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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE Empty DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE

    Mensagem por Opalamor Ter 31 maio - 10:39:26

    Bom dia pessoal

    No link http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-o250s.htm do site Best Cars Web Site, no item “consultório de preparação”, passaram cinco receitas de veneno (obtidas através de simulação) para um motor 250-S com potência avaliada em torno de 125cv, para se atingir até 300cv de potência, consistindo basicamente em aumento da taxa de compressão, adoção de carburadores maiores e instalação de turbo, levando-se em consideração os comandos apropriados para cada caso e os ajustes em geral que se fazem necessários. Me chamou atenção dois itens nas receitas apresentadas que relaciono abaixo:

    1º) Aumento da taxa de compressão – Resultado 134 cv -26,7 mkgf de torque;
    2º) Adoção de uma Quadrijet – Resultado 203 cv -23,00 mkgf de torque;
    3º) Adoção de 03 Weber 40 – Resultado 243 cv – 22,2 mkgf de torque;
    4º) Adoção de 03 Weber 44 – Resultado 271 cv – 21,5 mkgf de torque;
    5º) Adoção de um Turbo – Resultado 294 cv – 58,8 mkgf de torque;

    Nas opções de 1 a 4 aspiradas, a potência aumenta porem torque diminui, em compensação na opção 5 turbo, a potência e o torque crescem praticamente na mesma proporção. Sempre achei que torque e potência cresciam proporcionalmente em qualquer preparação, mas de acordo com a simulação do site isso só ocorreu com o turbo. Sou novo, leigo e curioso no assunto, logo se algum dos amigos puder me explicar, e apontar algum efeito prático disso, agradeço.
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    DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE Empty Re: DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE

    Mensagem por Ivo Filho Ter 31 maio - 11:07:56

    Olá.

    Torque e potencia em um motor, embora sejam intimamente ligados, são relações inversamente proporcionais.
    O torque é sempre obtido em baixas rotações e neste momento a potencia do motor é muito infeior à indicada (a que o fabricante informa)
    A medida que o motor ganha rotação, o toruqe sempre diminui e a potencia tende a aumentar.
    Nem sempre, ou melhor, nunca ter altíssimas rotações siginifica ter aumento absurdo de potência ou potencia efetiva, pois junto com o aumento de rotação surge uma outra potencia que chamamos de potência de atrio que tem um surgimento meio exponencial e quando a curva de potencia é máxima e começa a regredir, é sinal que a potencia de atrito esta atuando. Portanto se não existisse a potencia de atrito, um motor 1000cc poderia teoricamente atingir 147cv (ja fiz a conta hehehe)ou um 6L original sem a potencia de atrito poderia teoricamente atingir seus 300cv.
    Assim se vc tiver a oportunidade de ver um grafico de torque e potencia, vai verificar que o torque e a potencia sao medidos em diferentes faixas de rotação.
    quando falamos agora em transmissão, diferencial etc e tal....comandos de válvulas, originalmente falando, temos um conjunto equilibrado para usar e ou melhor desfrutar desses dois parametros, torque e potência. Quando vc esta em quarta marcha à 2000rpm, o motor desenvolve torque, tem força e é economico, porém se vc colocar uma quarta e tentar sair do 0 km/h o carro nao tem nenhuma potencia, male má vai dar um tranco e morrer...agora de vc estiver em primeira e subir o giro para 5000 rpm e soltar o pe da embreagem, vc vai descarregar potencia liquida na roda do carro (liquida pq despresamos todas as perdas de transmissao, atrito etc e tal)

    Agora falando o turbo.
    Pq a potecia e o torque aumentam sem necessariamente aumentar a cilindrada?

    o motor de um carro a principio nada mais é que um compressor e uma série de alavancas tipo essas que vc usa para levantar um movel de casa ou uma pedra.
    Quando vc aumenta a pressão no cilindro, na verdade vc esta aplicando pressão sobre uma área e isso vai gerar uma força, matematicamente falando, entao maior a pressão, maior a força resultante e consequentemente maior a potencia em uma determinada faixa de rotação.
    Agora vamos falar do torque a das alavancas....
    as bielas sao montadas no vira brequim certo?, entao, o desalinhamento do colo de bielas em relaçaõ ao centro é a sua alavanca, entao, quanto menor a biela, maior o curso do virabrequim e logicamente maior o torque. Voltando à questão da pressão do turbo, maior pressão, maior força....maior força aplicada na alavanca, maior vai ser o torque.

    bom é isso, assim funciona o motor de um carro.....



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    DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE Empty Re: DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE

    Mensagem por Opalamor Ter 31 maio - 11:29:58

    Caramba Ivo, você me deu uma aula agora.

    Um abraço e obrigado.
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    DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE Empty Re: DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE

    Mensagem por parra Qua 1 Jun - 13:03:42

    o torque é medido com uma uma corda de 1m amarrada a uma balança, e o carro puxando (forma basica de se medir). um motor aspiradão tende a diminuir o torque, com isso a direção se torna menos confortavel. quanto mais alto o giro em que o torque é atingido menos confortavel e mais racing fica o carro, chegando a encomodar nas ruas, tendo que dar giro para sair do sinal, maior uso do cambio em reduções etc ....
    O turbo e o compressor compensam as falhas na admissão dos carros aspirados, fazendo sempre ter ar dentro da camara, um motor sobrealimentado é como se fosse um de maior cilindrada mesmo sendo menor, aumento de eficiencia volumetrica total !
    []'s !


    Última edição por parra em Sex 8 Mar - 10:47:31, editado 2 vez(es)
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    DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE Empty Re: DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE

    Mensagem por allanfrz Qua 1 Jun - 19:08:37

    Potência = Torque x Rotação.

    Graficamente, o ideal é que ambos fossem uma reta, torque constante, e aumento de potência somente devido ao aumento de rotação.
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    DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE Empty Re: DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE

    Mensagem por Simoneti Sex 8 Mar - 10:04:30

    Prezado Ivo Filho,

    Tenho de fazer algumas considerações a respeito da sua resposta acima postada.

    Primeiramente, dizer que "torque e potência são inversamente proporcionais" é um absurdo! A equação que nos dá a potência, em cavalos, é a seguinte:
    Potência = 2 x (pi=3.14...) x número de rotações por minuto x torque em kgf.m - tudo isso dividido por 60.75

    Dessa forma, um aumento no torque, em determinada rotação, corresponde sempre e obrigatoriamente a um aumento na potência.

    Quando a rotação de um motor aumenta, o torque nem sempre decai. Considere, por exemplo, uma motocicleta Honda CBR 600RR. O torque máximo do motor dessa motocicleta é obtido à 11.250 rpm, um valor bastante alto. Assim, o crescimento da rotação, de 0 até 11250 rpm, nos dá um aumento de torque. O que existe, sim, é um limite de rotações, a partir do qual o torque começa a decair. A partir desse limite, o aumento da potência com a rotação começa a ser menos intenso (porque a potência depende do torque, que começa a decair). Isso ocorre até que cheguemos novamente a um outro limite, no qual o torque decai de forma bastante acentuada, fazendo com que o aumento de rotações do motor não mais gere aumento da potência, e sim uma diminuição da mesma.

    Desconheço a conta que fizeste em relação ao atrito, mas estás certo no que afirmastes, dizendo que quanto maior a rotação, maior a força de atrito.

    Em relação ao turbo, o que ele faz é comprimir o ar que entra no motor. Isso faz com que uma maior massa de ar entre a cada ciclo no motor, o que permite a queima de uma maior quantidade de combustível (devido à proporções estequiométricas da reação de queima do combustível). Assim, após a queima, a mistura de ar comprimido com combustível terá uma maior energia ("força") para empurrar o pistão, resultando na maior potência.

    Bom, era isso.
    Espero tê-los ajudados.

    Abraços!
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    DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE Empty Re: DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE

    Mensagem por Brunugomes Sex 8 Mar - 10:18:13

    Eu do meu singelo ponto de vista imagino que a duvida do amigo tbm está relacionada ao tipo de preparação para o tipo de resultado, Aspirado.. Perde torque ou dificulta o ganho de torque pq? E turbo.. Ganha com mesma proporção o torque pq? Acredito que seja essa a duvida em si... Apesar das Otimas explicações dos amigos..
    Abraço
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    DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE Empty Re: DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE

    Mensagem por rafa_pr Sex 8 Mar - 10:28:52

    Eu entendo que o Ivo deve ter falado que o torque é inversamente proporcional a potência, no sentido de que quanto maior a preparação e aumento de potência, normalmente o ponto do torque máximo sempre é deslocado para regimes de rotações maiores, deixando o carro com "menos" torque de baixa e pior para uso diário/na rua...
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    DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE Empty Re: DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE

    Mensagem por skuzam Sex 8 Mar - 10:53:59

    Mais é meio estranho isso, porque o cara pegando um opala original e só botando um comando 250S e uma quadrijet deve é aumentar e bastante o torque junto com a potencia comparando a um 6cc original 4.1/S.
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    DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE Empty Re: DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE

    Mensagem por Sr.Bianchi Sex 8 Mar - 11:38:23

    Essas simulações do bcws não tem cabimento nenhum. Certamente foi um bundão que jogou dados num software vagabundo e saiu com estes resultados ridículos.

    Um quadrijet vai jogar muito mais ar e combustível na câmara, como pode perder em torque se a faixa de trabalho manteve-se inalterada?

    Com que tipo de comando está se supondo estes dados?
    Teria que ter todo um conjunto para se supor os resultados.

    Não tem como um motor 6 cil. perder torque máximo em relação ao original após preparação.

    A explicação do Simoneti está bem legal.
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    Mensagem por Ghost Sex 8 Mar - 11:53:50

    Tirando que o tópico é de 2 anos atrás, no mais ta tudo certo mesmo.


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    Mensagem por parra Sex 8 Mar - 12:04:41

    é mais ou menos assim ... um motor trabalhado, precisa de mais ar para respirar bem ... sendo que o motor aspirado respira naturalmente, acaba se tendo uma deficiência na alimentação, por maior que seja o carburador. Por esse motivo acaba se perdendo torque. E como ja citado, principalmente o torque em baixa ...
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    Mensagem por Sr.Bianchi Sex 8 Mar - 12:27:48

    Ghost escreveu:Tirando que o tópico é de 2 anos atrás, no mais ta tudo certo mesmo.

    Que mer**... o velho truque do tópico desenterrado.
    Cai de novo...

    Pessoal, por tudo que é mais sagrado, vamo para de desenterrar tópico.
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    Mensagem por Malves Sex 8 Mar - 13:01:46

    Sr.Bianchi escreveu:
    Ghost escreveu:Tirando que o tópico é de 2 anos atrás, no mais ta tudo certo mesmo.

    Que mer**... o velho truque do tópico desenterrado.
    Cai de novo...

    Pessoal, por tudo que é mais sagrado, vamo para de desenterrar tópico.


    Aprendi mais um monte, lendo o topico desenterrado. não acho errado isso! ainda mais por ter adicionado informações certo?

    o conhecimento adquirido aqui, vai durar anos e anos... assim como o tópico...

    Depois nego reclama de tópico repetido... vai entender... DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE 44056
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    Mensagem por Glaucio Missioneiro Sex 8 Mar - 13:31:33

    É bem isso mesmo Malves, eu seguido to me intrometendo em tópico dos outros, pra não criar novos
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    Mensagem por Ghost Sex 8 Mar - 13:38:07

    O PROBLEMA é o seguinte, uma duvida que já foi sanada, de um tópico que por mim deveria ser fechado, pois duvida sanada pra mim é igual a tópico fechado ...

    Dai vem um cara se registra hoje(NÃO TENHO NADA CONTRA ISSO, QUE FIQUE CLARO NEM CONTRA A PESSOA QUE O FEZ) e posta uma opinião para rebater uma postagem de 2 anos atrás ...

    ISSO pra mim não tem lógica !!

    Não tem nada de mais usar tópico antigo pra sanar duvida, o que não acho válido é rebater postagem de 2 , 3 , 4 anos atrás com algo atual sendo que a duvida do dono do tópico já foi sanada naquela época !!

    bele ... espero que entendam meu ponto de vista ... faloo


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    Mensagem por Luis_555 Sex 8 Mar - 13:56:11

    É um fórum, não uma consulta pessoal com assistente técnico...

    A dúvida de um pode ajudar outras pessoas, por isso é um fórum, o que você sugeriu já existe e se chama http://br.answers.yahoo.com !!

    O que não tem lógica é entrar na área de preparação e ter 4 tópicos querendo fazer o 250S ter 250cv e fazer 9km por litro...
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    Mensagem por Ghost Sex 8 Mar - 14:01:52

    É um fórum, se eu pegar uma postagem de 2008 sua e discutir te falando que você estava errado mesmo você já tendo respondido a alguma duvida em um eventual tópico e o dono do tópico já tenha morrido(pode acontecer, né!?) qual o sentido de eu puxar o tópico das cinzas e fundão do fórum só pra te falar que você estava errado ??


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    Mensagem por Malves Sex 8 Mar - 14:06:16

    Ghost, não estraga um tópico que é tão bom! com discussão não!

    Os moderadores podiam excluir as ultimas postagens? já que não estão agregando nada para o tópico...

    Esse tipo de critica sua não vai mudar o fórum, nem as pessoas nem o mundo fio.

    Abraço!
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    DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE Empty Re: DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE

    Mensagem por Ghost Sex 8 Mar - 14:08:57

    Só estou explicando meu ponto de vista, relaxem ...


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    DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE Empty Re: DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE

    Mensagem por adpachec Sex 8 Mar - 14:23:04

    Resumindo é igual bicicleta, a marcha mais pesada é a mais lerda e tem mais torque, a mais leve tem menos torque mas em compensação já tem velocidade suficiente para não necessitar de tanto torque (inércia).
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    DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE Empty Re: DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE

    Mensagem por Luis_555 Sex 8 Mar - 14:29:06

    Ghost escreveu:É um fórum, se eu pegar uma postagem de 2008 sua e discutir te falando que você estava errado mesmo você já tendo respondido a alguma duvida em um eventual tópico e o dono do tópico já tenha morrido(pode acontecer, né!?) qual o sentido de eu puxar o tópico das cinzas e fundão do fórum só pra te falar que você estava errado ??

    Acho muito válido.

    Se aquilo que foi dito antigamente era tido como "certo" e não estava certo e alguém aparece pra contestar 4 anos depois, vai evitar de muita gente que nunca tinha visto aquela resposta antes e cometer o mesmo engano...

    O Sr, Bianchi respondeu "por engano" mas e se ele nao fala nada e aparece alguém querendo aprender e lê ali que se montar só uma quadrijet no bloco original o carro ganha em potencia e perde torque e sai por ai acreditando e pregando isso? Exemplo do que eu acabei de citar...


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    DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE Empty Re: DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE

    Mensagem por Brunugomes Sex 8 Mar - 14:38:55

    Na realidade foi o Simonet quem respondeu hj.. E logo em seguida respondi sem nem ver as datas.. o.O Mas de fato quando um assunto é pertinente tenho que concordar que é bom que seja mais discutido independente da data da postagem... O certo pode passar a ser errado de um dia para o outro...
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    DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE Empty Re: DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE

    Mensagem por skuzam Sex 8 Mar - 14:45:18

    Acho que já temos um forte candidato... DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE 260807
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    DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE Empty Re: DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE

    Mensagem por morrison Sex 8 Mar - 15:04:43

    Ah e eu que deu um voto positivo pro Ivo pelo post dele de 2 anos atrás.
    Gostei da explicação dele.
    Gostei do post do amigo que se cadastrou hoje também, parece que conhece alguma coisa e diferença de opinião se resolve e todos aprendemos.

    E positivo pra galera aí, tô bonzinho hoje.

    A e essas perguntas do Yahoo ninguém merece, cada resposta absurda.
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    DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE Empty Re: DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE

    Mensagem por Simoneti Sex 8 Mar - 15:27:31

    Li as postagens acima e o que tenho a declarar é o seguinte:
    1º Eu não sou dono de Opala, sou um estudante de Engenharia Mecânica que trabalha com um projeto interdisciplinar conhecido como Formula SAE, onde desenvolvemos um protótipo de corrida. (Caso queiram saber mais, uma breve pesquisa no Google irá lhes explicar melhor sobre a Formula SAE).
    2º Eu estava com uma dúvida a respeito do uso de turbos, e pesquisei no Google as palavras "turbo taxa de compressão" pois queria saber melhor a respeito da relação entre as duas. Um dos links que apareceram foi este aqui. Li as postagens e, como vi que o que o amigo Ivo havia dito era incoerente, quis ajudar os membros do Forum. Criei uma conta e postei a minha resposta.

    Gostaria que ficasse claro que NÃO vi que o tópico era tão velho assim. O que eu vi no momento, em relação à data, foi o seguinte:
    Re: DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE
    por Ivo Filho em Ter 31 Maio - 12:07:56
    Tudo bem, na melhor das hipóteses seria uma postagem com quase um ano, mas mesmo assim eu quis ajudar.

    Mas, pelo visto, não agradei.
    Dessa forma, não mais pretendo postar/ler neste Forum. Acredito que eu poderia ajudar em mais alguns aspectos técnicos, acrescentando o (pouco) conhecimento que tenho.
    Porém, devido à reação negativa do pessoal ao meu comentário, não o farei mais.

    Um grande abraço a todos!
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    Mensagem por Brunugomes Sex 8 Mar - 15:36:02

    Simoneti escreveu:Li as postagens acima e o que tenho a declarar é o seguinte:
    1º Eu não sou dono de Opala, sou um estudante de Engenharia Mecânica que trabalha com um projeto interdisciplinar conhecido como Formula SAE, onde desenvolvemos um protótipo de corrida. (Caso queiram saber mais, uma breve pesquisa no Google irá lhes explicar melhor sobre a Formula SAE).
    2º Eu estava com uma dúvida a respeito do uso de turbos, e pesquisei no Google as palavras "turbo taxa de compressão" pois queria saber melhor a respeito da relação entre as duas. Um dos links que apareceram foi este aqui. Li as postagens e, como vi que o que o amigo Ivo havia dito era incoerente, quis ajudar os membros do Forum. Criei uma conta e postei a minha resposta.

    Gostaria que ficasse claro que NÃO vi que o tópico era tão velho assim. O que eu vi no momento, em relação à data, foi o seguinte:
    Re: DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE
    por Ivo Filho em Ter 31 Maio - 12:07:56
    Tudo bem, na melhor das hipóteses seria uma postagem com quase um ano, mas mesmo assim eu quis ajudar.

    Mas, pelo visto, não agradei.
    Dessa forma, não mais pretendo postar/ler neste Forum. Acredito que eu poderia ajudar em mais alguns aspectos técnicos, acrescentando o (pouco) conhecimento que tenho.
    Porém, devido à reação negativa do pessoal ao meu comentário, não o farei mais.

    Um grande abraço a todos!




    Se de fato vc quisesse ajudar teria lido tbm que diversos usuarios do forum defenderam sua atitude de responder mesmo apesar do tempo da postagem...
    Sendo um ou outro dispersadamente que criticou a atitude... MAS fique a vontade amigo, falo por mim.
    Abraço e boa sorte!
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    DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE Empty Re: DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE

    Mensagem por Ghost Sex 8 Mar - 15:46:12

    Ghost escreveu:(NÃO TENHO NADA CONTRA ISSO, QUE FIQUE CLARO NEM CONTRA A PESSOA QUE O FEZ)

    Simoneti escreveu:Li as postagens acima e o que tenho a declarar é o seguinte:
    1º Eu não sou dono de Opala, sou um estudante de Engenharia Mecânica que trabalha com um projeto interdisciplinar conhecido como Formula SAE, onde desenvolvemos um protótipo de corrida. (Caso queiram saber mais, uma breve pesquisa no Google irá lhes explicar melhor sobre a Formula SAE).
    2º Eu estava com uma dúvida a respeito do uso de turbos, e pesquisei no Google as palavras "turbo taxa de compressão" pois queria saber melhor a respeito da relação entre as duas. Um dos links que apareceram foi este aqui. Li as postagens e, como vi que o que o amigo Ivo havia dito era incoerente, quis ajudar os membros do Forum. Criei uma conta e postei a minha resposta.

    Gostaria que ficasse claro que NÃO vi que o tópico era tão velho assim. O que eu vi no momento, em relação à data, foi o seguinte:
    Re: DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE
    por Ivo Filho em Ter 31 Maio - 12:07:56
    Tudo bem, na melhor das hipóteses seria uma postagem com quase um ano, mas mesmo assim eu quis ajudar.

    Mas, pelo visto, não agradei.
    Dessa forma, não mais pretendo postar/ler neste Forum. Acredito que eu poderia ajudar em mais alguns aspectos técnicos, acrescentando o (pouco) conhecimento que tenho.
    Porém, devido à reação negativa do pessoal ao meu comentário, não o farei mais.

    Um grande abraço a todos!

    Velho, não leve pro lado pessoal as postagens.
    Abraço


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    Mensagem por Sr.Bianchi Sex 8 Mar - 16:48:40

    Sabe que pensando bem foi até uma boa desenterrada...

    O Luis ta certo mesmo, ao meu ver.
    E o Ghost também, não leva pro lado pessoal, Simoneti, teu post foi show de bola, se for para postar assim, continue por aí. Só não faça um tópico se passando por mulher ehehehehe

    Eu achei que tinha sido eu, o Skuzam, o rafa e o Bruno que começamos a responder anos depois hhehe não costumo olhar a data, nem vi que a tua era recente, mesmo depois do ghost comentar que era antigo.

    Fiquei pu**, me sentido abobado por ter caído achando que era recente o tópico novamente hehehe

    Seis anda levand muita sério urtimamenti...
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    DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE Empty Re: DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE

    Mensagem por BANDIT Sex 8 Mar - 16:59:34

    parra escreveu:é mais ou menos assim ... um motor trabalhado, precisa de mais ar para respirar bem ... sendo que o motor aspirado respira naturalmente, acaba se tendo uma deficiência na alimentação, por maior que seja o carburador. Por esse motivo acaba se perdendo torque. E como ja citado, principalmente o torque em baixa ...
    QuestionQuestionQuestionQuestion
    No
    Então só me responda porque um Opala 6cc.........com carburador 3E...tem respostas tão "apaticas"
    Com H-34...fica um pouquinho melhor !
    Com DFV........fica bem melhor?????
    Com Webber 40 fica muito melhor!!!!!
    O problema é o pessoal que "entende" tudo de teoria..........ma na práticaDÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE 44737
    Os carrso ORIGINAIS estam ai pra comprovar...isso
    que se acelera menos pra se andar..........(opala 4cc)
    um opala com carburador simples...........ou com dfv QuestionQuestion
    (teoria furadaDÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE 44737)
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    Mensagem por parra Sex 8 Mar - 17:11:32

    BANDIT escreveu:
    parra escreveu:é mais ou menos assim ... um motor trabalhado, precisa de mais ar para respirar bem ... sendo que o motor aspirado respira naturalmente, acaba se tendo uma deficiência na alimentação, por maior que seja o carburador. Por esse motivo acaba se perdendo torque. E como ja citado, principalmente o torque em baixa ...
    QuestionQuestionQuestionQuestion
    No
    Então só me responda porque um Opala 6cc.........com carburador 3E...tem respostas tão "apaticas"
    Com H-34...fica um pouquinho melhor !
    Com DFV........fica bem melhor?????
    Com Webber 40 fica muito melhor!!!!!
    O problema é o pessoal que "entende" tudo de teoria..........ma na práticaDÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE 44737
    Os carrso ORIGINAIS estam ai pra comprovar...isso
    que se acelera menos pra se andar..........(opala 4cc)
    um opala com carburador simples...........ou com dfv QuestionQuestion
    (teoria furadaDÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE 44737)

    Você não leu direito ... por mais que se aumente o carburador sempre havera uma deficiência de admissão em motores aspirados, pois a aspiração é feita em pressão natural ...
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    Mensagem por BANDIT Sex 8 Mar - 17:16:41

    Opalamor escreveu:Bom dia pessoal

    No link http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-o250s.htm do site Best Cars Web Site, no item “consultório de preparação”, passaram cinco receitas de veneno (obtidas através de simulação) para um motor 250-S com potência avaliada em torno de 125cv, para se atingir até 300cv de potência, consistindo basicamente em aumento da taxa de compressão, adoção de carburadores maiores e instalação de turbo, levando-se em consideração os comandos apropriados para cada caso e os ajustes em geral que se fazem necessários. Me chamou atenção dois itens nas receitas apresentadas que relaciono abaixo:

    1º) Aumento da taxa de compressão – Resultado 134 cv -26,7 mkgf de torque;
    2º) Adoção de uma Quadrijet – Resultado 203 cv -23,00 mkgf de torque;
    3º) Adoção de 03 Weber 40 – Resultado 243 cv – 22,2 mkgf de torque;
    4º) Adoção de 03 Weber 44 – Resultado 271 cv – 21,5 mkgf de torque;
    5º) Adoção de um Turbo – Resultado 294 cv – 58,8 mkgf de torque;

    Nas opções de 1 a 4 aspiradas, a potência aumenta porem torque diminui, em compensação na opção 5 turbo, a potência e o torque crescem praticamente na mesma proporção. Sempre achei que torque e potência cresciam proporcionalmente em qualquer preparação, mas de acordo com a simulação do site isso só ocorreu com o turbo. Sou novo, leigo e curioso no assunto, logo se algum dos amigos puder me explicar, e apontar algum efeito prático disso, agradeço.

    tem que levar em considerçaõ oque o cara usou de comando !
    Tem um fato que :
    Comnado no bloco.........vc. troca o comando........e aumenta a potência.e AUMENTA O TORQUE JUNTO.......Sim!!!!
    Comando no cabeçote..........aumenta-se a potência trocando o comando.........só que o torque NÃO aumenta na mesma prporção !!!
    Esse consultório de preparação da Best Car..........na verdade tinha que se chamar Bosta car!
    Esse cara deve ser um dese piá pauçudo que andam de Escort..........só pode
    `Pra escrever tanta merda!!!!!
    E ourtra o pessoal vê na net.............e discute aqui...........discute sobre mentira
    Qual motor é esse 250/S ........não...não é nãoDÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE 459730
    Pelo torque postado ali é um motor ai .....porque 26kg.t. isso ai é dos motores modernos !!!! Com 3E !!!!
    ....................................
    Dai o cara conseguiu 203HP....com Quadrijet ( é a bosta do comando4100 que é um LIXO.....comando de caminhão...........NÃO rende!!!!)
    Ele conseguiu isso com comando 4100???????
    Isso é imprecionante!!!!!!
    Mais imprecionante é que ele conseguiu perder torque!!!!!!!
    (Como???????????)
    Acabou!!!!! Não tem......como ter discussão sobre isso !!!!
    (motor 250/S são 32,5kg /f ) Com um coamndo que rende.........+ acho que não chega em 203 HP com 4-jet
    Mas em compensação o torque vai pra 36....37kg./f com certeza !!!!
    http://www.opaleirosdoparana.com/t28439-primeira-ligada-da-4jet

    Olhem como perde torque com 4-je....sintam ......
    https://www.youtube.com/watch?v=RdHHHU7IFjs

    é Bost...Car NoNo
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    Mensagem por Ghost Sex 8 Mar - 17:36:55

    Ainda tem esse video pra dar uma ajudada hehehe ..

    4jet e comando 250-s tb ...



    não reparem na embreagem patinando, nas engasgadas de baixa pois estava com o ponto bem atrasado ... :S


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    Mensagem por Glaucio Missioneiro Sex 8 Mar - 17:54:17

    essa do torque.....

    cheguei a briga com um cara do fórum do gol quadrado, que dizia que se ele botasse um coletor "dimensionado" 4x1, SEM MUDAR MAIS NADA, o carro ficaria melhor

    a briga começou quando eu disse que se não mudasse nada na carburação, ficaria fraco em baixa rpm, tendo que pisar mais pra arrancar (isso eu já testei na prática, e tem lógica, pois a contrapressão do coletor original ajuda no torque)

    daí começou...o disque-disque...e eu nem postei mais nada...

    sei lá, pelo menos no meu caso o carro ficou xoxo em baixa....
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    Mensagem por parra Sex 8 Mar - 18:02:05

    Essa seção do BestCars utiliza um programa de computador, um simulador, isso esta mencionado no site.
    Não é um especialista falando do assunto.
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    Mensagem por adpachec Sex 8 Mar - 19:50:58

    Simoneti escreveu:Li as postagens acima e o que tenho a declarar é o seguinte:
    1º Eu não sou dono de Opala, sou um estudante de Engenharia Mecânica que trabalha com um projeto interdisciplinar conhecido como Formula SAE, onde desenvolvemos um protótipo de corrida. (Caso queiram saber mais, uma breve pesquisa no Google irá lhes explicar melhor sobre a Formula SAE).
    2º Eu estava com uma dúvida a respeito do uso de turbos, e pesquisei no Google as palavras "turbo taxa de compressão" pois queria saber melhor a respeito da relação entre as duas. Um dos links que apareceram foi este aqui. Li as postagens e, como vi que o que o amigo Ivo havia dito era incoerente, quis ajudar os membros do Forum. Criei uma conta e postei a minha resposta.

    Gostaria que ficasse claro que NÃO vi que o tópico era tão velho assim. O que eu vi no momento, em relação à data, foi o seguinte:
    Re: DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE
    por Ivo Filho em Ter 31 Maio - 12:07:56
    Tudo bem, na melhor das hipóteses seria uma postagem com quase um ano, mas mesmo assim eu quis ajudar.

    Mas, pelo visto, não agradei.
    Dessa forma, não mais pretendo postar/ler neste Forum. Acredito que eu poderia ajudar em mais alguns aspectos técnicos, acrescentando o (pouco) conhecimento que tenho.
    Porém, devido à reação negativa do pessoal ao meu comentário, não o farei mais.

    Um grande abraço a todos!

    Eita...meus tempos de engenharia..o pessoal entrava apetitoso e confundia tudo, e depois para descomplicar era complicado.
    No topo do tópico ele confundiu a energia potencial do giro da moto, mas desconsiderou variáveis, como atrito ,massa e resistência.
    Quando passei a dar aula eu aprendi o seguinte; as vezes é melhor deixar a coisa acontecer até o cara dar de cara no muro.
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    DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE Empty Re: DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE

    Mensagem por Opalamor Sáb 9 Mar - 7:45:12

    Quando fiz esse tópico tinha acabado de comprar meu opalinha. Busquei na Net tudo a respeito de opala, algumas coisas boas, outras absurdas, pois eu não entendia nada da matéria. Com o tempo aprendi a separar as coisas e buscar informações realmente confiáveis, ou seja, o forum pra mim é a bíblia do opala, aprendi muito aqui e continuo aprendendo. Fiquei feliz por terem desenterrado meu tópico, pois já apareceu um monte de informação e opinião nova...

    Abraço a todos e obrigado.
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    Mensagem por BANDIT Sáb 9 Mar - 7:58:05

    Opalamor escreveu:Quando fiz esse tópico tinha acabado de comprar meu opalinha. Busquei na Net tudo a respeito de opala, algumas coisas boas, outras absurdas, pois eu não entendia nada da matéria. Com o tempo aprendi a separar as coisas e buscar informações realmente confiáveis, ou seja, o forum pra mim é a bíblia do opala, aprendi muito aqui e continuo aprendendo. Fiquei feliz por terem desenterrado meu tópico, pois já apareceu um monte de informação e opinião nova...

    Abraço a todos e obrigado.

    Eu sou contra esse termo DESENTERRAR............eu acredito que tudo que nós postamos....seria tipo um "material de refêrencia"...........para outras passoas utilizarem..........desde um Engenheiro............a um garoto de 15 anos...............eu sou totalmente contra essa implicância ....sobre tópicos antigos........no Opala .com ...........os tópicos que perastam são de 7 anos atraz!!!!!!
    Hoje em dia a grande maioria dos assuntos postados lá é lixo!!!!

    Foi criada uma dicussão...........sobre um matérial inútil......totalmente ERRADO!!!!
    PS:
    ( Nada contra quem abriu o tópico.......DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE 218127 )
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    DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE Empty Re: DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE

    Mensagem por BANDIT Sáb 9 Mar - 8:03:36

    parra escreveu:Essa seção do BestCars utiliza um programa de computador, um simulador, isso esta mencionado no site.
    Não é um especialista falando do assunto.

    É como muitos que gostam de calcular CFM de carburador pra opala 6cc.............sem se quer ter um 6cc.............saber preparar um 6cc.............
    cara que NUNCA pegouna mão uma Webber............uma 4jet........
    é o tipico piá pançudo!

    Só entendem de programas...............mas não de motor!!!
    (fica um alerta!!!!!!)
    Nem tudo oque se vê na net é verdade............ou aconteçe daquele jeito !!!!!!!DÚVIDA AUMENTO DE POTÊNCIA X TORQUE 218127

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