Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Projeto TETO DE VINIL - Opala 79 tinha teto inteiro como opcional ?
Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) EmptyQui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho

» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) EmptyQui 9 maio - 10:47:45 por junoccj

» diferencial braseixo
Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) EmptyQui 9 maio - 10:36:46 por junoccj

» Compro Diferencial braseixos 2.73
Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) EmptyQui 9 maio - 10:32:34 por junoccj

» Compro cardã opala 89
Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) EmptyQui 9 maio - 10:30:07 por junoccj

» COMPRO FORROS DE PORTA DIPLOMATA 1988 Azul pilot
Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) EmptyQui 9 maio - 10:27:25 por junoccj

» Compro Diferencial 6cc
Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) EmptyQui 9 maio - 10:15:42 por junoccj

» Compro Diferencial Braseixos 2,73
Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) EmptyQui 9 maio - 10:12:31 por junoccj

» Enchentes no Rio Grande do Sul
Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) EmptyQui 9 maio - 8:00:02 por FabioM

Quem está conectado?

31 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 31 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Bar_leftPreparaçao do 4cil (preciso de ajuda) BarPreparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Bar_right 
tabarbosa (16850)
Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Bar_leftPreparaçao do 4cil (preciso de ajuda) BarPreparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Bar_right 
Rubão6cc (15350)
Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Bar_leftPreparaçao do 4cil (preciso de ajuda) BarPreparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Bar_right 
BANDIT (13573)
Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Bar_leftPreparaçao do 4cil (preciso de ajuda) BarPreparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Bar_right 
Xann (10394)
Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Bar_leftPreparaçao do 4cil (preciso de ajuda) BarPreparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Bar_leftPreparaçao do 4cil (preciso de ajuda) BarPreparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Bar_right 
j ricardo (9376)
Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Bar_leftPreparaçao do 4cil (preciso de ajuda) BarPreparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Bar_right 
Jean Bida (9320)
Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Bar_leftPreparaçao do 4cil (preciso de ajuda) BarPreparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Bar_leftPreparaçao do 4cil (preciso de ajuda) BarPreparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Bar_leftPreparaçao do 4cil (preciso de ajuda) BarPreparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Bar_right 

+8
ZeCaravan
Rufus
j ricardo
kaio incerte
opaleiro_bva
darlam 4100
frederico santos
Thiago Thunderblue
12 participantes

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Thiago Thunderblue
    Thiago Thunderblue
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1548
    Idade : 37
    Localização : Sorocaba - SP
    Modelo do carro : nenhum até agora...
    Cilindros : 350 2t... não, pera... carro?!?
    Data de inscrição : 25/10/2009

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por Thiago Thunderblue Sáb 21 Ago - 11:30:17

    pra começar, vo explicar a situaçao:

    ontem eu retornava pra casa qdop começou a vazar agua do radiador, entre as juntas do cabeçote!
    ta vazando mta agua, menos de 3 min ja seca!

    como vo ter q abrir o motor, vo dexar o restauro pra ano q vem, e vo partir pra preparaçao do motor

    meu motor eh o 4 cil 151, carburador H34 simples, igniçao eletronica, (edit: motor a gasolina)... de resto ta "LIMPO"...

    sei q vo ter q abrir o motor, entao qria saber de uma preparaçao (nada mto exagerado), mas eu nao ligo pro consumo nao... o q eu andei lendo eh sobre pistoe sde cabeça plana, vira do 153 e talz... e tbm rebaixamento do cabeçote, mas nao sei se posso levar soh o cabeçote pra retifica sem levar o bloco Razz

    maaaaais pra frente talvez eu coloque uma turbina no bichao, mas por enquanto qro uma preparaçao legal

    o q vcs me indicariam?
    preciso seriamente da ajuda de vcs Sad
    frederico santos
    frederico santos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3117
    Idade : 47
    Localização : Guarapari es
    Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
    Cilindros : 6CILINDROS
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por frederico santos Sáb 21 Ago - 11:59:41

    pode tirar o cabaçote na sua casa mesmo apena siga a ordem p afrouxar os parafusos q é do centro p as extremidades.se for turbinar ñ é aconselhado o rebaixamento...procure se orientar bem antes, p definir oq vc quer...
    Thiago Thunderblue
    Thiago Thunderblue
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1548
    Idade : 37
    Localização : Sorocaba - SP
    Modelo do carro : nenhum até agora...
    Cilindros : 350 2t... não, pera... carro?!?
    Data de inscrição : 25/10/2009

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por Thiago Thunderblue Sáb 21 Ago - 12:22:29

    entendo ^^
    entao a turbina fica fora de questao
    soh preciso entao saber sobre a mecanica a ser comprada, tipo, virabrequim, pistoes e tal... qro um carro bom, esperto!
    Thiago Thunderblue
    Thiago Thunderblue
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1548
    Idade : 37
    Localização : Sorocaba - SP
    Modelo do carro : nenhum até agora...
    Cilindros : 350 2t... não, pera... carro?!?
    Data de inscrição : 25/10/2009

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por Thiago Thunderblue Sáb 21 Ago - 12:23:30

    hmmmm, nao sei mto, mas creio q de pra passar dos 200 cv tranquilo neh?
    darlam 4100
    darlam 4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 411
    Idade : 42
    Localização : minas gerais belo horizonte
    Modelo do carro : caravan 1976
    Cilindros : 4cc veneno antigo
    Data de inscrição : 21/09/2009

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por darlam 4100 Sáb 21 Ago - 12:35:26

    si for aspirado pra passar de 200cv vai muita grana e muita peça de responsa e o carro fica ruim de andar em transito pesado!

    Agora si for turbo ja passa facil! e sem problemas com trasito pesado!
    Thiago Thunderblue
    Thiago Thunderblue
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1548
    Idade : 37
    Localização : Sorocaba - SP
    Modelo do carro : nenhum até agora...
    Cilindros : 350 2t... não, pera... carro?!?
    Data de inscrição : 25/10/2009

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por Thiago Thunderblue Sáb 21 Ago - 13:08:03

    bom, transito aki nao tem, nao tem problemas...
    mas qro preparaçao no proprio motor, sem turbo ou aspro ^^
    alguem sabe me indicar como devo proceder?
    opaleiro_bva
    opaleiro_bva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2681
    Idade : 43
    Localização : Boa Vista da Aparecida-PR
    Data de inscrição : 03/07/2008

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por opaleiro_bva Sáb 21 Ago - 14:51:41

    pense em uma preparação leve pra media.... é melhor, vai menos investimento, e o carro fica bem fortao, vc terá em torno de 110 podendo chegar ate uns 140 CVs se vc fizer ele a alcool. troca pistoes, coloca os proprios pra alcool, cabeçote faça um trampo bom, tipo, retirar rebarbas de dutos etc... molas, tuchos MECANICOS, o kit completo será bem vindo no cabeçote, taxa tem de medir certinho, mas tem q ser de 11,5 a 12,5 pra ficar esperto. coletor aquecido, escape dimensionado e bem feito. comando pode ser um de 286x286 aproximadamente. carburador vai de 446 propria pra alcool ou melhor uma weber 40! ignição boa, cabos, velas, bobina, ponto bem regulado e um bom preparador(mecanico), vai dar susto em mta gente por ae...hehe... e isso nao custa mto caro para fazer, e o resultado é bom!
    Thiago Thunderblue
    Thiago Thunderblue
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1548
    Idade : 37
    Localização : Sorocaba - SP
    Modelo do carro : nenhum até agora...
    Cilindros : 350 2t... não, pera... carro?!?
    Data de inscrição : 25/10/2009

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por Thiago Thunderblue Sáb 21 Ago - 15:53:22

    era isso q eu qria ler Very Happy
    pagamento q vem vo procurar na net td de bomk e do melhor sobre isso Smile
    vlw opaleiro_bva
    de grande ajuda MESMO!
    Thiago Thunderblue
    Thiago Thunderblue
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1548
    Idade : 37
    Localização : Sorocaba - SP
    Modelo do carro : nenhum até agora...
    Cilindros : 350 2t... não, pera... carro?!?
    Data de inscrição : 25/10/2009

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por Thiago Thunderblue Sáb 21 Ago - 19:16:22

    puxa vida, passei a tarde pesquisando tuchos mecanicos e comandos, mas nao achei onde posso comprar.... e nesse momento nao sei se pra mim compen$a ga$tar e pa$$ar a alcool, $e eh q me entendem... portanto vo dexar a gasolina mesmo, soh vo trocar comando, tuchos mecanicos, TALVEZ pistoes (seria de cabeça plana???), e se for possivel rebaixar um poko o cabeçote (nao sei o qto)...
    alguma luz, ou uma direçao? eu to andando no escuro Sad e enquanto isso, meu lagarto azul ta encostado Sad
    kaio incerte
    kaio incerte
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1468
    Localização : londrina parana
    Modelo do carro : Opala 1976 Standart
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/10/2008

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por kaio incerte Sáb 21 Ago - 19:25:27

    eu faria assim,pode ser até deixar ele a gasolina,coloque os pistoes a alcool,o vira do 153,cabecote eu nao sei do 4cc quanto tem de rebaixar as vezes posso estar falando besteira mais ACHO q é 13mm,um comando crane 283x283 mecanico,tuchos mecanicos,umas valvulas melhores,um carburador para suprir isso talvez uma dfv com umas canetas trocadas as borboletas aumentadas,isso vai gerar uma potencia boa se for feita por um bom preparador,que alguem me corrija o cabecote se eu estiver errado,abraco
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por j ricardo Dom 22 Ago - 8:04:13

    200cv no 4cil sai muito caro... com metade do dinheiro voce coloca um 6cil com 200cv...
    se for usar o vira do 153 compre pistões a gasolina(porque tem que cortar a cabeça fora)
    se for usar o seu vira mesmo compre ks cabeça plana
    sobre comando recomendo comprar o kit que o ADRIANOFB anunciou aqui... eu comprei um e to colocando no azulão! o preço compensa!
    se quiser desempenho mande o cabeçote pro Jeffersom Heerdt...taí o segredo pra vir potencia!
    e passe para alcool... va atras de um cabeçote a alcool(num. 6767)
    carro encostado é terrivel... vale mais a pena colocar o carro para andar e ir comprando as peças aos poucos... e montar de uma vez!
    frederico santos
    frederico santos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3117
    Idade : 47
    Localização : Guarapari es
    Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
    Cilindros : 6CILINDROS
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por frederico santos Dom 22 Ago - 10:32:46

    kaio incerte escreveu:eu faria assim,pode ser até deixar ele a gasolina,coloque os pistoes a alcool,o vira do 153,cabecote eu nao sei do 4cc quanto tem de rebaixar as vezes posso estar falando besteira mais ACHO q é 13mm,um comando crane 283x283 mecanico,tuchos mecanicos,umas valvulas melhores,um carburador para suprir isso talvez uma dfv com umas canetas trocadas as borboletas aumentadas,isso vai gerar uma potencia boa se for feita por um bom preparador,que alguem me corrija o cabecote se eu estiver errado,abraco
    Vc quiz dizer 1,3mm é isso mesmo mas dependendo do q vc quer aida é pouco...tenho um 6cc e começei c as mesmas ideia q a sua. se tivesse poupado esse dinheiro hoje taria c um turbo rodando, gastei muito c peças desnecessaias.pense direitinho, vá c calma. turbo seria na minha opinião a melhor opçao.tanto q ja to correndo atraz de vagar pq dinheiro.Cabeçote o Jefersom manda mesmo, pode confiar...
    kaio incerte
    kaio incerte
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1468
    Localização : londrina parana
    Modelo do carro : Opala 1976 Standart
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 25/10/2008

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por kaio incerte Dom 22 Ago - 14:35:23

    sim o turbo é a maior potencia com menos dinheiro investido,pra tirar a mesma potencia num aspirado gasta muito mais,e sem dizer q o turbo vc anda liso em baixa,quando pressiona o pedal acaba com as costas,já o aspirado dependendo da graduacao do comando fica ruim em transito pesado,já nao sei oque voce quer agora,eu iria de turbo
    darlam 4100
    darlam 4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 411
    Idade : 42
    Localização : minas gerais belo horizonte
    Modelo do carro : caravan 1976
    Cilindros : 4cc veneno antigo
    Data de inscrição : 21/09/2009

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por darlam 4100 Dom 22 Ago - 17:15:03

    foi o qui eu falei la em cima!turbo bem montado!!!com peças novas sem gambiarras! e coisa fina!

    Agora si quer aspro na gasolina monte um comando 278 com 105 de lobe e 7,5 de lev com tuchos mecanicos dfv 446 si o pistom for cavo tira 2mm do cabeçote uma bobina e cabos melhores! deve chegar em torno dus 120 a 130 hp
    Thiago Thunderblue
    Thiago Thunderblue
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1548
    Idade : 37
    Localização : Sorocaba - SP
    Modelo do carro : nenhum até agora...
    Cilindros : 350 2t... não, pera... carro?!?
    Data de inscrição : 25/10/2009

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por Thiago Thunderblue Qui 26 Ago - 14:07:04

    eh...
    dar uma geral no cabeçote, pistoes do alcool e mais pra frente turbo, acho q ja decidi entao o q fazer Smile
    como ja ta com igniçao, o resto eh baba!
    darlam 4100
    darlam 4100
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 411
    Idade : 42
    Localização : minas gerais belo horizonte
    Modelo do carro : caravan 1976
    Cilindros : 4cc veneno antigo
    Data de inscrição : 21/09/2009

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por darlam 4100 Qui 26 Ago - 17:09:01

    Amigo si quer turbo!? ja vai começar errado usado pistoes do motor a acool... tem qui usar os da gasolina mesmo aqueles qui tem aquela cava!pois o turbo nao pode ter taxa de compreensao alta! OKK
    Thiago Thunderblue
    Thiago Thunderblue
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1548
    Idade : 37
    Localização : Sorocaba - SP
    Modelo do carro : nenhum até agora...
    Cilindros : 350 2t... não, pera... carro?!?
    Data de inscrição : 25/10/2009

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por Thiago Thunderblue Qui 26 Ago - 19:21:21

    eu tinha essa duvida... eskeci de perguntar, entao no turbo tem q estar "limpo" o motor correto?
    e se eu precisar plainar o cabeçote, nao tem problema neh?
    opaleiro_bva
    opaleiro_bva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2681
    Idade : 43
    Localização : Boa Vista da Aparecida-PR
    Data de inscrição : 03/07/2008

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por opaleiro_bva Qui 26 Ago - 21:16:21

    vai de alcool q é boa!!!! taxa procure medir, nao faça a rumo, procure deixar acima de 12:1 até uns 13:1 no maximo, pistoes use o cabeça plana (proprios do alcool 4cil.) comando vai de 272X272 ou 286X286 esse mais arisco, kit cabeçote pode ser até original, mas procure os tuchos mecanicos, eles tem mais precisao em altas rotações (acima dos 4500 RPM).coletor admissao aquecido, e coletor escape dimensionado. aquilo que disse la em cima, nao tem erro, é bater e valer. se nao kiser colocar o comando importado desses q eu citei, use o do motor a gasolina original, (que o seu ja tem) ele produz bem até uns 5000 RPM. acredito q um bom mecanico de conta do recado!
    Thiago Thunderblue
    Thiago Thunderblue
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1548
    Idade : 37
    Localização : Sorocaba - SP
    Modelo do carro : nenhum até agora...
    Cilindros : 350 2t... não, pera... carro?!?
    Data de inscrição : 25/10/2009

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por Thiago Thunderblue Sex 27 Ago - 20:49:50

    Very Happy vo imprimir a pagina e leavr na carteira xD
    fico sonhando com meu carro dexando o resto comendo poeira Very Happy
    opaleiro_bva
    opaleiro_bva
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2681
    Idade : 43
    Localização : Boa Vista da Aparecida-PR
    Data de inscrição : 03/07/2008

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por opaleiro_bva Dom 29 Ago - 14:42:35

    vai fundo ae Thiago, com uma preparação do tipo dessa q a gte passou pra vc, tenho certeza q vira um canhao, e de quebra vc investe menos. esse lance de querer partir pros 180, 200 Cvs num 4cil. nao é dificil, mas o investimento em peças e um preparador de respeito encarece mto o peojeto!
    Rufus
    Rufus
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 943
    Idade : 37
    Localização : Cacoal - RO
    Modelo do carro : Opala de Luxo 1976
    Cilindros : 4 cilindros - H40
    Data de inscrição : 28/12/2009

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por Rufus Seg 30 Ago - 21:32:11

    Eae Thiago!

    Cara... eu estou querendo fazer a mesma coisa com meu 151s.. inclusive andei pesquisando muito a respeito já...

    vou te passar um pouco do que vi até agora, dai vc tira suas conclusões:



    1º - O turbo vai dar potência com custo relativamente baixo, mas nao vai ter aquele barulho e a tremedeira de um motor aspirado... questão de gosto.

    2º - Virabrequim do 153 - Inviável, vc vai ter que trabalhar os pistoes,e a GM transformou o 153 em 151 para que suporte giro mais alto com menor vibração - vc perde na capacidade cubica e ganha no giro.



    O que eu pretendo fazer:

    Comando 276 ou 278 (se a graduação for muito alta você vai ter que retrabalhar toda a engenharia do motor como o 286 por exemplo)alem disso o 278 é macio no transito urbano e da mais força quando vc pisa).

    Tuchos mecanicos - Para que o motor tenha maior estabilidade no alto giro.

    Pistoes retos - maior taxa de compressao.

    Rebaixamento do cabeçote (tambem pra aumentar a compressão) - no meu caso 1,5mm porque vou manter na gasolina... se for mudar pra alcool tem que tirar bem mais (ou comprar logo o cabeçote do opala alcool e trabalhar ele) como o pessoal falou, melhor já trocar o kit do cabeçote (valvulas, molas, varetas, etc) e remover rebarbas e etc.

    Carburador de corpo duplo - Todo mundo é tarado no DFV446, mas o H34 tambem é mto bom, ja vi até o 3E num 4cc e ficou mto bom (esse ta num chevette que é um foguete!)

    Bobina de ignição - procure uma bobina mais forte, no 4cc a do Gol MI é famosa - no 6cc ela não dá conta - isso porque o ciclo do 6cc é menor.
    Eu vou instalar uma da MSD - linha de rua mesmo, so que de alta performance.

    Cabos de vela - procure cabos de silicone, quanto maior a espessura melhor.

    Ignição eletrônica - se ainda nao tiver.

    Tampa do distribuidor e rotor - Já que vai mecher, é melhor garantir.

    Coletor de escapamento dimensionado - vou colocar um 4x2.


    Quando vc fizer esse melhoramento, é aconselhavel colocar uma bomba de óleo High Volume pra lubrificar melhor, afinal vc vai forçar mais a barra do 151.


    Pelo que pesquisei, é pra bater na casa dos 130CV.

    Como eu disse antes eu aprendi isso pesquisando, se alguem souber e puder corrigir, fico muito grato!


    Espero ter ajudado! Very Happy
    frederico santos
    frederico santos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3117
    Idade : 47
    Localização : Guarapari es
    Modelo do carro : 1986 CUPÊ MODEL 88
    Cilindros : 6CILINDROS
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por frederico santos Qua 1 Set - 9:20:57

    É primo o negócio é definir se é turbo ou aspirado .Mas determine de uma vez p ñ ter q mudar de configuração no meio do caminho pq ai vc joga dinheiro fora e o trampo ñ fica bom mesmo.
    ZeCaravan
    ZeCaravan
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 115
    Idade : 35
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 85
    Cilindros : 4 2500
    Data de inscrição : 22/01/2008

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por ZeCaravan Qua 1 Set - 9:37:44

    [quote="Rufus"]Eae Thiago!

    Cara... eu estou querendo fazer a mesma coisa com meu 151s.. inclusive andei pesquisando muito a respeito já...

    vou te passar um pouco do que vi até agora, dai vc tira suas conclusões:



    1º - O turbo vai dar potência com custo relativamente baixo, mas nao vai ter aquele barulho e a tremedeira de um motor aspirado... questão de gosto.

    (Tremedeira em motor turbo?? Isso quem vai ditar é o comando utilizado, e não apenas o kit coxinha...)

    2º - Virabrequim do 153 - Inviável, vc vai ter que trabalhar os pistoes,e a GM transformou o 153 em 151 para que suporte giro mais alto com menor vibração - vc perde na capacidade cubica e ganha no giro.


    O que eu pretendo fazer:

    Comando 276 ou 278 (se a graduação for muito alta você vai ter que retrabalhar toda a engenharia do motor como o 286 por exemplo)alem disso o 278 é macio no transito urbano e da mais força quando vc pisa).

    Tuchos mecanicos - Para que o motor tenha maior estabilidade no alto giro.

    Pistoes retos - maior taxa de compressao.

    Rebaixamento do cabeçote (tambem pra aumentar a compressão) - no meu caso 1,5mm porque vou manter na gasolina... se for mudar pra alcool tem que tirar bem mais (ou comprar logo o cabeçote do opala alcool e trabalhar ele) como o pessoal falou, melhor já trocar o kit do cabeçote (valvulas, molas, varetas, etc) e remover rebarbas e etc.

    Carburador de corpo duplo - Todo mundo é tarado no DFV446, mas o H34 tambem é mto bom, ja vi até o 3E num 4cc e ficou mto bom (esse ta num chevette que é um foguete!)

    Bobina de ignição - procure uma bobina mais forte, no 4cc a do Gol MI é famosa - no 6cc ela não dá conta - isso porque o ciclo do 6cc é menor.
    Eu vou instalar uma da MSD - linha de rua mesmo, so que de alta performance.

    Cabos de vela - procure cabos de silicone, quanto maior a espessura melhor.

    Ignição eletrônica - se ainda nao tiver.

    Tampa do distribuidor e rotor - Já que vai mecher, é melhor garantir.

    Coletor de escapamento dimensionado - vou colocar um 4x2.


    Quando vc fizer esse melhoramento, é aconselhavel colocar uma bomba de óleo High Volume pra lubrificar melhor, afinal vc vai forçar mais a barra do 151.

    (Acredito que não haja a necessidade de uma bomba High Volume para 130CV... Basta a troca por uma nova!)

    Pelo que pesquisei, é pra bater na casa dos 130CV.

    Como eu disse antes eu aprendi isso pesquisando, se alguem souber e puder corrigir, fico muito grato!


    Espero ter ajudado!

    (Eu ainda complementaria com um polimento de dutos, remoção da helice do radiador, no lugar dela colocando uma eelétrica, troca da polia da bomba d'agua e alivio de volante. Só dessa brincadeira vem mais uns pocotós... Mas bacana a iniciativa, muito bacana!!)
    Rufus
    Rufus
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 943
    Idade : 37
    Localização : Cacoal - RO
    Modelo do carro : Opala de Luxo 1976
    Cilindros : 4 cilindros - H40
    Data de inscrição : 28/12/2009

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por Rufus Qua 1 Set - 13:54:41

    Obrigado ZéCaravan!

    valeu pela dica ai!

    o que é o alivio de volante?
    ZeCaravan
    ZeCaravan
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 115
    Idade : 35
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 85
    Cilindros : 4 2500
    Data de inscrição : 22/01/2008

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty ALIVIO DE VOLANTE

    Mensagem por ZeCaravan Qua 1 Set - 15:30:05

    Fera, alivio de volante é um recurso onde é aliviado o peso do volante do motor, assim aumentando a velocidade que ele alcança um determinado giro, mas como consequencia você perde torque no motor, pois o volante funciona como um "contra-peso" digamos assim. Porém existe um limite de alivio de peso e o uso de parafusos forjados e apertados com trava-rosca é indispensavel, pois um voltante afroxando la pela casa dos 7000 RPM não é nada seguro... Com sorte você acaba com o seu carro, isso com sorte...
    Rufus
    Rufus
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 943
    Idade : 37
    Localização : Cacoal - RO
    Modelo do carro : Opala de Luxo 1976
    Cilindros : 4 cilindros - H40
    Data de inscrição : 28/12/2009

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por Rufus Qua 1 Set - 18:59:25

    Tá certo,

    obrigado ZeCaravan, vou ver isso com meu mecanico... e quanto a substituição da polia da bomba d'agua, qual seria a melhor pra substituir a original? De aluminio?
    ZeCaravan
    ZeCaravan
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 115
    Idade : 35
    Localização : Curitiba
    Modelo do carro : Caravan Comodoro 85
    Cilindros : 4 2500
    Data de inscrição : 22/01/2008

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Polia

    Mensagem por ZeCaravan Qui 2 Set - 7:43:34

    Fera, você esta correto, use uma polia de aluminio mesmo! A polia original é bem pesada se comparada a uma semelhante de aluminio. Forte abraço!
    diegolyra
    diegolyra
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 25
    Localização : natal;rn
    Data de inscrição : 03/12/2010

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por diegolyra Qui 15 Set - 10:57:41

    [tenho um jeep com comando 282 lob 109 lev 10,5 + balanceiro rollens 1.75 + molas duplas+ super taxa de 14-15 estimado+vira 153+ weber 44 e 4x2 em ordem de 1-3 e 2-4. tudo falta testar, espero que fique bom
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por j ricardo Qui 15 Set - 17:22:32

    Legal, Diego!

    está usando pistão com dome? feito no pistão 151 original?

    e o 4x2, já comprou pronto? ou foi sob encomenda?

    e fez algum trabalho no cabeçote?
    Rufus
    Rufus
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 943
    Idade : 37
    Localização : Cacoal - RO
    Modelo do carro : Opala de Luxo 1976
    Cilindros : 4 cilindros - H40
    Data de inscrição : 28/12/2009

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por Rufus Qui 15 Set - 21:29:55

    o ronco desse 4x2 deve ser legal Very Happy fiquei curioso, posta um video dele funcionando quando estiver montado!?
    diegolyra
    diegolyra
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 25
    Localização : natal;rn
    Data de inscrição : 03/12/2010

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por diegolyra Sex 16 Set - 10:52:03

    Reto mesmo!
    4x2 vendido pronto, so tive que refazer pois para um jeep ficou curto os primarios, dai fiz em inox 1,5mm 1-3 e 1-4 do jeito que me indicaram.

    meu cabeçote tem valvulas de scape e adm grandes blazer+ angulos em sedes e nelas molas duplas + balanceiro roller 1.75 dutos polidos.

    dai como preciso de torque uso volante de c20 + kit displatec 4,560kg plator pista dupla embreagem 6 pastilhas, ai na frente uma super dumper 6.700kg, caixa recuperg 260f
    diegolyra
    diegolyra
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 25
    Localização : natal;rn
    Data de inscrição : 03/12/2010

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por diegolyra Sex 16 Set - 10:54:18

    diegolyra escreveu:Reto mesmo!
    4x2 vendido pronto, so tive que refazer pois para um jeep ficou curto os primarios, dai fiz em inox 1,5mm 1-3 e 1-4 do jeito que me indicaram.

    meu cabeçote tem valvulas de scape e adm grandes blazer+ angulos em sedes e nelas molas duplas + balanceiro roller 1.75 dutos polidos.

    dai como preciso de torque uso volante de c20 + kit displatec 4,560kg plator pista dupla embreagem 6 pastilhas, ai na frente uma super dumper 6.700kg, caixa recuperg 260f

    minha duvida era com esse coletor, mas foi o que todos me indicaram nesta ordem de ignição.
    O que vc acha?
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por j ricardo Sex 16 Set - 11:15:23

    Sinto muito mas está errado...

    a ordem correta para um 4x2 é: 1ºcom o 4º; e o 2º com o 3º

    pense comigo: a ordem de explosão é 1-3-4-2...

    se o coletor for 1+3 e 2+4, sairia dois pulsos seguidos no primeiro conjunto, depois dois pulsos no segundo, aí o intervalo ficaria grande demais entra os pulsos do 1º e 4º...

    então se for 1+4 e 2+3, teremos um pulso do primeiro conjunto(1) depois um pulso do segundo(3) aí novamente um pulso do primeiro(4) e termina com a ultimo pulso do segundo conjunto(2)...
    Rufus
    Rufus
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 943
    Idade : 37
    Localização : Cacoal - RO
    Modelo do carro : Opala de Luxo 1976
    Cilindros : 4 cilindros - H40
    Data de inscrição : 28/12/2009

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por Rufus Sex 16 Set - 13:19:03

    é exatamente isso que o Jricardo explicou...

    e por isso mesmo fiquei curioso com o ronco que deve fazer, diferente né?
    diegolyra
    diegolyra
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 25
    Localização : natal;rn
    Data de inscrição : 03/12/2010

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por diegolyra Sex 16 Set - 21:53:53

    j ricardo escreveu:Sinto muito mas está errado...

    a ordem correta para um 4x2 é: 1ºcom o 4º; e o 2º com o 3º

    pense comigo: a ordem de explosão é 1-3-4-2...

    se o coletor for 1+3 e 2+4, sairia dois pulsos seguidos no primeiro conjunto, depois dois pulsos no segundo, aí o intervalo ficaria grande demais entra os pulsos do 1º e 4º...

    então se for 1+4 e 2+3, teremos um pulso do primeiro conjunto(1) depois um pulso do segundo(3) aí novamente um pulso do primeiro(4) e termina com a ultimo pulso do segundo conjunto(2)...

    Rapaz testei ficou um lixo!!!!!!!!!!! meu carro ficou piado e fazendo muito barulho!!!
    não indico escapamentos 4x2 para aspirados.(primarios de 1,5 depois dois canos de 2'' todo o resto!!!

    Antes de eu tinha um 4x1 muito feio muito ferrugem e emendas, mas andava muito meu carro girava 6500 bem rapido e muita força, dai me falaram que o ronco estava preso eu tinha que fazer um escapamento todo dimensionado, dai procurei na internet conversei com outras pessoas e me indicaram um do mercado livre 4x2... Um lixo para aspirados...

    Vou fazer um 4x2x1 na ordem de ignição que vc falou, vc teria algumas dica? tipos de tubo e comprimento?
    Alemão_opala73
    Alemão_opala73
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 82
    Idade : 40
    Localização : Morro Redondo - RS
    Modelo do carro : OPALA COUPE 1974 ESPECIAL

    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 27/10/2009

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por Alemão_opala73 Qua 25 Jun - 16:09:08

    Amigos comprei um opala 74 4cc que colocaram a dh com reservatorio do monza!
    mas acontece que a polia é simples e ta pegando pouco no alternador!
    quero saber se posso pegar uma polia simples do vira e soldar junto a ja existente
    e transformar em dupla deixando um canal da polia somente para o alternador
    abraço
    Rufus
    Rufus
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 943
    Idade : 37
    Localização : Cacoal - RO
    Modelo do carro : Opala de Luxo 1976
    Cilindros : 4 cilindros - H40
    Data de inscrição : 28/12/2009

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por Rufus Qua 25 Jun - 18:46:13

    Penso que seja melhor você colocar uma polia com dois sulcos, que saiu original nos opalas com ar e direção, porque se você simplesmente soldar uma na outra não haverá balanceamento, ela pode gerar vibração na ponta do virabrequim.
    Alemão_opala73
    Alemão_opala73
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 82
    Idade : 40
    Localização : Morro Redondo - RS
    Modelo do carro : OPALA COUPE 1974 ESPECIAL

    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 27/10/2009

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por Alemão_opala73 Qua 25 Jun - 19:02:48

    pensei nisso agora, mesmo que mandarei soldar em um torneiro para ficar certinha?
    para por essa dupla o que eu teria que fazer? obrigado
    Elizeus151
    Elizeus151
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 143
    Idade : 52
    Localização : São Paulo-SP
    Modelo do carro : Gm/chevette 79 motor do opala 151 do comodoro 89, retentor a alcool.carburador 3E do 4.1,etc...Gm/opala luxo automatic 87 4.1 alcool rodando na gasola c/W.446 completo 4 portas
    Cilindros : 4 cil 2500 cilindradas ou 2,5 litros;6 cil 4100 cilindradas
    Data de inscrição : 27/03/2014

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por Elizeus151 Qua 25 Jun - 19:36:18

    Rapaizzz este post foi respondido so pelo pessoal da antiga do forum 2008/2009 é isso ai todo mundo dando as caras pra ajudar.
    Rufus
    Rufus
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 943
    Idade : 37
    Localização : Cacoal - RO
    Modelo do carro : Opala de Luxo 1976
    Cilindros : 4 cilindros - H40
    Data de inscrição : 28/12/2009

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por Rufus Qua 25 Jun - 22:11:30

    Alemão_opala73 escreveu:pensei nisso agora, mesmo que mandarei soldar em um torneiro para ficar certinha?
    para por essa dupla o que eu teria que fazer? obrigado

    No torno dá pra fazer o balanceamento, se o cara for bom de solda ele consegue fazer uma polia dupla sem vibrar. Mas penso que seja melhor colocar uma dupla direto, porque ela tem um miolo de borracha, que é justamente pra evitar vibrações no vira.

    Pra sacar a polia você precisa de uma ferramenta própria, um sacador de polia, e pra colocar a outra é só encaixar e ir ajeitando a posição da chaveta, tem que dar umas pancadinhas no final, pra ela ficar justa. Cuidado para não perder a chaveta quando tirar a polia, é ela que faz o serviço de travar a polia na ponta do virabrequim, é uma pecinha de metal em forma de meia lua, bem pequena.
    parrud0www
    parrud0www
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 257
    Localização : São José do Rio Preto SP
    Modelo do carro : Diplomata Coupé 86/87
    Cilindros : 6cil Álcool
    Data de inscrição : 11/11/2011

    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por parrud0www Qui 26 Jun - 15:27:13

    Amigo, o seu caso é diferente, mas tudo depende do seu bolso pra vc fazer uma coisa mais "pesada" ou não. Por exemplo:
    1ª opção: se a parte de baixo do seu motor(cilindro, pistão, virabrequim) estiver bom e vc não quiser mexer, não mexa e parta só para a parte de cima(comando, tuchos, carbura e etc)

    2ª opção: vc pode trocar os pistões do seu motor pelo do a alcool, mas isso com certeza vai necessitar de uma retífica no cilindro(vai mais $$) mas vc vai conseguir subir muito a sua taxa e com isso, passar o motor inteiro para alcool(junta, velas, carbura, aquecimento do coletor e etc $$)

    3ª opção: se vc achar um vira 153 barato ou importar um vira pra passar seu opala pra 3.0, dizem que os resultados são surpreendentes( valor é em média 400 dólares só o vira)

    Conclusão: tudo depende do seu bolso, mas se o seu motor estiver bom e vc não tiver q gastar com pistão, retífica de cilindro, retífica de vira, e preparar sem gastar muito, gaste só com comando, tucho mecânico, bobina MI, aumente a taxa para 9,5:1, coletor de escape 4x1 dimensionado, molas duplas pratos e travas do cabeçote de preparação. Se o comando que for usar não foi mto alto, pode manter o seu H34 se ele estiver bom, é só calibra-lo ou se quiser mais, deixar simultâneo e aumentar venturi. Para mais, faça um serviço caseiro no seu cabeçote vc mesmo, para alisar os dutos de escape e admissão, igualar bocas dos coletores com as bocas do cabeçote (tenho um video no youtube explicando como faz). Quando desmontar o motor, dê uma olhada no cabeçote também, leve numa retífica boa e renomada, eles vão desmontar, ver o estado das válvulas e sedes, se necessário vai ter que retificar os dois, quando for fazer isto, mande tirar a quina do ângulo de 45º, fazendo um de 30º só pra tirar o "chapéu" da válvula. Mas a alma de um motor é o preparador, não esqueça disso.

    Conteúdo patrocinado


    Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda) Empty Re: Preparaçao do 4cil (preciso de ajuda)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 13 maio - 5:35:01