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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
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Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

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    motor - Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 4 Jun - 21:34:51

    galera seguinte.....

    minha polia deve ter corrido entao nao pego ponto pela pistola de jeito nenhum.....e nao manjo tirar ponto de ouvido.....nem ven Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed

    dai é o seguinte meu motor é a alcool 6cil ignicao eletronica original....pra acertar o ponto do alcool uso uma receita simples:

    avanco o ponto ate pesar a partida....quando pesar volto um pouco pra aliviar e deixo mais ou menos assim...fica muito bom pra andar......

    porém vou por o motor na gasolina amanha.....

    alguma dica pra eu deixar no ponto legal pra gasolina?? sem olhar no entalhe da polia...sem olhar a graduacao da chapinha da tampa da engrenagem do comando e etc.....

    algum macete pra ver sem olhar na polia do vira??


    alguma dica pra remarcar a polia do vira certinho??

    vlww!!!!
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    motor - Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por LipCamaro Sáb 4 Jun - 22:11:42

    Para remarcar a polia do virabrequim com o motor fechado, eu faço o seguinte:
    Tire a vela do pistão 1 ( perto da bomba dágua)
    Pegue uma chave de fendas longa
    Coloque pelo buraco da vela, sem forçar!!! Se ela entrar mais que uns 10cms, tire a chave de fenda e gire o motor COM A MÃO ou no máximo fazendo alavanca nas cabeças dos parafusos da bomba dágua.
    Gire um pouco e recoloque a chave de fenda no buraco e veja se diminuiu.
    Repita o passo anterior até vc notar que a chave encosta na cabeça do pistão. Nesta parte vc pode deixar a chave e girar lentamente o vira e vai sentir a chave subir ou descer.
    Gire para um lado e outro até saber o ponto em que a chave de fendas atinge o ponto mais alto( curto).
    Repare que no ponto mais alto, vai haver um espaço entre uma girada num sentido e no outro em que parece que a chave nem se move. Tire a média desse ângulo( metade desse percurso) e terá o ponto máximo de subida do pistão.
    Vá na chapinha graduada e marque a polia na reta do zero da chapinha.
    Motor álcool o ponto é na B
    Motor a gasolina é no A
    Se quiser passar de álcool para gasolina, terá que atrasar o ponto, girando o distribuidor sentido HORÁRIO. Gire pouco e teste se ficou pesado para pegar. Se bater pino também nas acelerações, se não for gasolina ruim, pode ser que ainda esteja um pouco adiantado.
    O certo seria trocar o distribuidor, porque as molas que fazem o avanço de ponto quando acelerado, são diferentes das molas nos distribuidores para gasolina.
    Mas dá para usar....
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    motor - Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 4 Jun - 22:20:18

    ah sim...boa ideia de marcacao....

    o lance de atrasar e adiantar eu sei bem....porem nao acertei ponto desse motor na gasolina ainda....por isso a duvida....vou tentar marcar entao....

    outros motores meus eu dava uma acertada na pistola e depois ia mexendo pouco pra finalizar....agora esse eu nao tenho nem noçao de onde estaria o ponto.

    tanto é q quando acertei o pondo do meu motor fiz uma marca no pé do distribuidor e no bloco kkkkkk

    o lance do avanco eu to com weber e nao vou usar....
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    motor - Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por LipCamaro Sáb 4 Jun - 22:40:05

    Marcos Adriano escreveu:ah sim...boa ideia de marcacao....

    o lance de atrasar e adiantar eu sei bem....porem nao acertei ponto desse motor na gasolina ainda....por isso a duvida....vou tentar marcar entao....

    outros motores meus eu dava uma acertada na pistola e depois ia mexendo pouco pra finalizar....agora esse eu nao tenho nem noçao de onde estaria o ponto.

    tanto é q quando acertei o pondo do meu motor fiz uma marca no pé do distribuidor e no bloco kkkkkk

    o lance do avanco eu to com weber e nao vou usar....


    OKK
    Eu tive um saia e blusa diplomata 87...
    Muito maneira essa combinação do prata Andino com prata Monte Carlo!!!!
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    motor - Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por gilmareu Dom 5 Jun - 7:28:10

    Marcada a polia como o amigo acima descreveu, você poderá seguir as marcações do distribuidor e cachimbo para achar o ponto estático do carro, sem pistola.


    No motor a álcool é de 14 a 18 graus, perto da Letra B na régua.

    1) Você gira a polia até marcar 18 graus na régua, perto da Letra B
    2) Vai no distribuidor, tira a tampa, aonde vai a tampa tem uma maquinha/risquinho e da mesma forma, o cachimbo tb tem um risquinho, cfme a foto
    3) confere se o cachimbo está apontando para o cilindro 1, senão dê mais uma volta no motor, até o danado apontar para o cilindro 1 no distribuidor
    4) solta o parafuso da base do distribuidor
    5) gira ele até ficar alinhado com o cachimbo
    6) aí vc marca o distribuidor do lado de fora ao seu gosto, eu fiz uma marca no pé do cachimbo, que bate com o parafuso e uma chave de boca que eu tenho, rsrsrs Mas aí só eu entendo esta marca, marcando do lado de fora voce não precisa ficar abrindo o distribuidor para ver onde tá o cachimbo


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    motor - Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por Pedrão B. Dom 5 Jun - 8:47:35

    Se o motor estiver fora do carro e você conseguir visualizar a polia do vira, o PMS do 1º cilindro é com a chaveta da polia "marcando 12:00" ou seja, apontado pra cima.
    []'s


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    motor - Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 5 Jun - 9:45:33

    gilmareu escreveu:Marcada a polia como o amigo acima descreveu, você poderá seguir as marcações do distribuidor e cachimbo para achar o ponto estático do carro, sem pistola.


    No motor a álcool é de 14 a 18 graus, perto da Letra B na régua.

    1) Você gira a polia até marcar 18 graus na régua, perto da Letra B
    2) Vai no distribuidor, tira a tampa, aonde vai a tampa tem uma maquinha/risquinho e da mesma forma, o cachimbo tb tem um risquinho, cfme a foto
    3) confere se o cachimbo está apontando para o cilindro 1, senão dê mais uma volta no motor, até o danado apontar para o cilindro 1 no distribuidor
    4) solta o parafuso da base do distribuidor
    5) gira ele até ficar alinhado com o cachimbo
    6) aí vc marca o distribuidor do lado de fora ao seu gosto, eu fiz uma marca no pé do cachimbo, que bate com o parafuso e uma chave de boca que eu tenho, rsrsrs Mas aí só eu entendo esta marca, marcando do lado de fora voce não precisa ficar abrindo o distribuidor para ver onde tá o cachimbo


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    ahhh sim....isso ai eu manjo bastante ja fiz muito......

    o lance é q eu nao ia saber certinho o lance dos graus da polia pois ela correu e eu estou totalmente perdido......entendeu? colocar o distribuidor no ponto depois da polia alinhada com o grau certo pra gasolina é facil......
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 5 Jun - 9:50:21

    Pedrão B. escreveu:Se o motor estiver fora do carro e você conseguir visualizar a polia do vira, o PMS do 1º cilindro é com a chaveta da polia "marcando 12:00" ou seja, apontado pra cima.
    []'s


    ooo pedrao eu ja vi um comentario desse seu em outro topico.....porem ja sabe né?

    motor ta la dentro do cofre....nao tem jeito nenhum de visualizar a chaveta?? nem filmando com o celular la apontado pra polia?? pois o recorte da polia onde entra a chaveta vai de fora a fora do cubo....sera q nao teria como ver??

    alias vou la fora olhar isso agora...


    vlww
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    Mensagem por Pedrão B. Dom 5 Jun - 10:50:20

    Dá pra ver o rasgo de chaveta no cubo da polia...
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    Mensagem por gilmareu Dom 5 Jun - 13:36:40

    Marcos Adriano escreveu:
    gilmareu escreveu:Marcada a polia como o amigo acima descreveu, você poderá seguir as marcações do distribuidor e cachimbo para achar o ponto estático do carro, sem pistola.


    No motor a álcool é de 14 a 18 graus, perto da Letra B na régua.

    1) Você gira a polia até marcar 18 graus na régua, perto da Letra B
    2) Vai no distribuidor, tira a tampa, aonde vai a tampa tem uma maquinha/risquinho e da mesma forma, o cachimbo tb tem um risquinho, cfme a foto
    3) confere se o cachimbo está apontando para o cilindro 1, senão dê mais uma volta no motor, até o danado apontar para o cilindro 1 no distribuidor
    4) solta o parafuso da base do distribuidor
    5) gira ele até ficar alinhado com o cachimbo
    6) aí vc marca o distribuidor do lado de fora ao seu gosto, eu fiz uma marca no pé do cachimbo, que bate com o parafuso e uma chave de boca que eu tenho, rsrsrs Mas aí só eu entendo esta marca, marcando do lado de fora voce não precisa ficar abrindo o distribuidor para ver onde tá o cachimbo


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    ahhh sim....isso ai eu manjo bastante ja fiz muito......

    o lance é q eu nao ia saber certinho o lance dos graus da polia pois ela correu e eu estou totalmente perdido......entendeu? colocar o distribuidor no ponto depois da polia alinhada com o grau certo pra gasolina é facil......

    Entendi, aí é so fazer mesmo que colega falou, de por o primeiro pistão no PMS e criar uma nova marca na polia, lá na régua, marcando 0 (zero).

    Ela correr quer dizer que a parte de fora dela virou mais que a de dentro? tipo aquela borracha que fica no meio tá zuada?
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 5 Jun - 18:40:15

    entao hj dei uma olhada la.....

    acontece o seguinte:

    com a chaveta em "meio dia" o primeiro cilindro fica em pms normal...porem a marcacao da polia fica do outro lado da chapinha com os graus.....exatamente do outro lado (meia volta)

    a marcacao da polia alinhada com o zero da chapinha dos graus a chaveta marca "seis e meia" e o pistao fica em pmi

    ou seja:

    tenho quase certeza q minha polia foi montada errada no cubo pois a marcacao esta exatamente do outro lado q deveria estar.....seria muitissima coincidência a polia ter corrido e parado exatamente do outro lado kkkkkkkk

    bom.....

    essa semana eu faço uma marca nova com a dica do pedrao e do lipcamaro hj nao fiz pq nao deu tempo....vi as coisas como estavam e deixei queto.....
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 5 Jun - 18:42:26

    gilmareu escreveu:

    Entendi, aí é so fazer mesmo  que colega falou, de por o primeiro pistão no PMS e criar uma nova marca na polia, lá na régua, marcando 0 (zero).

    Ela correr quer dizer que a parte de fora dela virou mais que a de dentro? tipo aquela borracha que fica no meio tá zuada?

    olha acho q correr ela corre um pouco.....e um pouco q corre ja muda os graus.....

    porem se ela corresse meia volta como seria o meu caso ai sim acho q bagacaria a borracha do centro....porem a minha nao correu nao....acho q foi montada errada!!!!
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    Mensagem por gilmareu Seg 6 Jun - 12:16:52

    Caramba, então eu dei sorte se tinha 2 jeitos de montar a polia, quando eu e meu pai mexemos com isso, trocamos a polia e instalamos a nova nem vimos.

    Me pareceu na época que só tinha um jeito de montar no vira, rs

    Ela tem tipo uma chaveta que vai junto e encaixa num unico lugar, senão vc não trava ela.
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 6 Jun - 17:08:35

    nao tem dois jeitos de montar ela no motor nao....

    a parte mais comprida do cubo vai encaixada na ponta do vira....nao tem como errar....


    o meu problema é q eu acho q a minha polia foi prensada no cubo errado entendeu??
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    motor - Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por gilmareu Ter 7 Jun - 8:54:37

    Marcos Adriano escreveu:nao tem dois jeitos de montar ela no motor nao....

    a parte mais comprida do cubo vai encaixada na ponta do vira....nao tem como errar....


    o meu problema é q eu acho q a minha polia foi prensada no cubo errado entendeu??

    Cara, aí tem que ser bem "sortudo" para pegar justo uma polia prensada ao contrário, rs

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    Mensagem por adpachec Ter 7 Jun - 9:52:59

    Marcos Adriano escreveu:galera seguinte.....

    minha polia deve ter corrido entao nao pego ponto pela pistola de jeito nenhum.....e nao manjo tirar ponto de ouvido.....nem ven Embarassed  Embarassed  Embarassed  Embarassed

    dai é o seguinte meu motor é a alcool 6cil ignicao eletronica original....pra acertar o ponto do alcool uso uma receita simples:

    avanco o ponto ate pesar a partida....quando pesar volto um pouco pra aliviar e deixo mais ou menos assim...fica muito bom pra andar......

    porém vou por o motor na gasolina amanha.....

    alguma dica pra eu deixar no ponto legal pra gasolina?? sem olhar no entalhe da polia...sem olhar a graduacao da chapinha da tampa da engrenagem do comando e etc.....

    algum macete pra ver sem olhar na polia do vira??


    alguma dica pra remarcar a polia do vira certinho??

    vlww!!!!

    Mensagem n° 4.

    http://www.opaleirosdoparana.com/t42246-ponto-opala-6cc-gasolina
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 10 Jun - 22:02:09

    entendi...pra gasolina é exatamente quando ele comeca a descer??
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    Mensagem por adpachec Sáb 11 Jun - 10:36:06

    Marcos Adriano escreveu:entendi...pra gasolina é exatamente quando ele comeca a descer??

    Quando chegara PMS vai notar que o vira se mexe para os lados e o pistão não se move.
    Deixe o pistão no topo e o vira virado para o lado que desce (lado das velas).

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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 12 Jun - 5:36:01

    adpachec escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:entendi...pra gasolina é exatamente quando ele comeca a descer??

    Quando chegara PMS vai notar que o vira se mexe para os lados e o pistão não se move.
    Deixe o pistão no topo e o vira virado para o lado que desce (lado das velas).

    OKK

    eu girado o vira com uma chave vou ir vendo o pistao subir quando ele parar de subir é o ponto?

    é isso?

    o vira vai ficar pro lado das velas.....girando mais ele passa pro outro lado e comeca a descer no sentido do alternador.....

    to entendendo bem?

    agora eu pergunto? e pro alcool?? ele pesa a partida pq ainda nao subiu ate em cima o pistao??
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    Mensagem por adpachec Dom 12 Jun - 10:32:39

    Quando ele parar de subir é o PMS (ponto morto superior) do pistão.
    O momento de descida é virado para as velas.
    O ponto de faísca é no distribuidor (muito pesado a partida) e faísca está saindo muito cedo.
    Se regula atrasando o ponto no distribuidor, horário atrasa e virando anti horário adianta.
    A abertura e fechamento das válvulas (porque o PMS existe em momento de expulsão e compressão dos gases e você precisa do momento de compressão),eu uso uma bolinha de papel no lugar da vela como escrevi antes.

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    motor - Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 12 Jun - 17:42:57

    ah sim ad

    o lance do pms.... atrasar e adiantar no distribuidor eu entendi.....


    nao entendi o lance do memento da descida ser virado para as velas.....o q é virado para as velas??

    nao to entendendo...
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 12 Jun - 17:50:17

    LipCamaro escreveu:Para remarcar a polia do virabrequim com o motor fechado, eu faço o seguinte:
    Tire a vela do pistão 1 ( perto da bomba dágua)
    Pegue uma chave de fendas longa
    Coloque pelo buraco da vela, sem forçar!!! Se ela entrar mais que uns 10cms, tire a chave de fenda e gire o motor COM A MÃO ou no máximo fazendo alavanca nas cabeças dos parafusos da bomba dágua.
    Gire um pouco e recoloque a chave de fenda no buraco e veja se diminuiu.
    Repita o passo anterior até vc notar que a chave encosta na cabeça do pistão. Nesta parte vc pode deixar a chave e girar lentamente o vira e vai sentir a chave subir ou descer.
    Gire para um lado e outro até saber o ponto em que a chave de fendas atinge o ponto mais alto( curto).
    Repare que no ponto mais alto, vai haver um espaço entre uma girada num sentido e no outro em que parece que a chave nem se move. Tire a média desse ângulo( metade desse percurso) e terá o ponto máximo de subida do pistão.
    Vá na chapinha graduada e marque a polia na reta do zero da chapinha.
    Motor álcool o ponto é na B
    Motor a gasolina é no A
    Se quiser passar de álcool para gasolina, terá que atrasar o ponto, girando o distribuidor sentido HORÁRIO. Gire pouco e teste se ficou pesado para pegar. Se bater pino também nas acelerações, se não for gasolina ruim, pode ser que ainda esteja um pouco adiantado.
    O certo seria trocar o distribuidor, porque as molas que fazem o avanço de ponto quando acelerado, são diferentes das molas nos distribuidores para gasolina.
    Mas dá para usar....

    cara confesso q fiz isso junto ao comentario do pedao do meio dia...mas o ponto ficou extremamente adiantado.....muito mais q a marcao q eu tinha no pé do distribuidor e no bloco para o alcool q eu uso ha meses....

    achei estranho. scratch scratch scratch motor - Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  695742 motor - Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  695742 motor - Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  695742 motor - Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  695742
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    motor - Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por adpachec Dom 12 Jun - 18:18:39

    Com uma chave de fenda grande em cima do pistão (cuidado para não riscar), virando no sentido das velas (a polia do volante) quando começar a descer (o pistão) pare,é ali o PMS do pistão pronto para a descida.
    A descida é o momento da explosão que empurra o pistão para baixo.
    Se deixar do lado contrário (lado do alternador), ou bate pino ou acontece o contra golpe.

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    motor - Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 28 Jul - 20:12:03

    alexandre.....percebi algo estranho


    esse mes andei com a caravan na gasolina...percebi q a bobina nao esquentou tanto....ficava fria as vezes....

    porem esses dias voltei pro alcool e ela voltou a aquecer.....

    a pregunta:

    o ponto interfere na temperatura da bobina???

    tenho mania de colocar a mao na bobina....toda hora estou "testando" com mao....

    e esse mes na gasolina nao reparei nem uma vez ela quente...e no alcool alguns dias ja vi ela quente...

    existe logica pra isso?
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    motor - Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por adpachec Qui 28 Jul - 21:00:30

    No ponto nunca presenciei isto, aquece o motor mas nunca soube da bobina.
    E ainda somente quando anda no álcool, isto me pegou de surpresa....

    Como o álcool contém água e ela é condutiva e no álcool a mistura é mais rica,pensei se ela (água/álcool) não cria uma condutividade elétrica (curto) nos terminais da vela.

    Descobri que no álcool um teste é o de condutividade elétrica justamente para verificar a possibilidade de materiais adulterados no combustível que aumentam a condutividade.
    O manuseio no transporte também pode alterar a condutividade elétrica no álcool.
    Ou seja "teoricamente falando" , o álcool com uma condutividade elétrica maior permitiu passar corrente entre os polos da vela forçando a bobina (que é a unidade geradora de força), é como usar um fio muito fino para uma corrente alta e o fio esquenta.

    Só consegui pensar nisto...

    Porque precisamos monitorar o pH e a condutividade do etanol

    "O pH é uma escala que mede se o combustível está ácido, alcalino ou neutro. Enquanto que a condutividade elétrica indica a capacidade do etanol combustível de conduzir eletricidade. Condutividade elétrica elevada indica a presença de substâncias que não deveriam estar presentes no etanol ou estão em quantidade acima do permitido".

    http://xerloq.com.br/ph-condutividade-combustivel-monitorar/


    BOSCH realiza pesquisa com álcool "molhado".

    "De acordo com a BOSCH o elevado teor de água e elevada condutividade elétrica nos combustíveis adulterados"....

    https://www.jornalcana.com.br/bosch-realiza-pesquisa-com-alcool-molhado/
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    motor - Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por LipCamaro Qui 28 Jul - 22:09:11

    A condutividade do álcool é medida quando ela está no estado líquido. Ao evaporar e misturado com ar, duvido que seja tão diferente da gasolina.
    Na minha opinião é exatamente ao contrário, ao adiantar o ponto girando o distribuidor, o rotor se distancia mais do eletrodo do cabo de vela e consequentemente aumenta a faisca dentro da tampa. Maior resistência causada pelo distanciamento irá provocar uma necessidade maior de energia para " fazer " a faisca.
    Lembrando que uma bobina tende a manter a corrente constante...
    Velas abertas ou gastas também forçam as bobinas, ficam mais quentes e trabalham sobrecarregadas...

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    Mensagem por Pedrão B. Qui 28 Jul - 22:38:53

    LipCamaro escreveu:A condutividade do álcool é medida quando ela está no estado líquido. Ao evaporar e misturado com ar, duvido que seja tão diferente da gasolina.
    Na minha opinião é exatamente ao contrário, ao adiantar o ponto girando o distribuidor, o rotor se distancia mais do eletrodo do cabo de vela e consequentemente aumenta a faisca dentro da tampa. Maior resistência causada pelo distanciamento irá provocar uma necessidade maior de energia para      " fazer " a faisca.
    Lembrando que uma bobina tende a manter a corrente constante...
    Velas abertas ou gastas também forçam as bobinas, ficam mais quentes e trabalham sobrecarregadas...


    Adiantar o ponto, rotacionando o distribuidor, não afasta o rotor do eletrodo da tampa...
    A tampa "vai junto" com o corpo...o que ocorre é que em todo o sincronismo do motor, a centelha será disparada antes do PMS, lembre que o came(distribuidor à platinado) está fisicamente ligado ao rotor...
    Se o rotor rodar no eixo, ou a tampa rodar no corpo, aí sim ocorre o que você está dizendo.
    O único que vai saber se o ponto está adiantado ou atrasado é o pistão.
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    Mensagem por LipCamaro Sex 29 Jul - 10:04:24

    Pedrão, se rodar o distribuidor sem a tampa, vai reparar que o rotor está parado e mudará de lugar em relação à tampa.

    Olhando o distribuidor, reparei que vc tem razão.
    O que faz afastar o rotor do eletrodo é se a estrela estiver fora do lugar.
    Mas então por que as pontas dos rotores são largas?


    Última edição por LipCamaro em Sex 29 Jul - 10:21:58, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por LipCamaro Sex 29 Jul - 10:07:38

    Eu achava que a ponta do rotor era larga para dar essa margem de ajuste e se o Marcos adiantou demais ou se a estrela saiu um pouco da posição, poderia acontecer da centelha sair pela ponta do rotor para o eletrodo da tampa, numa distância maior que a que deveria ser, que é a entre o rotor e o eletrodo.
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    motor - Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por adpachec Sex 29 Jul - 10:36:08

    LipCamaro escreveu:A condutividade do álcool é medida quando ela está no estado líquido. Ao evaporar e misturado com ar, duvido que seja tão diferente da gasolina.
    Na minha opinião é exatamente ao contrário, ao adiantar o ponto girando o distribuidor, o rotor se distancia mais do eletrodo do cabo de vela e consequentemente aumenta a faisca dentro da tampa. Maior resistência causada pelo distanciamento irá provocar uma necessidade maior de energia para      " fazer " a faisca.
    Lembrando que uma bobina tende a manter a corrente constante...
    Velas abertas ou gastas também forçam as bobinas, ficam mais quentes e trabalham sobrecarregadas...


    Como escrevi é "teoria".
    Trabalhei em aviação dos 32 aos 39 anos e fui instrutor também em elétrica e eletrostática.

    Um caso que aconteceu comigo:

    Estava sentado na raiz da asa dentro dela pela tampa de inspeção com uma pistola de solvente para lavagem, usava macacão, óculos e luvas.
    Dentro do avião tinha muita gente trabalhando.
    Quando disparei o jato de solvente não enxergava muita coisa por causa da névoa que se formou, mas eu vi o "raio" dentro do tanque.
    Somente não explodiu porque a relação ar/solvente não estava na proporção.
    Foi descoberto que o andar das pessoas dentro da aeronave causava eletricidade estática e o aterramento do hangar (onde o avião estava preso) estava ruim, então a eletricidade seguiu o combustível até a tubulação de ar comprimido (a pistola era a ar) até a tubulação de aço embaixo do piso.
    A partir daí foi comunicado apenas fazer a limpeza com pano úmido nunca em jatos.

    A névoa conduz mais eletricidade que quando líquida.
    E o balançar do combustível pode gerar estática também.

    E álcool vaporizado (e de alta condutividade fora do padrão) pode facilitar a descarga da bobina entre os polos.

    Usava este vídeo nas aulas, foi o vapor que se incendiou:



    Mas como escrevi é "teoricamente falando".

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    Mensagem por LipCamaro Sex 29 Jul - 13:23:20

    Então eu pergunto:
    Será que quando ele andou na gasolina, provavelmente nao trocou o carburador, essa mistura rica de gasolina não tem mais condutividade que a do álcool???
    Porque eu aprendi que uma faisca maior e mais fraca força mais a bobina. Quanto mais difícil for de fazer a faisca, mais força a bobina.
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    motor - Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por adpachec Sex 29 Jul - 13:58:01

    Ele escreveu, "este mês andei na gasolina e quando ando no álcool acontece este problema".
    Não parece que trocou o carburador.
    E se ele tivesse escrito que isto acontecia na gasolina também aí em concordava contigo.
    Esperar o Adriano relatar a situação.

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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 29 Jul - 17:15:09

    adpachec escreveu:No ponto nunca presenciei isto, aquece o motor mas nunca soube da bobina.
    E ainda somente quando anda no álcool, isto me pegou de surpresa....

    Como o álcool contém água e ela é condutiva e no álcool a mistura é mais rica,pensei se ela (água/álcool) não cria uma condutividade elétrica (curto) nos terminais da vela.

    Descobri que no álcool um teste é o de condutividade elétrica justamente para verificar a possibilidade de materiais adulterados no combustível que aumentam a condutividade.
    O manuseio no transporte também pode alterar a condutividade elétrica no álcool.
    Ou seja "teoricamente falando" , o álcool com uma condutividade elétrica maior permitiu passar corrente entre os polos da vela forçando a bobina (que é a unidade geradora de força), é como usar um fio muito fino para uma corrente alta e o fio esquenta.

    Só consegui pensar nisto...

    Porque precisamos monitorar o pH e a condutividade do etanol

    "O pH é uma escala que mede se o combustível está ácido, alcalino ou neutro. Enquanto que a condutividade elétrica indica a capacidade do etanol combustível de conduzir eletricidade. Condutividade elétrica elevada indica a presença de substâncias que não deveriam estar presentes no etanol ou estão em quantidade acima do permitido".

    http://xerloq.com.br/ph-condutividade-combustivel-monitorar/


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    "De acordo com a BOSCH o elevado teor de água e elevada condutividade elétrica nos combustíveis adulterados"....

    https://www.jornalcana.com.br/bosch-realiza-pesquisa-com-alcool-molhado/

    alexandre....sou frentista de um posto ha 3 anos....direto recebo o alcool la.....eu mesmo faço analise de pH, condutividade e o percentual de alcool....

    temos uma tabela pra ver os padroes permitidos: pH é de 6 a 8 (considerado neutro) normalmente vem 7.....condutividade é de 0 a 350 (nao sei a unidade de medida) sempre vem menos de 150....e o percentual se nao me engano é de 92.2 ate 93.8 e sempre vem na casa dos 93......

    o alcool la é bom com certeza......

    esses dias fui medir a bobina.....mas me perdi um pouco.....como faço pra medir?? qual terminal eu uso?? um deles chegou 13volts Shocked Shocked Shocked
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    motor - Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 29 Jul - 17:29:00

    LipCamaro escreveu:A condutividade do álcool é medida quando ela está no estado líquido. Ao evaporar e misturado com ar, duvido que seja tão diferente da gasolina.
    Na minha opinião é exatamente ao contrário, ao adiantar o ponto girando o distribuidor, o rotor se distancia mais do eletrodo do cabo de vela e consequentemente aumenta a faisca dentro da tampa. Maior resistência causada pelo distanciamento irá provocar uma necessidade maior de energia para      " fazer " a faisca.
    Lembrando que uma bobina tende a manter a corrente constante...
    Velas abertas ou gastas também forçam as bobinas, ficam mais quentes e trabalham sobrecarregadas...


    Pedrão B. escreveu:
    LipCamaro escreveu:A condutividade do álcool é medida quando ela está no estado líquido. Ao evaporar e misturado com ar, duvido que seja tão diferente da gasolina.
    Na minha opinião é exatamente ao contrário, ao adiantar o ponto girando o distribuidor, o rotor se distancia mais do eletrodo do cabo de vela e consequentemente aumenta a faisca dentro da tampa. Maior resistência causada pelo distanciamento irá provocar uma necessidade maior de energia para      " fazer " a faisca.
    Lembrando que uma bobina tende a manter a corrente constante...
    Velas abertas ou gastas também forçam as bobinas, ficam mais quentes e trabalham sobrecarregadas...


    Adiantar o ponto, rotacionando o distribuidor, não afasta o rotor do eletrodo da tampa...
    A tampa "vai junto" com o corpo...o que ocorre é que em todo o sincronismo do motor, a centelha será disparada antes do PMS, lembre que o came(distribuidor à platinado) está fisicamente ligado ao rotor...
    Se o rotor rodar no eixo, ou a tampa rodar no corpo, aí sim ocorre o que você está dizendo.
    O único que vai saber se o ponto está adiantado ou atrasado é o pistão.
    Pro distribuidor dá na mesma!
    []'s


    aqui concordo com o pedrao....o distribuidor gira inteirinho.....apenas o eixo, aranha e o rotor ficam no lugar....isso nao afasta o rotor do eletrodo nao.

    no caso do da ponta do rotor vc pode deixar o distribuidor girado pra onde vc quiser....pois a faisca é gerada pelo impulso de quando um ponto da aranha passa por um ponto determinado do corpo do distribuidor e esse ponto do corpo é justamente um ponto de onde esta o eletrodo da tampa! acredito a ponta é grande no caso de haver alguma ligeiro atraso adiantamento pra gerar esse pulso e saltar a faisca pro eletrodo da tampa mesmo quando o eletrodo estiver passando pelo eletrodo (pulso atrasado) ou ainda chegando (adiantado)

    o item sublinhado é extremo chute meu q eu parei pra pensar agora!!!!!
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    motor - Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 29 Jul - 17:32:24

    LipCamaro escreveu:Eu achava que a ponta do rotor era larga para dar essa margem de ajuste e se o Marcos adiantou demais ou se a estrela saiu um pouco da posição, poderia acontecer da centelha sair pela ponta do rotor para o eletrodo da tampa, numa distância maior que a que deveria ser, que é a entre o rotor e o eletrodo.

    a faisca sempre é gerada quando o rotor esta passando na frente do eletrodo felipe....

    independente do quanto vc gira ele pra atrasar ou adiantar....esse processo de atrasar e adiantar e exclusivamente do pistao como o pedrao disse.....

    vc faz com q o distribuidor gere a faisca antes ou depois do pistao estar em PMS....
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    motor - Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 29 Jul - 17:34:47

    LipCamaro escreveu:Então eu pergunto:
    Será que quando ele andou na gasolina, provavelmente nao trocou o carburador, essa mistura rica de gasolina não tem mais condutividade que a do álcool???
    Porque eu aprendi que uma faisca maior e mais fraca força mais a bobina. Quanto mais difícil for de fazer a faisca, mais força a bobina.

    adpachec escreveu:Ele escreveu, "este mês andei na gasolina e quando ando no álcool acontece este problema".
    Não parece que trocou o carburador.
    E se ele tivesse escrito que isto acontecia na gasolina também aí em concordava contigo.
    Esperar o Adriano relatar a situação.

    OKK


    realmente unica coisa q troquei foram gicles e o combustivel propriamente dito!

    desliguei apenas o aquecimento do coletor.

    alexandre tem aquele esquema das minhas velas tbem....umas estar com 3.4 3.7 e 3.9 lembra?
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    motor - Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por adpachec Sex 29 Jul - 20:29:36

    Se é você que inspeciona o combustível então sabe se está bom o ruim, eu já dependo do frentista, que já me acertou a antena traseira com a mangueira e lavou o para choque de álcool.
    Uma variação na resistência das velas é normal (5 % média), de 3,7 para 3,9 é muito pouco.
    O GAP e vela no 6 cc "não mexido" se me lembro é de 0,7 mm.
    A medição da bobina, do positivo da bobina a "lata do carro" (-) é 12 volts ou mais com alternador funcionando.
    Medindo nos pólos da Bobina (+ e -) com cada ponta no multímetro em um pólo, mais ou menos 2,7 a 3,5 volts, depende se possui resistor ou fio resistivo e a potência do alternador (13,5 volts ou 14,5 volts).

    O aquecimento do coletor é funcionamento a água.
    O Giclê regulou para álcool ou gasolina?
    A giclagem vai alterar no desempenho, reparou se no álcool fica mais tempo com o motor em giro alto (mais carga do alternador)?
    Neste caso pode ser mais corrente circulando.

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