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101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
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16 participantes
regulagem de valvula
fernando opaleiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 299
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Localização : LAGUNA SC
Modelo do carro : caravan82 da esposa e caravan 88 para restauro cupe 87 preparando para 6z
Cilindros : os dois são 4 cl e cupe em breve 6z
Data de inscrição : 24/03/2008
- Mensagem nº1
regulagem de valvula
boa tarde eu estu pasando trabalho para regular as valvulas da minha caravan como fasso para regular da para regular com ela desligada ou so ligada por que regulo com ela ligada e depois volta a bater ou fica inforcada o motor eu fiz faz pouco tempo completo mas na reforma desmontei para trocar junta e a gacheta por eta vasando mas ela funciona normal o unico problema e a valvula obrigado des de já abs
tiagocaravan79- Opaleiro
- Número de Mensagens : 70
Idade : 29
Localização : Curitiba-PR
Modelo do carro : Caravan 79'
Cilindros : 4 cc (por enquanto)
Data de inscrição : 23/02/2012
- Mensagem nº2
Re: regulagem de valvula
Cara tem q regular com o motor frio, pq a válvula de escape dilata, se vc regula com o motor quente quando ela voltar ao tamanho normal a folga entre a válvula e o balanceiro aumenta e por isso volta a bater. Precisa do especímetro e tem uma ordem correta pra ir regulando nao me lembro ao certo, mas se der uma procurada vc acha.
Abraço
Abraço
j ricardo- Moderadores
- Número de Mensagens : 9376
Idade : 47
Localização : sao paulo
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº3
Re: regulagem de valvula
Movido para mecanica
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NÃO TENHO MSN!!!!
mauriciodonizetifernandes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4990
Idade : 63
Localização : São Paulo/SP
Modelo do carro : caravan 76
Cilindros : 4cilindros
Data de inscrição : 15/08/2011
- Mensagem nº4
Re: regulagem de valvula
é isso ai tem uma coisa se o seu motor for mecanico tem uma regulagem
se for com tucho tem outra.
com tuchos você pode encostar os balancins.
se for mecânico deixe uma folga de 0,8 até 0,10 mm por causa da dilatação,mas tem que ser motor frio,tem quem diga pra regular com motor quente eu nunca regulei,e sempre ficou bom.
se for com tucho tem outra.
com tuchos você pode encostar os balancins.
se for mecânico deixe uma folga de 0,8 até 0,10 mm por causa da dilatação,mas tem que ser motor frio,tem quem diga pra regular com motor quente eu nunca regulei,e sempre ficou bom.
j ricardo- Moderadores
- Número de Mensagens : 9376
Idade : 47
Localização : sao paulo
Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990
Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº5
Re: regulagem de valvula
pra mim regulagem de valvula tem que ser a quente...
nas fichas de comando importado diz: "lash HOT"
e interessa que as valvulas tenham a folga correta quando? na temperatura de funcionamento ou quando esta frio?
nas fichas de comando importado diz: "lash HOT"
e interessa que as valvulas tenham a folga correta quando? na temperatura de funcionamento ou quando esta frio?
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NÃO TENHO MSN!!!!
mauriciodonizetifernandes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4990
Idade : 63
Localização : São Paulo/SP
Modelo do carro : caravan 76
Cilindros : 4cilindros
Data de inscrição : 15/08/2011
- Mensagem nº6
Re: regulagem de valvula
frio,
quente justa para abertura das valvulas,
se ficar folgada não abrem cem por cento,
se ficar apertada enforca o motor.
quente justa para abertura das valvulas,
se ficar folgada não abrem cem por cento,
se ficar apertada enforca o motor.
thallisguimaraes- Moderador
- Número de Mensagens : 17661
Idade : 31
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Modelo do carro : Caravan 1988
Cilindros : 4.1i
Data de inscrição : 16/01/2008
- Mensagem nº7
Re: regulagem de valvula
j ricardo escreveu:pra mim regulagem de valvula tem que ser a quente...
nas fichas de comando importado diz: "lash HOT"
e interessa que as valvulas tenham a folga correta quando? na temperatura de funcionamento ou quando esta frio?
Ainda quero ver voce regular as valvulas de um 4.1i de omega ou silverado, rsrs
_________________
ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO
mauriciodonizetifernandes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4990
Idade : 63
Localização : São Paulo/SP
Modelo do carro : caravan 76
Cilindros : 4cilindros
Data de inscrição : 15/08/2011
- Mensagem nº8
Re: regulagem de valvula
eu achei estas medidas no manual de manutenção GM
sobremadida fornaecida
a- 0,3445-0,3452"
b- 0,3565- 0,3572"
c- 0,3715- 0,3722"
sobremedida
especificada
0,0035"
0,0155"
0,0305"
diametro dealargador
0,3465
0,3585
0,3735
folga entre guia e a válvula
admissão 0,025 á 0,085 mm 0,0010 -0,0033"
escapamento 0,025 a 0,069mm 0,0010 - 0,0027"
sobremadida fornaecida
a- 0,3445-0,3452"
b- 0,3565- 0,3572"
c- 0,3715- 0,3722"
sobremedida
especificada
0,0035"
0,0155"
0,0305"
diametro dealargador
0,3465
0,3585
0,3735
folga entre guia e a válvula
admissão 0,025 á 0,085 mm 0,0010 -0,0033"
escapamento 0,025 a 0,069mm 0,0010 - 0,0027"
Ghost- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2412
Modelo do carro : Caravan 84/85
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Data de inscrição : 12/12/2011
- Mensagem nº9
Re: regulagem de valvula
tiagocaravan79 escreveu:Cara tem q regular com o motor frio, pq a válvula de escape dilata, se vc regula com o motor quente quando ela voltar ao tamanho normal a folga entre a válvula e o balanceiro aumenta e por isso volta a bater. Precisa do especímetro e tem uma ordem correta pra ir regulando nao me lembro ao certo, mas se der uma procurada vc acha.
Abraço
Ordem de ignição
1 5 3 6 2 4
se não me falha a memória.
Pra regular precisa tirar as velas fora colocar alguma chave longa no cilindro da vez e girar o vira até encostar o pistão em cima e dai você regula as válvulas ...
Não me lembro de cabeça 100% mais é por ai a coisa ... Acompanhei meu tio fazendo semana retrasada na minha caravan
ps: Tuchos hidráulicos
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Minhas qualificações como vendedor estão disponíveis em cada item vendido descrito abaixo, basta clicar no "Positivo" ao lado de cada item mencionado.
Vendidos:
Positivo Positivo Positivo Positivo
fernando opaleiro- Opaleiro
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Modelo do carro : caravan82 da esposa e caravan 88 para restauro cupe 87 preparando para 6z
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Data de inscrição : 24/03/2008
- Mensagem nº10
Re: regulagem de valvula
bom dia pessoal muito obrigado pela esplicação eu achei que so dava para regular com motor ligado mas desligado acho que fica mais facilde regular obrigado pela ajuda por isso gosto tanto desse forom uns ajuda o outro quando tem um pouco mas de conhecimento obrigado
RN_Willemann- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2517
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Modelo do carro : Diplomata 4.1
Cilindros : 6
Data de inscrição : 09/07/2009
- Mensagem nº11
Re: regulagem de valvula
EU regulo sempre frio, nao sei se eh o correto...
Aponto o rotor pro cilindro e um abraço, nem vela tiro mais.
Aponto o rotor pro cilindro e um abraço, nem vela tiro mais.
mauriciodonizetifernandes- Opaleiro
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Modelo do carro : caravan 76
Cilindros : 4cilindros
Data de inscrição : 15/08/2011
- Mensagem nº12
Re: regulagem de valvula
gente acho que estão confundindo ponto com valvulas,
isto é valvulas,para regular tirar a tampa do motor.
regulagem de ponto de ignição:é o procedimento que estão falando
isto é valvulas,para regular tirar a tampa do motor.
regulagem de ponto de ignição:é o procedimento que estão falando
Ghost- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2412
Modelo do carro : Caravan 84/85
Cilindros : 6
Data de inscrição : 12/12/2011
- Mensagem nº13
Re: regulagem de valvula
Sim, Mauricio. Mas você regula as válvulas com o carro frio e desligado, regula POR CILINDRO baseado na ordem de ignição
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mauriciodonizetifernandes- Opaleiro
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Data de inscrição : 15/08/2011
- Mensagem nº14
Re: regulagem de valvula
eu regulo da seguinte forma:
tiro a tampa,giro o motor,independente de qual cilindro se encontra,espero liberar (pms),de entrada ou saida,ponho calibre,e
vou ao próximo,nunca deu errado,porque oque manda é a medida,independente da ordem.
tiro a tampa,giro o motor,independente de qual cilindro se encontra,espero liberar (pms),de entrada ou saida,ponho calibre,e
vou ao próximo,nunca deu errado,porque oque manda é a medida,independente da ordem.
thallisguimaraes- Moderador
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- Mensagem nº15
Re: regulagem de valvula
mauriciodonizetifernandes escreveu:eu regulo da seguinte forma:
tiro a tampa,giro o motor,independente de qual cilindro se encontra,espero liberar (pms),de entrada ou saida,ponho calibre,e
vou ao próximo,nunca deu errado,porque oque manda é a medida,independente da ordem.
Na minha ignorancia tambem é assim
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ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO
RN_Willemann- Opaleiro
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- Mensagem nº16
Re: regulagem de valvula
mauriciodonizetifernandes escreveu:eu regulo da seguinte forma:
tiro a tampa,giro o motor,independente de qual cilindro se encontra,espero liberar (pms),de entrada ou saida,ponho calibre,e
vou ao próximo,nunca deu errado,porque oque manda é a medida,independente da ordem.
Sim, só que pra isso que se usa o rotor do distribuidor, quando ele aponta pro cabo do cilindro o motor está em PMS e pode regular, nao precisa tirar as velas, só a tampa e deu.
mauriciodonizetifernandes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4990
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- Mensagem nº17
Re: regulagem de valvula
??????????????????????????????
RN_Willemann- Opaleiro
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- Mensagem nº18
Re: regulagem de valvula
?
mauriciodonizetifernandes- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4990
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Modelo do carro : caravan 76
Cilindros : 4cilindros
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- Mensagem nº19
Re: regulagem de valvula
cara,regular pelos cabos,voce corre o risco de enforcar os tuchos.
RN_Willemann- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2517
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- Mensagem nº20
Re: regulagem de valvula
mauriciodonizetifernandes escreveu:cara,regular pelos cabos,voce corre o risco de enforcar os tuchos.
Se fizer corretamente IMPOSSÍVEL, me desculpe pela sinceridade.
raphaelcaronti- Opaleiro
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Caravan STD 1976[em obras]
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Caravan deluxo 1977 151 (EX)
Gol MI 1998[EX]
Caravan Diplomata 1987[EX]
Classic 08/09 (EX)
Opala STD 1975 (EX)
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- Mensagem nº21
Re: regulagem de valvula
O meu opala quando foi montado o cabeçote e foi a hora de regular, chamei um amigo e ele regulou para mim, mas ligado, ficou ótimo, mas faz uma meleca das brabas!
Diegoj- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2326
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Modelo do carro : Diplomata 88
Cilindros : 6
Data de inscrição : 27/02/2012
- Mensagem nº22
Re: regulagem de valvula
mauriciodonizetifernandes escreveu:cara,regular pelos cabos,voce corre o risco de enforcar os tuchos.
Mas ai tem que ficar atento e ir apertando/soltando aos poucos que dai nao tem problema
Última edição por Diegoj em Seg 2 Jul - 19:33:35, editado 1 vez(es)
VICTOR-73-6CC-- Opaleiro
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CARAVAN 1986 COMODORO
Cilindros : 6 boconas no OPALA
4 boconas na CARAVELA
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- Mensagem nº23
Re: regulagem de valvula
Reamente é complicado explicar sem mostrar mas vamos ver se eu consigo explicar um pouco melhor, primeiro vc tem que retirar a tampa das válvulas retire a tampa do distribuidor, coloque o 1º cilindro (o + proximo ao radiador) em PMS, em 4ª marcha empurre a caravan um toquinho para frente (vai facil), até a marca da polia coincir com o "0" na escala do ponto, agora olhe no distribuidor se o rotor estiver apontando para o um entalhe que tem no distribuidor na direção do cabo do cilindro 1.
Bom agora é mais fácil, se teu comando for do 250S as folgas serão 0,20mm nas válvulas de admissão e 0,25mm nas válvulas de escape, tem que usar laminas calibradas pra isso.
Ja com o pistão 1 em PMS, regule:
a) as duas válvulas do 1º cilindro;
b) admissão do cilindro 2;
c) escape do cilindro 3;
d) admissão do cilindro 4
e) escape do cilindro 5;
Agora coloque o cilindro em PMS superior, tem que fazer o vira da uma volta completa, empurrando o carro novamente, o rotor ira apontar para o cabo do cilindro 6, e na escala do ponto vai estar em "0" novamente, dai vc regula:
f) admissão e escape do cilindro 6;
g) admissão do cilindro 5;
h) escape do cilindro 4;
i) admissão do cilindro 3;
j) escape do cilindro 2;
Pronto ja ta regulado, agora monte a tampa de válvulas com uma junta nova pra não vazar óleo, não esqueça de regular com as folgas corretas. Espero que ajude, pra mim ajudou muito, pois tive que regular as marteladas das minhas, agora ta um reloginho.
Bom agora é mais fácil, se teu comando for do 250S as folgas serão 0,20mm nas válvulas de admissão e 0,25mm nas válvulas de escape, tem que usar laminas calibradas pra isso.
Ja com o pistão 1 em PMS, regule:
a) as duas válvulas do 1º cilindro;
b) admissão do cilindro 2;
c) escape do cilindro 3;
d) admissão do cilindro 4
e) escape do cilindro 5;
Agora coloque o cilindro em PMS superior, tem que fazer o vira da uma volta completa, empurrando o carro novamente, o rotor ira apontar para o cabo do cilindro 6, e na escala do ponto vai estar em "0" novamente, dai vc regula:
f) admissão e escape do cilindro 6;
g) admissão do cilindro 5;
h) escape do cilindro 4;
i) admissão do cilindro 3;
j) escape do cilindro 2;
Pronto ja ta regulado, agora monte a tampa de válvulas com uma junta nova pra não vazar óleo, não esqueça de regular com as folgas corretas. Espero que ajude, pra mim ajudou muito, pois tive que regular as marteladas das minhas, agora ta um reloginho.
RN_Willemann- Opaleiro
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Cilindros : 6
Data de inscrição : 09/07/2009
- Mensagem nº24
Re: regulagem de valvula
Lembrando, com as velas você pode virar o motor no arranque por dentro do cofre, nao precisa fazer força.
Mais rápido e prático.
Mais rápido e prático.
Diegoj- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2326
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Cilindros : 6
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- Mensagem nº25
Re: regulagem de valvula
VICTOR-73-6CC- escreveu:Reamente é complicado explicar sem mostrar mas vamos ver se eu consigo explicar um pouco melhor, primeiro vc tem que retirar a tampa das válvulas retire a tampa do distribuidor, coloque o 1º cilindro (o + proximo ao radiador) em PMS, em 4ª marcha empurre a caravan um toquinho para frente (vai facil), até a marca da polia coincir com o "0" na escala do ponto, agora olhe no distribuidor se o rotor estiver apontando para o um entalhe que tem no distribuidor na direção do cabo do cilindro 1.
Bom agora é mais fácil, se teu comando for do 250S as folgas serão 0,20mm nas válvulas de admissão e 0,25mm nas válvulas de escape, tem que usar laminas calibradas pra isso.
Ja com o pistão 1 em PMS, regule:
a) as duas válvulas do 1º cilindro;
b) admissão do cilindro 2;
c) escape do cilindro 3;
d) admissão do cilindro 4
e) escape do cilindro 5;
Agora coloque o cilindro em PMS superior, tem que fazer o vira da uma volta completa, empurrando o carro novamente, o rotor ira apontar para o cabo do cilindro 6, e na escala do ponto vai estar em "0" novamente, dai vc regula:
f) admissão e escape do cilindro 6;
g) admissão do cilindro 5;
h) escape do cilindro 4;
i) admissão do cilindro 3;
j) escape do cilindro 2;
Pronto ja ta regulado, agora monte a tampa de válvulas com uma junta nova pra não vazar óleo, não esqueça de regular com as folgas corretas. Espero que ajude, pra mim ajudou muito, pois tive que regular as marteladas das minhas, agora ta um reloginho.
Bem mais facil assim, não precisa nem ficar enfiando coisa no buraco da vela pra ver se o pistão tá em PMS.
Só fazendo 2 observações:
Não precisa nem empurrar o carro pra virar o motor até chegar na posição certa (bom pra quem tem garagem pequena), é só deixar o carro no ponto morto e soltar um pouco as velas e dai virar o motor pela polia que fica bem levinho. Tucho hidraulico não precisam de laminas para regular, a sequencia é a mesma que o Victor postou, vai apertando e verficando as varetas, na hora que a vareta nao tiver mais folga nenhuma pros lados ou pra cima e pra baixo, mas ainda girarem no lugar é só dar mais um aperto de meia a uma volta. Mas isso só vale pra tucho hidraulico e que esteja funcionando normal, tucho hidraulico travado ou mecanico só com lamina pra regular.
Um macete pra saber qual valvulas regular. Ponha o pistão 1 em PMS (o mais perto da bomba d'agua) e regule as valvulas 1 2 3 5 7 9 (em verde), o sentido é da bomba d'agua pro cambio, depois de regular elas ponha o pistão 6 em PMS (o pistao mais perto do cambio) e regule denovo as valvulas 1 2 3 5 7 9 (azul) dessa vez no sentido inverso, a primeira valvula vai ser a mais perto do cambio e a ultima vai estar mais perto da bomba d'agua. Tem gente que regula pistao por pistao botando cada um em pms e regulando mas é desnecessario, apenas botando 2 pistoes em PMS já é suficiente pra regulas todas as valvulas.
j ricardo- Moderadores
- Número de Mensagens : 9376
Idade : 47
Localização : sao paulo
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Cilindros : 4 cil
Data de inscrição : 17/03/2010
- Mensagem nº26
Re: regulagem de valvula
geralmente comando hidraulicos eu faço em dois "tombos"
mas comando importado eu regulo pistao por pistão, com o maximo de prescisão que conseguir.... caprichado...
mas comando importado eu regulo pistao por pistão, com o maximo de prescisão que conseguir.... caprichado...
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fernando opaleiro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 299
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Modelo do carro : caravan82 da esposa e caravan 88 para restauro cupe 87 preparando para 6z
Cilindros : os dois são 4 cl e cupe em breve 6z
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- Mensagem nº27
Re: regulagem de valvula
obrigadopela informaçã as com fica os numeros paa o 4cc ainda nao concequi ter um 6cc tou acertando o motor 4cc mas ja tu desanimando achu que vou levar num mecanico o problema e que aqui onde moro são tudo relachado e so querem mecher em carrro novo por isso e que eu gosto de faser por isso pedi ajuda a voçeis talves eu consequise faser absDiegoj escreveu:VICTOR-73-6CC- escreveu:Reamente é complicado explicar sem mostrar mas vamos ver se eu consigo explicar um pouco melhor, primeiro vc tem que retirar a tampa das válvulas retire a tampa do distribuidor, coloque o 1º cilindro (o + proximo ao radiador) em PMS, em 4ª marcha empurre a caravan um toquinho para frente (vai facil), até a marca da polia coincir com o "0" na escala do ponto, agora olhe no distribuidor se o rotor estiver apontando para o um entalhe que tem no distribuidor na direção do cabo do cilindro 1.
Bom agora é mais fácil, se teu comando for do 250S as folgas serão 0,20mm nas válvulas de admissão e 0,25mm nas válvulas de escape, tem que usar laminas calibradas pra isso.
Ja com o pistão 1 em PMS, regule:
a) as duas válvulas do 1º cilindro;
b) admissão do cilindro 2;
c) escape do cilindro 3;
d) admissão do cilindro 4
e) escape do cilindro 5;
Agora coloque o cilindro em PMS superior, tem que fazer o vira da uma volta completa, empurrando o carro novamente, o rotor ira apontar para o cabo do cilindro 6, e na escala do ponto vai estar em "0" novamente, dai vc regula:
f) admissão e escape do cilindro 6;
g) admissão do cilindro 5;
h) escape do cilindro 4;
i) admissão do cilindro 3;
j) escape do cilindro 2;
Pronto ja ta regulado, agora monte a tampa de válvulas com uma junta nova pra não vazar óleo, não esqueça de regular com as folgas corretas. Espero que ajude, pra mim ajudou muito, pois tive que regular as marteladas das minhas, agora ta um reloginho.
Bem mais facil assim, não precisa nem ficar enfiando coisa no buraco da vela pra ver se o pistão tá em PMS.
Só fazendo 2 observações:
Não precisa nem empurrar o carro pra virar o motor até chegar na posição certa (bom pra quem tem garagem pequena), é só deixar o carro no ponto morto e soltar um pouco as velas e dai virar o motor pela polia que fica bem levinho. Tucho hidraulico não precisam de laminas para regular, a sequencia é a mesma que o Victor postou, vai apertando e verficando as varetas, na hora que a vareta nao tiver mais folga nenhuma pros lados ou pra cima e pra baixo, mas ainda girarem no lugar é só dar mais um aperto de meia a uma volta. Mas isso só vale pra tucho hidraulico e que esteja funcionando normal, tucho hidraulico travado ou mecanico só com lamina pra regular.
Um macete pra saber qual valvulas regular. Ponha o pistão 1 em PMS (o mais perto da bomba d'agua) e regule as valvulas 1 2 3 5 7 9 (em verde), o sentido é da bomba d'agua pro cambio, depois de regular elas ponha o pistão 6 em PMS (o pistao mais perto do cambio) e regule denovo as valvulas 1 2 3 5 7 9 (azul) dessa vez no sentido inverso, a primeira valvula vai ser a mais perto do cambio e a ultima vai estar mais perto da bomba d'agua. Tem gente que regula pistao por pistao botando cada um em pms e regulando mas é desnecessario, apenas botando 2 pistoes em PMS já é suficiente pra regulas todas as valvulas.
Ivo Filho- Moderador
- Número de Mensagens : 4504
Idade : 51
Localização : Americana
Modelo do carro : Um monte....
Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.
Data de inscrição : 22/01/2010
- Mensagem nº28
Re: regulagem de valvula
Não é especificamente para regulara valvulas, mas para os iniciantes acho que o melhor é fazer no feijão com arroz....
http://www.opaleirosdoparana.com/t19980-tutorial-para-montar-o-distribuidor
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Diegoj- Opaleiro
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- Mensagem nº29
Re: regulagem de valvula
Pro 4 cilindros é 1 2 3 5 a sequencia, mesmo esquema, pistao 1 em PMS conta 1 2 3 5 da bomba d'agua pro cambio, depois pistao 4 em pms conta 1 2 3 5 do cambio pra bomba d'agua.
Dá pra regular com ele ligado também, é mais facil mas faz um pouco de sujeira.
Liga o carro por uns segundos só pros tuchos carregarem e dai desliga, abre a tampa de valvulas, liga o carro e com uma chave 16 vai apertando/soltando os balancins até parar o barulho. Só funciona pra tucho hidraulico.
Mas se tu só fizer assim vai sujar tudo de óleo. Tem uns macetes pra conseguir uma regulagem bem precisa e sem fazer sujeira.
* Coloque o carro com a traseira num lugar mais alto que a frente, assim o motor vai ficar "reto", caso contario o oleo escorre pra parte de tras do motor que fica mais baixa e escorre tudo.
* Pegue uma estopa ou um pedaço de pano e limpe bem o furinho que tem no balancim onde ele encosta da vareta e passe um pouco de graxa nesse furo, assim sai bem menos óleo por ali e não faz sujeira, não tem perigo nenhum isso porque assim que voce acabar e só limpar a graxa.
* Pegue uma mangueira grossa com mais ou menos 1mt de comprimento, uma ponta voce encosta no ouvido e outra coloque bem perto do balancim, assim voce escuta bem certinho qual o barulho que ele tá fazendo.
* Comece da primeira e vá até na ultima sem pular nenhum (nesse metodo não tem 1 2 3 5 ou 1 2 3 5 7 9, começa na 1 e vai até na ultima), soltando a porca e dai vá apertando até o barulho parar, assim que parar de um pequeno aperto de +/- 1/4 ou 1/8 de volta.
* Se fizer tec tec tec é porque está com folga, então aperte, se fizer cloc cloc cloc tipo motor diesel é porque está muito apertado, então solte. O ideal é não fazer barulho nenhum, se por acaso vc não conseguir tirar todo o barulho, seja por tuchos ruins ou por outro motivo, o ideal é deixar com um pouco de folga, se deixar muito apertado vai forçar o comando e vai perder um pouco de torque
Dá pra regular com ele ligado também, é mais facil mas faz um pouco de sujeira.
Liga o carro por uns segundos só pros tuchos carregarem e dai desliga, abre a tampa de valvulas, liga o carro e com uma chave 16 vai apertando/soltando os balancins até parar o barulho. Só funciona pra tucho hidraulico.
Mas se tu só fizer assim vai sujar tudo de óleo. Tem uns macetes pra conseguir uma regulagem bem precisa e sem fazer sujeira.
* Coloque o carro com a traseira num lugar mais alto que a frente, assim o motor vai ficar "reto", caso contario o oleo escorre pra parte de tras do motor que fica mais baixa e escorre tudo.
* Pegue uma estopa ou um pedaço de pano e limpe bem o furinho que tem no balancim onde ele encosta da vareta e passe um pouco de graxa nesse furo, assim sai bem menos óleo por ali e não faz sujeira, não tem perigo nenhum isso porque assim que voce acabar e só limpar a graxa.
* Pegue uma mangueira grossa com mais ou menos 1mt de comprimento, uma ponta voce encosta no ouvido e outra coloque bem perto do balancim, assim voce escuta bem certinho qual o barulho que ele tá fazendo.
* Comece da primeira e vá até na ultima sem pular nenhum (nesse metodo não tem 1 2 3 5 ou 1 2 3 5 7 9, começa na 1 e vai até na ultima), soltando a porca e dai vá apertando até o barulho parar, assim que parar de um pequeno aperto de +/- 1/4 ou 1/8 de volta.
* Se fizer tec tec tec é porque está com folga, então aperte, se fizer cloc cloc cloc tipo motor diesel é porque está muito apertado, então solte. O ideal é não fazer barulho nenhum, se por acaso vc não conseguir tirar todo o barulho, seja por tuchos ruins ou por outro motivo, o ideal é deixar com um pouco de folga, se deixar muito apertado vai forçar o comando e vai perder um pouco de torque
Paulo Corso- Opaleiro
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- Mensagem nº30
Re: regulagem de valvula
Eia Vitor 73 6cc, copiou meu texto hein, kkkkkkk, mas é bem isso mesmo, facil facil regular.
Mas lembrando que isso é para motores com tuchos mecanicos.
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- Mensagem nº31
Re: regulagem de valvula
Paulo Corso escreveu:Eia Vitor 73 6cc, copiou meu texto hein, kkkkkkk, mas é bem isso mesmo, facil facil regular.
Mas lembrando que isso é para motores com tuchos mecanicos.
Pior que copiei mesmo cara... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ms é que eu sempre regulei assim,e tinha escrito isso lá no outro tópico,poutz!!! até escrever tudo isso!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk copiei,mas eu regulava sempre assim cara,só discordo de que é pra mecânico,na vd,serve pros dois,mas eu acho mais seguro,quando é mecânico,regular um por um...
VICTOR-73-6CC-- Opaleiro
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- Mensagem nº32
Re: regulagem de valvula
Paulo Corso escreveu:Eia Vitor 73 6cc, copiou meu texto hein, kkkkkkk, mas é bem isso mesmo, facil facil regular.
Mas lembrando que isso é para motores com tuchos mecanicos.
Pior que copiei mesmo cara... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ms é que eu sempre regulei assim,e tinha escrito isso lá no outro tópico,poutz!!! até escrever tudo isso!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk copiei,mas eu regulava sempre assim cara,só discordo de que é pra mecânico,na vd,serve pros dois,mas eu acho mais seguro,quando é mecânico,regular um por um...
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- Mensagem nº33
Re: regulagem de valvula
Tuchos mecânicos x Tuchos hidráulicos Pergunta:
Gostaria de saber a diferença entre um tucho hidráulico e um tucho mecânico e qual dos dois é mais empregado nos motores dos automóveis?
Resposta: Basicamente ambos possuem a mesma função no motor, serve para auxiliar a árvore de comando na função de abrir as válvulas de admissão e de escape.
O tucho mecânico é totalmente sólido, ou seja, tem seu corpo rígido enquanto que o tucho hidráulico é oco formando internamente um cilindro com um êmbolo.
Este êmbolo é mantido para fora pela força de uma mola.
O tucho hidráulico é preenchido com o óleo lubrificante do próprio motor através de orifícios que se encontram no corpo do tucho.
Nos tuchos hidráulicos os orifícios são controlados por uma válvula que por sua vez, é controlado pelo deslocamento do êmbolo.
Abaixo vemos uma ilustração "exagerada" do movimento do êmbolo apenas para entendermos o seu funcionamento. Quando o câme não está forçando o balancim da válvula, os orifícios estão abertos. Devido ao deslocamento do óleo provocado pela bomba, ocorrerá uma troca do lubrificante que está no interior do tucho.
Isso é importante por duas coisas.
Primeira para eliminar qualquer bolha de ar que esteja presente e segundo, para permitir a troca de calor mantendo arrefecido o tucho.
Quando o câme força a abertura da válvula, os orifícios são fechados e o lubrificante fica preso no interior do tucho.
Quando se utiliza tucho mecânico em um motor, é necessário que haja uma folga devido à dilação do mesmo sob efeito do calor desprendido pelo motor. Já com o uso do tucho hidráulico essa folga é desnecessária.
Não havendo essa folga, o nível de ruído do motor será bem menor.
Até a década de 80 o mais utilizado era o tucho mecânico. Atualmente os papéis se praticamente se inverteram e a grande maioria dos motores trabalham com tuchos hidráulicos.
Gostaria de saber a diferença entre um tucho hidráulico e um tucho mecânico e qual dos dois é mais empregado nos motores dos automóveis?
Resposta: Basicamente ambos possuem a mesma função no motor, serve para auxiliar a árvore de comando na função de abrir as válvulas de admissão e de escape.
O tucho mecânico é totalmente sólido, ou seja, tem seu corpo rígido enquanto que o tucho hidráulico é oco formando internamente um cilindro com um êmbolo.
Este êmbolo é mantido para fora pela força de uma mola.
O tucho hidráulico é preenchido com o óleo lubrificante do próprio motor através de orifícios que se encontram no corpo do tucho.
Nos tuchos hidráulicos os orifícios são controlados por uma válvula que por sua vez, é controlado pelo deslocamento do êmbolo.
Abaixo vemos uma ilustração "exagerada" do movimento do êmbolo apenas para entendermos o seu funcionamento. Quando o câme não está forçando o balancim da válvula, os orifícios estão abertos. Devido ao deslocamento do óleo provocado pela bomba, ocorrerá uma troca do lubrificante que está no interior do tucho.
Isso é importante por duas coisas.
Primeira para eliminar qualquer bolha de ar que esteja presente e segundo, para permitir a troca de calor mantendo arrefecido o tucho.
Quando o câme força a abertura da válvula, os orifícios são fechados e o lubrificante fica preso no interior do tucho.
Quando se utiliza tucho mecânico em um motor, é necessário que haja uma folga devido à dilação do mesmo sob efeito do calor desprendido pelo motor. Já com o uso do tucho hidráulico essa folga é desnecessária.
Não havendo essa folga, o nível de ruído do motor será bem menor.
Até a década de 80 o mais utilizado era o tucho mecânico. Atualmente os papéis se praticamente se inverteram e a grande maioria dos motores trabalham com tuchos hidráulicos.
Paulo Corso- Opaleiro
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- Mensagem nº34
Re: regulagem de valvula
Vitor eu nunca consegui regular as valvulas com tuchos hidraulicos dess ejeito, sempre ficavam batendo, pra mim só dava certo regular com o motor ligado (ruim era a sujeira, mas lavando tava novo depois).
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fernando opaleiro- Opaleiro
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- Mensagem nº35
Re: regulagem de valvula
bom dia agora acho que deu certo eu regulei com o motor ligado primeiro fiz o passo com o motor desligado pistão 1 e 4 ai liguei ficou batendo um pouco ai regulei com ele ligado ai fecho fico 100%
abs opaleiros pela esplicação.
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Diegoj- Opaleiro
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- Mensagem nº36
Re: regulagem de valvula
Última edição por Diegoj em Seg 2 Jul - 19:30:22, editado 1 vez(es)
opalagyn- Opaleiro
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- Mensagem nº37
Re: regulagem de valvula
Achei muito complicado, mais lendo lentamente consegue-se ter uma boa base.
gilmareu- Opaleiro
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- Mensagem nº38
Re: regulagem de valvula
VICTOR-73-6CC- escreveu:Reamente é complicado explicar sem mostrar mas vamos ver se eu consigo explicar um pouco melhor, primeiro vc tem que retirar a tampa das válvulas retire a tampa do distribuidor, coloque o 1º cilindro (o + proximo ao radiador) em PMS, em 4ª marcha empurre a caravan um toquinho para frente (vai facil), até a marca da polia coincir com o "0" na escala do ponto, agora olhe no distribuidor se o rotor estiver apontando para o um entalhe que tem no distribuidor na direção do cabo do cilindro 1.
Bom agora é mais fácil, se teu comando for do 250S as folgas serão 0,20mm nas válvulas de admissão e 0,25mm nas válvulas de escape, tem que usar laminas calibradas pra isso.
Ja com o pistão 1 em PMS, regule:
a) as duas válvulas do 1º cilindro;
b) admissão do cilindro 2;
c) escape do cilindro 3;
d) admissão do cilindro 4
e) escape do cilindro 5;
Agora coloque o cilindro em PMS superior, tem que fazer o vira da uma volta completa, empurrando o carro novamente, o rotor ira apontar para o cabo do cilindro 6, e na escala do ponto vai estar em "0" novamente, dai vc regula:
f) admissão e escape do cilindro 6;
g) admissão do cilindro 5;
h) escape do cilindro 4;
i) admissão do cilindro 3;
j) escape do cilindro 2;
Pronto ja ta regulado, agora monte a tampa de válvulas com uma junta nova pra não vazar óleo, não esqueça de regular com as folgas corretas. Espero que ajude, pra mim ajudou muito, pois tive que regular as marteladas das minhas, agora ta um reloginho.
Perfeito esta explicação, mas fiquei com uma dúvida, o ideal é motor quente ou frio?
gilmareu- Opaleiro
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- Mensagem nº39
Re: regulagem de valvula
No meu caso, depois de muito sofrer e apanhar, pois nunca tinha feito isso, li o tópico e mexi daqui e ali, consegui regular as válvulas do meu após ter feito o cabeçote.
Foi extremamente útil todos os comentários acima e fico grato a todos que tiveram a boa vontade e paciência de publicar os esquemas.
No final, o melhor jeito para mim foi
1) regular no esquema acima, desligado, pistão por pistão no PMS a frio. Assim elas ficaram meio presas quando o motor ficou quente sem bater nada, mas amarrado.
2) motor ligado e quente, abri a tampa de válvulas e ia válvula por válvula, abria até começar a bater e fechava um pouquinho
Só estou com um problema em uma das válvulas, acho que a admissão do cilindro 6, que se aperto e tiro o ruído o carro fica meio manco, se solto, bate mas o bicho até canta pneu de segunda.
Minha dúvida é será que o tucho deste cilindro tá com problema? Tem problema rodar assim batendo válvula um tempo?
Desde já obrigado e abraço a todos!
Foi extremamente útil todos os comentários acima e fico grato a todos que tiveram a boa vontade e paciência de publicar os esquemas.
No final, o melhor jeito para mim foi
1) regular no esquema acima, desligado, pistão por pistão no PMS a frio. Assim elas ficaram meio presas quando o motor ficou quente sem bater nada, mas amarrado.
2) motor ligado e quente, abri a tampa de válvulas e ia válvula por válvula, abria até começar a bater e fechava um pouquinho
Só estou com um problema em uma das válvulas, acho que a admissão do cilindro 6, que se aperto e tiro o ruído o carro fica meio manco, se solto, bate mas o bicho até canta pneu de segunda.
Minha dúvida é será que o tucho deste cilindro tá com problema? Tem problema rodar assim batendo válvula um tempo?
Desde já obrigado e abraço a todos!
modonesi- Opaleiro
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- Mensagem nº40
Re: regulagem de valvula
Qué sabe vo levar pro mecanico fazer essa po&&a naum entendi nada e vo destruir o motor do meu carro se for fazer esse servico so vo ficar em cima para ver como ele faz,.
modonesi- Opaleiro
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- Mensagem nº41
Re: regulagem de valvula
Diegoj escreveu:Pro 4 cilindros é 1 2 3 5 a sequencia, mesmo esquema, pistao 1 em PMS conta 1 2 3 5 da bomba d'agua pro cambio, depois pistao 4 em pms conta 1 2 3 5 do cambio pra bomba d'agua.
Dá pra regular com ele ligado também, é mais facil mas faz um pouco de sujeira.
Liga o carro por uns segundos só pros tuchos carregarem e dai desliga, abre a tampa de valvulas, liga o carro e com uma chave 16 vai apertando/soltando os balancins até parar o barulho. Só funciona pra tucho hidraulico.
Mas se tu só fizer assim vai sujar tudo de óleo. Tem uns macetes pra conseguir uma regulagem bem precisa e sem fazer sujeira.
* Coloque o carro com a traseira num lugar mais alto que a frente, assim o motor vai ficar "reto", caso contario o oleo escorre pra parte de tras do motor que fica mais baixa e escorre tudo.
* Pegue uma estopa ou um pedaço de pano e limpe bem o furinho que tem no balancim onde ele encosta da vareta e passe um pouco de graxa nesse furo, assim sai bem menos óleo por ali e não faz sujeira, não tem perigo nenhum isso porque assim que voce acabar e só limpar a graxa.
* Pegue uma mangueira grossa com mais ou menos 1mt de comprimento, uma ponta voce encosta no ouvido e outra coloque bem perto do balancim, assim voce escuta bem certinho qual o barulho que ele tá fazendo.
* Comece da primeira e vá até na ultima sem pular nenhum (nesse metodo não tem 1 2 3 5 ou 1 2 3 5 7 9, começa na 1 e vai até na ultima), soltando a porca e dai vá apertando até o barulho parar, assim que parar de um pequeno aperto de +/- 1/4 ou 1/8 de volta.
* Se fizer tec tec tec é porque está com folga, então aperte, se fizer cloc cloc cloc tipo motor diesel é porque está muito apertado, então solte. O ideal é não fazer barulho nenhum, se por acaso vc não conseguir tirar todo o barulho, seja por tuchos ruins ou por outro motivo, o ideal é deixar com um pouco de folga, se deixar muito apertado vai forçar o comando e vai perder um pouco de torque
Estou nessa função de precisar levar meu opala para o mecanico me dar uma facada para regular tuchos e colocar o carro no ponto, o que seria colocar "pistao 1 em PMS" ?
j ricardo- Moderadores
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Re: regulagem de valvula
colocar o pistão no ponto morto superior, ou seja, na posição que ele fica mais alto no cilindro... quando fica rente ao bloco, manjou?
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adpachec- Opaleiro
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Re: regulagem de valvula
Pistão no PMS, não sei se é certo, mas eu deixo ele no topo quando você dá um "toquinho" para frente e para trás no volante e o pistão continua na posição, aí eu dou um "Toque" no sentido de giro só para o pistão ficar na posição certa, e vou acertando no distribuidor.
j ricardo- Moderadores
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Re: regulagem de valvula
adpachec escreveu:Pistão no PMS, não sei se é certo, mas eu deixo ele no topo quando você dá um "toquinho" para frente e para trás no volante e o pistão continua na posição, aí eu dou um "Toque" no sentido de giro só para o pistão ficar na posição certa, e vou acertando no distribuidor.
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- Mensagem nº45
Re: regulagem de valvula
j ricardo escreveu:adpachec escreveu:Pistão no PMS, não sei se é certo, mas eu deixo ele no topo quando você dá um "toquinho" para frente e para trás no volante e o pistão continua na posição, aí eu dou um "Toque" no sentido de giro só para o pistão ficar na posição certa, e vou acertando no distribuidor.
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