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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 Empty Re: opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, " Terminei !!!!"""

    Mensagem por haymo ribeiro Seg 20 Jun - 20:45:06

    Ivo Filho escreveu:
    Ivo Filho escreveu:O meu vai ser MPFI com o TBI do tempra e os bicos do astra alcool (peguei os bicos emprestados do JRicardo.) Se for necessario ainda tem no mercado TBI-s com borboletas maiores ainda.

    para usar do astra da sim, tem de fazer uma peça em aluminio com anél externo semelhante ao que veda o bico do omega e interno com a mesma configuração de vedação do bico do astra. Essa peça vai compensar o comprimento do bico do astra que é ligeiramente mais curta. No meu caso resolvi esse problema devido o bico do omega nao permitir a montagem da flauta pois pegava no tbi entao os suportes da flauta sao deslocados mais para frente, mesmo assim ainda estou pensando como vou fazer se der algum vazamento de ar na ponta do bico pois o encaixe do oring no colorto do omega é muito razo, mas esse problema se é que vou ter mesmo, deixo para resolver na hora.

    OOOOOOOOOOOHHHH!!! corrigindo, é tbi do omega......to com o tbi do tempra pq tem tres na oficina e fico tropeçandpo neles o dia inteiro.....

    ai simmm !!! ela é enorme...

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    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 Empty Re: opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, " Terminei !!!!"""

    Mensagem por haymo ribeiro Seg 20 Jun - 20:48:40

    Ivo Filho escreveu:
    haymo ribeiro escreveu:
    Ivo Filho escreveu:O meu vai ser MPFI com o TBI do tempra e os bicos do astra alcool (peguei os bicos emprestados do JRicardo.) Se for necessario ainda tem no mercado TBI-s com borboletas maiores ainda.

    para usar do astra da sim, tem de fazer uma peça em aluminio com anél externo semelhante ao que veda o bico do omega e interno com a mesma configuração de vedação do bico do astra. Essa peça vai compensar o comprimento do bico do astra que é ligeiramente mais curta. No meu caso resolvi esse problema devido o bico do omega nao permitir a montagem da flauta pois pegava no tbi entao os suportes da flauta sao deslocados mais para frente, mesmo assim ainda estou pensando como vou fazer se der algum vazamento de ar na ponta do bico pois o encaixe do oring no colorto do omega é muito razo, mas esse problema se é que vou ter mesmo, deixo para resolver na hora.

    será que aquelas que vendem no ML de alumínio servem, tem curta e um pouco mais longa...

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 Img?s=MLB&f=150083733_6852


    CAra, eu nem sabia que existia, mas parece ser isso mesmo, so que ao meu modo de ver tem de ter um anel de vedação externo, mas é o de menos, facil de fazer com um torninho na mao


    mas tem...ela encaixa naquele original de nylon que fica no coletor, e o bico nele, tem uns que até aparafusa o bico se for bico auxiliar sem flauta.....



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    Mensagem por haymo ribeiro Seg 20 Jun - 20:51:02

    ivo, quais os problemas que teve com o monoponto ???? chegou a colocar um bico só ??? o que deu errado....
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    Mensagem por Ivo Filho Ter 21 Jun - 19:16:37

    haymo ribeiro escreveu:ivo, quais os problemas que teve com o monoponto ???? chegou a colocar um bico só ??? o que deu errado....

    É o seguinte, tinha um bico de monza a alcool, o famoso bico branco, para antar com o carro de muito boa era liso perfeito, mas bastava pisar, dava falta. coloquei mais tres bicos perto da janela do cabeçote, supriu toda a falta de combustivel, mas teve um efeito colateral.
    Os bicos do cabeçote nao podem ser gerenciados pela mesma bancada, pois se eu corrigir 2% no bico principal que fica na tbi, apos fazer os calculos os bicos do cabeçote tinhas de ser corrigidos em 0,3%, o que é impossivel entao eu tinha de andar com o bico principal pulsando muito para dar vazao o que é prejudicial, mas ainda nao acabaram os problemas, pois com os bicos perto das janelas do cabeçote tive o mesmo problema de intalar bicos de alta impedância em cabeçote de opala, a gasolina do cilindro da esquerda era chupada pelo cilindro da direita....funcionava, mas dava muito trabalho para acertar, quero o MPFI, vc acertou o carro, pronto é uma vez só.
    Outro problema no seis cilindros é que em carros de 4 cilindros, vc tme um cilindro cumprinto cada parte do ciclo OTTO (4 tempos) ja no seis cilindros, vc tem mais de um cilindro embora em estagios difentes, mas na mesma etapa do ciclo, onde um bico mono é muito solicitado.

    Agora o que me deixou P da vida com esse sistema é que ao contrario dos bicos de alta impedancia, os bicos mono sao circundados pelo combustivel, que entra no bico depois é injetado, ou seja, quando falha a vedação inferior, a gasolina by-passa o bico e vai direto par ao cilindro, sendo assim trabalhar com esses bicos é extremamente perigoso para o motor, o que nao ocorre com os bicos de alta impedancia, pois se o anel inferior falhar, vai entrar ar falso no motor, se a vedação superior falhar, vc fica sabendo pois vaza muita gasolina para todo lado, menos para dentro do motor.

    Resumindo, mono ate 4 cilindros vai bem, acima disso, é fria, a nao ser que vc use tbi-s importados, tipo rocherter´s ou outros que vão dois bicos que podem ser regulados simultaneamente na mesma bancada de bicos. tem aqueles sistemas com 4 bicos de alta impedancia, mas nunca me interessei a fundo neles, ja ouvi que tem dado bons resultados.


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    Mensagem por Ivo Filho Ter 21 Jun - 19:17:31

    [quote="Paulo Corso"]Caramba Ivo que capricho, vai ficar demais, coisa de doido esse trampo!!! opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 215399


    hehe, veja as fotos que vou postar a seguir....


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    Mensagem por Ivo Filho Ter 21 Jun - 20:03:25

    Estou evitando passar muitos fios paralelos, entao estou descascando o chicote original para fazer o chicote da injeção integrado. Esse é um detalhe que vc deve fazer se realmente souber o que esta fazendo, pois depois se o carro não pegar...vai saber onde que esta zicado.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010001d

    Alguma coisas ja estão finalizadas, ate agua ja coloquei no reservatório do brucuto. Ja instalei o injetor de gasolina para operar no alcool. estou pensando ainda se faço a ligação original ou se vai ser via botão embaixo do painel. tenho essa duvia pq se nao o carro vai injetar gasolina mesmo quando estiver rodando na gasolina.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010002mo

    Curiosamente meu carro ja tem toda a instalação eletrica para alccol, mesmo sendo a gasolina, bem como a fiação do injetor de agua para lavar vidro trazeiro se ele fosse uma caravan....dentro do carro sob o console tem a ligação para a alavanca do cambio automatico....mais uma prova que a GM so fazia cagada na hora de montar o opala, falo isso pq tem opala que se vc quiser colocar um acessorio a mais , nao tem o chicote, outros tem ...e por ai vai.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010003fb

    Uma dica...para saber a saude do motor do carro, vc remove o ultimo mancal e ve abronzina e o vira pois este mancal é o que recebe menos pressão de oleo, etc e tal.....boas noticias, bronzinas brancas, e sao STD...vou levar o vir apara ver se esta na tolerancia para ser apenas polido e receber bronzinamento STD ou se vai ter de ir para 0,25, que ainda é uma medida muito boa, dura mais 20 anos.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010005ng

    O coletor voultou do Jato de areia. confesso que estou na duvida em pintar ou deixar na cor de metal jateado.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010008pz

    As flanges agora que estao seladas as divisórias vão ser fresadas

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010010kv

    Olha a boca da caçapa....o coletor do omega vai ser generoso.
    Esse coletor ainda nao sei se vai funcionar, mas que garanto que vai ser melhor que o sistema que esta no mercado para usar bicos MPFI no cabeçote do opala isso eu garanto. diria que tenho 80% de certeza que o carro vai ficar bom.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010014zt

    Aquelas tetinhas que tem ao longo do coletor servem para suportar as solenóides. O carro embora nao tenha a tecnologia de um carro original de fabrica, vai ter uma grande quantidade de funcões auxiliares da injeção todos automatizados, nao quero ficar apertando muito botão para qualquer função.

    Serão 4 solenoides sendo:
    Uma para auxiliar a partida sempre abre na partida e permanece aberta por 5 minutos
    Uma para mandar ar quent edo coletor de escape para a caixa do filtro, ficará aberta por 5 minutos tbm ou por ligação direta...como se fosse o afogador do carro usando o mesmo acionamento original. quando puxar o afogador o sensor que normalemnte acende a luz no painel na verdade vai dar sinal apra a solenoide que vai parar de coletar ar na frente do carro e passara a coletar ar dos coletores de escape. Isso deve fazer o carro esquentar mais rapido quando estiver no alcool em manhãs muito frias.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010015ud

    Não aguento mais ver esse carro desse jeito....

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010016vyv

    Chegou a nova embreagem "original"

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010018k

    Olha o tamanho da bitela....o disco novo nem cabe no paltô da embreagem antiga..é grande para burro.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010019vz

    Também ja chegaram as juntas novas...tudo de primeira e junto vei as juntas e reparos dos bicos e tbi do omega.

    Bom, nesse feriado vou desmontar o motor, semana que vem retífica e no outro final de semana montar....

    Isso ainda vai longe.

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    Mensagem por Cupe1979_Potatow Ter 21 Jun - 20:09:40

    sou seu fã cara!
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    Mensagem por Ivo Filho Ter 21 Jun - 20:14:57

    Cupe1979_Potatow escreveu:sou seu fã cara!

    e eu que achava que era o contrario!!!


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    Mensagem por haymo ribeiro Ter 21 Jun - 20:22:40

    Ivo Filho escreveu:
    haymo ribeiro escreveu:ivo, quais os problemas que teve com o monoponto ???? chegou a colocar um bico só ??? o que deu errado....

    É o seguinte, tinha um bico de monza a alcool, o famoso bico branco, para antar com o carro de muito boa era liso perfeito, mas bastava pisar, dava falta. coloquei mais tres bicos perto da janela do cabeçote, supriu toda a falta de combustivel, mas teve um efeito colateral.
    Os bicos do cabeçote nao podem ser gerenciados pela mesma bancada, pois se eu corrigir 2% no bico principal que fica na tbi, apos fazer os calculos os bicos do cabeçote tinhas de ser corrigidos em 0,3%, o que é impossivel entao eu tinha de andar com o bico principal pulsando muito para dar vazao o que é prejudicial, mas ainda nao acabaram os problemas, pois com os bicos perto das janelas do cabeçote tive o mesmo problema de intalar bicos de alta impedância em cabeçote de opala, a gasolina do cilindro da esquerda era chupada pelo cilindro da direita....funcionava, mas dava muito trabalho para acertar, quero o MPFI, vc acertou o carro, pronto é uma vez só.
    Outro problema no seis cilindros é que em carros de 4 cilindros, vc tme um cilindro cumprinto cada parte do ciclo OTTO (4 tempos) ja no seis cilindros, vc tem mais de um cilindro embora em estagios difentes, mas na mesma etapa do ciclo, onde um bico mono é muito solicitado.

    Agora o que me deixou P da vida com esse sistema é que ao contrario dos bicos de alta impedancia, os bicos mono sao circundados pelo combustivel, que entra no bico depois é injetado, ou seja, quando falha a vedação inferior, a gasolina by-passa o bico e vai direto par ao cilindro, sendo assim trabalhar com esses bicos é extremamente perigoso para o motor, o que nao ocorre com os bicos de alta impedancia, pois se o anel inferior falhar, vai entrar ar falso no motor, se a vedação superior falhar, vc fica sabendo pois vaza muita gasolina para todo lado, menos para dentro do motor.

    Resumindo, mono ate 4 cilindros vai bem, acima disso, é fria, a nao ser que vc use tbi-s importados, tipo rocherter´s ou outros que vão dois bicos que podem ser regulados simultaneamente na mesma bancada de bicos. tem aqueles sistemas com 4 bicos de alta impedancia, mas nunca me interessei a fundo neles, ja ouvi que tem dado bons resultados.

    vc testou só os bicos na admissao para fins de avaliação, caso sim, o que aconteceu....eu vi um na net com tudo do omega e monoponto com tbi com 2 bicos da holley e fechou as entradas de bico individual na admissão e o cara falou que ficou fera e vi tb um que fez com tbi dupla tipo weber 40 efi e coletor original, e mais um com duas tbi de monza....acho que com 3, igual tripla weber deve ficar bem legal né...é uma idéia ou tbi weber tripla mesmo, mais ai...tem que ser 6 bicos mono...CARACOLES...

    [img]opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 17062011028[/img]
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    Mensagem por Ivo Filho Ter 21 Jun - 20:32:54

    testei so com os do cabeçote....ficou um canhão, mas abaixo de 2500 embaralhava tudo, o carro tocia, peidava e para rua ficou inviável. talvez com um comando com graduação alta desse para engolir toda a gasolina que vinha.
    Outra alternativa que pensei e de certa forma me arrependi de nao ter testado foi trabalhar no dead time dos bicos, diminuindo o dead time poderia fazer os bicos pulsarem mais por uma fração de tempo tornando as injetadas mais uniformes...pena.

    Uma coisa que me motivou a fazer assim como estou fazendo foi que muitos projetos a gnete pega uma tbi daqui, um bico dali uma coisa de lá, mas fazer o dimensionamento desse conjunto nao é facil. muitaz vezes a instalação fica bonita, mas nao é eficiente. colocar a injeção e fazer o carro pegar é a coisa mais simples do mundo....dar aquele rolê, tirar a vela e ela estar branquinha....ai sim é complicado.
    entao, tirando a caixa inerte que ainda nao quero por par anao ter d emexer em ar condicionado alternador bomba hidraulica etc e tal...o resto é tudo do omega, tudo dimensionado para esse fim. Os bicos do astra sao de maior vazao por motivos especificos, quero o carro bi-combustivel e o acerto dos bicos da pra fazer pelo modulo entao...vamos esperar para ver.


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    Mensagem por haymo ribeiro Ter 21 Jun - 20:45:58

    caracas ivo, o coletor ficou muito legal...tu não é bobo não, tá gastando um money !!!
    só pelas vibrações positivas e capaz de ficar bom, mas que trabalho...depois coloque a tabela das contas pra gente ver...até para ter uma referência dos preços das peças ai....tomara que uma tbi dê, eu vi uma foto de um opala com 3 tbi's de omega, porque não tinha a caixa inerte....
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    Mensagem por Cupe1979_Potatow Ter 21 Jun - 21:50:58

    Ivo Filho escreveu:
    Cupe1979_Potatow escreveu:sou seu fã cara!

    e eu que achava que era o contrario!!!

    pow ... em breve nos conhecemos e os opalao pessoalmente cara ... to meio sem tempo pro meu mas ta andando a passos lentos ... amanha ele vai pro chaveiro acertar as fechaduras ...
    to acompanhando de perto ae pois suas experiencias com certeza me serao muito uteis futuramente

    Abraçao!
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    Mensagem por juliano costa Qua 22 Jun - 14:45:34

    p mim tb...vou encher a paciÊncia do Ivo..te vira..hehehe
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    Mensagem por Ivo Filho Sex 24 Jun - 18:11:43

    Hoje abri o motor, tirei o vira brequim e os pistões...
    Ja estou correndo atras das peças, vou "converter" para motor antigo. Tenho varios orçamentos e ja encontrei todas as peças em várias lojas, bem ao contrario se fosse montar o motor moderno.
    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010010ms

    Os pistões ja estavam dando sinal de cansaço mesmo. Tinha ate um anél virado.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010011aq

    aqui uma foto que achei importante colocar, ninguem nunca tinha colocado assim o cabeçote do opala e do omega. agora acho que da para entenderem a diferença das janelas de admissão. No caso o opala tem janelas siamesas, ou seja é um janelão e la dentro do cabeçote que o fluxo é dividido para cada cilindro.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010012qh

    O omega tem as janelas separadas, mas nao adianta so o cabeçote do omega, os coletores também tem de ser individuais, se nao ainda ocorrer de um cilindro "roubar a gasolina que esta sendo injetada para o outro.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010013hu

    Olha a janela do opala, mais um pouco engole a mão!!!

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010014lt

    Comprei coxinhos para montar a bobina e a caixa de relês.
    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010018kz

    Aqui a bobina MI para Hall. tem de ter tres pinos para usar na injeção com sistema Hall.
    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010019r

    A caixa de relês ja no seu lugar, usei coxinhos para ficar mais alta que a mangueira da direção, como sempre parece coisa original....

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010021e

    Achei um lugar para o MAP, vou pegar mais coxinhs e montar aqui, fica com o terminal perto do chicote e a mangueira de vaculo ficara curta.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010026c

    O lado direito do cofre ja esta praticamente pronto, hoje lavei o vaso de expansão com areia e detergente, ficou muito bom, ja da ate para ver o vivel da agua atraves da parede. ficou bem limpo, pena que nao da para ficar branco.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010027zg

    comecei a vedar a caixa do ar condicionado, assim vai gelar mais. tbm comprei as mangueiras novas do ar quente, para fazer igual no 72.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010028l


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    Mensagem por Rafhael Sex 24 Jun - 22:41:21

    Cara esse radiador da foto acima é o radiador do ar condicionado?
    Bem pequeno acho que cabe na frente do meu 74 tranquilamente um desses,

    Conseguiu achar a mediada do pistão? no meu realmente ta aquilo 3/711


    Não intendi o porque " vou "converter" para motor antigo. " Como assim? quer colocar a parte de baixo do 68 a 89 é isso? é possivel realmente? porque esse "Downgrade"? qual vantagem? e o que será necessario fazer? Pela logica é possivel tambem fazer o inverso né?


    Parabens cada dia evoluindo mais no projeto!...

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    Mensagem por Geovanni Sex 24 Jun - 23:45:27

    Rafhael escreveu:


    Não intendi o porque " vou "converter" para motor antigo. " Como assim? quer colocar a parte de baixo do 68 a 89 é isso? é possivel realmente? porque esse "Downgrade"? qual vantagem? e o que será necessario fazer? Pela logica é possivel tambem fazer o inverso né?



    Não entendi essa parte tb....
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    Mensagem por Ivo Filho Sáb 25 Jun - 7:15:22

    Rafhael escreveu:Cara esse radiador da foto acima é o radiador do ar condicionado?
    Bem pequeno acho que cabe na frente do meu 74 tranquilamente um desses,

    Conseguiu achar a mediada do pistão? no meu realmente ta aquilo 3/711


    Não intendi o porque " vou "converter" para motor antigo. " Como assim? quer colocar a parte de baixo do 68 a 89 é isso? é possivel realmente? porque esse "Downgrade"? qual vantagem? e o que será necessario fazer? Pela logica é possivel tambem fazer o inverso né?


    Parabens cada dia evoluindo mais no projeto!...

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    Geovanni escreveu:
    Rafhael escreveu:


    Não intendi o porque " vou "converter" para motor antigo. " Como assim? quer colocar a parte de baixo do 68 a 89 é isso? é possivel realmente? porque esse "Downgrade"? qual vantagem? e o que será necessario fazer? Pela logica é possivel tambem fazer o inverso né?



    Não entendi essa parte tb....


    Então, pistao oversize para motores de 6" estão descontinuados (não são fabricados) as poucas unidades que ainda existem, ( O Oumge achou tres no Brasil para mim) são todas STD e par amim naoserve mais. Vou usar biela e pistão até 89.
    Infelizmente so vejo desgantagem, mas montar um motor forjado pela pura falta de peças originais não esta nosmeus planos e aos amigos do forum que tem motores com retentor e bielas de 6"....podem ir pensando no assunto.


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    Mensagem por haymo ribeiro Seg 27 Jun - 21:00:22

    Ivo, já olhou a parte da válvula termostática do cabeçote do omega..... o que vai fazer ??? vc viu que a do opala vai vazar água...eu tapei o furo que sobrava com massa "SOS" e coloquei a do opala mesmo e não deu problema, mas já consegui a do omega lá no rei dos omegas...só falta rresolver onde vou colocar ou o sensor de temperatura da injeção ou então o do relógio...

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 Img?s=MLB&f=160183368_4749

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    [img]opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 Pict0034wy[/img]

    [img]opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 Pict0035q[/img]

    resolvi até pegar e fotografar para ver, e vi que já tem duas saídas para os sensores apesar de diferentes mas servem sem adaptação...show !!!
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    Mensagem por Ivo Filho Seg 27 Jun - 21:57:14

    eu ia tampar com um selo, mas estava olhando o furo era para pegar agua que passa ao redor do cilindro e no caro do opala ali nao tem o furo de ligação, entao acho que se deixar aberto nao passa agua. ja tinha estudado isso antes, mas vou dar uma olhada de novo. Da uma olhada na modificação que fiz, os dois sensores vao ficar na peça antes da valvula e ainda vou manter a saida para o ar quente, que inclusive instalei as mangueiras novas agora a pouco.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010014si


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    Mensagem por RN_Willemann Seg 27 Jun - 22:37:17

    Parabens Ivo.

    Queria ter essa habilidade e espaço para poder lidar com o diplo desse jeito hehe

    Vai ficar show.
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    Mensagem por haymo ribeiro Seg 27 Jun - 23:58:00

    Ivo Filho escreveu:eu ia tampar com um selo, mas estava olhando o furo era para pegar agua que passa ao redor do cilindro e no caso do opala ali nao tem o furo de ligação, entao acho que se deixar aberto nao passa agua. ja tinha estudado isso antes, mas vou dar uma olhada de novo. Da uma olhada na modificação que fiz, os dois sensores vao ficar na peça antes da valvula e ainda vou manter a saida para o ar quente, que inclusive instalei as mangueiras novas agora a pouco.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010014si


    ficou muito legal a adaptação IVO, eu nem vi no bloco a ligação, mas no cabeçote vaza
    o meu eu descobri, porque estava vazando, ou seja...ele vaza e muito ou seja...sai a água toda !!!!
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    Mensagem por haymo ribeiro Ter 28 Jun - 0:15:33

    Ivo Filho escreveu:
    Rafhael escreveu:Cara esse radiador da foto acima é o radiador do ar condicionado?
    Bem pequeno acho que cabe na frente do meu 74 tranquilamente um desses,

    Conseguiu achar a mediada do pistão? no meu realmente ta aquilo 3/711


    Não intendi o porque " vou "converter" para motor antigo. " Como assim? quer colocar a parte de baixo do 68 a 89 é isso? é possivel realmente? porque esse "Downgrade"? qual vantagem? e o que será necessario fazer? Pela logica é possivel tambem fazer o inverso né?


    Parabens cada dia evoluindo mais no projeto!...

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    Geovanni escreveu:
    Rafhael escreveu:


    Não intendi o porque " vou "converter" para motor antigo. " Como assim? quer colocar a parte de baixo do 68 a 89 é isso? é possivel realmente? porque esse "Downgrade"? qual vantagem? e o que será necessario fazer? Pela logica é possivel tambem fazer o inverso né?



    Não entendi essa parte tb....


    Então, pistao oversize para motores de 6" estão descontinuados (não são fabricados) as poucas unidades que ainda existem, ( O Oumge achou tres no Brasil para mim) são todas STD e par amim naoserve mais. Vou usar biela e pistão até 89.
    Infelizmente so vejo desgantagem, mas montar um motor forjado pela pura falta de peças originais não esta nosmeus planos e aos amigos do forum que tem motores com retentor e bielas de 6"....podem ir pensando no assunto.

    há quem diga que o opala pode rodar 1.000.000 kms, não quero nem pensar !!!! se for o caso troco os anéis primeiro ou pego pistões cozidos de omega
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    Mensagem por Ivo Filho Ter 28 Jun - 20:04:30

    Dando continuidade, preparando o cofre pra receber o motor que agor avai ser zero kilometro.
    Desmontei a caixa do ar, higienizei, nossa como junta pós la dentro. e depois vedei com massa de calafetar preta. isso garante que o ar gelado nao vaze e chegue com força dentro do carro.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010001nj

    Um macete, para quem desmonta o cofre e tem a manta de isolamento toda encardida e feia, é so pintar com tinta preto fosco que fica zero, como nova!!!

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010004ea

    ja passei a managueira nova do ar quente e aproveitei que esta sem o motor para organizar toda a instalação.
    praticamente estou concluindo a parte eletrica original e assim que chegar o chicote da Pandoo, vou deixar a instalação da injeção pronto, tipo colocar o motor, ligar os terminais e dar partida.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010005wn

    O legal é quando fazemos esse tipo de restauração temos tempo para repassar os chicotes em lugares mais adequados, podemos ensaiar onde fica mais legal e organizado, coisa que na fabrica os caras nao tinham tempo ja que tinham de 15 a 20 minutos para passar todos os chicotes no carro

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010007hs



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    Mensagem por Rodrigo4100 Ter 28 Jun - 20:10:42

    show opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 255810
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    Mensagem por Cupe1979_Potatow Ter 28 Jun - 20:59:46

    Show ... e esse azul do cofre/carro é bonito pra kct ....
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    Mensagem por juliano costa Sáb 2 Jul - 7:29:55

    Ivo, não achou os reservatórios novos?
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    Mensagem por Ivo Filho Sáb 2 Jul - 13:32:46

    juliano costa escreveu:Ivo, não achou os reservatórios novos?


    Entao juliano, pior que eu achei todos....mas o preço me fizeram optar por terminar o motor que tive de retificar inteiro.

    assim que o carro voltar a rodar pretendo ir trocando aos poucos, ate mesmo par anao destoar tudo restaurado e os tanques todos encardidos.


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    Mensagem por Cupe1979_Potatow Sáb 2 Jul - 16:50:55

    Ivo Filho escreveu:
    juliano costa escreveu:Ivo, não achou os reservatórios novos?


    Entao juliano, pior que eu achei todos....mas o preço me fizeram optar por terminar o motor que tive de retificar inteiro.

    assim que o carro voltar a rodar pretendo ir trocando aos poucos, ate mesmo par anao destoar tudo restaurado e os tanques todos encardidos.

    Ooo loco cara ... os tanques tem q ser novos tbm!!! rsrs ... senao nao orna com esse trampo ai!
    Abraço!
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    Mensagem por Ivo Filho Qua 6 Jul - 20:39:03

    Bão dando continuidade....o motor foi retificado inteiro, ficará zero kilometro e vai me deixar tranquilo por mais uns 20 anos!!!

    Aqui a bagaça quando chegou em casa. Achei uma porrada de peças originais GM desde as velas ate os selos.
    Tbm tomei vergonha e comprei um torkimetro....nunc amais vou pedir emprestado. Esse que comprei é o mais simples, mas na minha opnião para o uso que faço é o melhor que tem.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010144w

    Fiquei enrolando para fazer os furos e roscas do cabeçote e confesso que foi muito moleza

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010146aq

    Passar o macho foi e pronto, ficou zero e com os suportes todos alinhados. Mais um passo a caminho do final

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010147gm

    Comecei a desengraxar o motor e tirar o ferrugem das latas para a pintura. achei uma tinta, que espero que seja parecida com a tinta original. depois se ficar bom eu coloco o nome da tinta.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010148is

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010149q

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010150n

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010151g

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010152ln

    eu ia pintar com o motor sem nada dentro, mas pensei melhor e vou ajustar o motor e pintar montado parcial.

    Amanha começo a ajustar as bielas.....muitas horas de lixa.


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    Mensagem por Rafhael Qui 7 Jul - 7:08:06

    Bonito esse aspecto de peças jateadas, quanto ao motor irá leva-lo pro banho quimico? Retificou somente o bloco? ou foi o vira tambem? os pistões serão realmente forjados?

    Vai ficar muito bom!!

    abraçs
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    Mensagem por Cupe1979_Potatow Qui 7 Jul - 8:10:14

    É, como ficou os pistoes ??
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    Mensagem por Ivo Filho Qui 7 Jul - 8:10:52

    Rafhael escreveu:Bonito esse aspecto de peças jateadas, quanto ao motor irá leva-lo pro banho quimico? Retificou somente o bloco? ou foi o vira tambem? os pistões serão realmente forjados?

    Vai ficar muito bom!!

    abraçs

    O motor ficou no banho quimico uns 3 dias, tanto que derreteu as bronzinas de comando, mas ja coloquei novas Metal Leve.
    O vira foi retificado tbm. Pistões são originais só que para biela curta. As bielas o Jricardo me presenteou....(na verdade ele ficou com as bielas longas para usar de enfeite em algum lugar heheheh)

    Acabei de ir buscar o volante que mandei dar uma retificada para nao estragar o novo disco de embreagem que ficou uma paulada de caro.

    Hoje a noite a lixa vai comer solta na ajustagem das bielas. Se eu conseguir ajustar tudo hoje, amanha ja quero fechar parcial e pintar. Sabado coloco o motor no carro e monto o cabeçote, ai finalmente posso retomar os trabalhos da injeção eletronica que ficaram estagnados por conta dessa cagada do motor.

    Por outro lado não posso reclamar, pois embora esteja duro por um bom tempo, o motor agora é zerinho de tudo. e sinceramente, o 72 com o 6 cil antigo e carburador simples é muito mais espertão que o 91 entao não achoque vai ter inflências perceptiveis ja que não estou buscando a máxima performance ("esportiva") do motor.


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    Mensagem por Eduardo Cruz Qui 7 Jul - 12:45:57

    pô Ivo parabens ta ficando muito bom cara vc é muito caprichoso muito lindo msm,parabens
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    Mensagem por Ivo Filho Qui 7 Jul - 16:56:54

    Gente, hoje recebi uma MP e fiquei preocupado:

    Gente, jato de areia é para as latas, carter, tampa de valvula, cabeçote depende ate dá desde que nao tenha linha de oleo pressurizado.

    Agora "BLOCO DE MOTOR NUNCA SE MANDA PARA JATO DE AREIA" NEM EM SONHO NEM EM PESADELO". se passar areia nos canais de lubrificação pode jogar o bloco fora. até o pós de ferro que entra na retifica já é ruim de sair, mas a areia nao se sabe o pq mas por mais que se passe ar, nao sai e quando fecha omotor a lazarenta aparece....risca tudo.


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    Mensagem por Ivo Filho Qui 7 Jul - 16:58:24

    Eduardo Cruz escreveu:pô Ivo parabens ta ficando muito bom cara vc é muito caprichoso muito lindo msm,parabens

    Valeu Eduardo..e quem passa na frente do portao de aço nem imagina o que se consegue fazer naquele barracão!!!


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    Mensagem por gilrichardbr Qui 7 Jul - 17:19:58

    Ivo, quero muito ficar por dentro do que esta acontecendo aí na sua oficina... vc sabe disso!

    Mas falando sério, SAI DESSE MICRO AÍ MANO e vai lá terminar de montar esse carro logo!!!

    kkk rsrs


    Voce tem que estar aqui em Araraquara logo, veja abaixo:

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    Mensagem por Thiago Thunderblue Qui 7 Jul - 18:21:43

    resolvi postar devido eu ter ficado fan desse trampo!
    o Ivo eh show d+
    fixa o topico ae haha
    to acompanhando faz tempo, mas ta cada dia melhor.... acho q o proprio Ivo nao ta tao ansioso qto nos Very Happy
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    Mensagem por Ivo Filho Qui 7 Jul - 20:01:19

    gilrichardbr escreveu:Ivo, quero muito ficar por dentro do que esta acontecendo aí na sua oficina... vc sabe disso!

    Mas falando sério, SAI DESSE MICRO AÍ MANO e vai lá terminar de montar esse carro logo!!!

    kkk rsrs


    Voce tem que estar aqui em Araraquara logo, veja abaixo:

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 Evento2011


    Meu, tava lá ate agora...ja ajustei tres bielas.....deu ate bolha no dedo. de trampo de ajustagem faltam tres bielas e o mancal de escora axial...meu esse vai dar tampo, tem mais de um milimetro para tirar na lixa....amanha coloco fotos. Estou animado, assim mantenho o cronograma de pintar e montar o motor no sabado.

    Thiago Thunderblue escreveu:resolvi postar devido eu ter ficado fan desse trampo!
    o Ivo eh show d+
    fixa o topico ae haha
    to acompanhando faz tempo, mas ta cada dia melhor.... acho q o proprio Ivo nao ta tao ansioso qto nos Very Happy

    Valeu Thiagão, nao posso dizer que nao estou animado, mas na verdade esse trampo todo me pegou de surpresa. agora to entendendo pq o Marcos passou a serra no carro dele.


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    Mensagem por Ivo Filho Qui 7 Jul - 20:07:43

    Ja ia me esquecendo, A Pandoo mandou o chicote novo e tbm atualizou o software do modulo de injeção.
    Não sou de fazer propaganda nao, mas muita gente mete o ferro na Pandoo, mas os caras sempre me atenderam muito bem e sempre resolveram todas as minhas duvidas, ate atualizaram minha injeção de graça, embora agora eu tenha de descobrir para que serve um fio que veio a mais na injeção!!
    Agora ja posso terminar a parte eletronica do carro.


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    Mensagem por j ricardo Qui 7 Jul - 20:11:45

    Também estou ansioso para andar nesse carro...

    bom que está indo rápido...
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    Mensagem por Dhiego Michel Qui 7 Jul - 20:44:58

    Parabéns pelo trabalho! Está ficando de primeira!
    E a melhor parte de fazer vc mesmo o trabalho, é saber que tudo vai ficar do jeito que vc quer!
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    Mensagem por Rogerio292 Qui 7 Jul - 20:52:23

    Ivo, tenho acompanhado o projeto e o capricho com que faz cada etapa e cada detalhe!
    Li muito pouca coisa sobre ajustes na montagem do virabrequim e gostaria de saber como é feito este "ajuste" com lixa na biela e qual a finalidade?
    Abrçs
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    Mensagem por Ivo Filho Qui 7 Jul - 21:23:57

    opa, vou dar uma explicada por cima, mas acho que sabado eu posto fotos de como é feito.

    O meu motor estava ja no meio para o final de vida, e as folgas das bielas nao eram muito diferentes das folgas que estavam ja com as bronzinas novas e vira retificado. ainda que a retifica tem torelancias maximas e minimas.
    O lixamento é feito no colo da biela de forma a fazer com que a folga seja reduzida. Da para montar do jeito que vem da retifica? - da sim, pode ate durar a mesma coisa, mas é um capricho a mais. tbm a ajustagem tem por finalidade verificar se a retifica nao fez nenhuma cagada, pois ja aconteceu de montar a biela antes de ajustar e a mesma estar travada.

    Nota importante: cada tipo de utilização tem folgas diferentes e cada pessoa tem o seu macete para saber quando ja esta bem ajustado. Não é o tipo de coisa que vc pega para aprender e ja vai fazendo. Se aventurar a ajustar pode dar certo ou nao, aumentando o custo da retifica do motor....

    Os mecanicos de hoje nao fazem isso, se tornaram oe meros trocadores de peças etc e tal..


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    Mensagem por Rogerio292 Qui 7 Jul - 21:47:54

    Ivo, agradeço desde já pela respota: Obrigado!
    Este serviço é um ajuste fino após a retifica então que vai dar maior precisão para as folgas com a equiparação destas na montagem das bielas

    O que eu havia lido em uma matéria da FullPower era justamente sobre este tipo de ajuste. De acordo com o tipo de ajuste você tende a economizar/ganhar mais hp´s pelo trabalho mais livre do virabrequim e maior longevidade do motor por conta das folgas equalizadas.
    Mas o autor não deu os detalhes como você colocou pra gente aqui.

    Uma outra dúvida: Nos colos dos mancais também dá pra fazer este trabalho?

    Abrçs
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    Mensagem por Ivo Filho Qui 7 Jul - 21:56:44

    No colo dos mancais dá, mas é arriscado. como o vira é muito pesado, vc nao tem como ter noção se esta ficando pesado por estar pegando ou nao...mas o ultimo mancal tem de ser ajustado na axial.
    eu mesmo nunca ajustei mancal de motor de opala.
    Antigamente tinham uns adesivos que vc colocavano vira e ia ajustando, quando montava e travava, vc tirava o adesivo e o motor estava ajustado com a folga relativa à espessura do adesivo. Nunca mais ouvi falar desse artificio, mas lembrei tbm de um tiozinho que colocava plastico daquelas balas frigel (coisa bem boqueta mesmo) e fazia esse esquema e o pior dava certo.

    Uma coisa importante tbm no ajuste ideal é que se montar um motor cheio de folgas o oleo acha mais caminhos para retorar para o carter e com isso a pressão da bomba cai um pouco. excesso de folga causa barulho e o brozinamento acaba logo.


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    Mensagem por Rogerio292 Qui 7 Jul - 22:03:24

    Ivo, valeu pelas informações e bom trabalho nos ajustes!
    Abraço!
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    Mensagem por Ivo Filho Sex 8 Jul - 18:17:32

    Terminei de ajustar o motor....mais tarde coloco as fotos...deu um baita trabalho.


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    Mensagem por Thiago Thunderblue Sex 8 Jul - 18:40:04

    opaaaaaaaaaaaaaa, aguardando ansiosamente Very Happy
    qdo vai dar a primeira partida? nao eskece de filmar hein Wink
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    Mensagem por Dhiego Michel Sex 8 Jul - 22:24:46

    OBA !!!

    FOTOSSS!!!!
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    Mensagem por Ivo Filho Sex 8 Jul - 23:19:02

    bom, eu ajustei o motor.
    Coloquei as fotos, mas lembrem-se, existem muitas maneiras de fazer, cada um faz da forma qu achar melhor e tbm para cada tipo de utilização tem ajustes de folgas diferentes tbm, por exemplo, um motor de alta performance, do tipo que ja se monta de desce o cassete com certeza iria fundir rapido com as folgas que eu deixei...

    A panddo ta comercializando agora um logger para acerto da injeção no PC, entao pedi se dava para atualizar minha injeção pois nao era compativel com o novo acessorio. mandei pelo correio e a pandoo mandou o modulo com software novo (e de graça)

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010060et

    preciso ver para que serve esse novo fio que sai de dentro da central

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010061lm

    Eu pedi um chicote um pouco maior, mas esse veio fio até de mais!!!

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010062pz

    para começar, tem de montar o volante. usar apenas dois parafusos ja resolve.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010064z

    precisa prender o vira na morça, mas como é muito cumprido, tem de usar um artificio. Nota: não é bom deixar o vira pendurado assim, pode empenar....é fazer o trampo tirar e guardar bem apoiado.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010065r

    O motor é cheio de marcas e é bom saber par aque servem.
    No colo de biela tem esses numeros, entao quando montar a biela eles sempre devem estar juntos. o numero tbm é relativo à posição do pistao, no caso esse é o pistao 4.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010069x

    embora seja um pé no saco, toda hora tem de estar limpando as peças, o pó de ferro aqui come solto. Use papel higiênico. Pano pode deixar fiapo.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010070pg

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010071d

    A bronzina tem jeito certo de montar, na verdade nao tem muito jeito de montar errado.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010074vk

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010075ly

    Antes de começar a ajustar, é bom dar uma pré montada, assim da para ter uma ideia de como esta, as vzs da sorte e nao tem de fazer nada. manda óleo, pois assim é garantido ao menos a folga do filme de óleo.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010076nj

    Oleo na duas partes.
    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010078n


    Atentar para outra marca na cabeça do pistao, essa seta tem de ficar sempre apontando para a frente do motor.



    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010079x

    aqui nao sei se da para ver, mas a folga permite jambrar a biela, a parte de cima esta encostada no lado esquerdo do vira e a parte de baixo esta encostada no lado direito.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010081z

    Tem de montar e desmontar a biela algumas vezes, se ela agarrar, nunca bara no prisioneiro sem a porca, pode detonar a rosca. deixe a porca e de uma batida de leve ate soltar.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010084k

    agora começa a perte de lixamento

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010086b

    eu uso lixa 400, acho que abaixo disso nao fica polido e sim riscado, mas vai ao gosto...

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010087x

    O colo fica polido, parece cromado!!!

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010089o

    Montei , ficou zerado na quarta tentativa...o problema é se ficar apertada no vira....vamos pular essa parte!!!

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010091f

    Pronto, bielas no jeito de montar. Não sei explicar como saber a hora de parar de ajustar. eu costumo ir montando e verificar se ainda esta jambrando. o giro tem de ser livre.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010092ek

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010093kd

    O mancal, esse precisa de atenção.
    O que determina o quanto vai ter de ser lixado é o desgaste da escora axial do vira, quanto mais desgastado menos lixamento...

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010094o

    FErramenta basica.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010098i

    Um macete que eu aprendi, ams como eu disse, cada um faz do jeito que achar melhor. vc usa uma lixa 80 e no momento em que o mancal encaixar, vc muda apra a lixa 400. quando sumirem todos os riscos vc deverá ter a folga de 0,10 cetésimos.

    O bom mesmo era ter aquela maquina de lixa continua e fazer os dois mancais juntos ao mesmo tempo, mas nao tenho entao fiz a moda antiga.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010099wd

    Dito e feito....

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010101jl

    Fazer o mesmo para a outra metade. mas um detalhe importante, se nao tiver muito desgaste, nao é muito bom lixar a bronzina so de um lado, pois pode sumir o canal de lubrificação, entao eu fiz dos dois lados, mas é outra coisa que vai ao gosto do executante....

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010103s

    fica uma boa diferença, no meu caso deu mais de um milimetro, 0,5 para cada lado.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010104wl

    fazer o mesmo processo e acertar a folga, o ajuste final vai ser garantido pela folga do parafuso do mancal.
    Mesma coisa, lixou com 80, entrou no vira, começa o polimento, sumiram os riscos é para dar a folga certa.

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    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010106bd

    A hora da verdade....colocar o vira e apertar o mancal trazeiro...tem de girar livre.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010107ru

    Montar todas as bronzinas. atentar que estas bronzinas tem lado certo para colocar e tem de bater com o furo de lubrificação do bloco.
    Uma lambusada básica de óleo

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010109p

    Pronto vira no lugar virando livre e sem folga axial.

    opala 91 com injeção eletronica cabeçote de omega, "  Terminei  !!!!""" - Página 4 P1010112q

    Amanha limpeza, passar ar nos furos e montar...

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    Última edição por Ivo Filho em Seg 3 Dez - 20:25:47, editado 1 vez(es)


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    Mensagem por Thiago Thunderblue Sáb 9 Jul - 0:01:47

    q trabalho de profissional!
    nao lembro de ter visto um topico tao perfeito assim!
    parabens Ivo, vc merece
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    Mensagem por Geovanni Sáb 9 Jul - 0:07:30

    Muito bom Trabalho ...

    Cara caprichoso é outros 500.... parabéns Ivo.

    Abrç;

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