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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 Empty Re: Opalectra..Opala Motor de Vectra

    Mensagem por mauriciodonizetifernandes Sáb 14 Abr - 20:36:09

    este nem compensa o cara vai cortar pra fazer um bugui.ao lado o voyagem que recuperei e o morcegão.
    o fusca e o chevete estão dentro da garagem

    [img]Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 20120322141905444 [/img]

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    Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 Empty Re: Opalectra..Opala Motor de Vectra

    Mensagem por faccinaSS4 Sáb 14 Abr - 20:44:53

    [quote="mauriciodonizetifernandes"]este nem compensa o cara vai cortar pra fazer um bugui.ao lado o voyagem que recuperei e o morcegão.
    o fusca e o chevete estão dentro da garagem


    ueheuheuheuheuhe tá no ponto pro bugg!
    kkkkkkkkkk
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    Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 Empty Re: Opalectra..Opala Motor de Vectra

    Mensagem por j ricardo Sáb 14 Abr - 21:39:51

    li uma boa aqui nesse tópico: a blazer usa o 2.2 e anda bem...

    a V6 já não anda nada, imagina a 2.2...

    acompanhei uma vez , só pra ver o que ia dar, uma 4.3 contra um vectra 2002 2.2 16v, mas o vectra ganhou por uma distancia tão grande, desde a saida até os 150...


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    Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 Empty Re: Opalectra..Opala Motor de Vectra

    Mensagem por adrianopascutti Dom 15 Abr - 0:06:55

    A única sensação mais próxima de um 250S que eu senti na vida foram...
    A decolagem de avião a jato... acho que era algo parecido com 737-300
    E uma SILVERADO 6C DIESEL...

    Lembrei disso por causa do vídeo na página 2 de um Landau com motor AP1.8 do vídeo.



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    Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 Empty Re: Opalectra..Opala Motor de Vectra

    Mensagem por mauriciodonizetifernandes Dom 15 Abr - 11:47:10

    carai!!!!ressuscitaram este finado landau!pelo amor de deus deixem ele descansar em paz,isto é coisa que tem que esquecer.
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    Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 Empty Re: Opalectra..Opala Motor de Vectra

    Mensagem por faccinaSS4 Dom 15 Abr - 11:50:36

    mauriciodonizetifernandes escreveu:carai!!!!ressuscitaram este finado landau!pelo amor de deus deixem ele descansar em paz,isto é coisa que tem que esquecer.

    alguem tinha que botar fogo no cú do dono desse landau.
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    Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 Empty Re: Opalectra..Opala Motor de Vectra

    Mensagem por mauriciodonizetifernandes Dom 15 Abr - 11:53:22

    eu discordo! tinha que bater nele com gato morto!
    até o gato miar,se não miar continua batendo!
    falar que ele tem merda na cabeça é errado por não teria tanta merda assim.
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    Mensagem por faccinaSS4 Dom 15 Abr - 12:01:46

    Merda ainda dá pra usar de adubo! isso ai tem vácuo entre as orelhas, a extrema existência de NADA!
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    Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 Empty Re: Opalectra..Opala Motor de Vectra

    Mensagem por andersonmartins Dom 15 Abr - 12:37:35

    tanto motor V8 jogado porai e esse camarada me poem um de gol é pra acaba, a alguns meses atras fui em uma marina que faz reparos em barcos com o intuito de achar o lendario vira brequim que faz o 4cc virar 3.0, bom não achei o vira + oque tem de V8 e blauer jogado parece mato e o camarada me poem o de gol, o freio do G3 o diferencial deve ser de towner, os bancos de onibus, o volante de corcel ll etc...
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    Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 Empty Re: Opalectra..Opala Motor de Vectra

    Mensagem por andersonmartins Dom 15 Abr - 12:48:04

    eu vi agora o video do chevette, o cara colocou autos motor no cheva dele, agora so falta adaptar um braço no corpo dele, os que ele tem são de tiranossauro rex(muito curtinhos).
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    Mensagem por faccinaSS4 Dom 15 Abr - 13:29:59

    andersonmartins escreveu:tanto motor V8 jogado porai e esse camarada me poem um de gol é pra acaba, a alguns meses atras fui em uma marina que faz reparos em barcos com o intuito de achar o lendario vira brequim que faz o 4cc virar 3.0, bom não achei o vira + oque tem de V8 e blauer jogado parece mato e o camarada me poem o de gol, o freio do G3 o diferencial deve ser de towner, os bancos de onibus, o volante de corcel ll etc...

    hehehehe se encontrares 2 vira do volvo penta, dá um toque que me interessa...

    Blower? você quer dizer supercharger????????
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    Mensagem por andersonmartins Dom 15 Abr - 14:06:21

    andersonmartins escreveu:
    tanto motor V8 jogado porai e esse camarada me poem um de gol é pra acaba, a alguns meses atras fui em uma marina que faz reparos em barcos com o intuito de achar o lendario vira brequim que faz o 4cc virar 3.0, bom não achei o vira + oque tem de V8 e blauer jogado parece mato e o camarada me poem o de gol, o freio do G3 o diferencial deve ser de towner, os bancos de onibus, o volante de corcel ll etc...


    hehehehe se encontrares 2 vira do volvo penta, dá um toque que me interessa...

    Blower? você quer dizer supercharger????????

    tranquilo quanto ao vira, o dono da marina me chamou de louco segundo ele vibra muito, sim supercharge so não sei dizer se funcionando ou não, não entendo deles. cara aquilo é uma disneilandia pra caras como nós que gostam de motor, como eu disse V8 é mato fora os motores de opala maritimisado são de cor vermelha.
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    Mensagem por faccinaSS4 Dom 15 Abr - 14:19:02

    andersonmartins escreveu:

    tranquilo quanto ao vira, o dono da marina me chamou de louco segundo ele vibra muito, sim supercharge so não sei dizer se funcionando ou não, não entendo deles. cara aquilo é uma disneilandia pra caras como nós que gostam de motor, como eu disse V8 é mato fora os motores de opala maritimisado são de cor vermelha.

    Realmente, o cara tem razão. Todos que eu já falei que montaram o penta dizem que ele vibra muito... até os 153 teem essa problema.
    Me diga uma coisa, essa disneylandia é muito longe ai de Joinville?

    não é muito difícil o funcionamento dos compressores. Google e fórum ensinam muita coisa. Sou louco de vontade de colocar um no meu.
    'ce sabe quanto ele pede nos supercharger?
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    Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 Empty Re: Opalectra..Opala Motor de Vectra

    Mensagem por andersonmartins Dom 15 Abr - 14:59:22

    o camarada ele tem a marina aqui na estrada timbé, bairro jardim paraiso joinville o pessoal de curitiba de vez em quando vai la pega peças.

    faz um mês q passei la e ele não tava, nunca perguntei preço dos super pois nunca tive vontade de ter um, no momento to sem meio de ir la porem quando possivel faço essa gentileza pro amigo de perguntar o preço e se intereçar alguma coisa e vc quiser vir aqui(joinville) pegar peça se eu não tiver ocupado faço questão de auxiliar o colega.

    qualquer coisa MP.
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    Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 Empty Re: Opalectra..Opala Motor de Vectra

    Mensagem por Turbo Especial Qui 7 Ago - 12:57:49

    Os purista piram! rss
    Galera, ressuscitando o topico, provavelmente irei montar um opala com motor de vectra! vou olhar o opala esse final de semana, pretendo usa-lo no dia a dia!
    acabei fazendo as contas aqui, com as peças que já possuo, fica mais barato por o motor do vectra do que injetar o do 4cil.

    pretendo fazer um passo a passo da modificação, declarando custos etc.
    Também irei medir a potencia, aceleraçlão 0 a 100 e retomada de 60 a 120 antes e depois, apenas com a modificação do motor.

    já possuo
    Motor 2.0 8v de um vectra 97
    Bicos
    Coletores
    Flange(Capa seca, era para chevette, mas creio que encaixa no cambio do opala sem problemas)
    Injeção programavel(pandoo fuel inject, já uso em outro carro meu turbo, vou compartilhar entre eles)
    bombas de combustivel, etc etc etc

    se alguem tiver alguma duvida ou sugestão...
    em breve, se realmente adquirir o carro, passo detalhes!
    estou namorando um comodoro coupe 88 que está por um preço bom aqui na cidade!


    abraços!

    diegods gosta desta mensagem

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    Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 Empty Re: Opalectra..Opala Motor de Vectra

    Mensagem por Cojak Qui 7 Ago - 14:50:02

    Sem palavras... No No No 
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    Glaucio Missioneiro
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    Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 Empty Re: Opalectra..Opala Motor de Vectra

    Mensagem por Glaucio Missioneiro Qui 7 Ago - 14:55:33

    qual é o torque/rpm desse motor de vectra?

    tu acha que vai ficar mais economico do que o 151 ?
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    Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 Empty Re: Opalectra..Opala Motor de Vectra

    Mensagem por Murilo R Qui 7 Ago - 15:08:03

    sem comentário Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 459730 
    Sr.Bianchi
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    Mensagem por Sr.Bianchi Qui 7 Ago - 15:24:15

    Sei lá... não vejo grandes absurdos. O torque é ligeiramente menor que o 2.5, aparece lá pelos 2800rpm e potencia é maior. Com certeza será mais econômico. Um vectra 2.0 chega a fazer 9-9,5 km/l e o peso é semelhante ao do opala.
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    Mensagem por cabesanto77 Qui 7 Ago - 15:38:28

    O senhor é meu pastar e nada me faltara............ Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 505453 Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 505453 Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 505453 

    Não estamos no tópico errado ???? Já não tem um tópico de coisas estranhas ????
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    Mensagem por Glaucio Missioneiro Qui 7 Ago - 15:55:51

    Sr.Bianchi escreveu:Sei lá... não vejo grandes absurdos. O torque é ligeiramente menor que o 2.5, aparece lá pelos 2800rpm e potencia é maior. Com certeza será mais econômico. Um vectra 2.0 chega a fazer 9-9,5 km/l e o peso é semelhante ao do opala.  

    Bom, já foi falado lá no início, mas e a aerodinâmica?

    E vectra não tem cardâ, diferencial.

    Sei lá, eu não mexo com essas coisas, nunca vi, mas pelo que li aqui, não é mais viável trocar por um 250 ?
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    Mensagem por BANDIT Qui 7 Ago - 17:14:25

    Turbo Especial escreveu:Os purista piram! rss
    Galera, ressuscitando o topico, provavelmente irei montar um opala com motor de vectra! vou olhar o opala esse final de semana, pretendo usa-lo no dia a dia!
    acabei fazendo as contas aqui, com as peças que já possuo, fica mais barato por o motor do vectra do que injetar o do 4cil.

    pretendo fazer um passo a passo da modificação, declarando custos etc.
    Também irei medir a potencia, aceleraçlão 0 a 100 e retomada de 60 a 120 antes e depois, apenas com a modificação do motor.

    já possuo
    Motor 2.0 8v de um vectra 97
    Bicos
    Coletores
    Flange(Capa seca, era para chevette, mas creio que encaixa no cambio do opala sem problemas)
    Injeção programavel(pandoo fuel inject, já uso em outro carro meu turbo, vou compartilhar entre eles)
    bombas de combustivel, etc etc etc

    se alguem tiver alguma duvida ou sugestão...
    em breve, se realmente adquirir o carro, passo detalhes!
    estou namorando um comodoro coupe 88 que está por um preço bom aqui na cidade!


    abraços!


    Não sou contra adaptação.....e nesse caso.......talvez seja valida...se vc. já tem o motor.....pior não fica pode ter certeza !!!

    Pelo oque eu vejo o Chevette com motor de AP.....o carro fica bem longo pra acelerar.....como o carro é leve ....pega um boa velocidade final....

    no opala não sei como vai ficar....

    faça um tópico novo.....e comece a posta....fiquei curioso sobre oque aconteceria !

    Boa SorteOKK
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    Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 Empty Re: Opalectra..Opala Motor de Vectra

    Mensagem por daniel.augusto.773776 Qui 7 Ago - 17:23:33

    pytbool escreveu:Mas a questão é o seguinte, torque e muito bom pra arrancada porem no final não e tão bom.
    O motor de vectra 2.2 16v tem muito mais final que o de opala, sendo o opala mais leve que o vectra

    Opala cupe 76 : 1100 Kg

    Vectra CD 98 :1365 Kg

    E olha que o vectra tem muito final....o do meu colega dava 240 sucegado.

    Injetar um opala acho que não compenssa,pois o preço e o mesmo do motor 2.2 do vectra.

    Penso tbm na questão da economia, o vectra cd do meu colega fazia 12...quase 13 e um opala pra fazer 10 tem que ser muito suado.

    O motor da silverado meio que bebe igual o opala, e complicado pois tbm e muito dificil de achar....

    e tenso....

    de talh tudo isso se dever ao diferencial e ao escalonameno das marchas!! que o vectra te um diferencial bem longo!
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    Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 Empty Re: Opalectra..Opala Motor de Vectra

    Mensagem por Rodrigo N Qui 7 Ago - 18:07:41

    é longo mesmo.. do meu primo 2.2 CD dá 100 km/h de segunda.. mas ele gira bem também... depois dos 3~4k que vira o bicho...
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    Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 Empty Re: Opalectra..Opala Motor de Vectra

    Mensagem por Turbo Especial Qui 7 Ago - 20:04:40

    Então pessoal, sei que essas modificações causam um certo receio em todos!
    não coloco o 6 cilindro por ter que comprar o motor e procuro economia.
    tudo o que farei não vai afetar de forma alguma a estrutura do opala, pelo contrario, por ter o cabeçote de aluminio deve diminuir o peso um pouquinho.
    Tenho uma chevy 500 com o motor 2.4 16 turbo intercooler, então de potencia, digamos que já estou bem servido.
    Usando chevettes com comparacao, o motor do vectra anda muito mais do que os chepalas, creio que no opala deva ficar bom tambem, caso não fique, boa parte das peças que vou adquirir, como ventuinha eletrica, bobinas etc tambem usaria para injetar o 4cil original, dae é so tirar o do vectra e voltar para o original.

    de vantagens, tem o funcionamento melhor, por ser um motor mais moderno, mais giro, melhor gerenciamento, pois ja é com roda fonica e diversos sensores.
    enfim, no meu caso que ja possuo o motor, so vejo vantagens, alem de ser algo exclusivo!
    quero medir a potencia antes, pois duvido muito que o motor como está, la com seus 10 anos de uso, esteja despejando todo o torque e potencia originais.
    enfim, depois que realmente adquirir o opala, devo começar a tocar o projeto, há muita coisa a fazer antes de instalar oficinalmente o motor, a previsão de gasto está por volta dos 3 mil.
    se incluindo o motor capa seca e demais itens, partindo do zero, gastaria algo proximo de 6.500,00!
    creio que esse seria o primeiro opalacom motor de vectra...
    abraços!
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    Mensagem por teteubp Qui 7 Ago - 20:26:34

    vou desligar o computador e ir dormir e fingir que eu NÃO VI UM LANDAU AP Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation 
    e se amanha eu tiver vagas lembranças disso enfiarei na cabeça que foi um sonho ruim!
    muito ruim..
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    Mensagem por Luan Line Six Sáb 23 Ago - 19:25:53

    Cara, vai ficar meio esquisitona essa receita de Opalectra ae rs.. a começar pelo ronco que não será o mesmo (classico) e não acordara os vizinhos domingo quando vc for comprar pão de opala :/
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    Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 Empty Re: Opalectra..Opala Motor de Vectra

    Mensagem por nicolaspancheski Sáb 23 Ago - 20:22:00

    opalectra??? duvido que vai sair do lugar esse carro frankstein....


    Última edição por nicolaspancheski em Ter 26 Ago - 11:11:01, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por Mestre "C" Sáb 23 Ago - 21:07:44

    Pra quem gosta de motorzinho o opalectra e o landau ap servem mas para quem realmente gosta de Opala até kart tem que ter um "motorzinho"...



    ...e TURBO!!!

    Já esse é de um cara aqui de Brasília,ele faz apresentações.Já vi pessoalmente,e de arrepiar!!!!

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    Mensagem por alex medina Sáb 23 Ago - 21:19:15

    tirando pela a parte da aerodinamica talvez fique bom(mais nao axo legal)por que o motor do vectra é o mesmo dos omegas(que sao mais pesados do o opala) e todu mundo sabe que nao pra brincar com um omega 20 .se o cidadao nao tiver um negocia bm debaixo do capo
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    Mensagem por tcheco 8687 Dom 24 Ago - 3:28:02

    vamos acompanhar e ver o resultado
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    Mensagem por ZZ Top Dom 24 Ago - 7:11:56

    Olhem, eu ja vi muita coisa por aí, e na minha opnião, minha humilde opnião, mesmo ja tendo o motor e varias peças, acho que uma adaptação dessas sai bem mais caro que injetar um 4cc !! E se já tem um modulo de injeção pra usar, gastaria menos ainda pra injetar o 4cc,! Pra adaptar da uma mão do obra danada, é uma trabalheira que quem for fazer vai ter que gastar muito tempo, o que não tem como sair barato, pois sabemos que custo de M.O. é cobrado pelo tempo gasto pra fazer o serviço, mas de repente algum "mecanico" baratinho cobre uns 300 reais pra fazer um serviço desses, mas dae, deve ficar aquela beleza ! Ou mesmo que o serviço seja feito pelo proprio dono do carro, o tempo gasto tbm não vai compensar. Falo por exepriencia propria, pois ja troquei um 4cc por um 6cc, que é relativamente facil, e sei o trabalho que deu, imagine adptar um motor desses... Mas enfim, cada louco com sua mania, o que me deixa curioso pra saber como vai ficar uma coisa dessas.
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    Mensagem por fastaveira Qua 27 Ago - 7:43:06

    Bem, eu acho o seguinte, adaptar um motor de Vectra ou qualquer outro que seja no cofre do Opalão, no intuito de economizar combustível, afim de usar o carro no dia a dia, seria melhor investir o dinheiro gasto na compra de um carro "atual" para essa finalidade, o Opala já teve seus dias de glória, o melhor mesmo seria usá-lo somente para curtir nas horas vagas, finais de semana e etc. Não pense que adaptando um motor "moderno" em seu cofre irá proporcionar atingir altas velocidades, pode ser que consiga, mas será quase irrelevante. Pois seu coeficiente de arrasto, aerodinâmica e estabilidade não permitem atingir níveis altos de velocidade (sendo que a 140km/h já fica instável, imagine em velocidades superiores), a não ser que se faça uma preparação pesada no motor e suspensão para que velocidades maiores sejam alcançadas.

    Essa é a minha opinião.

    Sem mais
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    Mensagem por Basico Qua 27 Ago - 9:19:56

    Eu tive a oportunidade de andar em um Opala com motor 2.4 Flex power com cabeçote roletado e posso garantir que fica bom, mas é 8 válvulas, não sei como ficaria um 16V visto que o torque chegaria mais alto que o ideal.

    A melhor receita que eu já vi para um Opala 4cil é a instalação de uma turbina pequena de baixa inercia para trabalhar até 4500 RPM no máximo, assim como nos Audi A4.

    Adoção de cambio 5 marchas e diferencial 3,07.
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    Mensagem por tcheco 8687 Qua 27 Ago - 9:22:51

    CONCORDO COM VC, BASICO
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    Mensagem por fastaveira Qua 27 Ago - 12:41:19

    Ou instale um sistema de escape 4x2, carburador DFV ou WEBER 446, tuchos mecânicos e comando do 151S, garanto-lhe por experiência que terá um ótimo resultado.

    Sem mais.
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    Mensagem por Basico Qua 27 Ago - 13:03:14

    Aspro pra ficar bom é a partir de pistão a álcool + cabeçote álcool rebaixado em 2mm + Webber 40 + 4X2 decente + Comando 272 + Bobina do MI.... estamos falando de 140CV com perda de torque

    So que com esse valor o turbo fica mais barato e tem mais performance pois uma APL .42 pra encher em média baixa já te dá 180CV com aumento de torque e sem trocar nada alem do Carburador (Isso se a parte de baixo do seu motor estiver boa).
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    Mensagem por cupe89 Qua 27 Ago - 13:08:55

    uma boa adaptação acho bem legal é o chepala ...........
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    Mensagem por Bruno Porto Qui 28 Ago - 18:32:17

    Eu ja fico imaginando um "cheblazer", um chevetão com um vortec debaixo do capô ja daria para se divertir...
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    Mensagem por Glaucio Missioneiro Sex 29 Ago - 10:30:02

    gostei do nome, Bruno

    que tal então um "opalazer" ?
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    Mensagem por benedusi Sex 29 Ago - 20:22:52

    Deixe eu me intrometer, hoje mesmo eu tava pensando nisso, mas não com motor de vectra;
    Fique bem claro que sou só um leigo que gosta de carros e não tem preconceitos (tirando VW atuais, ondei os donos de VW atuais)

    Primeiramente eu analisei o Maverick ldo 2.3 sedan:

    2.3l = 79cv líquidos (99 brutos) a 5400rpm
    Torque Máximo: 16,9mkgf a 3.200 rpm
    Peso: 1250kg
    Aceleração 0 a 100 km/h - 17 s
    Velocidade máxima 155 km/h


    Lembrando que ele usa o mesmo câmbio e diferencial do V8

    depois eu analisei o Maverick GT V8 4.95l:

    4.95l = 135cv líquidos (199 brutos) a 4500rpm
    Torque Máximo: 29,8mkgf (35kgfm brutos) a 2.500 rpm
    Peso: 1400kg
    Aceleração 0 a 100 km/h - 12 s
    Velocidade máxima 180 km/h


    Vou usar para comparação um motor 2.0 PSA muito comum por aqui (citroen c4, picasso, c5, peugeot 306, 607, 406, 407, 608, etc)

    Citroen C4 VTR

    Potência: 143 cv a 6000 rpm
    Torque: 20,4 kgfm a 4000 rpm
    Peso: 1279 kg
    Velocidade máxima: 207 km/h
    Aceleração 0-100 km/h 9,2 s


    Aqui só para ter uma ideia, os dados de um opala comodoro coupê 79
    Potência 98 cv a 4800 rpm
    Torque 19,8 kgfm a 2800 rpm
    Peso 1100 kg
    Velocidade máxima 156 km/h
    Aceleração 0-100 km/h 17,7 s


    Agora vamos comprar a curva de torque e potência:

    Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 28hq3pd

    Sei que não tá ideal essa imagem, mas dá para comparar.

    Bom, o que podemos analisar:
    1. Peso: O Maverick 2.3 4 portas é o mais leve de todos, logo acima com pequena diferença o C4 e com mais de 100kg a mais o Gt
    - Ou seja, o Maverick sem motor é mais leve que o C4 também sem motor em qualquer versão, então essa história do Opala(que é mais leve que o Maverick) ser muito pesado para determinado motor não é verdade.

    2. Torque: Maverick 2.3 tem o menor valor 16.9, seguido do c4 com 20.4 e o mais forte é óbvio o GT com 29.8kgfm (lembrando que estamos trabalhando com valores líquidos)
    - Como vemos na imagem a curva de torque de todos é praticamente plana, então vamos considerar os valores absolutos

    3. Potência:
    - Aqui temos que analisar as curvas, entre o c4 e o 2.3, vemos que até 2000rpms o maverick sai na frente, mas depois o c4 sobre rápido, já comparando com o GT, o motor PSA alcança a mesma potência do GT sempre cerca 850rpms depois;

    4. ops e a aerodinâmica? Nós aqui analisamos só os motores e não os carros em si.
    - cx do C4 0.28
    - cx do Maverick(estimado) 0.50

    Resultados:
    Em resumo se colocássemos o motor PSA 2.0 no Maverick (na prática é impraticável, mas vamos considerar que fosse  "plug and play") :
    O desempenho fica bastante superior ao 2.3l pois temos mais torque e mais potência, mesmo que nos primeiros 1000rpms ela fique mais baixa.

    Já no caso do GT, no PSA temos 9kgf/m a menos de torque disponível, isso significa uma aceleração mais fraca, mesmo tendo potência maior e o 302 alcança a mesma potência antes do 2.0 PSA até a potência máxima nos seus 4500RPM

    O que eu quis mostrar aqui, foi que o swap com um motor mais moderno, quando possível e viável, dá um novo fôlego aos nossos antigos meio mancos (opala 4 cilindros, Maverick 4 ou 6 cilindros), ou seja, respondendo a pergunta inicial, SIM (na verdade talvez, pois teríamos que analisar o motor do vectra e do opala), se você colocar o motor do 2.2 Vectra no seu opala ele pode ficar ligeiramente mais econômico e pode andar muito melhor que com o original, porém, não vai ter o mesmo desempenho do vectra, pois apesar de termos um menor peso no Opala, vale lembrar que a partir dos 100km/h temos o efeito da aerodinâmica (a do opala fica perto do 0.45cx), e temos perda na caixa e diferencial.

    Agora, se é pra mexer e se estressar, que tal um v6 ou v8 da chrysler (dakota, cherokee)? Fácil de achar uma sucata por ai; Ou o 4.3 da blazer? Da pra transplantar direção e ar junto.

    Pessoal, desculpem pelo post longo, e digam o que acham.
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    Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 Empty Re: Opalectra..Opala Motor de Vectra

    Mensagem por j ricardo Sáb 30 Ago - 8:52:40

    Sim, não vai ter o mesmo desempenho do vectra... principalmente de final..., mas pode ate ter aceleração melhor...

    outro ponto positivo: a transmissão do opala se mostraria muito longa para o motor mais elastico do vectra... opaleiro adora cambio longo... vive se coçando para alongar para alem do 2,73..hehehhehe

    ps: o diferencial do Mav 4cil não é o mesmo do V8... V8 usa 3,08:1, e 4cil usa o 3,91:1

    o cambio tambem acho que não é o mesmo, mas talvez as relações sejam semelhantes...


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    Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 Empty Re: Opalectra..Opala Motor de Vectra

    Mensagem por benedusi Sáb 30 Ago - 13:05:08

    Realmente
    Dados do 4cc
    diferencial 3,92:1.

    Câmbio de 4 marchas
    Relação:
    3,596:1 / 2,378:1 / 1,531:1 / 1,00:1. Ré 4,229:1

    Eu lí que ambos usavam mesmo cambio e diferencial numa matéria da quatro-patas, digo rodas
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    Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 Empty Re: Opalectra..Opala Motor de Vectra

    Mensagem por BANDIT Sáb 30 Ago - 13:40:35

    benedusi escreveu:Realmente
    Dados do 4cc
    diferencial 3,92:1.

    Câmbio de 4 marchas
    Relação:
    3,596:1 / 2,378:1 / 1,531:1 / 1,00:1. Ré 4,229:1

    Eu lí que ambos usavam mesmo cambio e diferencial numa matéria da quatro-patas, digo rodas



    Seja bem vindo

    Benedusi !

    Boa sua iniciativa !!!  parabéns ...é por ai mesmo o caminho....como eu disse num poste anterior....pior não fica ....e veja que esse motorzinho de "Monza" é que foi pra Pick Up   S-10 , não o motor   4cc com deslocamento maior ....ou seja se puxa um caminhãozinho....de + de 1600kg.    deve puxar um veiculo bem + leve como um opala que pesa 1.150kg. !  
    .....................................

    Benedusi    vc tem um carro que a muitos anos eu desejo que é essa Alfa Romeo 24V.     Já dirigi muito delas....mas nunca tive uma só minha....

    poste fotos dessa sua Alfa ai... OKK .
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    Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 Empty Re: Opalectra..Opala Motor de Vectra

    Mensagem por rafael.luc Sáb 30 Ago - 13:55:39

    benedusi escreveu:

    Primeiramente eu analisei o Maverick ldo 2.3 sedan:

    2.3l = 79cv líquidos (99 brutos) a 5400rpm
    Torque Máximo: 16,9mkgf a 3.200 rpm
    Peso: 1250kg
    Aceleração 0 a 100 km/h - 17 s
    Velocidade máxima 155 km/h


    Lembrando que ele usa o mesmo câmbio e diferencial do V8

    depois eu analisei o Maverick GT V8 4.95l:

    4.95l = 135cv líquidos (199 brutos) a 4500rpm
    Torque Máximo: 29,8mkgf (35kgfm brutos) a 2.500 rpm
    Peso: 1400kg
    Aceleração 0 a 100 km/h - 12 s
    Velocidade máxima 180 km/h


    Vou usar para comparação um motor 2.0 PSA muito comum por aqui (citroen c4, picasso, c5, peugeot 306, 607, 406, 407, 608, etc)

    Citroen C4 VTR

    Potência: 143 cv a 6000 rpm
    Torque: 20,4 kgfm a 4000 rpm
    Peso: 1279 kg
    Velocidade máxima: 207 km/h
    Aceleração 0-100 km/h 9,2 s


    Aqui só para ter uma ideia, os dados de um opala comodoro coupê 79
    Potência 98 cv a 4800 rpm (84 CV liquidos a 4400 rpm)
    Torque 19,8 kgfm a 2800 rpm (17 Kgfm a 2500 rpm)
    Peso 1100 kg (provavelmente com tanque vazio, pneus convecionais)
    Velocidade máxima 156 km/h
    Aceleração 0-100 km/h 17,7 s (4 marchas)

    Agora vamos comprar a curva de torque e potência:

    Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 28hq3pd

    Sei que não tá ideal essa imagem, mas dá para comparar.

    Bom, o que podemos analisar:
    1. Peso: O Maverick 2.3 4 portas é o mais leve de todos, logo acima com pequena diferença o C4 e com mais de 100kg a mais o Gt
    - Ou seja, o Maverick sem motor é mais leve que o C4 também sem motor em qualquer versão, então essa história do Opala(que é mais leve que o Maverick) ser muito pesado para determinado motor não é verdade.

    2. Torque: Maverick 2.3 tem o menor valor 16.9, seguido do c4 com 20.4 e o mais forte é óbvio o GT com 29.8kgfm (lembrando que estamos trabalhando com valores líquidos)
    - Como vemos na imagem a curva de torque de todos é praticamente plana, então vamos considerar os valores absolutos

    3. Potência:
    - Aqui temos que analisar as curvas, entre o c4 e o 2.3, vemos que até 2000rpms o maverick sai na frente, mas depois o c4 sobre rápido, já comparando com o GT, o motor PSA alcança a mesma potência do GT sempre cerca 850rpms depois;

    4. ops e a aerodinâmica? Nós aqui analisamos só os motores e não os carros em si.
    - cx do C4 0.28
    - cx do Maverick(estimado) 0.50

    Resultados:
    Em resumo se colocássemos o motor PSA 2.0 no Maverick (na prática é impraticável, mas vamos considerar que fosse  "plug and play") :
    O desempenho fica bastante superior ao 2.3l pois temos mais torque e mais potência, mesmo que nos primeiros 1000rpms ela fique mais baixa.

    Já no caso do GT, no PSA temos 9kgf/m a menos de torque disponível, isso significa uma aceleração mais fraca, mesmo tendo potência maior e o 302 alcança a mesma potência antes do 2.0 PSA até a potência máxima nos seus 4500RPM

    O que eu quis mostrar aqui, foi que o swap com um motor mais moderno, quando possível e viável, dá um novo fôlego aos nossos antigos meio mancos (opala 4 cilindros, Maverick 4 ou 6 cilindros), ou seja, respondendo a pergunta inicial, SIM (na verdade talvez, pois teríamos que analisar o motor do vectra e do opala), se você colocar o motor do 2.2 Vectra no seu opala ele pode ficar ligeiramente mais econômico e pode andar muito melhor que com o original, porém, não vai ter o mesmo desempenho do vectra, pois apesar de termos um menor peso no Opala, vale lembrar que a partir dos 100km/h temos o efeito da aerodinâmica (a do opala fica perto do 0.45cx), e temos perda na caixa e diferencial.

    Agora, se é pra mexer e se estressar, que tal um v6 ou v8 da chrysler (dakota, cherokee)? Fácil de achar uma sucata por ai; Ou o 4.3 da blazer? Da pra transplantar direção e ar junto.

    Pessoal, desculpem pelo post longo, e digam o que acham.

    Na minha opinião não vale a pena trocar o 151 pelo 2.2 GM.

    O 151 tem 84 CV líquidos (GAS), trocando a gaxeta por feltro, ventilador elétrico e ignição eletrônica e boas velas conseguiria 90 CV líquidos.
    Ajustando a taxa de compresao de 7:1, 7.5:1 para 9.5:1 conseguiria alcançar uns 96 CV.
    Colocando um dimensionado e uma injeção eletrônica conseguiria uns 115 cv líquidos que é mesma 2.2 e ainda teria um pouco mais de torque.

    O 151 no opala faz 7,5 KM/l na cidade, com a taxa de 7:1, com a taxa ajustada para 9.5:1 poderia fazer 8 KM/l que é mesmo do Monza.

    Ate existe motores eficientes e potentes 4cc nao é caso do GM 2.2, acho que se nos Honda.
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    Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 Empty Re: Opalectra..Opala Motor de Vectra

    Mensagem por ZZ Top Sáb 30 Ago - 14:29:17

    rafael.luc escreveu:
    Na minha opinião não vale a pena trocar o 151 pelo 2.2 GM.

    O 151 tem 84 CV líquidos (GAS), trocando a gaxeta por feltro, ventilador elétrico e ignição eletrônica e boas velas conseguiria 90 CV líquidos.
    Ajustando a taxa de compresao de 7:1, 7.5:1 para 9.5:1 conseguiria alcançar uns 96 CV.
    Colocando um dimensionado e uma injeção eletrônica conseguiria uns 115 cv líquidos que é mesma 2.2 e ainda teria um pouco mais de torque.

    O 151 no opala faz 7,5 KM/l na cidade, com a taxa de 7:1, com a taxa ajustada para 9.5:1 poderia fazer 8 KM/l que é mesmo do Monza.

    Ate existe motores eficientes e potentes 4cc nao é caso do GM 2.2, acho que se nos Honda.

    x2
    Concordo em número, genero e grau !!
    O opala que usa cardan e diferencial, precisa de motor torcudo e com cilindrada grande, pois perde muito na transmissão, acho que motor do vectra não iria ficar tão bom como parece ! Ia acabar perdendo facil pra um 4cc levemente "apimentado".
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    Mensagem por j ricardo Sáb 30 Ago - 14:45:34

    È?

    pois meu astra 2.0 tem o mesmo torque do 151 alcool: 19,7 kgf e a uma rotação ainda mais baixa: 2,400 rpm...e corta giro a 6400rpm

    só com um dimensionado, teria 140cv tranquilo...

    com o mesmo gasto para tirar 115cv do 151, o 2.0 tira facilmente 170cv... e se for 16 valvulas, os 250cv é possivel num motor de RUA!

    paren que querer comparar motor antigo com moderno... isso não fica bem... qualquer motor ridiculo e mal projetado hoje, teria desempenho superior ao motor de opala...

    claro que a durabilidade dos motores antigos, nunca mais teremos...


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    Mensagem por benedusi Sáb 30 Ago - 14:59:51

    Seja bem vindo

    Benedusi !

    Boa sua iniciativa !!!  parabéns ...é por ai mesmo o caminho....como eu disse num poste anterior....pior não fica ....e veja que esse motorzinho de "Monza" é que foi pra Pick Up   S-10 , não o motor   4cc com deslocamento maior ....ou seja se puxa um caminhãozinho....de + de 1600kg.    deve puxar um veiculo bem + leve como um opala que pesa 1.150kg. !  
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    Benedusi    vc tem um carro que a muitos anos eu desejo que é essa Alfa Romeo 24V.     Já dirigi muito delas....mas nunca tive uma só minha....

    poste fotos dessa sua Alfa ai... OKK .

    Eu tinha um kadett sport 95/95, 2.0 8V, andava muito bem, e até hoje todo mundo fala como o kadett anda bem, mesmo no 1.8, o meu kadett sport, tinha 1100kg, o mesmo que um opala 79 2.5 e fazia seus 8.5km/l na gasosa.

    Mas realmente, quanto ao consumo, mudar pra outro GM não vai fazer muita diferença, se purismo não for um problema, da pra ir pra um FORD, o próprio 2.3 do maverick (também foi usado na ranger) é mais econômico que o 2.5 GM e anda mínima coisa a mais, e aqui uma ideias de motores que você acha fácil e barato, com potência e torque maiores que o do opala e consumo acima de 10km/l em carros mais pesados que o opala: Astra importado, qualquer um de primeira geração o vectra importado tb, logus 2.0(esse acha jogado em qualquer lugar) e claro, tudo também vai depender da viabilidade e custo disso tudo.
    Agora se você quer um desafio, vai de renault, os primeiros scenics, meganes, laguna 2.0, dá um bom trabalho, mas da uma olhada nos dados do scenic por exemplo:

    Potência 140 cv a 5500 rpm
    Torque 19,2 kgfm a 3750 rpm
    Peso 1290 kg
    Consumo Cidade     11,1 km/l
    Aceleração 0-100 km/h 10s

    Tem alguns v6 também que vão te dar um bom consumo, o tauros de segunda geração(o redondinho) esse carro tem quase 1600kg, faz seus 9l


    -----------------------------------------------------------------------------------

    Meu alfa ta fazendo entre 6km/l e 7km/l e anda mais ou menos bem...

    Mas to vendendo ele: http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-576548679-alfa-romeo-164-24v-30-super-impecavel-_JM

    Aqui um vídeo do último final de semana quando levei ele dar uma volta(a câmera é uma droga)
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    Mensagem por rafael.luc Sáb 30 Ago - 17:11:37

    j ricardo escreveu:È?

    pois meu astra 2.0 tem o mesmo torque do 151 alcool: 19,7 kgf e a uma rotação ainda mais baixa: 2,400 rpm...e corta giro a 6400rpm

    só com um dimensionado, teria 140cv tranquilo...

    com o mesmo gasto para tirar 115cv do 151, o 2.0 tira facilmente 170cv... e se for 16 valvulas, os 250cv é possivel num motor de RUA!

    paren que querer comparar motor antigo com moderno... isso não fica bem... qualquer motor ridiculo e mal projetado hoje, teria desempenho superior ao motor de opala...

    claro que a durabilidade dos motores antigos, nunca mais teremos...

    Esse motor do Astra nao é la muito moderno data de 1980, ao longo do tempo teve algumas otimizações coisa que nunca aconteceu com o 151, somente com o 250 no omega.
    O coletor original no GM2.0/2.2 é bem melhor que do opala, nao espere muito ganho com um dimencionado.
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    Mensagem por j ricardo Sáb 30 Ago - 20:50:30

    rafael.luc escreveu:
    j ricardo escreveu:È?

    pois meu astra 2.0 tem o mesmo torque do 151 alcool: 19,7 kgf e a uma rotação ainda mais baixa: 2,400 rpm...e corta giro a 6400rpm

    só com um dimensionado, teria 140cv tranquilo...

    com o mesmo gasto para tirar 115cv do 151, o 2.0 tira facilmente 170cv... e se for 16 valvulas, os 250cv é possivel num motor de RUA!

    paren que querer comparar motor antigo com moderno... isso não fica bem... qualquer motor ridiculo e mal projetado hoje, teria desempenho superior ao motor de opala...

    claro que a durabilidade dos motores antigos, nunca mais teremos...

    Esse motor do Astra nao é la muito moderno data de 1980, ao longo do tempo teve algumas otimizações coisa que nunca aconteceu com o 151, somente com o 250 no omega.
    O coletor original no GM2.0/2.2 é bem melhor que do opala, nao espere muito ganho com um dimencionado.

    o problema do escape dos modernos, é o catalizador... mata muito desempenho...

    no corsa 1.6 16v, consegui 6cv só com escape... no dinamometro...

    no mesmo dino, tem relatos de ganhos de mais de 10cv em toda faixa somente com escape e filtro num astra do mesmo ano que o meu...


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    Mensagem por ZZ Top Dom 31 Ago - 16:06:28

    É,
    Só um detalhe, a comparação esta sendo:
    um motor moderno no carro antigo X carro antigo com seu motor antigo "apimentado".
    E tem uma frase famosa de um grande especialista em carros de corrida, que diz:
    "Nada substitui a cilindrada"
    Vou fazer uma comparação pra dar um exemplo, todos conhecem as camionetes GM, como c20, a20 e tal, que vinham com o motor 4.1 igual do opala, que tinham por volta dos 130cv liquidos(aproximados), daí vamos pensar, um motor do astra mais novo tem 140cv certo?!, então seria certo pensar que se colocasse o motor do astra numa c20, iria andar mais, pois tem mais "cavalos" certo?! , errado, o motor 2.0 do astra, num ia empurrar nem perto o que o 4.1 empurra, isso é questão de cilindrada e torque, com o opala é a memso coisa, claro que se tratando do 4cc, o desmpenho vai ficar proximo de um 2.0, mas memso assim, é mais viavel manter o 4cc do opala, e dar uma apimentada se quiser melhorar a potência.
    Fico por aqui, pois essa discussão ainda vai longe.
    benedusi
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    Opalectra..Opala Motor de Vectra - Página 3 Empty Re: Opalectra..Opala Motor de Vectra

    Mensagem por benedusi Dom 31 Ago - 16:35:30

    ZZ Top escreveu:É,
    Só um detalhe, a comparação esta sendo:
    um motor moderno no carro antigo X carro antigo com seu motor antigo "apimentado".
    E tem uma frase famosa de um grande especialista em carros de corrida, que diz:
    "Nada substitui a cilindrada"  
    Vou fazer uma comparação pra dar um exemplo, todos conhecem as camionetes GM, como c20, a20 e tal, que vinham com o motor 4.1 igual do opala, que tinham por volta dos 130cv liquidos(aproximados), daí vamos pensar, um motor do astra mais novo tem 140cv certo?!, então seria certo pensar que se colocasse o motor do astra numa c20, iria andar mais, pois tem mais "cavalos" certo?! , errado, o motor 2.0 do astra, num ia empurrar nem perto o que o 4.1 empurra, isso é questão de cilindrada e torque, com o opala é a memso coisa, claro que se tratando do 4cc, o desmpenho vai ficar proximo de um 2.0, mas memso assim, é mais viavel manter o 4cc do opala, e dar uma apimentada se quiser melhorar a potência.
    Fico por aqui, pois essa discussão ainda vai longe.

    Caramba, você nem se deu ao trabalho de ler, então vou resumir aqui, porque sou boa gente.

    Em primeiro lugar, lá no primeiro Post, você devia ter lido que ele está procurando economia em primeiro lugar e depois o desempenho;

    Se você tivesse lido o tópico inteiro, teria visto que em comparação o motor moderno tem mais potência, MAIS TORQUE as vezes em rotação MENOR, e que os carros antigos são MAIS LEVES

    E quantas camionetes médias a gasolina hoje tem motor com mais de 3l? Vamos pegar o seu exemplo a C10 e comparar com uma ranger 2.5
    c10
    Peso        1570 kg
    Velocidade máxima 130 km/h
    Aceleração 0-100 km/h 30 s
    Consumo Urbano 5 km/l
    Potência        132 cv a 4400 rpm
    Torque 27,4 kgfm a 2400 rpm BRUTOS

    Ranger 2.5 FLEX(não vou nem entrar em detalhes, mas motor fles anda menos e gasta mais)

    Peso       1745 kg
    COnsumo urbano 5,3 km/l (G)
    Velocidade máxima 172 km/h
    Aceleração 0-100 km/h 12,3 s
    Potência        168 cv (G) a 5500 rpm
    Torque 24 kgfm (G) a 4250 rpm

    Não tenho as curvas de torque e potência e nem vou me dar ao trabalho, mas posso te garantir que na mesma rotação da c10 a ranger vai ter mais torque e potência

    E a frase correto de Shelby é: there’s no replacement for displacement o que quer dizer que nada substitui um motor de maior cilindrada, ou seja, pegue o motor do c4 que comparei, e troque por outro PSA o ES9 IA, um V6 de 3l (bem menor que o 4.1) esse motor tem mais torque que o V8 do maverick GT, mais potência e menor consumo.

    E vale lembrar que ele disse essa frase em outra época, hoje temos motores 1,6l com turbo praticamente sem lag, com torque e potência em baixa, superiores a qualqyuer 6 cilindros antigos;

    Outras frases que fazem amis sentido hoje em dia:
    “Simplifique e adicione leveza”
    “Para ganhar velocidade, adicione leveza”
    “Aumentar a potência deixa você mais rápido nas retas; subtrair peso deixa você mais rápido em todo lugar”).
    Colin Chapman, fundador da Lotus

    Dica, conhecimento nem sempre é de graça, aproveite.

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