por klunker Ter 18 Ago - 16:46:14
Seja bem vindo ao mundo dos Opalas!
O modelo que você deseja é um dos mais belos e cobiçados da linha Opala. Tens bom gosto!
Pois é truta, o lance é o seguinte: ter carro antigo é padecer no paraíso (pra quem GOSTA de antigos!).
O que quero dizer com isto é o seguinte, não sei qual é a tua relação com os automóveis, mas sempre eles são como uma família, pois dão despesa. Com os antigos, alem da despesa, eles demandam um cuidado todo especial, por conta de não haver facilmente peças disponíveis como em carros novos, a falta de profissionais competentes, e quando há, cobram CARO. Por isso, é bom ter alguma noçãozinha de mecanica, pelo menos, que vai te ajudar muito ($$$).
E o que isso quer dizer? Cara, um antigo, no caso um Opalão, é um professor de mecanica, funilaria e elétrica em nossas vidas. Digo por experiencia própria, pois desde que comprei o Diplo tenho aprendido na pratica o que todos esses anos ou não sabia ou só sabia em teoria. E olha que quem te escreve sempre gostou de carro e tem certo conhecimento! Ja aprendi muito com ele.
Pois bem, com a grana que voce dispoe, eu acredito que de sim para comprar um carro bom para começar. Basta procurar com paciencia e se atentar a detalhes. Claro, sempre tolerando que se tratam de carros com algumas décadas de idade!
Uma coisa que aprendi em carros é: mecanica a gente troca peça e funciona; já a funilaria... é a alma do carro. Tem coisas que há jeito, como repintar, trocar um paralama, capo e etc; mas tem coisas que não tem jeito, como um monobloco todo detonado de podres, assoalho podre,... Então, entre um carro com motor fumando e lata boa e um carro bom de mecanica, mas ruim de lata, prefira o que tem a lata mais íntegra. Em Opala, os vilões de podre são o assoalho, caixa de ar(logo atras das rodas dianteiras, por dentro do paralama), as longarinas(que também tem o problema de trinca no local onde se parafusa o quadro da suspensão), as caixas de roda traseira, e o assoalho traseiro onde vai o tanque de combustivel.
Outra coisa que já disseram aí e eu sofri na pele: documento!
Você tem que verificar o seguinte, se o numero de chassi do carro bate com o do docto (assim como as características descritas nele), e se o motor está cadastrado no carro. Com esse último eu tive problemas! Resultado: tive que desembolsar por um bloco de motor com numero não cadastrado, acompanhado de nota, para registrar o carro em meu nome. O numero de chassi do opala está no porta malas, ao lado do tanque. Fique ligado se o número gravado no carro não está zuado!!!
De mecanica é o seguinte: é bom voce ver o carro ser ligado frio, pra ver como está a partida. Antes de verificar isso, veja a consistencia do óleo. Já vi cara por óleo bem grosso pra esconder um motor que está rajando/batendo, que é uma batida forte e seca. Andando, veja se escapa marchas, e se ronca. Ao frear, observe se o volante puxa para algum lado. Pode ser problema de uma simples sangria, como pode ser vazamento em algum lugar do sistema de freio, ou borracha da suspensão estourada.
Outra coisa: veja as rodas dianteiras, se estao em pé certinho ou se estão para dentro. Nesse último caso significa que o quadro da suspensao envergou para dentro, o que demandará um alinhamento.
Enfim, isso aí é o basico para voce pegar um Opala. Como você não manja, eu aconselho voce a levar alguem experiente para ver os carros, porque falando por aqui é um pouco vazio, na pratica tudo faz mais sentido. Então, é bom ter amizade com mecanico, funileiro, eletricista! E claro, com quem é Opaleiro de longa data.
Creio que você já deve ter lido alguma coisa aqui no fórum; se não, comece a devorar de ler tudo que puder.
E antes de bater o martelo, traga as informações do que você achou. E NÃO TENHA PRESSA de comprar! Há muitas ofertas boas por ai.
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