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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
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Aumento de cilindrada motor 151
Mateus_Ripper- Opaleiro
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- Mensagem nº1
Aumento de cilindrada motor 151
Então gente to precisando de uma informação quanto da pra abri a camisa de um opala 4 cilindros 151, aguem já fez esse tipo de de procedimento, quanto daria pra aumentar colocando outra camisa?
desde já agradeço!
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BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
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Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº2
Re: Aumento de cilindrada motor 151
eu acho não tenho certeza .....
mas o motor 151.....eu acho que da pra retificara até 4po. + 0.80 !
o 6cc vai até 0.60.......
os 350 algunss vão até 1.00mm !
Mateus_Ripper- Opaleiro
- Número de Mensagens : 164
Idade : 31
Localização : Campo Grande/MS
Modelo do carro : opala
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 13/01/2011
- Mensagem nº3
Re: Aumento de cilindrada motor 151
então, o motor original esta com pistões de 4" (101,6 mm) e eu gostaria de usar pistões de 4.250(107,95 mm) com camisa forjada. mas não sei se á espaço para tal processo!
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
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Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº4
Re: Aumento de cilindrada motor 151
Se existir e vc. conseguir colocar no motor 151 com pistão 4pol. + 080
fica com uma cilindrada de 2.721 cc.
......................................
Com pistão 0.60 (fácil de encontrar )
fica com uma cilindrada de 2.545cc.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
se vc. usar pistão 0.60 + o virabrequim do motor 153
terá um motor de :
2.756cc
............................................
se vc. montar com pistão 4pol. + 0.80 +o virabrequim 153
terá um motor de :
2.783cc.
fica com uma cilindrada de 2.721 cc.
......................................
Com pistão 0.60 (fácil de encontrar )
fica com uma cilindrada de 2.545cc.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
se vc. usar pistão 0.60 + o virabrequim do motor 153
terá um motor de :
2.756cc
............................................
se vc. montar com pistão 4pol. + 0.80 +o virabrequim 153
terá um motor de :
2.783cc.
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
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- Mensagem nº5
Re: Aumento de cilindrada motor 151
Mateus_Ripper escreveu:então, o motor original esta com pistões de 4" (101,6 mm) e eu gostaria de usar pistões de 4.250(107,95 mm) com camisa forjada. mas não sei se á espaço para tal processo!
Mas que porra de medida é essa !!!!!!!
o pistão 4.pol + 0.80 da 103.632mm.
desse tamanho só pode ser pistão de Big Block !
Mateus_Ripper- Opaleiro
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- Mensagem nº6
Re: Aumento de cilindrada motor 151
então mas to com pistões de v8 454 std que são de 4.250, e to tentando comprar um vira do volvo penta , com 92.1 mm, de um conhecido, se eu conseguir colocar os dois o motor sobe para 3372cc,o vira eu sei que da certo a duvida seria em relação aos pistões.
BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº7
Re: Aumento de cilindrada motor 151
Mateus_Ripper escreveu:então mas to com pistões de v8 454 std que são de 4.250, e to tentando comprar um vira do volvo penta , com 92.1 mm, de um conhecido, se eu conseguir colocar os dois o motor sobe para 3372cc,o vira eu sei que da certo a duvida seria em relação aos pistões.
cara a medida do pistão é o tamanho dele .....é impossível um pistão de GM454 caber dentro do bloco GM151.....de maneira alguma é possível!
eu já montei um GM 454.....e é visivelmente muito maior o pistão do 454 , comparado como do GM350 (151)
Mateus_Ripper- Opaleiro
- Número de Mensagens : 164
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- Mensagem nº8
Re: Aumento de cilindrada motor 151
sim a diferença é de 6.35mm , ou seja 3.175 pra cada lado, é que eu não tenho um motor aberto pra medi a distancia, mas caso tenha suficiente vou abrir o meu, nem que tenha que ficar igual o cht, uma camisa travando a outra, to cansado da negada aqui tirando motor 4 cilindros!
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
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Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº9
Re: Aumento de cilindrada motor 151
eu acho que o pistão é do tamanho do bloco ......
sem + comentários
sem + comentários
Mateus_Ripper- Opaleiro
- Número de Mensagens : 164
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Modelo do carro : opala
Cilindros : 4cc
Data de inscrição : 13/01/2011
- Mensagem nº10
Re: Aumento de cilindrada motor 151
de boa vo tenta acha um bloco pra tirar a medida, caso consiga mando algumas msgs!
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4058
Idade : 41
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008
- Mensagem nº11
Re: Aumento de cilindrada motor 151
Bandit, corrija-me se eu estiver errado.....
Mas ele quer aumentar a cilindrada de forma "absurda" achando q vai ter mais potência pro pessoal parar de tirar onda....
Acredito q ele, se fosse viável colocar um pistão desse tamanho no 151, junto com um vira cursado, o máximo q ele conseguiria é força, certo? Seria quase um motor de caminhão, q não vai girar nem 4000 rpm, mas vai conseguir puxar uma Scania.
E vai continuar tomando pau e sendo zuado!
Esse pistão não cabe no 151.
Parte pra um 6 cil ou V8.
Mas ele quer aumentar a cilindrada de forma "absurda" achando q vai ter mais potência pro pessoal parar de tirar onda....
Acredito q ele, se fosse viável colocar um pistão desse tamanho no 151, junto com um vira cursado, o máximo q ele conseguiria é força, certo? Seria quase um motor de caminhão, q não vai girar nem 4000 rpm, mas vai conseguir puxar uma Scania.
E vai continuar tomando pau e sendo zuado!
Esse pistão não cabe no 151.
Parte pra um 6 cil ou V8.
_________________
Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
Omega CD 4.1 95/96
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
Cilindros : 4 + 4
Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº12
Re: Aumento de cilindrada motor 151
Eu compraria um 6 cc, mas fico imaginando o quanto ficaria fina as paredes do bloco.
BANDIT- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13573
Localização : Paraná
Cilindros : 8+6+6+6+4
Data de inscrição : 22/06/2009
- Mensagem nº13
Re: Aumento de cilindrada motor 151
mas ai que é o negócio.....suponhamos que coubesse esses pistões com um belo cabeçote o motor ganharia muita força e potencia !
O 454 não é um motor de caminhão (bem alguns eram!) mas cara vem giro muito rápido nele .....e uma força enorme.....e um giro bom tipo de um 6cc....
na Power tech foi feito um chevelle 454.....tem um Impala de cor bronze com motor 454...e tem uma Silverado SS 454.
então eu digo que isso é um tesão !
mas se vc. só olhar o bloco 454 ao vivo na hora vc. tem 100% de certeza que não tem a menor possibilidade de se colocar esse pistões num bloco GM 350....ou um bloco GM151 !!!!
o buraco dos cilindros do bloco é enorme !!! Os pistões são enormes !
.............................
Eu acho que temos que procurar novas soluções ou aperfeiçoamentos para nosso opalas , mas com moderação.....com bom censo não adianta abrir a Summit e procurar os maiores itens que existem pra se colocar num bloco 151 !
Não adianta vc. saber que o motor V-10 do Viper pesa só 200kg. (o mesmo peso de um motor 6cc ) , e querer comprar um V10 desse tamanho pra querer colocar num Opala !!!!
.........................
o problema é que eu tomando Cerveja no resto da tarde vou me afogar pensando nesse tópico .....
O 454 não é um motor de caminhão (bem alguns eram!) mas cara vem giro muito rápido nele .....e uma força enorme.....e um giro bom tipo de um 6cc....
na Power tech foi feito um chevelle 454.....tem um Impala de cor bronze com motor 454...e tem uma Silverado SS 454.
então eu digo que isso é um tesão !
mas se vc. só olhar o bloco 454 ao vivo na hora vc. tem 100% de certeza que não tem a menor possibilidade de se colocar esse pistões num bloco GM 350....ou um bloco GM151 !!!!
o buraco dos cilindros do bloco é enorme !!! Os pistões são enormes !
.............................
Eu acho que temos que procurar novas soluções ou aperfeiçoamentos para nosso opalas , mas com moderação.....com bom censo não adianta abrir a Summit e procurar os maiores itens que existem pra se colocar num bloco 151 !
Não adianta vc. saber que o motor V-10 do Viper pesa só 200kg. (o mesmo peso de um motor 6cc ) , e querer comprar um V10 desse tamanho pra querer colocar num Opala !!!!
.........................
o problema é que eu tomando Cerveja no resto da tarde vou me afogar pensando nesse tópico .....
Cojak- Opaleiro
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Modelo do carro : Opala Especial 1973 4 portas
Chevette 1978
Fusca 1300 1980
Data de inscrição : 27/08/2011
- Mensagem nº14
Re: Aumento de cilindrada motor 151
Depois de uma dessas eu também fico sem comentários Bandit.
RHCESPECIAL1974- Opaleiro
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Modelo do carro : Opala Especial 1974
Cilindros : 4 cil. 3 marchas.
Data de inscrição : 26/08/2013
- Mensagem nº15
Re: Aumento de cilindrada motor 151
Gosto muito do 4 cil., nunca trocaria um 4 por 6cil. só pra dizer que ando de 6 cilindros, não manjo de preparação e nem pretendo ter carro preparado. Mas se fosse pra gastar dinheiro num 4 cil. também partiria pra um 6 cilindros, onde aumento do rendimento é muito maior com investimentos parecidos.
Mestre "C"- Opaleiro
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Cilindros : 4 cilindros, ainda 151" em breve181"
Data de inscrição : 22/03/2014
- Mensagem nº16
Re: Aumento de cilindrada motor 151
Mateus_Ripper escreveu:então mas to com pistões de v8 454 std que são de 4.250, e to tentando comprar um vira do volvo penta , com 92.1 mm, de um conhecido, se eu conseguir colocar os dois o motor sobe para 3372cc,o vira eu sei que da certo a duvida seria em relação aos pistões.
Colega,cuidado com virabrequim volvo penta.E mito ele não dá no motor do opala,tem que ser virabrequim do MERCRUISER.Do volvo penta (tem que ser dos modernos de 2002 pra cá se não me engano)só dá nos motores de retentor e mesmo assim tem que fazer um trabalho na flange do volante.
[img][/img]
Essa é a flange do vira do volvo penta moderno (2003)
[img][/img]
Esse é o motor do volvo penta de 2002 pra cá
Diferente dos volvo penta antigos:
[img][/img]
Esse é o vira do volvo penta antigo(até 2001)
[img][/img]
Esse é o bloco do volvo penta(até 2001)
Os pistões de 4.250" provavelmente não vão caber no bloco mesmo com camisa colada tipo os do CHT e mesmo se couberem tem a diferença na altura de compressão,não dá.
Te digo com toda certea que é muito mais fácil vc montar esse motor com o vira do 153" e com pistões de 0.60" ou até mesmo 0.80",vai ser muito mais rápido e vc vai gastar menos dinheiro.
estou montando um com o vira do Mercruiser,e até agora somente com o parcial montado sem cabeçote já foram cerca de 5.000 reais.
BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº17
Re: Aumento de cilindrada motor 151
Mestre C
quantos HP rende esse motor aqui ????
.........................
Por incrível que pareça a altura de compressão é muito parecida (1.60)
só que com um virabrequim desse curso 98mm. vai cortar muito do pistão.....então pagar em pistão e ainda ter que trabalhar ....não é o caminho.....caso coubesse (que é claro que não cabe )
Mestre "C"- Opaleiro
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- Mensagem nº18
Re: Aumento de cilindrada motor 151
BANDIT escreveu:
Mestre C
quantos HP rende esse motor aqui ????
.........................
Por incrível que pareça a altura de compressão é muito parecida (1.60)
só que com um virabrequim desse curso 98mm. vai cortar muito do pistão.....então pagar em pistão e ainda ter que trabalhar ....não é o caminho.....caso coubesse (que é claro que não cabe )
Bandit rende 135 HP a 2.800 RPMs.É com carburador de corpo duplo,mas injetado com TBI de corpo duplo com 2 bicos injetores rende 160HP a 2.800 RPMs.
Note que a potência vem co rpm baixa,por conta do comando magrinho que o motor tem,já que o que interessa no caso aí é torque em baixa,mas se colocar um comando melhor nesse motor...
BANDIT- Opaleiro
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- Mensagem nº19
Re: Aumento de cilindrada motor 151
é bastante com a bijet como a da foto 135HP é bastante .....e 160Hp com injeção tipo vortec....a diferença foi enorme ....
mas qual é a diferença desse motor vermelho pra esse aqui VORTEC
A diferença de potencia desse motor vermelho para o Vortec é enorme !
mas qual é a diferença desse motor vermelho pra esse aqui VORTEC
A diferença de potencia desse motor vermelho para o Vortec é enorme !
opaleiro ss- Opaleiro
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- Mensagem nº20
Re: Aumento de cilindrada motor 151
Amigos, segue a opinião dos mais humildes dos opaleiros!!
Quanto ao diâmetro dos pistões, já usei um jogo da SUNLOY de 1,5 mm para montar um 4 cil à álcool (totalmente original), visto que na época não quis encamisar.
A medida final dos pistões era de 103,1 mm........
Quanto ao diâmetro dos pistões, já usei um jogo da SUNLOY de 1,5 mm para montar um 4 cil à álcool (totalmente original), visto que na época não quis encamisar.
A medida final dos pistões era de 103,1 mm........
Mestre "C"- Opaleiro
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- Mensagem nº21
Re: Aumento de cilindrada motor 151
BANDIT escreveu:é bastante com a bijet como a da foto 135HP é bastante .....e 160Hp com injeção tipo vortec....a diferença foi enorme ....
mas qual é a diferença desse motor vermelho pra esse aqui VORTEC
A diferença de potencia desse motor vermelho para o Vortec é enorme !
Bandit são o mesmo motor a diferença é a preparação final dada por quem vende(Mercruiser o Volvo Penta)esse preto aí é o motor Grindable ou INDUSTRIAL montado em empilhadeiras.
olha só esse link!!!! http://content.time.com/time/specials/2007/article/0,28804,1658545_1658533_1658527,00.html
É o Camaro com o motor 2.5 do Opala 4 cilindros,considerado un dos 50 PIORES carros de todos os tempos!!!Por que será!!! tem coisas que só a GM faz pelos seus clientes!!!
Mestre "C"- Opaleiro
- Número de Mensagens : 110
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- Mensagem nº22
Re: Aumento de cilindrada motor 151
E tem esse aqui também Chevrolet CITATION 2.5 com o motor Iron Duke(semelhante ao Opala 2.5) só que TRANVERSAL!!!!olha o link!!!!!
http://www.oldcarbrochures.com/static/NA/Chevrolet/1980_Chevrolet/1980_Chevrolet_Citation_Brochure/1980%20Chevrolet%20Citation%20Brochure-21.html
Tem também essas vans que saem com o motor 2.5 até hoje!!!
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http://www.oldcarbrochures.com/static/NA/Chevrolet/1980_Chevrolet/1980_Chevrolet_Citation_Brochure/1980%20Chevrolet%20Citation%20Brochure-21.html
Tem também essas vans que saem com o motor 2.5 até hoje!!!
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Lumbra- Opaleiro
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- Mensagem nº23
Re: Aumento de cilindrada motor 151
BANDIT escreveu:é bastante com a bijet como a da foto 135HP é bastante .....e 160Hp com injeção tipo vortec....a diferença foi enorme ....
mas qual é a diferença desse motor vermelho pra esse aqui VORTEC
.......A diferença de potencia desse motor vermelho para o Vortec é enorme !
Bandit, em numeros, o Mercruiser carburado, com Motorcraft 2BBL, idêntico ao do Landau, somente atualizado com afogador eletronico = 140hp em media
O bloco 140 como é conhecido na Mercruiser, foi injetado EFI a partir de 2003 passou a ter 135hp, graças tambem ao volante maior de 14", catalizadores e comando levemente mais manso. Já o Volvo-Penta com 160hp é o D3(diesel) e verde, este vermelho tambem é 140hp.
O motor em questão é um kit contendo bloco, cabeçote, carter pan, pistões e virabrequim, e é feito na GM do México, até os dias de hoje desde 1962, e fornecido aos preparadores americanos, inclusive a própria GM Marine. Entre eles temos Yamaha Mariner, OMC-Cobra, Mercruiser, Volvo-Penta, Isuzu e pasmem Honda Marine (este motor tambem equipou o Acura/Accord de 86 até 92).
Essa fábrica mexicana tambem faz um long´block a partir desse formato de bloco, cuja cilindrada é 3.7 ou 228 pol, usando mesmo virabrequim mas com biela mais longa e bloco alongado.
Os preparadores montam sem padrão de industria, então voce tem dentro da Mercruiser motores que são GM, Ford, Dodge e Catterpillar, o mesmo serve aos demais
Basicamente, se montado com as mesmas peças do motor 153 tambem mexicano, rende 85cv a 7,04:1 de taxa e comando mansinho de 255 a 106 de lobe. Usam em empilhadeiras. ventiladores industriais e outras aplicações, movidos a GLP ou Gasolina. Nenhum deles declara 160hp, mas todos declaram 140hp, ainda há de se descobrir se apenas uma empresa já fornece preparado para as demais, desconfio eu...
Pelo manual do Mercruiser, ultima revisão de 2017, usa-se outras regulagens, cabeçotes re-dimensionados e com valvulas anguladas, taxas acima de 10,2:1, inclusive de ponto, avanço inicial e final, posição de engrenagens modificadas da ponta frontal virabrequim-comando. Parecem peças identicas do opala, mas no enquadramento há ligeiras diferenças.
Detalhe que os volantes (flywheel) do Opala, nenhum serve nesse virabrequim que a Mercruiser coloca, cujo fabricante é Elgin Motors, a mesma que faz o comando, sob encomenda. Porque a furação é bem menor, a mesma do motor 262 V-6 Vortec Mexicano (não confundir com o motor V-6 da Blazer /S10 brasileiros, são diferentes nas medidas) e do Landau/Maverick V8 302, que tem motor mexicano, e não canadense como dizem os entendidos.
Resumindo, quem for usar o virabrequim da Mercruiser terá de adaptar um volante maciço ou bi-massa, ou feito sob encomenda, pois até mesmo um volante original do Mercruiser 3.0 é menor em diametro (12-3/4) que do Opala, e tem um motor de arranque próprio para ele. Verifiquem os valores das peças Mercruiser
Detalhe do volante do Opala 151 1991 em um vira de 92,4mm do Mercruiser ano 2001
Se alguem souber qual outro volante que possa servir, fique a vontade para acrescentar ao forum
Última edição por Lumbra em Sáb 17 Jun - 1:30:19, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : revisão e formatação do texto)
Lumbra- Opaleiro
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- Mensagem nº24
Re: Aumento de cilindrada motor 151
Só pra complementar, quando falo de Mercruiser falo de Opala, mas não cito o Iron Duke,
porque não é o mesmo motor, é apenas a mesma cilindrada.
O Iron Duke era um V8 literalmente serrado ao meio e usava o lado esquerdo do motor GM 305.
Por isso que nada dele serve pro nosso motor.
Este é um Iron Duke, com 1 cabeçote lado esq de V8, fazendo assim o desejado fluxo cruzado, que até o Chevette tem
O "nosso" 151/153 é um motor totalmente diferente, com adm/esc do mesmo lado
porque não é o mesmo motor, é apenas a mesma cilindrada.
O Iron Duke era um V8 literalmente serrado ao meio e usava o lado esquerdo do motor GM 305.
Por isso que nada dele serve pro nosso motor.
Este é um Iron Duke, com 1 cabeçote lado esq de V8, fazendo assim o desejado fluxo cruzado, que até o Chevette tem
O "nosso" 151/153 é um motor totalmente diferente, com adm/esc do mesmo lado
Lumbra- Opaleiro
- Número de Mensagens : 363
Idade : 53
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- Mensagem nº25
Re: Aumento de cilindrada motor 151
Reativando o tópico com informção essencial para esta montagem.
Numeração compatível de virabrequim: 393775, gaxeta, 6 parafusos sem guia, gm marine 1974-1985
Virabrequim incompativel :140966, 6 parafusos + 1 pino guia, gm marine 1989-2004
Numeração compatível de virabrequim: 393775, gaxeta, 6 parafusos sem guia, gm marine 1974-1985
Virabrequim incompativel :140966, 6 parafusos + 1 pino guia, gm marine 1989-2004
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