O motor de 4 cilindros do Opala permite muitas soluções em termos de preparação. É possível tanto uma preparação aspirada, pois existe torque suficiente em baixas rotações, como a instalação de turbo. Há grande folga para desenvolvimento; os regimes de rotação e potência específica, bastante baixos, podem ser facilmente elevados. Entretanto, o comando de válvulas no bloco e o acionamento de válvulas por varetas, utilizados neste motor, trazem riscos em rotações elevadas, como flutuação de válvulas e até empenamento das varetas. Para um maior desenvolvimento aspirado será necessário, portanto, um redimensionamento desta parte do motor, mas como ele nunca foi alvo de interesse mais dedicado dos preparadores, é difícil encontrar peças apropriadas.
CURVAS DE POTENCIA.
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Opala original (em azul), com preparação aspirada leve (em marrom), aspirada média (em rosa), turbo média (em verde) e turbo pesada (em vermelho)
A opção é não recorrer a comandos muito bravos ou carburadores muito grandes, que alteram a curva de potência e a levam para rotações mais elevadas, ou a válvulas maiores, pois são mais propensas a flutuação por causa do maior peso. Venenos como ampliação da cilindrada, aumento da taxa de compressão e sobrealimentação constituem ótimas opções.
Na preparação feita pelo Alex, o aumento da giclagem é boa alternativa para adaptar o carburador original à maior vazão de ar permitida pelo comando 286. Mas seria benéfica a troca deste carburador por um de maior capacidade, como o 446, Holley 380 ou o Weber duplo 40, que permitiriam ao motor "respirar" melhor com o comando de que agora dispõe. Todos estes carburadores produzem resultados semelhantes em termos de potência e torque, mas o Weber 40 é o que melhor se adapta ao comando 286. Cabe ressaltar que os resultados obtidos dependem da regulagem do carburador e da curva de avanço do ponto de ignição, além de detalhes como a abertura dos eletrodos das velas.
O cálculo da taxa de compressão é um procedimento complexo, que só atinge precisão com uma medição por líquido (clique aqui para saber mais). Contudo, um cálculo aproximado para as alterações citadas pelo Alex nos permite estimar a taxa atual em cerca de 1,5 ponto mais alta que a original, algo como 9:1, bom patamar para a gasolina atual. Com essa taxa e as demais alterações, seu Opala deve estar com 116 cv a 5.650 rpm de potência, 15,3 mkgf a 3.000 rpm de torque, 167 km/h de velocidade máxima e acelerando de 0 a 100 em 12,3 segundos (compare com os resultados da tabela).
Pistões com sobremedida, utilizados para preencher com a folga ideal os cilindros usinados no ato da retífica, só devem ser usados por desgaste do motor original. A substituição com fins de veneno não se justifica, pois só aumentam (no caso do Opala) em 3 cv a potência e em 0,3 mkgf o torque -- o que não compensa de forma alguma o custo da operação e a perda de uma sobremedida a ser usada em caso de retífica.
As seguintes preparações são simples de implementar e produzem resultados que vão da simples equiparação aos carros atuais até a transformação do Opala em um verdadeiro bólido:
- aspirada leve, com aumento da taxa de compressão em 1,5 ponto; troca do comando pelo de 286O de duração na abertura das válvulas; troca do carburador por Weber 40 duplo ou equivalente; coletor de escapamento dimensionado;- aspirada média, com elevação da cilindrada para 3 litros, por meio de virabrequim de maior curso encontrável em lojas de preparação; aumento da taxa de compressão em 1,5 ponto; troca do comando pelo de 286O de duração na abertura das válvulas; troca do carburador por Weber 40 duplo ou equivalente; coletor de escapamento dimensionado;
- turbo média com pressão de 0,8 kg/cm2 e intercooler; troca do comando pelo de 286O de duração na abertura das válvulas; troca do carburador por Weber 40 duplo ou equivalente;
- turbo pesada com pressão de 0,8 kg/cm2 e intercooler; elevação da cilindrada para 3 litros, por meio de virabrequim de maior curso; troca do comando pelo de 286O de duração na abertura das válvulas; troca do carburador por Weber 40 duplo ou equivalente.
Observe o desempenho estimado:
Aspirada leve | Aspirada média | Turbo média | Turbo pesada | |
Potência máxima | 123 cv | 148 cv | 213 cv | 255 cv |
Rotação de potência máxima | 5800 rpm | 5800 rpm | 5550 rpm | 5550 rpm |
Velocidade máxima | 171 km/h | 181 km/h | 204 km/h | 217 km/h |
Rotação à velocidade máxima | 4280 rpm | 4550 rpm | 5130 rpm | 5450 rpm |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 11,6 s | 9,6 s | 7,7 s | 6,6 s |
Torque máximo | 17,2 mkgf | 20,6 mkgf | 29,6 mkgf | 35,5 mkgf |
Rotação de torque máximo | 3150 rpm | 3150 rpm | 3000 rpm | 3000 rpm |
Encurtamento recomendado na relação de transmissão | 26,4 % | 21,8 % | 7,6 % | 1,8 % |
Aumento recomendado na injeção de combustível | - | - | 66,7 % | 80,0 % |
Aceleração longitudinal no interior do veículo | 0,54 g | 0,64 g | 0,92 g | 1,11 g |
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão. |
As preparações mais fortes aqui sugeridas exigem um completo reajuste do conjunto do Opala, com o enrijecimento da suspensão, melhorias nos freios e o emprego de rodas e pneus apropriados. Esses aperfeiçoamentos são bem-vindos mesmo na receita aspirada leve, já suficiente para emparelhar o Opala de 4 cilindros aos modelos de 6 cilindros e 4.100 cm3.
Dica: as medidas corretas para aro de 15 pol. são 195/65 e 205/60, jamais 195/50 (de perfil extremamente baixo). Pneus de perímetro tão distante do especificado desajustam a geometria de direção e suspensão, alteram o centro de gravidade -- pois o carro se curva para a frente, um fator desfavorável em freadas -- e deixam a frente do veículo muito próxima do solo.
http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-opala.htm materia daqui.
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