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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Fotos - Instalação da Ventoinha Elétrica Opala 4cc - Radiador Antigo   - Página 2 Empty Re: Fotos - Instalação da Ventoinha Elétrica Opala 4cc - Radiador Antigo

    Mensagem por csramos.adm Qui 29 Out - 9:45:24

    RHCESPECIAL1974 escreveu:Excelente trabalho! Mas não seria interessante fazer ligação do relé "pós-chave" para não correr o risco de ficar sem bateria caso o cebolão apresente problema e a ventuinha fique ligada direto?

    Abraço.

    Bom dia parceiro. Sim, no esquema ai tem sim um relê.

    O esquema ficou assim:

    1º um fio sai do positivo da bateria (no meu caso eu peguei o positivo no alternador, pois fica mais curto e não preciso passar por traz do motor ou por dentro da cabine) passa por um fusível e alimenta o relê (pólo 30 do relê). Esse mesmo positivo alimenta um polo da cebolinha. O outro polo da cebolinha é ligado ao relê também (pólo 85). Um dos pólos da ventoinha é ligado também ao relê (pólo 87). O quarto polo do relê (pólo 86) é o terra e deve ser ligado à lata do carro. O outro pólo da ventoinha também é ligado à lata do carro...

    Uma observação importante é que os pólos da ventoinha ditam o lado para o qual ela gira. MUUUUUUUUITO cuidado. A ventoinha tem que trabalhar puxando o ar para o lado do motor e não soprando pro lado do radiador. A lógica é simples, quando o carro está em movimento o vento bate no radiador e a ventoinha puxa essa ar frio para dentro do cofre. Caso ela esteja girando para o lado errado o ar frio que vem de fora bateria no radiador e a ventoinha sopraria no radiador também fazendo com que o ar quente fique ali no meio, ou seja, no radiador, e com isso não esfrie. Pior ainda é quando o carro estiver parado. Quando a ventoinha acionar ela ira puxar o ar quente do motor e jogar no radiador fazendo o carro ferver.

    Então, o lance é ligar o carro depois de instalar a ventoinha e quando a ventoinha acionar colocar a mão atras da ventoinha (cuidado para não se machucar) e ver se ela ta soprando o ar para fora ou puxando o ar para dentro. Se ela estiver soprando o ar para fora, inverta os conectores da ventinha...

    Vou filmar a instalação da minha esse final de semana e postar aqui para a galera.

    Mais uma vez, agradeço ao apoio do Murilo que foi muito importante nessa empreitada.

    Esse clube é top mesmo. Aprendo muito aqui.

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    Fotos - Instalação da Ventoinha Elétrica Opala 4cc - Radiador Antigo   - Página 2 Empty Re: Fotos - Instalação da Ventoinha Elétrica Opala 4cc - Radiador Antigo

    Mensagem por RHCESPECIAL1974 Qui 29 Out - 19:14:13

    csramos.adm escreveu:
    RHCESPECIAL1974 escreveu:Excelente trabalho! Mas não seria interessante fazer ligação do relé "pós-chave" para não correr o risco de ficar sem bateria caso o cebolão apresente problema e a ventuinha fique ligada direto?

    Abraço.

    Bom dia parceiro. Sim, no esquema ai tem sim um relê.

    O esquema ficou assim:

    1º um fio sai do positivo da bateria (no meu caso eu peguei o positivo no alternador, pois fica mais curto e não preciso passar por traz do motor ou por dentro da cabine) passa por um fusível e alimenta o relê (pólo 30 do relê). Esse mesmo positivo alimenta um polo da cebolinha. O outro polo da cebolinha é ligado ao relê também (pólo 85). Um dos pólos da ventoinha é ligado também ao relê (pólo 87). O quarto polo do relê (pólo 86) é o terra e deve ser ligado à lata do carro. O outro pólo da ventoinha também é ligado à lata do carro...

    Uma observação importante é que os pólos da ventoinha ditam o lado para o qual ela gira. MUUUUUUUUITO cuidado. A ventoinha tem que trabalhar puxando o ar para o lado do motor e não soprando pro lado do radiador. A lógica é simples, quando o carro está em movimento o vento bate no radiador e a ventoinha puxa essa ar frio para dentro do cofre. Caso ela esteja girando para o lado errado o ar frio que vem de fora bateria no radiador e a ventoinha sopraria no radiador também fazendo com que o ar quente fique ali no meio, ou seja, no radiador, e com isso não esfrie. Pior ainda é quando o carro estiver parado. Quando a ventoinha acionar ela ira puxar o ar quente do motor e jogar no radiador fazendo o carro ferver.

    Então, o lance é ligar o carro depois de instalar a ventoinha e quando a ventoinha acionar colocar a mão atras da ventoinha (cuidado para não se machucar) e ver se ela ta soprando o ar para fora ou puxando o ar para dentro. Se ela estiver soprando o ar para fora, inverta os conectores da ventinha...

    Vou filmar a instalação da minha esse final de semana e postar aqui para a galera.

    Mais uma vez, agradeço ao apoio do Murilo que foi muito importante nessa empreitada.

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    CSRAMOS, entendo como está a ligação do relé e da ventoinha e sei que é necessário um relé para acioná-la nesse tipo de instalação. O que sugeri foi que o relé estivesse ligado de forma a ventoinha só seja acionada se a chave de ignição estiver ligada. Assim se a temperatura estiver alta e a ventoinha estiver ligada, quando você desligar o carro a ventoinha também desliga o que não interfere no arrefecimento pois a água não estará circulando e portanto não resfriará o motor. Na instalação que você fez caso a ventoinha que estiver ligada e o carro for desligado, a ventoinha só vai desligar quando a água que está no radiador resfriar, e se o sensor de temperatura apresentar problema a ventoinha pode ficar ligada direto e descarregar a bateria, esse problema é comum acontecer em carros com injeção e GNV em que se faz instalação semelhante a essa pra resolver problema de superaquecimento.
    Abraço.
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    Mensagem por csramos.adm Ter 3 Nov - 7:46:30

    RHCESPECIAL1974 escreveu:
    csramos.adm escreveu:

    Bom dia parceiro. Sim, no esquema ai tem sim um relê.

    O esquema ficou assim:

    1º um fio sai do positivo da bateria (no meu caso eu peguei o positivo no alternador, pois fica mais curto e não preciso passar por traz do motor ou por dentro da cabine) passa por um fusível e alimenta o relê (pólo 30 do relê). Esse mesmo positivo alimenta um polo da cebolinha. O outro polo da cebolinha é ligado ao relê também (pólo 85). Um dos pólos da ventoinha é ligado também ao relê (pólo 87). O quarto polo do relê (pólo 86) é o terra e deve ser ligado à lata do carro. O outro pólo da ventoinha também é ligado à lata do carro...

    Uma observação importante é que os pólos da ventoinha ditam o lado para o qual ela gira. MUUUUUUUUITO cuidado. A ventoinha tem que trabalhar puxando o ar para o lado do motor e não soprando pro lado do radiador. A lógica é simples, quando o carro está em movimento o vento bate no radiador e a ventoinha puxa essa ar frio para dentro do cofre. Caso ela esteja girando para o lado errado o ar frio que vem de fora bateria no radiador e a ventoinha sopraria no radiador também fazendo com que o ar quente fique ali no meio, ou seja, no radiador, e com isso não esfrie. Pior ainda é quando o carro estiver parado. Quando a ventoinha acionar ela ira puxar o ar quente do motor e jogar no radiador fazendo o carro ferver.

    Então, o lance é ligar o carro depois de instalar a ventoinha e quando a ventoinha acionar colocar a mão atras da ventoinha (cuidado para não se machucar) e ver se ela ta soprando o ar para fora ou puxando o ar para dentro. Se ela estiver soprando o ar para fora, inverta os conectores da ventinha...

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    CSRAMOS, entendo como está a ligação do relé e da ventoinha e sei que é necessário um relé para acioná-la nesse tipo de instalação. O que sugeri foi que o relé estivesse ligado de forma a ventoinha só seja acionada se a chave de ignição estiver ligada. Assim se a temperatura estiver alta e a ventoinha estiver ligada, quando você desligar o carro a ventoinha também desliga o que não interfere no arrefecimento pois a água não estará circulando e portanto não resfriará o motor. Na instalação que você fez caso a ventoinha que estiver ligada e o carro for desligado, a ventoinha só vai desligar quando a água que está no radiador resfriar, e se o sensor de temperatura apresentar problema a ventoinha pode ficar ligada direto e descarregar a bateria, esse problema é comum acontecer em carros com injeção e GNV em que se faz instalação semelhante a essa pra resolver problema de superaquecimento.
    Ah, sim. Entendi. Faz sentido. Mas como seria a instalação desse relé? Não entendo muito de elétrica.
    Abraço.
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    Mensagem por Fetex Seg 30 Nov - 18:10:27

    onivaldo.gm escreveu:empurrando o vento ?  mas ai vem o vento da frente e anula...sei não...

    Onivaldo, nesse caso ele empurra da frente do radiador em direção ao motor. A ventoinha mecanica puxa o ar da grade para dentro do cofre. Como ele instalou a ventoinha elétrica na frente do radiador esta correta em "empurrar" o vento.

    Pelo menos eu acho que é isso Laughing
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    Mensagem por lucasopala Seg 30 Nov - 19:07:33

    Meu radiador nao presta comprei o carro e o ex dono tinha mim avisado pus o carro pra pintar e tirei o radiador não tinha condição vazava por todo lugar ae pra levar o carro pra tapeçaria coloquei o radiador do classic ele ta novo com a ventoinha pois fica de dentro do motor pra fora i o radiador é grande vou fazer a parte eletrica e vejo se vai da certo mas funcionei sem a ventoinha e parou de esquentar em breve posto foto (gambiarra bem feita ate arrumar um radiador novo mais vai que cola)
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    Mensagem por onivaldo.gm Ter 1 Dez - 11:20:31

    Negativo, ele instalou na traseira do radiador..veja as primeiras fotos. entao se está empurrando o vento está mandando ar do motor para fora...e como vem o vento normal acaba anulando...
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    Mensagem por maufilho Sex 15 Jan - 20:50:41

    a ventuinha eletrica gira tanto pra frente quanto pra tras Onivaldo..so depende da polaridade da ligação..eu tenho aqui no meu no mesmo esquema do dele...essa ventuinha ela é instalada na traseira do radiador e ele puxa o ar e joga pra dentro do radiador...a helice do motor puxa esse ar tb e joga pra dentro do motor..tudo isso aproveitando o vento que vem de fora..tudo no mesmo sentido, entendeu?
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    Mensagem por Murilo R Sáb 16 Jan - 13:03:11

    maufilho escreveu:a ventuinha eletrica gira tanto pra frente quanto pra tras Onivaldo..so depende da polaridade da ligação..eu tenho aqui no meu no mesmo esquema do dele...essa ventuinha ela é instalada na traseira do radiador e ele puxa o ar e joga pra dentro do radiador...a helice do motor puxa esse ar tb e joga pra dentro do motor..tudo isso aproveitando o vento que vem de fora..tudo no mesmo sentido, entendeu?
      OKK é bem isso mesmo amigo o ar vai de fora para dentro do motor
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    Mensagem por PedroV9 Sáb 17 Set - 8:51:43

    Pessoal, vcs sabem dizer se está ventoinha é legal para opala? Alguém já usou?

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711508156-ventoinha-universal-radiador-condensador-12-polegadas-_JM
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    Mensagem por adpachec Sáb 17 Set - 10:54:35

    PedroV9 escreveu:Pessoal, vcs sabem dizer se está ventoinha é legal para opala? Alguém já usou?

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711508156-ventoinha-universal-radiador-condensador-12-polegadas-_JM


    O que determina a eficiência é a pá da hélice, esta entra na categoria "a".

    A (pás radiais planas): para trabalho pesado, com partículas em suspensão e abrasivas. O rendimento é baixo. B (pás curvas para trás): vazão média, ar limpo, baixo nível de ruído, alta pressão, rendimento médio. C (pás curvas para frente): alta pressão, rendimento médio. Permite vazões mais altas com diâmetros menores. Não adequado para abrasivos e materiais pegajosos. D (pás curvas para frente, saída radial): altas pressões e vazões. Rendimento médio. E (pás de perfil asa): ar limpo, baixo nível de ruído, bom rendimento.

    Escolha uma de pás curvas (e), parecida com a do ventilador.

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    Mensagem por PedroV9 Sáb 17 Set - 11:45:28

    Obrigado pela resposta adpachec!

    Seria algo assim então? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-718810752-eletro-ventilador-ventoinha-12-polegadas-universal-soprante-_JM

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    Fotos - Instalação da Ventoinha Elétrica Opala 4cc - Radiador Antigo   - Página 2 Empty Re: Fotos - Instalação da Ventoinha Elétrica Opala 4cc - Radiador Antigo

    Mensagem por adpachec Sáb 17 Set - 12:09:29

    PedroV9 escreveu:Obrigado pela resposta adpachec!

    Seria algo assim então? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-718810752-eletro-ventilador-ventoinha-12-polegadas-universal-soprante-_JM


    Sim, porém confirme com o vendedor o sentido de giro, pás curvas para frente giram menos que pás curvas para trás.

    Aqui tem uma noção.

    http://revista.zapimoveis.com.br/escolha-do-ventilador-depende-do-motor-e-do-numero-de-pas-3054501-sc/

    Quanto mais inclinado (lateralmente) mais vento (e ruído) produz, porém mais força necessita para girar


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    Fotos - Instalação da Ventoinha Elétrica Opala 4cc - Radiador Antigo   - Página 2 Empty Re: Fotos - Instalação da Ventoinha Elétrica Opala 4cc - Radiador Antigo

    Mensagem por tiagojborges Sex 4 Jun - 21:42:54

    Boa noite pessoal, estou com o radiador original aqui, coloquei a termostática que estava sem, e aparentemente ela piorou a questão do aquecimento. Sobre a ventoinha elétrica, eu já tenho um radiador novo, e o cebolão...mas estou na dúvida de qual ventoinha e defletor consigo usar...teriam indicações?
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    Fotos - Instalação da Ventoinha Elétrica Opala 4cc - Radiador Antigo   - Página 2 Empty Re: Fotos - Instalação da Ventoinha Elétrica Opala 4cc - Radiador Antigo

    Mensagem por Quetes93 Sex 24 Set - 17:25:25

    Olá. Estou por fazer no meu. O fusível de quantos amperes tem que ser no mínimo. Obrigado a todos pela informação
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    Fotos - Instalação da Ventoinha Elétrica Opala 4cc - Radiador Antigo   - Página 2 Empty Re: Fotos - Instalação da Ventoinha Elétrica Opala 4cc - Radiador Antigo

    Mensagem por adpachec Sáb 25 Set - 12:44:50

    Quetes93 escreveu:Olá. Estou por fazer no meu. O fusível de quantos amperes tem que ser no mínimo. Obrigado a todos pela informação

    O fusível é de acordo com a ventoinha.

    Eu uso ventoinha de 8,5 amperes e instalei um fusível de 15 amperes para suportar o pico de corrente na partida.

    Fios bitola 1,5mm e relê de 40 A.

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