o fusca e o chevete estão dentro da garagem
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mauriciodonizetifernandes escreveu:carai!!!!ressuscitaram este finado landau!pelo amor de deus deixem ele descansar em paz,isto é coisa que tem que esquecer.
andersonmartins escreveu:tanto motor V8 jogado porai e esse camarada me poem um de gol é pra acaba, a alguns meses atras fui em uma marina que faz reparos em barcos com o intuito de achar o lendario vira brequim que faz o 4cc virar 3.0, bom não achei o vira + oque tem de V8 e blauer jogado parece mato e o camarada me poem o de gol, o freio do G3 o diferencial deve ser de towner, os bancos de onibus, o volante de corcel ll etc...
andersonmartins escreveu:
tanto motor V8 jogado porai e esse camarada me poem um de gol é pra acaba, a alguns meses atras fui em uma marina que faz reparos em barcos com o intuito de achar o lendario vira brequim que faz o 4cc virar 3.0, bom não achei o vira + oque tem de V8 e blauer jogado parece mato e o camarada me poem o de gol, o freio do G3 o diferencial deve ser de towner, os bancos de onibus, o volante de corcel ll etc...
hehehehe se encontrares 2 vira do volvo penta, dá um toque que me interessa...
Blower? você quer dizer supercharger????????
andersonmartins escreveu:
tranquilo quanto ao vira, o dono da marina me chamou de louco segundo ele vibra muito, sim supercharge so não sei dizer se funcionando ou não, não entendo deles. cara aquilo é uma disneilandia pra caras como nós que gostam de motor, como eu disse V8 é mato fora os motores de opala maritimisado são de cor vermelha.
diegods gosta desta mensagem
Sr.Bianchi escreveu:Sei lá... não vejo grandes absurdos. O torque é ligeiramente menor que o 2.5, aparece lá pelos 2800rpm e potencia é maior. Com certeza será mais econômico. Um vectra 2.0 chega a fazer 9-9,5 km/l e o peso é semelhante ao do opala.
Turbo Especial escreveu:Os purista piram! rss
Galera, ressuscitando o topico, provavelmente irei montar um opala com motor de vectra! vou olhar o opala esse final de semana, pretendo usa-lo no dia a dia!
acabei fazendo as contas aqui, com as peças que já possuo, fica mais barato por o motor do vectra do que injetar o do 4cil.
pretendo fazer um passo a passo da modificação, declarando custos etc.
Também irei medir a potencia, aceleraçlão 0 a 100 e retomada de 60 a 120 antes e depois, apenas com a modificação do motor.
já possuo
Motor 2.0 8v de um vectra 97
Bicos
Coletores
Flange(Capa seca, era para chevette, mas creio que encaixa no cambio do opala sem problemas)
Injeção programavel(pandoo fuel inject, já uso em outro carro meu turbo, vou compartilhar entre eles)
bombas de combustivel, etc etc etc
se alguem tiver alguma duvida ou sugestão...
em breve, se realmente adquirir o carro, passo detalhes!
estou namorando um comodoro coupe 88 que está por um preço bom aqui na cidade!
abraços!
de talh tudo isso se dever ao diferencial e ao escalonameno das marchas!! que o vectra te um diferencial bem longo!pytbool escreveu:Mas a questão é o seguinte, torque e muito bom pra arrancada porem no final não e tão bom.
O motor de vectra 2.2 16v tem muito mais final que o de opala, sendo o opala mais leve que o vectra
Opala cupe 76 : 1100 Kg
Vectra CD 98 :1365 Kg
E olha que o vectra tem muito final....o do meu colega dava 240 sucegado.
Injetar um opala acho que não compenssa,pois o preço e o mesmo do motor 2.2 do vectra.
Penso tbm na questão da economia, o vectra cd do meu colega fazia 12...quase 13 e um opala pra fazer 10 tem que ser muito suado.
O motor da silverado meio que bebe igual o opala, e complicado pois tbm e muito dificil de achar....
e tenso....
benedusi escreveu:Realmente
Dados do 4cc
diferencial 3,92:1.
Câmbio de 4 marchas
Relação:
3,596:1 / 2,378:1 / 1,531:1 / 1,00:1. Ré 4,229:1
Eu lí que ambos usavam mesmo cambio e diferencial numa matéria da quatro-patas, digo rodas
benedusi escreveu:
Primeiramente eu analisei o Maverick ldo 2.3 sedan:
2.3l = 79cv líquidos (99 brutos) a 5400rpm
Torque Máximo: 16,9mkgf a 3.200 rpm
Peso: 1250kg
Aceleração 0 a 100 km/h - 17 s
Velocidade máxima 155 km/h
Lembrando que ele usa o mesmo câmbio e diferencial do V8
depois eu analisei o Maverick GT V8 4.95l:
4.95l = 135cv líquidos (199 brutos) a 4500rpm
Torque Máximo: 29,8mkgf (35kgfm brutos) a 2.500 rpm
Peso: 1400kg
Aceleração 0 a 100 km/h - 12 s
Velocidade máxima 180 km/h
Vou usar para comparação um motor 2.0 PSA muito comum por aqui (citroen c4, picasso, c5, peugeot 306, 607, 406, 407, 608, etc)
Citroen C4 VTR
Potência: 143 cv a 6000 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 4000 rpm
Peso: 1279 kg
Velocidade máxima: 207 km/h
Aceleração 0-100 km/h 9,2 sAqui só para ter uma ideia, os dados de um opala comodoro coupê 79
Potência 98 cv a 4800 rpm (84 CV liquidos a 4400 rpm)
Torque 19,8 kgfm a 2800 rpm (17 Kgfm a 2500 rpm)
Peso 1100 kg (provavelmente com tanque vazio, pneus convecionais)
Velocidade máxima 156 km/h
Aceleração 0-100 km/h 17,7 s (4 marchas)
Agora vamos comprar a curva de torque e potência:
Sei que não tá ideal essa imagem, mas dá para comparar.
Bom, o que podemos analisar:
1. Peso: O Maverick 2.3 4 portas é o mais leve de todos, logo acima com pequena diferença o C4 e com mais de 100kg a mais o Gt
- Ou seja, o Maverick sem motor é mais leve que o C4 também sem motor em qualquer versão, então essa história do Opala(que é mais leve que o Maverick) ser muito pesado para determinado motor não é verdade.
2. Torque: Maverick 2.3 tem o menor valor 16.9, seguido do c4 com 20.4 e o mais forte é óbvio o GT com 29.8kgfm (lembrando que estamos trabalhando com valores líquidos)
- Como vemos na imagem a curva de torque de todos é praticamente plana, então vamos considerar os valores absolutos
3. Potência:
- Aqui temos que analisar as curvas, entre o c4 e o 2.3, vemos que até 2000rpms o maverick sai na frente, mas depois o c4 sobre rápido, já comparando com o GT, o motor PSA alcança a mesma potência do GT sempre cerca 850rpms depois;
4. ops e a aerodinâmica? Nós aqui analisamos só os motores e não os carros em si.
- cx do C4 0.28
- cx do Maverick(estimado) 0.50
Resultados:
Em resumo se colocássemos o motor PSA 2.0 no Maverick (na prática é impraticável, mas vamos considerar que fosse "plug and play") :
O desempenho fica bastante superior ao 2.3l pois temos mais torque e mais potência, mesmo que nos primeiros 1000rpms ela fique mais baixa.
Já no caso do GT, no PSA temos 9kgf/m a menos de torque disponível, isso significa uma aceleração mais fraca, mesmo tendo potência maior e o 302 alcança a mesma potência antes do 2.0 PSA até a potência máxima nos seus 4500RPM
O que eu quis mostrar aqui, foi que o swap com um motor mais moderno, quando possível e viável, dá um novo fôlego aos nossos antigos meio mancos (opala 4 cilindros, Maverick 4 ou 6 cilindros), ou seja, respondendo a pergunta inicial, SIM (na verdade talvez, pois teríamos que analisar o motor do vectra e do opala), se você colocar o motor do 2.2 Vectra no seu opala ele pode ficar ligeiramente mais econômico e pode andar muito melhor que com o original, porém, não vai ter o mesmo desempenho do vectra, pois apesar de termos um menor peso no Opala, vale lembrar que a partir dos 100km/h temos o efeito da aerodinâmica (a do opala fica perto do 0.45cx), e temos perda na caixa e diferencial.
Agora, se é pra mexer e se estressar, que tal um v6 ou v8 da chrysler (dakota, cherokee)? Fácil de achar uma sucata por ai; Ou o 4.3 da blazer? Da pra transplantar direção e ar junto.
Pessoal, desculpem pelo post longo, e digam o que acham.
rafael.luc escreveu:
Na minha opinião não vale a pena trocar o 151 pelo 2.2 GM.
O 151 tem 84 CV líquidos (GAS), trocando a gaxeta por feltro, ventilador elétrico e ignição eletrônica e boas velas conseguiria 90 CV líquidos.
Ajustando a taxa de compresao de 7:1, 7.5:1 para 9.5:1 conseguiria alcançar uns 96 CV.
Colocando um dimensionado e uma injeção eletrônica conseguiria uns 115 cv líquidos que é mesma 2.2 e ainda teria um pouco mais de torque.
O 151 no opala faz 7,5 KM/l na cidade, com a taxa de 7:1, com a taxa ajustada para 9.5:1 poderia fazer 8 KM/l que é mesmo do Monza.
Ate existe motores eficientes e potentes 4cc nao é caso do GM 2.2, acho que se nos Honda.
Seja bem vindo
Benedusi !
Boa sua iniciativa !!! parabéns ...é por ai mesmo o caminho....como eu disse num poste anterior....pior não fica ....e veja que esse motorzinho de "Monza" é que foi pra Pick Up S-10 , não o motor 4cc com deslocamento maior ....ou seja se puxa um caminhãozinho....de + de 1600kg. deve puxar um veiculo bem + leve como um opala que pesa 1.150kg. !
.....................................
Benedusi vc tem um carro que a muitos anos eu desejo que é essa Alfa Romeo 24V. Já dirigi muito delas....mas nunca tive uma só minha....
poste fotos dessa sua Alfa ai... .
j ricardo escreveu:È?
pois meu astra 2.0 tem o mesmo torque do 151 alcool: 19,7 kgf e a uma rotação ainda mais baixa: 2,400 rpm...e corta giro a 6400rpm
só com um dimensionado, teria 140cv tranquilo...
com o mesmo gasto para tirar 115cv do 151, o 2.0 tira facilmente 170cv... e se for 16 valvulas, os 250cv é possivel num motor de RUA!
paren que querer comparar motor antigo com moderno... isso não fica bem... qualquer motor ridiculo e mal projetado hoje, teria desempenho superior ao motor de opala...
claro que a durabilidade dos motores antigos, nunca mais teremos...
rafael.luc escreveu:j ricardo escreveu:È?
pois meu astra 2.0 tem o mesmo torque do 151 alcool: 19,7 kgf e a uma rotação ainda mais baixa: 2,400 rpm...e corta giro a 6400rpm
só com um dimensionado, teria 140cv tranquilo...
com o mesmo gasto para tirar 115cv do 151, o 2.0 tira facilmente 170cv... e se for 16 valvulas, os 250cv é possivel num motor de RUA!
paren que querer comparar motor antigo com moderno... isso não fica bem... qualquer motor ridiculo e mal projetado hoje, teria desempenho superior ao motor de opala...
claro que a durabilidade dos motores antigos, nunca mais teremos...
Esse motor do Astra nao é la muito moderno data de 1980, ao longo do tempo teve algumas otimizações coisa que nunca aconteceu com o 151, somente com o 250 no omega.
O coletor original no GM2.0/2.2 é bem melhor que do opala, nao espere muito ganho com um dimencionado.
ZZ Top escreveu:É,
Só um detalhe, a comparação esta sendo:
um motor moderno no carro antigo X carro antigo com seu motor antigo "apimentado".
E tem uma frase famosa de um grande especialista em carros de corrida, que diz:
"Nada substitui a cilindrada"
Vou fazer uma comparação pra dar um exemplo, todos conhecem as camionetes GM, como c20, a20 e tal, que vinham com o motor 4.1 igual do opala, que tinham por volta dos 130cv liquidos(aproximados), daí vamos pensar, um motor do astra mais novo tem 140cv certo?!, então seria certo pensar que se colocasse o motor do astra numa c20, iria andar mais, pois tem mais "cavalos" certo?! , errado, o motor 2.0 do astra, num ia empurrar nem perto o que o 4.1 empurra, isso é questão de cilindrada e torque, com o opala é a memso coisa, claro que se tratando do 4cc, o desmpenho vai ficar proximo de um 2.0, mas memso assim, é mais viavel manter o 4cc do opala, e dar uma apimentada se quiser melhorar a potência.
Fico por aqui, pois essa discussão ainda vai longe.
Qui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho
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