tipo de pensamento talvez tenha nascido justamente na prática de usar tintas "preparadas".

    Eu me lembro de uma vez que pintei a minha casa com tinta pronta da Sherwin Williams. A tinta era da cor salmão. As paredes mais protegidas de chuva e radiação UV praticamente não mudaram em mais de 10 anos;

    Depois de uns bons anos, precisei repintar algumas paredes, mas como a tinta original não estava mais disponível, precisei usar usar tinta preparada pela loja. O funcionário da loja, usou um equipamento sofisticado para medir e fazer a mistura dos pigmentos. Bem, para resumir a história, depois de uns dois anos, as paredes com a tinta preparada começou a mudar de cor e foi ficando cada vez mais próxima de um bege claro. Nunca mais acreditei em tinta preparada.

    Outra experiência muito positiva com a Sherwin Williams foi quando comecei a usar o verniz Lazzudur PU alto-sólidos, que é um verniz para pintura automotiva, para envernizar madeira.   As fotos abaixo são de assentos sanitários (!) em madeira que construí para a minha casa. Note o excelente brilho desse verniz.

    Retoque na pintura - Preto formal Assent12

    Retoque na pintura - Preto formal Assent11


    Voltando ao assunto do tópico, a vontade de fazer alguns retoques no meu Diplomata renasceu depois de um pequeno acidente com a pintura do carro. Precisei passar pela garagem com um banco de outro carro e, na pressa, a ferragem do banco acabou raspando na capa de proteção do Diplomata. Vejam o que aconteceu com a capa:

    Retoque na pintura - Preto formal Rasgo_10

    Apesar de haver um pano por baixo da capa, a pintura acabou sofrendo um pequeno risco de uns 8 cm de comprimento no pralama traseiro:

    Retoque na pintura - Preto formal Risco_10

    Esse risco e as algumas pequenas escoriações na pintura nas proximidades é uma das minhas metas de retoque.

    Outro risco que pretendo eliminar, bem próximo do vidro traseiro, que foi (muito mal) retocado por mim mesmo com um pincel fino há muitos anos atrás:

    Retoque na pintura - Preto formal Pintur10

    Finalmente, duas fotos da tampa do porta-malas, onde se vê que a pintura original ainda mantém o brilho de fábrica.

    Retoque na pintura - Preto formal Pintur11

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    Mensagem por Marcos Marcos Qua 16 Mar - 19:36:13

    Gerald, e uma micro pintura não se aplicaria no caso do risco? O chance de modificar uma parte maior da pintura e aparecer depos é bem menor, por que no caso se faria a correção somente no risco, e em uma area menor possivel em torno dele. Vi alguns trabalhos desse tipo no youtube, de coreções de pequenas marcas de pedras no capô, a técnica é um pouco diferente da pintura convencional, mas da um bom resultado.
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    Mensagem por fauzi Qua 16 Mar - 19:57:20

    Há tempos comprei um aerográfo (até de boa qualidade) para outro tipo de serviço. Ai fui tentar fazer um conserto num riscado usando o preto cadilac. O problema do riscado é que fica degrau na pintura, mas deve ser porque não tenho as manhas.
    Posteriormente, como o capô e o porta-mala tinha pontos de queimado, mandei pintar essas duas partes, mas não gostei do resultado. Por isso estou querendo pintar inteiro. E, por coincidência, o riscado que falei foi examente igual ao do Gerald, movimentando um banco de um outro carro raspei na porta do Diplomata.
    Quando a tinta pronta, sempre ouvi falar que tinta automotiva é PPG. Eu passei um email pra eles hoje e eles responderam que podem fazer o preto formal e até indicaram as lojas (no meu caso eu Bauru). Tempos atrás cotei preço na PPG pra pintar a Caravan, cor vermelho Rhodes, mas é um absurdo de caro. Ai fui de Lazzuril e gostei bastante do resultado.
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    Mensagem por Gerald Qua 16 Mar - 19:58:08

    Marcos,

    Parece ser uma idéia bem interessante, mas eu não tenho experiência com esse tipo de técnica. Não tenho aerógrafo, nem nunca usei, mas tenho uma pistola de retoques da Devilbiss com agulha de 1.0 mm que quase compete com um aerógrafo. Fazendo uma regulagem apropriada, é possível cobrir áreas muito pequenas, tipo menos de 10 mm de diâmetro. Vou dar uma olhada na técnica chamada de "micro-pintura" e fazer uns testes para saber se consigo um bom resultado.

    Obrigado pela sugestão! OKK

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    Mensagem por Gerald Qua 16 Mar - 20:09:08

    fauzi escreveu:Quando a tinta pronta, sempre ouvi falar que tinta automotiva é PPG. Eu passei um email pra eles hoje e eles responderam que podem fazer o preto formal e até indicaram as lojas (no meu caso eu Bauru). Tempos atrás cotei preço na PPG pra pintar a Caravan, cor vermelho Rhodes, mas é um absurdo de caro. Ai fui de Lazzuril e gostei bastante do resultado.

    A tinta Lazzudur PU preto Cadillac custa relativamente barato. Por exemplo, no ML tem gente vendendo um kit com 900 ml de tinta mais o endurecedor por 67 reais. Um detalhe interessante, a tinta PU não usa/precisa de verniz.
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    Mensagem por fauzi Qua 16 Mar - 20:24:39

    Sim, mas já vi um Opalão azul escuro pintado com PU e envernizado ... show de bola.
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    Mensagem por Gerald Qua 16 Mar - 20:43:43

    fauzi escreveu:Sim, mas já vi um Opalão azul escuro pintado com PU e envernizado  ...  show de bola.

    O impacto visual de uma pintura depende muito do "pós-processamento" (entenda lixamento e polimento). Dá mais trabalho lixar e polir bem que pintar.

    Verniz PU em cima de tinta PU deve funcionar sim. Eu já cheguei a aplicar verniz PU sobre verniz marítimo e ficou excelente.

    O verniz PU Lazzudur Alto-Sólidos da Sherwin Williams é muito duro, talvez seja até mais resistente a riscos que a tinta PU, não sei. Nesse sentido, aplicar o verniz PU sobre a tinta PU seria interessante, mas estou falando sem muito convicção.

    O que eu sei é que polir o verniz PU Lazzudur é uma tarefa do cão! Nem pense em fazer na mão, ainda que seja uma pequena área de 10 x 10 cm. Precisa de politriz boa
    e muito trabalho. Talvez alguém venha dizer que não precisa polir o verniz se bem aplicado, que o resultado já sai perfeito da pistola, mas essa não é a minha experiência limitada de "envernizador" amador. Sempre ficam algumas irregularidades, tipo um microbolha aqui, outra ali, e se quiser um resultado realmente vistoso tem que lixar até lixa de grão 2000 e depois polir.

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    Mensagem por galloorenato Dom 17 Abr - 8:11:10

    Estou precisando dar aquela pintura nova no meu 91, preto formal. Mas com certeza vou querer o cadilac. Moro em Itupeva, e tem um excelente reparador aqui que me cobra 400 por peça. Somando tudo chega nuns 7 mil. Quanto estão cobrando aí nas suas cidades? Alguém recomenda por experiência alguém na região de Jundiaí ou Campinas?

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