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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
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Danilo-250s
Paulo Corso
6 participantes
Barra Tensor da suspensão traseira
Paulo Corso- Opaleiro
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Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008
- Mensagem nº1
Barra Tensor da suspensão traseira
Galera, qual a função da barra tensor da supensão traseira??? São duas barras com buchas nas estremidades presas no eixo do diferencial e ligadas com uma espécie de barra estabilizadora???? As buchas da minhas estão estouradas, tirei as duas barras agora cedo em casa, e vim trabalhar de carro sem elas mesmo, não senti diferença no carro, se bem que vim devagar pq to qse sem gasolina e o trajeto é bem curto (3km)
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Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!
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Danilo-250s- Opaleiro
- Número de Mensagens : 45
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Data de inscrição : 05/04/2011
- Mensagem nº2
Re: Barra Tensor da suspensão traseira
Olha cara, eu imagino que a função dela seja parecida com a barra estabilizadora na frente. Tem uns "engenheiros" por ai que dizem que barra estabilizadora não ajuda em nada e mandam tirar fora. Pode não funcionar em golzinho 1000, mas em outros carros funciona sim e imagina numa barca como o opala.
O diplomata do meu irmão não tinha essa barra na traseira. Depois que ele comprou uma e colocou sentiu uma boa diferença sim.
Então se eu fosse voce trocaria essas buchas e deixava ela lá legalzinha
O diplomata do meu irmão não tinha essa barra na traseira. Depois que ele comprou uma e colocou sentiu uma boa diferença sim.
Então se eu fosse voce trocaria essas buchas e deixava ela lá legalzinha
Paulo Corso- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3637
Idade : 45
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008
- Mensagem nº3
Re: Barra Tensor da suspensão traseira
Com certeza se veio no carro alguma função tem. Aproveitei a manhã livre e ja troquei, paguei 80,00 nas 4 buchas Axios, mas nem tive tempo de andar, vim trabalhar de moto!!! Agora só no sabadão, rssss!!!
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parra- Opaleiro
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Data de inscrição : 08/04/2009
- Mensagem nº4
Re: Barra Tensor da suspensão traseira
até onde sei barras estabilizadoras servem para diminuir a rolagem da carroceria em curvas mais fortes. Quanto mais grossa a barra, menos conforto, mas melhor estabilidade em curvas.
[]'s !
[]'s !
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4085
Idade : 41
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- Mensagem nº5
Re: Barra Tensor da suspensão traseira
parra escreveu:até onde sei barras estabilizadoras servem para diminuir a rolagem da carroceria em curvas mais fortes. Quanto mais grossa a barra, menos conforto, mas melhor estabilidade em curvas.
[]'s !
Acredito q ele não está se referindo à barra estabilizadora e, sim, às duas barrinhas (uma de cada lido) presas na carroceria e no eixo. É nessas barras onde se fixa a barra estabilizadora.
No catálogo de peças vem com o nome de "braço de controle", mas não sei a real função...
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Paulo Corso- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3637
Idade : 45
Localização : Londrina - PR
Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008
- Mensagem nº6
Re: Barra Tensor da suspensão traseira
isso mesmo Muller, mas sem problemas ja troquei as buchas das mesmas, como falei acima, foram 84,00 nas 4 buchinhas Axios.
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Paulo Corso- Opaleiro
- Número de Mensagens : 3637
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Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
Cilindros : 6 cil - 250S
Data de inscrição : 23/01/2008
- Mensagem nº7
Re: Barra Tensor da suspensão traseira
Duas das buchas estavam acabadas, e as outras duas meia boca, mas achei por bem trocar as 4 mesmo, pq tirar aquilo sem levantar o carro é um saco, cai muita poeira nos olhos, rsss, aproveitei depois de lavado e passei um spray rapidinho só pra dar um talento.
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Gerald- Opaleiro
- Número de Mensagens : 803
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Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
Cilindros : 6 cilindros 4100
Data de inscrição : 15/10/2021
- Mensagem nº8
Re: Barra Tensor da suspensão traseira
Paulo Corso escreveu:Galera, qual a função da barra tensor da supensão traseira??? São duas barras com buchas nas estremidades presas no eixo do diferencial e ligadas com uma espécie de barra estabilizadora???? As buchas da minhas estão estouradas, tirei as duas barras agora cedo em casa, e vim trabalhar de carro sem elas mesmo, não senti diferença no carro, se bem que vim devagar pq to qse sem gasolina e o trajeto é bem curto (3km)
Nesses dias estou trabalhando na troca de algumas buchas da suspensão traseira do meu Diplomata e acabei chegando, por acaso, neste tópico bem antigo. Na minha opinião, a dúvida levantada por Paulo Corso acabou não ficando bem esclarecida, e como eu acredito que muita gente ainda tem essa dúvida, resolvi dizer algo a respeito.
A peça em questão é chamada de braço de controle superior. A suspensão traseira do Opala é do tipo eixo rígido com multi-links. Um link é uma ligação entre dois pontos, e no caso de uma suspensão, um link é basicamente um braço ou uma barra com as extremidades articuladas.
A figura abaixo mostra esquematicamente uma suspensão traseira com eixo rígido com 4 links (ou 5, se incluir a barra panhard):
Os dois braços de controle inferiores estão mostrados em amarelo, os superiores em marrom e a barra panhard em verde.
A suspensão traseira do Opala segue exatamente o esquema acima. Os braços de controle inferiores, que servem como base de apoio das molas helicoidais, também são conhecidos popularmente por "bandejas". O diagrama abaixo mostra os 4 braços de controle do Opala (a barra panhard não aparece no desenho):
Se você tiver boa visão geométrica, vai logo ver que as duas extremidades do braço de controle superior, onde são colocadas buchas de borracha, e as duas extremidades do braço de controle inferior são os vértices de um quadrilátero. É esse quadrilátero que permite que o eixo se movimente para cima e para baixo de acordo com as irregularidades do terreno. Entretanto, o quadrilátero da suspensão resiste aos esforços no sentido longitudinal que ocorrem, por exemplo, quando se freia ou acelera o carro. Como os braços de controle não resistem a esforços laterais, usa-se um 5º link, que é a barra panhard.
Se a função dos braços de controle é a de resistir a esforços no sentido longitudinal ao mesmo tempo que permitem o movimento vertical, por que são usados dois braços de controle, o superior e o inferior? Não bastaria o braço de controle inferior?
É aqui que entra um função muito importante dos braços de controle, mas que não é muito óbvia a primeira vista. Para entender, veja o que acontece quando se freia o carro.
As sapatas de freio são presas ao prato de freio, que é uma peça ligada rigidamente à estrutura do eixo traseira. Quando se freia, as sapatas são forçadas contra o tambor de freio que está girando solidariamente com a roda.
A reação da roda sobre as sapatas de freio é no sentido de girar todo o conjunto sapata + prato de freio + estrutura do eixo traseiro. Durante a aceleração, também ocorre essa mesm tendência da estrutura do eixo traseira girar, mas em sentido contrário. No desenho acima, as duas tendências de giro estão mostradas em azul (frenagem) e em vermelho (aceleração).
Quem evita o giro da estrutura do eixo traseiro é o trabalho combinado do braço superior e inferior. Se o braço superior for removido, a estrutura do eixo traseiro não irá girar completamento somente por causa da existência do eixo cardã dos outros elementos da suspensão (braço inferior e barra panhard), mas, como se pode imaginar, o esforço sobre esses elementos certamente irá provocar danos sérios (e perigosos!).
CONCLUSÃO: Nunca ande com o carro sem os braços de controle superiores da suspensão traseira do Opala. É possível andar sem a barra estabilizadora (não confundir com a barra panhard!) e até sem os amortecedores, mas não sem os braços de controle superiores.
Wil75 e acezario gostam desta mensagem
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº9
Re: Barra Tensor da suspensão traseira
A bandeja presa abaixo e o tensor preso acima mantém o diferencial estável ou ele vai tentar rotacionar sobre seu próprio eixo e forçar a engrenagem pinhão do diferencial.
E o tensor mantém o diferencial num arco fixo de movimento, o projeto igual ao do seu pai o Chevy Impala.
E que ninguém seja retardado de andar sem amortecedores, porque sem carga a traseira vai pular.
A função do tensor traseiro é o mesmo do dianteiro (caster), manter o sistema numa posição fixa para que ele não gire sobre si mesmo.
O traseiro trava o diferencial junto com a bandeja.
E o tensor mantém o diferencial num arco fixo de movimento, o projeto igual ao do seu pai o Chevy Impala.
E que ninguém seja retardado de andar sem amortecedores, porque sem carga a traseira vai pular.
A função do tensor traseiro é o mesmo do dianteiro (caster), manter o sistema numa posição fixa para que ele não gire sobre si mesmo.
O traseiro trava o diferencial junto com a bandeja.
Wil75 gosta desta mensagem
Gerald- Opaleiro
- Número de Mensagens : 803
Localização : Campinas
Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
Cilindros : 6 cilindros 4100
Data de inscrição : 15/10/2021
- Mensagem nº10
Re: Barra Tensor da suspensão traseira
Uma palavra sobre o nome "barra tensor" usada no título deste tópico. Tenho notada que a palavra "tensor" no contexto das suspensões é muito usada, mas, em geral, de maneira imprópria. Aliás, GM não usa a palavra "tensor" para designar nenhuma peça da suspensão nos seus manuais técnicos. Ao ínvés, a GM usa (corretamente, na minha opinião) a palavra "tirante".
A palavra "tensor" provavelmente vem da palavra "tension rod", que pode pode ser traduzida literalmente para o português por "haste de tração". De fato, em inglês, a palavra "tension" é usada para designar uma força de tração, ou de "esticamento", por exemplo, a força de tração em um cabo da embreagem.
Bem, voltando ao braço superior da suspensão traseira do Opala, talvez fosse justificável chamá-lo de "tensor" se essa peça trabalhasse somente, ou preferencialmente, no modo de tração ("tension"). Acontece que o braço superior da suspensão traseira do Opala trabalha em dois modos, compressão e tração, dependendo da situação. Por exemplo, quando o carro é freado, o braço inferior ("bandeja") trabalha no modo de tração e o braço superior no modo de compressão! Por outro lado, quando o carro está sendo acelerado, os papéis se invertem, isto é, o braço inferior trabalha em compressão e o superior em tração.
Num carro como o Opala, as forças de desaceleração numa frenagem intensa são cerca de duas vezes mais fortes que as forças de aceleração máxima (1ª marcha e pé no fundo). Na prática, portanto, as forças de compressão são mais fortes que as de tração no braço no superior da suspensão traseira, .
Finalmente, podemos aproveitar a oportunidade para dizer também que se existe um verdadeiro "tension rod" na suspensão do Opala, este é o tirante da suspensão dianteira. O tirante (este nome vem de "tirar", "puxar") trabalha praticamente só no modo de tração, que ocorre quando o carro é freado. Durante a aceleração, a ação do tirante é praticamente nula porque o Opala é um carro de tração traseira. Um detalhe característico dos tirantes é que são relativamente finos em relação ao comprimento, pois não precisam resistir a forças de compressão.
A palavra "tensor" provavelmente vem da palavra "tension rod", que pode pode ser traduzida literalmente para o português por "haste de tração". De fato, em inglês, a palavra "tension" é usada para designar uma força de tração, ou de "esticamento", por exemplo, a força de tração em um cabo da embreagem.
Bem, voltando ao braço superior da suspensão traseira do Opala, talvez fosse justificável chamá-lo de "tensor" se essa peça trabalhasse somente, ou preferencialmente, no modo de tração ("tension"). Acontece que o braço superior da suspensão traseira do Opala trabalha em dois modos, compressão e tração, dependendo da situação. Por exemplo, quando o carro é freado, o braço inferior ("bandeja") trabalha no modo de tração e o braço superior no modo de compressão! Por outro lado, quando o carro está sendo acelerado, os papéis se invertem, isto é, o braço inferior trabalha em compressão e o superior em tração.
Num carro como o Opala, as forças de desaceleração numa frenagem intensa são cerca de duas vezes mais fortes que as forças de aceleração máxima (1ª marcha e pé no fundo). Na prática, portanto, as forças de compressão são mais fortes que as de tração no braço no superior da suspensão traseira, .
Finalmente, podemos aproveitar a oportunidade para dizer também que se existe um verdadeiro "tension rod" na suspensão do Opala, este é o tirante da suspensão dianteira. O tirante (este nome vem de "tirar", "puxar") trabalha praticamente só no modo de tração, que ocorre quando o carro é freado. Durante a aceleração, a ação do tirante é praticamente nula porque o Opala é um carro de tração traseira. Um detalhe característico dos tirantes é que são relativamente finos em relação ao comprimento, pois não precisam resistir a forças de compressão.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº11
Re: Barra Tensor da suspensão traseira
O Bandit (sei lá onde ele se meteu), anos atrás teve um atrito com um maluco que apareceu com suportes de agregado feito em chapas finas de aço carbono, no final os suportes foram reforçados com correntes.
Somente por ser fino não significa ter baixa resistência, um aço muito usado é o aço mecânico 1020, podendo ser substituídos pelo 1010 ou 1045.
O aço 1020 é utilizado em comandos de válvulas e eixos, semi-eixos, mangas e etc.
O que difere é o tratamento dado.
Portanto ser fino não é ser fraco.
Outra coisa é a nomenclatura, o original GM é Braço de Controle e Tirante Sujeitador.
Também são chamados de tirantes as "canetas" de direção dianteira.
Uma coisa interessante é a 3° lei de Newton (ação e reação), o cidadão nerd acima descreveu que o tirante não SOFRE COMPRESSÃO, a informação é falsa.
O tirante trabalha em ângulos acompanhando a bandeja (nome correto braço de controle inferior), o tirante está em ângulo para baixo (criando tensão), quando a suspensão se contraí e o tensor (ops; tirante) fica na horizontal, vai causar uma força de compressão no tirante, já ocorreu casos no fórum do suporte do agregado do tirante "estourar" para frente e outra caso de empenhamento.
Tudo causado por erro de montagem da bandeja superior (braço de controle superior), aperto ou cáster errado.
Por sofrer compressão e tensão não é errado chamar de tensor ou tensionador.
PORQUE TIRANTE VEM DE PUXAR E AO PUXAR SE GERA TENSÃO (TENSOR).
Portanto não preciso de buscar palavras em inglês, russo, mandarim ou outra língua para tentar ganhar algo ou compensar alguma carência.
O QUE PEÇO É CUIDADO COM PALAVRAS BONITAS E TEXTÕES PORQUE INFORMAÇÃO EQUIVOCADA CAUSAM ERROS OU ACIDENTES.
O TIRANTE FRONTAL POSSUI 02 BUCHAS JUSTAMENTE PARA SUPORTAR A TENSÃO/COMPRESSÃO DURANTE O SOBE E DESCE DA SUSPENSÃO.
Cuidado com bolos de merda cobertos por uma linda camada de chantilly, quando se montar errado ou se acidentar a pessoa vai se esquivar da culpa.... andar sem amortecedor, ignorar a força de compressão e contar histórias não cumpre a verdadeira função do fórum, ajudar a concertar carros e se possível melhorar-los.
Retirado do livro Conheça se Opala.
Somente por ser fino não significa ter baixa resistência, um aço muito usado é o aço mecânico 1020, podendo ser substituídos pelo 1010 ou 1045.
O aço 1020 é utilizado em comandos de válvulas e eixos, semi-eixos, mangas e etc.
O que difere é o tratamento dado.
Portanto ser fino não é ser fraco.
Outra coisa é a nomenclatura, o original GM é Braço de Controle e Tirante Sujeitador.
Também são chamados de tirantes as "canetas" de direção dianteira.
Uma coisa interessante é a 3° lei de Newton (ação e reação), o cidadão nerd acima descreveu que o tirante não SOFRE COMPRESSÃO, a informação é falsa.
O tirante trabalha em ângulos acompanhando a bandeja (nome correto braço de controle inferior), o tirante está em ângulo para baixo (criando tensão), quando a suspensão se contraí e o tensor (ops; tirante) fica na horizontal, vai causar uma força de compressão no tirante, já ocorreu casos no fórum do suporte do agregado do tirante "estourar" para frente e outra caso de empenhamento.
Tudo causado por erro de montagem da bandeja superior (braço de controle superior), aperto ou cáster errado.
Por sofrer compressão e tensão não é errado chamar de tensor ou tensionador.
PORQUE TIRANTE VEM DE PUXAR E AO PUXAR SE GERA TENSÃO (TENSOR).
Portanto não preciso de buscar palavras em inglês, russo, mandarim ou outra língua para tentar ganhar algo ou compensar alguma carência.
O QUE PEÇO É CUIDADO COM PALAVRAS BONITAS E TEXTÕES PORQUE INFORMAÇÃO EQUIVOCADA CAUSAM ERROS OU ACIDENTES.
O TIRANTE FRONTAL POSSUI 02 BUCHAS JUSTAMENTE PARA SUPORTAR A TENSÃO/COMPRESSÃO DURANTE O SOBE E DESCE DA SUSPENSÃO.
Cuidado com bolos de merda cobertos por uma linda camada de chantilly, quando se montar errado ou se acidentar a pessoa vai se esquivar da culpa.... andar sem amortecedor, ignorar a força de compressão e contar histórias não cumpre a verdadeira função do fórum, ajudar a concertar carros e se possível melhorar-los.
Retirado do livro Conheça se Opala.
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