ZZ Top escreveu:É,
Só um detalhe, a comparação esta sendo:
um motor moderno no carro antigo X carro antigo com seu motor antigo "apimentado".
E tem uma frase famosa de um grande especialista em carros de corrida, que diz:
"Nada substitui a cilindrada"
Vou fazer uma comparação pra dar um exemplo, todos conhecem as camionetes GM, como c20, a20 e tal, que vinham com o motor 4.1 igual do opala, que tinham por volta dos 130cv liquidos(aproximados), daí vamos pensar, um motor do astra mais novo tem 140cv certo?!, então seria certo pensar que se colocasse o motor do astra numa c20, iria andar mais, pois tem mais "cavalos" certo?! , errado, o motor 2.0 do astra, num ia empurrar nem perto o que o 4.1 empurra, isso é questão de cilindrada e torque, com o opala é a memso coisa, claro que se tratando do 4cc, o desmpenho vai ficar proximo de um 2.0, mas memso assim, é mais viavel manter o 4cc do opala, e dar uma apimentada se quiser melhorar a potência.
Fico por aqui, pois essa discussão ainda vai longe.
Caramba, você nem se deu ao trabalho de ler, então vou resumir aqui, porque sou boa gente.
Em primeiro lugar, lá no primeiro Post, você devia ter lido que ele está procurando economia em primeiro lugar e depois o desempenho;
Se você tivesse lido o tópico inteiro, teria visto que em comparação o motor moderno tem mais potência, MAIS TORQUE as vezes em rotação MENOR, e que os carros antigos são MAIS LEVES
E quantas camionetes médias a gasolina hoje tem motor com mais de 3l? Vamos pegar o seu exemplo a C10 e comparar com uma ranger 2.5
c10 Peso 1570 kg
Velocidade máxima 130 km/h
Aceleração 0-100 km/h 30 s
Consumo Urbano 5 km/l
Potência 132 cv a 4400 rpm
Torque 27,4 kgfm a 2400 rpm BRUTOS
Ranger 2.5 FLEX(não vou nem entrar em detalhes, mas motor fles anda menos e gasta mais)
Peso 1745 kg
COnsumo urbano 5,3 km/l (G)
Velocidade máxima 172 km/h
Aceleração 0-100 km/h 12,3 s
Potência 168 cv (G) a 5500 rpm
Torque 24 kgfm (G) a 4250 rpm
Não tenho as curvas de torque e potência e nem vou me dar ao trabalho, mas posso te garantir que na mesma rotação da c10 a ranger vai ter mais torque e potência
E a frase correto de Shelby é:
there’s no replacement for displacement o que quer dizer que nada substitui um motor de maior cilindrada, ou seja, pegue o motor do c4 que comparei, e troque por outro PSA o ES9 IA, um V6 de 3l (bem menor que o 4.1) esse motor tem mais torque que o V8 do maverick GT, mais potência e menor consumo.
E vale lembrar que ele disse essa frase em outra época, hoje temos motores 1,6l com turbo praticamente sem lag, com torque e potência em baixa, superiores a qualqyuer 6 cilindros antigos;
Outras frases que fazem amis sentido hoje em dia:
“Simplifique e adicione leveza”
“Para ganhar velocidade, adicione leveza”
“Aumentar a potência deixa você mais rápido nas retas; subtrair peso deixa você mais rápido em todo lugar”).
Colin Chapman, fundador da LotusDica, conhecimento nem sempre é de graça, aproveite.
Qui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho
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Qui 9 maio - 10:47:45 por junoccj
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Qui 9 maio - 8:00:02 por FabioM