New_gp escreveu: ^Marcos^ escreveu:
A solda Mig e Tig, são muito parecidas , usam arco eletrico com gas para proteção da poça de fusão, uma diferença e que na Tig vc pode ter material de adição ou não, pois é o gaz que fecha o arco eletrico e na Mig é o materal de adição que fecha o arco.
"Toda" solda com acetileno ondula a chapa até a Mig e Tig pode ondular, o que faz a chapa após a solda acetileno ficar sem ondulação ou com pouca é o soldador ir soldando e rebatendo ao mesmo tempo, logo após o final da soldagem rebater a passar um pano umido para a chapa não crescer mais.
isto é claro, falando de chapas finas, de 20 para cima, usadas em Opala
Estou restaurando uma frente corta fogo do Opala só com solda acetilenica e uso a tecnica do solda/rebate e pano umido no final, a peça esta ficando relativamente boa, mas ela fica proxima a feita com Mig/Tig mas não igual.
Atualmente estou com a tres soldas para fazer meu Opala, estou testando elas em peças para decidir como vou finalzar o carro, mas de antemão, acredito que vai ser a dupla Tig e Mig para soldas e brasagem para nivelação com estanho.
Ba Marcos com todo respeito mas tenho que descordar cara. Eu utilizo TIG e ja utilizei MIG e em bora o principio seja sim o mesmo sao 2 mundos bem diferentes tanto em qualidade de solda quanto na sua dificuldade. To soldando chapa de 1/16 aqui e nao ta empenando mais. A grande diferenca na verdade esta no controle que vc tem sobre a solda. Na MIG tu tem alguma regulagem mas tu sempre precisa ta derretendo material ali pra soldar ela. Na TIG tu derrete o material do carro e quando comeca a ter mto calor tu adiciona um material frio oque retira calor de mais da lata. Ter esse controle separado e incrivel. Alem disso eu to usando 3A para soldar.
No inicio eu ate tava com medo indo tipo 1/4 1/2 de polegada por vez. Agora ja to soldando 2pol +- antes de mudar de area.
Outra coisa que da de mudar e o comprimento do arco. Se tu usar um bocal maior tipo 7-8mm tu pode soldar com o arco a 1cm 3/2cm isso faz com que a solda nao tenha um ponto especifico de calor. Dessa forma tu consegue preencher um pouco de material.
Alem disso o acabamento da TIG e foda
Quanto a oxi-acetileno. Primeira coisa. Ao meu ponto de vista e calor em demasia para aplicacao automotiva. Uma oxi-GLP ja faz o servico 99% das vezes.
Eu quase garanto que e mais complicada de soldar que a MIG alem de precisar de gas igual.
Uma ideia basica.
Aqui na minha cidade eu alugo o cilindro de Argonio(gas TIG) custa 30/mes o cilindro. Novo custa 1K. Provavelmente voces devem encontrar o cilindro de Oxigenio de Acetileno para locacao por tipo 40-50/mes dai so e necessario mangueiras e macaricos. uns 200mangos +-. Para servicos curtos vale a pena.
Mas a minha dica. Se tu nao ta afim de se estressar com solda e aprender a soldar. Pega uma MIG e a mais facil delas e tu so vai ter de limpar a solda. 90% das oficinas usam MIG. Uma maquina vai sair pelo mesmo valor que um kit Acetileno.
Vantagem? EU aprendia a soldar com MIG(igual minha cara) em 5min. E alguma coisa de regulagem de maquina apontar o bocal e apertar o gatilho. Depois para pegar tecnicas aprender a regular a maquina da forma certa ja sao outros meses. Para nao empenar 2 dicas. 1 solda alternada. 1/2 pol por vez depois de pontiado e vai pro lado oposto como se tivesse apertando um cabecote. E a mesma coisa na verdade em ambos os casos tu ta aliviando a tensao. 2 dica argila. Tem uns materiais especificos importados mas argila ja e perfeita. Umidece ela um pouco e molda ela perto da area a ser soldada. Ela Absorve uma quantidade absurda de calor.
Se como eu optar pela tig. As vantagens sao mtas mas tu vai ficar um dia so apontando eletrodo.
Resultado da tig antes de lixar com uma qualidade da maquina pessima(fotografica).
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