Antes lhe faço outra pergunta: Com R$30.000,00 compra-se o que hoje em dia? Com exceção de japoneses e alemães, os demais carros do século XXI tem validade de 5 anos, a partir daí, meu caro, pode colocar a mão no bolso que a manutenção destes sairá o olho da cara.
Sobre restauração tenho lido muitos mitos em diversos lugares e muita gente tem confundido as respostas. Antes de alguém fazer ou responder a esta pergunta, primeiramente precisará saber:
- O que quer do Opala: uma raridade ou um carro; um meio de condução ou a realização de um sonho?
- Qual o capital que dispõe para investir?
- Qual o prazo de início e término do projeto?
- Você sabe por onde começar?
- Sabe aonde encontrar do que precisa?
- Conhece o mínimo sobre manutenção?
- Sabe lidar e ser político com os profissionais de manutenção?
- Tem ideia de quanto custa “levantar” um carro?
Infelizmente, só tem duas opções e dependem de "quanto" (tempo, dinheiro, paciência...): Ou terá um carro ou terá um Opala.
Em qualquer seguimento, "restaurar" demanda de muita paciência, tempo e dinheiro. Requer, também, de planejamento e muita malícia (e não quero dizer aqui "usar de malandragem", mesmo porque se assim o fizer, você estará phodido). E o retorno no final do projeto será imensurável.
QUE OPALA DESEJA
Eu divido em três grupos os resultados. Aqueles que desejam:
1) Quebra Galhos - só mexem no que é visível e mesmo assim superficialmente.
2) Reformadores - fazem de "tudo", mas não tiram nem o parabrisas para aplicar uma pintura nova.
3) Restauradores - deixam o carro no osso e, se acharem que a lateral está muito ondulada pros seus gostos, não pensarão duas vezes em trocá-la.
PLANEJAMENTO
Pesquise sobre fabricantes e recuperadores de partes automotivas. Encontre ferro velhos, desmanches, auto peças, lojas de materiais para tapeçarias, etc. Sabendo onde encontrará e quanto custará, já lhe renderá uma boa economia além de conhecer a procedência das coisas. Por exemplo, aqui em SP conheço uma metalúrgica que fabrica partes automotivas. É uma empresa secular que deve ter em seu arsenal até estampos de calhambeques.
MÃO DE OBRA - saiba quanto os profissionais cobram a sua hora trabalhada, sem o material.
Supondo que terá de trocar uma lateral externa traseira do seu opala - selecione um carro atual de mesma dimensão (tipo uma Saveiro... Montana). Orce com os profissionais (funileiro, pintor, tapeceiro, eletrecista...) quanto cobram e em quanto tempo entregam seus serviços com você fornecendo o material. Sabendo quanto tempo e quanto custará uma lateral, poderá avaliar o carro todo.
Lógico que terá que desembolsar um a mais quando estes souberem se tratar de restauração, mas pelo menos já saberá de onde partirá o valor para a negociação.
SAIBA O QUE ESTÁ FAZENDO
"Aparentemente", não existe. Se não desmontou o carro, nunca saberá ao certo do que precisa.
"Fazer uma estimativa", pode crer, o custo poderá ser 50% a mais do calculado inicialmente.
Outra coisa, não delegue ao profissional o que fazer para restaurar o SEU Opala. Se fizer isto, estará morto (você e o seu carro). O máximo que exigirá desta pessoa é a qualidade de sua mão de obra. O resto deverá ser de sua responsabilidade.
Cara! Poderá gastar 30 ou 70 mil na restauração. Poderá levar 6 meses ou 6 anos para sua finalização. Mas uma coisa você ou qualquer outra pessoa não poderá calcular: o valor deste Opala depois de finalizado. E não me refiro tão somente no valor comercial. Falo de poder sentir a alma do seu Opala em suas mãos.
Sobre restauração tenho lido muitos mitos em diversos lugares e muita gente tem confundido as respostas. Antes de alguém fazer ou responder a esta pergunta, primeiramente precisará saber:
- O que quer do Opala: uma raridade ou um carro; um meio de condução ou a realização de um sonho?
- Qual o capital que dispõe para investir?
- Qual o prazo de início e término do projeto?
- Você sabe por onde começar?
- Sabe aonde encontrar do que precisa?
- Conhece o mínimo sobre manutenção?
- Sabe lidar e ser político com os profissionais de manutenção?
- Tem ideia de quanto custa “levantar” um carro?
Infelizmente, só tem duas opções e dependem de "quanto" (tempo, dinheiro, paciência...): Ou terá um carro ou terá um Opala.
Em qualquer seguimento, "restaurar" demanda de muita paciência, tempo e dinheiro. Requer, também, de planejamento e muita malícia (e não quero dizer aqui "usar de malandragem", mesmo porque se assim o fizer, você estará phodido). E o retorno no final do projeto será imensurável.
QUE OPALA DESEJA
Eu divido em três grupos os resultados. Aqueles que desejam:
1) Quebra Galhos - só mexem no que é visível e mesmo assim superficialmente.
2) Reformadores - fazem de "tudo", mas não tiram nem o parabrisas para aplicar uma pintura nova.
3) Restauradores - deixam o carro no osso e, se acharem que a lateral está muito ondulada pros seus gostos, não pensarão duas vezes em trocá-la.
PLANEJAMENTO
Pesquise sobre fabricantes e recuperadores de partes automotivas. Encontre ferro velhos, desmanches, auto peças, lojas de materiais para tapeçarias, etc. Sabendo onde encontrará e quanto custará, já lhe renderá uma boa economia além de conhecer a procedência das coisas. Por exemplo, aqui em SP conheço uma metalúrgica que fabrica partes automotivas. É uma empresa secular que deve ter em seu arsenal até estampos de calhambeques.
MÃO DE OBRA - saiba quanto os profissionais cobram a sua hora trabalhada, sem o material.
Supondo que terá de trocar uma lateral externa traseira do seu opala - selecione um carro atual de mesma dimensão (tipo uma Saveiro... Montana). Orce com os profissionais (funileiro, pintor, tapeceiro, eletrecista...) quanto cobram e em quanto tempo entregam seus serviços com você fornecendo o material. Sabendo quanto tempo e quanto custará uma lateral, poderá avaliar o carro todo.
Lógico que terá que desembolsar um a mais quando estes souberem se tratar de restauração, mas pelo menos já saberá de onde partirá o valor para a negociação.
SAIBA O QUE ESTÁ FAZENDO
"Aparentemente", não existe. Se não desmontou o carro, nunca saberá ao certo do que precisa.
"Fazer uma estimativa", pode crer, o custo poderá ser 50% a mais do calculado inicialmente.
Outra coisa, não delegue ao profissional o que fazer para restaurar o SEU Opala. Se fizer isto, estará morto (você e o seu carro). O máximo que exigirá desta pessoa é a qualidade de sua mão de obra. O resto deverá ser de sua responsabilidade.
Cara! Poderá gastar 30 ou 70 mil na restauração. Poderá levar 6 meses ou 6 anos para sua finalização. Mas uma coisa você ou qualquer outra pessoa não poderá calcular: o valor deste Opala depois de finalizado. E não me refiro tão somente no valor comercial. Falo de poder sentir a alma do seu Opala em suas mãos.
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