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    Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 4 Jun - 21:34:51

    galera seguinte.....

    minha polia deve ter corrido entao nao pego ponto pela pistola de jeito nenhum.....e nao manjo tirar ponto de ouvido.....nem ven Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed

    dai é o seguinte meu motor é a alcool 6cil ignicao eletronica original....pra acertar o ponto do alcool uso uma receita simples:

    avanco o ponto ate pesar a partida....quando pesar volto um pouco pra aliviar e deixo mais ou menos assim...fica muito bom pra andar......

    porém vou por o motor na gasolina amanha.....

    alguma dica pra eu deixar no ponto legal pra gasolina?? sem olhar no entalhe da polia...sem olhar a graduacao da chapinha da tampa da engrenagem do comando e etc.....

    algum macete pra ver sem olhar na polia do vira??


    alguma dica pra remarcar a polia do vira certinho??

    vlww!!!!
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    Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por LipCamaro Sáb 4 Jun - 22:11:42

    Para remarcar a polia do virabrequim com o motor fechado, eu faço o seguinte:
    Tire a vela do pistão 1 ( perto da bomba dágua)
    Pegue uma chave de fendas longa
    Coloque pelo buraco da vela, sem forçar!!! Se ela entrar mais que uns 10cms, tire a chave de fenda e gire o motor COM A MÃO ou no máximo fazendo alavanca nas cabeças dos parafusos da bomba dágua.
    Gire um pouco e recoloque a chave de fenda no buraco e veja se diminuiu.
    Repita o passo anterior até vc notar que a chave encosta na cabeça do pistão. Nesta parte vc pode deixar a chave e girar lentamente o vira e vai sentir a chave subir ou descer.
    Gire para um lado e outro até saber o ponto em que a chave de fendas atinge o ponto mais alto( curto).
    Repare que no ponto mais alto, vai haver um espaço entre uma girada num sentido e no outro em que parece que a chave nem se move. Tire a média desse ângulo( metade desse percurso) e terá o ponto máximo de subida do pistão.
    Vá na chapinha graduada e marque a polia na reta do zero da chapinha.
    Motor álcool o ponto é na B
    Motor a gasolina é no A
    Se quiser passar de álcool para gasolina, terá que atrasar o ponto, girando o distribuidor sentido HORÁRIO. Gire pouco e teste se ficou pesado para pegar. Se bater pino também nas acelerações, se não for gasolina ruim, pode ser que ainda esteja um pouco adiantado.
    O certo seria trocar o distribuidor, porque as molas que fazem o avanço de ponto quando acelerado, são diferentes das molas nos distribuidores para gasolina.
    Mas dá para usar....
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    Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 4 Jun - 22:20:18

    ah sim...boa ideia de marcacao....

    o lance de atrasar e adiantar eu sei bem....porem nao acertei ponto desse motor na gasolina ainda....por isso a duvida....vou tentar marcar entao....

    outros motores meus eu dava uma acertada na pistola e depois ia mexendo pouco pra finalizar....agora esse eu nao tenho nem noçao de onde estaria o ponto.

    tanto é q quando acertei o pondo do meu motor fiz uma marca no pé do distribuidor e no bloco kkkkkk

    o lance do avanco eu to com weber e nao vou usar....
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    Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por LipCamaro Sáb 4 Jun - 22:40:05

    Marcos Adriano escreveu:ah sim...boa ideia de marcacao....

    o lance de atrasar e adiantar eu sei bem....porem nao acertei ponto desse motor na gasolina ainda....por isso a duvida....vou tentar marcar entao....

    outros motores meus eu dava uma acertada na pistola e depois ia mexendo pouco pra finalizar....agora esse eu nao tenho nem noçao de onde estaria o ponto.

    tanto é q quando acertei o pondo do meu motor fiz uma marca no pé do distribuidor e no bloco kkkkkk

    o lance do avanco eu to com weber e nao vou usar....


    OKK
    Eu tive um saia e blusa diplomata 87...
    Muito maneira essa combinação do prata Andino com prata Monte Carlo!!!!
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    Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por gilmareu Dom 5 Jun - 7:28:10

    Marcada a polia como o amigo acima descreveu, você poderá seguir as marcações do distribuidor e cachimbo para achar o ponto estático do carro, sem pistola.


    No motor a álcool é de 14 a 18 graus, perto da Letra B na régua.

    1) Você gira a polia até marcar 18 graus na régua, perto da Letra B
    2) Vai no distribuidor, tira a tampa, aonde vai a tampa tem uma maquinha/risquinho e da mesma forma, o cachimbo tb tem um risquinho, cfme a foto
    3) confere se o cachimbo está apontando para o cilindro 1, senão dê mais uma volta no motor, até o danado apontar para o cilindro 1 no distribuidor
    4) solta o parafuso da base do distribuidor
    5) gira ele até ficar alinhado com o cachimbo
    6) aí vc marca o distribuidor do lado de fora ao seu gosto, eu fiz uma marca no pé do cachimbo, que bate com o parafuso e uma chave de boca que eu tenho, rsrsrs Mas aí só eu entendo esta marca, marcando do lado de fora voce não precisa ficar abrindo o distribuidor para ver onde tá o cachimbo


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    Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por Pedrão B. Dom 5 Jun - 8:47:35

    Se o motor estiver fora do carro e você conseguir visualizar a polia do vira, o PMS do 1º cilindro é com a chaveta da polia "marcando 12:00" ou seja, apontado pra cima.
    []'s


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    Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 5 Jun - 9:45:33

    gilmareu escreveu:Marcada a polia como o amigo acima descreveu, você poderá seguir as marcações do distribuidor e cachimbo para achar o ponto estático do carro, sem pistola.


    No motor a álcool é de 14 a 18 graus, perto da Letra B na régua.

    1) Você gira a polia até marcar 18 graus na régua, perto da Letra B
    2) Vai no distribuidor, tira a tampa, aonde vai a tampa tem uma maquinha/risquinho e da mesma forma, o cachimbo tb tem um risquinho, cfme a foto
    3) confere se o cachimbo está apontando para o cilindro 1, senão dê mais uma volta no motor, até o danado apontar para o cilindro 1 no distribuidor
    4) solta o parafuso da base do distribuidor
    5) gira ele até ficar alinhado com o cachimbo
    6) aí vc marca o distribuidor do lado de fora ao seu gosto, eu fiz uma marca no pé do cachimbo, que bate com o parafuso e uma chave de boca que eu tenho, rsrsrs Mas aí só eu entendo esta marca, marcando do lado de fora voce não precisa ficar abrindo o distribuidor para ver onde tá o cachimbo


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    ahhh sim....isso ai eu manjo bastante ja fiz muito......

    o lance é q eu nao ia saber certinho o lance dos graus da polia pois ela correu e eu estou totalmente perdido......entendeu? colocar o distribuidor no ponto depois da polia alinhada com o grau certo pra gasolina é facil......
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 5 Jun - 9:50:21

    Pedrão B. escreveu:Se o motor estiver fora do carro e você conseguir visualizar a polia do vira, o PMS do 1º cilindro é com a chaveta da polia "marcando 12:00" ou seja, apontado pra cima.
    []'s


    ooo pedrao eu ja vi um comentario desse seu em outro topico.....porem ja sabe né?

    motor ta la dentro do cofre....nao tem jeito nenhum de visualizar a chaveta?? nem filmando com o celular la apontado pra polia?? pois o recorte da polia onde entra a chaveta vai de fora a fora do cubo....sera q nao teria como ver??

    alias vou la fora olhar isso agora...


    vlww
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    Mensagem por Pedrão B. Dom 5 Jun - 10:50:20

    Dá pra ver o rasgo de chaveta no cubo da polia...
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    Mensagem por gilmareu Dom 5 Jun - 13:36:40

    Marcos Adriano escreveu:
    gilmareu escreveu:Marcada a polia como o amigo acima descreveu, você poderá seguir as marcações do distribuidor e cachimbo para achar o ponto estático do carro, sem pistola.


    No motor a álcool é de 14 a 18 graus, perto da Letra B na régua.

    1) Você gira a polia até marcar 18 graus na régua, perto da Letra B
    2) Vai no distribuidor, tira a tampa, aonde vai a tampa tem uma maquinha/risquinho e da mesma forma, o cachimbo tb tem um risquinho, cfme a foto
    3) confere se o cachimbo está apontando para o cilindro 1, senão dê mais uma volta no motor, até o danado apontar para o cilindro 1 no distribuidor
    4) solta o parafuso da base do distribuidor
    5) gira ele até ficar alinhado com o cachimbo
    6) aí vc marca o distribuidor do lado de fora ao seu gosto, eu fiz uma marca no pé do cachimbo, que bate com o parafuso e uma chave de boca que eu tenho, rsrsrs Mas aí só eu entendo esta marca, marcando do lado de fora voce não precisa ficar abrindo o distribuidor para ver onde tá o cachimbo


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    ahhh sim....isso ai eu manjo bastante ja fiz muito......

    o lance é q eu nao ia saber certinho o lance dos graus da polia pois ela correu e eu estou totalmente perdido......entendeu? colocar o distribuidor no ponto depois da polia alinhada com o grau certo pra gasolina é facil......

    Entendi, aí é so fazer mesmo que colega falou, de por o primeiro pistão no PMS e criar uma nova marca na polia, lá na régua, marcando 0 (zero).

    Ela correr quer dizer que a parte de fora dela virou mais que a de dentro? tipo aquela borracha que fica no meio tá zuada?
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 5 Jun - 18:40:15

    entao hj dei uma olhada la.....

    acontece o seguinte:

    com a chaveta em "meio dia" o primeiro cilindro fica em pms normal...porem a marcacao da polia fica do outro lado da chapinha com os graus.....exatamente do outro lado (meia volta)

    a marcacao da polia alinhada com o zero da chapinha dos graus a chaveta marca "seis e meia" e o pistao fica em pmi

    ou seja:

    tenho quase certeza q minha polia foi montada errada no cubo pois a marcacao esta exatamente do outro lado q deveria estar.....seria muitissima coincidência a polia ter corrido e parado exatamente do outro lado kkkkkkkk

    bom.....

    essa semana eu faço uma marca nova com a dica do pedrao e do lipcamaro hj nao fiz pq nao deu tempo....vi as coisas como estavam e deixei queto.....
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 5 Jun - 18:42:26

    gilmareu escreveu:

    Entendi, aí é so fazer mesmo  que colega falou, de por o primeiro pistão no PMS e criar uma nova marca na polia, lá na régua, marcando 0 (zero).

    Ela correr quer dizer que a parte de fora dela virou mais que a de dentro? tipo aquela borracha que fica no meio tá zuada?

    olha acho q correr ela corre um pouco.....e um pouco q corre ja muda os graus.....

    porem se ela corresse meia volta como seria o meu caso ai sim acho q bagacaria a borracha do centro....porem a minha nao correu nao....acho q foi montada errada!!!!
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    Mensagem por gilmareu Seg 6 Jun - 12:16:52

    Caramba, então eu dei sorte se tinha 2 jeitos de montar a polia, quando eu e meu pai mexemos com isso, trocamos a polia e instalamos a nova nem vimos.

    Me pareceu na época que só tinha um jeito de montar no vira, rs

    Ela tem tipo uma chaveta que vai junto e encaixa num unico lugar, senão vc não trava ela.
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    Mensagem por Marcos Adriano Seg 6 Jun - 17:08:35

    nao tem dois jeitos de montar ela no motor nao....

    a parte mais comprida do cubo vai encaixada na ponta do vira....nao tem como errar....


    o meu problema é q eu acho q a minha polia foi prensada no cubo errado entendeu??
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    Mensagem por gilmareu Ter 7 Jun - 8:54:37

    Marcos Adriano escreveu:nao tem dois jeitos de montar ela no motor nao....

    a parte mais comprida do cubo vai encaixada na ponta do vira....nao tem como errar....


    o meu problema é q eu acho q a minha polia foi prensada no cubo errado entendeu??

    Cara, aí tem que ser bem "sortudo" para pegar justo uma polia prensada ao contrário, rs

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    Mensagem por adpachec Ter 7 Jun - 9:52:59

    Marcos Adriano escreveu:galera seguinte.....

    minha polia deve ter corrido entao nao pego ponto pela pistola de jeito nenhum.....e nao manjo tirar ponto de ouvido.....nem ven Embarassed  Embarassed  Embarassed  Embarassed

    dai é o seguinte meu motor é a alcool 6cil ignicao eletronica original....pra acertar o ponto do alcool uso uma receita simples:

    avanco o ponto ate pesar a partida....quando pesar volto um pouco pra aliviar e deixo mais ou menos assim...fica muito bom pra andar......

    porém vou por o motor na gasolina amanha.....

    alguma dica pra eu deixar no ponto legal pra gasolina?? sem olhar no entalhe da polia...sem olhar a graduacao da chapinha da tampa da engrenagem do comando e etc.....

    algum macete pra ver sem olhar na polia do vira??


    alguma dica pra remarcar a polia do vira certinho??

    vlww!!!!

    Mensagem n° 4.

    http://www.opaleirosdoparana.com/t42246-ponto-opala-6cc-gasolina
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 10 Jun - 22:02:09

    entendi...pra gasolina é exatamente quando ele comeca a descer??
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    Mensagem por adpachec Sáb 11 Jun - 10:36:06

    Marcos Adriano escreveu:entendi...pra gasolina é exatamente quando ele comeca a descer??

    Quando chegara PMS vai notar que o vira se mexe para os lados e o pistão não se move.
    Deixe o pistão no topo e o vira virado para o lado que desce (lado das velas).

    OKK
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    Mensagem por Marcos Adriano Dom 12 Jun - 5:36:01

    adpachec escreveu:
    Marcos Adriano escreveu:entendi...pra gasolina é exatamente quando ele comeca a descer??

    Quando chegara PMS vai notar que o vira se mexe para os lados e o pistão não se move.
    Deixe o pistão no topo e o vira virado para o lado que desce (lado das velas).

    OKK

    eu girado o vira com uma chave vou ir vendo o pistao subir quando ele parar de subir é o ponto?

    é isso?

    o vira vai ficar pro lado das velas.....girando mais ele passa pro outro lado e comeca a descer no sentido do alternador.....

    to entendendo bem?

    agora eu pergunto? e pro alcool?? ele pesa a partida pq ainda nao subiu ate em cima o pistao??
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    Mensagem por adpachec Dom 12 Jun - 10:32:39

    Quando ele parar de subir é o PMS (ponto morto superior) do pistão.
    O momento de descida é virado para as velas.
    O ponto de faísca é no distribuidor (muito pesado a partida) e faísca está saindo muito cedo.
    Se regula atrasando o ponto no distribuidor, horário atrasa e virando anti horário adianta.
    A abertura e fechamento das válvulas (porque o PMS existe em momento de expulsão e compressão dos gases e você precisa do momento de compressão),eu uso uma bolinha de papel no lugar da vela como escrevi antes.

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    Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 12 Jun - 17:42:57

    ah sim ad

    o lance do pms.... atrasar e adiantar no distribuidor eu entendi.....


    nao entendi o lance do memento da descida ser virado para as velas.....o q é virado para as velas??

    nao to entendendo...
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    Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por Marcos Adriano Dom 12 Jun - 17:50:17

    LipCamaro escreveu:Para remarcar a polia do virabrequim com o motor fechado, eu faço o seguinte:
    Tire a vela do pistão 1 ( perto da bomba dágua)
    Pegue uma chave de fendas longa
    Coloque pelo buraco da vela, sem forçar!!! Se ela entrar mais que uns 10cms, tire a chave de fenda e gire o motor COM A MÃO ou no máximo fazendo alavanca nas cabeças dos parafusos da bomba dágua.
    Gire um pouco e recoloque a chave de fenda no buraco e veja se diminuiu.
    Repita o passo anterior até vc notar que a chave encosta na cabeça do pistão. Nesta parte vc pode deixar a chave e girar lentamente o vira e vai sentir a chave subir ou descer.
    Gire para um lado e outro até saber o ponto em que a chave de fendas atinge o ponto mais alto( curto).
    Repare que no ponto mais alto, vai haver um espaço entre uma girada num sentido e no outro em que parece que a chave nem se move. Tire a média desse ângulo( metade desse percurso) e terá o ponto máximo de subida do pistão.
    Vá na chapinha graduada e marque a polia na reta do zero da chapinha.
    Motor álcool o ponto é na B
    Motor a gasolina é no A
    Se quiser passar de álcool para gasolina, terá que atrasar o ponto, girando o distribuidor sentido HORÁRIO. Gire pouco e teste se ficou pesado para pegar. Se bater pino também nas acelerações, se não for gasolina ruim, pode ser que ainda esteja um pouco adiantado.
    O certo seria trocar o distribuidor, porque as molas que fazem o avanço de ponto quando acelerado, são diferentes das molas nos distribuidores para gasolina.
    Mas dá para usar....

    cara confesso q fiz isso junto ao comentario do pedao do meio dia...mas o ponto ficou extremamente adiantado.....muito mais q a marcao q eu tinha no pé do distribuidor e no bloco para o alcool q eu uso ha meses....

    achei estranho. scratch scratch scratch Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  695742 Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  695742 Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  695742 Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  695742
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    Mensagem por adpachec Dom 12 Jun - 18:18:39

    Com uma chave de fenda grande em cima do pistão (cuidado para não riscar), virando no sentido das velas (a polia do volante) quando começar a descer (o pistão) pare,é ali o PMS do pistão pronto para a descida.
    A descida é o momento da explosão que empurra o pistão para baixo.
    Se deixar do lado contrário (lado do alternador), ou bate pino ou acontece o contra golpe.

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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 28 Jul - 20:12:03

    alexandre.....percebi algo estranho


    esse mes andei com a caravan na gasolina...percebi q a bobina nao esquentou tanto....ficava fria as vezes....

    porem esses dias voltei pro alcool e ela voltou a aquecer.....

    a pregunta:

    o ponto interfere na temperatura da bobina???

    tenho mania de colocar a mao na bobina....toda hora estou "testando" com mao....

    e esse mes na gasolina nao reparei nem uma vez ela quente...e no alcool alguns dias ja vi ela quente...

    existe logica pra isso?
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    Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por adpachec Qui 28 Jul - 21:00:30

    No ponto nunca presenciei isto, aquece o motor mas nunca soube da bobina.
    E ainda somente quando anda no álcool, isto me pegou de surpresa....

    Como o álcool contém água e ela é condutiva e no álcool a mistura é mais rica,pensei se ela (água/álcool) não cria uma condutividade elétrica (curto) nos terminais da vela.

    Descobri que no álcool um teste é o de condutividade elétrica justamente para verificar a possibilidade de materiais adulterados no combustível que aumentam a condutividade.
    O manuseio no transporte também pode alterar a condutividade elétrica no álcool.
    Ou seja "teoricamente falando" , o álcool com uma condutividade elétrica maior permitiu passar corrente entre os polos da vela forçando a bobina (que é a unidade geradora de força), é como usar um fio muito fino para uma corrente alta e o fio esquenta.

    Só consegui pensar nisto...

    Porque precisamos monitorar o pH e a condutividade do etanol

    "O pH é uma escala que mede se o combustível está ácido, alcalino ou neutro. Enquanto que a condutividade elétrica indica a capacidade do etanol combustível de conduzir eletricidade. Condutividade elétrica elevada indica a presença de substâncias que não deveriam estar presentes no etanol ou estão em quantidade acima do permitido".

    http://xerloq.com.br/ph-condutividade-combustivel-monitorar/


    BOSCH realiza pesquisa com álcool "molhado".

    "De acordo com a BOSCH o elevado teor de água e elevada condutividade elétrica nos combustíveis adulterados"....

    https://www.jornalcana.com.br/bosch-realiza-pesquisa-com-alcool-molhado/
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    Mensagem por LipCamaro Qui 28 Jul - 22:09:11

    A condutividade do álcool é medida quando ela está no estado líquido. Ao evaporar e misturado com ar, duvido que seja tão diferente da gasolina.
    Na minha opinião é exatamente ao contrário, ao adiantar o ponto girando o distribuidor, o rotor se distancia mais do eletrodo do cabo de vela e consequentemente aumenta a faisca dentro da tampa. Maior resistência causada pelo distanciamento irá provocar uma necessidade maior de energia para " fazer " a faisca.
    Lembrando que uma bobina tende a manter a corrente constante...
    Velas abertas ou gastas também forçam as bobinas, ficam mais quentes e trabalham sobrecarregadas...

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    Mensagem por Pedrão B. Qui 28 Jul - 22:38:53

    LipCamaro escreveu:A condutividade do álcool é medida quando ela está no estado líquido. Ao evaporar e misturado com ar, duvido que seja tão diferente da gasolina.
    Na minha opinião é exatamente ao contrário, ao adiantar o ponto girando o distribuidor, o rotor se distancia mais do eletrodo do cabo de vela e consequentemente aumenta a faisca dentro da tampa. Maior resistência causada pelo distanciamento irá provocar uma necessidade maior de energia para      " fazer " a faisca.
    Lembrando que uma bobina tende a manter a corrente constante...
    Velas abertas ou gastas também forçam as bobinas, ficam mais quentes e trabalham sobrecarregadas...


    Adiantar o ponto, rotacionando o distribuidor, não afasta o rotor do eletrodo da tampa...
    A tampa "vai junto" com o corpo...o que ocorre é que em todo o sincronismo do motor, a centelha será disparada antes do PMS, lembre que o came(distribuidor à platinado) está fisicamente ligado ao rotor...
    Se o rotor rodar no eixo, ou a tampa rodar no corpo, aí sim ocorre o que você está dizendo.
    O único que vai saber se o ponto está adiantado ou atrasado é o pistão.
    Pro distribuidor dá na mesma!
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    Mensagem por LipCamaro Sex 29 Jul - 10:04:24

    Pedrão, se rodar o distribuidor sem a tampa, vai reparar que o rotor está parado e mudará de lugar em relação à tampa.

    Olhando o distribuidor, reparei que vc tem razão.
    O que faz afastar o rotor do eletrodo é se a estrela estiver fora do lugar.
    Mas então por que as pontas dos rotores são largas?


    Última edição por LipCamaro em Sex 29 Jul - 10:21:58, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por LipCamaro Sex 29 Jul - 10:07:38

    Eu achava que a ponta do rotor era larga para dar essa margem de ajuste e se o Marcos adiantou demais ou se a estrela saiu um pouco da posição, poderia acontecer da centelha sair pela ponta do rotor para o eletrodo da tampa, numa distância maior que a que deveria ser, que é a entre o rotor e o eletrodo.
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    Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por adpachec Sex 29 Jul - 10:36:08

    LipCamaro escreveu:A condutividade do álcool é medida quando ela está no estado líquido. Ao evaporar e misturado com ar, duvido que seja tão diferente da gasolina.
    Na minha opinião é exatamente ao contrário, ao adiantar o ponto girando o distribuidor, o rotor se distancia mais do eletrodo do cabo de vela e consequentemente aumenta a faisca dentro da tampa. Maior resistência causada pelo distanciamento irá provocar uma necessidade maior de energia para      " fazer " a faisca.
    Lembrando que uma bobina tende a manter a corrente constante...
    Velas abertas ou gastas também forçam as bobinas, ficam mais quentes e trabalham sobrecarregadas...


    Como escrevi é "teoria".
    Trabalhei em aviação dos 32 aos 39 anos e fui instrutor também em elétrica e eletrostática.

    Um caso que aconteceu comigo:

    Estava sentado na raiz da asa dentro dela pela tampa de inspeção com uma pistola de solvente para lavagem, usava macacão, óculos e luvas.
    Dentro do avião tinha muita gente trabalhando.
    Quando disparei o jato de solvente não enxergava muita coisa por causa da névoa que se formou, mas eu vi o "raio" dentro do tanque.
    Somente não explodiu porque a relação ar/solvente não estava na proporção.
    Foi descoberto que o andar das pessoas dentro da aeronave causava eletricidade estática e o aterramento do hangar (onde o avião estava preso) estava ruim, então a eletricidade seguiu o combustível até a tubulação de ar comprimido (a pistola era a ar) até a tubulação de aço embaixo do piso.
    A partir daí foi comunicado apenas fazer a limpeza com pano úmido nunca em jatos.

    A névoa conduz mais eletricidade que quando líquida.
    E o balançar do combustível pode gerar estática também.

    E álcool vaporizado (e de alta condutividade fora do padrão) pode facilitar a descarga da bobina entre os polos.

    Usava este vídeo nas aulas, foi o vapor que se incendiou:



    Mas como escrevi é "teoricamente falando".

    OKK
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    Mensagem por LipCamaro Sex 29 Jul - 13:23:20

    Então eu pergunto:
    Será que quando ele andou na gasolina, provavelmente nao trocou o carburador, essa mistura rica de gasolina não tem mais condutividade que a do álcool???
    Porque eu aprendi que uma faisca maior e mais fraca força mais a bobina. Quanto mais difícil for de fazer a faisca, mais força a bobina.
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    Mensagem por adpachec Sex 29 Jul - 13:58:01

    Ele escreveu, "este mês andei na gasolina e quando ando no álcool acontece este problema".
    Não parece que trocou o carburador.
    E se ele tivesse escrito que isto acontecia na gasolina também aí em concordava contigo.
    Esperar o Adriano relatar a situação.

    OKK
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 29 Jul - 17:15:09

    adpachec escreveu:No ponto nunca presenciei isto, aquece o motor mas nunca soube da bobina.
    E ainda somente quando anda no álcool, isto me pegou de surpresa....

    Como o álcool contém água e ela é condutiva e no álcool a mistura é mais rica,pensei se ela (água/álcool) não cria uma condutividade elétrica (curto) nos terminais da vela.

    Descobri que no álcool um teste é o de condutividade elétrica justamente para verificar a possibilidade de materiais adulterados no combustível que aumentam a condutividade.
    O manuseio no transporte também pode alterar a condutividade elétrica no álcool.
    Ou seja "teoricamente falando" , o álcool com uma condutividade elétrica maior permitiu passar corrente entre os polos da vela forçando a bobina (que é a unidade geradora de força), é como usar um fio muito fino para uma corrente alta e o fio esquenta.

    Só consegui pensar nisto...

    Porque precisamos monitorar o pH e a condutividade do etanol

    "O pH é uma escala que mede se o combustível está ácido, alcalino ou neutro. Enquanto que a condutividade elétrica indica a capacidade do etanol combustível de conduzir eletricidade. Condutividade elétrica elevada indica a presença de substâncias que não deveriam estar presentes no etanol ou estão em quantidade acima do permitido".

    http://xerloq.com.br/ph-condutividade-combustivel-monitorar/


    BOSCH realiza pesquisa com álcool "molhado".

    "De acordo com a BOSCH o elevado teor de água e elevada condutividade elétrica nos combustíveis adulterados"....

    https://www.jornalcana.com.br/bosch-realiza-pesquisa-com-alcool-molhado/

    alexandre....sou frentista de um posto ha 3 anos....direto recebo o alcool la.....eu mesmo faço analise de pH, condutividade e o percentual de alcool....

    temos uma tabela pra ver os padroes permitidos: pH é de 6 a 8 (considerado neutro) normalmente vem 7.....condutividade é de 0 a 350 (nao sei a unidade de medida) sempre vem menos de 150....e o percentual se nao me engano é de 92.2 ate 93.8 e sempre vem na casa dos 93......

    o alcool la é bom com certeza......

    esses dias fui medir a bobina.....mas me perdi um pouco.....como faço pra medir?? qual terminal eu uso?? um deles chegou 13volts Shocked Shocked Shocked
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 29 Jul - 17:29:00

    LipCamaro escreveu:A condutividade do álcool é medida quando ela está no estado líquido. Ao evaporar e misturado com ar, duvido que seja tão diferente da gasolina.
    Na minha opinião é exatamente ao contrário, ao adiantar o ponto girando o distribuidor, o rotor se distancia mais do eletrodo do cabo de vela e consequentemente aumenta a faisca dentro da tampa. Maior resistência causada pelo distanciamento irá provocar uma necessidade maior de energia para      " fazer " a faisca.
    Lembrando que uma bobina tende a manter a corrente constante...
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    Pedrão B. escreveu:
    LipCamaro escreveu:A condutividade do álcool é medida quando ela está no estado líquido. Ao evaporar e misturado com ar, duvido que seja tão diferente da gasolina.
    Na minha opinião é exatamente ao contrário, ao adiantar o ponto girando o distribuidor, o rotor se distancia mais do eletrodo do cabo de vela e consequentemente aumenta a faisca dentro da tampa. Maior resistência causada pelo distanciamento irá provocar uma necessidade maior de energia para      " fazer " a faisca.
    Lembrando que uma bobina tende a manter a corrente constante...
    Velas abertas ou gastas também forçam as bobinas, ficam mais quentes e trabalham sobrecarregadas...


    Adiantar o ponto, rotacionando o distribuidor, não afasta o rotor do eletrodo da tampa...
    A tampa "vai junto" com o corpo...o que ocorre é que em todo o sincronismo do motor, a centelha será disparada antes do PMS, lembre que o came(distribuidor à platinado) está fisicamente ligado ao rotor...
    Se o rotor rodar no eixo, ou a tampa rodar no corpo, aí sim ocorre o que você está dizendo.
    O único que vai saber se o ponto está adiantado ou atrasado é o pistão.
    Pro distribuidor dá na mesma!
    []'s


    aqui concordo com o pedrao....o distribuidor gira inteirinho.....apenas o eixo, aranha e o rotor ficam no lugar....isso nao afasta o rotor do eletrodo nao.

    no caso do da ponta do rotor vc pode deixar o distribuidor girado pra onde vc quiser....pois a faisca é gerada pelo impulso de quando um ponto da aranha passa por um ponto determinado do corpo do distribuidor e esse ponto do corpo é justamente um ponto de onde esta o eletrodo da tampa! acredito a ponta é grande no caso de haver alguma ligeiro atraso adiantamento pra gerar esse pulso e saltar a faisca pro eletrodo da tampa mesmo quando o eletrodo estiver passando pelo eletrodo (pulso atrasado) ou ainda chegando (adiantado)

    o item sublinhado é extremo chute meu q eu parei pra pensar agora!!!!!
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    Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 29 Jul - 17:32:24

    LipCamaro escreveu:Eu achava que a ponta do rotor era larga para dar essa margem de ajuste e se o Marcos adiantou demais ou se a estrela saiu um pouco da posição, poderia acontecer da centelha sair pela ponta do rotor para o eletrodo da tampa, numa distância maior que a que deveria ser, que é a entre o rotor e o eletrodo.

    a faisca sempre é gerada quando o rotor esta passando na frente do eletrodo felipe....

    independente do quanto vc gira ele pra atrasar ou adiantar....esse processo de atrasar e adiantar e exclusivamente do pistao como o pedrao disse.....

    vc faz com q o distribuidor gere a faisca antes ou depois do pistao estar em PMS....
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    Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 29 Jul - 17:34:47

    LipCamaro escreveu:Então eu pergunto:
    Será que quando ele andou na gasolina, provavelmente nao trocou o carburador, essa mistura rica de gasolina não tem mais condutividade que a do álcool???
    Porque eu aprendi que uma faisca maior e mais fraca força mais a bobina. Quanto mais difícil for de fazer a faisca, mais força a bobina.

    adpachec escreveu:Ele escreveu, "este mês andei na gasolina e quando ando no álcool acontece este problema".
    Não parece que trocou o carburador.
    E se ele tivesse escrito que isto acontecia na gasolina também aí em concordava contigo.
    Esperar o Adriano relatar a situação.

    OKK


    realmente unica coisa q troquei foram gicles e o combustivel propriamente dito!

    desliguei apenas o aquecimento do coletor.

    alexandre tem aquele esquema das minhas velas tbem....umas estar com 3.4 3.7 e 3.9 lembra?
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    Ponto do motor 6cil ignicao eletronica  Empty Re: Ponto do motor 6cil ignicao eletronica

    Mensagem por adpachec Sex 29 Jul - 20:29:36

    Se é você que inspeciona o combustível então sabe se está bom o ruim, eu já dependo do frentista, que já me acertou a antena traseira com a mangueira e lavou o para choque de álcool.
    Uma variação na resistência das velas é normal (5 % média), de 3,7 para 3,9 é muito pouco.
    O GAP e vela no 6 cc "não mexido" se me lembro é de 0,7 mm.
    A medição da bobina, do positivo da bobina a "lata do carro" (-) é 12 volts ou mais com alternador funcionando.
    Medindo nos pólos da Bobina (+ e -) com cada ponta no multímetro em um pólo, mais ou menos 2,7 a 3,5 volts, depende se possui resistor ou fio resistivo e a potência do alternador (13,5 volts ou 14,5 volts).

    O aquecimento do coletor é funcionamento a água.
    O Giclê regulou para álcool ou gasolina?
    A giclagem vai alterar no desempenho, reparou se no álcool fica mais tempo com o motor em giro alto (mais carga do alternador)?
    Neste caso pode ser mais corrente circulando.

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