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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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Mensagem por Marcos Adriano em Seg 29 Jan - 17:45:57

Saudações opalisticas

Pessoal esses dias vim mexendo no motor da minha caravela e resolvi fazer um tutorial de como colocar completamente o motor do opala no ponto com ignicao eletronica e ensinando fazer a marcação na polia se ela nao tiver. Utilizando umas dicas do Pedrao!

O q é ponto de ignicao?
Ponto de ignicao é quando o distribuidor avisa o modulo q manda a bobina soltar a faisca na vela em um momento certo (pra cada tipo de combustivel e motor) em q o pistao esta SUBINDO. Isso mesmo subindo, por isso sempre falamos em graus de avanço. Por isso um motor a alcool a partida pesa um pouco pois o pistao ainda esta mais em baixo na subida do q o da gasolina q ja esta quase em cima iniciando a descida (quaaase)


O processo é simples e rapido....porem ele dara melhores resultados se estiver sem a polia do vira......mas pq?

eu ja vi falarem muito sobre colocar o pistao em pms bla bla bla e bla bla bla.....porem isso sim é ctz q tem q ser feito. Mas como? olhando pelo buraco da vela? enfiando algo la dentro da camara pro pistao empurrar pra cima?? tomando cuidado pra nao riscar a camisa ou a cabeça do pistao?? colocando uma bola de papel no buraco da vela e quando ela pular pra fora ta no pms?

sinceramente no meu ponto de vista esse metodos nao sao muito eficazes devido uma pequena diferença nessa vizualizacao do pistao pelo buraco da vela e etc implica numa mudanca consideravel da marcacao do ponto....pois um pouquinho q o pistao nao subiu totalmente ou ja comecou a descer ja muda varios graus na marcação e ai nao vai ficar certo....esses metodos sao apenas pra ter uma ideia e uma nocao do pms....mas nao nos dá exatidao!


pra começar a acertar o ponto do zero se vc mexeu no comando de valvulas o principal passo é montar o comando no ponto correto em relacao ao virabrequim, isso é feito por duas marcações em suas respectivas engrenagens:
Colocando Motor com Ignição eletronica no ponto e marcando a polia P_201827

Colocando Motor com Ignição eletronica no ponto e marcando a polia P_201828


eu digo q o trabalho fica mais exato e mais eficaz sem a polia do vira pq o começo de tudo pra vc achar o pms com exatidao do primeiro cilindro (o cilindro q fica mais proximo do radiador) vc tem q deixar a chaveta da ponta do vira virada totalmente pra cima como na foto:
Colocando Motor com Ignição eletronica no ponto e marcando a polia P_201829


deixando a chaveta virada pra cima certinho seu primeiro cilindro esta em pms dai é só vc marcar a polia na posicao 0 grau:
Colocando Motor com Ignição eletronica no ponto e marcando a polia P_201830


com a polia marcada vc tem q dar 2 GIROS no virabrequim no sentido horario.....se vc prestar atencao vai perceber q na primeira volta sua marcação na polia vai passar pelas marcações dos graus na tampa de distribuicao....esquece...de mais um giro....esta correto....

mas pq dois giros? pq a marcação do ponto passa "a toa" uma vez pelos graus??

Isso é pq enquanto o virabrequim da duas voltas o comando de valvulas da apenas uma.....e o eixo do distribuidor vai dar apenas meia volta...duas voltas no virabrequim vao completar o ciclo.

o distribuidor sem a tampa vc vai perceber isso certinho o q eu estou falando...e vai te auxiliar a ver quando o rotor estiver chegando perto do local onde fica o borne do primeiro cilindro...isso te auxilia a vc nao passar do seu grau desejado.

com a polia marcada, e duas voltas no vira vc só precisa parar sua polia com a marcação perto do grau desejado na tampa de distibuicao. Lembrando q motores a alcool é recomendado estar de 18 a 22 graus e motores a gasolina é recomendado estar entre 8 a 12 graus se nao me engano...se tiver errado alguem me corrija!
a marcação 0 q vc usou pra marcar a polia sao 0 graus (a vá) dai cada risquinho pra cima significa 2 graus de avanco. a letra A esta em 10 graus e a letra B em 20 graus.
Meu motor esta na gasolina entao deixei bem proximo dos 12 graus.
Colocando Motor com Ignição eletronica no ponto e marcando a polia P_201832

o proximo e ultimo passo é alinhar o recorte da ponta do rotor com o recorte da caraça do distribuidor. a foto nao ficou muito legal....mas vc vai entender!
Colocando Motor com Ignição eletronica no ponto e marcando a polia P_201831


agora é só prender a base do distribuidor com o parafuso da presilha, montar todo o resto de coisa q vc desmontou e ta feito. Tente dar a partida....o carro tem q pegar!

como muitos motores ja estao rodados e com suas respectivas folgas e tal....o correto é deixar ele mais ou menos no ponto como descrito acima pra ter uma ideia inicial....a partir dai faça uma marcaçao no bloco e no pé do distribuidor pra nao se perder e continue o ajuste fazendo testes andando na rua....adiante e atrase (girando beeem pouco o distribuidor no sentido anti horario e horario respectivamente) conforme seu motor se comportar melhor do seu gosto....se der merda...volte pra posicao inicial q foi a q vc marcou depois de seguir os paços do marcola aqui.

Boa sorte!


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Mensagem por Pedrão B. em Ter 30 Jan - 3:25:45

Muito bom Marcos!
Área Técnica pra ele!!!
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Mensagem por Rubão6cc em Ter 30 Jan - 4:29:20

Marcos ...um dos últimos seres prestativos do fórum Colocando Motor com Ignição eletronica no ponto e marcando a polia 122938


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Mensagem por LucasPiologo em Ter 30 Jan - 5:59:37

Parabéns Marcão !

Vai ajudar muito mesmo !
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Mensagem por Rubão6cc em Ter 30 Jan - 6:16:40

O marquinho podia abrir uma oficina...já mexeu em praticamente tudo da parte mecânica, tem o dom e uma paciência de jó...também tem paciência pra ensinar as outras pessoas...eu mesmo aprendi muitas coisas com o Marcos..talvez a mais importante foi mexer no carburador..depois de aprender já desmontei meu H34 umas 4x ou 5x sozinho quando precisei dar manutenção nele, economizei com m.o. e fiz serviço melhor do que os mecânicos que haviam mexido antes. Hoje sem sombra de dúvidas eu consigo fazer serviço melhor que o mecânico no que aprendi a mexer e isso graças a pessoas atenciosas como o Marcos.


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Mensagem por FabioM em Ter 30 Jan - 6:50:15

Show velho, parabéns pela iniciativa.
REP+ pra ti em.
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Mensagem por Marcos Adriano em Ter 30 Jan - 11:46:30

Esqueci de mencionar duas coisas importantissimas q muitos precisam na hora de ver ponto e etc:

a sequencia de ignicao!

quase todos os coletores originais tem escrito no coletor de admissao essa sequencia....mas mesmo assim vamos la:

todos os motores 4cil são: 1 - 3 - 4 - 2
todos os motores 6cil são: 1 - 5 - 3 - 6 - 2 - 4

OKK


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Mensagem por Marcos Adriano em Ter 30 Jan - 11:48:11

Pedrão B. escreveu:Muito bom Marcos!
Área Técnica pra ele!!!
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vlw pedrao!!!


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Mensagem por Marcos Adriano em Ter 30 Jan - 11:49:34

Rubão6cc escreveu:Marcos ...um dos últimos seres prestativos do fórum Colocando Motor com Ignição eletronica no ponto e marcando a polia 122938

vlw rubao....quando tenho tempo tento passar algumas coisas....bastante gente sabe muito mas nao tem tempo....


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Mensagem por Marcos Adriano em Ter 30 Jan - 11:52:26

LucasPiologo escreveu:Parabéns Marcão !

Vai ajudar muito mesmo !


é entao cara....com platinado era moleza achar o ponto...

era só colocar a polia na marcação dos graus e girar o platinado ate soltar a faisca....era moleza....

mas com ignicao sempre percebi q haviam muitas duvidas....

mas nao tem segredo.....

o mais chato é quando a polia nao tem marcação (caso das polias novas) dai fazendo isso é só marca ela e fica bla!!! ou quando a polia corre e a marcacao fica errada....dai é só remarcar e usar a marcaçao q vc fez....mas quando vc remarca ela fica ruim pra ver com pistola de ponto....


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Mensagem por Marcos Adriano em Ter 30 Jan - 11:59:25

Rubão6cc escreveu:O marquinho podia abrir uma oficina...já mexeu em praticamente tudo da parte mecânica, tem o dom e uma paciência de jó...também tem paciência pra ensinar as outras pessoas...eu mesmo aprendi muitas coisas com o Marcos..talvez a mais importante foi mexer no carburador..depois de aprender já desmontei meu H34 umas 4x ou 5x sozinho quando precisei dar manutenção nele, economizei com m.o. e fiz serviço melhor do que os mecânicos que haviam mexido antes. Hoje sem sombra de dúvidas eu consigo fazer serviço melhor que o mecânico no que aprendi a mexer e isso graças a pessoas atenciosas como o Marcos.


poxa rubao...vlw mano!! fiquei contente mesmo!!!


sobre a oficina....muita gente diz isso....mas é mais complicado...hj em dia as coisas sao injecao....carros novos modernos....e pra isso ainda nao tenho cabeça....nao consigo aprender com alguem me falando...principalmente lendo algo....eu aprendo mais facil fazendo e errando.....

reconheco q tenho um dom pra essas coisas.....nunka trabalhei em oficina e faço mesmo muitas coisas.....conheco os mecanicos daqui de pegar ferramentas emprestadas....mas nao de levar o carro pra arrumar kkkkkkkkkkkk

hj em dia vale a pena mexermos nos nossos carros....tem muito material na internet.....maioria esta aqui....e muitas oficinas estao boicotando servicos em carros antigos......comecei mexer no meu pq ouvi muitos NAO MEXEMOS NISSO, NAO MEXEMOS EM OPALA e etc.......

quando pegam o trampo pra fazer cobram os olhos da cara.....igual aconteceu com um amigo aqui do forum q cobraram mais de 2 mil pra revisar o cambio varetado do opala dele....infelizmente achei um absurdo.....mas foi o q ele achou de momento......é uma pena


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Mensagem por Marcos Adriano em Ter 30 Jan - 12:00:00

FabioM escreveu:Show velho, parabéns pela iniciativa.
REP+ pra ti em.

vlwww!!!!


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Mensagem por BenKenobi em Ter 30 Jan - 14:59:42

Parabens Marcos, sensacional.

É o tipo de informacao que procuramos em foruns, que dificilmente se acha.
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Mensagem por francisco6>8 em Ter 30 Jan - 17:49:18

Top demais, Marcos! Mas fiquei com duas dúvidas: o procedimento é o mesmo pro 4 cilindros? E por que dar as duas voltas se no fim das mesmas o primeiro cilindro vai estar no mesmo momento de trabalho que antes? Depois das duas voltas a polia do vira não vai parar no mesmo zero grau?
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Mensagem por Rubão6cc em Ter 30 Jan - 17:58:34

Marcos Adriano escreveu:
Rubão6cc escreveu:O marquinho podia abrir uma oficina...já mexeu em praticamente tudo da parte mecânica, tem o dom e uma paciência de jó...também tem paciência pra ensinar as outras pessoas...eu mesmo aprendi muitas coisas com o Marcos..talvez a mais importante foi mexer no carburador..depois de aprender já desmontei meu H34 umas 4x ou 5x sozinho quando precisei dar manutenção nele, economizei com m.o. e fiz serviço melhor do que os mecânicos que haviam mexido antes. Hoje sem sombra de dúvidas eu consigo fazer serviço melhor que o mecânico no que aprendi a mexer e isso graças a pessoas atenciosas como o Marcos.


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sobre a oficina....muita gente diz isso....mas é mais complicado...hj em dia as coisas sao injecao....carros novos modernos....e pra isso ainda nao tenho cabeça....nao consigo aprender com alguem me falando...principalmente lendo algo....eu aprendo mais facil fazendo e errando.....


reconheco q tenho um dom pra essas coisas.....nunka trabalhei em oficina e faço mesmo muitas coisas.....conheco os mecanicos daqui de pegar ferramentas emprestadas....mas nao de levar o carro pra arrumar kkkkkkkkkkkk

hj em dia vale a pena mexermos nos nossos carros....tem muito material na internet.....maioria esta aqui....e muitas oficinas estao boicotando servicos em carros antigos......comecei mexer no meu pq ouvi muitos NAO MEXEMOS NISSO, NAO MEXEMOS EM OPALA e etc.......

quando pegam o trampo pra fazer cobram os olhos da cara.....igual aconteceu com um amigo aqui do forum q cobraram mais de 2 mil pra revisar o cambio varetado do opala dele....infelizmente achei um absurdo.....mas foi o q ele achou de momento......é uma pena

Pra quem se dedica e gosta do que faz aprende tudo sim e na verdade a teoria é a base, a prática você já tem....você podia fazer um curso de mecânica geral no Senai pra poder ter acesso a um diploma e poder eventualmente trabalhar em uma oficina, ganhando experiência e um dia abrindo a sua própria, acredito que teria sucesso...esse é um caminho trilhado por muitos..só uma ideia.


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Mensagem por Marcos Adriano em Ter 30 Jan - 19:09:06

BenKenobi escreveu:Parabens Marcos, sensacional.

É o tipo de informacao que procuramos em foruns, que dificilmente se acha.


eu sempre procurei quando instalei uma ignicao eletronica num ex opala 4cil q tive....mas nunka achava nada concreto

sempre o mesmo esquema de enfiar chave de fenda no buraco da vela e etc e tal


ou eu SEMPRE fiz errado ou isso nao da certo!!!


desse jeito nao tem erro!!!!


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Mensagem por Marcos Adriano em Ter 30 Jan - 19:13:33

Rubão6cc escreveu:Pra quem se dedica e gosta do que faz aprende tudo sim e na verdade a teoria é a base, a prática você já tem....você podia fazer um curso de mecânica geral
no Senai pra poder ter acesso a um diploma e poder eventualmente trabalhar em uma oficina, ganhando experiência e um dia abrindo a sua própria, acredito que teria sucesso...esse é um caminho trilhado por muitos..só uma ideia.

o domingo q eu fui pra prudente levar a esposa pra fazer a segunda prova da ordem eu conversei um pouco com o rafa mr bean...ele fez varios cursos de mecanica la....

achei interessante.....mas pra mim agora nao da....a esposa vai fazer pós (sao mais dois anos) se ela arrumar um bom emprego num escritorio talvez e conseguir me ajudar talvez de pra eu pensar em fazer...nao vai ser facil o curso e as viagens pra pp.....no momento ta osso....

em alguns meses vamos mudar pra uma casa com aluguel marba tbem....dai isso ja vai ajudar.


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Mensagem por Marcos Adriano em Ter 30 Jan - 19:25:45

francisco6>8 escreveu:Top demais, Marcos! Mas fiquei com duas dúvidas: o procedimento é o mesmo pro 4 cilindros? E por que dar as duas voltas se no fim das mesmas o primeiro cilindro vai estar no mesmo momento de trabalho que antes? Depois das duas voltas a polia do vira não vai parar no mesmo zero grau?


ahhh sim.....vamos la.....desse jeito é mel na chupeta!!!


quando o pistao desce com a valvula de admissao aberta ele PUXA o combustivel para dentro da camara de combustao. apos isso a primeira subida dele será com as duas valvulas fechadas e é o momento da COMPRESSAO no qual é o momento exato da faisca dentro da camara....com o combustivel comprimido + faisca da vela vc tem a EXPLOSAO q joga o pistao la pra baixo no novamente.....dai essa proxima subida do pistao com a valvula de escape esta aberta é o momento da EXAUSTAO....

por isso as duas voltas no virabrequim....uma é para admissao/compressao e outra explosao/escape...

nisso vc percebe as duas subidas do pistao q consequentemente sao dois giros no virabrequim.


se vc der apenas uma volta no vira e acertar o ponto na hora da partida seu pistao vai descer e fazer a admissao e na hora de subir para a compressao a valvulas de escape vai estar aberta e quando soltar a faisca vai dar um tremendo estouro no seu escapamento kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


se isso ocorrer pra nao ter q dar outra volta no seu virabrequim vc pode tirar todos os cabos de vela da tampa e colocar o CABO DE VELA DO PRIMEIRO PISTAO NO LUGAR Q ESTAVA O QUARTO e seguir a ordem 1 - 3 - 4 - 2 q tbem vai dar certo.


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Mensagem por Marcos Adriano em Ter 30 Jan - 19:32:51

francisco6>8 escreveu:Depois das duas voltas a polia do vira não vai parar no mesmo zero grau?


alias cuidado com o zero grau....ele é somente para fazer a marcacao da polia ou conferencia da marcação se ja houver......


o ponto tem q ser perto das letras A e B



LEMBRANDO q os opalas antigos (epoca q nao existia opala/caravan a alcool) a tampa de distribuicao contem apenas a marcaçao 0 e A e nao sei exatamente ate quantos graus q vai....deve ser uns 14 ou 16 no maximo....


se vc ver q sua plaqueta tem apenas o 0 e A nao se preocupe....esta correto se eu motor/opala for antigo....agora se for antigo e ter passado pro alcool ai complicou!!!


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Mensagem por Rubão6cc em Ter 30 Jan - 20:24:47

Marcos Adriano escreveu:
Rubão6cc escreveu:Pra quem se dedica e gosta do que faz aprende tudo sim e na verdade a teoria é a base, a prática você já tem....você podia fazer um curso de mecânica geral
no Senai pra poder ter acesso a um diploma e poder eventualmente trabalhar em uma oficina, ganhando experiência e um dia abrindo a sua própria, acredito que teria sucesso...esse é um caminho trilhado por muitos..só uma ideia.

o domingo q eu fui pra prudente levar a esposa pra fazer a segunda prova da ordem eu conversei um pouco com o rafa mr bean...ele fez varios cursos de mecanica la....

achei interessante.....mas pra mim agora nao da....a esposa vai fazer pós (sao mais dois anos) se ela arrumar um bom emprego num escritorio talvez e conseguir me ajudar talvez de pra eu pensar em fazer...nao vai ser facil o curso e as viagens pra pp.....no momento ta osso....

em alguns meses vamos mudar pra uma casa com aluguel marba tbem....dai isso ja vai ajudar.

Esse curso do Senai é daqueles de graça se não me engano..


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Mensagem por LucasPiologo em Qua 31 Jan - 5:45:35

Infelizmente, oficina mecânica pra Opala é muito difícil, ou cara, eu só conheço uma oficina que mexe em Opala que não é careira e faz um trampo honesto que é o Baldan membro do fórum. Mas fica longe da minha casa, então só levo nele quando não consigo fazer o trampo.

Eu não sei fazer metade das coisas que o marcos faz, e já tenho vontade de fazer o curso de mecânica, só me falta tempo $$ kkkkkkkkk.



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Mensagem por sezil em Qua 31 Jan - 6:03:24

Parabens Marcos!! sempre disposto a nos ajudar com seus conhecimentos!!
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Mensagem por francisco6>8 em Qua 31 Jan - 8:14:19

Marcos Adriano escreveu:ahhh sim.....vamos la.....desse jeito é mel na chupeta!!!

quando o pistao desce com a valvula de admissao aberta ele PUXA o combustivel para dentro da camara de combustao. apos isso a primeira subida dele será com as duas valvulas fechadas e é o momento da COMPRESSAO no qual é o momento exato da faisca dentro da camara....com o combustivel comprimido + faisca da vela vc tem a EXPLOSAO q joga o pistao la pra baixo no novamente.....dai essa proxima subida do pistao com a valvula de escape esta aberta é o momento da EXAUSTAO....

por isso as duas voltas no virabrequim....uma é para admissao/compressao e outra explosao/escape...

nisso vc percebe as duas subidas do pistao q consequentemente sao dois giros no virabrequim.

se vc der apenas uma volta no vira e acertar o ponto na hora da partida seu pistao vai descer e fazer a admissao e na hora de subir para a compressao a valvulas de escape vai estar aberta e quando soltar a faisca vai dar um tremendo estouro no seu escapamento kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

se isso ocorrer pra nao ter q dar outra volta no seu virabrequim vc pode tirar todos os cabos de vela da tampa e colocar o CABO DE VELA DO PRIMEIRO PISTAO NO LUGAR Q ESTAVA O QUARTO  e seguir a ordem 1 - 3 - 4 - 2 q tbem vai dar certo.

OKK OKK

Bem, ainda não entendi muito bem o porquê das duas voltas, hahaha Embarassed

A minha dúvida é baseada no fato de que no fim das duas voltas o primeiro pistão vai estar no mesmo momento de trabalho que estava antes das voltas do vira; ou seja, no momento de gerar trabalho (combustão). Ou seja, tudo vai girar e terminar exatamente onde começou: as válvulas do primeiro cilindro estarão fechadas para a combustão, o terceiro cilindro vai estar em PMI pra começar a comprimir, o quarto vai estar admitindo e o segundo expelindo; assim como o distribuidor, que independente da forma que você o montou no bloco (a posição do corpo), dará uma volta completa no rotor.

Se eu alinhar a engrenagem do comando com a do vira, encaixar a polia na posição zero e montar o distribuidor, não posso regular o avanço sem dar as duas voltas?

E pra finalizar, encaixando a polia do vira no eixo (com a chaveta pra cima) a marcação vai coincidir com o ponto zero? Ou talvez eu precise fazer uma nova marcação e "zerar" a polia?
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Mensagem por Marcos Adriano em Qui 1 Fev - 10:59:54

Rubão6cc escreveu:
Marcos Adriano escreveu:

o domingo q eu fui pra prudente levar a esposa pra fazer a segunda prova da ordem eu conversei um pouco com o rafa mr bean...ele fez varios cursos de mecanica la....

achei interessante.....mas pra mim agora nao da....a esposa vai fazer pós (sao mais dois anos) se ela arrumar um bom emprego num escritorio talvez e conseguir me ajudar talvez de pra eu pensar em fazer...nao vai ser facil o curso e as viagens pra pp.....no momento ta osso....

em alguns meses vamos mudar pra uma casa com aluguel marba tbem....dai isso ja vai ajudar.

Esse curso do Senai é daqueles de graça se não me engano..


acho q nao sao nao....ou to muito enganado.....

mesmo assim com ctz tem q gastar com material...livros...apostilas e etc....esses custos q todo curso tem.....e ainda por cima tem as viagens pra pp....alimentacao e etc.....

sao custos q nao posso dispor no momento.


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Mensagem por Marcos Adriano em Qui 1 Fev - 11:02:19

LucasPiologo escreveu:Infelizmente, oficina mecânica pra Opala é muito difícil, ou cara, eu só conheço uma oficina que mexe em Opala que não é careira e faz um trampo honesto que é o Baldan membro do fórum. Mas fica longe da minha casa, então só levo nele quando não consigo fazer o trampo.

Eu não sei fazer metade das coisas que o marcos faz, e já tenho vontade de fazer o curso de mecânica, só me falta tempo $$ kkkkkkkkk.




kkkkkkkkkkkkkkkk pra mim tbem mano!!!! é foda!!!


ano retrasado arrisquei fazer um curso de quimica (q tbem gosto muito) numa etec da cidade vizinha....mas nao consegui devido o horario rotativo de turnos no posto q eu trabalho....

quando o curso é de graça e do lado da cidade q o buzao da prefeitura leva por 25 reais por mes o horario fode!


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Mensagem por Marcos Adriano em Qui 1 Fev - 11:08:59

sezil escreveu:Parabens Marcos!!  sempre disposto a nos ajudar com seus conhecimentos!!


opa muito obrigado!!!


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Mensagem por Marcos Adriano em Qui 1 Fev - 11:32:50

francisco6>8 escreveu:Bem, ainda não entendi muito bem o porquê das duas voltas, hahaha Embarassed

A minha dúvida é baseada no fato de que no fim das duas voltas o primeiro pistão vai estar no mesmo momento de trabalho que estava antes das voltas do vira

sim....vai estar na mesma posicao sim.....porem com uma volta a posicao do rotor do distribuidor e do comando de valvulas nao vao estar (eles vao estar com apenas meia volta)....e nem as valvulas de adm e escape...as duas voltas completam o ciclo isso é fato em todos os carros (exceto os dkv)


ou seja, no momento de gerar trabalho (combustão). Ou seja, tudo vai girar  duas vezes  e terminar exatamente onde começou: as válvulas do primeiro cilindro estarão fechadas para a combustão, o terceiro cilindro vai estar em PMI pra começar a comprimir, o quarto vai estar admitindo e o segundo expelindo; assim como o distribuidor, que independente da forma que você o montou no bloco (a posição do corpo), dará uma volta completa no rotor com as duas voltas do virabrequim sim! faça o teste no seu: tire a tampa do distribuidor e veja onde o rotor ta apontado......de 1 (UMA) volta no vira e vera q ele vai girar 180°. Como vc quer explosao no primeiro cilindro se ele ta apontado para o quarto?? Colocando Motor com Ignição eletronica no ponto e marcando a polia 695742  Colocando Motor com Ignição eletronica no ponto e marcando a polia 695742  Colocando Motor com Ignição eletronica no ponto e marcando a polia 695742  Colocando Motor com Ignição eletronica no ponto e marcando a polia 695742


Se eu alinhar a engrenagem do comando com a do vira, encaixar a polia na posição zero e montar o distribuidor, não posso regular o avanço sem dar as duas voltas?

pode sim....é só vc girar a polia do vira no sentido anti-horario ate a marcação chegar na letra dos graus desejada e a partir dai alinhar as duas marcações no distribuidor e etc....porem nao é recomendado girar o vira ao contrario pra fazer isso....pois podem existir folgas q girando ao contario pode dar diferença na hora q ele comecar a girar no sentido correto.....lembrando mais uma vez q vc nao deve alinhar a marcaçao no ponto 0 e tirar o ponto dali.....a marcação 0 é APENAS pra marcar a polia ou conferir a marcação


E pra finalizar, encaixando a polia do vira no eixo (com a chaveta pra cima) a marcação vai coincidir com o ponto zero? Ou talvez eu precise fazer uma nova marcação e "zerar" a polia?

nos 4cil com polia simples em q a polia é parafusada no cubo é quase impossivel a marcação sair do lugar pelo simples fato da chaveta impedir q o cubo se movimente e pelos parafusos q prendem a polia no cubo.....isso acontece muito em polias duplas no qual a polia é presa no cubo por um tipo de borracha q fica entre elas.....se a marcação estiver errada vc pode marcar de novo....


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Mensagem por sezil em Qui 1 Fev - 15:16:42

Marcos Adriano escreveu:
sezil escreveu:Parabens Marcos!!  sempre disposto a nos ajudar com seus conhecimentos!!


opa muito obrigado!!!

So esqueceu de ver o negocio do conta giros KKKKK Very Happy
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Mensagem por Marcos Adriano em Qui 1 Fev - 19:57:26

kkkkkkkkkkkkkkkk

putz....pior q é vdd....

o cara q mexe com conta giros ta me deixando doido....ele comprou um cambio do 5m meio adaptado pra 6cil...porem ta tendo alguns problemas com o vendedor.....

ai agora ele arrumou um cambio de c20 e ta me enchendo de perguntas para o procedimento pra montar no opala dele kkkkkkkkkkk


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Mensagem por PedroV9 em Sex 2 Fev - 5:39:35

Marcos bom dia, bem bacana o tutorial, ficou bem didático, mas só pra ter certeza que não irei fazer coisa errada...

Eu mesmo montei meu motor, depois de montado as duas marcas do vira e do comando ficaram apontando pra dentro (igual a primeira foto do tópico) e depois de montada a polia ficou dessa forma:
Colocando Motor com Ignição eletronica no ponto e marcando a polia Img-2010

Agora ficou uma dúvida, se eu der um giro no motor o comando vai dar meia volta, se eu der 2 giros, ele vai dar uma volta completa e vai voltar pra posição inicial, não?

O ideal é que quando montar o distribuidor é que as duas marcações do vira e do comando fiquem para o lado de dentro?
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Mensagem por Marcos Adriano em Sex 2 Fev - 17:47:24

PedroV9 escreveu:Marcos bom dia, bem bacana o tutorial, ficou bem didático, mas só pra ter certeza que não irei fazer coisa errada...

Eu mesmo montei meu motor, depois de montado as duas marcas do vira e do comando ficaram apontando pra dentro (igual a primeira foto do tópico) e depois de montada a polia ficou dessa forma:
Colocando Motor com Ignição eletronica no ponto e marcando a polia Img-2010


isso...exatamente isso.....se vc montou a polia e o cubo com a chaveta virada pra cima a polia esta na posicao correta mesmo....marcando zero....isso reforça o q eu disse sobre a polia simples nao "correr"...ai ta certinho!!!

Agora ficou uma dúvida, se eu der um giro no motor o comando vai dar meia volta, se eu der 2 giros, ele vai dar uma volta completa e vai voltar pra posição inicial, não?

deixa eu explicar algo melhor pra vc e pro francisco...acho q eu nao estou falando com as palavras corretas: o termo "duas voltas" nao sao duas voltas extremamente e exatamente certas......vc vai dar uma volta completa e na segunda vc vai parar a polia um pouquinho antes q vai ser perto das graduações A ou B....nao sao duas voltas ate chegar no ponto 0...ali é o PMS....vc tem q parar um pouco antes pois é o momento em que o pistao esta quase chegando no PMS...entendeu???


O ideal é que quando montar o distribuidor é que as duas marcações do vira e do comando fiquem para o lado de dentro?


sim aquelas marcações vao ficar viradas umas para as outras novamente quando completar os 360° do giro do comando.....porem com seu motor nesse estado da foto vc nao vai mais ver isso...entao esquece eles kkkkkkkk


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Mensagem por PedroV9 em Seg 5 Fev - 4:42:27

Marcos Adriano escreveu:
PedroV9 escreveu:Marcos bom dia, bem bacana o tutorial, ficou bem didático, mas só pra ter certeza que não irei fazer coisa errada...

Eu mesmo montei meu motor, depois de montado as duas marcas do vira e do comando ficaram apontando pra dentro (igual a primeira foto do tópico) e depois de montada a polia ficou dessa forma:
Colocando Motor com Ignição eletronica no ponto e marcando a polia Img-2010


isso...exatamente isso.....se vc montou a polia e o cubo com a chaveta virada pra cima a polia esta na posicao correta mesmo....marcando zero....isso reforça o q eu disse sobre a polia simples nao "correr"...ai ta certinho!!!

Agora ficou uma dúvida, se eu der um giro no motor o comando vai dar meia volta, se eu der 2 giros, ele vai dar uma volta completa e vai voltar pra posição inicial, não?

deixa eu explicar algo melhor pra vc e pro francisco...acho q eu nao estou falando com as palavras corretas: o termo "duas voltas" nao sao duas voltas extremamente e exatamente certas......vc vai dar uma volta completa e na segunda vc vai parar a polia um pouquinho antes q vai ser perto das graduações A ou B....nao sao duas voltas ate chegar no ponto 0...ali é o PMS....vc tem q parar um pouco antes pois é o momento em que o pistao esta quase chegando no PMS...entendeu???


O ideal é que quando montar o distribuidor é que as duas marcações do vira e do comando fiquem para o lado de dentro?


sim aquelas marcações vao ficar viradas umas para as outras novamente quando completar os 360° do giro do comando.....porem com seu motor nesse estado da foto vc nao vai mais ver isso...entao esquece eles kkkkkkkk

Agora ficou bem claro, obrigado Marcos!
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Mensagem por Marcos Adriano em Seg 5 Fev - 15:26:49

serio mesmo???


qualquer duvida da um alo


kkkkkkkkkkk


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Mensagem por PedroV9 em Ter 6 Fev - 5:29:57

Sim, minha dúvida era porque não levar o motor direto ao ponto correto, aí com a resposta que você me deu e ao Francisco e tudo ficou claro... kkkk.

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Mensagem por Paulo Corso em Ter 6 Fev - 11:41:47

Top Marcos, parabéns, grande contribuição para o fórum !!!


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Mensagem por Marcos Adriano em Ter 6 Fev - 19:29:24

Paulo Corso escreveu:Top Marcos, parabéns, grande contribuição para o fórum !!!

obrigado pauloviski!!!


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Mensagem por Marcos Adriano em Ter 6 Fev - 19:31:00

PedroV9 escreveu:Sim, minha dúvida era porque não levar o motor direto ao ponto correto, aí com a resposta que você me deu e ao Francisco e tudo ficou claro... kkkk.

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kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


rachei de rir!!!!!


kkkkkkkkkkkkkkkk


ufa q bom mano....internet é foda...textos escritos as vezes a gente ta pensando em algo e digitando outra....e nem percebe....finalmente entendi e consegui explicar melhor cheers cheers cheers cheers cheers


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Mensagem por Marcos Adriano em Qua 21 Fev - 19:23:32

pessoal dando mais uma dica sobre o causo......

ontem fui (finalmente) ligar a caravan.....batendo na chave estouros no escape, carburador e partida pesada....dando partida e mexendo no distribuidor simultaneamente nao achava ponto q sequer fizesse o motor dar um sinal de vida....apenas os tragicos estouros.

foi entao q me toquei numa coisa: o pistao tem 2 pms - um extaustao e um compressao - e eu (logico) peguei o ponto pela exaustao....ou seja do outro lado do ponto correto.

ja fiz em outra postagem aqui um breve comentario sobre isso......agora vou tentar explicar melhor e mais detalhado como resolver....e tbem de evitar q isso aconteca Colocando Motor com Ignição eletronica no ponto e marcando a polia 787251 Colocando Motor com Ignição eletronica no ponto e marcando a polia 787251 Colocando Motor com Ignição eletronica no ponto e marcando a polia 787251

Existem duas formas de se resolver isso:

A primeira é mais facil: vc vc tira quase todos os cabos de vela da tampa EXCETO o do primeiro e sexto pistao.....quando estiverem somente os dois...vc troca eles de posicao: o primeiro vai para o borne do sexto e o sexto vai para o borne do primeiro....e entao apos isso vá recolocando novamente os cabos A PARTIR DO PRIMEIRO PISTAO seguindo a sequencia: 1 - 5 - 3 - 6 (q ja vai estar la) - 2 - 4....eu fiz essa pro motor funcionar e eu ter certeza q era esse o problema.

A segunda é mais chata e foi a q eu fiz definitivo: primeiro de tudo eu tirei a tampa do distribuidor e emparelhei os dois recortes da tampa e da carcaça:
Colocando Motor com Ignição eletronica no ponto e marcando a polia P_201853



a polia nesse momento vai estar marcando os graus q eu havia deixado aquele dia.
Colocando Motor com Ignição eletronica no ponto e marcando a polia P_201850





apos isso tirei o distribuidor fora
Colocando Motor com Ignição eletronica no ponto e marcando a polia P_201851



dei 1 (uma) volta no vira e parei novamente no grau desejado apos essa uma volta
Colocando Motor com Ignição eletronica no ponto e marcando a polia P_201852



após isso apenas recoloquei o distribuidor novamente e deixei alinhado os dois recortes
Colocando Motor com Ignição eletronica no ponto e marcando a polia P_201854


apos isso foi só montar a tampa do jeito q os cabos estavam......bateu na chave e pegou cheers cheers cheers cheers

uma coisa interessante e importante: vc nao pode fazer os dois....se for trocar os cabos de lugar nao mexa no distribuidor....se for mexer no distribuidor nao mexa nos cabos....

uma coisa q particularmente aconteceu com meu motor foi q com 14° senti q a partida comecou pesar....tive q dar uma atrasada dai ficou file!!!


Pra evitar q isso aconteca se vc tiver sem a tampa de valvuvlas é facil de ver: ao girar o virabrequim fique de olho na valvula de admissa do primeiro cilindro (segunda valvula contando a partir da frente do motor q fica do lado das polias) vc vai reparar ela abrindo de depois vai fechar...esse é o momento da compressao....é só ir girando o vira ate a chaveta ficar virada pra cima....pois quando a valvula fechar a chaveta vai estar virada pra baixo.....o momento da chaveta virar pra cima é o movimento do pistao fazendo a compressao....

agora se a tampa de valvula estiver montada...ai eu ja nao sei como ver isso....


para os motores 4cil o procedimento é o mesmo no caso de tirar o distribuidor....mas no caso de trocar os cabos de vela vc tem q tirar o cabo do primeiro pistao e colocar no lugar do quarto pistao...e seguir a sequencia a partir do primeiro na sua nova posicao 1 - 3 - 4 -2


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Mensagem por thiago6boca em Qui 10 Out - 23:12:29

Muito legal esse tópico Marcos! Parabéns e obrigado!
uma dúvida... em um 6 cilindros com 10:1 de taxa que anda na gasolina c/ 10% de alcool, comando 4100 com 1 weber 40... a partir de que ponto vc acha que seria legal eu começar a acertar o ponto?
Abraço
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Mensagem por Marcos Adriano em Qui 10 Out - 23:47:06

primeiro me fala mais sobre essa gasolina com 10% de alcool.


o q seria isso exatamente?


misturar o alcool ja na gasolina comum numa porporcao de 10%?


ou uma gasolina com 10% de alcool? (o q seria beeem dificil....maaaas)


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Mensagem por thiago6boca em Qui 10 Out - 23:57:06

é eu coloquei 10L e gasolina e 1L de alcool...eu tentei fazer isso da ultima vez que andei na tentativa de diminuir os picos de temperatura por causa da taxa do motor... mas nesse meio tempo tirei o distribuidor pra revisar e não andei mais... ah eu tbm coloquei velas grau 8 que aí fizeram uma boa diferença... fiquei na duvida tbm dessa mistura estranha mas lembro que não percebi muita diferença nem em desempenho nem nos picos de temperatura...andei pouco tempo assim mas a mistura ainda ta la no tanque rsrsrs
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Mensagem por thiago6boca em Sex 11 Out - 11:40:33

eu achei melhor tirar a gasolina misturada que tava no tanque e já coloquei vpower da shell nela... sei lá to pensando em começar com uns 14 graus de avanço... oque acha Marcos?
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Mensagem por Marcos Adriano em Sex 11 Out - 17:36:58

entendi


caramba esta com vela 8?? rapaiz.....e mesmo assim aquece??? estranho de mais em


eu uso gasolina no meu motor a alcool ha 3 anos com velas grau 6 nunca tive problema com temperatura....UNICO dia q chegou no meio foi no feriado de pascoa subindo de maresias pela imigrantes....meio dia tudo parado dentro dos tuneis....ai chegou no meio....mas nunca passou disso.


eu nao sei quantos graus esta o meu hoje....pois desde q montei ja dei umas mexidinhas no distribuidor.....

o segredo é esse vc ir andando e mexendo no distribuidor conforme o carro for ficando bom....

cada motor se comporta de um jeito em determinado ponto...as vezes o ponto bom no meu nao fica bom no seu....isso depende muito da parte interna do motor....


o interessante é vc fazer uma marcaçao no pé do distribuidor e no bloco pra nao se perder....eu fiz assim no meu:

Colocando Motor com Ignição eletronica no ponto e marcando a polia 20190716


ali da pra perceber q eu fiz a marcaçao e dei uma leve adiantada no ponto.....caso mexer e nao ficar bom vc tem a posicao inicial pra voltar do jeito q estava.


vc pode comecar ate com 12.....e ir adiantando aos poucos conforme vai andando com o carro...quando ver q ficou bem legal...sem falhas...sem engasgar e subindo giro liso vc pode parar por ali.....

porem pra ter certeza dos graus vc precisa ter certeza q sua polia nao correu...isso acontece muito com a polia harmonica dupla do opala 6cil....a polia simples do 4cil nao corre.


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Mensagem por thiago6boca em Sex 11 Out - 22:31:22

Opa blz Marcos? então, na vdd eu me expressei errado, os picos de temperatura que eu digo é ligar a ventoinha elétrica muito rápido, por exemplo a temperatura abaixa para 82, aí rapidamente já estava nos 87 ligando a ventoinha novamente.. no transito estava chato...eu tentei o cebolão com 10 graus de variação mas não gostei tbm.. aí oque eu queria é baixar esse tempo, fui testando as velas de 6 até 8 aonde eu consegui deixar do jeito que eu queria... acredito que quando colocar outro comando mais graduado melhore mais não sei...

a polia do vira é nova então está marcando certo, mas eu acompanho o alinhamento da chaveta para cima e as valvulas se estão as 2 fechadas para combustão também.

valeu aí depois coloco os resultados aqui... pena que só vou conseguir mexer nisso na segunda-feira Sad
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Mensagem por Marcos Adriano em Sab 12 Out - 10:08:16

cara....


ventoinha ligar rapido ou nao nao é sinonimo q ha algum problema.....a minha as vezes nem desliga....


fica ligada direta um tempao.....para um pouquinho e liga rapido de novo....em dias quentes transito parado....carro parado isso normal....

o importante é o carro nao subir a temperatura....se ele mantem ja era ta de boa....pelo menos eu penso assim.


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Mensagem por thiago6boca em Seg 14 Out - 23:05:39

iai blz? é vc tem razão pois ela nunca ferveu mesmo com grau 5... mas sei lá eu não gostei de manter esse grau com uma taxa dessa e o comando original, no transito era um saco eu me incomodava muito ahhaha foi aí q eu resolvi mexer nas velas, coloquei a 6 não curti mesmo assim ficou muito parecido com as 5, aí coloquei 8, eu gostei do resultado meu carro melhorou bem com essas velas mais frias era certado com uma 446... ficou show com a mudança de velas não só de a ventoinha ligar mais devagar e os intervalos aumentarem, mas queria deixar mais parecida com um carro de taxa original na gasolina com velas de grau 5
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Mensagem por Marcos Adriano em Ter 15 Out - 17:38:24

olha....nao tem como vc trabalhar com taxa, manter as velas originais e querer q o motor nao trabalhe quente.


ele vai trabalhar quente mesmo com as velas frias.....as velas "ajudam" a dissipar o calor....mas nao esfriam motor....


se quiser dar um "up" instale ventoinhas auxiliares.


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Mensagem por BenKenobi em Sab 19 Out - 9:05:57

Thiago, eu uso 10 de taxa com motor preparado, e uso vela 8 tambem. Motor nao passa do meio nao, mesmo acelerando tudo que da do carro, ele chega no max no meio.

Como esta o sistema de arrefecimento do seu carro? Esta tudo em ordem? Valvula termostatica, selos etc.

Outra coisa, o ponto inicial pode nao ser o problema, mas o final sim. Gasolina com taxa alta, se nao tem alta octanagem, precisa deixar o ponto final mais conservador, pro motor nao grilar nem ferver, na casa dos 28-29 graus.

Talvez precise atrasar seu ponto um pouco por causa do ponto final. Acima de 3500 rpm o distribuidor ja tem giro pra estar no ponto final.
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Mensagem por Renato_Rod em Dom 17 Maio - 17:16:13

Ótimo tópico, só feras. Muito obrigado pelas dicas!
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Mensagem por Marcos Adriano em Dom 17 Maio - 20:06:16

Renato_Rod escreveu:Ótimo tópico, só feras. Muito obrigado pelas dicas!

é nois

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