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Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por victorp.xavier Dom 3 Ago - 21:20:57

    Pessoal, preciso de ajuda.

    Estou fazendo a elétrica do meu 1978, mas o esquema elétrico que tenho é aquele conhecido do 1976.

    O comutador de ignição é diferente e estou tendo dificuldades.

    Alguém pode me ajudar, dizendo o que vai ali? tem um Conector, ok, mas nos pinos soltos o que vai conectado?

    Obrigado
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    Ligação Comutador Ignição - 78/78/80 Empty Re: Ligação Comutador Ignição - 78/78/80

    Mensagem por bruno silverstar83 Dom 3 Ago - 22:30:03

    Não sei se é igual mas no meu 83 é assim

    Ligação Comutador Ignição - 78/78/80 33kfwqp


    Última edição por bruno silverstar83 em Dom 3 Ago - 23:03:38, editado 1 vez(es)


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    Mensagem por teteubp Dom 3 Ago - 22:51:20

    cara.. sabe dizer se o seu é igual do 87? ou do 91? se for igual amanha eu olho isso pra voce sem falta!!!
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    Mensagem por victorp.xavier Seg 4 Ago - 18:50:55

    Bruno Silverstar, ajudou DEMAISm eu amigo! Muitíssimo obrigado!!!!!
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    Mensagem por bruno silverstar83 Seg 4 Ago - 19:18:20

    victorp.xavier escreveu:Bruno Silverstar, ajudou DEMAISm eu amigo! Muitíssimo obrigado!!!!!

    De nada cara,desculpa de não tar completo mas no meu só ta usando só esses que eu citei


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    Mensagem por Baldan Seg 4 Ago - 19:53:21

    Gostei me ajudou também.
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    Mensagem por MatheusDiplo87 Seg 4 Ago - 19:57:30

    Muito bom Bruno, vai ser de grande utilidade hehe

    teteubp escreveu:cara.. sabe dizer se o seu é igual do 87? ou do 91? se for igual amanha eu olho isso pra voce sem falta!!!

    Opa, aproveitando o tópico passa pra gente o do 87 também teteubp, vai me ajudar bastante!
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    Mensagem por bruno silverstar83 Seg 4 Ago - 20:01:34

    Valeu galera  OKK 


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    Mensagem por Vaniel Sex 2 Jan - 19:01:43

    Boa noite. Hoje eu estava analisando um comutador de um Opala 1978 e consegui identificar a pinagem. Tentei colocar o esquema aqui mas não consegui, então eu poste na minha página do Face. vanielbittencourt@hotmail.com.


    Última edição por Vaniel em Sex 2 Jan - 19:14:18, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por Vaniel Sex 2 Jan - 19:11:16

    Completando o desenho acima fica:
    1 - Saída para o motor de arranque
    2 - Positivo direto 12 V (ponte interna para o pino 4)
    3 - Saída para bobina de ignição
    4 - Entrada de 12 v - vem do arranque ligado junto com o cabo da bateria
    5 - ACC - alimentação para tudo o que só funciona com o carro ligado, pisca, buzina, limpador etc (não vai para a bobina)
    6 - Outra saída direto de 12 V (ponte interna para o pino 4)
    7 - Saída de 12 V que é cortada quando se aciona o motor de arranque
    8 e 9 - Contatos desenergizados e independentes, não sai nenhuma tensão - fecham quando se aciona o motor de arranque

    OBS. Eu acho que os contatos 8 e 9 servem para acionar as lâmpadas de aviso do painel para testar ou talvez ligar a bomba de gasolina de partida a frio dos modelos a álcool, não tenho certeza, estou supondo apenas.
    OBS. O pino 7 pode ser a alimentação de conta-giros ou outro equipamento sensível.
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    Ligação Comutador Ignição - 78/78/80 Empty Re: Ligação Comutador Ignição - 78/78/80

    Mensagem por kuririn Dom 29 Out - 0:20:28

    ate esta parte estou bem esclarecido mas porem e todo os outros fios q estão junto ao conjunto eles vão ligado a onde???
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    Ligação Comutador Ignição - 78/78/80 Empty Re: Ligação Comutador Ignição - 78/78/80

    Mensagem por francisco6>8 Qui 1 Fev - 9:15:46

    Vou ressuscitar o tópico pra não criar um novo Wink  

    Se não quiser ler tudo pule para o asterisco vermelho no fim da mensagem! OKK

    Tive um problema com meu Opala no início desta semana (muito estranho, por sinal). O carro, do nada, parou de centelhar. Constatei que o problema era na alimentação da bobina; não estava recebendo os 12v (ou 8? scratch). Verifiquei que no pino 15 da bobina estavam conectados dois fios: um ia para o módulo (caixinha), no conector 4, e o outro ia para dentro do carro ligado a uma chave on/off bem parecida com esta:
    Ligação Comutador Ignição - 78/78/80 ?u=http%3A%2F%2Fwww.huinfinito.com.br%2F332-thickbox_default%2Fchave-deslizante-hh-2p-6term-c-haste-verton-off

    Da chave saía um fio que era conectado a saída 12v do relé do farol.

    Ligação Comutador Ignição - 78/78/80 Rele-de-farol-duplo
    O relé é idêntico a esse.

    Mexi na chave e a bobina começou a ser alimentada novamente; o carro ligou. Porém, ao tentar desligar (tanto na chave como removendo o polo positivo da bateria) o carro continuou funcionando (pelo alternador). Medi a tensão do pino 15 da bobina e ela estava sendo alimentada com 13,8 v.

    Bom, não sei explicar como e porquê isso tudo aconteceu. O carro sempre funcionou muito bem, inclusive já foi a um eletricista e as ligações permaneceram do jeito que relatei. Fica meio claro que algum antigo dono criou uma chave geral no positivo da bobina. Não consegui entender muito bem como do nada a bobina começou a funcionar com a tensão fornecida pelo alternador e tornou o carro "alto suficiente", não desligando na chave.

    *De qualquer maneira quero ligar a bobina direto no pós chave como manda o manual, e aí fica minha dúvida: posso aproveitar o pós chave do arranque ou é melhor puxar um direto do comutator de ignição? E preciso usar um resistor (ou fio resistivo) pra limitar a tensão na bobina em 8v?
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    Mensagem por eleandro kalckmann Qui 1 Fev - 10:00:21

    essa chave que vc achou provavelmente é um auxiliar de partida manual ou o seu comutador estava com algum problema(mal contato)e foi colocado essa chave como + para a bobina....

    na questao do fio resistivo ou resistencia...vc tera que testar se a bobina esquenta muito com os 13,8  volts com certo tempo de funcionamento....se nao queima a bobina ou o carro começa a falhar até apagar....se nao esquentar muito nao tem problema

    no meu 90 tem esse fio resistivo (que acho eu, é original),porem é necessario colocar um rele auxiliar de partida....caso o seu nao tenha....


    o ´´fio resistivo`` ou ´´resistencia``(resistor) depende de cada um ....tem varios topicos que explica como fazer....

    o pos chave do arranque,aquele que vem corrente quando da a partida????????

    se for esse fio que vc mencionou ele só vira corrente quando  se da
    partida,a hora que vc soltar a chave ele corta a corrente....dai o carro apaga....
    verifique o chicote pra ver se nao tem um fio sobrando ,,,,

    o correto é um fio que vem do comutador de igniçao(pos chave) com resistor e um que vem do ´´rele auxiliar de partida``... que é ligado no fio de partida do arranque.......
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    Mensagem por francisco6>8 Qui 1 Fev - 10:19:56

    eleandro kalckmann escreveu:essa chave que vc achou provavelmente é um auxiliar de partida manual ou o seu comutador estava com algum problema(mal contato)e foi colocado essa chave como + para a bobina....
    Não é auxiliar porque era a única fonte de tensão da bobina, que inclusive alimentava o módulo de ignição também. Se o comutator tivesse com problema ele não alimentaria o arranque, pq chega um pós chave no arranque, tem um pino 15 lá.

    na questao do fio resistivo ou resistencia...vc tera que testar se a bobina esquenta muito com os 13,8  volts com certo tempo de funcionamento....se nao queima a bobina ou o carro começa a falhar até apagar....se nao esquentar muito nao tem problema
    Ela esquentou um pouco, deve ter ficado uns 10 min em funcionamento. Nada demaais, mas esquentou. E como as literaturas técnicas recomendam os 8v, estou na dúvida. Notei uma instabilidade na marcha lenta, não sei bem se tem a ver com isso.

    no meu 90 tem esse fio resistivo (que acho eu, é original),porem é necessario colocar um rele auxiliar de partida....caso o seu nao tenha....
    Meu carro é a álcool mas sempre virou muito bem, acho que não vou usar o auxiliar não.

    o ´´fio resistivo`` ou ´´resistencia``(resistor) depende de cada um ....tem varios topicos que explica como fazer....

    o pos chave do arranque,aquele que vem corrente quando da a partida????????
    Tem um 15 no arranque, não sei exatamente qual a função dele mas ele alimenta o arranque no pós chave com o carro desligado.  Tenho ideia de usar ele.

    se for esse fio que vc mencionou ele só vira corrente quando  se da
    partida,a hora que vc soltar a chave ele corta a corrente....dai o carro apaga....
    verifique o chicote pra ver se nao tem um fio sobrando ,,,,
    Não tem fio sobrando, já procurei.

    o correto é um fio que vem do comutador de igniçao(pos chave) com resistor e um que vem do ´´rele auxiliar de partida``... que é ligado no fio de partida do arranque.......
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    Mensagem por eleandro kalckmann Sex 2 Fev - 9:17:48

    -1 -> vem do positivo da bateria
    -2 -> vem do tambor da chave (comanda o acionamento do motor de arranque)
    -3 -> vai para o sistema de ignição
    -4 -> vai para dentro do arranque

    Espero que ajude.

    https://i.servimg.com/u/f62/19/65/79/22/arranq10.jpg
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    Ligação Comutador Ignição - 78/78/80 Empty Re: Ligação Comutador Ignição - 78/78/80

    Mensagem por francisco6>8 Sex 2 Fev - 9:21:47

    eleandro kalckmann escreveu:-1 -> vem do positivo da bateria
    -2 -> vem do tambor da chave (comanda o acionamento do motor de arranque)
    -3 -> vai para o sistema de ignição
    -4 -> vai para dentro do arranque

    Espero que ajude.

    https://i.servimg.com/u/f62/19/65/79/22/arranq10.jpg

    Então, é esse 3 que pretendo usar na ligação. O que você acha, ele aguenta alimentar a bobina?
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    Mensagem por eleandro kalckmann Ter 6 Fev - 16:15:50

    nao tenho 100% de certeza ,mas esse fio só vai corrente no momento da partida,a hora que vc soltar a chave ele conta o +....

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