por francisco6>8 Qui 1 Fev - 9:15:46
Vou ressuscitar o tópico pra não criar um novo
Se não quiser ler tudo pule para o asterisco vermelho no fim da mensagem!
Tive um problema com meu Opala no início desta semana (muito estranho, por sinal). O carro, do nada, parou de centelhar. Constatei que o problema era na alimentação da bobina; não estava recebendo os 12v (ou 8?
). Verifiquei que no pino 15 da bobina estavam conectados dois fios: um ia para o módulo (caixinha), no conector 4, e o outro ia para dentro do carro ligado a uma chave on/off bem parecida com esta:
Da chave saía um fio que era conectado a saída 12v do relé do farol.
O relé é idêntico a esse.
Mexi na chave e a bobina começou a ser alimentada novamente; o carro ligou. Porém, ao tentar desligar (tanto na chave como removendo o polo positivo da bateria) o carro continuou funcionando (pelo alternador). Medi a tensão do pino 15 da bobina e ela estava sendo alimentada com 13,8 v.
Bom, não sei explicar como e porquê isso tudo aconteceu. O carro sempre funcionou muito bem, inclusive já foi a um eletricista e as ligações permaneceram do jeito que relatei. Fica meio claro que algum antigo dono criou uma chave geral no positivo da bobina. Não consegui entender muito bem como do nada a bobina começou a funcionar com a tensão fornecida pelo alternador e tornou o carro "alto suficiente", não desligando na chave.
*De qualquer maneira quero ligar a bobina direto no pós chave como manda o manual, e aí fica minha dúvida: posso aproveitar o pós chave do arranque ou é melhor puxar um direto do comutator de ignição? E preciso usar um resistor (ou fio resistivo) pra limitar a tensão na bobina em 8v?
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