Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Compro Diferencial 6cc
Afinal - taxa de compressão atua aonde ? EmptyHoje à(s) 10:15:42 por junoccj

» Compro Diferencial Braseixos 2,73
Afinal - taxa de compressão atua aonde ? EmptyHoje à(s) 10:12:31 por junoccj

» Enchentes no Rio Grande do Sul
Afinal - taxa de compressão atua aonde ? EmptyHoje à(s) 8:00:02 por FabioM

» Tensão e Corrente de Partida de um Opala de 6 cilindros
Afinal - taxa de compressão atua aonde ? EmptyTer 7 maio - 9:15:59 por Gerald

» Regulagem vidro opala cupê
Afinal - taxa de compressão atua aonde ? EmptySeg 6 maio - 20:19:47 por Luiz Carlos de Brito

» Trinco da porta destravando sozinho
Afinal - taxa de compressão atua aonde ? EmptySeg 6 maio - 12:23:04 por geosordi

» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
Afinal - taxa de compressão atua aonde ? EmptySeg 6 maio - 6:48:40 por opala4cc

» Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah
Afinal - taxa de compressão atua aonde ? EmptyDom 5 maio - 10:47:04 por opala4cc

»  Tutorial Desmontando alternador 65a.
Afinal - taxa de compressão atua aonde ? EmptyDom 5 maio - 9:51:45 por opala4cc

Quem está conectado?

116 usuários online :: 3 registrados, 0 invisíveis e 113 visitantes :: 1 motor de busca

junoccj, Müller, Rubão6cc


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Bar_leftAfinal - taxa de compressão atua aonde ? BarAfinal - taxa de compressão atua aonde ? Bar_right 
tabarbosa (16850)
Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Bar_leftAfinal - taxa de compressão atua aonde ? BarAfinal - taxa de compressão atua aonde ? Bar_right 
Rubão6cc (15350)
Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Bar_leftAfinal - taxa de compressão atua aonde ? BarAfinal - taxa de compressão atua aonde ? Bar_right 
BANDIT (13573)
Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Bar_leftAfinal - taxa de compressão atua aonde ? BarAfinal - taxa de compressão atua aonde ? Bar_right 
Xann (10394)
Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Bar_leftAfinal - taxa de compressão atua aonde ? BarAfinal - taxa de compressão atua aonde ? Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Bar_leftAfinal - taxa de compressão atua aonde ? BarAfinal - taxa de compressão atua aonde ? Bar_right 
j ricardo (9376)
Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Bar_leftAfinal - taxa de compressão atua aonde ? BarAfinal - taxa de compressão atua aonde ? Bar_right 
Jean Bida (9320)
Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Bar_leftAfinal - taxa de compressão atua aonde ? BarAfinal - taxa de compressão atua aonde ? Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Bar_leftAfinal - taxa de compressão atua aonde ? BarAfinal - taxa de compressão atua aonde ? Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Bar_leftAfinal - taxa de compressão atua aonde ? BarAfinal - taxa de compressão atua aonde ? Bar_right 

+9
tHiago Soares
PTGSA
ORGUN
VICTOR-73-6CC-
j ricardo
Wevertonvb
rodrigo_nh
tabarbosa
RN_Willemann
13 participantes

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    RN_Willemann
    RN_Willemann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2517
    Idade : 33
    Localização : Balneário Camboriú - SC
    Modelo do carro : Diplomata 4.1
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 09/07/2009

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por RN_Willemann Sex 9 Dez - 16:05:51

    Boa noite pessoal.

    Um assunto muito discutido, vários tópicos e tal

    Mais nao consegui encontrar a resposta para minha dúvida.

    Todo mundo fala que motor pra ter comando tem que ter taxa, que taxa de 10:1 na gasolina é bom, 13:1 no alcool fica um tiro, comando original nao pode ter muita taxa....

    e lá vem a pergunta, AONDE AGE DIRETAMENTE A TAXA DE COMPRESSÃO ? apenas na pressao dos cilindros ? propagação da explosão e espansão do calor ? nao entendo o pq dela tem de ser alta (dúvida de leigo querendo pegar o fio da meada).

    pq conforme o comando vai ficando "bravo" a taxa tem de aumentar ? por cauxa da perca de compressão na baixa pela configuração do comando ?


    um mesmo motor, 4.1 com 278 weber 6x2 rodando no alcool com 12:1 por exemplo renda 220 cv (chutando), esse mesmo motor com 9,5:1 teria a potência e torque afetada para quanto +- (só para base do meu entendimento, sei que os dados sao muito inprecisos e assim nao pra dizer potencia, mais só para eu entender).

    obrigado e agradeço a colaboração de quem responder e tirar essa coisa da minha cabeça

    abraço
    tabarbosa
    tabarbosa
    Equipe de Moderação
    Equipe de Moderação


    Masculino Número de Mensagens : 16850
    Idade : 48
    Localização : São Carlos - SP
    Modelo do carro : opala ss4 1975 vermelho marte e opala especial coupê super verde 1973
    Cilindros : 4 cil, ambos
    Data de inscrição : 01/05/2008

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por tabarbosa Sex 9 Dez - 16:09:40

    quanto mais a mistura pode ser comprimida antes da combustão (uma explosão controlada), maior será a energia liberada pela explosão dos gases (força que empurra o pistão e gera energia mecanica)... voce coloca mais volume volátil (ar e combustivel pulverizado) dentro da camara e consegue uma explosão que te dê mais energia

    o problema é que se comprimir demais, ela pode explodir antes da faisca da vela de ignição, o que chama-se pré detonação, atrapalhando o funcionamento do motor e causando aquecimento e quebras mecanicas
    RN_Willemann
    RN_Willemann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2517
    Idade : 33
    Localização : Balneário Camboriú - SC
    Modelo do carro : Diplomata 4.1
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 09/07/2009

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por RN_Willemann Sex 9 Dez - 16:19:20

    boa resposta taba

    me tirou boa parte das dúvidas

    agora me resta saber o porque de motor com comando alto tem de ter bastante taxa ?

    todo mundo fala que sem taxa nao funciona, nao anda, nao rende só resta saber o porque.

    Meu pensamento: o motor com comando alto, puxa bastante mistura por causa da permanencia e levante gigantes e xega na hora de comprimir o motor nao comprimi nada, nao explode nada e sobra mistura ainda pra ir embora pelo 6x2, acertei ?
    rodrigo_nh
    rodrigo_nh
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 386
    Localização : Novo Hamburgo/RS
    Cilindros : 4cil 2.8
    Data de inscrição : 21/12/2008

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por rodrigo_nh Sex 9 Dez - 19:16:58

    aproveitando o topico.. eu tenho um 4cil com virabrequim 153 e pistao reto 0,60 do opala alcool rodando na gasolina podium.. + cabeçote rebaixado 1mm.. o que deve ter de taxa ums 10,5 ?
    Wevertonvb
    Wevertonvb
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 512
    Idade : 41
    Localização : Brasília
    Modelo do carro : Comodoro 89
    Cilindros : 4.1 - 6cil
    Data de inscrição : 14/09/2009

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por Wevertonvb Sex 9 Dez - 22:31:09

    Taxa de Compressão está relacionado com a eficiência TERMICA do ciclo e não volumétrica. Quanto maior a taxa de compressão, maior a pressão da combustão e quanto maior a pressão, maior a temperatura dos gases. Portanto, temperatura é enrgia, então temos mais energia para uma mesma quantidade de mistura ar-combustível.

    Com relação ao motivo de comando com durações maiores exigirem e permitirem maior taxa de compressão. Isso está relacionado a taxa de compressão DINAMICA do motor que é a taxa de compressão estática relacionado a eficiência volumétrica do motor num dado instante. Quando usamos comandos mais esportivos, a eficiência volumétrica do motor em baixas rotações diminui, então a taxa dinamica tb diminui, então para compensar essa perda, deve-se aumentar a taxa de compressão estática.

    Vamos usar números para entender melhor. Um motor com comando original tem 10:1 de taxa estática (é a foto do motor) e em 2000 RPM tem 60% de eficiência volumetrica, portanto a taxa dinamica que é o que realmente importa vai ser de 10 x 0,6, portanto a tx dinamica é de 6:1. Então, colocamos um comando esportivo, a eficiencia volumetrica em 2000 RPM cai para 45%, então a tx dinamica passa a ser 4,5:1. Percebe a grande perda na eficiencia termica da combustão? Por isso, volto a dizer que o que importa é a taxa dinamica.

    Com relação a potência, em um motor com 100 cv e 10:1 de taxa estatica, se vc elevar a taxa para 12:1, então temos (12-10)/10= 0,2, no caso ideal, o que não vai acontecer na realidade, o ganho seria de 20%, pode usar algo em torno de 15% neste caso.
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por j ricardo Sáb 10 Dez - 6:21:03

    rodrigo_nh escreveu:aproveitando o topico.. eu tenho um 4cil com virabrequim 153 e pistao reto 0,60 do opala alcool rodando na gasolina podium.. + cabeçote rebaixado 1mm.. o que deve ter de taxa ums 10,5 ?

    o meu com cabeçote rebaixado em 2mm ficou com 10,2 de taxa...só que os pistões são 0,020"...

    cabeçote a gasolina...
    RN_Willemann
    RN_Willemann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2517
    Idade : 33
    Localização : Balneário Camboriú - SC
    Modelo do carro : Diplomata 4.1
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 09/07/2009

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por RN_Willemann Sáb 10 Dez - 6:38:36

    Agora sim tirei mais uma dúvida da cabeça. vlw

    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por j ricardo Sáb 10 Dez - 6:42:45

    RN_Willemann escreveu:boa resposta taba

    me tirou boa parte das dúvidas

    agora me resta saber o porque de motor com comando alto tem de ter bastante taxa ?

    todo mundo fala que sem taxa nao funciona, nao anda, nao rende só resta saber o porque.

    Meu pensamento: o motor com comando alto, puxa bastante mistura por causa da permanencia e levante gigantes e xega na hora de comprimir o motor nao comprimi nada, nao explode nada e sobra mistura ainda pra ir embora pelo 6x2, acertei ?


    ah! quer saber porque comandão precisa de taxa?

    explicando a grosso modo:
    comandão deixa as valvulas muito tempo abertas, tanto na faze de admissão(invadindo a faze de compressão) quanto na fase de exaustão(invadindo a faze de admissão) mesmo a diferença sendo infima a olho nu,quando começa a admitir, a valvula de escape ainda está aberta... na hora que começa a comprimir, a valvula de admissão ainda não esta vedada...isso é o famoso "overlap"... o jeito mais simples de saber se um comando é bravo é ler o overlap naficha do comando...

    o overlap (cruzamento das valvulas) é influenciado pela duração do lobe(quanto maior mais overlap) e pela separação dos lóbulos(que chamamos erradamente de lob center) quanto menor a separação dos lóbulos, maior o overlap....(fácil de imaginar... quanto mais perto un do outro, mais vai invadir a faze alheia)

    por isso comandos mansos tem separação de lobulo alta... para aumentar o tempo que o motor comprime a mistura... em baixas rotações isso aumenta o torque, mas diminui a quantidade de mistura admitida em altas rotações... isso limita a potencia em alta...

    comando bravo se prova ao comtrário... separação de lóbulo baixa, em baixa rotação perde torque porque o motor passa menos tempo comprimindo a mistura... e en altas rotações, quando o motor não tem tempo de admitir direito, ele deixa mais tempo para a admissão(pela duração alta) e também a valvula de escape aberta ao mesmo tempo do que a de admissão, o que faz os gasez de escape "puxar" a mistura de admissão numa faze que o motor não está produzindo mais vácuo, quando o pistão está em PMI...

    ah! e a relação de taxa de compressão e temperatura não é linear... o ganho de "torque" de um motor que passamos de 8:1 para 9:1 é muito maior do que o motor que passamos de 12:1 para 13:1...

    quem faz motor de pista sabe que de 15:1 para 16:1 não faz quase nenhuma diferença na potencia... só se usa essas taxa porque o projeto começa assim... se começar com 15, não vale a pena passar para 16...
    RN_Willemann
    RN_Willemann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2517
    Idade : 33
    Localização : Balneário Camboriú - SC
    Modelo do carro : Diplomata 4.1
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 09/07/2009

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por RN_Willemann Sáb 10 Dez - 7:06:34

    è isso aioh chará.

    Mais uma das explicações do j ricardo, obrigado

    Uma outra coisa

    vou montar meu motor com cabeçote parecido com o seu (valvula blazer um tapinha de dutos e plainado) pistao gasolina nas minhas contas vai dar algo em torno de 9:1, da pra andar no alcool de comando original e tripla solex simples ? ou melhor é gasolina mesmo
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por j ricardo Sáb 10 Dez - 7:09:51

    dá pra andar no alcool,o unico imcomodo é que a temperatura do motor vai ficar sempre baixa...e demooooooora esquentar...

    mas vai notar que nessa taxa vai ficar mais poderoso na gasolina...
    rodrigo_nh
    rodrigo_nh
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 386
    Localização : Novo Hamburgo/RS
    Cilindros : 4cil 2.8
    Data de inscrição : 21/12/2008

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por rodrigo_nh Sáb 10 Dez - 9:41:49

    j ricardo escreveu:
    rodrigo_nh escreveu:aproveitando o topico.. eu tenho um 4cil com virabrequim 153 e pistao reto 0,60 do opala alcool rodando na gasolina podium.. + cabeçote rebaixado 1mm.. o que deve ter de taxa ums 10,5 ?

    o meu com cabeçote rebaixado em 2mm ficou com 10,2 de taxa...só que os pistões são 0,020"...

    cabeçote a gasolina...
    é verdade que cabeçote do opala alcool é mais forte? rende mais pra preparar?
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por j ricardo Sáb 10 Dez - 12:48:17

    rodrigo_nh escreveu:
    j ricardo escreveu:
    rodrigo_nh escreveu:aproveitando o topico.. eu tenho um 4cil com virabrequim 153 e pistao reto 0,60 do opala alcool rodando na gasolina podium.. + cabeçote rebaixado 1mm.. o que deve ter de taxa ums 10,5 ?

    o meu com cabeçote rebaixado em 2mm ficou com 10,2 de taxa...só que os pistões são 0,020"...

    cabeçote a gasolina...
    é verdade que cabeçote do opala alcool é mais forte? rende mais pra preparar?

    não fui eu que medi, mas me disseram que cabeçote alcool, nada mais é que o mesmo cabeçote gasolina, rebaixado 2mm de fábrica... e numeração diferente, claro...

    se o seu cabeçote for alcool, virá uns 11,5 de taxa...
    VICTOR-73-6CC-
    VICTOR-73-6CC-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1388
    Idade : 38
    Localização : CARAMBEÍ-PR
    Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
    CARAVAN 1986 COMODORO
    Cilindros : 6 boconas no OPALA
    4 boconas na CARAVELA
    Data de inscrição : 13/08/2011

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por VICTOR-73-6CC- Sáb 10 Dez - 19:29:55

    Então galera,falando em compressão,tô com uma dúvida,e uma teoria,que tenho que saber se está certa.Meu opala da última vez que medi a taxa,deu 12,5:1,isso ANTES de eu colocar o comando(o crower,272-276,com lobe alto,112)acontece que agora,com esse comando novo,o motor de arranque vira BEM pesado,e eu já quebrei dois fucinhos e arranque, o carro também,se eu der uma "judiada" dele,solta uma baforada de fumaça PRETA... será exesso de taxa?? será que a taxa aumentou com o comando?? meu bloco já é encamisado,se eu tiver de abrir ele(vai demorar,agora vou curtir o bichão) por causa de anel quebrado ou cansado,e colocar pistões retos,os que estão agora são com dome,vai diminuir a compressão? e mais uma,tô com vontade de colocar pistôes 1mm,pra aumentar a cil. ESTOU BEM DESCONFIADO QUE PRECISO DIMINUIR A TAXA...
    O QUE VCS ME SUJEREM??
    ORGUN
    ORGUN
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 461
    Idade : 38
    Localização : cascavel - PR
    Modelo do carro : Opala azul coupe 1984 4cc alcool original.

    Cilindros : 2.784
    Data de inscrição : 25/03/2010

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por ORGUN Sáb 10 Dez - 23:23:01

    so pra da uma ajuda quem quiser tenta.

    Cálculo Taxa de Compressão


    Motoros originais de fábrica podem rodar sem problemas com taxa de compressão de 9:1 para gasolina e 12,5:1 para álcool. Motores com preparação aspirada (comando + dimensionado) necessitam ter taxa de compressão maior, não convindo, porém passar de 11:1 para gasolina e 15:1 para álcool (isso considerando motores de competição). Motores de rua costumam trabalhar com 10:1 para gasolina e 13,5:1 para álcool. Motores sobrealimentados precisam trabalhar com taxa de compressão inversamente proporcional à pressão utilizada, variando de 7:1 a 9,5:1 para gasolina e de 9:1 a 12:1 para álcool.
    Para saber a taxa de compressão de seu motor você precisará de um paquímetro, uma seringa 10ml, um copo dágua, 50ml de óleo e muita atenção para seguir duas etapas:
    1º SABER O VOLUME DO CILINDRO
    Há duas formas de saber o volume do cilindro, uma aproximada e outra exata:
    - Se o motor for original ou, no caso de já haver sido retificado, o proprietário tiver a certeza da medida dos pistões utilizados, basta consultar um tabela técnica para calcular a cilindrada unitária, utilizando a seguinte fórmula:
    Cilindrada = (diâmetro do cilindro X diâmetro do cilindro X curso do pistão X 3,14) / 4000
    - A forma mais exata de saber o volume do cilindro é, com o motor aberto, utilizando um paquímetro, medir o diâmetro do cilindro e o curso do pistão (não esquecer de posicionar o motor em ponto morto inferior). Anote as medidas com precisão de uma casa decimal (ex. 100,5mm) e aplique a fórmula acima, cujo resultado será dado em cm3 (ex. 500cm3)
    IMPORTANTE! Se o seu motor tiver pistões de cabeça côncava é necessário medir o volume desta concavidade. Posicione o motor em ponto morto superior e, utilizando-se de uma seringa de 10ml e óleo de motor, preencha a concavidade com o volume de óleo necessário para alcançar o mesmo nível da cabeça do pistão. Anote o volume de óleo que você precisou injetar com a precisaão de uma casa decimal (ex. 10,5cm3).
    Esse volume de óleo deverá ser SOMADO ao valor encontrado a partir da fórmula acima (ex. se usando a fórmula você calculou um resultado de 500cm3, some a esse valor o volume de óleo injetado de 10,5cm3, que resultará num volume total do cilindro de 510,5cm3).
    2º SABER O VOLUME DA CÂMARA DE COMBUSTÃO
    Feita em duas etapas: medição do volume da câmara e medição do volume da junta.
    - Medição do volume da câmara de combustão: Com o cabeçote fora do motor, prenda-o em uma morsa, mantendo-o perfeitamente nivelado e com as câmares de combustão voltadas para cima. Utilizando uma seringa de 10ml cheia de água ou gasolina, injete a quantidade de líquido suficiente para preencher completamente a câmara de combustão, até nivelá-la com o restante do cabeçote. Anote o volume encontrado com a precisão de uma casa decimal (ex. 55,5cm3)
    - Medição do volume da junta do cabeçote: utilizando um paquimetro, meça o diâmetro interno do anel metálico da junta do cabeçote e meça a espessura da junta, anote os valores e utilize a fórmula acima para calcular o volume da junta. Anote o volume encontrado com a precisão de uma casa decimal (ex. 10,5cm3). Esse valor deverá ser SOMADO ao valor encontrado na medição do volume da câmara de combustão (ex. se você havia encontrado uma câmara de 55,5cm3, some a essa o volume da junta de 10,5cm3, que resultará num volume total de 66cm3)
    AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE O VOLUME TOTAL DO CILINDRO e o VOLUME TOTAL DA CÂMARA DE COMBUSTÃO, BASTA APLICAR A FÓRMULA SEGUINTE:
    Taxa de compressão = (volume do cilindro + volume da câmara) / volume da câmara
    Usando os valores dos exemplos acima, seria esse o resultado da fórmula:
    Taxa de compressão = (510,5 + 66) / 66
    Taxa de compressão = 576,5 / 66
    Taxa de compressão = 8,73
    PTGSA
    PTGSA
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 86
    Localização : Espírito Santo
    Modelo do carro : Diplomata 1982
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 15/11/2011

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por PTGSA Dom 11 Dez - 3:47:41

    Este tópico está um verdadeiro aprendizado - parabéns a todos. Muito bom!
    tHiago Soares
    tHiago Soares
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2323
    Idade : 35
    Localização : Blumenau, SC
    Modelo do carro : Opala Standard 1976
    Opala Comodoro 1979
    Cilindros : 4cil, 4cil

    Data de inscrição : 04/11/2009

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por tHiago Soares Dom 11 Dez - 10:42:08

    Gostei do tópico, bem explicativo pra quem não entende nada de mecânica igual eu... Valeu OKK
    wyllerson punk
    wyllerson punk
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 6736
    Idade : 51
    Localização : igarapé-mg
    Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
    Cilindros : 6 caneco
    256s
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por wyllerson punk Dom 11 Dez - 11:20:41

    j ricardo escreveu:
    rodrigo_nh escreveu:
    j ricardo escreveu:

    o meu com cabeçote rebaixado em 2mm ficou com 10,2 de taxa...só que os pistões são 0,020"...

    cabeçote a gasolina...
    é verdade que cabeçote do opala alcool é mais forte? rende mais pra preparar?

    não fui eu que medi, mas me disseram que cabeçote alcool, nada mais é que o mesmo cabeçote gasolina, rebaixado 2mm de fábrica... e numeração diferente, claro...

    se o seu cabeçote for alcool, virá uns 11,5 de taxa...

    intao ricardo...
    um motor a gasolina
    pistao 0,40 ou 1mm, alcool
    com cabeçote original gasolina
    qual a taxa?

    eu ia tirar no cabeçote mas tao me desanimando, que vai ter taxa demais, vai beber...acho q vou montar sem pra ver
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por j ricardo Dom 11 Dez - 14:05:12

    [quote="wyllerson punk]

    intao ricardo...
    um motor a gasolina
    pistao 0,40 ou 1mm, alcool
    com cabeçote original gasolina
    qual a taxa?

    eu ia tirar no cabeçote mas tao me desanimando, que vai ter taxa demais, vai beber...acho q vou montar sem pra ver[/quote]


    9,9:1 de taxa...
    wyllerson punk
    wyllerson punk
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 6736
    Idade : 51
    Localização : igarapé-mg
    Modelo do carro : 5N87HJ "rat rod"
    Cilindros : 6 caneco
    256s
    Data de inscrição : 09/06/2010

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por wyllerson punk Dom 11 Dez - 15:31:24

    j ricardo escreveu:[quote="wyllerson punk]

    intao ricardo...
    um motor a gasolina
    pistao 0,40 ou 1mm, alcool
    com cabeçote original gasolina
    qual a taxa?

    eu ia tirar no cabeçote mas tao me desanimando, que vai ter taxa demais, vai beber...acho q vou montar sem pra ver


    9,9:1 de taxa... [/quote]


    valeu, ja ta bom, se nao ficar do meu gosto vou acabar aumentando

    té mais intao parceiro
    VICTOR-73-6CC-
    VICTOR-73-6CC-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1388
    Idade : 38
    Localização : CARAMBEÍ-PR
    Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
    CARAVAN 1986 COMODORO
    Cilindros : 6 boconas no OPALA
    4 boconas na CARAVELA
    Data de inscrição : 13/08/2011

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por VICTOR-73-6CC- Dom 11 Dez - 16:52:11

    VICTOR-73-6CC- escreveu:Então galera,falando em compressão,tô com uma dúvida,e uma teoria,que tenho que saber se está certa.Meu opala da última vez que medi a taxa,deu 12,5:1,isso ANTES de eu colocar o comando(o crower,272-276,com lobe alto,112)acontece que agora,com esse comando novo,o motor de arranque vira BEM pesado,e eu já quebrei dois fucinhos e arranque, o carro também,se eu der uma "judiada" dele,solta uma baforada de fumaça PRETA... será exesso de taxa?? será que a taxa aumentou com o comando?? meu bloco já é encamisado,se eu tiver de abrir ele(vai demorar,agora vou curtir o bichão) por causa de anel quebrado ou cansado,e colocar pistões retos,os que estão agora são com dome,vai diminuir a compressão? e mais uma,tô com vontade de colocar pistôes 1mm,pra aumentar a cil. ESTOU BEM DESCONFIADO QUE PRECISO DIMINUIR A TAXA...
    O QUE VCS ME SUJEREM??


    study scratch Question Question
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por j ricardo Dom 11 Dez - 17:06:28

    VICTOR-73-6CC- escreveu:
    VICTOR-73-6CC- escreveu:Então galera,falando em compressão,tô com uma dúvida,e uma teoria,que tenho que saber se está certa.Meu opala da última vez que medi a taxa,deu 12,5:1,isso ANTES de eu colocar o comando(o crower,272-276,com lobe alto,112)acontece que agora,com esse comando novo,o motor de arranque vira BEM pesado,e eu já quebrei dois fucinhos e arranque, o carro também,se eu der uma "judiada" dele,solta uma baforada de fumaça PRETA... será exesso de taxa?? será que a taxa aumentou com o comando?? meu bloco já é encamisado,se eu tiver de abrir ele(vai demorar,agora vou curtir o bichão) por causa de anel quebrado ou cansado,e colocar pistões retos,os que estão agora são com dome,vai diminuir a compressão? e mais uma,tô com vontade de colocar pistôes 1mm,pra aumentar a cil. ESTOU BEM DESCONFIADO QUE PRECISO DIMINUIR A TAXA...
    O QUE VCS ME SUJEREM??


    study scratch Question Question


    a taxa estática não muda, só muda se rebaixar cabeçote, ou bloco, ou troca de pistão, ou aumento de cilindrada...

    agora a taxa dinamica pode mudar conforme o comando... aí já é muito mais complicado de calcular...

    mas acho que não deveria fazer tanta diferença, não... inclusive na partida, não deveria fazer diferença nenhuma...

    agora me diga, como chegou nessa taxa de 12,5? os seus pistões são com dome?

    porque com pistão alcool STD, prescisaria de um cabeçote alcool rebaixado 2mm, e mais rebaixo de 0,5mm no bloco para chegar nessa taxa... acho...hehehehe...
    VICTOR-73-6CC-
    VICTOR-73-6CC-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1388
    Idade : 38
    Localização : CARAMBEÍ-PR
    Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
    CARAVAN 1986 COMODORO
    Cilindros : 6 boconas no OPALA
    4 boconas na CARAVELA
    Data de inscrição : 13/08/2011

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por VICTOR-73-6CC- Dom 11 Dez - 17:16:26

    Pistões com dome,cabeçote rebaixado(não sei quanto rebaixei faz uns 5anos,e não entendia nada disso,apenas mandei rebaixar,me lembro que na época eu disse,"rebaixe o que der" hehehe a gente faz cada cagada na vida... mas eu cheguei nesse número com o relógio... sei lá... agora, a fumaça preta,hoje dei um cassete nele e não fez...
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por j ricardo Dom 11 Dez - 17:21:32

    VICTOR-73-6CC- escreveu:Pistões com dome,cabeçote rebaixado(não sei quanto rebaixei faz uns 5anos,e não entendia nada disso,apenas mandei rebaixar,me lembro que na época eu disse,"rebaixe o que der" hehehe a gente faz cada cagada na vida... mas eu cheguei nesse número com o relógio... sei lá... agora, a fumaça preta,hoje dei um cassete nele e não fez...

    ah... fumaça preta é escesso de combustivel, quando é com gasolina... ou muita fuligem no escape...
    comodoro8quatro
    comodoro8quatro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 432
    Localização : Passo Fundo - RS
    Modelo do carro : Comodoro Automatic 1984 2p
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 05/11/2010

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por comodoro8quatro Dom 11 Dez - 18:02:41

    j ricardo escreveu: o que faz os gasez de escape "puxar" a mistura de admissão numa faze que o motor não está produzindo mais vácuo, quando o pistão está em PMI...

    mas no PMI nao seria o fechamento da valvula de admiçao pra começar a comprimir?nao é PMS? confused
    VICTOR-73-6CC-
    VICTOR-73-6CC-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1388
    Idade : 38
    Localização : CARAMBEÍ-PR
    Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
    CARAVAN 1986 COMODORO
    Cilindros : 6 boconas no OPALA
    4 boconas na CARAVELA
    Data de inscrição : 13/08/2011

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por VICTOR-73-6CC- Dom 11 Dez - 19:07:44

    comodoro8quatro escreveu:
    j ricardo escreveu: o que faz os gasez de escape "puxar" a mistura de admissão numa faze que o motor não está produzindo mais vácuo, quando o pistão está em PMI...

    mas no PMI nao seria o fechamento da valvula de admiçao pra começar a comprimir?nao é PMS? confused

    Na vdd sim... só que no ciclo,os pistões entram em PMI duas vezes:
    O pistão desce e a válvula de ADM está aberta, e quando está lá em baixo (PMI 1) a válvula fecha.Ele sobe, BUM!Com a explosão ele desce (PMI 2),daí ele sobe,a válvula de escape aberta expulsa os gases da explosão.Desce denovo,desta vez com a válvula de ADM aberta(PMI 1 DENOVO),e assim começa tudo de novo... então o JRICARDO tá certo... E o COMODORO8QUATRO também... hehehehe
    VICTOR-73-6CC-
    VICTOR-73-6CC-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1388
    Idade : 38
    Localização : CARAMBEÍ-PR
    Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
    CARAVAN 1986 COMODORO
    Cilindros : 6 boconas no OPALA
    4 boconas na CARAVELA
    Data de inscrição : 13/08/2011

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por VICTOR-73-6CC- Dom 11 Dez - 19:10:33

    comodoro8quatro escreveu:
    j ricardo escreveu: o que faz os gasez de escape "puxar" a mistura de admissão numa faze que o motor não está produzindo mais vácuo, quando o pistão está em PMI...

    mas no PMI nao seria o fechamento da valvula de admiçao pra começar a comprimir?nao é PMS? confused

    Na vdd sim... só que no ciclo,os pistões entram em PMI duas vezes:
    O pistão desce e a válvula de ADM está aberta, e quando está lá em baixo (PMI 1) a válvula fecha.Ele sobe, BUM!Com a explosão ele desce (PMI 2),daí ele sobe,a válvula de escape aberta expulsa os gases da explosão.Desce denovo,desta vez com a válvula de ADM aberta(PMI 1 DENOVO),e assim começa tudo de novo... então o JRICARDO tá certo... E o COMODORO8QUATRO também... hehehehe
    felipe gonzales
    felipe gonzales
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 24
    Idade : 32
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : opala 73 special laranja solar
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 01/12/2011

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por felipe gonzales Seg 12 Dez - 5:20:23

    aproveitando o gancho, rebaixei o meu cabeçote 4cc em 2mm mas a junta de aço, troqei as valvulas de adimiçao pelas do alcool e dei uma "carga" nas molas e pastilhas, mas o comando deixei original, agr eh necessario colocar outro mas potente? e c isso poderia dar problemas mas na frente?????

    vendo td isso acima me crio essa duvida monstra???
    felipe gonzales
    felipe gonzales
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 24
    Idade : 32
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : opala 73 special laranja solar
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 01/12/2011

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por felipe gonzales Seg 12 Dez - 5:45:37

    teria como me dizer a minha taxa sem abrir o motor

    study study OKK
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por j ricardo Seg 12 Dez - 5:48:59

    felipe gonzales escreveu:aproveitando o gancho, rebaixei o meu cabeçote 4cc em 2mm mas a junta de aço, troqei as valvulas de adimiçao pelas do alcool e dei uma "carga" nas molas e pastilhas, mas o comando deixei original, agr eh necessario colocar outro mas potente? e c isso poderia dar problemas mas na frente?????

    vendo td isso acima me crio essa duvida monstra???

    vai saber se é nescesário, quando não tiver mais o que fazer para parar de bater pino... não que seu motor vai bater pino... é só uma sujestão... mas 2mm não vai trazer problemas não..

    eudiria que é o ultimo recurso antes de destaxar um motor é colocar um comando um pouco mais bravo...
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por j ricardo Seg 12 Dez - 5:52:37

    felipe gonzales escreveu:teria como me dizer a minha taxa sem abrir o motor

    study study OKK

    não...

    com o relógio apropriado pode medir a compressão do motor, tem relação com a taxa estática, e também com a taxa dinamica, mas como depende de outros fatores, como vedação das valvulas e aneis, não serve como referencia da taxa...
    ORGUN
    ORGUN
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 461
    Idade : 38
    Localização : cascavel - PR
    Modelo do carro : Opala azul coupe 1984 4cc alcool original.

    Cilindros : 2.784
    Data de inscrição : 25/03/2010

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por ORGUN Seg 12 Dez - 23:24:55

    felipe gonzales escreveu:aproveitando o gancho, rebaixei o meu cabeçote 4cc em 2mm mas a junta de aço, troqei as valvulas de adimiçao pelas do alcool e dei uma "carga" nas molas e pastilhas, mas o comando deixei original, agr eh necessario colocar outro mas potente? e c isso poderia dar problemas mas na frente?????

    vendo td isso acima me crio essa duvida monstra???

    nao vai fica bom e manter a durabilidade se se for gasola vai roda legal e se for alccol vai melhor ainda no meu coloquei valvulas da blazer V6 e tirei 1.5mm do cabecote junta de 0.40 e pistao 0.60 cabeça reta na gasola roda muito bem no alcool vai melhor q antes o cabeçote do meu e do opala gasolina. por isso a diferença fica legal de taxa na gasosa e pouco sem taxa pra alcool.
    VICTOR-73-6CC-
    VICTOR-73-6CC-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1388
    Idade : 38
    Localização : CARAMBEÍ-PR
    Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
    CARAVAN 1986 COMODORO
    Cilindros : 6 boconas no OPALA
    4 boconas na CARAVELA
    Data de inscrição : 13/08/2011

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por VICTOR-73-6CC- Ter 13 Dez - 21:31:16

    [quote="j ricardo"]
    RN_Willemann escreveu:boa resposta taba

    me tirou boa parte das dúvidas

    agora me resta saber o porque de motor com comando alto tem de ter bastante taxa ?

    todo mundo fala que sem taxa nao funciona, nao anda, nao rende só resta saber o porque.

    Meu pensamento: o motor com comando alto, puxa bastante mistura por causa da permanencia e levante gigantes e xega na hora de comprimir o motor nao comprimi nada, nao explode nada e sobra mistura ainda pra ir embora pelo 6x2, acertei ?


    ah! quer saber porque comandão precisa de taxa?

    explicando a grosso modo:
    comandão deixa as valvulas muito tempo abertas, tanto na faze de admissão(invadindo a faze de compressão) quanto na fase de exaustão(invadindo a faze de admissão) mesmo a diferença sendo infima a olho nu,quando começa a admitir, a valvula de escape ainda está aberta... na hora que começa a comprimir, a valvula de admissão ainda não esta vedada...isso é o famoso "overlap"... o jeito mais simples de saber se um comando é bravo é ler o overlap naficha do comando...

    o overlap (cruzamento das valvulas) é influenciado pela duração do lobe(quanto maior mais overlap) e pela separação dos lóbulos(que chamamos erradamente de lob center) quanto menor a separação dos lóbulos, maior o overlap....(fácil de imaginar... quanto mais perto un do outro, mais vai invadir a faze alheia)

    por isso comandos mansos tem separação de lobulo alta... para aumentar o tempo que o motor comprime a mistura... em baixas rotações isso aumenta o torque, mas diminui a quantidade de mistura admitida em altas rotações... isso limita a potencia em alta...

    Então pra entender:
    se vc tem dois comandos qualquer,com levantes iguais,graduação igual, tudo igual,e um deles tem 105 de lobe,o outro 107,mesmo sendo o mesmo comando,o de 105 virá mais potência em giros mais altos que o de 105??? é isso??
    lramos
    lramos
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 11
    Localização : palmas to
    Data de inscrição : 25/08/2017

    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Taxa de fábrica

    Mensagem por lramos Sex 25 Ago - 18:25:56

    Alguém sabe qual a taxa de um motor 4c original álcool e gasolina ?

    Conteúdo patrocinado


    Afinal - taxa de compressão atua aonde ? Empty Re: Afinal - taxa de compressão atua aonde ?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 9 maio - 10:18:01