Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Tensão e Corrente de Partida de um Opala de 6 cilindros
eletrica - Parte elétrica  - Página 3 EmptyHoje à(s) 9:05:24 por Gerald

» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
eletrica - Parte elétrica  - Página 3 EmptyHoje à(s) 6:48:40 por opala4cc

» Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah
eletrica - Parte elétrica  - Página 3 EmptyOntem à(s) 10:47:04 por opala4cc

»  Tutorial Desmontando alternador 65a.
eletrica - Parte elétrica  - Página 3 EmptyOntem à(s) 9:51:45 por opala4cc

» farol alto não liga
eletrica - Parte elétrica  - Página 3 EmptySex 3 maio - 18:16:56 por GersonJP

» Alocação dos relés - 81/84
eletrica - Parte elétrica  - Página 3 EmptySex 3 maio - 11:29:52 por juanopaleiro

» Esta podendo legalizar troca de motor ???
eletrica - Parte elétrica  - Página 3 EmptySex 3 maio - 10:21:52 por Rubão6cc

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
eletrica - Parte elétrica  - Página 3 EmptySex 3 maio - 8:47:24 por Tonho_RS

» Trinco da porta destravando sozinho
eletrica - Parte elétrica  - Página 3 EmptySex 3 maio - 8:46:28 por Tonho_RS

Quem está conectado?

84 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 84 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bar_lefteletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bareletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bar_right 
tabarbosa (16850)
eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bar_lefteletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bareletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bar_right 
Rubão6cc (15348)
eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bar_lefteletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bareletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bar_right 
BANDIT (13573)
eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bar_lefteletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bareletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bar_right 
Xann (10394)
eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bar_lefteletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bareletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bar_lefteletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bareletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bar_right 
j ricardo (9376)
eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bar_lefteletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bareletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bar_right 
Jean Bida (9320)
eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bar_lefteletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bareletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bar_lefteletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bareletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bar_lefteletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bareletrica - Parte elétrica  - Página 3 Bar_right 

+6
luis gobbi
opala4cc
Black
acezario
Gerald
Rubão6cc
10 participantes

    Parte elétrica


    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 7204
    Data de inscrição : 09/06/2010

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por opala4cc Qua 21 Set - 20:58:31

    Marcos Marcos escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Para afastar as escovas de forma a passar o induzido por elas, você deve usar um pedaço de cano de PVC cujo diâmetro interno seja igual ao diâmetro do coletor. Assim, você mantém as molas das escovas tensionadas de forma a manter as escovas afastadas.


    Correto, mas para colocar o tubo de pvc preciso tensionar as molas da mesma forma.

    Você pressiona o pedaço de tubo de pvc contra um par de escovas que está na mesma mola. A mola vai se abrindo e as duas escovas vão se afastando. Então, segurando o pedaço de pvc com uma das mãos, com a outra mão você usa os dedos para afastar as duas escovas restantes. Se as escovas estiverem com seus parafusos corretamente apertados, você não força a ponta do porta-escovas de baquelite.
    Realmente, isso é muito chato de gazer. Só não é pior do que trocar as buchas dos mancais do induzido.

    Marcos Marcos gosta desta mensagem


    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Número de Mensagens : 759
    Data de inscrição : 15/10/2021

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Gerald Qua 21 Set - 20:59:18

    Marcos Marcos escreveu:
    Acho que a falta do encosto naõ faz tanta falta e diminui as chances de problemas, do que a tentativa de colar e essa parte se desprender la dentro em funcionamento. Se fosse para colar, apostaria na cola SUPERCIANO.
    OK, sobre colar o porta-escova, a cola SUPERCIANO não passa do clássico cianoacrilato encontrada em zilhões de outras marcas. A mais conhecida é talvez a Super Bonder da Loctite, que não vale a pena comprar porque custa 3x mais que as outras. Creio que a cola cianoacrilato com pedigree mais interessante é a Tekbond da Saint-Gobain, que vem numa bisnaga que realmente funciona e é vendida a um preço muito acessível.

    Na minha avaliação, cola cianoacrilato é tudo igual. Cool  A resistência mecânica é sempre excelente, cola praticamente em qualquer coisa, mas em termos de resistência a temperatura, não é extraordinária, é mais ou menos equivalente à cola epoxy comum. Considera-se que cola cianoacrilato pode ser usada até aproximadamente 80 ºC, o que talvez seja insuficiente para colar o porta-escova.

    Marcos Marcos gosta desta mensagem

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por opala4cc Qua 21 Set - 21:03:57

    Gerald escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:
    Acho que a falta do encosto naõ faz tanta falta e diminui as chances de problemas, do que a tentativa de colar e essa parte se desprender la dentro em funcionamento. Se fosse para colar, apostaria na cola SUPERCIANO.
    OK, sobre colar o porta-escova, a cola SUPERCIANO não passa do clássico cianoacrilato encontrada em zilhões de outras marcas. A mais conhecida é talvez a Super Bonder da Loctite, que não vale a pena comprar porque custa 3x mais que as outras. Creio que a cola cianoacrilato com pedigree mais interessante é a Tekbond da Saint-Gobain, que vem numa bisnaga que realmente funciona e é vendida a um preço muito acessível.

    Na minha avaliação, cola cianoacrilato é tudo igual. Cool  A resistência mecânica é sempre excelente, cola praticamente em qualquer coisa, mas em termos de resistência a temperatura, não é extraordinária, é mais ou menos equivalente à cola epoxy comum. Considera-se que cola cianoacrilato pode ser usada até aproximadamente 80 ºC, o que talvez seja insuficiente para colar o porta-escova.

    Concordo.
    Marcos Marcos
    Marcos Marcos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 367
    Idade : 39
    Localização : Maravilha
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 05/07/2021

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Marcos Marcos Qua 21 Set - 21:09:07

    opala4cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:


    Correto, mas para colocar o tubo de pvc preciso tensionar as molas da mesma forma.

    Você pressiona  o pedaço de tubo de pvc contra um par de escovas que está na mesma mola. A mola vai se abrindo e as duas escovas vão se afastando. Então,  segurando o pedaço de pvc com uma das mãos,  com a outra mão você usa os dedos para afastar as duas escovas restantes. Se as escovas estiverem com seus parafusos corretamente apertados, você não força a ponta do porta-escovas  de baquelite.
    Realmente,  isso é muito chato de gazer. Só não é pior do que trocar as buchas dos mancais do induzido.

    Entendi. Fiz uma busca agora para ver se encontrava os suportes originais, mas não encontrei nada, somente outras duas marcas, mas bem baratas. Marca Edanti e Sulcarbon.

    https://www.magazineluiza.com.br/porta-escova-partida-p-baquelite-edanti-opala-diversos-gm-vvved1890/p/bjdfj81jg0/rc/rcnm/

    https://www.magazineluiza.com.br/porta-escova-partida-sulcarbon-opala-caravan-gm-vvvsca0221/p/dc02h49cj1/ud/poed/
    Marcos Marcos
    Marcos Marcos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 367
    Idade : 39
    Localização : Maravilha
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 05/07/2021

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Marcos Marcos Qua 21 Set - 21:17:21

    Gerald escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:
    Acho que a falta do encosto naõ faz tanta falta e diminui as chances de problemas, do que a tentativa de colar e essa parte se desprender la dentro em funcionamento. Se fosse para colar, apostaria na cola SUPERCIANO.
    OK, sobre colar o porta-escova, a cola SUPERCIANO não passa do clássico cianoacrilato encontrada em zilhões de outras marcas. A mais conhecida é talvez a Super Bonder da Loctite, que não vale a pena comprar porque custa 3x mais que as outras. Creio que a cola cianoacrilato com pedigree mais interessante é a Tekbond da Saint-Gobain, que vem numa bisnaga que realmente funciona e é vendida a um preço muito acessível.

    Na minha avaliação, cola cianoacrilato é tudo igual. Cool  A resistência mecânica é sempre excelente, cola praticamente em qualquer coisa, mas em termos de resistência a temperatura, não é extraordinária, é mais ou menos equivalente à cola epoxy comum. Considera-se que cola cianoacrilato pode ser usada até aproximadamente 80 ºC, o que talvez seja insuficiente para colar o porta-escova.

    Realmente, fui conferir a temperatura, e é baixa mesmo. Costumo usar ela associada à bicarbonato de sódio, mas para aplicação ambiente e situações limitadas.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por opala4cc Qua 21 Set - 22:07:26

    Marcos Marcos escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Você pressiona  o pedaço de tubo de pvc contra um par de escovas que está na mesma mola. A mola vai se abrindo e as duas escovas vão se afastando. Então,  segurando o pedaço de pvc com uma das mãos,  com a outra mão você usa os dedos para afastar as duas escovas restantes. Se as escovas estiverem com seus parafusos corretamente apertados, você não força a ponta do porta-escovas  de baquelite.
    Realmente,  isso é muito chato de gazer. Só não é pior do que trocar as buchas dos mancais do induzido.

    Entendi. Fiz uma busca agora para ver se encontrava os suportes originais, mas não encontrei nada, somente outras duas marcas, mas bem baratas. Marca Edanti e Sulcarbon.

    https://www.magazineluiza.com.br/porta-escova-partida-p-baquelite-edanti-opala-diversos-gm-vvved1890/p/bjdfj81jg0/rc/rcnm/

    https://www.magazineluiza.com.br/porta-escova-partida-sulcarbon-opala-caravan-gm-vvvsca0221/p/dc02h49cj1/ud/poed/

    Não conheço o produto dessas duas marcas. Nunca comprei elas. Se o parafuso que vem junto entrar no portaescovas sem parti-lo, então funciona. Caso contrário, perdeu o dinheiro.

    Marcos Marcos gosta desta mensagem

    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 759
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Gerald Qui 22 Set - 8:02:36

    opala4cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:

    Entendi. Fiz uma busca agora para ver se encontrava os suportes originais, mas não encontrei nada, somente outras duas marcas, mas bem baratas. Marca Edanti e Sulcarbon.

    https://www.magazineluiza.com.br/porta-escova-partida-p-baquelite-edanti-opala-diversos-gm-vvved1890/p/bjdfj81jg0/rc/rcnm/

    https://www.magazineluiza.com.br/porta-escova-partida-sulcarbon-opala-caravan-gm-vvvsca0221/p/dc02h49cj1/ud/poed/

    Não conheço o produto dessas duas marcas. Nunca comprei elas. Se o parafuso que vem junto entrar no portaescovas sem parti-lo, então funciona. Caso contrário, perdeu o dinheiro.

    Não dá para alargar o furo com um broca?
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por opala4cc Qui 22 Set - 11:06:39

    Gerald escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Não conheço o produto dessas duas marcas. Nunca comprei elas. Se o parafuso que vem junto entrar no portaescovas sem parti-lo, então funciona. Caso contrário, perdeu o dinheiro.

    Não dá para alargar o furo com um broca?

    não dá. a baquelite é muito dura. Na época que comprei o par dessas porcarias da unifap, um porta-escovas se partiu quando tentei colocar o parafuso que vinha no próprio produto da unifap. No outro porta-escovas, tentei alargar o furo com uma broca e a broca acabou tirando lascas da baquelite ao redor da borda do furo até quebrar o porta escovas. Baquelite não foi feita para ser "trabalhada".
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 759
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Gerald Qui 22 Set - 11:43:33

    opala4cc escreveu:
    Gerald escreveu:

    Não dá para alargar o furo com um broca?

    não dá. a baquelite é muito dura. Na época que comprei o par dessas porcarias da unifap, um porta-escovas se partiu quando tentei colocar o parafuso que vinha no próprio produto da unifap. No outro porta-escovas, tentei alargar o furo com uma broca e a broca acabou tirando lascas da baquelite ao redor da borda do furo até quebrar o porta escovas. Baquelite não foi feita para ser "trabalhada".


    Pessoalmente, nunca precisei furar baquelite, mas, concordo com você, esse tipo de trabalho envolve um certo desafio porque a baquelite é dura e quebradiça, facilmente pode-se perder a peça. Entretanto, lá fora tem muita gente que fura baquelite rotineiramente.

    Penso que o segredo é usar uma furadeira de bancada, com a peça presa numa morsa. Alguém mencionou que é interessante reafiar a broca para evitar a tendência da peça "puxar" a broca, coisa que também acontece quando se fura latão com uma broca comum, geralmente vem afiada com ângulo de ataque (rake angle) positivo, mais apropriado para aço.

    Para furar latão e baquelite, é interessante reafiar a broca para um ângulo de ataque negativo, o que felizmente é muito simples de fazer. O vídeo abaixo mostra com fazer isso:



    Este vídeo mostra alguém furando caixas de baquelite para inserir conduites:



    Evidentemente, depois de furar baquelite, a broca precisa ser reafiada, até porque baquelite estraga rapidamente o corte de qualquer ferramenta.

    Para ser sincero, as técnicas envolvidas no trabalho com baquelite podem ser simples ou complicadas, dependendo dos recursos e experiência de cada pessoa. Estou comentando sobre o assunto sem a pretensão de dizer que refurar o porta-escova, caso necessário, seja a melhor maneira de resolver o problema. Se tiver uma boa peça nova disponível, a substituição, pura e simples, é o caminho mais simples.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por opala4cc Qui 22 Set - 13:20:10

    Gerald escreveu:
    opala4cc escreveu:

    não dá. a baquelite é muito dura. Na época que comprei o par dessas porcarias da unifap, um porta-escovas se partiu quando tentei colocar o parafuso que vinha no próprio produto da unifap. No outro porta-escovas, tentei alargar o furo com uma broca e a broca acabou tirando lascas da baquelite ao redor da borda do furo até quebrar o porta escovas. Baquelite não foi feita para ser "trabalhada".


    Pessoalmente, nunca precisei furar baquelite, mas, concordo com você, esse tipo de trabalho envolve um certo desafio porque a baquelite é dura e quebradiça, facilmente pode-se perder a peça. Entretanto, lá fora tem muita gente que fura baquelite rotineiramente.

    Penso que o segredo é usar uma furadeira de bancada, com a peça presa numa morsa. Alguém mencionou que é interessante reafiar a broca para evitar a tendência da peça "puxar" a broca, coisa que também acontece quando se fura latão com uma broca comum, geralmente vem afiada com ângulo de ataque (rake angle) positivo, mais apropriado para aço.

    Para furar latão e baquelite, é interessante reafiar a broca para um ângulo de ataque negativo, o que felizmente é muito simples de fazer. O vídeo abaixo mostra com fazer isso:



    Este vídeo mostra alguém furando caixas de baquelite para inserir conduites:



    Evidentemente, depois de furar baquelite, a broca precisa ser reafiada, até porque baquelite estraga rapidamente o corte de qualquer ferramenta.

    Para ser sincero, as técnicas envolvidas no trabalho com baquelite podem ser simples ou complicadas, dependendo dos recursos e experiência de cada pessoa. Estou comentando sobre o assunto sem a pretensão de dizer que refurar o porta-escova, caso necessário, seja a melhor maneira de resolver o problema. Se tiver uma boa peça nova disponível, a substituição, pura e simples, é o caminho mais simples.

    De fato, tentei furar com uma furadeira manual. A tendência da broca ser puxada contra o material fica bem menor em uma furadeira de bancada. Eu estou para comprar uma faz mais de 10 anos... mas já está naquela minha lista de "to do"Rolling Eyes , logo abaixo da cirurgia de troca de sexo...affraid
    Levando-se em conta que muito poucos opaleiros vão dispor de uma morsa de bancada e ainda menos vão dispor de uma furadeira de bancada ou de um afiador de brocas, é praticamente inviável aumentar o furo da baquelite. Todas estas ferramentas demandam um investimento financeiro para serem usadas muito esporadicamente. Não compensa para os porta-escovas.
    Especificamente neste caso, acredito ser melhor comprar a marca que recomendei.

    Marcos Marcos gosta desta mensagem

    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 759
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Gerald Qui 22 Set - 16:00:38

    opala4cc escreveu:De fato, tentei furar com uma furadeira manual. A tendência da broca ser puxada contra o material fica bem menor em uma furadeira de bancada. Eu estou para comprar uma faz mais de 10 anos... mas já está naquela minha lista de "to do"Rolling Eyes , logo abaixo da cirurgia de troca de sexo...affraid

    Então, acho que você nunca vai ter uma furadeira de bancada.  Laughing  Depois da troca de sexo, a cabeça irá mudar: vai trocar o Opala por um Polo Shocked Irá perder o interesse em ter uma furadeira de bancada, a prioridade será ter uma máquina de costura. lol!





    opala4cc escreveu:Levando-se em conta que muito poucos opaleiros vão dispor de uma morsa de bancada e ainda menos vão dispor de uma furadeira de bancada ou de um afiador de brocas, é praticamente inviável aumentar o furo da baquelite.
    Certamente você tem razão. Ferramenta não é prioridade de muitos opaleiros... mas deveria ser!

    Por falar em afiador de brocas, esse é o tipo de ferramenta que não vale a pena ter, a menos que seja um afiador industrial, que custa uma fortuna e só compensa se tiver que afiar dezenas de brocas por dia. Afiar broca no esmeril, se você tiver os macetes, é bem tranquilo e as brocas ficam tão boas como quando vieram de fábrica.

    opala4cc gosta desta mensagem

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por opala4cc Qui 22 Set - 17:05:15

    Gerald escreveu:
    opala4cc escreveu:De fato, tentei furar com uma furadeira manual. A tendência da broca ser puxada contra o material fica bem menor em uma furadeira de bancada. Eu estou para comprar uma faz mais de 10 anos... mas já está naquela minha lista de "to do"Rolling Eyes , logo abaixo da cirurgia de troca de sexo...affraid

    Então, acho que você nunca vai ter uma furadeira de bancada.  Laughing  Depois da troca de sexo, a cabeça irá mudar: vai trocar o Opala por um Polo Shocked Irá perder o interesse em ter uma furadeira de bancada, a prioridade será ter uma máquina de costura. lol!


    kkkkkkk!!!! Será que devo começar a olhar os classificados de automóveis??? rendeer  Acho que não, o Putin vai me salvar... eletrica - Parte elétrica  - Página 3 505453 Afinal, o primeiro item da lista é obter a Paz Mundial!
    Marcos Marcos
    Marcos Marcos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 367
    Idade : 39
    Localização : Maravilha
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 05/07/2021

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Marcos Marcos Qui 22 Set - 19:07:09

    opala4cc escreveu:
    Gerald escreveu:


    Pessoalmente, nunca precisei furar baquelite, mas, concordo com você, esse tipo de trabalho envolve um certo desafio porque a baquelite é dura e quebradiça, facilmente pode-se perder a peça. Entretanto, lá fora tem muita gente que fura baquelite rotineiramente.

    Penso que o segredo é usar uma furadeira de bancada, com a peça presa numa morsa. Alguém mencionou que é interessante reafiar a broca para evitar a tendência da peça "puxar" a broca, coisa que também acontece quando se fura latão com uma broca comum, geralmente vem afiada com ângulo de ataque (rake angle) positivo, mais apropriado para aço.

    Para furar latão e baquelite, é interessante reafiar a broca para um ângulo de ataque negativo, o que felizmente é muito simples de fazer. O vídeo abaixo mostra com fazer isso:



    Este vídeo mostra alguém furando caixas de baquelite para inserir conduites:



    Evidentemente, depois de furar baquelite, a broca precisa ser reafiada, até porque baquelite estraga rapidamente o corte de qualquer ferramenta.

    Para ser sincero, as técnicas envolvidas no trabalho com baquelite podem ser simples ou complicadas, dependendo dos recursos e experiência de cada pessoa. Estou comentando sobre o assunto sem a pretensão de dizer que refurar o porta-escova, caso necessário, seja a melhor maneira de resolver o problema. Se tiver uma boa peça nova disponível, a substituição, pura e simples, é o caminho mais simples.

    De fato, tentei furar com uma furadeira manual. A tendência da broca ser puxada contra o material fica bem menor em uma furadeira de bancada. Eu estou para comprar uma faz mais de 10 anos... mas já está naquela minha lista de "to do"Rolling Eyes , logo abaixo da cirurgia de troca de sexo...affraid
    Levando-se em conta que muito poucos opaleiros vão dispor de uma morsa de bancada e ainda menos vão dispor de uma furadeira de bancada ou de um afiador de brocas, é praticamente inviável aumentar o furo da baquelite. Todas estas ferramentas demandam um investimento financeiro para serem usadas muito esporadicamente. Não compensa para os porta-escovas.
    Especificamente neste caso, acredito ser melhor comprar a marca que recomendei.


    Vou comprar uma dessas duas marcas que encontrei, pq fiquei curioso, quero testar. Caso tiver problemas de quebrar quando colocar o parafuso, vou fazer a devolução do item, isso caracteriza defeito oculto, e vou ter o dinheiro devolvido. Aí então compro dessa marca que vc recomendou.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por opala4cc Qui 22 Set - 19:13:07

    Marcos Marcos escreveu:
    opala4cc escreveu:

    De fato, tentei furar com uma furadeira manual. A tendência da broca ser puxada contra o material fica bem menor em uma furadeira de bancada. Eu estou para comprar uma faz mais de 10 anos... mas já está naquela minha lista de "to do"Rolling Eyes , logo abaixo da cirurgia de troca de sexo...affraid
    Levando-se em conta que muito poucos opaleiros vão dispor de uma morsa de bancada e ainda menos vão dispor de uma furadeira de bancada ou de um afiador de brocas, é praticamente inviável aumentar o furo da baquelite. Todas estas ferramentas demandam um investimento financeiro para serem usadas muito esporadicamente. Não compensa para os porta-escovas.
    Especificamente neste caso, acredito ser melhor comprar a marca que recomendei.


    Vou comprar uma dessas duas marcas que encontrei, pq fiquei curioso, quero testar. Caso tiver problemas de quebrar quando colocar o parafuso, vou fazer a devolução do item, isso caracteriza defeito oculto, e vou ter o dinheiro devolvido. Aí então compro dessa marca que vc recomendou.

    Não se esqueça de voltar aqui e dar um feedback sobre os porta-escovas dessa marca! OKK
    Marcos Marcos
    Marcos Marcos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 367
    Idade : 39
    Localização : Maravilha
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 05/07/2021

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Marcos Marcos Qui 22 Set - 19:23:34

    opala4cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:


    Vou comprar uma dessas duas marcas que encontrei, pq fiquei curioso, quero testar. Caso tiver problemas de quebrar quando colocar o parafuso, vou fazer a devolução do item, isso caracteriza defeito oculto, e vou ter o dinheiro devolvido. Aí então compro dessa marca que vc recomendou.

    Não se esqueça de voltar aqui e dar um feedback sobre os porta-escovas dessa marca! OKK

    Dei uma pesquisada nas marcas, a Edanti fabrica o kit completo de reparos para o motor de partida. Vou pedir, semana que vem provavelmente chega o porta escovas, aí ja monto e dou um retorno aqui.
    Marcos Marcos
    Marcos Marcos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 367
    Idade : 39
    Localização : Maravilha
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 05/07/2021

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Marcos Marcos Sáb 24 Set - 13:03:34

    Hj após exatos 24 dias liguei o opala novamente, remontei o motor de partida com o porta escovas usado que estava nele. E também instalei o automático novo, somente a parte do copo, o cilindro ainda é o usado. Deu muita diferença na partida, muito silenciosa. Assim que receber os porta escovas farei a troca.

    opala4cc gosta desta mensagem

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por opala4cc Sáb 24 Set - 14:19:43

    Marcos Marcos escreveu:Hj após exatos 24 dias liguei o opala novamente, remontei o motor de partida com o porta escovas usado que estava nele. E também instalei o automático novo, somente a parte do copo, o cilindro ainda é o usado. Deu muita diferença na partida, muito silenciosa. Assim que receber os porta escovas farei a troca.

    Só não se empolgue demais: as buchas de bronze grafitado dos mancais do induzido que vêm no kit da edanti não devem ser sumariamente instaladas no motor de arranque. Estas buchas só devem ser substituídas se as que estão no motor de arranque estiverem com muita folga. Hipoteticamente, ainda assim, as que vem no kit podem não servir, já que as buchas devem ser selecionadas de acordo com a medida do diâmetro das pontas do eixo do induzido.

    Marcos Marcos gosta desta mensagem

    Marcos Marcos
    Marcos Marcos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 367
    Idade : 39
    Localização : Maravilha
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 05/07/2021

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Marcos Marcos Sáb 24 Set - 16:21:49

    opala4cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:Hj após exatos 24 dias liguei o opala novamente, remontei o motor de partida com o porta escovas usado que estava nele. E também instalei o automático novo, somente a parte do copo, o cilindro ainda é o usado. Deu muita diferença na partida, muito silenciosa. Assim que receber os porta escovas farei a troca.

    Só não se empolgue demais: as buchas de bronze grafitado dos mancais do induzido que vêm no kit da edanti não devem ser sumariamente instaladas no motor de arranque. Estas buchas só devem ser substituídas se as que estão no motor de arranque estiverem com muita folga. Hipoteticamente, ainda assim, as que vem no kit podem não servir, já que as buchas devem ser selecionadas de acordo com a medida do diâmetro das pontas do eixo do induzido.




    Certo. Mas fiz o pedido só do porta escovas e as molas que vem junto. O kit completo só dei uma olhada.

    opala4cc gosta desta mensagem

    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por opala4cc Sáb 24 Set - 17:37:53

    Marcos Marcos escreveu:
    opala4cc escreveu:

    Só não se empolgue demais: as buchas de bronze grafitado dos mancais do induzido que vêm no kit da edanti não devem ser sumariamente instaladas no motor de arranque. Estas buchas só devem ser substituídas se as que estão no motor de arranque estiverem com muita folga. Hipoteticamente, ainda assim, as que vem no kit podem não servir, já que as buchas devem ser selecionadas de acordo com a medida do diâmetro das pontas do eixo do induzido.




    Certo. Mas fiz o pedido só do porta escovas e as molas que vem junto. O kit completo só dei uma olhada.

    Tranquilo. Pensei que você tinha comprado o kit completo. OKK

    Marcos Marcos gosta desta mensagem

    Marcos Marcos
    Marcos Marcos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 367
    Idade : 39
    Localização : Maravilha
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 05/07/2021

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Marcos Marcos Qui 29 Set - 18:11:46

    Hoje chegaram os portas escovas da Edanti. Achei que fossem rachar, pois o parafuso soberbo entrou com bastante pressão. Mas consegui rosquear até o fim, e a peça só soltou um pedacinho na saída do parafuso.

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Img_2075
    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Img_2074
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por opala4cc Qui 29 Set - 18:59:57

    Marcos Marcos escreveu:Hoje chegaram os portas escovas da Edanti. Achei que fossem rachar, pois o parafuso soberbo entrou com bastante pressão. Mas consegui rosquear até o fim, e a peça só soltou um pedacinho na saída do parafuso.

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Img_2075
    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Img_2074

    É, a qualidade não é das melhores, mas vai servir. O furo do parafuso no porta-escovas já deveria vir com rosca pronta, como era nos porta-escovas acdelco. Mas o importante é que vai servir. OKK
    Marcos Marcos
    Marcos Marcos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 367
    Idade : 39
    Localização : Maravilha
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 05/07/2021

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Marcos Marcos Qui 29 Set - 19:38:45

    opala4cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:Hoje chegaram os portas escovas da Edanti. Achei que fossem rachar, pois o parafuso soberbo entrou com bastante pressão. Mas consegui rosquear até o fim, e a peça só soltou um pedacinho na saída do parafuso.

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Img_2075
    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Img_2074

    É, a qualidade não é das melhores, mas vai servir. O furo do parafuso no porta-escovas já deveria vir com rosca pronta, como era nos porta-escovas acdelco. Mas o importante é que vai servir. OKK


    É verdade. Talvez se fosse utilizado um parafuso mais adequado não teria quebrado na saída do furo.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por opala4cc Qui 29 Set - 19:40:20

    Marcos Marcos escreveu:
    opala4cc escreveu:

    É, a qualidade não é das melhores, mas vai servir. O furo do parafuso no porta-escovas já deveria vir com rosca pronta, como era nos porta-escovas acdelco. Mas o importante é que vai servir. OKK


    É verdade. Talvez se fosse utilizado um parafuso mais adequado não teria quebrado na saída do furo.


    Aí é que está! Um kit de qualidade teria um parafuso adequado.

    Marcos Marcos gosta desta mensagem

    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 759
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Gerald Sex 30 Set - 21:10:53

    Marcos Marcos escreveu:Hoje chegaram os portas escovas da Edanti. Achei que fossem rachar, pois o parafuso soberbo entrou com bastante pressão. Mas consegui rosquear até o fim, e a peça só soltou um pedacinho na saída do parafuso.

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Img_2075
    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Img_2074

    Não tenho conhecimento de todos os detalhes de construção do motor de partida do Opala, em particular do porta-escovas (nunca precisei abrir o motor de partida o do meu carro), mas tem algumas coisas que me parecem estranhas nessas fotos.

    De fato, nas fotos do porta-escovas do motor de partida de Opala que vi na Internet:
    1. a parafuso não é do tipo auto-atarrachante
    2.   parafuso é do tipo "máquina"
    3.  o furo do porta-escovas é passante, sem rosca interna


    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 D_NQ_NP_2X_747802-MLB48156796077_112021-F

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 D_NQ_NP_2X_603227-MLB48156612950_112021-F

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 GB39124


    É bom lembrar que os parafusos auto-atarrachantes só devem ser usados apenas em madeira, plástico e outros materiais moles. Em metais, apenas os parafusos forem rosqueados em chapas finas.

    Os parafusos auto-atarrachantes NÃO podem ser rosqueados em metais espessos e em materiais quebradiços como baquelite, sob risco do parafuso quebrar ao ser colocado, ou a peça rachar.

    Um detalhe importante da "teoria" do aparafusamento, e que muita gente, especialmente os marceneiros, desconhece é quando duas peças são unidas por um parafuso, a peça em contacto com a cabeça do parafuso NÃO deve ter rosca. Somente a peça do lado da ponta do parafuso deve ter rosca.

    Para entender melhor, observe como um cabeçote é preso ao bloco do motor. A rosca é feita apenas no bloco do motor. Os furos do cabeçote são passantes, sem rosca.

    NOTA: Também é possível unir duas peças usando parafuso com porca. Nesses casos, a duas peças têm furos passantes sem rosca.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por opala4cc Sex 30 Set - 23:17:57

    Gerald escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:Hoje chegaram os portas escovas da Edanti. Achei que fossem rachar, pois o parafuso soberbo entrou com bastante pressão. Mas consegui rosquear até o fim, e a peça só soltou um pedacinho na saída do parafuso.

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Img_2075
    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Img_2074

    Não tenho conhecimento de todos os detalhes de construção do motor de partida do Opala, em particular do porta-escovas (nunca precisei abrir o motor de partida o do meu carro), mas tem algumas coisas que me parecem estranhas nessas fotos.

    De fato, nas fotos do porta-escovas do motor de partida de Opala que vi na Internet:
    1. a parafuso não é do tipo auto-atarrachante
    2.   parafuso é do tipo "máquina"
    3.  o furo do porta-escovas é passante, sem rosca interna


    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 D_NQ_NP_2X_747802-MLB48156796077_112021-F

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 D_NQ_NP_2X_603227-MLB48156612950_112021-F

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 GB39124


    É bom lembrar que os parafusos auto-atarrachantes só devem ser usados apenas em madeira, plástico e outros materiais moles. Em metais, apenas os parafusos forem rosqueados em chapas finas.

    Os parafusos auto-atarrachantes NÃO podem ser rosqueados em metais espessos e em materiais quebradiços como baquelite, sob risco do parafuso quebrar ao ser colocado, ou a peça rachar.

    Um detalhe importante da "teoria" do aparafusamento, e que muita gente, especialmente os  marceneiros, desconhece é quando duas peças são unidas por um parafuso, a peça em contacto com a cabeça do parafuso NÃO deve ter rosca. Somente a peça do lado da ponta do parafuso deve ter rosca.

    Para entender melhor, observe como um cabeçote é preso ao bloco do motor. A rosca é feita apenas no bloco do motor. Os furos do cabeçote são passantes, sem rosca.

    NOTA: Também é possível unir duas peças usando parafuso com porca. Nesses casos, a duas peças têm furos passantes sem rosca.

    Diz isso para estas empresas toscas que fabricam esses kits de porta-escovas... eletrica - Parte elétrica  - Página 3 728473
    Como eu disse, o porta-escovas original AC-DELCO já vinha com rosca no furo. E era uma rosca métrica, sendo reta a ponta do parafuso que aparafusava a escova no porta-escova. O mercado paralelo está cada vez pior.
    Marcos Marcos
    Marcos Marcos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 367
    Idade : 39
    Localização : Maravilha
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 05/07/2021

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Marcos Marcos Sáb 1 Out - 11:37:53

    Também achei o parafuso uma gambiarra, mas se a fábrica indica, deve ter sido testado e aprovado. Difícil e colocar um parafuso do tipo máquina com rosca fina no baquelite duro sem rosca. Talvez a produção do baquelite com rosca fique muito mais caro com a rosca já inserida no processo de confecção da peça, pq parece evidente que a rosca não é feita depois da peça pronta. E para uma peça que é pouco procurada e tem pouco giro no mercado não compensa um investimento a mais para alto padrão de qualidade.
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 759
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Gerald Sáb 1 Out - 12:10:14

    Vocês que têm experiência direta, inclusive já desmontaram o motor de partida do Opala, qual é exatamente a função desse parafuso?

    Marcos Marcos
    Marcos Marcos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 367
    Idade : 39
    Localização : Maravilha
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 05/07/2021

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Marcos Marcos Sáb 1 Out - 13:05:58

    Gerald escreveu:Vocês que têm experiência direta, inclusive já desmontaram o motor de partida do Opala, qual é exatamente a função desse parafuso?

    Esse parafuso prende a escova.

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Img_2076
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por opala4cc Sáb 1 Out - 14:42:53

    Marcos Marcos escreveu:
    Gerald escreveu:Vocês que têm experiência direta, inclusive já desmontaram o motor de partida do Opala, qual é exatamente a função desse parafuso?

    Esse parafuso prende a escova.

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Img_2076

    É... e tem que apertar com alguma força para que haja bom contato entre a cordoalha e a escova. Se o baquelite já estiver indo pro saco, o porta-escovas se desmancha na hora que o cara vai apertar o tal parafuso.

    Marcos Marcos gosta desta mensagem

    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 759
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Gerald Sáb 1 Out - 17:46:55

    Marcos Marcos escreveu:
    Gerald escreveu:Vocês que têm experiência direta, inclusive já desmontaram o motor de partida do Opala, qual é exatamente a função desse parafuso?

    Esse parafuso prende a escova.

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Img_2076

    Agora está mais claro! Depois de sua resposta, me lembrei que o livro Conheça Seu Opala tem uma vista explodida do motor de partida Delco. Aliás, o diagrama confirma exatamente o que você falou:
    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Porta-10


    O parafuso 2.052 serve para prender a escova de carvão e o respectivo terminal ao porta-escova, mas até onde eu sei, esse parafuso não é autoatarrachante, é um parafuso de máquina! Isso significa que o furo do porta-escova precisaria ter uma rosca apropriada. Acontece, que na foto de um anúncio de um porta-escova original, o que se vê é um furo liso, sem rosca:

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 D_NQ_NP_2X_603227-MLB48156612950_112021-F


    Isso é meio estranho... Talvez os porta-escovas de reposição venham com o furo sem rosca, justamente para o eletricista fazer a rosca usando um macho apropriado... scratch

    O que está claro para mim é que usar parafuso autoatarrachante numa peça de baquelite não é uma técnica muito recomendável.

    Talvez fosse viável usar um parafuso de máquina que passasse livremente pelo furo do porta-escova, com parafuso apertado com porca e arruela de pressão...
    Marcos Marcos
    Marcos Marcos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 367
    Idade : 39
    Localização : Maravilha
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 05/07/2021

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Marcos Marcos Sáb 1 Out - 19:52:43

    Gerald escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:
    Esse parafuso prende a escova.

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Img_2076

    Agora está mais claro! Depois de sua resposta, me lembrei que o livro Conheça Seu Opala tem uma vista explodida do motor de partida Delco. Aliás, o diagrama confirma exatamente o que você falou:
    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Porta-10


    O parafuso 2.052 serve para prender a escova de carvão e o respectivo terminal ao porta-escova, mas até onde eu sei, esse parafuso não é autoatarrachante, é um parafuso de máquina! Isso significa que o furo do porta-escova precisaria ter uma rosca apropriada. Acontece, que na foto de um anúncio de um porta-escova original, o que se vê é um furo liso, sem rosca:

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 D_NQ_NP_2X_603227-MLB48156612950_112021-F


    Isso é meio estranho... Talvez os porta-escovas de reposição venham com o furo sem rosca, justamente para o eletricista fazer a rosca usando um macho apropriado... scratch

    O que está claro para mim é que usar parafuso autoatarrachante numa peça de baquelite não é uma técnica muito recomendável.

    Talvez fosse viável usar um parafuso de máquina que passasse livremente pelo furo do porta-escova, com parafuso apertado com porca e arruela de pressão...
    Pois é, o porta escovas que recebi anteriormente dizendo-se original também não tinha rosca. A ideia da porca com arruela precisa ser avaliada na montagem, pois, a mola tem contato com a parte negativa, e passa ali nas costas do porta escovas, perto do furo, e a escova no baquelite é positiva, dependendo da posição da mola pode fechar contato.
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 759
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Gerald Dom 2 Out - 8:53:14

    Marcos Marcos escreveu: A ideia da porca com arruela precisa ser avaliada na montagem, pois, a mola tem contato com a parte negativa, e passa ali nas costas do porta escovas, perto do furo, e a escova no baquelite é positiva, dependendo da posição da mola pode fechar contato.
    Também cheguei a pensar na possibilidade de contacto acidental da porca com alguma parte metálica,  mas para saber com certeza, só tendo as peças em mãos. A vista explodida não mostra nenhuma porca, o que deixa implícito que o parafuso é rosqueado diretamente na peça de baquelite.




    Marcos Marcos escreveu:Pois é, o porta escovas que recebi anteriormente dizendo-se original também não tinha rosca.
    Faz sentido. Peças de baquelite saem da forma sem rosca, que precisa ser feita depois. Isso significa que quem for usar um desses porta-escovas de reposição, deve-se usar um macho para fazer a rosca antes de montar a peça.

    Na prática, provavelmente muitos eletricistas forçam o parafuso do porta-escova de baquelite sem fazer a rosca antes, talvez na esperança de que o parafuso irá entrar "rasgando". Dependendo da relação entre os diâmetros do furo e do parafuso, pode acontecer, inclusive, do porta-escova rachar.

    É bom lembrar que o macho é a ferramenta especialmente projetada para "cortar" uma rosca. Um  macho faz rosca em praticamente qualquer tipo de material: metal, plástico, madeira, etc, inclusive baquelite. Em contraste, um parafuso autoatarrachante não corta o metal; o parafuso deforma e "arromba" o metal para produzir os fios de rosca. Por isso, um parafuso autoatarrachante não deveria ser usado em materiais indeformáveis e quebradiços, como ferro fundido, baquelite, cerâmicas, alvenaria, etc.

    Marcos Marcos gosta desta mensagem

    Marcos Marcos
    Marcos Marcos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 367
    Idade : 39
    Localização : Maravilha
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 05/07/2021

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Marcos Marcos Dom 2 Out - 12:30:23

    Gerald escreveu:
    Marcos Marcos escreveu: A ideia da porca com arruela precisa ser avaliada na montagem, pois, a mola tem contato com a parte negativa, e passa ali nas costas do porta escovas, perto do furo, e a escova no baquelite é positiva, dependendo da posição da mola pode fechar contato.
    Também cheguei a pensar na possibilidade de contacto acidental da porca com alguma parte metálica,  mas para saber com certeza, só tendo as peças em mãos. A vista explodida não mostra nenhuma porca, o que deixa implícito que o parafuso é rosqueado diretamente na peça de baquelite.




    Marcos Marcos escreveu:Pois é, o porta escovas que recebi anteriormente dizendo-se original também não tinha rosca.
    Faz sentido. Peças de baquelite saem da forma sem rosca, que precisa ser feita depois. Isso significa que quem for usar um desses porta-escovas de reposição, deve-se usar um macho para fazer a rosca antes de montar a peça.

    Na prática, provavelmente muitos eletricistas forçam o parafuso do porta-escova de baquelite sem fazer a rosca antes, talvez na esperança de que o parafuso irá entrar "rasgando". Dependendo da relação entre os diâmetros do furo e do parafuso, pode acontecer, inclusive, do porta-escova rachar.

    É bom lembrar que o macho é a ferramenta especialmente projetada para "cortar" uma rosca. Um  macho faz rosca em praticamente qualquer tipo de material: metal, plástico, madeira, etc, inclusive baquelite. Em contraste, um parafuso autoatarrachante não corta o metal; o parafuso deforma e "arromba" o metal para produzir os fios de rosca. Por isso, um parafuso autoatarrachante não deveria ser usado em materiais indeformáveis e quebradiços, como ferro fundido, baquelite, cerâmicas, alvenaria, etc.
    É verdade, eu vou trocar esse parafuso, por mais que não tenha rachado quando montei, durante o funcionamento com a temperatura elevada pode vir acontecer.
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 759
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Gerald Seg 3 Out - 10:58:22

    Marcos Marcos escreveu:É verdade, eu vou trocar esse parafuso, por mais que não tenha rachado quando montei, durante o funcionamento com a temperatura elevada pode vir acontecer.

    O certo seria fazer um rosca com macho e depois usar um parafuso de máquina, não atarrachante. Mas precisa ser um macho no tamanho correto para o furo.

    Parece que muitos porta-escovas vendidos por aí (foto abaixo) vêm acompanhados mesmo é de um parafuso autoatarrachante... Evil or Very Mad
    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 2989
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por opala4cc Seg 3 Out - 11:52:48

    Gerald escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:É verdade, eu vou trocar esse parafuso, por mais que não tenha rachado quando montei, durante o funcionamento com a temperatura elevada pode vir acontecer.

    O certo seria fazer um rosca com macho e depois usar um parafuso de máquina, não atarrachante. Mas precisa ser um macho no tamanho correto para o furo.

    Parece que muitos porta-escovas vendidos por aí (foto abaixo) vêm acompanhados mesmo é de um parafuso autoatarrachante... Evil or Very Mad
    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 2989

    Se for para comprar um macho para fazer a rosca ou pagar para alguém que tenha a ferramenta fazer, voltamos à questão: não era mais rapido e mais barato comprar o kit que indiquei, que já vinha com o parafuso inserido no porta-escovas?
    Marcos Marcos
    Marcos Marcos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 367
    Idade : 39
    Localização : Maravilha
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 05/07/2021

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Marcos Marcos Seg 3 Out - 21:04:05

    opala4cc escreveu:
    Gerald escreveu:

    O certo seria fazer um rosca com macho e depois usar um parafuso de máquina, não atarrachante. Mas precisa ser um macho no tamanho correto para o furo.

    Parece que muitos porta-escovas vendidos por aí (foto abaixo) vêm acompanhados mesmo é de um parafuso autoatarrachante... Evil or Very Mad
    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 2989

    Se for para comprar um macho para fazer a rosca ou pagar para alguém que tenha a ferramenta fazer, voltamos à questão: não era mais rapido e mais barato comprar o kit que indiquei, que já vinha com o parafuso inserido no porta-escovas?

    Aí vai da ideia de cada um. Para comprar esses itens indicados eu gastaria 135,32 reais, com o frete incluso. No meu caso eu acharia melhor comprar o baquelite mais barato e caso precisar comprar a ferramenta.
    Marcos Marcos
    Marcos Marcos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 367
    Idade : 39
    Localização : Maravilha
    Modelo do carro : Opala Comodoro Coupê 1983
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 05/07/2021

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Marcos Marcos Qua 5 Out - 11:07:52

    opala4cc escreveu:
    Marcos Marcos escreveu:
    Pois é, as minhas usadas estão perfeitas se comparado a uma dessas que recebi, elas não possuem nenhuma marca, dei azar de quebrar. Entrei em contato com o vendedor, ele não soube informar pq a peça está assim, já que é de estoque antigo. Minha vontade é reinstalar a minha e deixar rodar. Essa que comprei bem provável que vou devolver. Depois envio mais fotos tentando melhorar o foco, mas ali na parte onde gira o pino é onde o material está soltando.


    "material soltando"?!? Com certeza é peça usada. Devolva... Que merd@. Ainda tem cara tentando dar esse tipo de "pulo" no mercadolivre, mesmo com o mercadopago. É dose!
    Reinstalar peça de baquelite que quebrou é inviável. Pode causar um baita curto-circuito no carro com consequente incêndio.

    Como hoje é feriado, por conseguinte estou em casa. Como conheço meus hábitos (tanto os bons quanto os ruins), lembrei que sempre compro peças sobressalentes, principalmente as que prestam. Fui lá no porão vasculhar as minhas porcarias. Achei o kit de escovas que prestam, pois guardei para futura referência:

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Escova12
    foto1: o porta escovas original AC-DELCO.

    Como você pode ver na foto 1, o porta-escovas original ACDELCO possui estrias na superfície onde é assentada a escova. A peça da foto já está se esfarelando, por isso foi descartada.

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Escova11
    Foto 2: o kit de reparo das escovas (que presta).

    Note que na foto 2 é possível ver a marca e a referência do kit de reparo.

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Escova10
    foto 3: o kit de reparo que presta - da Gbucsh (Guilherme Busch)

    Note que o parafuso que prende a escova no porta-escova já está aparafusado no porta-escovas, provando que o porta-escovas de baquelite não vai se partir ao aparafusar a escova no porta-escovas.
    Conclusão: unifap é a marca perebenta. Evite... a não ser que eles tenham modificado o produto, pois já faz uns 10 anos que comprei essas porcarias.

    Segundo o vendedor, os suportes de baquelite da Gbusch também não tem rosca.
    opala4cc
    opala4cc
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 7204
    Localização : Porto Alegre
    Modelo do carro : Comodoro SL/E 91/92
    Cilindros : 4 cilindros
    Data de inscrição : 09/06/2010

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por opala4cc Qua 5 Out - 14:16:14

    Marcos Marcos escreveu:
    opala4cc escreveu:


    "material soltando"?!? Com certeza é peça usada. Devolva... Que merd@. Ainda tem cara tentando dar esse tipo de "pulo" no mercadolivre, mesmo com o mercadopago. É dose!
    Reinstalar peça de baquelite que quebrou é inviável. Pode causar um baita curto-circuito no carro com consequente incêndio.

    Como hoje é feriado, por conseguinte estou em casa. Como conheço meus hábitos (tanto os bons quanto os ruins), lembrei que sempre compro peças sobressalentes, principalmente as que prestam. Fui lá no porão vasculhar as minhas porcarias. Achei o kit de escovas que prestam, pois guardei para futura referência:

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Escova12
    foto1: o porta escovas original AC-DELCO.

    Como você pode ver na foto 1, o porta-escovas original ACDELCO possui estrias na superfície onde é assentada a escova. A peça da foto já está se esfarelando, por isso foi descartada.

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Escova11
    Foto 2: o kit de reparo das escovas (que presta).

    Note que na foto 2 é possível ver a marca e a referência do kit de reparo.

    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Escova10
    foto 3: o kit de reparo que presta - da Gbucsh (Guilherme Busch)

    Note que o parafuso que prende a escova no porta-escova já está aparafusado no porta-escovas, provando que o porta-escovas de baquelite não vai se partir ao aparafusar a escova no porta-escovas.
    Conclusão: unifap é a marca perebenta. Evite... a não ser que eles tenham modificado o produto, pois já faz uns 10 anos que comprei essas porcarias.

    Segundo o vendedor, os suportes de baquelite da Gbusch também não tem rosca.

    Pode ser, mas os parafusos já tão enfiados lá, né? Isso significa que não vai quebrar o porta-escovas...

    Marcos Marcos gosta desta mensagem


    Conteúdo patrocinado


    eletrica - Parte elétrica  - Página 3 Empty Re: Parte elétrica

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 6 maio - 12:12:13