Recentemente comprei um Diplomata 82 e tive que trocar a caixa de fusíveis pois a anterior estava com um polo rompido. Instalei uma caixa nova e qual foi a surpresa?
Ao ligar os fios nos seus respectivos lugares um dos fios que eu presumo que seja da luz de cortesia (porta direita) simplesmente derreteu! Além disso as luzes das portas e do teto não apagam nem a pau!
Não me restou outra alternativa a não ser desligá-las até que eu possa descobrir o que realmente aconteceu pois aparentemente não há nenhum fio rompido.
Se alguém tiver o esquema elétrico das luzes de cortesia das portas e luz do teto, e lavador do parabrisa, ficaria muito grato, pois o resto está ok. Consegui ligar todas as lâmpadas do console central (incluindo a iluminação dos controles de ar condicionado e ventilação) e coloquei pra funcionar o relógio e o amperímetro. Até as luzes do painel de instrumentos ficaram um pouco mais fortes do que antes!
Como ja é tarde da noite coloco amanhã as fotos de como ficou o painel a noite (não é aquela coisa empolgante, mas acredito que a iluminação original seja fraca mesmo...)
=================================================================================================================================================================================================================
ATUALIZADO EM 18/07 AS 20:50 hrs
Hoje á tarde desmontei o forro da porta (lado do passageiro e olha o que descobrí)
Uploaded with ImageShack.us
A fiação das duas primeiras fotos é da junção da fiação que sai da luz de teto (passageiro) com a luz do rodapé da porta. Nas duas últimas fotos a fiação é da luz de teto (passageiro). Como se vê os fios estavam completamente carbonizados em quase toda sua extensão.
Como já anoiteceu, substituí apenas o lado do passageiro. Amanhã pretendo arrumar o lado do motorista. E pelo que eu ví o sistema do lado do passageiro é o seguinte:
O fio vermelho (12v) que alimenta a luz de teto se junta com o fio de mesma cor (12v) que alimenta a luz da porta. Desta junção ele segue e um único fio em direção a caixa de fusíveis? Ou vai para algum relê?
O fio cinza (terra) da luz de teto, se junta ao terra da luz da porta e ao interruptor da porta para terminar atarrachado em um parafuso localizado logo atrás do controle do ar condicionado.
Está correto este esquema? E quanto ao lado do motorista, como devo proceder, já que na luz de teto (motorista) existem 2 fios vermelhos (12V) que alimentam a lâmpada?
Existe uma caixinha preta, de forma retângular, e que está fixada logo atrás do porta-luvas (vide foto abaixo). Pra que serve afinal esta caixinha? Seria um relê? Ou algum equipamento do ar condicionado?
Meu carro é um Diplomata 82 6 cil.
Desde já agradeço aos colegas que estão me ajudando a solucionar esta questão.
Última edição por bentojunior em Dom 18 Jul - 21:04:53, editado 3 vez(es)
Ontem à(s) 20:56:32 por opala4cc
» Desborbulhador x Dosador
Ontem à(s) 16:37:39 por bybecker
» Recondicionamento da válvula do ar quente
Ontem à(s) 15:33:29 por opala4cc
» Tanque combustivel/boia Caranavan Standard 1981 à Alcool
Ontem à(s) 12:02:35 por Lucasaurieme05
» coletor para tripla weber unico
Ontem à(s) 7:22:15 por reimon
» Preparação problemática X Motorista Nutela
Ontem à(s) 6:18:10 por Pedrão B.
» Console Opala Comodoro coupe 1980