Igual a todo mundo, sempre gostei de cheiro de carro novo e há uns vinte anos atrás, sem filhos e com menores responsabilidades financeiras, gastava boa parte de meu orçamento anual em prestações, IPVA, seguros, revisões, etc.
Essa vontade passou e desde que fiquei a pé em 2000 devido a uma falha no consórcio, peguei emprestado a Caravan da minha mãe e adivinhem, adorei não ter que pagar nem seguro, nem o IPVA, só o licenciamento!
De lá pra cá venho investindo no carro para atender as minhas necessidades, que são:
SUSPENSÃO, CONDUÇÃO
- deslocamento em estradas de terra esburacadas, cheias de valas e arranha-gato
- transporte de muita bagagem
- reboque de cavalos, bezerros, mantimentos, etc
- transporte de 2 adultos e 6 crianças
- direção sob forte neblina (faróis de milha direcionados)
- volante semi-esportivo para aumentar espaço para as pernas
MOTOR
- monitoramento do sistema de arrefecimento (lâmpada piloto)
+ 500ml de NEUTROX. Isso mesmo!
É um glicerinado solúvel em água. Lubrifica a bomba e impede a ferrugem.
- Injetor de gasolina por acionamento manual
- monitoramento do alternador (voltímetro, amperímetro)
- monitoramento do consumo (vacuômetro)
- Fórmula de combustível para desempenho e conservação:
1 ml de óleo de rícino para cada litro abastecido
10% de gasolina
90% álcool
- Junta do cabeçote de aço, com 0,7mm de espessura (< 1mm !)
- Tuchos hidráulicos em substituição aos mecânicos
INTERIOR
- Tapetes de aço
- Iluminação-cortesia extra
- GPS
- Insulfilm
- Cinto de três pontas para cadeira infantil central
- Bancos do motorista e carona com estrutura totalmente reforçada, inclusive com vergalhões soldados internamente em alguns pontos
Bom vamos às fotos...
Aspectos exteriores
===================
- O insulfilm reduziu drasticamente o calor
- Cansei de trocar os pés-de-pato dos para-choques e adaptei-os
- O Pneu estepe tinha que sair da mala para abrir espaço
- Os faróis de milha substituíram os originais enferrujados e cortam a neblina por terem um foco bem apertado, baixo, e próximo ao veículo.
- Os pneus 215x70x14 deram mais estabilidade e altura ao carro
- A pintura fosca me permite retocar os arranhões até com pincel!
- A suspensão elevada só perde para pickups
- As ponteiras de para-choque (pés-de-pato) adaptadas nunca mais foram arrancadas!
- O engate foi desenhado para grande esforço de reboque
- Tentei fazer um esquema da construção.
- Aproveitei um engate de um Tempra que tive.
- É bom lembrar que os suportes do para-choque podem ter sofrido abalroamentos e não estarem perfeitamente alinhados.
- Retirei estes suportes, alinhei o melhor possível e soldei perfis de aço para reforçar (ainda não fotografei isso)
- O maior segredo foi primeiro furar e parafusar as partes fixadoras do engate, aquelas que levam os parafusos, e depois pontear com solda elétrica as demais estruturas.
- O projeto do estepe foi baseado na necessidade de espaço interno e na questão de segurança contra roubo.
- A segurança do pneu em uma batida não está no único parafuso que o segura, mas no aperto que este parafuso exerce sobre o aro, pressionando o pneu contra a estrutura.
- Se o parafuso estivesse frouxo, ele quebraria facilmente na solda da porca, ou torceria toda a estrutura.
- Optei por soldar a estrutura no teto, mas com um pouco mais de trabalho ela poderia ser parafusada. Neste caso eu precisaria me preocupar com a impermeabilização dos furos no teto.
- Os espelhos elétricos pifaram, e não consegui outros em lugar algum aqui no Rio de Janeiro.
- Achava que um espelhão de caminhonete F1000 ficaria bem no conjunto "Adventure", e percebi que o da Kombi era muito semelhante e MUITO mais barato. Daí foi só bolar a adaptação.
- Cheguei a pensar que ficaria grande demais, mas ficou perfeito!
Mais passageiros !
==================
- Desculpem os solteiros, mas aqui vai para mim o maior orgulho: as cadeirinhas das minhas filhas!
- Além delas, levo mais três enteados no banco dos passageiros!
- Depois da Caravan só mesmo uma Veraneio ou uma VAN mesmo...
- As cadeirinhas são fixadas com dois parafusos de 1/2 pol, passados de baixo para cima com arruela grande, e presos com elásticos comuns para não caírem de volta quando são soltos.
- Chapas de aço distribuem a força por cima e impedem que o plástico da cadeirinha possa se esgarçar ou mesmo rasgar com o esforço de um impacto.
- Apesar de não ser obrigatório para esse ano/modelo de veículo, optei por idealizar um cinto de três pontas para utilizar na cadeirinha da minha filha mais velha.
- O projeto é MUITO SIMPLES, e TOTALMENTE EFICIENTE.
- Comprei o suporte e o cinto num ferro-velho.
- A fivela de ajuste já veio como acessório, presa na parte de trás da cadeirinha
Aspectos do habitáculo
======================
- O espaço interno tem diversas modificações na parte elétrica e de instrumentos
- Tirei a buzina do volante devido às constantes falhas e pela dificílima manutenção que exige a desmontagem da coluna de direção. Coisa mais idiota para um simples botãosinho. Instalei numa posição de fácil alcance da mão direita.
- O injetor de gasolina manual já é uma alteração bastante popular.
- A lâmpada piloto do cebolão do radiador me informa sempre que a ventoinha é ligada. Normalmente na estrada, em cruzeiro, a ventoinha nunca deveria ser acionada. Isso indica que o sistema pode estar com entrada de ar, e/ou pouca água. Esse monitoramento evita surpresas desagradáveis com superaquecimento ou queima prematura da ventoinha.
- Na minha última viagem a ventoinha estava armando a cada 5 minutos. Parei num posto, completei ATÉ TRANSBORDAR com aditivo comum (com o motor ligado), e tampei para tirar todo o ar do sistema. Tranquilo até o destino.
- Os botões dos vidros elétricos quebraram devido ao envelhecimento do plástico.
- Estudei as conexões e montei um esquema até meio simples com chaves da MARGIRUS, que voltam à posição central.
- Acrescentei uma chave liga-desliga escondida para as crianças não ficarem brincando, e ainda um LED que indica o sistema ligado.
Aqui na minha cidade o pessoal costuma dizer: "Vi o CAVEIRÃO parado aí na frente e resolvi entrar".
Eles me acham em qualquer lugar pelo carro...
É isso aí pessoal. Se precisarem de informações técnicas mais precisas sobre as modificações é só buzinar!
Boas rodagens!
Marcus Mello
Santo Antônio de Pádua - RJ
Última edição por mvcm em Ter 2 Ago - 19:37:23, editado 2 vez(es)
Hoje à(s) 8:28:08 por Paulo Corso
» Troca de cambio e diferencial (cardã ficou curto era pra acontecer?) (RESOLVIDO)
Hoje à(s) 5:36:53 por Rubão6cc
» Numeração motor
Hoje à(s) 5:23:23 por Rubão6cc
» Desmontar pivô do limpador do parabrisa
Ontem à(s) 16:35:40 por opala4cc
» Caravan Comodoro 1990 Preto Nobre
Dom 26 maio - 13:49:11 por Gui Rizla
» Instalação de rádio
Dom 26 maio - 9:56:52 por PauloCarvalho
» Alocação dos relés - 81/84
Dom 26 maio - 9:44:18 por PauloCarvalho
» Preparação para um Diferencial novo Dana 44.3
Dom 26 maio - 8:19:41 por francisco6>8
» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
Dom 26 maio - 5:08:34 por ernani paulo damasceno