Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Embreagem 250mm
Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 EmptyHoje à(s) 9:16:40 por Rubão6cc

» Motor 4 cilindros gasolina.. como deixar mais forte?
Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 EmptyHoje à(s) 8:10:59 por Tonho_RS

» Caixa de ar quente do opala
Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 EmptyOntem à(s) 18:14:12 por Müller

» Avanço de Ignição - Medidas em um Opala de 6 cilindros
Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 EmptyOntem à(s) 15:04:50 por opala4cc

» macaco do opala/caravan/comodor/diplomata 91 ou 92
Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 EmptyQua 15 maio - 10:35:33 por opala4cc

» Ar condicionado opala automático 90
Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 EmptySeg 13 maio - 18:35:34 por opala4cc

» [COMPRO] Weber 40 DCOE
Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 EmptySeg 13 maio - 17:02:49 por bode4cc

» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 EmptySeg 13 maio - 11:15:22 por Murilo R

» Projeto TETO DE VINIL - Opala 79 tinha teto inteiro como opcional ?
Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 EmptyQui 9 maio - 17:00:20 por Wagner Botelho

Quem está conectado?

47 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 47 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Bar_leftDiferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 BarDiferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Bar_right 
tabarbosa (16850)
Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Bar_leftDiferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 BarDiferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Bar_right 
Rubão6cc (15356)
Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Bar_leftDiferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 BarDiferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Bar_right 
BANDIT (13573)
Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Bar_leftDiferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 BarDiferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Bar_right 
Xann (10394)
Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Bar_leftDiferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 BarDiferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Bar_leftDiferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 BarDiferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Bar_right 
j ricardo (9376)
Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Bar_leftDiferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 BarDiferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Bar_right 
Jean Bida (9320)
Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Bar_leftDiferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 BarDiferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Bar_leftDiferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 BarDiferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Bar_leftDiferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 BarDiferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Bar_right 

+28
Luis Fernando Correa
Leo773
Diegoj
pontespunk
faccinaSS4
AndersonJF
Bob 151
ophala76
worm
Zezé Opaleiro
BANDIT
Rubão6cc
andersonopala
Jean Michel Colet
sergiomed
kdt_go
Glaucio Missioneiro
Jean Bida
Eduardo Cruz
endrigo
opalagyn
AndreMD
Daniel74
skuzam
pézão opaleiro
Marcelo Crid
adpachec
Pedrão B.
32 participantes

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns...


    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Número de Mensagens : 9320
    Data de inscrição : 04/01/2008

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por Jean Bida Seg 8 Jul - 18:22:48

    AndersonJF escreveu:Coloquei mec/ãnica 6cc no meu mas o diferencial ainda não troquei....á com 3:54 tá com uma pegada boa.....o 2:73 tá guardado...mas gostei muito do 3:54 no 6cc...haja visto que dou rolé com o carro só de vez em quando.....mnão uso dia a dia....
    Mas já rodou com o 2,73 nesse mesmo carro? Não tem como rodar de 6 cil com 3,54 depois...é outro carro...é de fato um Opala 6 cil.

    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Número de Mensagens : 9320
    Data de inscrição : 04/01/2008

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por Jean Bida Seg 8 Jul - 18:27:09

    pontespunk escreveu:Parabéns ao belo tópico, descobri que meu 79 tem um Dana 30, e aprendi muito mais sobre estes.
    Há probabilidade de ser o original? É um Opala 79 6cc de fábrica.
    dae! pelo ano é o modelo original do carro.Porém pode ser o 3,54...do 4 cil...pra saber só abrindo e contando ou se tiver tido outros 6 cil, antes de colocar terceira já da pra saber se a relação é do 4 cil ou do 6, é sem comparação...tem dicas acima sobre como contar os dentes do diferencial.
    Jean Michel Colet
    Jean Michel Colet
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2839
    Localização : Maringá - PR
    Modelo do carro : Comodoro 87 Cupê - 6 Cil Aspirado

    Chevette 89 SL - Aspirado
    Cilindros : Comodoro 6 Cil e o Chevette 4 Cil
    Data de inscrição : 25/08/2009

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por Jean Michel Colet Ter 9 Jul - 0:21:11

    Bob 151 escreveu:Opa Jean, dei uma olhada no site da Sapinho q tem o calculador e deu, teoricamente, 198 km/h com o 3,94 e com o 3.54 daria acima de 200 km/h.

    isso na teoria neh, mas sabe q achei q ficaria ruim, so que nao, hahahahaha fico bom ate

    Eita.. Quantos rpm tu jogou ai para dar essa velocidade, pra cima de 6000 sossegado né ?
    pontespunk
    pontespunk
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 285
    Idade : 38
    Localização : Araguari
    Modelo do carro : Opala 79 STD 5N87H 4100
    Diplomata 92/92 Collectors #51
    Mercedes 220s (w111) 61
    Mercedes 560SEL (w126) 85
    Lexus LS400 91
    Cilindros : 6+6+6+8+8
    Data de inscrição : 19/09/2012

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por pontespunk Ter 9 Jul - 8:42:52

    Jean Bida escreveu:
    dae! pelo ano é o modelo original do carro.Porém pode ser o 3,54...do 4 cil...pra saber só abrindo e contando ou se tiver tido outros 6 cil, antes de colocar terceira já da pra saber se a relação é do 4 cil ou do 6, é sem comparação...tem dicas acima sobre como contar os dentes do diferencial.

    Então... mas terei que tirar a tampa pra ver né.... vou deixar quieto. Mas a 3ª ele deslancha, parece bem longa.... esse meu ficou na mão de uma Sra aqui por uns 20 anos, depois peguei, galera só rancou o motor dele, se chama dona Vilma, ela só anda de opala por aqui, tava com um ss4 estes dias... vendeu por 3.500. Ela viu meu carro e disse: "Sardade desse verdão, gosto mais do 6 cilindros que o meu branco 4".
    A véia tem mais de 60 cara... enxerga nada quase uahauhuaha ri demais
    AndersonJF
    AndersonJF
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3104
    Idade : 47
    Localização : Juiz de Fora - MG
    Modelo do carro : Ex-opala 78 coupê 6c
    Atual comodoro 88 4 p completo 6c
    Cilindros : 6c
    6c
    Data de inscrição : 30/09/2010

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por AndersonJF Ter 9 Jul - 10:40:39

    faccinaSS4 escreveu:
    AndersonJF escreveu:Coloquei mec/ãnica 6cc no meu mas o diferencial ainda não troquei....á com 3:54 tá com uma pegada boa.....o 2:73 tá guardado...mas gostei muito do 3:54 no 6cc...haja visto que dou rolé com o carro só de vez em quando.....mnão uso dia a dia....

    a relação 3,54 fica boa pra carro de andar na cidade, fica com uma pegada boa, arranca forte.. agora, pra estrada, são outros 500...

    eu tonho amis algumas coisas pra fazer no meu carro, mas quando sobrar uma grana eu vou atras de uma relação 3,07 pra por no carro.


    POr enquanto tô só de rolé na cidade...mas como vou ter que trocar os retentores do diferencial...vou colocar o 2:73 de uma vez....

    Jean Bida escreveu:
    AndersonJF escreveu:Coloquei mec/ãnica 6cc no meu mas o diferencial ainda não troquei....á com 3:54 tá com uma pegada boa.....o 2:73 tá guardado...mas gostei muito do 3:54 no 6cc...haja visto que dou rolé com o carro só de vez em quando.....mnão uso dia a dia....
    Mas já rodou com o 2,73 nesse mesmo carro? Não tem como rodar de 6 cil com 3,54 depois...é outro carro...é de fato um Opala 6 cil.

    Pô Jean ainda não rodei com o 2:73....foi como falei acima....rodo muito pouco...só fds sem chuva...kkkkkkkk
    mas como vou ter que trocar os retentores vou colocar a relação 2:73 que tá guardada...
    Qual a diferença? as marchas ficam mais longas?.....
    E perde um pouco a força ou não?
    Abraço
    skuzam
    skuzam
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 992
    Localização : floripa-sc
    Modelo do carro : Comodoro
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 09/07/2012

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por skuzam Ter 9 Jul - 11:57:46

    Pra mim eu acho que um 2,73 iria ficar longo demais. Eu no 3,07 acho que ainda podia ser mais curto, vai de pessoa pra pessoa.
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 49
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por Jean Bida Ter 9 Jul - 12:05:15

    AndersonJF escreveu:
    faccinaSS4 escreveu:

    a relação 3,54 fica boa pra carro de andar na cidade, fica com uma pegada boa, arranca forte.. agora, pra estrada, são outros 500...

    eu tonho amis algumas coisas pra fazer no meu carro, mas quando sobrar uma grana eu vou atras de uma relação 3,07 pra por no carro.


    POr enquanto tô só de rolé na cidade...mas como vou ter que trocar os retentores do diferencial...vou colocar o 2:73 de uma vez....

    Jean Bida escreveu:
    Mas já rodou com o 2,73 nesse mesmo carro? Não tem como rodar de 6 cil com 3,54 depois...é outro carro...é de fato um Opala 6 cil.

    Pô Jean ainda não rodei com o 2:73....foi como falei acima....rodo muito pouco...só fds sem chuva...kkkkkkkk
    mas como vou ter que trocar os retentores vou colocar a relação 2:73 que tá guardada...
    Qual a diferença? as marchas ficam mais longas?.....
    E perde um pouco a força ou não?
    Abraço
    Poutz....primeiro que o carro vai estar dimensionado se acordo, faixa de torque,RPM,etc...de acordo com as relações da caixa e a mesma de acordo com a relação do diferencial...O Opala 6cil fica todo errado com a 3,54, fica áspero, só vale o ronco já que a tocada do 6 cil. não estará ali....Um exemplo meio tosco talvez seja andar numa Bike , aro 16...banco baixinho,de plástico duro...ficar todo torto...levinha de andar mas desconfortável...Ai pegar uma aro 26 bem show de andar...bancão e tal...talvez de pra comparar assim...que é muito mais prazerosa a tocada...Legal que tu já tem o cobiçado 2,73...Vai ficar show!


    _________________
    [img]Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 851505
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 49
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por Jean Bida Ter 9 Jul - 12:21:31

    skuzam escreveu:Pra mim eu acho que um 2,73 iria ficar longo demais. Eu no 3,07 acho que ainda podia ser mais curto, vai de pessoa pra pessoa.
    Mas qual o problema em ser mais longo? É bom demais Skuzan. Eu usei por anos o 3,07 DANA e o 2,73...usava os dois no mesmo dia...Em carros praticamente iguais...com 135 cv...Nunca pensei em colocar 3,07 na Comodoro , mas sempre pensava em rolar o 3,07 do Diplo e colocar um 2,73.Por que sinceramente não havia nada que fizesse o DANA ter vantagem, a Comodoro arrancava forte demais, dava 80 em primeira e rodava descansada a 2000 RPM a 80 por hora....contra os já chatos 2300 do 3,07...A única coisa que faz o DANA 3,07 ser considerado melhor é que é mais resistente, essa a verdadeira fama dele, não dá pra confundir.Agora isso vale pra motores que conservam suas características originais, ou então estão bem próxima delas. Colocou um comando onde a faixa de torque máximo,RPM foram elevados consideravelmente, já não vale mais as comparações que citei. Agora em motores com características originais ou próximo disso nhoque diz respeito a faixas de troque e giro,pra quem já usou todas as relações possíveis da linha Opala no Opala 6 cil."em plena saúde" não vejo não ter o 2,73 como o melhor em tudo.Agora tem uma, em 6cil doente,raquítico tipo uma 90 que tive, que era mecânica já moderna, gasolina com 3E que nem sei se abria o segundo estágio,os 6cil.90,91 e 92 gasolina são sacanagem rsrs...Nesses acho que até o 3,07 vai dar a impressão de pesado,mas mesmo nesse caso o 3,54 só passaria a ilusão de que anda mais...


    _________________
    [img]Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 851505
    AndersonJF
    AndersonJF
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3104
    Idade : 47
    Localização : Juiz de Fora - MG
    Modelo do carro : Ex-opala 78 coupê 6c
    Atual comodoro 88 4 p completo 6c
    Cilindros : 6c
    6c
    Data de inscrição : 30/09/2010

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por AndersonJF Ter 9 Jul - 12:56:57

    Valeu pela dica...assim que eu puder vou colocar o 2:73...já que tá lá parado mesmo vamos colocar pra rodar....kkkk
    Abraço
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15356
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por Rubão6cc Ter 9 Jul - 14:52:16

    Brevemente vou postar o meu relato sobre a relação 2.73...


    _________________
    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    AndersonJF
    AndersonJF
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3104
    Idade : 47
    Localização : Juiz de Fora - MG
    Modelo do carro : Ex-opala 78 coupê 6c
    Atual comodoro 88 4 p completo 6c
    Cilindros : 6c
    6c
    Data de inscrição : 30/09/2010

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por AndersonJF Ter 9 Jul - 14:53:25

    No agurado do relato....
    demora muito não...kkk
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15356
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por Rubão6cc Ter 9 Jul - 17:20:47

    Aguarda ai que acho até semana q vem sai!!



    _________________
    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15356
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por Rubão6cc Ter 9 Jul - 17:24:13

    Jean Bida escreveu:
    skuzam escreveu:Pra mim eu acho que um 2,73 iria ficar longo demais. Eu no 3,07 acho que ainda podia ser mais curto, vai de pessoa pra pessoa.
    Mas qual o problema em ser mais longo? É bom demais Skuzan. Eu usei por anos o 3,07 DANA e o 2,73...usava os dois no mesmo dia...Em carros praticamente iguais...com 135 cv...Nunca pensei em colocar 3,07 na Comodoro , mas sempre pensava em rolar o 3,07 do Diplo e colocar um 2,73.Por que sinceramente não havia nada que fizesse o DANA ter vantagem, a Comodoro arrancava forte demais, dava 80 em primeira e rodava descansada a 2000 RPM a 80 por hora....contra os já chatos 2300 do 3,07...A única coisa que faz o DANA 3,07 ser considerado melhor é que é mais resistente, essa a verdadeira fama dele, não dá pra confundir.Agora isso vale pra motores que conservam suas características originais, ou então estão bem próxima delas. Colocou um comando onde a faixa de torque máximo,RPM foram elevados consideravelmente, já não vale mais as comparações que citei. Agora em motores com características originais ou próximo disso nhoque diz respeito a faixas de troque e giro,pra quem já usou todas as relações possíveis da linha Opala no Opala 6 cil."em plena saúde" não vejo não ter o 2,73 como o melhor em tudo.Agora tem uma, em 6cil doente,raquítico tipo uma 90 que tive, que era mecânica já moderna, gasolina com 3E que nem sei se abria o segundo estágio,os 6cil.90,91 e 92 gasolina são sacanagem rsrs...Nesses acho que até o 3,07 vai dar a impressão de pesado,mas mesmo nesse caso o 3,54 só passaria a ilusão de que anda mais...

    Jean, esqueci de perguntar..até q ponto o diferencial nessa relação 2.73 aguenta de preparação? Dá pra pelo menos colocar um comando melhor, rebaixar bloco e fazer mais algumas coisinhas? Não vai quebrar né? Lembrando, sem intenção de ficar dando borrachão, priorizando apenas desempenho..


    _________________
    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Jean Bida
    Jean Bida
    Moderadores
    Moderadores


    Masculino Número de Mensagens : 9320
    Idade : 49
    Localização : Paraná
    Modelo do carro : Diplomata SE 89

    Cilindros : 250-S
    Data de inscrição : 04/01/2008

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por Jean Bida Ter 9 Jul - 17:51:39

    rubensmaffei escreveu:
    Jean Bida escreveu:
    Mas qual o problema em ser mais longo? É bom demais Skuzan. Eu usei por anos o 3,07 DANA e o 2,73...usava os dois no mesmo dia...Em carros praticamente iguais...com 135 cv...Nunca pensei em colocar 3,07 na Comodoro , mas sempre pensava em rolar o 3,07 do Diplo e colocar um 2,73.Por que sinceramente não havia nada que fizesse o DANA ter vantagem, a Comodoro arrancava forte demais, dava 80 em primeira e rodava descansada a 2000 RPM a 80 por hora....contra os já chatos 2300 do 3,07...A única coisa que faz o DANA 3,07 ser considerado melhor é que é mais resistente, essa a verdadeira fama dele, não dá pra confundir.Agora isso vale pra motores que conservam suas características originais, ou então estão bem próxima delas. Colocou um comando onde a faixa de torque máximo,RPM foram elevados consideravelmente, já não vale mais as comparações que citei. Agora em motores com características originais ou próximo disso nhoque diz respeito a faixas de troque e giro,pra quem já usou todas as relações possíveis da linha Opala no Opala 6 cil."em plena saúde" não vejo não ter o 2,73 como o melhor em tudo.Agora tem uma, em 6cil doente,raquítico tipo uma 90 que tive, que era mecânica já moderna, gasolina com 3E que nem sei se abria o segundo estágio,os 6cil.90,91 e 92 gasolina são sacanagem rsrs...Nesses acho que até o 3,07 vai dar a impressão de pesado,mas mesmo nesse caso o 3,54 só passaria a ilusão de que anda mais...

    Jean, esqueci de perguntar..até q ponto o diferencial nessa relação 2.73 aguenta de preparação? Dá pra pelo menos colocar um comando melhor, rebaixar bloco e fazer mais algumas coisinhas? Não vai quebrar né? Lembrando, sem intenção de ficar dando borrachão, priorizando apenas desempenho..
    Vai trocar de carro então Rubens? rsrs..vai ter essa impressão! Olha, o Tiago Neblina sempre postava vídeos novos de fumaceira com a Comodoro dele, era meia quadra andando com a máquina de fumaça...Uma vez ele se injuriou com um caminhão travando a rua e saiu puto de ré e queimando tudo...teve um problema na caixa neste dia...Aqui tinha um Diplo88 que era sofredor, carro de roleiro que vivia trocando de dono,e era sempre judiado...O último que pegou ele, serrou escape e cada dia na frente da oficina de motos dele tinha uma marca de borrachão nova...Então veja que ambos tinham 2,73...Tiago teve por um tempo um 2,73 de reserva por que tinha certeza que iria quebrar,de acordo com o que comentam ele quebraria...Mas vendeu o reserva quando percebeu que não era bem assim....O Diplo do Alex Udo também,91e 2,73 alcool, W40,Isky 525A,Roller...se diverte com ele, faz andar ...Minha 88 também se divertia na minha mão, mas não fazia Burnout com ela Rubens...fiz por algumas vezes, mas sem usar freio, só arrancando e zerinho em asfalto com aquela areinha, bem normal aqui na praia...Nesta parte eu tinha medo que ele estralasse e ai o show seria trágico rsrs...Mas arrancada forte nunca tive receio algum e andava demais a lazarenta...80 em primeira...160 em terceira...O que quebra diferencial é tranco, piso irregular...junta isso com falta de manutenção e desgaste de peças...Revisa todo o diferencial e vai ser só alegria...Veja bem que se alterar muito o motor...comandão e tal, pode ter a relação em desacordo, nesse caso uma 3,07 seria mais interessante, acho que precisar até quanto de potência aguenta é muito relativo a como vai despejar esta potência no mesmo.Veja que todos estes 2,73 que estão por ai, estão décadas aguentando de boa e até aguentando excessos...O cara que quebra um desse seja por tranco ou falta de manutenção provavelmente quebrará um DANA30.Nem fique pensando nisso e nem tenha dó de esguelar o carro.


    _________________
    [img]Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Caravanopala.th[/img]

    Diplomata Bicolor89-Gas.165 Mkm/ 250-S/Tuchos Crane/446/MSD/6x2/Cabeçote 586 Jeferson Heerdt/Taxa 9:01/Dana 3,07


    ...Eterno Apaixonado...


    jeanbida@gmail.com EU SOU ANTIGÃO!!! Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 851505
    avatar
    Diegoj
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2326
    Localização : SC
    Modelo do carro : Diplomata 88
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 27/02/2012

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por Diegoj Ter 9 Jul - 18:06:49

    rubensmaffei escreveu:
    Jean Bida escreveu:
    Mas qual o problema em ser mais longo? É bom demais Skuzan. Eu usei por anos o 3,07 DANA e o 2,73...usava os dois no mesmo dia...Em carros praticamente iguais...com 135 cv...Nunca pensei em colocar 3,07 na Comodoro , mas sempre pensava em rolar o 3,07 do Diplo e colocar um 2,73.Por que sinceramente não havia nada que fizesse o DANA ter vantagem, a Comodoro arrancava forte demais, dava 80 em primeira e rodava descansada a 2000 RPM a 80 por hora....contra os já chatos 2300 do 3,07...A única coisa que faz o DANA 3,07 ser considerado melhor é que é mais resistente, essa a verdadeira fama dele, não dá pra confundir.Agora isso vale pra motores que conservam suas características originais, ou então estão bem próxima delas. Colocou um comando onde a faixa de torque máximo,RPM foram elevados consideravelmente, já não vale mais as comparações que citei. Agora em motores com características originais ou próximo disso nhoque diz respeito a faixas de troque e giro,pra quem já usou todas as relações possíveis da linha Opala no Opala 6 cil."em plena saúde" não vejo não ter o 2,73 como o melhor em tudo.Agora tem uma, em 6cil doente,raquítico tipo uma 90 que tive, que era mecânica já moderna, gasolina com 3E que nem sei se abria o segundo estágio,os 6cil.90,91 e 92 gasolina são sacanagem rsrs...Nesses acho que até o 3,07 vai dar a impressão de pesado,mas mesmo nesse caso o 3,54 só passaria a ilusão de que anda mais...

    Jean, esqueci de perguntar..até q ponto o diferencial nessa relação 2.73 aguenta de preparação? Dá pra pelo menos colocar um comando melhor, rebaixar bloco e fazer mais algumas coisinhas? Não vai quebrar né? Lembrando, sem intenção de ficar dando borrachão, priorizando apenas desempenho..


    Meu amigo tá com um opala 91 6c todo original (com 3E) e só comando do 250s, ja quebrou dois 2,73. Mas tem opala turbo andando com 2,73 sem quebrar.
    Tudo depende daquela peça que fica atras do volante...
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15356
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por Rubão6cc Ter 9 Jul - 18:07:43

    Jean Bida escreveu:
    rubensmaffei escreveu:

    Jean, esqueci de perguntar..até q ponto o diferencial nessa relação 2.73 aguenta de preparação? Dá pra pelo menos colocar um comando melhor, rebaixar bloco e fazer mais algumas coisinhas? Não vai quebrar né? Lembrando, sem intenção de ficar dando borrachão, priorizando apenas desempenho..
    Vai trocar de carro então Rubens? rsrs..vai ter essa impressão! Olha, o Tiago Neblina sempre postava vídeos novos de fumaceira com a Comodoro dele, era meia quadra andando com a máquina de fumaça...Uma vez ele se injuriou com um caminhão travando a rua  e saiu puto de ré e queimando tudo...teve um problema na caixa neste dia...Aqui tinha um Diplo88 que era sofredor, carro de roleiro que vivia trocando de dono,e era sempre judiado...O último que pegou ele, serrou escape e cada dia na frente da oficina de motos dele tinha uma marca de borrachão nova...Então veja que ambos tinham 2,73...Tiago teve por um tempo um 2,73 de reserva por que tinha certeza que iria quebrar,de acordo com o que comentam ele quebraria...Mas vendeu o reserva quando percebeu que não era bem assim....O Diplo do Alex Udo também,91e 2,73 alcool, W40,Isky 525A,Roller...se diverte com ele, faz andar ...Minha 88 também se divertia na minha mão, mas não fazia Burnout com ela Rubens...fiz por algumas vezes, mas sem usar freio, só arrancando e zerinho em asfalto com aquela areinha, bem normal aqui na praia...Nesta parte eu tinha medo que ele estralasse e ai o show seria trágico rsrs...Mas arrancada forte nunca tive receio algum e andava demais a lazarenta...80 em primeira...160 em terceira...O que quebra diferencial é tranco, piso irregular...junta isso com falta de manutenção e desgaste de peças...Revisa todo o diferencial e vai ser só alegria...Veja bem que se alterar muito o motor...comandão e tal, pode ter a relação em desacordo, nesse caso uma 3,07 seria mais interessante, acho que precisar até quanto de potência aguenta é muito relativo a como vai despejar esta potência no mesmo.Veja que todos estes 2,73 que estão por ai, estão décadas aguentando de boa e até aguentando excessos...O cara que quebra um desse seja por tranco ou falta de manutenção provavelmente quebrará um DANA30.Nem fique pensando nisso e nem tenha dó de esguelar o carro.

    Valeu Jean...vamos lá..


    _________________
    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15356
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por Rubão6cc Ter 9 Jul - 18:09:34

    Diegoj escreveu:
    rubensmaffei escreveu:

    Jean, esqueci de perguntar..até q ponto o diferencial nessa relação 2.73 aguenta de preparação? Dá pra pelo menos colocar um comando melhor, rebaixar bloco e fazer mais algumas coisinhas? Não vai quebrar né? Lembrando, sem intenção de ficar dando borrachão, priorizando apenas desempenho..


    Meu amigo tá com um opala 91 6c todo original (com 3E) e só comando do 250s, ja quebrou dois 2,73. Mas tem opala turbo andando com 2,73 sem quebrar.
    Tudo depende daquela peça que fica atras do volante...

    Tb acho...tem cara q consegue cada façanha...


    _________________
    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Bob 151
    Bob 151
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 1500
    Localização : Rio Grande do Sul
    Data de inscrição : 08/02/2010

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por Bob 151 Qua 10 Jul - 7:36:05

    Jean Michel Colet escreveu:
    Bob 151 escreveu:Opa Jean, dei uma olhada no site da Sapinho q tem o calculador e deu, teoricamente, 198 km/h com o 3,94 e com o 3.54 daria acima de 200 km/h.

    isso na teoria neh, mas sabe q achei q ficaria ruim, so que nao, hahahahaha fico bom ate

    Eita.. Quantos rpm tu jogou ai para dar essa velocidade, pra cima de 6000 sossegado né ?

    Opa, meti o limite em 6500 Shocked hahahahahahahaha:shock: claro neh q td fica na teoria na pratica o bixo muda. Mas na real real acho q chegaria ate os 6000 mil mesmo
    Leo773
    Leo773
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2162
    Idade : 34
    Localização : Paraná
    Modelo do carro :
    Opala SS4 76/76 Branco
    Opala Diplomata SE 4.1/S 89/89 Preto
    _________________________
    Data de inscrição : 03/09/2012

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por Leo773 Sex 26 Jul - 11:58:35

    Foi de grande serventia o topico! Valeu
    opalagyn
    opalagyn
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 853
    Localização : Morrinhos -Goiás
    Modelo do carro : OPALA SL/E 89
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 26/12/2011

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por opalagyn Sáb 27 Jul - 18:23:37

    Meu diferencial dana/spider 30 começou a dar uns estralos e fazer
    uns barulhos na hora que arranco de 1º marcha. Tou com medo de
    abrir porquê na certa terei que trocar peças e na hora de comprar
    será que vou achar? A relação é 3:54, será que cabe nesse mesmo
    diferencial outra relação mais longa? Alguém sabe onde tem peças?
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15356
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 27 Jul - 19:15:38

    O que é difícil achar é o conjunto coroa e pinhão e quando acha normalmente enfiam a faca..o resto acha..pelo menos lá na mecânica onde tá meu carro achou tudo o que precisou, exceto a coroa e o pinhão que eu levei lá....se precisar do conjunto coroa e pinhão, olha aqui:http://www.engrecamp.com.br/


    _________________
    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Luis Fernando Correa
    Luis Fernando Correa
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 92
    Localização : Joinville-SC
    Modelo do carro : Opala std 1976/77
    Cilindros : 6cil-4400
    Data de inscrição : 22/12/2012

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por Luis Fernando Correa Sex 16 Ago - 23:17:21

    Pedrão B. escreveu:
    endrigo escreveu:vista explodida do Dana 44 que é utilizado na Rural/Willys http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/relacao.htm

    acho que a maior relação conseguida é uma 41/13 =3.15
    Fala endrigo!
    Então a menor relação que já vi até hoje para o Dana 44 é a 2,86:1.
    Só que o Dana 44 é meio cheio de melindre...estria fina, estria grossa, caixa satélite alta, caixa baixa...mas a idéia do tópico e ajudar o pessoal a distinguir os diferenciais da linha Opala e a alternativa mais usada, pois vejo que muita gente se confunde nisto, achando que se for Dana é pra 6 cilindros, etc.
    []'s
    Estou com uma dúvida: O mecânico está colocando um Dana 44 , 3:90 do Maverick adaptado p/ Opala no meu carro. Como vai ficar p/ andar na cidade? e qdo. eu viajar? vai prestar isso?
    Pedrão B.
    Pedrão B.
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 4495
    Idade : 40
    Localização : Rio Claro-SP
    Modelo do carro : Ex-Coupé Especial 74
    Ex-Coupé Standard 76
    Ex-Sedan Diplomata 85
    Sedan SL 88
    Cilindros : 4
    6
    6
    4
    Data de inscrição : 15/09/2011

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por Pedrão B. Sáb 17 Ago - 7:58:46

    Luis Fernando Correa escreveu:
    Pedrão B. escreveu:Fala endrigo!
    Então a menor relação que já vi até hoje para o Dana 44 é a 2,86:1.
    Só que o Dana 44 é meio cheio de melindre...estria fina, estria grossa, caixa satélite alta, caixa baixa...mas a idéia do tópico e ajudar o pessoal a distinguir os diferenciais da linha Opala e a alternativa mais usada, pois vejo que muita gente se confunde nisto, achando que se for Dana é pra 6 cilindros, etc.
    []'s
    Estou com uma dúvida: O mecânico está colocando um Dana 44 , 3:90 do Maverick adaptado p/ Opala no meu carro. Como vai ficar p/ andar na cidade? e qdo. eu viajar? vai prestar isso?
    Vai ficar muito curto.
    Aproveita que está no mecânico e troca a coroa e pinhão, eu comprei um conjunto novo e paguei R$ 650,00 da marca KL.
    []'s


    _________________
    "In Torque We Trust!"
    Luis Fernando Correa
    Luis Fernando Correa
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 92
    Localização : Joinville-SC
    Modelo do carro : Opala std 1976/77
    Cilindros : 6cil-4400
    Data de inscrição : 22/12/2012

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por Luis Fernando Correa Sáb 17 Ago - 13:49:37

    Pedrão B. escreveu:
    Luis Fernando Correa escreveu:Estou com uma dúvida: O mecânico está colocando um Dana 44 , 3:90 do Maverick adaptado p/ Opala no meu carro. Como vai ficar p/ andar na cidade? e qdo. eu viajar? vai prestar isso?
    Vai ficar muito curto.
    Aproveita que está no mecânico e troca a coroa e pinhão, eu comprei um conjunto novo e paguei R$ 650,00 da marca KL.
    []'s
    Obrigado pelo conselho colega!
    opalagyn
    opalagyn
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 853
    Localização : Morrinhos -Goiás
    Modelo do carro : OPALA SL/E 89
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 26/12/2011

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por opalagyn Sáb 17 Ago - 17:12:23

    Amigos comprei um diferencial completo braseixos relação 3:54 por 150 reais.
    Pena que a relação é curta, mais meu dana ta indo pro saco.
    rysnn12
    rysnn12
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 853
    Idade : 31
    Localização : Toledo, PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata 1986
    Opala Standard 1978
    Ex Caravan Comodoro 1988
    Cilindros : 4
    4
    Data de inscrição : 15/06/2012

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por rysnn12 Sex 23 Ago - 12:22:55

    se for só pra fritar ta massa..


    to pensando em colocar um 3,07 no meu. É 4cc e ta com a configuração original, 4marchas, mas o final dele é muuuuuito ruim!! ele fica amarrado nos 80 Sad , nao da nem de pegar estrada, sem contar que bebe tipo o mussum..
    alguem sabe como fica esse dif num 4 cc com cambio de 5 marchas??
    Kaio Bicalho
    Kaio Bicalho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 102
    Idade : 29
    Localização : Iha Comprida SP
    Modelo do carro : Opala 85 Coupê Bege Bancos especiais em couro, motor 151 azul Cambio 5M
    Cilindros : Não são só 4 Cilindros, São 4 Cilindrões!
    Data de inscrição : 17/08/2013

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por Kaio Bicalho Dom 6 Out - 19:17:30

    Bom galera, vim compartilhar minha experiencia, Eu tenho o opala da assinatura, 4cc 151 gasola + h34 reguladinho, cambio 5m e dif Braseixos 3.54

    Assim, o carro arranca muito bem, é o bom na cidade, e muito macho até os 100/120 mas depois disso nao fica legal, pra estrada é meio desconfortável por ficar com o giro la em cima e com isso o ga$$$to fica alto rs, mas essa de relação eu tenho pra mim que vai do motor do cara, os sapatos do carango e o uso que o dono faz. Wink 
    andersonopala
    andersonopala
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2366
    Localização : Belo Horizonte/MG
    Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
    Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...
    Data de inscrição : 03/02/2011

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por andersonopala Ter 8 Out - 0:54:46

    rysnn12 escreveu:se for só pra fritar ta massa..


    to pensando em colocar  um 3,07 no meu. É 4cc e ta com a configuração original, 4marchas, mas o final dele é muuuuuito ruim!! ele fica amarrado nos 80 Sad, nao da nem de pegar estrada, sem contar que bebe tipo o  mussum..
    alguem sabe como fica esse dif num 4 cc com cambio de 5 marchas??
    Creio que seja a relação ideal(cidade e estrada)...estou fazendo a mesma coisa no meu opala tbm...minha cx. é 5 marchas...quero pegar mais estradas com o opalão...estou trocando o meu dana 3:54 por um 3:07...creio que vá perder um pouco na arrancada...mas muito pouco...até porque meu motor é preparado...já de final...certeza tbm... que vai ficar um pouco mais alongado... e bem mais 'solto' em 5º marcha...
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15356
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por Rubão6cc Ter 8 Out - 7:27:02

    andersonopala escreveu:
    rysnn12 escreveu:se for só pra fritar ta massa..


    to pensando em colocar  um 3,07 no meu. É 4cc e ta com a configuração original, 4marchas, mas o final dele é muuuuuito ruim!! ele fica amarrado nos 80 Sad, nao da nem de pegar estrada, sem contar que bebe tipo o  mussum..
    alguem sabe como fica esse dif num 4 cc com cambio de 5 marchas??
    Creio que seja a relação ideal(cidade e estrada)...estou fazendo a mesma coisa no meu opala tbm...minha cx. é 5 marchas...quero pegar mais estradas com o opalão...estou trocando o meu dana 3:54 por um 3:07...creio que vá perder um pouco na arrancada...mas muito pouco...até porque meu motor é preparado...já de final...certeza tbm... que vai ficar um pouco mais alongado... e bem mais 'solto' em 5º marcha...
    Acho q vai ficar massa nessa configuração..


    _________________
    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Thimoliveira
    Thimoliveira
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 42
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Comodoro 79
    Cilindros : 6cc Nervosos!
    Data de inscrição : 17/09/2013

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por Thimoliveira Ter 8 Out - 9:18:13

    Eu utilizo um dana 30 - 3.54.

    Confesso que é realmente curto para estrada, o giro já fica alto a 100/120.

    Mas dentro da cidade não tem igual, é pisar e o carro responder na hora com muita pegada. Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 562542 

    Acho que vai muito do estilo de cada um em escolher a relação, eu por exemplo não trocaria a 3.54 por uma 2.73. Pois gosto de uma arrancada forte e resposta rápida.

    Outro ponto importante é que o 3.54 é mais resistente que o 2.73 e caso alguém pense em usar um comando mais bravo ele acaba se encaixando melhor.

    Nesse vídeo mostra como quebrar um 2.73 : https://www.youtube.com/watch?v=vDVJmjl3bis
    Caso achem isso um "horror" e nunca pensem em fazer isso tudo bem, agora quem gosta de curtir a saida trazeira de um bom 6cc é legal rever estes conceitos heim))0(( 

    Ele é um membro do forum, já quebrou um 2x um 2.73 braseixos e agora vem utilizando um Dana 30 3.54 e diz que esta aguentando muito bem.

    Thimoliveira
    Thimoliveira
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 42
    Localização : São Paulo
    Modelo do carro : Comodoro 79
    Cilindros : 6cc Nervosos!
    Data de inscrição : 17/09/2013

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por Thimoliveira Ter 8 Out - 9:25:58

    Quem precisar fazer a conta da relação e puder abrir o diferencial, existe uma formula para calcular com precisão :

    RELAÇÃO = No Dentes Coroa / No Dentes Pinhão
    EX: 44/9 = 4,89

    e pra quem não quiser abrir a tampa, tem esse modo mais "clean" :

    1º- Levante apenas uma das rodas traseiras do carro.
    2º- Coloque o carro em ponto motor e motor desligado.
    3º- Peça para alguém girar a RODA com a mão, até completar uma volta completa, durante o processo conte quantas voltas o CARDAN deu.

    Se o CARDAN der 3 voltas e meia é porque é 3,54:1.
    Se o CARDAN der 3 voltas e 1/9 é porque é 3,07:1.
    Se o CARDAN der 2 voltas e 3/4 é porque é 2,73:1.
    AndersonJF
    AndersonJF
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3104
    Idade : 47
    Localização : Juiz de Fora - MG
    Modelo do carro : Ex-opala 78 coupê 6c
    Atual comodoro 88 4 p completo 6c
    Cilindros : 6c
    6c
    Data de inscrição : 30/09/2010

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por AndersonJF Ter 8 Out - 10:08:25

    Bom moçada, iniciei minha jornada para a troca do diferencial....jornada pq não tenho tempo pra fazer muita coisa, meu tempo a mais a noite mas ai esbarro no problema do meu filho dormindo (1 ano e 4 meses) ai não pode-se fazer muita fuzaca pra não acordar a criança...kkkk

    Mas seguinte:
    Deixei de molho com limpa Baú ou Solupan....
    Já arranquei as buchas que por sinal penssei que fosse bixo de 7 cabeças mas foi muito fácil seguindo as dicas do mestre IVO...
    Agora falta passar escova de aço pra limpar tudo e pintar.....desmontar o outro e trocar o sistema de freio....
    Fotos dele  no suporte tabajara que fiz pra trabalhar.... e da bucha fudida....
    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 W72v



    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Pa9w


    por enguanto é isso....
    de acordo que for evoluindo vou postando pra galera acompanhar....

    ahhh trata-se de um diferencial 2:73 pois o que tá no carro é um 3:54
    Motor sixline/original a álcoo rodando na gasolina com dfv 446.
    andersonopala
    andersonopala
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2366
    Localização : Belo Horizonte/MG
    Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
    Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...
    Data de inscrição : 03/02/2011

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por andersonopala Ter 8 Out - 12:28:10

    É isso aí Xará!!...acompanhando...teu carro vai ficar ótimo pra pegar estrada com esse diferêncial ...trocou a cx tbm por uma 5 marchas??...ou manteve a sua mesmo??...se colocar uma 5ª marcha nele...aí 'fechou'!!...Abrs!!
    AndersonJF
    AndersonJF
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3104
    Idade : 47
    Localização : Juiz de Fora - MG
    Modelo do carro : Ex-opala 78 coupê 6c
    Atual comodoro 88 4 p completo 6c
    Cilindros : 6c
    6c
    Data de inscrição : 30/09/2010

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por AndersonJF Ter 8 Out - 12:56:58

    andersonopala escreveu:É isso aí Xará!!...acompanhando...teu carro vai ficar ótimo pra pegar estrada com esse diferêncial ...trocou a cx tbm por uma 5 marchas??...ou manteve a sua mesmo??...se colocar uma 5ª marcha nele...aí 'fechou'!!...Abrs!!
    Fala Xará qd tempo heim...
    Cara eu troquei a cx sim mas foi por uma moderna de 4 marchas ré pra frente...tirei a varetada..... a de 5 marchas está meio difícil de achar por aqui...... e qd acha tá $$$ osso....kkk
    Mas creio eu que com a configuração que vai ficar vai melhorar muito.......
    Abraço
    andersonopala
    andersonopala
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2366
    Localização : Belo Horizonte/MG
    Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
    Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...
    Data de inscrição : 03/02/2011

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por andersonopala Ter 8 Out - 20:00:03

    AndersonJF escreveu:
    andersonopala escreveu:É isso aí Xará!!...acompanhando...teu carro vai ficar ótimo pra pegar estrada com esse diferêncial ...trocou a cx tbm por uma 5 marchas??...ou manteve a sua mesmo??...se colocar uma 5ª marcha nele...aí 'fechou'!!...Abrs!!
    Fala Xará qd tempo heim...
    Cara eu troquei a cx sim mas foi por uma moderna de 4 marchas ré pra frente...tirei a varetada..... a de 5 marchas está meio difícil de achar por aqui...... e qd acha tá $$$ osso....kkk
    Mas creio eu que com a configuração que vai ficar vai melhorar muito.......
    Abraço
    Pois é amigo...eu tbm tô meio sem tempo...finalmente parei o opala pra dar uma 'geral' tbm...inclusive instalar a DH que peguei com vc...mas vai demorar um bom tempo na oficina...tem muita coisa que vou fazer nele...


    Quanto â sua cx...bom d+ a moderna ré pra frente(FORTE)...aqui já é o contrário...essa aí é que esta difícil de achar pelos lados de cá...e tão pedindo muito($$$$) por ela tbm...seu carro 'herdou' tudo do bom e do melhor...com certeza a configuração vai ficar show...Valeu!!
    opalagyn
    opalagyn
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 853
    Localização : Morrinhos -Goiás
    Modelo do carro : OPALA SL/E 89
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 26/12/2011

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por opalagyn Ter 8 Out - 20:23:18

    Pessoal estou querendo ir para Jundiaí em novembro, mais com esse diferencial
    com relação 3:54 vou falar viu, ta me desanimando. Tirei o dana 30 pra dar revisão
    e coloquei o braseixos. Tenho dois diferencias e infelizmente todos os dois tem a
    mesma relação 3:54. Meu câmbio é original 4m ré pra frente. Vamo ver no que dá.
    AndersonJF
    AndersonJF
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3104
    Idade : 47
    Localização : Juiz de Fora - MG
    Modelo do carro : Ex-opala 78 coupê 6c
    Atual comodoro 88 4 p completo 6c
    Cilindros : 6c
    6c
    Data de inscrição : 30/09/2010

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por AndersonJF Qua 9 Out - 8:09:09

    andersonopala escreveu:
    AndersonJF escreveu:Fala Xará qd tempo heim...
    Cara eu troquei a cx sim mas foi por uma moderna de 4 marchas ré pra frente...tirei a varetada..... a de 5 marchas está meio difícil de achar por aqui...... e qd acha tá $$$ osso....kkk
    Mas creio eu que com a configuração que vai ficar vai melhorar muito.......
    Abraço
    Pois é amigo...eu tbm tô meio sem tempo...finalmente parei o opala pra dar uma 'geral' tbm...inclusive instalar a DH que peguei com vc...mas vai demorar um bom tempo na oficina...tem muita coisa que vou fazer nele...


    Quanto â sua cx...bom d+ a moderna ré pra frente(FORTE)...aqui já é o contrário...essa aí é que esta difícil de achar pelos lados de cá...e tão pedindo muito($$$$) por ela tbm...seu carro 'herdou' tudo do bom e do melhor...com certeza a configuração vai ficar show...Valeu!!
    Opa vai colocando fotos da evolução pra gente poder acompanhar........boa sorte ai....
    mais pra frente vamos ver se troco por uma de 5 marchas...
    AndersonJF
    AndersonJF
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 3104
    Idade : 47
    Localização : Juiz de Fora - MG
    Modelo do carro : Ex-opala 78 coupê 6c
    Atual comodoro 88 4 p completo 6c
    Cilindros : 6c
    6c
    Data de inscrição : 30/09/2010

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por AndersonJF Qua 9 Out - 8:24:05

    opalagyn escreveu:Pessoal estou querendo ir para Jundiaí em novembro, mais com esse diferencial
    com relação 3:54 vou falar viu, ta me desanimando. Tirei o dana 30 pra dar revisão
    e coloquei o braseixos. Tenho dois diferencias e infelizmente todos os dois tem a
    mesma relação 3:54. Meu câmbio é original 4m ré pra frente. Vamo ver no que dá.
    Cara O meu qd troquei a mecânica e comecei a rodar achava o máximo....arrancada forte muito top...mas o carro te ""cansa"" em trechos longos pq fica muito preso a impressãoque dá é que vc tá surrando o carro....
    por isso resolvi trocar....

    rysnn12
    rysnn12
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 853
    Idade : 31
    Localização : Toledo, PR
    Modelo do carro : Opala Diplomata 1986
    Opala Standard 1978
    Ex Caravan Comodoro 1988
    Cilindros : 4
    4
    Data de inscrição : 15/06/2012

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por rysnn12 Qua 9 Out - 17:52:26

    andersonopala escreveu:
    rysnn12 escreveu:se for só pra fritar ta massa..


    to pensando em colocar  um 3,07 no meu. É 4cc e ta com a configuração original, 4marchas, mas o final dele é muuuuuito ruim!! ele fica amarrado nos 80 Sad, nao da nem de pegar estrada, sem contar que bebe tipo o  mussum..
    alguem sabe como fica esse dif num 4 cc com cambio de 5 marchas??
    Creio que seja a relação ideal(cidade e estrada)...estou fazendo a mesma coisa no meu opala tbm...minha cx. é 5 marchas...quero pegar mais estradas com o opalão...estou trocando o meu dana 3:54 por um 3:07...creio que vá perder um pouco na arrancada...mas muito pouco...até porque meu motor é preparado...já de final...certeza tbm... que vai ficar um pouco mais alongado... e bem mais 'solto' em 5º marcha...
    eu vi que teu motor ta estimado em trono de 180 CV.. Vc usa a caixa 2205B ou a caixa no 4CC mesmo??
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por adpachec Qua 9 Out - 18:33:58

    opalagyn escreveu:Pessoal estou querendo ir para Jundiaí em novembro, mais com esse diferencial
    com relação 3:54 vou falar viu, ta me desanimando. Tirei o dana 30 pra dar revisão
    e coloquei o braseixos. Tenho dois diferencias e infelizmente todos os dois tem a
    mesma relação 3:54. Meu câmbio é original 4m ré pra frente. Vamo ver no que dá.
    Eu ia escrever para dar uma olhada nas buchas traseiras, o meu dava um estalo ao sair e achava que era diferencial ou cruzeta...era só a bucha.
    Agora 3,54 no 6 cc é só não tuchar o pé direção estilo "tiozinho" na estrada....é mais em alto giro e alta velocidade...

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 1086634_d530_625x1000
    opalagyn
    opalagyn
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 853
    Localização : Morrinhos -Goiás
    Modelo do carro : OPALA SL/E 89
    Cilindros : 6cc
    Data de inscrição : 26/12/2011

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por opalagyn Qua 9 Out - 19:20:53

    Vou revisar meu dana 30 e quando eu tiver paciência troco novamente.
    andersonopala
    andersonopala
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 2366
    Localização : Belo Horizonte/MG
    Modelo do carro : Opala cupê com teto vinil ano 72 - Serie Especial.//Caracterizado na versão SS.(Faixas e acessórios)..
    Cilindros : Motor 04 Cil.151-S.//Vira do 153.//2800-ASPIRADO.//Comando 286º.//Cabeçote 153 prep.//Válvulas maiores e molas duplas.//Tuchos mecânicos.//Pistões 4'0 da metal leve(álcool).//Bomba elétrica com dosador Gol GTI.// Carburação DFV446 prep. 39mm com flange.//Bobina e cabos Accel.//Velas frias RD350.//Volante motor aliviado.//Escape Dim. 4x2.//'Estimativa': 170cv...
    Data de inscrição : 03/02/2011

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por andersonopala Qua 9 Out - 19:59:19

    rysnn12 escreveu:
    andersonopala escreveu:Creio que seja a relação ideal(cidade e estrada)...estou fazendo a mesma coisa no meu opala tbm...minha cx. é 5 marchas...quero pegar mais estradas com o opalão...estou trocando o meu dana 3:54 por um 3:07...creio que vá perder um pouco na arrancada...mas muito pouco...até porque meu motor é preparado...já de final...certeza tbm... que vai ficar um pouco mais alongado... e bem mais 'solto' em 5º marcha...
    eu vi que teu motor ta estimado em trono de 180 CV.. Vc usa a caixa 2205B ou a caixa no 4CC mesmo??
    A própria...2205B...só tive que abrir ela... depois de 4 anos, com o motor já preparado...para reforçar o garfo(solda), trocar o rolamento e o sincronizador da 3º marcha...que ficava 'arranhando'...quando passava de 3ª p/ 4º marcha...de resto...nada a reclamar...a cx. é muito resistente e muito boa tbm...encavalar marchas... nem sei mais o que é isso...
    Isael
    Isael
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 849
    Idade : 37
    Localização : Taubaté-SP
    Modelo do carro : Opala de Luxo cupê 1978 branco perolizado
    Cilindros : 4.1s + CompCams 280H + H34 + 6x2
    Data de inscrição : 22/04/2013

    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por Isael Seg 14 Out - 11:42:01

    E aí pessoal...minha experiência com o braslixo 2,73:1 tá nesse tópico:

    http://www.opaleirosdoparana.com/t32368-diferencial

    Boa hein Pedrão B...
    Também tem um detalhe, a partir de 1980 ocorreu uma mudança na transmissão do Opala, por exemplo:
    até 1979 o câmbio varetado 4cil tinha a 1ª 3,07:1 (igual o 6cil)
    de 80 á 83 o câmbio veratado 4cil tinha a 1ª 3,40:1 (igual os Clark modernos)
    além disso também aumentaram as bitolas (largura) dos eixos deixando o carro mais "largo"
    tanto é q quando eu freio o pneu esquerdo pega no paralama
    o meu era cupê 78 com agregado+DH+4.1/S+4M ré p frente+2,73:1 tirados da Caravan 88 álcool
    e quanto as relações:

    Braseixo até 1979:
    4cil = 3,54:1 (4ª é 1:1 direta)
    6cil = 3,08:1 (4ª é 1:1 direta)
    6cil 3 marchas automático = 2,73:1 (3ª é 1:1 direta)

    Braseixo/Rockwell a partir de 1980:
    4cil = 3,54:1 (no varetado a 4ª é 1:1 direta / no Clark a 5ª é 0,84:1)
    6cil 4 marchas ré p frente = 2,73:1 (4ª é 1:1 direta)
    6cil 5 marchas Diplomata = 3,08:1 (5ª é 0,84:1)
    6cil 4 marchas automático = 3,08:1 (a 4ª é 0,84:1 q seria o mesmo da 5ª do Diplo + Braseixo 3,08:1)

    *Informações do manual do proprietário

    Espero ter ajudado... OKK

    Conteúdo patrocinado


    Diferenciais: Dúvidas mais comuns... - Página 2 Empty Re: Diferenciais: Dúvidas mais comuns...

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 17 maio - 14:33:46