por Ivo Filho Qui 20 Dez - 18:50:34
Alinhamento é um negocio complicado, pois a regulagem da tabela só vale para um carro original, com as molas originais para aquele modelo em especifico.
Na teoria (carro original é tudo teorico), a suspensao em momento de discanso é uma regulagem para que TEÓRICAMENTE ao entrar alguem no carro ela se acomode de forma a manter o carro em linha. (como tudo que é teorico, o peso do cidadao ou cidadaos é tirado por media)
Se vc tem um carro com ar condicionado, cambio automatico e para o carro ficar baixinho sem ter de cortar os ellos, monta uma mola de comodoro pelado, a regulagem de fabrica nao vale mais.
Se vc tem um 6 cil e coloca mola de 4 cil, a regulagem de fabrica nao vale mais.
O bom alinhador, esse que nao existe mais era aquele cara que quando opala era mato, sabia por experiencia propria o que tinha feito num carro e os resultados afinal carro bom nao volta mais e carro mal alinhado nao sai do alinhador (eu pelo menos acabou de alinhar, o carro ficou esquizido...é meia volta e denovo para o elevador).
esse negocio de lazer(LEISER) por exemplo...opala tem barra panhard (acho que é assim que escreve)...nunca uma roda trazeira em opala com essa barra original vai ter as rodas trazeiras alinhadas com as da frente. salvo se tiver a barra com regulagem.
O cara coloca um monte de luizinha nas tuas rodas, uma coisa nao bate com a outra e pronto...seu carro deve estar torto pq as leituras nao batem com a tabela...e falo que 98% dos meninos alinhadores de hoje nao sabem disso.
Um carro com molas cortadas tem comportamento completamente diferente de um carro original, dizer que rebaixou e com isso o carro ficou bom de curva...acontece, mas nao é regra.
a suspensao é projetada para ter desempenho em uma unica condição: o cruZamento de segurança e desempenho.
Por exemplo: Fisicamente falando, para toda ação existe uma reação. supondo que um opala pese 1000 kilos (para facilitar a conta) em cada mola vc tem uma reação de 250 kilos. a massa do carro multiplicada pela aceleração resulta numa força fudid...pois bem....quando vc corta as molas do carro vc tira a reação. quando vc freia o carro vc tem a massa, x aceleração negativa, que vai te dar uma força violenta a qual o freio vai fazer outra força para parar o carro...mas as molas estao cortadas, entao nao tem mais reação ...assim nao é gerado o peso (força)suficiente para gerar atrito para parar o carro (quem nunca viu um carro rebaixado freiando tudo que pode e escutar um monde de cantadinhas de pneu, parece que o carro esta kicando...mas está mesmo!).
Portanto so rebaixar o carro levar num cara e alinhar conforme a tabela...nao da certo.
Cada tipo de regulagem vai tornar o carro mais esperto, resposta mais rapida. mais bobão...galinhando, bom de reta ruim de curva e vice versa.
tiro o chapeu para o que o Banditi escreveu, tem tudo haver. o Banditi, vc num era alinhador dos bons tempos nao né???
Ahhh e outra...alguem se lembra do opala que bateu o record de velocidade??? olhem o filme, tem um cara alinhando o carro ali..no local, sem lazer, sem mesa e sem luzinhas...e o carro andou reto a mais de 300 km por hora RETO!!!
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