Ah, o cabo de embreagem faz um rangido típico quando aciona o pedal de embreagem.
Grato
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DanielSS76 escreveu:Olá, estou com um opala 73 4cil motor 153 há poucos dias e a embreagem dele está muito pesada (acionamento), o pedal está baixo e com folga e, depois que o motor fica quente, o carro só pega força quando libera quase toda a embreagem... tem alguma chance de ser cabo de embreagem ruim ou regulagem ou será que o conjunto foi pro pau?
Ah, o cabo de embreagem faz um rangido típico quando aciona o pedal de embreagem.
Grato
opala4cc escreveu:adpachec escreveu:Amigo:
Embaixo do painel tem uma estrutura que serve de encosto ao pedal de embreagem, com o tempo ela entorta e o pedal "sobe", pode "descer o martelo" nela se estiver torta.
Afrouxe o cabo da embreagem antes e escore o pedal com uma das mãos para afasta-lo.
Embaixo do passageiro (embaixo do carro) tem um parafuso de regulagem, gire-o no sentido de aperto até o rolamento do garfo tocar de leve o platô (tocar levemente) se estiver muito justo gire-o até afrouxar (sentido para soltar anti horário).
Depois regule o cabo.
Embreagem muito justa dificulta o engate com motor ligado.
No alto do pedal da embreagem olhe o batente que costuma entortar e fazer o pedal subir:
Só para fins de referência, o local a ser lubrificado como possível causa do rangido é este, aonde a seta da foto aponta:
Pô, adpachec, e essa cobertura cinza na coluna de direção do opala, rsrsrsrsr.... Pegaram de qual carro para fazer esse "frankie"? KKKKKK!!!
DanielSS76 escreveu:Olá adpachec, obrigado pelas dicas. Conforme o tempo amanhã vou dar uma olhada nisso. Suas dicas foram muito boas, vou conferir o que falou.
Olá Leandro, sim, vou dar uma conferida aí também, depois posto aqui o resultado.
Agora preciso fazer o carro funcionar, hehehe.
O ananá aqui resolveu dar um trato no carro, refazer o chicote da ignição eletrônica que estava todo emendado, oxidado e com fios derretidos (tinha até fita crepe). Aproveitei e dei um talento no carburador (que tava todo fudid) e tentei regular as válvulas, pois o carro estava falhando um pouco e tinha um buraco na aceleração de baixa pra alta. As velas estavam todas carbonizadas, apesar de os eletrodos estarem com tamanho normal. Faz 3 dias que tento fazer o carro funcionar e não consigo, hehehe. Parece que não sai faísca, pois não há explosão...
Na hora de voltar o chicote para o carro, acabei invertendo a ligação do positivo e negativo no módulo de ignição e na bobina... não sei se acabou queimando o módulo... existe alguma maneira de testar?
Outra coisa que desconfio que possa ter ocorrido é que o distribuidor tenha perdido o enquadramento quando tentei regular as válvulas e ter perdido o ponto (girado a mesa ou a aranha)... como não tá saindo faísca, não sei como testar?
Desconfiei do carburador, pois havia um cheiro muito forte de gasolina. Quando desmontei vi que estava despejando gasolina dentro do motor e encharcando tudo... hoje troquei o carburador por outro igual (recondicionado), pois o meu tinha até Durepox tapando um buraco...
Ah, no desespero, acabei colocando o distribuidor platinado com a bobina da ignição eletrônica e consegui fazer o carro funcionar por alguns poucos minutos, todo falhando, mas pelo menos ligou. Voltei a ignição eletrônica e o carro não liga mais de jeito nenhum.
Alguém tem alguma dica? hehehe
Obrigado e abraços
DanielSS76 escreveu:Olá adpachec, obrigado pelas dicas. Conforme o tempo amanhã vou dar uma olhada nisso. Suas dicas foram muito boas, vou conferir o que falou.
Olá Leandro, sim, vou dar uma conferida aí também, depois posto aqui o resultado.
Agora preciso fazer o carro funcionar, hehehe.
O ananá aqui resolveu dar um trato no carro, refazer o chicote da ignição eletrônica que estava todo emendado, oxidado e com fios derretidos (tinha até fita crepe). Aproveitei e dei um talento no carburador (que tava todo fudid) e tentei regular as válvulas, pois o carro estava falhando um pouco e tinha um buraco na aceleração de baixa pra alta. As velas estavam todas carbonizadas, apesar de os eletrodos estarem com tamanho normal. Faz 3 dias que tento fazer o carro funcionar e não consigo, hehehe. Parece que não sai faísca, pois não há explosão...
Na hora de voltar o chicote para o carro, acabei invertendo a ligação do positivo e negativo no módulo de ignição e na bobina... não sei se acabou queimando o módulo... existe alguma maneira de testar?
Outra coisa que desconfio que possa ter ocorrido é que o distribuidor tenha perdido o enquadramento quando tentei regular as válvulas e ter perdido o ponto (girado a mesa ou a aranha)... como não tá saindo faísca, não sei como testar?
Desconfiei do carburador, pois havia um cheiro muito forte de gasolina. Quando desmontei vi que estava despejando gasolina dentro do motor e encharcando tudo... hoje troquei o carburador por outro igual (recondicionado), pois o meu tinha até Durepox tapando um buraco...
Ah, no desespero, acabei colocando o distribuidor platinado com a bobina da ignição eletrônica e consegui fazer o carro funcionar por alguns poucos minutos, todo falhando, mas pelo menos ligou. Voltei a ignição eletrônica e o carro não liga mais de jeito nenhum.
Alguém tem alguma dica? hehehe
Obrigado e abraços
DanielSS76 escreveu:Fala Leandro,
Consegui ligar o carro, hehehe era o módulo(caixinha) que queimou. O carburador também estava todo ferrado. Agora pega de primeira, sem precisar acionar o afogador e sumiu o buraco na aceleração de baixa pra alta. Já está funcionando normalmente.
Amanhã devo levar o carro para fazer vistoria no Detran e fazer a transferência.
adapachec, legal sua dica, já rebati aquela lata que serve de batente/limitador de altura do pedal da embreagem... estava bem alto/fora do lugar. Agora o pedal de freio e embreagem ficam na mesma altura e alinhados, embora o pedal da embreagem desça cerca de 3cm solto antes de começar a acionar o cabo (está folgado ali).
A embreagem continua pesada e rangindo, apesar de eu ter lubrificado com óleo spray. Vou providenciar um cabo novo e tentar regular a altura do garfo como foi indicado antes de trocar o kit embreagem.
abraços
Glaucio Missioneiro escreveu:em outras palavaras,puxe o cabo mais pra fora
Glaucio Missioneiro escreveu:ah, só por prevenção, coloca um pano ali no cofre, por baixo do cabo, vai que a travinha resolve dar uma passeio...
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