Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Embreagem 250mm
regulagem de valvula  EmptyHoje à(s) 9:16:40 por Rubão6cc

» Motor 4 cilindros gasolina.. como deixar mais forte?
regulagem de valvula  EmptyHoje à(s) 8:10:59 por Tonho_RS

» Caixa de ar quente do opala
regulagem de valvula  EmptyOntem à(s) 18:14:12 por Müller

» Avanço de Ignição - Medidas em um Opala de 6 cilindros
regulagem de valvula  EmptyOntem à(s) 15:04:50 por opala4cc

» macaco do opala/caravan/comodor/diplomata 91 ou 92
regulagem de valvula  EmptyQua 15 maio - 10:35:33 por opala4cc

» Ar condicionado opala automático 90
regulagem de valvula  EmptySeg 13 maio - 18:35:34 por opala4cc

» [COMPRO] Weber 40 DCOE
regulagem de valvula  EmptySeg 13 maio - 17:02:49 por bode4cc

» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
regulagem de valvula  EmptySeg 13 maio - 11:15:22 por Murilo R

» Projeto TETO DE VINIL - Opala 79 tinha teto inteiro como opcional ?
regulagem de valvula  EmptyQui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho

Quem está conectado?

34 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 34 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
regulagem de valvula  Bar_leftregulagem de valvula  Barregulagem de valvula  Bar_right 
tabarbosa (16850)
regulagem de valvula  Bar_leftregulagem de valvula  Barregulagem de valvula  Bar_right 
Rubão6cc (15356)
regulagem de valvula  Bar_leftregulagem de valvula  Barregulagem de valvula  Bar_right 
BANDIT (13573)
regulagem de valvula  Bar_leftregulagem de valvula  Barregulagem de valvula  Bar_right 
Xann (10394)
regulagem de valvula  Bar_leftregulagem de valvula  Barregulagem de valvula  Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
regulagem de valvula  Bar_leftregulagem de valvula  Barregulagem de valvula  Bar_right 
j ricardo (9376)
regulagem de valvula  Bar_leftregulagem de valvula  Barregulagem de valvula  Bar_right 
Jean Bida (9320)
regulagem de valvula  Bar_leftregulagem de valvula  Barregulagem de valvula  Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
regulagem de valvula  Bar_leftregulagem de valvula  Barregulagem de valvula  Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
regulagem de valvula  Bar_leftregulagem de valvula  Barregulagem de valvula  Bar_right 

+12
Paulo Corso
Ivo Filho
VICTOR-73-6CC-
Diegoj
raphaelcaronti
RN_Willemann
Ghost
thallisguimaraes
mauriciodonizetifernandes
j ricardo
tiagocaravan79
fernando opaleiro
16 participantes

    regulagem de valvula

    fernando opaleiro
    fernando opaleiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 299
    Idade : 45
    Localização : LAGUNA SC
    Modelo do carro : caravan82 da esposa e caravan 88 para restauro cupe 87 preparando para 6z

    Cilindros : os dois são 4 cl e cupe em breve 6z
    Data de inscrição : 24/03/2008

    regulagem de valvula  Empty regulagem de valvula

    Mensagem por fernando opaleiro Sáb 7 Abr - 17:58:56

    boa tarde eu estu pasando trabalho para regular as valvulas da minha caravan como fasso para regular da para regular com ela desligada ou so ligada por que regulo com ela ligada e depois volta a bater ou fica inforcada o motor eu fiz faz pouco tempo completo mas na reforma desmontei para trocar junta e a gacheta por eta vasando mas ela funciona normal o unico problema e a valvula obrigado des de já abs
    tiagocaravan79
    tiagocaravan79
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 70
    Idade : 29
    Localização : Curitiba-PR
    Modelo do carro : Caravan 79'
    Cilindros : 4 cc (por enquanto)
    Data de inscrição : 23/02/2012

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por tiagocaravan79 Sáb 7 Abr - 22:18:09

    Cara tem q regular com o motor frio, pq a válvula de escape dilata, se vc regula com o motor quente quando ela voltar ao tamanho normal a folga entre a válvula e o balanceiro aumenta e por isso volta a bater. Precisa do especímetro e tem uma ordem correta pra ir regulando nao me lembro ao certo, mas se der uma procurada vc acha.
    Abraço
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por j ricardo Sáb 7 Abr - 22:21:19

    Movido para mecanica


    _________________
    NÃO TENHO MSN!!!! Twisted Evil
    mauriciodonizetifernandes
    mauriciodonizetifernandes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4990
    Idade : 63
    Localização : São Paulo/SP
    Modelo do carro : caravan 76
    Cilindros : 4cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2011

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por mauriciodonizetifernandes Sáb 7 Abr - 23:02:24

    é isso ai tem uma coisa se o seu motor for mecanico tem uma regulagem
    se for com tucho tem outra.
    com tuchos você pode encostar os balancins.
    se for mecânico deixe uma folga de 0,8 até 0,10 mm por causa da dilatação,mas tem que ser motor frio,tem quem diga pra regular com motor quente eu nunca regulei,e sempre ficou bom.
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por j ricardo Sáb 7 Abr - 23:13:18

    pra mim regulagem de valvula tem que ser a quente...

    nas fichas de comando importado diz: "lash HOT"

    e interessa que as valvulas tenham a folga correta quando? na temperatura de funcionamento ou quando esta frio?


    _________________
    NÃO TENHO MSN!!!! Twisted Evil
    mauriciodonizetifernandes
    mauriciodonizetifernandes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4990
    Idade : 63
    Localização : São Paulo/SP
    Modelo do carro : caravan 76
    Cilindros : 4cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2011

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por mauriciodonizetifernandes Sáb 7 Abr - 23:26:09

    frio,
    quente justa para abertura das valvulas,
    se ficar folgada não abrem cem por cento,
    se ficar apertada enforca o motor.
    thallisguimaraes
    thallisguimaraes
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 17661
    Idade : 31
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Caravan 1988
    Cilindros : 4.1i
    Data de inscrição : 16/01/2008

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por thallisguimaraes Dom 8 Abr - 0:38:34

    j ricardo escreveu:pra mim regulagem de valvula tem que ser a quente...

    nas fichas de comando importado diz: "lash HOT"

    e interessa que as valvulas tenham a folga correta quando? na temperatura de funcionamento ou quando esta frio?

    Ainda quero ver voce regular as valvulas de um 4.1i de omega ou silverado, rsrs


    _________________
    ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO
    mauriciodonizetifernandes
    mauriciodonizetifernandes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4990
    Idade : 63
    Localização : São Paulo/SP
    Modelo do carro : caravan 76
    Cilindros : 4cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2011

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por mauriciodonizetifernandes Dom 8 Abr - 13:11:15

    eu achei estas medidas no manual de manutenção GM

    sobremadida fornaecida

    a- 0,3445-0,3452"
    b- 0,3565- 0,3572"
    c- 0,3715- 0,3722"

    sobremedida
    especificada

    0,0035"
    0,0155"
    0,0305"

    diametro dealargador

    0,3465
    0,3585
    0,3735


    folga entre guia e a válvula


    admissão 0,025 á 0,085 mm 0,0010 -0,0033"
    escapamento 0,025 a 0,069mm 0,0010 - 0,0027"







    Ghost
    Ghost
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2412
    Modelo do carro : Caravan 84/85
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 12/12/2011

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por Ghost Dom 8 Abr - 13:58:58

    tiagocaravan79 escreveu:Cara tem q regular com o motor frio, pq a válvula de escape dilata, se vc regula com o motor quente quando ela voltar ao tamanho normal a folga entre a válvula e o balanceiro aumenta e por isso volta a bater. Precisa do especímetro e tem uma ordem correta pra ir regulando nao me lembro ao certo, mas se der uma procurada vc acha.
    Abraço

    Ordem de ignição OKK

    1 5 3 6 2 4

    se não me falha a memória.


    Pra regular precisa tirar as velas fora colocar alguma chave longa no cilindro da vez e girar o vira até encostar o pistão em cima e dai você regula as válvulas ...

    Não me lembro de cabeça 100% mais é por ai a coisa ... Acompanhei meu tio fazendo semana retrasada na minha caravan OKK

    ps: Tuchos hidráulicos


    _________________
    Minhas qualificações como vendedor estão disponíveis em cada item vendido descrito abaixo, basta clicar no "Positivo" ao lado de cada item mencionado.

    Vendidos:
    Positivo Positivo Positivo Positivo
    fernando opaleiro
    fernando opaleiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 299
    Idade : 45
    Localização : LAGUNA SC
    Modelo do carro : caravan82 da esposa e caravan 88 para restauro cupe 87 preparando para 6z

    Cilindros : os dois são 4 cl e cupe em breve 6z
    Data de inscrição : 24/03/2008

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por fernando opaleiro Seg 9 Abr - 11:32:21

    bom dia pessoal muito obrigado pela esplicação eu achei que so dava para regular com motor ligado mas desligado acho que fica mais facilde regular obrigado pela ajuda por isso gosto tanto desse forom uns ajuda o outro quando tem um pouco mas de conhecimento obrigado
    RN_Willemann
    RN_Willemann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2517
    Idade : 33
    Localização : Balneário Camboriú - SC
    Modelo do carro : Diplomata 4.1
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 09/07/2009

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por RN_Willemann Seg 9 Abr - 12:54:27

    EU regulo sempre frio, nao sei se eh o correto...

    Aponto o rotor pro cilindro e um abraço, nem vela tiro mais.
    mauriciodonizetifernandes
    mauriciodonizetifernandes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4990
    Idade : 63
    Localização : São Paulo/SP
    Modelo do carro : caravan 76
    Cilindros : 4cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2011

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por mauriciodonizetifernandes Seg 9 Abr - 13:37:12

    gente acho que estão confundindo ponto com valvulas,

    regulagem de valvula  1321095426_75311616_2-OPALA-CABEcOTE-COM-VALVULAS-COMPLETO-DO-MOTOR-4-CILINDROS-GASOLINA-Sao-Paulo

    isto é valvulas,para regular tirar a tampa do motor.

    regulagem de ponto de ignição:é o procedimento que estão falando



    Ghost
    Ghost
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2412
    Modelo do carro : Caravan 84/85
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 12/12/2011

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por Ghost Seg 9 Abr - 15:08:29

    Sim, Mauricio. Mas você regula as válvulas com o carro frio e desligado, regula POR CILINDRO baseado na ordem de ignição OKK


    _________________
    Minhas qualificações como vendedor estão disponíveis em cada item vendido descrito abaixo, basta clicar no "Positivo" ao lado de cada item mencionado.

    Vendidos:
    Positivo Positivo Positivo Positivo
    mauriciodonizetifernandes
    mauriciodonizetifernandes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4990
    Idade : 63
    Localização : São Paulo/SP
    Modelo do carro : caravan 76
    Cilindros : 4cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2011

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por mauriciodonizetifernandes Seg 9 Abr - 15:14:47

    eu regulo da seguinte forma:
    tiro a tampa,giro o motor,independente de qual cilindro se encontra,espero liberar (pms),de entrada ou saida,ponho calibre,e
    vou ao próximo,nunca deu errado,porque oque manda é a medida,independente da ordem.
    thallisguimaraes
    thallisguimaraes
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 17661
    Idade : 31
    Localização : Goiânia-GO
    Modelo do carro : Caravan 1988
    Cilindros : 4.1i
    Data de inscrição : 16/01/2008

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por thallisguimaraes Seg 9 Abr - 15:22:11

    mauriciodonizetifernandes escreveu:eu regulo da seguinte forma:
    tiro a tampa,giro o motor,independente de qual cilindro se encontra,espero liberar (pms),de entrada ou saida,ponho calibre,e
    vou ao próximo,nunca deu errado,porque oque manda é a medida,independente da ordem.

    Na minha ignorancia tambem é assim


    _________________
    ANTES UM SONHO, HOJE NEM DURMO
    RN_Willemann
    RN_Willemann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2517
    Idade : 33
    Localização : Balneário Camboriú - SC
    Modelo do carro : Diplomata 4.1
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 09/07/2009

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por RN_Willemann Seg 9 Abr - 18:11:45

    mauriciodonizetifernandes escreveu:eu regulo da seguinte forma:
    tiro a tampa,giro o motor,independente de qual cilindro se encontra,espero liberar (pms),de entrada ou saida,ponho calibre,e
    vou ao próximo,nunca deu errado,porque oque manda é a medida,independente da ordem.

    Sim, só que pra isso que se usa o rotor do distribuidor, quando ele aponta pro cabo do cilindro o motor está em PMS e pode regular, nao precisa tirar as velas, só a tampa e deu.
    mauriciodonizetifernandes
    mauriciodonizetifernandes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4990
    Idade : 63
    Localização : São Paulo/SP
    Modelo do carro : caravan 76
    Cilindros : 4cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2011

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por mauriciodonizetifernandes Seg 9 Abr - 18:15:20

    ??????????????????????????????
    RN_Willemann
    RN_Willemann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2517
    Idade : 33
    Localização : Balneário Camboriú - SC
    Modelo do carro : Diplomata 4.1
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 09/07/2009

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por RN_Willemann Seg 9 Abr - 18:18:33

    ?
    mauriciodonizetifernandes
    mauriciodonizetifernandes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4990
    Idade : 63
    Localização : São Paulo/SP
    Modelo do carro : caravan 76
    Cilindros : 4cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2011

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por mauriciodonizetifernandes Seg 9 Abr - 18:20:50

    cara,regular pelos cabos,voce corre o risco de enforcar os tuchos.
    RN_Willemann
    RN_Willemann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2517
    Idade : 33
    Localização : Balneário Camboriú - SC
    Modelo do carro : Diplomata 4.1
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 09/07/2009

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por RN_Willemann Seg 9 Abr - 18:31:57

    mauriciodonizetifernandes escreveu:cara,regular pelos cabos,voce corre o risco de enforcar os tuchos.

    Se fizer corretamente IMPOSSÍVEL, me desculpe pela sinceridade.
    raphaelcaronti
    raphaelcaronti
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8744
    Idade : 31
    Localização : Belo Horizonte
    Modelo do carro : Caravan STD 1982
    Caravan STD 1976[em obras]
    Renault Sandero
    Opala Diplomata 1988[EX]
    Opala Diplomata SE 88/89(EX)
    Opala Deluxo 1970 (EX)
    Caravan deluxo 1977 151 (EX)
    Gol MI 1998[EX]
    Caravan Diplomata 1987[EX]
    Classic 08/09 (EX)
    Opala STD 1975 (EX)



    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 30/10/2008

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por raphaelcaronti Seg 9 Abr - 19:11:43

    O meu opala quando foi montado o cabeçote e foi a hora de regular, chamei um amigo e ele regulou para mim, mas ligado, ficou ótimo, mas faz uma meleca das brabas!
    avatar
    Diegoj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2326
    Localização : SC
    Modelo do carro : Diplomata 88
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/02/2012

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por Diegoj Seg 9 Abr - 22:15:09

    mauriciodonizetifernandes escreveu:cara,regular pelos cabos,voce corre o risco de enforcar os tuchos.

    Mas ai tem que ficar atento e ir apertando/soltando aos poucos que dai nao tem problema


    Última edição por Diegoj em Seg 2 Jul - 19:33:35, editado 1 vez(es)
    VICTOR-73-6CC-
    VICTOR-73-6CC-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1388
    Idade : 38
    Localização : CARAMBEÍ-PR
    Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
    CARAVAN 1986 COMODORO
    Cilindros : 6 boconas no OPALA
    4 boconas na CARAVELA
    Data de inscrição : 13/08/2011

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por VICTOR-73-6CC- Seg 9 Abr - 23:15:03

    Reamente é complicado explicar sem mostrar mas vamos ver se eu consigo explicar um pouco melhor, primeiro vc tem que retirar a tampa das válvulas retire a tampa do distribuidor, coloque o 1º cilindro (o + proximo ao radiador) em PMS, em 4ª marcha empurre a caravan um toquinho para frente (vai facil), até a marca da polia coincir com o "0" na escala do ponto, agora olhe no distribuidor se o rotor estiver apontando para o um entalhe que tem no distribuidor na direção do cabo do cilindro 1.
    Bom agora é mais fácil, se teu comando for do 250S as folgas serão 0,20mm nas válvulas de admissão e 0,25mm nas válvulas de escape, tem que usar laminas calibradas pra isso.
    Ja com o pistão 1 em PMS, regule:
    a) as duas válvulas do 1º cilindro;
    b) admissão do cilindro 2;
    c) escape do cilindro 3;
    d) admissão do cilindro 4
    e) escape do cilindro 5;
    Agora coloque o cilindro em PMS superior, tem que fazer o vira da uma volta completa, empurrando o carro novamente, o rotor ira apontar para o cabo do cilindro 6, e na escala do ponto vai estar em "0" novamente, dai vc regula:
    f) admissão e escape do cilindro 6;
    g) admissão do cilindro 5;
    h) escape do cilindro 4;
    i) admissão do cilindro 3;
    j) escape do cilindro 2;
    Pronto ja ta regulado, agora monte a tampa de válvulas com uma junta nova pra não vazar óleo, não esqueça de regular com as folgas corretas. Espero que ajude, pra mim ajudou muito, pois tive que regular as marteladas das minhas, agora ta um reloginho.
    RN_Willemann
    RN_Willemann
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2517
    Idade : 33
    Localização : Balneário Camboriú - SC
    Modelo do carro : Diplomata 4.1
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 09/07/2009

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por RN_Willemann Ter 10 Abr - 8:13:12

    Lembrando, com as velas você pode virar o motor no arranque por dentro do cofre, nao precisa fazer força.

    Mais rápido e prático.
    avatar
    Diegoj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2326
    Localização : SC
    Modelo do carro : Diplomata 88
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/02/2012

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por Diegoj Ter 10 Abr - 12:06:38

    VICTOR-73-6CC- escreveu:Reamente é complicado explicar sem mostrar mas vamos ver se eu consigo explicar um pouco melhor, primeiro vc tem que retirar a tampa das válvulas retire a tampa do distribuidor, coloque o 1º cilindro (o + proximo ao radiador) em PMS, em 4ª marcha empurre a caravan um toquinho para frente (vai facil), até a marca da polia coincir com o "0" na escala do ponto, agora olhe no distribuidor se o rotor estiver apontando para o um entalhe que tem no distribuidor na direção do cabo do cilindro 1.
    Bom agora é mais fácil, se teu comando for do 250S as folgas serão 0,20mm nas válvulas de admissão e 0,25mm nas válvulas de escape, tem que usar laminas calibradas pra isso.
    Ja com o pistão 1 em PMS, regule:
    a) as duas válvulas do 1º cilindro;
    b) admissão do cilindro 2;
    c) escape do cilindro 3;
    d) admissão do cilindro 4
    e) escape do cilindro 5;
    Agora coloque o cilindro em PMS superior, tem que fazer o vira da uma volta completa, empurrando o carro novamente, o rotor ira apontar para o cabo do cilindro 6, e na escala do ponto vai estar em "0" novamente, dai vc regula:
    f) admissão e escape do cilindro 6;
    g) admissão do cilindro 5;
    h) escape do cilindro 4;
    i) admissão do cilindro 3;
    j) escape do cilindro 2;
    Pronto ja ta regulado, agora monte a tampa de válvulas com uma junta nova pra não vazar óleo, não esqueça de regular com as folgas corretas. Espero que ajude, pra mim ajudou muito, pois tive que regular as marteladas das minhas, agora ta um reloginho.

    Bem mais facil assim, não precisa nem ficar enfiando coisa no buraco da vela pra ver se o pistão tá em PMS.
    Só fazendo 2 observações:
    Não precisa nem empurrar o carro pra virar o motor até chegar na posição certa (bom pra quem tem garagem pequena), é só deixar o carro no ponto morto e soltar um pouco as velas e dai virar o motor pela polia que fica bem levinho. Tucho hidraulico não precisam de laminas para regular, a sequencia é a mesma que o Victor postou, vai apertando e verficando as varetas, na hora que a vareta nao tiver mais folga nenhuma pros lados ou pra cima e pra baixo, mas ainda girarem no lugar é só dar mais um aperto de meia a uma volta. Mas isso só vale pra tucho hidraulico e que esteja funcionando normal, tucho hidraulico travado ou mecanico só com lamina pra regular.


    regulagem de valvula  0013cg
    Um macete pra saber qual valvulas regular. Ponha o pistão 1 em PMS (o mais perto da bomba d'agua) e regule as valvulas 1 2 3 5 7 9 (em verde), o sentido é da bomba d'agua pro cambio, depois de regular elas ponha o pistão 6 em PMS (o pistao mais perto do cambio) e regule denovo as valvulas 1 2 3 5 7 9 (azul) dessa vez no sentido inverso, a primeira valvula vai ser a mais perto do cambio e a ultima vai estar mais perto da bomba d'agua. Tem gente que regula pistao por pistao botando cada um em pms e regulando mas é desnecessario, apenas botando 2 pistoes em PMS já é suficiente pra regulas todas as valvulas.
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por j ricardo Ter 10 Abr - 17:23:51

    geralmente comando hidraulicos eu faço em dois "tombos"

    mas comando importado eu regulo pistao por pistão, com o maximo de prescisão que conseguir.... caprichado...


    _________________
    NÃO TENHO MSN!!!! Twisted Evil
    fernando opaleiro
    fernando opaleiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 299
    Idade : 45
    Localização : LAGUNA SC
    Modelo do carro : caravan82 da esposa e caravan 88 para restauro cupe 87 preparando para 6z

    Cilindros : os dois são 4 cl e cupe em breve 6z
    Data de inscrição : 24/03/2008

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por fernando opaleiro Qua 11 Abr - 11:38:56

    Diegoj escreveu:
    VICTOR-73-6CC- escreveu:Reamente é complicado explicar sem mostrar mas vamos ver se eu consigo explicar um pouco melhor, primeiro vc tem que retirar a tampa das válvulas retire a tampa do distribuidor, coloque o 1º cilindro (o + proximo ao radiador) em PMS, em 4ª marcha empurre a caravan um toquinho para frente (vai facil), até a marca da polia coincir com o "0" na escala do ponto, agora olhe no distribuidor se o rotor estiver apontando para o um entalhe que tem no distribuidor na direção do cabo do cilindro 1.
    Bom agora é mais fácil, se teu comando for do 250S as folgas serão 0,20mm nas válvulas de admissão e 0,25mm nas válvulas de escape, tem que usar laminas calibradas pra isso.
    Ja com o pistão 1 em PMS, regule:
    a) as duas válvulas do 1º cilindro;
    b) admissão do cilindro 2;
    c) escape do cilindro 3;
    d) admissão do cilindro 4
    e) escape do cilindro 5;
    Agora coloque o cilindro em PMS superior, tem que fazer o vira da uma volta completa, empurrando o carro novamente, o rotor ira apontar para o cabo do cilindro 6, e na escala do ponto vai estar em "0" novamente, dai vc regula:
    f) admissão e escape do cilindro 6;
    g) admissão do cilindro 5;
    h) escape do cilindro 4;
    i) admissão do cilindro 3;
    j) escape do cilindro 2;
    Pronto ja ta regulado, agora monte a tampa de válvulas com uma junta nova pra não vazar óleo, não esqueça de regular com as folgas corretas. Espero que ajude, pra mim ajudou muito, pois tive que regular as marteladas das minhas, agora ta um reloginho.

    Bem mais facil assim, não precisa nem ficar enfiando coisa no buraco da vela pra ver se o pistão tá em PMS.
    Só fazendo 2 observações:
    Não precisa nem empurrar o carro pra virar o motor até chegar na posição certa (bom pra quem tem garagem pequena), é só deixar o carro no ponto morto e soltar um pouco as velas e dai virar o motor pela polia que fica bem levinho. Tucho hidraulico não precisam de laminas para regular, a sequencia é a mesma que o Victor postou, vai apertando e verficando as varetas, na hora que a vareta nao tiver mais folga nenhuma pros lados ou pra cima e pra baixo, mas ainda girarem no lugar é só dar mais um aperto de meia a uma volta. Mas isso só vale pra tucho hidraulico e que esteja funcionando normal, tucho hidraulico travado ou mecanico só com lamina pra regular.


    regulagem de valvula  0013cg
    Um macete pra saber qual valvulas regular. Ponha o pistão 1 em PMS (o mais perto da bomba d'agua) e regule as valvulas 1 2 3 5 7 9 (em verde), o sentido é da bomba d'agua pro cambio, depois de regular elas ponha o pistão 6 em PMS (o pistao mais perto do cambio) e regule denovo as valvulas 1 2 3 5 7 9 (azul) dessa vez no sentido inverso, a primeira valvula vai ser a mais perto do cambio e a ultima vai estar mais perto da bomba d'agua. Tem gente que regula pistao por pistao botando cada um em pms e regulando mas é desnecessario, apenas botando 2 pistoes em PMS já é suficiente pra regulas todas as valvulas.
    obrigadopela informaçã as com fica os numeros paa o 4cc ainda nao concequi ter um 6cc tou acertando o motor 4cc mas ja tu desanimando achu que vou levar num mecanico o problema e que aqui onde moro são tudo relachado e so querem mecher em carrro novo por isso e que eu gosto de faser por isso pedi ajuda a voçeis talves eu consequise faser abs
    Ivo Filho
    Ivo Filho
    Moderador
    Moderador


    Masculino Número de Mensagens : 4504
    Idade : 51
    Localização : Americana
    Modelo do carro : Um monte....
    Cilindros : 6 cil; 4 cil; 2 cil.
    Data de inscrição : 22/01/2010

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por Ivo Filho Qua 11 Abr - 12:00:44

    Não é especificamente para regulara valvulas, mas para os iniciantes acho que o melhor é fazer no feijão com arroz....

    http://www.opaleirosdoparana.com/t19980-tutorial-para-montar-o-distribuidor


    _________________
    Quando um opala está atrás...,tenha certeza, ele está empurrando!!!
    [(O)=====||=====(O)]
    avatar
    Diegoj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2326
    Localização : SC
    Modelo do carro : Diplomata 88
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/02/2012

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por Diegoj Qua 11 Abr - 12:10:22

    Pro 4 cilindros é 1 2 3 5 a sequencia, mesmo esquema, pistao 1 em PMS conta 1 2 3 5 da bomba d'agua pro cambio, depois pistao 4 em pms conta 1 2 3 5 do cambio pra bomba d'agua.
    Dá pra regular com ele ligado também, é mais facil mas faz um pouco de sujeira.
    Liga o carro por uns segundos só pros tuchos carregarem e dai desliga, abre a tampa de valvulas, liga o carro e com uma chave 16 vai apertando/soltando os balancins até parar o barulho. Só funciona pra tucho hidraulico.
    Mas se tu só fizer assim vai sujar tudo de óleo. Tem uns macetes pra conseguir uma regulagem bem precisa e sem fazer sujeira.
    * Coloque o carro com a traseira num lugar mais alto que a frente, assim o motor vai ficar "reto", caso contario o oleo escorre pra parte de tras do motor que fica mais baixa e escorre tudo.
    * Pegue uma estopa ou um pedaço de pano e limpe bem o furinho que tem no balancim onde ele encosta da vareta e passe um pouco de graxa nesse furo, assim sai bem menos óleo por ali e não faz sujeira, não tem perigo nenhum isso porque assim que voce acabar e só limpar a graxa.
    * Pegue uma mangueira grossa com mais ou menos 1mt de comprimento, uma ponta voce encosta no ouvido e outra coloque bem perto do balancim, assim voce escuta bem certinho qual o barulho que ele tá fazendo.
    * Comece da primeira e vá até na ultima sem pular nenhum (nesse metodo não tem 1 2 3 5 ou 1 2 3 5 7 9, começa na 1 e vai até na ultima), soltando a porca e dai vá apertando até o barulho parar, assim que parar de um pequeno aperto de +/- 1/4 ou 1/8 de volta.
    * Se fizer tec tec tec é porque está com folga, então aperte, se fizer cloc cloc cloc tipo motor diesel é porque está muito apertado, então solte. O ideal é não fazer barulho nenhum, se por acaso vc não conseguir tirar todo o barulho, seja por tuchos ruins ou por outro motivo, o ideal é deixar com um pouco de folga, se deixar muito apertado vai forçar o comando e vai perder um pouco de torque
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3573
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por Paulo Corso Qua 11 Abr - 13:44:31

    Eia Vitor 73 6cc, copiou meu texto hein, kkkkkkk, mas é bem isso mesmo, facil facil regular.

    Mas lembrando que isso é para motores com tuchos mecanicos.


    _________________
    regulagem de valvula  345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    VICTOR-73-6CC-
    VICTOR-73-6CC-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1388
    Idade : 38
    Localização : CARAMBEÍ-PR
    Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
    CARAVAN 1986 COMODORO
    Cilindros : 6 boconas no OPALA
    4 boconas na CARAVELA
    Data de inscrição : 13/08/2011

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por VICTOR-73-6CC- Sex 13 Abr - 22:06:33

    Paulo Corso escreveu:Eia Vitor 73 6cc, copiou meu texto hein, kkkkkkk, mas é bem isso mesmo, facil facil regular.

    Mas lembrando que isso é para motores com tuchos mecanicos.

    Pior que copiei mesmo cara... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ms é que eu sempre regulei assim,e tinha escrito isso lá no outro tópico,poutz!!! até escrever tudo isso!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk copiei,mas eu regulava sempre assim cara,só discordo de que é pra mecânico,na vd,serve pros dois,mas eu acho mais seguro,quando é mecânico,regular um por um...
    VICTOR-73-6CC-
    VICTOR-73-6CC-
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1388
    Idade : 38
    Localização : CARAMBEÍ-PR
    Modelo do carro : OPALA 1973 ESPECIAL(ERA,PELO MENOS)
    CARAVAN 1986 COMODORO
    Cilindros : 6 boconas no OPALA
    4 boconas na CARAVELA
    Data de inscrição : 13/08/2011

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por VICTOR-73-6CC- Sex 13 Abr - 22:07:06

    Paulo Corso escreveu:Eia Vitor 73 6cc, copiou meu texto hein, kkkkkkk, mas é bem isso mesmo, facil facil regular.

    Mas lembrando que isso é para motores com tuchos mecanicos.

    Pior que copiei mesmo cara... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ms é que eu sempre regulei assim,e tinha escrito isso lá no outro tópico,poutz!!! até escrever tudo isso!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk copiei,mas eu regulava sempre assim cara,só discordo de que é pra mecânico,na vd,serve pros dois,mas eu acho mais seguro,quando é mecânico,regular um por um...
    mauriciodonizetifernandes
    mauriciodonizetifernandes
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4990
    Idade : 63
    Localização : São Paulo/SP
    Modelo do carro : caravan 76
    Cilindros : 4cilindros
    Data de inscrição : 15/08/2011

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por mauriciodonizetifernandes Sáb 14 Abr - 21:03:31

    Tuchos mecânicos x Tuchos hidráulicos Pergunta:


    Gostaria de saber a diferença entre um tucho hidráulico e um tucho mecânico e qual dos dois é mais empregado nos motores dos automóveis?

    Resposta: Basicamente ambos possuem a mesma função no motor, serve para auxiliar a árvore de comando na função de abrir as válvulas de admissão e de escape.
    O tucho mecânico é totalmente sólido, ou seja, tem seu corpo rígido enquanto que o tucho hidráulico é oco formando internamente um cilindro com um êmbolo.
    Este êmbolo é mantido para fora pela força de uma mola.
    O tucho hidráulico é preenchido com o óleo lubrificante do próprio motor através de orifícios que se encontram no corpo do tucho.
    Nos tuchos hidráulicos os orifícios são controlados por uma válvula que por sua vez, é controlado pelo deslocamento do êmbolo.
    Abaixo vemos uma ilustração "exagerada" do movimento do êmbolo apenas para entendermos o seu funcionamento. Quando o câme não está forçando o balancim da válvula, os orifícios estão abertos. Devido ao deslocamento do óleo provocado pela bomba, ocorrerá uma troca do lubrificante que está no interior do tucho.
    Isso é importante por duas coisas.
    Primeira para eliminar qualquer bolha de ar que esteja presente e segundo, para permitir a troca de calor mantendo arrefecido o tucho.
    Quando o câme força a abertura da válvula, os orifícios são fechados e o lubrificante fica preso no interior do tucho.
    Quando se utiliza tucho mecânico em um motor, é necessário que haja uma folga devido à dilação do mesmo sob efeito do calor desprendido pelo motor. Já com o uso do tucho hidráulico essa folga é desnecessária.
    Não havendo essa folga, o nível de ruído do motor será bem menor.
    Até a década de 80 o mais utilizado era o tucho mecânico. Atualmente os papéis se praticamente se inverteram e a grande maioria dos motores trabalham com tuchos hidráulicos.


    regulagem de valvula  Tucho_hidraulico01


    regulagem de valvula  Tucho_hidraulico02
    Paulo Corso
    Paulo Corso
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3573
    Idade : 45
    Localização : Londrina - PR
    Modelo do carro : Diplomata 1988 / Coupe 250s
    Cilindros : 6 cil - 250S
    Data de inscrição : 23/01/2008

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por Paulo Corso Seg 16 Abr - 9:16:16

    Vitor eu nunca consegui regular as valvulas com tuchos hidraulicos dess ejeito, sempre ficavam batendo, pra mim só dava certo regular com o motor ligado (ruim era a sujeira, mas lavando tava novo depois).


    _________________
    regulagem de valvula  345
    Opala, muito mais que um carro!!! Um estilo de vida!!!

    https://www.facebook.com/paulocorso
    https://www.instagram.com/paulo_corso/
    http://www.opaleirosdoparana.com/t4662-diplomata-coupe-1988-250s#81257
    fernando opaleiro
    fernando opaleiro
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 299
    Idade : 45
    Localização : LAGUNA SC
    Modelo do carro : caravan82 da esposa e caravan 88 para restauro cupe 87 preparando para 6z

    Cilindros : os dois são 4 cl e cupe em breve 6z
    Data de inscrição : 24/03/2008

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por fernando opaleiro Seg 16 Abr - 11:23:19

    bom dia agora acho que deu certo eu regulei com o motor ligado primeiro fiz o passo com o motor desligado pistão 1 e 4 ai liguei ficou batendo um pouco ai regulei com ele ligado ai fecho fico 100%
    abs opaleiros pela esplicação. cheers
    avatar
    Diegoj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2326
    Localização : SC
    Modelo do carro : Diplomata 88
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/02/2012

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por Diegoj Ter 17 Abr - 19:02:34

     


    Última edição por Diegoj em Seg 2 Jul - 19:30:22, editado 1 vez(es)
    opalagyn
    opalagyn
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 853
    Localização : Morrinhos -Goiás
    Modelo do carro : OPALA SL/E 89
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 26/12/2011

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por opalagyn Ter 17 Abr - 19:58:53

    Achei muito complicado, mais lendo lentamente consegue-se ter uma boa base.
    gilmareu
    gilmareu
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 636
    Idade : 50
    Localização : Cosmopolis - SP
    Modelo do carro : Opala Diplomata 89 - Preto
    4.1 12v
    Renault Fluence 2013 2.0 16v
    Monza Tubarão 95 GL 2.0 (de pai pra fii, único dono)
    Astra 2006 2.0 8v (ex)
    Mondeo 2000 2.0 16v Zetec (Ex)
    Escort 1998 1.8 16v Zetec (ex)
    Escort Sapão 1995 2.0 AP (ex)
    Gol Quadrado 1994 1.6 AP (ex)
    Fusca 76 1.5 (ex)

    Cilindros : 6cil
    Data de inscrição : 10/06/2012

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por gilmareu Seg 14 Jan - 8:06:04

    VICTOR-73-6CC- escreveu:Reamente é complicado explicar sem mostrar mas vamos ver se eu consigo explicar um pouco melhor, primeiro vc tem que retirar a tampa das válvulas retire a tampa do distribuidor, coloque o 1º cilindro (o + proximo ao radiador) em PMS, em 4ª marcha empurre a caravan um toquinho para frente (vai facil), até a marca da polia coincir com o "0" na escala do ponto, agora olhe no distribuidor se o rotor estiver apontando para o um entalhe que tem no distribuidor na direção do cabo do cilindro 1.
    Bom agora é mais fácil, se teu comando for do 250S as folgas serão 0,20mm nas válvulas de admissão e 0,25mm nas válvulas de escape, tem que usar laminas calibradas pra isso.
    Ja com o pistão 1 em PMS, regule:
    a) as duas válvulas do 1º cilindro;
    b) admissão do cilindro 2;
    c) escape do cilindro 3;
    d) admissão do cilindro 4
    e) escape do cilindro 5;
    Agora coloque o cilindro em PMS superior, tem que fazer o vira da uma volta completa, empurrando o carro novamente, o rotor ira apontar para o cabo do cilindro 6, e na escala do ponto vai estar em "0" novamente, dai vc regula:
    f) admissão e escape do cilindro 6;
    g) admissão do cilindro 5;
    h) escape do cilindro 4;
    i) admissão do cilindro 3;
    j) escape do cilindro 2;
    Pronto ja ta regulado, agora monte a tampa de válvulas com uma junta nova pra não vazar óleo, não esqueça de regular com as folgas corretas. Espero que ajude, pra mim ajudou muito, pois tive que regular as marteladas das minhas, agora ta um reloginho.

    Perfeito esta explicação, mas fiquei com uma dúvida, o ideal é motor quente ou frio?
    gilmareu
    gilmareu
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 636
    Idade : 50
    Localização : Cosmopolis - SP
    Modelo do carro : Opala Diplomata 89 - Preto
    4.1 12v
    Renault Fluence 2013 2.0 16v
    Monza Tubarão 95 GL 2.0 (de pai pra fii, único dono)
    Astra 2006 2.0 8v (ex)
    Mondeo 2000 2.0 16v Zetec (Ex)
    Escort 1998 1.8 16v Zetec (ex)
    Escort Sapão 1995 2.0 AP (ex)
    Gol Quadrado 1994 1.6 AP (ex)
    Fusca 76 1.5 (ex)

    Cilindros : 6cil
    Data de inscrição : 10/06/2012

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por gilmareu Qua 13 Mar - 21:25:48

    No meu caso, depois de muito sofrer e apanhar, pois nunca tinha feito isso, li o tópico e mexi daqui e ali, consegui regular as válvulas do meu após ter feito o cabeçote.
    Foi extremamente útil todos os comentários acima e fico grato a todos que tiveram a boa vontade e paciência de publicar os esquemas.

    No final, o melhor jeito para mim foi
    1) regular no esquema acima, desligado, pistão por pistão no PMS a frio. Assim elas ficaram meio presas quando o motor ficou quente sem bater nada, mas amarrado.
    2) motor ligado e quente, abri a tampa de válvulas e ia válvula por válvula, abria até começar a bater e fechava um pouquinho

    Só estou com um problema em uma das válvulas, acho que a admissão do cilindro 6, que se aperto e tiro o ruído o carro fica meio manco, se solto, bate mas o bicho até canta pneu de segunda.

    Minha dúvida é será que o tucho deste cilindro tá com problema? Tem problema rodar assim batendo válvula um tempo?

    Desde já obrigado e abraço a todos!
    modonesi
    modonesi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 660
    Idade : 44
    Localização : Francisco Beltrão
    Modelo do carro : Coupe 75 250s
    Cilindros : 6cc - 4400
    Data de inscrição : 09/06/2011

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por modonesi Qui 4 Abr - 14:13:36

    Qué sabe vo levar pro mecanico fazer essa po&&a naum entendi nada e vo destruir o motor do meu carro se for fazer esse servico so vo ficar em cima para ver como ele faz,.
    modonesi
    modonesi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 660
    Idade : 44
    Localização : Francisco Beltrão
    Modelo do carro : Coupe 75 250s
    Cilindros : 6cc - 4400
    Data de inscrição : 09/06/2011

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por modonesi Sex 5 Abr - 17:22:08

    Diegoj escreveu:Pro 4 cilindros é 1 2 3 5 a sequencia, mesmo esquema, pistao 1 em PMS conta 1 2 3 5 da bomba d'agua pro cambio, depois pistao 4 em pms conta 1 2 3 5 do cambio pra bomba d'agua.
    Dá pra regular com ele ligado também, é mais facil mas faz um pouco de sujeira.
    Liga o carro por uns segundos só pros tuchos carregarem e dai desliga, abre a tampa de valvulas, liga o carro e com uma chave 16 vai apertando/soltando os balancins até parar o barulho. Só funciona pra tucho hidraulico.
    Mas se tu só fizer assim vai sujar tudo de óleo. Tem uns macetes pra conseguir uma regulagem bem precisa e sem fazer sujeira.
    * Coloque o carro com a traseira num lugar mais alto que a frente, assim o motor vai ficar "reto", caso contario o oleo escorre pra parte de tras do motor que fica mais baixa e escorre tudo.
    * Pegue uma estopa ou um pedaço de pano e limpe bem o furinho que tem no balancim onde ele encosta da vareta e passe um pouco de graxa nesse furo, assim sai bem menos óleo por ali e não faz sujeira, não tem perigo nenhum isso porque assim que voce acabar e só limpar a graxa.
    * Pegue uma mangueira grossa com mais ou menos 1mt de comprimento, uma ponta voce encosta no ouvido e outra coloque bem perto do balancim, assim voce escuta bem certinho qual o barulho que ele tá fazendo.
    * Comece da primeira e vá até na ultima sem pular nenhum (nesse metodo não tem 1 2 3 5 ou 1 2 3 5 7 9, começa na 1 e vai até na ultima), soltando a porca e dai vá apertando até o barulho parar, assim que parar de um pequeno aperto de +/- 1/4 ou 1/8 de volta.
    * Se fizer tec tec tec é porque está com folga, então aperte, se fizer cloc cloc cloc tipo motor diesel é porque está muito apertado, então solte. O ideal é não fazer barulho nenhum, se por acaso vc não conseguir tirar todo o barulho, seja por tuchos ruins ou por outro motivo, o ideal é deixar com um pouco de folga, se deixar muito apertado vai forçar o comando e vai perder um pouco de torque

    Estou nessa função de precisar levar meu opala para o mecanico me dar uma facada para regular tuchos e colocar o carro no ponto, o que seria colocar "pistao 1 em PMS" ?
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por j ricardo Sex 5 Abr - 17:48:46

    colocar o pistão no ponto morto superior, ou seja, na posição que ele fica mais alto no cilindro... quando fica rente ao bloco, manjou?


    _________________
    NÃO TENHO MSN!!!! Twisted Evil
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por adpachec Sex 5 Abr - 18:02:24

    Pistão no PMS, não sei se é certo, mas eu deixo ele no topo quando você dá um "toquinho" para frente e para trás no volante e o pistão continua na posição, aí eu dou um "Toque" no sentido de giro só para o pistão ficar na posição certa, e vou acertando no distribuidor.
    j ricardo
    j ricardo
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9376
    Idade : 47
    Localização : sao paulo
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 1990

    Cilindros : 4 cil
    Data de inscrição : 17/03/2010

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por j ricardo Sex 5 Abr - 18:04:43

    adpachec escreveu:Pistão no PMS, não sei se é certo, mas eu deixo ele no topo quando você dá um "toquinho" para frente e para trás no volante e o pistão continua na posição, aí eu dou um "Toque" no sentido de giro só para o pistão ficar na posição certa, e vou acertando no distribuidor.

    OKK


    _________________
    NÃO TENHO MSN!!!! Twisted Evil
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por adpachec Sex 5 Abr - 18:09:16

    j ricardo escreveu:
    adpachec escreveu:Pistão no PMS, não sei se é certo, mas eu deixo ele no topo quando você dá um "toquinho" para frente e para trás no volante e o pistão continua na posição, aí eu dou um "Toque" no sentido de giro só para o pistão ficar na posição certa, e vou acertando no distribuidor.

    OKK
    OKK regulagem de valvula  122938 regulagem de valvula  255810

    Conteúdo patrocinado


    regulagem de valvula  Empty Re: regulagem de valvula

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 17 maio - 16:13:21