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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

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www.americaparts.com.br
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Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Rotação da marcha lenta! Empty Rotação da marcha lenta!

    Mensagem por willianscmotta Qua 6 Nov - 19:35:34

    Boa noite galera,

    Estou vendendo meu Opala 88 4cc pra tentar comprar um 6cc. Hoje veio um cara dar uma olhada no carro e reclamou que o carro está muito acelerado, mas está ajustado entre 600 e 650RPM, segundo ele me disse, ele já teve 10 Opalas, falei com ele que foi eu quem alterou a rotação, pois no manual é assim que está (ou próximo disso). É verdade que quando a rotação está abaixo do normal o carro fica com um ronco mais bonito e gostoso de ouvir, ele fica bem manso, mas quando vc acelera vira os carai!

    Eis a minha dúvida: deixar o carro com rotação abaixo do recomendado ou não? Outra, se esse cara já teve 10 Opalas, percebi uma falta de conhecimento a respeito do conhecimento do carro, essa foi apenas uma das besteiras que ele falou!
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    Rotação da marcha lenta! Empty Re: Rotação da marcha lenta!

    Mensagem por RN_Willemann Qua 6 Nov - 19:40:02

    amigo, menos que 600 rpm você só vai prejudicar o carregamento da bateria(o alternador fica fraco abaixo disso) o carro frio vai ficar apagando, nao vai pegar na chave sem pisar no acelerador.

    Não de bola, o cara pelo jeito nao conhece nada de opalas.

    600rpm fica exelente em motor 151 ou 250.
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    Rotação da marcha lenta! Empty Re: Rotação da marcha lenta!

    Mensagem por willianscmotta Qua 6 Nov - 19:53:27

    RN_Willemann escreveu:amigo, menos que 600 rpm você só vai prejudicar o carregamento da bateria(o alternador fica fraco abaixo disso) o carro frio vai ficar apagando, nao vai pegar na chave sem pisar no acelerador.

    Não de bola, o cara pelo jeito nao conhece nada de opalas.

    600rpm fica excelente em motor 151 ou 250.
    E tem mais! Chegou já me perguntando quanto ele faz por litro? Mandei essa: não sei, apenas ando nos finais de semana, coloco etanol e saio andando, quem tem Opala nunca pode pensar em consumo!

    E ele mandou outra, disse que tinha um Opala 4cc a gasolina e era econômico, fazia de 9 a 10km/l na cidade! To achando que ele arrancou o letreiro "OPALA" de algum Opala e colou num celta, só se for! Pra cima de mim pow!
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    Rotação da marcha lenta! Empty Re: Rotação da marcha lenta!

    Mensagem por Paulo Corso Qui 7 Nov - 6:59:43

    10 opalas e não sabe qual a rotação certa?? 4 cil que fazia 10 km/l na cidade???

    Me faz lembrar aqueles bebuns que chegam e vc e falam nossa é V6, já tive uns 10 opalas na vida depois comecei a beber.....


    Rotação certa é em torno de 750 RPM, abaixo disso a bomba não lubrifca legal, o alternador carrega pouco.


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    Rotação da marcha lenta! Empty Re: Rotação da marcha lenta!

    Mensagem por Rubão6cc Qui 7 Nov - 7:29:49

    Aproveitando a pergunta do cara...depois que precisei trocar o dosador de combustível (uso bomba elétrica), o carro fica oscilando um pouco a lenta, não chega a morrer, nem falha e pega fácil, normal...mas antes estava mais estável...a pressão foi regulada corretamente com o aparelho..o que pode ser, o carburador não foi mexido...mudou um pouco depois da troca do dosador..algum palpite?


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    Rotação da marcha lenta! Empty Re: Rotação da marcha lenta!

    Mensagem por willianscmotta Qui 7 Nov - 11:11:12

    Paulo Corso escreveu:10 opalas e não sabe qual a rotação certa?? 4 cil que fazia 10 km/l na cidade???

    Me faz lembrar aqueles bebuns que chegam e vc e falam nossa é V6, já tive uns 10 opalas na vida depois comecei a beber.....


    Rotação certa é em torno de 750 RPM, abaixo disso a bomba não lubrifca legal, o alternador carrega pouco.
    Putz! Aqui no Espírito Santo tinha um cara que anunciou o Opala dele e no anúncio dizia que era V6, e olha que tinha foto do motor no anúncio (era um 4100)! Tem uns caras que viajam legal!
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    Rotação da marcha lenta! Empty Re: Rotação da marcha lenta!

    Mensagem por willianscmotta Qui 7 Nov - 11:13:33

    Continuo injuriado com o seguinte: continuo tendo que injetar gasolina, bombar o acelerador além de virar a ignição umas 4 vezes pra pegar, independente do clima estar frio ou quente, jamais pega de primeira!
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    Rotação da marcha lenta! Empty Re: Rotação da marcha lenta!

    Mensagem por Rubão6cc Qui 7 Nov - 11:42:43

    Cara, tem algo errado aí, tem q pegar de prima...teve uma época que eu não estava usando o Opalão..ele ficou encostado num canto da garagem por mais de 6 meses acho...quando fui funcionar de novo, o maledeto pegou de primeira...e é à álcool..


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    Mensagem por adpachec Qui 7 Nov - 12:12:47

    willianscmotta escreveu:Continuo injuriado com o seguinte: continuo tendo que injetar gasolina, bombar o acelerador além de virar a ignição umas 4 vezes pra pegar, independente do clima estar frio ou quente, jamais pega de primeira!
    O meu é álcool, misturo um pouco de gasolina, RPM's 600/650 na lenta, ponto no ouvido, carburador H 34, pega na primeira.
    Veja se o seu tem a mangueira que sai da tampa de válvulas e vai para o coletor, pode ser o vilão da história.

    http://www.opaleirosdoparana.com/t30113-duvida-mangueira-de-coletor
    OKK
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    Mensagem por willianscmotta Qui 7 Nov - 12:32:12

    adpachec escreveu:
    willianscmotta escreveu:Continuo injuriado com o seguinte: continuo tendo que injetar gasolina, bombar o acelerador além de virar a ignição umas 4 vezes pra pegar, independente do clima estar frio ou quente, jamais pega de primeira!
    O meu é álcool, misturo um pouco de gasolina, RPM's 600/650 na lenta, ponto no ouvido, carburador H 34, pega na primeira.
    Veja se o seu tem a mangueira que sai da tampa de válvulas e vai para o coletor, pode ser o vilão da história.
    OKK 
    em as duas mangueirad sim. O carro esta com velas Iridium, cabos de vela de 10mm, motor de arranque revisado, bateria nova d 70Ah,, H-34 file, bobina de igniçao nova da bosch, distrbuidor no ponto, nao sei o q faço! Vou tirar os cabos de vela e colocar os antigos, os de 10mm sao da marca Mepis, acho q devem ser meio xing-ling, os antigos sao ngk.
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    Mensagem por adpachec Qui 7 Nov - 12:42:45

    Esta mangueira costuma ter uma válvula que so abre em alta rotação, muita gente a tira fora e então desregula o motor, ele fica fraco irregular a rotação, demora a pegar e "gastão".
    Retira ela fora e isola a entrada no coletor (não a do servo freio) e na tampa do comando coloca um filtro de óleo.
    http://www.opaleirosdoparana.com/t9764-ligacao-coletor-e-tampa-de-valvulas

    http://www.opaleirosdoparana.com/t17061-coletor-vc-tampa-de-valvula

    É esta válvula na base do coletor, os mais antigos (que não é seu caso) possuia apenas um "T" com restrição na passagem.

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    Mensagem por Paulo Corso Qui 7 Nov - 12:48:14

    Corrigindo, essa válvula abre já com o motor ligado, em marcha lenta, ela serve para reaproveitar os gazes provenientes do bloco, a ideia é queimá-los juntamente com a mistura ar/comb.


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    Mensagem por IVAN4100 Qui 7 Nov - 14:37:20

    O meu fui eu que regulei...é um diplo 85 6 cilindros álcool. Regulei a marcha lenta dele em 900 rpm.
    Não sei se é o certo, mas todos os carros carburados que tive, sempre regulei a lenta nessa faixa. 
    Eu gosto do opalão assim....fica menos chacoalhante.

    Mas uma dúvida: é certo deixar nessa rotação?
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    Mensagem por willianscmotta Qui 7 Nov - 15:14:27

    ivanqueropala escreveu:O meu fui eu que regulei...é um diplo 85 6 cilindros álcool. Regulei a marcha lenta dele em 900 rpm.
    Não sei se é o certo, mas todos os carros carburados que tive, sempre regulei a lenta nessa faixa. 
    Eu gosto do opalão assim....fica menos chacoalhante.

    Mas uma dúvida: é certo deixar nessa rotação?

    Não tenho certeza, mas acho que está um pouco alta a sua rotação, acho que deve estar em torno de 750RPM.
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    Mensagem por IVAN4100 Qui 7 Nov - 15:28:37

    willianscmotta escreveu:
    ivanqueropala escreveu:O meu fui eu que regulei...é um diplo 85 6 cilindros álcool. Regulei a marcha lenta dele em 900 rpm.
    Não sei se é o certo, mas todos os carros carburados que tive, sempre regulei a lenta nessa faixa. 
    Eu gosto do opalão assim....fica menos chacoalhante.

    Mas uma dúvida: é certo deixar nessa rotação?
    Não tenho certeza, mas acho que está um pouco alta a sua rotação, acho que deve estar em torno de 750RPM.
    Será? Se for isso mesmo, vou regular novamente e baixar a rotação dele...
    Apenas gostaria de saber qual a rotação correta com certeza...
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    Rotação da marcha lenta! Empty Re: Rotação da marcha lenta!

    Mensagem por Andre_SP Qui 7 Nov - 15:43:01

    Quanto a dificuldade de partida, verifique se tem vazamento na cuba ( pela junta da valvula de máxima), e tambem veja se está ligado o fio que sai do motor de arranque até a bobina de ignição (esse fio serve para auxiliar na partida).

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    Mensagem por adpachec Qui 7 Nov - 17:25:42

    Para câmbios Manuais:

    Ano 79 para baixo:

    Lenta: 600/650 RPM's (4 cc).
    Lenta: 550/600 RPM's (6 cc).

    Acima de 80:

    Lenta: 750/800 RPM's (4 cc).
    Lenta: 600/650 RPM's (6 cc).

    Logicamente estes dados são referências para acerto.
    OKK 

    Aos interessados....
    http://www.opala.com/site/index.php?option=com_content&task=view&id=27
    lol! 
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    Mensagem por IVAN4100 Qui 7 Nov - 18:13:02

    adpachec escreveu:Para câmbios Manuais:

    Ano 79 para baixo:

    Lenta: 600/650 RPM's (4 cc).
    Lenta: 550/600 RPM's (6 cc).

    Acima de 80:

    Lenta: 750/800 RPM's (4 cc).
    Lenta: 600/650 RPM's (6 cc).

    Logicamente estes dados são referências para acerto.
    OKK 

    Aos interessados....
    http://www.opala.com/site/index.php?option=com_content&task=view&id=27
    lol! 
    Valeu Adpachec! Nesse final de semana vou regular direito o meu opalão então!!
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    Rotação da marcha lenta! Empty Re: Rotação da marcha lenta!

    Mensagem por IVAN4100 Sex 8 Nov - 18:45:09

    Hoje regulei o carburador do meu opalão (6 canecos, álcool, ano 1985). Deixei com 700 rpm na lenta. Vamos ver como fica...
    Percebi que deixando com menos rpm que isso, ele começa a chacoalhar mais. 
    Uma dúvida: após regular assim o opala, ele estava com faróis acessos e painel tb. percebi que, quando entrou a ventoinha elétrica, a luz do painel começou a oscilar... É normal?
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    Rotação da marcha lenta! Empty Re: Rotação da marcha lenta!

    Mensagem por RN_Willemann Sex 8 Nov - 19:07:53

    sim

    a ventoinha consome muita carga e o alternador do opala é fraco.
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    Mensagem por willianscmotta Sex 8 Nov - 19:22:28

    RN_Willemann escreveu:sim

    a ventoinha consome muita carga e o alternador do opala é fraco.
    Perfeito! Estava eu ajustando a lenta do meu Opala, achei que tinha ficado file em 600RPM, quando a ventoinha ligou o carro quase morreu! Tomei um susto! Depois de uns dias percebi que a rotação havia abaixado pra aproximadamente uns 400RPM, depois fui dar uma volta com faróis ligado e ventoinha acionada e com o motor já bem quente. Então fui e ajustei de novo em 600RPM! agora está normal.
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    Mensagem por IVAN4100 Seg 11 Nov - 16:09:51

    RN_Willemann escreveu:sim

    a ventoinha consome muita carga e o alternador do opala é fraco.
    Obrigado RN_ Willemann!!

    tô pensando em deixar ele só um pouco acelerado (mas menos do que antes) para ver se as luzes não oscilam quando a ventoinha estiver ligada. Sei lá, talvez uns 750 rpm. Será que vale a pena?
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    Mensagem por adpachec Seg 11 Nov - 16:15:46

    Não deixe a correia muito tensionada (motor frio) porque quando esquenta o bloco dilata e tensiona ela, forçando o alternador.
    Tem zinabe nos terminais da bateria?
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    Mensagem por IVAN4100 Seg 11 Nov - 16:21:47

    adpachec escreveu:Não deixe a correia muito tensionada (motor frio) porque quando esquenta o bloco dilata e tensiona ela, forçando o alternador.
    Tem zinabe nos terminais da bateria?
    Adpachec:

    Ela não está muito tensionada não. Eu fiz a regulagem da correia conforme o manual do opala. 

    E está sem zinabe nos terminais da bateria. Eu os limpei há alguns dias.

    Valeu pela força!!Very Happy Very Happy
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    Mensagem por adpachec Seg 11 Nov - 16:45:16

    Eu penso em colocar o alternador motor AP 90 A.
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    Mensagem por IVAN4100 Seg 11 Nov - 18:04:05

    adpachec escreveu:Eu penso em colocar o alternador motor AP 90 A.
    Mas será que fica bom? Não dá problema esse alternador ser mais forte que o do opala? Refiro-me ao restante da elétrica...
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    Mensagem por gabriel.acosta Seg 11 Nov - 18:11:38

    ivanqueropala escreveu:
    adpachec escreveu:Eu penso em colocar o alternador motor AP 90 A.
    Mas será que fica bom? Não dá problema esse alternador ser mais forte que o do opala? Refiro-me ao restante da elétrica...
    Não pois a tensão (voltagem) gerada é a mesma... só muda a corrente, gerando mais carga para a bateria! Não precisa mudar nada na elétrica, apenas na instalação do alternador.
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    Mensagem por adpachec Seg 11 Nov - 18:18:23

    É mais ou menos assim:
    O alternador fornece um valor "X" de carga hora (isto é relativo porque o motor não tem uma rotação constante e fixa), então um alternador de 90 A "fornece" em 1 hora a carga de 90 A, e o do opala "teoricamente" fornece na mesma 1 hora 65 A.
    O que não é consumido pelo carro é transformado em calor.
    O que não pode é a tensão subir acima do estimado (média de 13,5 volts a 14,5 volts).
    Abaixo dos 12,8 volts a tensão é baixa para vencer a resistência interna da bateria e carregar e acima de 14,5 volts ela é muito alta para a resistência interna da bateria e os valores de trabalhos dos circuitos do carro (luzes, rádio e etc) então o sistema "frita".
    O problema que o alternador do opala é "Lerdo" só trabalha em giro alto, um alternador "bom" do opala na lenta fornece (média) 8 A, só as Lâmpadas dos faróis consomem em média 5 A cada em farol alto (60 W / 12 V = 5 A).
    OKK 
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    Mensagem por adpachec Seg 11 Nov - 18:19:17

    gabriel.acosta escreveu:
    ivanqueropala escreveu:Mas será que fica bom? Não dá problema esse alternador ser mais forte que o do opala? Refiro-me ao restante da elétrica...
    Não pois a tensão (voltagem) gerada é a mesma... só muda a corrente, gerando mais carga para a bateria! Não precisa mudar nada na elétrica, apenas na instalação do alternador.
    Você foi mais rápido no gatilho.

    OKK 
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    Mensagem por IVAN4100 Seg 11 Nov - 18:22:43

    gabriel.acosta escreveu:
    ivanqueropala escreveu:Mas será que fica bom? Não dá problema esse alternador ser mais forte que o do opala? Refiro-me ao restante da elétrica...
    Não pois a tensão (voltagem) gerada é a mesma... só muda a corrente, gerando mais carga para a bateria! Não precisa mudar nada na elétrica, apenas na instalação do alternador.
    Valeu Gabriel!! Opala também é cultura...rsss:study: study 

    Agora até eu estou pensando em colocar outro alternador no opalão...Rotação da marcha lenta! 215399
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    Mensagem por IVAN4100 Seg 11 Nov - 18:24:02

    adpachec escreveu:É mais ou menos assim:
    O alternador fornece um valor "X" de carga hora (isto é relativo porque o motor não tem uma rotação constante e fixa), então um alternador de 90 A "fornece" em 1 hora a carga de 90 A, e o do opala "teoricamente" fornece na mesma 1 hora 65 A.
    O que não é consumido pelo carro é transformado em calor.
    O que não pode é a tensão subir acima do estimado (média de 13,5 volts a 14,5 volts).
    Abaixo dos 12,8 volts a tensão é baixa para vencer a resistência interna da bateria e carregar e acima de 14,5 volts ela é muito alta para a resistência interna da bateria e os valores de trabalhos dos circuitos do carro (luzes, rádio e etc) então o sistema "frita".
    O problema que o alternador do opala é "Lerdo" só trabalha em giro alto, um alternador "bom" do opala na lenta fornece (média) 8 A, só as Lâmpadas dos faróis consomem em média 5 A cada em farol alto (60 W / 12 V = 5 A).
    OKK 
    Valeu adpachec! Como sempre me ajudando muito!!!
    cheers cheers
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    Mensagem por adpachec Seg 11 Nov - 18:30:26

    Olha este aqui:

    http://www.opaleirosdoparana.com/t19668-instalando-o-alternador-do-tempra-90a-na-caravan-com-fotos

    E no mercado livre tem uns com preço razoável.
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    Mensagem por adpachec Sex 15 Nov - 16:57:17

    Eu andei escrevendo besteira em algum tópico e tentei achar mais não consegui, e sei que tem amigos neste tópico que postaram nele.
    Hoje fiz a limpeza dos tuchos e notei que dei informação errada sobre o retorno do combustível no carburador SOLEX H 34.
    Eu peguei uma foto da internet e postei ela, mas está errado.
    A foto que postei é esta....

    Rotação da marcha lenta! 13666571094749800172fot

    Mas na verdade o local é mais atrás...no meu caso usei no local do tubo curvado.....

    Rotação da marcha lenta! Carburadorcorcelsolexh3

    Tirei a foto hoje, no meu o retorno é a mangueira azul....

    Rotação da marcha lenta! N9pv

    Peço desculpas pela mancada....OKK
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    Mensagem por IVAN4100 Sex 15 Nov - 17:27:42

    adpachec escreveu:Eu andei escrevendo besteira em algum tópico e tentei achar mais não consegui, e sei que tem amigos neste tópico que postaram nele.
    Hoje fiz a limpeza dos tuchos e notei que dei informação errada sobre o retorno do combustível no carburador SOLEX H 34.
    Eu peguei uma foto da internet e postei ela, mas está errado.
    A foto que postei é esta....

    Rotação da marcha lenta! 13666571094749800172fot

    Mas na verdade o local é mais atrás...no meu caso usei no local do tubo curvado.....

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    Tirei a foto hoje, no meu o retorno é a mangueira azul....

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    Peço desculpas pela mancada....OKK
    Acredito que tenha sido eu quem pediu esclarecimentos sobre o retorno no H34 álcool.
    Sem problemas Adpachec! Nem esquenta a cabeça.
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    Mensagem por Lex/correa Sáb 16 Nov - 6:29:30

    comofaz esse retorno? o meu nao tem o furo, tem a entrada mas não tem o furo, será qe da pra fura?
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    Mensagem por adpachec Sáb 16 Nov - 8:59:46

    Lex/correa escreveu:comofaz esse retorno? o meu nao tem o furo, tem a entrada mas não tem o furo, será qe da pra fura?
    O meu tinha um tampão, retirei e limpei com a retífica dremel, o tubo não me lembro se já o tinha.
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    Mensagem por Lex/correa Sáb 16 Nov - 17:26:49

    sera qe se fura vai da B.O.?
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    Mensagem por adpachec Sáb 16 Nov - 20:16:28

    Usei uma broca de 2 mm, mas fui na manha e desmontei primeiro, bati um ar e limpei, na verdade o antigo dono enfiou um pedaço de madeira ali, então foi fácil.

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