Troquei a alavanca do câmbio opala 89 6cc. Porem quando coloco o guarda pó e a manopla, fica muito curto. Desculpe me, mas em todos que eu vejo ela fica mais alta, facilitando o encaixe das marchas. Existe algum prolongador que se adapte na alavanca? Obrigado, se alguem puder me ajudar.
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alavanca do cambio opala 89 prolongador
marcelus- Opaleiro
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- Mensagem nº1
alavanca do cambio opala 89 prolongador
Olá amigos.
Troquei a alavanca do câmbio opala 89 6cc. Porem quando coloco o guarda pó e a manopla, fica muito curto. Desculpe me, mas em todos que eu vejo ela fica mais alta, facilitando o encaixe das marchas. Existe algum prolongador que se adapte na alavanca? Obrigado, se alguem puder me ajudar.
Troquei a alavanca do câmbio opala 89 6cc. Porem quando coloco o guarda pó e a manopla, fica muito curto. Desculpe me, mas em todos que eu vejo ela fica mais alta, facilitando o encaixe das marchas. Existe algum prolongador que se adapte na alavanca? Obrigado, se alguem puder me ajudar.
rysnn12- Opaleiro
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- Mensagem nº2
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
a alavanca é dividida em duas partes.. a sua tem a parte de cima ou é apenas aquele ferro amarelinho??
marcelus- Opaleiro
- Número de Mensagens : 9
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- Mensagem nº3
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
Troquei a da parte amarela. E na ponta tem um rebaixo. Como se fosse um encaixe. Mas não faço ideia da outra parte. Quando peguei esse opala cortaram a alavanca. Onde posso conseguir essa outra parte? Ela é encaixada na alavanca amarela que vai conectada ao cambio?
teteubp- Opaleiro
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- Mensagem nº4
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
fala cara! boa noite
a sua alavanca esta assim?
bom existe o prolongador que originalmente é assim!
a sua alavanca esta assim?
bom existe o prolongador que originalmente é assim!
marcelus- Opaleiro
- Número de Mensagens : 9
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Localização : são paulo
Modelo do carro : Comodoro 1986
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- Mensagem nº5
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
Alguém tem idéia onde possa encontrar esse prolongador da quarta foto?
Tony Go- Opaleiro
- Número de Mensagens : 102
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Modelo do carro : Opala Comodoro 89, 4portas.
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- Mensagem nº6
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
Acabei de tirar o alongador original fo meu Comodoro 89, pois estou customizando-o. Se tiver interesse ainda manda MP. Se alguma outra pessoa tbm tiver interesse...
Gilberto.balbo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 17
Localização : Goiânia
Data de inscrição : 19/04/2012
- Mensagem nº7
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
Tenho interesse, ainda tem o prolongador?
Tony Go- Opaleiro
- Número de Mensagens : 102
Idade : 40
Localização : Ceres-Go
Modelo do carro : Opala Comodoro 89, 4portas.
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Data de inscrição : 01/03/2014
- Mensagem nº8
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
O original tenho sim
Jeferson Porcino- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2
Localização : Londrina/PR
Data de inscrição : 23/05/2020
- Mensagem nº9
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
Amigos, bom dia. Tenho um Diplomata ano 91 e também estou procurando prolongador alavanca cambio, no meu caso quebrou a ponta e não consigo encaixar manopla original. Caso alguém tenha esta peça me avise, obrigado abraços
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº10
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
eu tenho uma mas ela tem uma rosca na ponta.
eu tinha uma "lisa" mas vendi no mercado livre.
eu tinha uma "lisa" mas vendi no mercado livre.
BERGUELLI- Opaleiro
- Número de Mensagens : 44
Idade : 43
Localização : ARARAQUARA-SP
Modelo do carro : COMODORO 82 coupé
Cilindros : 4
Data de inscrição : 03/07/2013
- Mensagem nº11
Prolongador, como fixar?
Prezados amigos, precis ode ajuda!
Estou queimando miolos aqui e preciso da ajuda de vocês, a vareta de câmbio do meu comodoro 82 é 4 marchas ré pra frente (clec clec) e é esse modelo igual a foto postada como tendo prolongador, ela tem a parte de baixo que desce até o trambulador e depois tem uma capa em cima onde se fixa a manopla, (prolongador), porém fui remontar e a parte de cima fica saindo quando engato a ré, ela ficou solta, acredito que eu tenha perdido alguma trava que fica alí dentro e fixe a parte de cima (prolongador) na parte de baixo (vareta)! Alguém sabe me dizer se tem alguma trava, anel elástico ou algo assim alí dentro que fixe essas duas partes? Se sim, como ela é?
Obrigado!!!
Estou queimando miolos aqui e preciso da ajuda de vocês, a vareta de câmbio do meu comodoro 82 é 4 marchas ré pra frente (clec clec) e é esse modelo igual a foto postada como tendo prolongador, ela tem a parte de baixo que desce até o trambulador e depois tem uma capa em cima onde se fixa a manopla, (prolongador), porém fui remontar e a parte de cima fica saindo quando engato a ré, ela ficou solta, acredito que eu tenha perdido alguma trava que fica alí dentro e fixe a parte de cima (prolongador) na parte de baixo (vareta)! Alguém sabe me dizer se tem alguma trava, anel elástico ou algo assim alí dentro que fixe essas duas partes? Se sim, como ela é?
Obrigado!!!
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
Idade : 49
Localização : Planeta Terra.
Modelo do carro : GM e VW.
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Data de inscrição : 29/04/2012
- Mensagem nº12
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
BERGUELLI escreveu:Prezados amigos, precis ode ajuda!
Estou queimando miolos aqui e preciso da ajuda de vocês, a vareta de câmbio do meu comodoro 82 é 4 marchas ré pra frente (clec clec) e é esse modelo igual a foto postada como tendo prolongador, ela tem a parte de baixo que desce até o trambulador e depois tem uma capa em cima onde se fixa a manopla, (prolongador), porém fui remontar e a parte de cima fica saindo quando engato a ré, ela ficou solta, acredito que eu tenha perdido alguma trava que fica alí dentro e fixe a parte de cima (prolongador) na parte de baixo (vareta)! Alguém sabe me dizer se tem alguma trava, anel elástico ou algo assim alí dentro que fixe essas duas partes? Se sim, como ela é?
Obrigado!!!
Vai um anel de trava, no meu (ré para trás) dá para ver facilmente.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
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Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº13
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
primeiro:
nos baseando nas linguagens opalisticas ou seu cambio é RE PRA FRENTE (moderno) ou seu cambio é CLEC CLEC (antigo)
os dois nao tem como.
pelo q vc descreveu de ser um 82 e a alavanca sair quando vai engatar a ré seu cambio deve ser o clec clec (antigo) pois ele vc tem q puxar a alavanca pra cima pra engatar e apos fazer isso puxar para TRAZ (ao lado da segunda)
o re pra frente vc baixa a alavanca e empurra ela PRA FRENTE lado da primeira...dai seu "apelido": re pra frente.
sobre o prolongador da alavanca ele tem uma trava interna, uma arroela de encosto e duas buchas de borracha.
uma vai bem em cima e eu nunca tirei e nem vi como é....a de baixo é mais facil visualizar quando tira a trava
eu tenho uma alavanca e um prolongador desse aqui amanha se quiser eu tiro umas fotos e mostro pra vc como é.
nos baseando nas linguagens opalisticas ou seu cambio é RE PRA FRENTE (moderno) ou seu cambio é CLEC CLEC (antigo)
os dois nao tem como.
pelo q vc descreveu de ser um 82 e a alavanca sair quando vai engatar a ré seu cambio deve ser o clec clec (antigo) pois ele vc tem q puxar a alavanca pra cima pra engatar e apos fazer isso puxar para TRAZ (ao lado da segunda)
o re pra frente vc baixa a alavanca e empurra ela PRA FRENTE lado da primeira...dai seu "apelido": re pra frente.
sobre o prolongador da alavanca ele tem uma trava interna, uma arroela de encosto e duas buchas de borracha.
uma vai bem em cima e eu nunca tirei e nem vi como é....a de baixo é mais facil visualizar quando tira a trava
eu tenho uma alavanca e um prolongador desse aqui amanha se quiser eu tiro umas fotos e mostro pra vc como é.
BERGUELLI- Opaleiro
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Data de inscrição : 03/07/2013
- Mensagem nº14
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
Boa noite amigo adpachec!
Realmente me lembro de alguma trava alí, tem até um anel já na vareta de baixo e percebo um anel de borracha com um furo no meio, parecido com aqueles corinhos de torneira..kkkk.. não sei se vc é desse tempo!!! Mas deve faltar outro anel então.
Tentando mandar umas fotos aqui pra vc dar uma olhada.
Realmente me lembro de alguma trava alí, tem até um anel já na vareta de baixo e percebo um anel de borracha com um furo no meio, parecido com aqueles corinhos de torneira..kkkk.. não sei se vc é desse tempo!!! Mas deve faltar outro anel então.
Tentando mandar umas fotos aqui pra vc dar uma olhada.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
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- Mensagem nº15
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
BERGUELLI escreveu:Boa noite amigo adpachec!
Realmente me lembro de alguma trava alí, tem até um anel já na vareta de baixo e percebo um anel de borracha com um furo no meio, parecido com aqueles corinhos de torneira..kkkk.. não sei se vc é desse tempo!!! Mas deve faltar outro anel então.
Tentando mandar umas fotos aqui pra vc dar uma olhada.
Se eu me lembro é este aqui.....
BERGUELLI- Opaleiro
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- Mensagem nº16
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
Marcos, boa noite meu amigo!
Putsss, tô ficando louco, sim é do clec antigo, puxa pra cima e ré do lado da segunda, comodoro 82 câmbio 4 marchas!!
Se você tem ele fora e fácil, por gentileza, mande sim, será muito útil pra mim, já tô até procurando aqui numa das 568 caixas de peças guardadas....kkkkk
Putsss, tô ficando louco, sim é do clec antigo, puxa pra cima e ré do lado da segunda, comodoro 82 câmbio 4 marchas!!
Se você tem ele fora e fácil, por gentileza, mande sim, será muito útil pra mim, já tô até procurando aqui numa das 568 caixas de peças guardadas....kkkkk
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº17
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
adpachec escreveu:BERGUELLI escreveu:Boa noite amigo adpachec!
Realmente me lembro de alguma trava alí, tem até um anel já na vareta de baixo e percebo um anel de borracha com um furo no meio, parecido com aqueles corinhos de torneira..kkkk.. não sei se vc é desse tempo!!! Mas deve faltar outro anel então.
Tentando mandar umas fotos aqui pra vc dar uma olhada.
Se eu me lembro é este aqui.....
nao uma dessa nao
é uma trava semelhante as travas de impulsor de partida de motores de arranque.
porem perto das pontas elas tem umas dobras pra fora pra vc conseguir encaixar uma chave e sacar elas..
e dependendo da borracha do batente (se ela estiver boa) é bem chato de tirar e principalmente colocar.....diga-se de passagem.
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº18
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
BERGUELLI escreveu:Marcos, boa noite meu amigo!
Putsss, tô ficando louco, sim é do clec antigo, puxa pra cima e ré do lado da segunda, comodoro 82 câmbio 4 marchas!!
Se você tem ele fora e fácil, por gentileza, mande sim, será muito útil pra mim, já tô até procurando aqui numa das 568 caixas de peças guardadas....kkkkk
blz chefe
amanha eu tiro a foto e posto aqui.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
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- Mensagem nº19
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
BERGUELLI escreveu:Boa noite amigo adpachec!
Realmente me lembro de alguma trava alí, tem até um anel já na vareta de baixo e percebo um anel de borracha com um furo no meio, parecido com aqueles corinhos de torneira..kkkk.. não sei se vc é desse tempo!!! Mas deve faltar outro anel então.
Tentando mandar umas fotos aqui pra vc dar uma olhada.
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47242-como-postar-fotos-nas-mensagens-pelo-servidor-do-forum-atualizado
BERGUELLI- Opaleiro
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- Mensagem nº20
Agradeço muito!
Meus amigos, desde já agradeço, estou aqui com vocês desde 2013 quando iniciei a desmontagem do comodoro, se passaram quase oito anos e agora parece que terminarei, foi de coração muito útil todas as informações que li por aqui, não foram poucas. Eu procuro sempre me virar assistindo vídeos, lendo etc, gosto de fuçar, mas nesse caso aqui, não achei um bendito vídeo nem no youtube de alguém desmontando essa vareta, então resolvi gritar pra vocês!
Vou ler sobre como postar as fotos e já envio pra verem o que tem e o que falta aqui na minha vareta!
Só agradeço a ajuda!
Vou ler sobre como postar as fotos e já envio pra verem o que tem e o que falta aqui na minha vareta!
Só agradeço a ajuda!
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº21
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
BERGUELLI- Opaleiro
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Localização : ARARAQUARA-SP
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- Mensagem nº22
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
BERGUELLI- Opaleiro
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- Mensagem nº23
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
Maravilha! Pelo o que eu entendi, além da mola que serve de trava, no seu tem ainda uma peça circular, uma borracha me parece? Tipo uma arruela logo acima da trava encostada nela. Observe que o meu é um buraco vazado, então falta também provavelmente algum acento logo acima da trava no meu também.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
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- Mensagem nº24
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
O seu está faltando a bucha e trava.
BERGUELLI- Opaleiro
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- Mensagem nº25
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
adpachec escreveu:O seu está faltando a bucha e trava.
Rapaz do céu! Isso vai dar trabalho, são peças muito pequenas, começar a caça então, a bucha até dá pra fazer uma se for o caso, mas a trava, essa fica mais complicado fazer adaptação. Que mancada!
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº26
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
sao duas travas propriamente dito
uma trava prende o prolongamento na alavanca.
e outra trava prende tudo isso na a alavanca.
depois tem a borracha e uma outra arroela de encosto da borracha para q a trava nao machuque ela.
se nao me engano sao umas 4 peças.
uma trava prende o prolongamento na alavanca.
e outra trava prende tudo isso na a alavanca.
depois tem a borracha e uma outra arroela de encosto da borracha para q a trava nao machuque ela.
se nao me engano sao umas 4 peças.
BERGUELLI- Opaleiro
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- Mensagem nº27
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
Marcos Adriano escreveu:sao duas travas propriamente dito
uma trava prende o prolongamento na alavanca.
e outra trava prende tudo isso na a alavanca.
depois tem a borracha e uma outra arroela de encosto da borracha para q a trava nao machuque ela.
se nao me engano são umas 4 peças.
Aqui pelo jeito Marcos, só tem uma borracha lá no meio do prolongador encostada onde ele diminui o diâmetro (foto) e um pequeno anel de aço cilíndrico na haste perto da base (foto).
Conclusão, tá pior do que eu imaginava!
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº28
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
BERGUELLI escreveu:adpachec escreveu:O seu está faltando a bucha e trava.
Rapaz do céu! Isso vai dar trabalho, são peças muito pequenas, começar a caça então, a bucha até dá pra fazer uma se for o caso, mas a trava, essa fica mais complicado fazer adaptação. Que mancada!
na vdd nem é tao dificil fazer elas nao
se vc conseguir duas molas na medida certa vc corta 1/4 do elo pra ela ficar com uma fenda q seja possivel ela fechar pra vc encaixar na cavidade interna do prolongamento.
a outra vc precisa fazer um corte pra ela abrir e vc encaixar no sulco q tem na alavanca
é só conseguir as molas nos tamanhos certos.
porem usando uma mola assim creio ser muuuuuuuito dificil tirar o prolongamento posteriormente....a nao ser q vc consiga dobrar uma perninha na mola pra conseguir sacar ela quando for preciso.
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº29
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
BERGUELLI escreveu:Marcos Adriano escreveu:sao duas travas propriamente dito
uma trava prende o prolongamento na alavanca.
e outra trava prende tudo isso na a alavanca.
depois tem a borracha e uma outra arroela de encosto da borracha para q a trava nao machuque ela.
se nao me engano são umas 4 peças.
Aqui pelo jeito Marcos, só tem uma borracha lá no meio do prolongador encostada onde ele diminui o diâmetro (foto) e um pequeno anel de aço cilíndrico na haste perto da base (foto).
Conclusão, tá pior do que eu imaginava!
guenta a mao q amanha eu desmonto uma q tenho aqui e vc vai ver certinho.
BERGUELLI- Opaleiro
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- Mensagem nº30
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
Maravilha! Mais uma vez será de grande valia!
E sobre fabricar as molas, andei fazendo algumas, inclusive adorando no botão da maçaneta externa, fiz a buchinha TB com uma chapa fina, seu trampo devido a previsão. E nesse caso da vareta, fiquei realmente achando difícil por causa das orelhas, tirar naquela posição sem as orelhas depois vai ser osso, ainda mais minha vareta reta. Algumas vezes apertei o botão fod...se sabendo que iria dar trabalho depois, mas me arrependi muito, eu quem mecho, aí chorei...
A última foi tirar a bendita capa, aquele chapéu de bruxa no pé da coluna, soltar o acoplamento da coluna de direção, afrouxar a cx de direção, aí não consegui tirar a caixa por causa do coletor 4x2, aí pra piorar não consegui sacar as buchas, aí remontei tudo e levei pra quem é tinha ferramentas...kkkkkk...1 dia de sofrimento no chão da garagem.
E sobre fabricar as molas, andei fazendo algumas, inclusive adorando no botão da maçaneta externa, fiz a buchinha TB com uma chapa fina, seu trampo devido a previsão. E nesse caso da vareta, fiquei realmente achando difícil por causa das orelhas, tirar naquela posição sem as orelhas depois vai ser osso, ainda mais minha vareta reta. Algumas vezes apertei o botão fod...se sabendo que iria dar trabalho depois, mas me arrependi muito, eu quem mecho, aí chorei...
A última foi tirar a bendita capa, aquele chapéu de bruxa no pé da coluna, soltar o acoplamento da coluna de direção, afrouxar a cx de direção, aí não consegui tirar a caixa por causa do coletor 4x2, aí pra piorar não consegui sacar as buchas, aí remontei tudo e levei pra quem é tinha ferramentas...kkkkkk...1 dia de sofrimento no chão da garagem.
BERGUELLI- Opaleiro
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- Mensagem nº31
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
Tudo isso aí pra tirar, abrir e trocar retentores da cx de direção vazando, alagou o assoalho e os pedais de fluído de direção, diluiu a manta asfáltica do assoalho.
BERGUELLI- Opaleiro
- Número de Mensagens : 44
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- Mensagem nº32
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
Tudo isso aí pra tirar, abrir e trocar retentores da cx de direção vazando, alagou o assoalho e os pedais de fluído de direção, diluiu a manta asfáltica do assoalho.
BERGUELLI- Opaleiro
- Número de Mensagens : 44
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- Mensagem nº33
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
Já falei demais!
Agradeço muito meus amigos.
Vou procurar as peças e amanhã verifico as fotos pra ver qtas são realmente.
Grande abraço!
Agradeço muito meus amigos.
Vou procurar as peças e amanhã verifico as fotos pra ver qtas são realmente.
Grande abraço!
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
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- Mensagem nº34
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
o forum é um espaço pra falar mesmo
eu tbem ja tive problemas com caixa de direcao.....
6x2 me atormentou muito....inclusive teve uma epoca q eu voltei o escape original unicamente pra me poupar do trabalho na hora de tirar a caixa de direcao q me deu um baile por varios meses.
hoje graças a Deus estou tranquilo nesse quesito......caixa de DH e coletor 6x2 (uso ambos do omega)
vou tirar as fotos das peças e jaja eu posto aqui
eu tbem ja tive problemas com caixa de direcao.....
6x2 me atormentou muito....inclusive teve uma epoca q eu voltei o escape original unicamente pra me poupar do trabalho na hora de tirar a caixa de direcao q me deu um baile por varios meses.
hoje graças a Deus estou tranquilo nesse quesito......caixa de DH e coletor 6x2 (uso ambos do omega)
vou tirar as fotos das peças e jaja eu posto aqui
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº35
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
bom vamos la
sao 5 peças, todas elas ficam na alavanca (q é presa no trambulador do cambio)....no exemplo estou usando uma alavanca de cambio 4m moderno o RÉ pra Frente.....mas as peças sao identicas.
aqui a primeira trava é uma trava interna identica a uma trava q fica na ponta do induzido de motor de arranque (identica q eu digo é o esquema com o sulco no eixo...pois o tamanho e formato podem ser diferentes)
aqui tem uma arroela de encosto do coxim ela tem essas partes dobradas pra baixo pra "encaixar" na trava e de uma certa maneira ajudar q ela nao escape.
depois temos o coxim ou a borracha.....ela serve pra encaixar no prolongador e deixar ele "firme" ou pelo menos deveria...pois sabemos q muitos casos a alavanca fica girando.
depois temos a arruela de batente do coxim (borracha)...ela serve pra q a ultima trava nao danifique o coxim pelo contato direto com ela...e tbem ajuda deixar a alavanca mais firme
por ultimo temos a trava externa q encaixa na cavidade da ponta do prolongador...ela é bem chata de encaixar e de tirar.
ela encaixa nesse alojamento bem na ponta do prolongador:
bom...acho q é isso
sao 5 peças, todas elas ficam na alavanca (q é presa no trambulador do cambio)....no exemplo estou usando uma alavanca de cambio 4m moderno o RÉ pra Frente.....mas as peças sao identicas.
aqui a primeira trava é uma trava interna identica a uma trava q fica na ponta do induzido de motor de arranque (identica q eu digo é o esquema com o sulco no eixo...pois o tamanho e formato podem ser diferentes)
aqui tem uma arroela de encosto do coxim ela tem essas partes dobradas pra baixo pra "encaixar" na trava e de uma certa maneira ajudar q ela nao escape.
depois temos o coxim ou a borracha.....ela serve pra encaixar no prolongador e deixar ele "firme" ou pelo menos deveria...pois sabemos q muitos casos a alavanca fica girando.
depois temos a arruela de batente do coxim (borracha)...ela serve pra q a ultima trava nao danifique o coxim pelo contato direto com ela...e tbem ajuda deixar a alavanca mais firme
por ultimo temos a trava externa q encaixa na cavidade da ponta do prolongador...ela é bem chata de encaixar e de tirar.
ela encaixa nesse alojamento bem na ponta do prolongador:
bom...acho q é isso
BERGUELLI- Opaleiro
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- Mensagem nº36
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
Perfeito, demonstração clara demais Marcos!
Agradeço pela boa vontade e disposição em ter tomado seu tempo com o assunto, assim como agradeço á todos que puderam responder também!
Procurei ontem por aqui onde talvez poderia estar, mas não encontrei nada parecido com o que eu imaginava ser, e agora vou dar o pente fino já que tenho exatamente como as peças são.
Mas valeu de alguma coisa minha procura da madrugada, acabei achando os brucutus....kkkkkk...tava dando como perdido fazia um bom tempo, estão perfeitos ainda.....
Maravilha meus amigos, só falta achar e caso não, é garimpar essas maravilhas, que com certeza só viram junto de uma vareta completa, paciência...
... de qualquer forma, só alegria...
Agradeço pela boa vontade e disposição em ter tomado seu tempo com o assunto, assim como agradeço á todos que puderam responder também!
Procurei ontem por aqui onde talvez poderia estar, mas não encontrei nada parecido com o que eu imaginava ser, e agora vou dar o pente fino já que tenho exatamente como as peças são.
Mas valeu de alguma coisa minha procura da madrugada, acabei achando os brucutus....kkkkkk...tava dando como perdido fazia um bom tempo, estão perfeitos ainda.....
Maravilha meus amigos, só falta achar e caso não, é garimpar essas maravilhas, que com certeza só viram junto de uma vareta completa, paciência...
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Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº37
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
blz chefe.
boa sorte ai.
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BERGUELLI- Opaleiro
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- Mensagem nº38
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
Opa, achei a bucha, tá boa demais, o anel que vai preso no rebaixo da alavanca estava no lugar, arruela lisa já deu certo uma aqui, a bendita arruela com os dentes vou ter que fabricar uma a partir de uma arruela comum, essa tem jeito, agora a trava, essa vou tentar achar uma ou fazer uma a partir de uma mola, vamos ver, ainda vou procurar de novo
Obrigado!
Grande abraço!!
Obrigado!
Grande abraço!!
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº39
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
blz!!!
parrud0www- Opaleiro
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- Mensagem nº40
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
Marcos Adriano escreveu:primeiro:
nos baseando nas linguagens opalisticas ou seu cambio é RE PRA FRENTE (moderno) ou seu cambio é CLEC CLEC (antigo)
os dois nao tem como.
pelo q vc descreveu de ser um 82 e a alavanca sair quando vai engatar a ré seu cambio deve ser o clec clec (antigo) pois ele vc tem q puxar a alavanca pra cima pra engatar e apos fazer isso puxar para TRAZ (ao lado da segunda)
o re pra frente vc baixa a alavanca e empurra ela PRA FRENTE lado da primeira...dai seu "apelido": re pra frente.
sobre o prolongador da alavanca ele tem uma trava interna, uma arroela de encosto e duas buchas de borracha.
uma vai bem em cima e eu nunca tirei e nem vi como é....a de baixo é mais facil visualizar quando tira a trava
eu tenho uma alavanca e um prolongador desse aqui amanha se quiser eu tiro umas fotos e mostro pra vc como é.
Pessoal, estou passando pelo mesmo problema. O prolongador do nada ficou "solto", vi que está faltando a arruela e a segunda bucha está rasgada e não encontro ela em lugar algum pra comprar!
Vi que tem pouquíssimo conteúdo sobre este assunto e resolvi contribuir de alguma forma.
Alguém sabe se tem alguma bucha como essa que pode servir como adaptação?
Essa é a segunda bucha:
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº41
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
por mais q eu ja tenha mexido nessas alavancas de cambio eu nunca tirei essa bucha da parte de cima.
se eu tivesse problema com ela eu tentaria fazer uma de nylon....
ou achar alguma bucha de suspensao gurande o bastante pra conseguir fazer uma igual a essa
tipo aquela bucha do apoio do agregado na longarina.....
se eu tivesse problema com ela eu tentaria fazer uma de nylon....
ou achar alguma bucha de suspensao gurande o bastante pra conseguir fazer uma igual a essa
tipo aquela bucha do apoio do agregado na longarina.....
parrud0www- Opaleiro
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- Mensagem nº42
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
Marcos Adriano escreveu:por mais q eu ja tenha mexido nessas alavancas de cambio eu nunca tirei essa bucha da parte de cima.
se eu tivesse problema com ela eu tentaria fazer uma de nylon....
ou achar alguma bucha de suspensao gurande o bastante pra conseguir fazer uma igual a essa
tipo aquela bucha do apoio do agregado na longarina.....
Foi exatamente isso que fiz. Fui num torneiro e pedi pra ele fazer uma, ele fez de PU vermelho.
Montei o prolongador agora e ficou perfeito, eu só não entendi como esse sistema funciona... Como que a alavanca travou lá em baixo kkkk só sei que deu certo.
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº43
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
Kkkkkkkkkkk
Tá valendo
Tá valendo
Müller- Moderador
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- Mensagem nº44
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
parrud0www escreveu:Marcos Adriano escreveu:por mais q eu ja tenha mexido nessas alavancas de cambio eu nunca tirei essa bucha da parte de cima.
se eu tivesse problema com ela eu tentaria fazer uma de nylon....
ou achar alguma bucha de suspensao gurande o bastante pra conseguir fazer uma igual a essa
tipo aquela bucha do apoio do agregado na longarina.....
Foi exatamente isso que fiz. Fui num torneiro e pedi pra ele fazer uma, ele fez de PU vermelho.
Montei o prolongador agora e ficou perfeito, eu só não entendi como esse sistema funciona... Como que a alavanca travou lá em baixo kkkk só sei que deu certo.
Msg nº 35 deste tópico. Post do próprio Marcos mostrando como é!
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Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº45
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
Não me veio na cabeça q ele tava se referindo a essa trava
Ela é muito chata e difícil de encaixar pra ter encaixado sozinha
Ela é muito chata e difícil de encaixar pra ter encaixado sozinha
nalin- Opaleiro
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- Mensagem nº46
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
Rapaz, esses tempos atrás desmontei esse extensor... pqp, treco chato pacas, mas sobrevivi kkk...
algum dos putos ex donos 'colou' a manopla nesse prolongador e eu não consigo arrancar a manopla "nem com reza braba" ... tô cogitando mandar usinar uma haste (mais longa no caso) pra substituir esse prolongador e colocar a manopla nova...
alguém já passou por isso e teria alguma dica / sugestão pra sofrer menos?
algum dos putos ex donos 'colou' a manopla nesse prolongador e eu não consigo arrancar a manopla "nem com reza braba" ... tô cogitando mandar usinar uma haste (mais longa no caso) pra substituir esse prolongador e colocar a manopla nova...
alguém já passou por isso e teria alguma dica / sugestão pra sofrer menos?
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº47
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
a minha manopla tbem nao sai do prolongador
eu mesmo q coloquei...porem apenas encaixei nao usei cola nem nada simplesmente nao sai.
maaaaass tudo bem...ainda nao vi necessidade extrema de tira-la.
veja quanto ficaria pra usinar um prolongador desse....e quanto sairia pra comprar um usado:
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47705-compro-alongador-da-alavanca-de-marcha-do-opala-89#774846
lista recente....semana passada...talvez um ou outro ja vendeu...mas tem bastante ai.
eu mesmo q coloquei...porem apenas encaixei nao usei cola nem nada simplesmente nao sai.
maaaaass tudo bem...ainda nao vi necessidade extrema de tira-la.
veja quanto ficaria pra usinar um prolongador desse....e quanto sairia pra comprar um usado:
https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47705-compro-alongador-da-alavanca-de-marcha-do-opala-89#774846
lista recente....semana passada...talvez um ou outro ja vendeu...mas tem bastante ai.
parrud0www- Opaleiro
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- Mensagem nº48
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
Pessoal, depois de muito sofrer, consegui finalmente fazer a montagem correta do prolongador e também do trambulador (q eu não tinha comentado nesse tópico).
Vou deixar bem explicado aqui pros próximos que estiverem mexendo com isso, sofrerem menos kkkk
Primeiro, encontrei essa imagem na internet:
Então, a montagem final ficou assim:
Note que a trava de arame (16) quebrou as "perninhas", mas ainda consegui usa-la. A bucha superior (22) rasgou e fiz essa de tecnil vermelho.
Mais uma foto.
Aqui foi uma parte que demorei a entender, a arruela tipo castelo deve ficar igual na foto, prendendo essa travinha tipo anel que entra no rasgo da alavanca.
Outra coisa que estava faltando para mim, é essa arruelinha que vai em baixo da bucha superior, apoiada no rebaixo da ponta da alavanca.
Vou deixar uns dados das arruelas que usei. Arruela menor (superior): Furo 8,5 mm e diâmetro total 15,5 mm. Arruela maior (inferior): Furo 12 mm e diâmetro total 24 mm.
Essa arruela maior (inferior) eu não consegui medir direito... Mas a medida está bem próxima. Acredito que não precisa de uma medida tão exata nas arruelas, algo próximo já serve.
Uma dica é montar as arruelas com a rebarba do lado oposto da bucha, pra não "machucar" as buchas com o tempo.
Depois dessa sequência montada, é só "vestir" o prolongador nesse conjunto. NOTA: Tive muita dificuldade pra encaixar a ultima trava (de arame), parece que não dá pra usar a arruela de tão apertado que fica... mas precisa usar, vai com jeito e paciência que vc consegue.
Vou deixar bem explicado aqui pros próximos que estiverem mexendo com isso, sofrerem menos kkkk
Primeiro, encontrei essa imagem na internet:
Então, a montagem final ficou assim:
Note que a trava de arame (16) quebrou as "perninhas", mas ainda consegui usa-la. A bucha superior (22) rasgou e fiz essa de tecnil vermelho.
Mais uma foto.
Aqui foi uma parte que demorei a entender, a arruela tipo castelo deve ficar igual na foto, prendendo essa travinha tipo anel que entra no rasgo da alavanca.
Outra coisa que estava faltando para mim, é essa arruelinha que vai em baixo da bucha superior, apoiada no rebaixo da ponta da alavanca.
Vou deixar uns dados das arruelas que usei. Arruela menor (superior): Furo 8,5 mm e diâmetro total 15,5 mm. Arruela maior (inferior): Furo 12 mm e diâmetro total 24 mm.
Essa arruela maior (inferior) eu não consegui medir direito... Mas a medida está bem próxima. Acredito que não precisa de uma medida tão exata nas arruelas, algo próximo já serve.
Uma dica é montar as arruelas com a rebarba do lado oposto da bucha, pra não "machucar" as buchas com o tempo.
Depois dessa sequência montada, é só "vestir" o prolongador nesse conjunto. NOTA: Tive muita dificuldade pra encaixar a ultima trava (de arame), parece que não dá pra usar a arruela de tão apertado que fica... mas precisa usar, vai com jeito e paciência que vc consegue.
parrud0www- Opaleiro
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- Mensagem nº49
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
Vou aproveitar pra falar do trambulador agora, porque quando a gente mexe nessa alavanca e prolongador, já está muito fácil dar uma inspecionada no trambulador pra ver se está tudo certo e aproveitar pra trocar a graxa velha e suja.
Acredito que assim como meu, de mais alguns pode estar faltando algumas peças que a longo prazo pode prejudicar o trambulador do seu carro.
Uma delas é essa guarnição/guarda pó (n°2) da foto, que ajuda a não entrar areia por baixo do carro e misturar com a graxa, danificando o trambulador com o tempo.
Esse guarda pó n°2 eu acredito ser essa peça, encontrei uma no mercadolivre que acabei de comprar kkk
outra coisa é essa borracha que vai em volta do trambulador, também pra evitar poeira e terra misture na graxa. Essa peça eu não encontrei pra comprar, mas acredito que dá pra fazer ela de alguma forma... Talvez de câmara de pneu.
O que está faltando pra mim ainda são as peças 6 e 7, que eu acredito que seja pra centralizar a alavanca no "ponto morto".
É isso aí pessoal, foi isso que consegui colher de informação e compartilhei com vcs. Se eu souber de mais alguma coisa, posto aqui. Abraço
Acredito que assim como meu, de mais alguns pode estar faltando algumas peças que a longo prazo pode prejudicar o trambulador do seu carro.
Uma delas é essa guarnição/guarda pó (n°2) da foto, que ajuda a não entrar areia por baixo do carro e misturar com a graxa, danificando o trambulador com o tempo.
Esse guarda pó n°2 eu acredito ser essa peça, encontrei uma no mercadolivre que acabei de comprar kkk
outra coisa é essa borracha que vai em volta do trambulador, também pra evitar poeira e terra misture na graxa. Essa peça eu não encontrei pra comprar, mas acredito que dá pra fazer ela de alguma forma... Talvez de câmara de pneu.
O que está faltando pra mim ainda são as peças 6 e 7, que eu acredito que seja pra centralizar a alavanca no "ponto morto".
É isso aí pessoal, foi isso que consegui colher de informação e compartilhei com vcs. Se eu souber de mais alguma coisa, posto aqui. Abraço
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº50
Re: alavanca do cambio opala 89 prolongador
parrud0www escreveu:
outra coisa é essa borracha que vai em volta do trambulador, também pra evitar poeira e terra misture na graxa. Essa peça eu não encontrei pra comprar, mas acredito que dá pra fazer ela de alguma forma... Talvez de câmara de pneu.
O que está faltando pra mim ainda são as peças 6 e 7, que eu acredito que seja pra centralizar a alavanca no "ponto morto".
É isso aí pessoal, foi isso que consegui colher de informação e compartilhei com vcs. Se eu souber de mais alguma coisa, posto aqui. Abraço
isso nao é uma borracha.
é uma ESPUMA.
eu ja fiz com colchao velho.
a funçao dela é fazerm um isolamento termico e acustico com do exterior do carro com o interior.
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