Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Número de Mensagens : 10111 Localização : Por ai.... Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza Cilindros : 6 Data de inscrição : 31/08/2011
minha polia deve ter corrido entao nao pego ponto pela pistola de jeito nenhum.....e nao manjo tirar ponto de ouvido.....nem ven
dai é o seguinte meu motor é a alcool 6cil ignicao eletronica original....pra acertar o ponto do alcool uso uma receita simples:
avanco o ponto ate pesar a partida....quando pesar volto um pouco pra aliviar e deixo mais ou menos assim...fica muito bom pra andar......
porém vou por o motor na gasolina amanha.....
alguma dica pra eu deixar no ponto legal pra gasolina?? sem olhar no entalhe da polia...sem olhar a graduacao da chapinha da tampa da engrenagem do comando e etc.....
algum macete pra ver sem olhar na polia do vira??
alguma dica pra remarcar a polia do vira certinho??
Número de Mensagens : 577 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2 Cilindros : 6cc Data de inscrição : 12/12/2013
Para remarcar a polia do virabrequim com o motor fechado, eu faço o seguinte: Tire a vela do pistão 1 ( perto da bomba dágua) Pegue uma chave de fendas longa Coloque pelo buraco da vela, sem forçar!!! Se ela entrar mais que uns 10cms, tire a chave de fenda e gire o motor COM A MÃO ou no máximo fazendo alavanca nas cabeças dos parafusos da bomba dágua. Gire um pouco e recoloque a chave de fenda no buraco e veja se diminuiu. Repita o passo anterior até vc notar que a chave encosta na cabeça do pistão. Nesta parte vc pode deixar a chave e girar lentamente o vira e vai sentir a chave subir ou descer. Gire para um lado e outro até saber o ponto em que a chave de fendas atinge o ponto mais alto( curto). Repare que no ponto mais alto, vai haver um espaço entre uma girada num sentido e no outro em que parece que a chave nem se move. Tire a média desse ângulo( metade desse percurso) e terá o ponto máximo de subida do pistão. Vá na chapinha graduada e marque a polia na reta do zero da chapinha. Motor álcool o ponto é na B Motor a gasolina é no A Se quiser passar de álcool para gasolina, terá que atrasar o ponto, girando o distribuidor sentido HORÁRIO. Gire pouco e teste se ficou pesado para pegar. Se bater pino também nas acelerações, se não for gasolina ruim, pode ser que ainda esteja um pouco adiantado. O certo seria trocar o distribuidor, porque as molas que fazem o avanço de ponto quando acelerado, são diferentes das molas nos distribuidores para gasolina. Mas dá para usar....
Número de Mensagens : 10111 Localização : Por ai.... Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza Cilindros : 6 Data de inscrição : 31/08/2011
o lance de atrasar e adiantar eu sei bem....porem nao acertei ponto desse motor na gasolina ainda....por isso a duvida....vou tentar marcar entao....
outros motores meus eu dava uma acertada na pistola e depois ia mexendo pouco pra finalizar....agora esse eu nao tenho nem noçao de onde estaria o ponto.
tanto é q quando acertei o pondo do meu motor fiz uma marca no pé do distribuidor e no bloco kkkkkk
o lance do avanco eu to com weber e nao vou usar....
Número de Mensagens : 577 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2 Cilindros : 6cc Data de inscrição : 12/12/2013
Marcos Adriano escreveu:ah sim...boa ideia de marcacao....
o lance de atrasar e adiantar eu sei bem....porem nao acertei ponto desse motor na gasolina ainda....por isso a duvida....vou tentar marcar entao....
outros motores meus eu dava uma acertada na pistola e depois ia mexendo pouco pra finalizar....agora esse eu nao tenho nem noçao de onde estaria o ponto.
tanto é q quando acertei o pondo do meu motor fiz uma marca no pé do distribuidor e no bloco kkkkkk
o lance do avanco eu to com weber e nao vou usar....
Eu tive um saia e blusa diplomata 87... Muito maneira essa combinação do prata Andino com prata Monte Carlo!!!!
Marcada a polia como o amigo acima descreveu, você poderá seguir as marcações do distribuidor e cachimbo para achar o ponto estático do carro, sem pistola.
No motor a álcool é de 14 a 18 graus, perto da Letra B na régua.
1) Você gira a polia até marcar 18 graus na régua, perto da Letra B 2) Vai no distribuidor, tira a tampa, aonde vai a tampa tem uma maquinha/risquinho e da mesma forma, o cachimbo tb tem um risquinho, cfme a foto 3) confere se o cachimbo está apontando para o cilindro 1, senão dê mais uma volta no motor, até o danado apontar para o cilindro 1 no distribuidor 4) solta o parafuso da base do distribuidor 5) gira ele até ficar alinhado com o cachimbo 6) aí vc marca o distribuidor do lado de fora ao seu gosto, eu fiz uma marca no pé do cachimbo, que bate com o parafuso e uma chave de boca que eu tenho, rsrsrs Mas aí só eu entendo esta marca, marcando do lado de fora voce não precisa ficar abrindo o distribuidor para ver onde tá o cachimbo
Se o motor estiver fora do carro e você conseguir visualizar a polia do vira, o PMS do 1º cilindro é com a chaveta da polia "marcando 12:00" ou seja, apontado pra cima. []'s
Número de Mensagens : 10111 Localização : Por ai.... Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza Cilindros : 6 Data de inscrição : 31/08/2011
gilmareu escreveu:Marcada a polia como o amigo acima descreveu, você poderá seguir as marcações do distribuidor e cachimbo para achar o ponto estático do carro, sem pistola.
No motor a álcool é de 14 a 18 graus, perto da Letra B na régua.
1) Você gira a polia até marcar 18 graus na régua, perto da Letra B 2) Vai no distribuidor, tira a tampa, aonde vai a tampa tem uma maquinha/risquinho e da mesma forma, o cachimbo tb tem um risquinho, cfme a foto 3) confere se o cachimbo está apontando para o cilindro 1, senão dê mais uma volta no motor, até o danado apontar para o cilindro 1 no distribuidor 4) solta o parafuso da base do distribuidor 5) gira ele até ficar alinhado com o cachimbo 6) aí vc marca o distribuidor do lado de fora ao seu gosto, eu fiz uma marca no pé do cachimbo, que bate com o parafuso e uma chave de boca que eu tenho, rsrsrs Mas aí só eu entendo esta marca, marcando do lado de fora voce não precisa ficar abrindo o distribuidor para ver onde tá o cachimbo
ahhh sim....isso ai eu manjo bastante ja fiz muito......
o lance é q eu nao ia saber certinho o lance dos graus da polia pois ela correu e eu estou totalmente perdido......entendeu? colocar o distribuidor no ponto depois da polia alinhada com o grau certo pra gasolina é facil......
Número de Mensagens : 10111 Localização : Por ai.... Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza Cilindros : 6 Data de inscrição : 31/08/2011
Pedrão B. escreveu:Se o motor estiver fora do carro e você conseguir visualizar a polia do vira, o PMS do 1º cilindro é com a chaveta da polia "marcando 12:00" ou seja, apontado pra cima. []'s
ooo pedrao eu ja vi um comentario desse seu em outro topico.....porem ja sabe né?
motor ta la dentro do cofre....nao tem jeito nenhum de visualizar a chaveta?? nem filmando com o celular la apontado pra polia?? pois o recorte da polia onde entra a chaveta vai de fora a fora do cubo....sera q nao teria como ver??
gilmareu escreveu:Marcada a polia como o amigo acima descreveu, você poderá seguir as marcações do distribuidor e cachimbo para achar o ponto estático do carro, sem pistola.
No motor a álcool é de 14 a 18 graus, perto da Letra B na régua.
1) Você gira a polia até marcar 18 graus na régua, perto da Letra B 2) Vai no distribuidor, tira a tampa, aonde vai a tampa tem uma maquinha/risquinho e da mesma forma, o cachimbo tb tem um risquinho, cfme a foto 3) confere se o cachimbo está apontando para o cilindro 1, senão dê mais uma volta no motor, até o danado apontar para o cilindro 1 no distribuidor 4) solta o parafuso da base do distribuidor 5) gira ele até ficar alinhado com o cachimbo 6) aí vc marca o distribuidor do lado de fora ao seu gosto, eu fiz uma marca no pé do cachimbo, que bate com o parafuso e uma chave de boca que eu tenho, rsrsrs Mas aí só eu entendo esta marca, marcando do lado de fora voce não precisa ficar abrindo o distribuidor para ver onde tá o cachimbo
ahhh sim....isso ai eu manjo bastante ja fiz muito......
o lance é q eu nao ia saber certinho o lance dos graus da polia pois ela correu e eu estou totalmente perdido......entendeu? colocar o distribuidor no ponto depois da polia alinhada com o grau certo pra gasolina é facil......
Entendi, aí é so fazer mesmo que colega falou, de por o primeiro pistão no PMS e criar uma nova marca na polia, lá na régua, marcando 0 (zero).
Ela correr quer dizer que a parte de fora dela virou mais que a de dentro? tipo aquela borracha que fica no meio tá zuada?
Número de Mensagens : 10111 Localização : Por ai.... Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza Cilindros : 6 Data de inscrição : 31/08/2011
com a chaveta em "meio dia" o primeiro cilindro fica em pms normal...porem a marcacao da polia fica do outro lado da chapinha com os graus.....exatamente do outro lado (meia volta)
a marcacao da polia alinhada com o zero da chapinha dos graus a chaveta marca "seis e meia" e o pistao fica em pmi
ou seja:
tenho quase certeza q minha polia foi montada errada no cubo pois a marcacao esta exatamente do outro lado q deveria estar.....seria muitissima coincidência a polia ter corrido e parado exatamente do outro lado kkkkkkkk
bom.....
essa semana eu faço uma marca nova com a dica do pedrao e do lipcamaro hj nao fiz pq nao deu tempo....vi as coisas como estavam e deixei queto.....
Número de Mensagens : 10111 Localização : Por ai.... Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza Cilindros : 6 Data de inscrição : 31/08/2011
Entendi, aí é so fazer mesmo que colega falou, de por o primeiro pistão no PMS e criar uma nova marca na polia, lá na régua, marcando 0 (zero).
Ela correr quer dizer que a parte de fora dela virou mais que a de dentro? tipo aquela borracha que fica no meio tá zuada?
olha acho q correr ela corre um pouco.....e um pouco q corre ja muda os graus.....
porem se ela corresse meia volta como seria o meu caso ai sim acho q bagacaria a borracha do centro....porem a minha nao correu nao....acho q foi montada errada!!!!
Número de Mensagens : 10111 Localização : Por ai.... Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza Cilindros : 6 Data de inscrição : 31/08/2011
minha polia deve ter corrido entao nao pego ponto pela pistola de jeito nenhum.....e nao manjo tirar ponto de ouvido.....nem ven
dai é o seguinte meu motor é a alcool 6cil ignicao eletronica original....pra acertar o ponto do alcool uso uma receita simples:
avanco o ponto ate pesar a partida....quando pesar volto um pouco pra aliviar e deixo mais ou menos assim...fica muito bom pra andar......
porém vou por o motor na gasolina amanha.....
alguma dica pra eu deixar no ponto legal pra gasolina?? sem olhar no entalhe da polia...sem olhar a graduacao da chapinha da tampa da engrenagem do comando e etc.....
algum macete pra ver sem olhar na polia do vira??
alguma dica pra remarcar a polia do vira certinho??
Número de Mensagens : 10111 Localização : Por ai.... Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza Cilindros : 6 Data de inscrição : 31/08/2011
Marcos Adriano escreveu:entendi...pra gasolina é exatamente quando ele comeca a descer??
Quando chegara PMS vai notar que o vira se mexe para os lados e o pistão não se move. Deixe o pistão no topo e o vira virado para o lado que desce (lado das velas).
Número de Mensagens : 10111 Localização : Por ai.... Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza Cilindros : 6 Data de inscrição : 31/08/2011
Marcos Adriano escreveu:entendi...pra gasolina é exatamente quando ele comeca a descer??
Quando chegara PMS vai notar que o vira se mexe para os lados e o pistão não se move. Deixe o pistão no topo e o vira virado para o lado que desce (lado das velas).
eu girado o vira com uma chave vou ir vendo o pistao subir quando ele parar de subir é o ponto?
é isso?
o vira vai ficar pro lado das velas.....girando mais ele passa pro outro lado e comeca a descer no sentido do alternador.....
to entendendo bem?
agora eu pergunto? e pro alcool?? ele pesa a partida pq ainda nao subiu ate em cima o pistao??
Quando ele parar de subir é o PMS (ponto morto superior) do pistão. O momento de descida é virado para as velas. O ponto de faísca é no distribuidor (muito pesado a partida) e faísca está saindo muito cedo. Se regula atrasando o ponto no distribuidor, horário atrasa e virando anti horário adianta. A abertura e fechamento das válvulas (porque o PMS existe em momento de expulsão e compressão dos gases e você precisa do momento de compressão),eu uso uma bolinha de papel no lugar da vela como escrevi antes.
Número de Mensagens : 10111 Localização : Por ai.... Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza Cilindros : 6 Data de inscrição : 31/08/2011
Número de Mensagens : 10111 Localização : Por ai.... Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza Cilindros : 6 Data de inscrição : 31/08/2011
LipCamaro escreveu:Para remarcar a polia do virabrequim com o motor fechado, eu faço o seguinte: Tire a vela do pistão 1 ( perto da bomba dágua) Pegue uma chave de fendas longa Coloque pelo buraco da vela, sem forçar!!! Se ela entrar mais que uns 10cms, tire a chave de fenda e gire o motor COM A MÃO ou no máximo fazendo alavanca nas cabeças dos parafusos da bomba dágua. Gire um pouco e recoloque a chave de fenda no buraco e veja se diminuiu. Repita o passo anterior até vc notar que a chave encosta na cabeça do pistão. Nesta parte vc pode deixar a chave e girar lentamente o vira e vai sentir a chave subir ou descer. Gire para um lado e outro até saber o ponto em que a chave de fendas atinge o ponto mais alto( curto). Repare que no ponto mais alto, vai haver um espaço entre uma girada num sentido e no outro em que parece que a chave nem se move. Tire a média desse ângulo( metade desse percurso) e terá o ponto máximo de subida do pistão. Vá na chapinha graduada e marque a polia na reta do zero da chapinha. Motor álcool o ponto é na B Motor a gasolina é no A Se quiser passar de álcool para gasolina, terá que atrasar o ponto, girando o distribuidor sentido HORÁRIO. Gire pouco e teste se ficou pesado para pegar. Se bater pino também nas acelerações, se não for gasolina ruim, pode ser que ainda esteja um pouco adiantado. O certo seria trocar o distribuidor, porque as molas que fazem o avanço de ponto quando acelerado, são diferentes das molas nos distribuidores para gasolina. Mas dá para usar....
cara confesso q fiz isso junto ao comentario do pedao do meio dia...mas o ponto ficou extremamente adiantado.....muito mais q a marcao q eu tinha no pé do distribuidor e no bloco para o alcool q eu uso ha meses....
Com uma chave de fenda grande em cima do pistão (cuidado para não riscar), virando no sentido das velas (a polia do volante) quando começar a descer (o pistão) pare,é ali o PMS do pistão pronto para a descida. A descida é o momento da explosão que empurra o pistão para baixo. Se deixar do lado contrário (lado do alternador), ou bate pino ou acontece o contra golpe.
Número de Mensagens : 10111 Localização : Por ai.... Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza Cilindros : 6 Data de inscrição : 31/08/2011
No ponto nunca presenciei isto, aquece o motor mas nunca soube da bobina. E ainda somente quando anda no álcool, isto me pegou de surpresa....
Como o álcool contém água e ela é condutiva e no álcool a mistura é mais rica,pensei se ela (água/álcool) não cria uma condutividade elétrica (curto) nos terminais da vela.
Descobri que no álcool um teste é o de condutividade elétrica justamente para verificar a possibilidade de materiais adulterados no combustível que aumentam a condutividade. O manuseio no transporte também pode alterar a condutividade elétrica no álcool. Ou seja "teoricamente falando" , o álcool com uma condutividade elétrica maior permitiu passar corrente entre os polos da vela forçando a bobina (que é a unidade geradora de força), é como usar um fio muito fino para uma corrente alta e o fio esquenta.
Só consegui pensar nisto...
Porque precisamos monitorar o pH e a condutividade do etanol
"O pH é uma escala que mede se o combustível está ácido, alcalino ou neutro. Enquanto que a condutividade elétrica indica a capacidade do etanol combustível de conduzir eletricidade. Condutividade elétrica elevada indica a presença de substâncias que não deveriam estar presentes no etanol ou estão em quantidade acima do permitido".
Número de Mensagens : 577 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2 Cilindros : 6cc Data de inscrição : 12/12/2013
A condutividade do álcool é medida quando ela está no estado líquido. Ao evaporar e misturado com ar, duvido que seja tão diferente da gasolina. Na minha opinião é exatamente ao contrário, ao adiantar o ponto girando o distribuidor, o rotor se distancia mais do eletrodo do cabo de vela e consequentemente aumenta a faisca dentro da tampa. Maior resistência causada pelo distanciamento irá provocar uma necessidade maior de energia para " fazer " a faisca. Lembrando que uma bobina tende a manter a corrente constante... Velas abertas ou gastas também forçam as bobinas, ficam mais quentes e trabalham sobrecarregadas...
LipCamaro escreveu:A condutividade do álcool é medida quando ela está no estado líquido. Ao evaporar e misturado com ar, duvido que seja tão diferente da gasolina. Na minha opinião é exatamente ao contrário, ao adiantar o ponto girando o distribuidor, o rotor se distancia mais do eletrodo do cabo de vela e consequentemente aumenta a faisca dentro da tampa. Maior resistência causada pelo distanciamento irá provocar uma necessidade maior de energia para " fazer " a faisca. Lembrando que uma bobina tende a manter a corrente constante... Velas abertas ou gastas também forçam as bobinas, ficam mais quentes e trabalham sobrecarregadas...
Adiantar o ponto, rotacionando o distribuidor, não afasta o rotor do eletrodo da tampa... A tampa "vai junto" com o corpo...o que ocorre é que em todo o sincronismo do motor, a centelha será disparada antes do PMS, lembre que o came(distribuidor à platinado) está fisicamente ligado ao rotor... Se o rotor rodar no eixo, ou a tampa rodar no corpo, aí sim ocorre o que você está dizendo. O único que vai saber se o ponto está adiantado ou atrasado é o pistão. Pro distribuidor dá na mesma! []'s
Número de Mensagens : 577 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2 Cilindros : 6cc Data de inscrição : 12/12/2013
Pedrão, se rodar o distribuidor sem a tampa, vai reparar que o rotor está parado e mudará de lugar em relação à tampa.
Olhando o distribuidor, reparei que vc tem razão. O que faz afastar o rotor do eletrodo é se a estrela estiver fora do lugar. Mas então por que as pontas dos rotores são largas?
Última edição por LipCamaro em Sex 29 Jul - 10:21:58, editado 1 vez(es)
Número de Mensagens : 577 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2 Cilindros : 6cc Data de inscrição : 12/12/2013
Eu achava que a ponta do rotor era larga para dar essa margem de ajuste e se o Marcos adiantou demais ou se a estrela saiu um pouco da posição, poderia acontecer da centelha sair pela ponta do rotor para o eletrodo da tampa, numa distância maior que a que deveria ser, que é a entre o rotor e o eletrodo.
LipCamaro escreveu:A condutividade do álcool é medida quando ela está no estado líquido. Ao evaporar e misturado com ar, duvido que seja tão diferente da gasolina. Na minha opinião é exatamente ao contrário, ao adiantar o ponto girando o distribuidor, o rotor se distancia mais do eletrodo do cabo de vela e consequentemente aumenta a faisca dentro da tampa. Maior resistência causada pelo distanciamento irá provocar uma necessidade maior de energia para " fazer " a faisca. Lembrando que uma bobina tende a manter a corrente constante... Velas abertas ou gastas também forçam as bobinas, ficam mais quentes e trabalham sobrecarregadas...
Como escrevi é "teoria". Trabalhei em aviação dos 32 aos 39 anos e fui instrutor também em elétrica e eletrostática.
Um caso que aconteceu comigo:
Estava sentado na raiz da asa dentro dela pela tampa de inspeção com uma pistola de solvente para lavagem, usava macacão, óculos e luvas. Dentro do avião tinha muita gente trabalhando. Quando disparei o jato de solvente não enxergava muita coisa por causa da névoa que se formou, mas eu vi o "raio" dentro do tanque. Somente não explodiu porque a relação ar/solvente não estava na proporção. Foi descoberto que o andar das pessoas dentro da aeronave causava eletricidade estática e o aterramento do hangar (onde o avião estava preso) estava ruim, então a eletricidade seguiu o combustível até a tubulação de ar comprimido (a pistola era a ar) até a tubulação de aço embaixo do piso. A partir daí foi comunicado apenas fazer a limpeza com pano úmido nunca em jatos.
A névoa conduz mais eletricidade que quando líquida. E o balançar do combustível pode gerar estática também.
E álcool vaporizado (e de alta condutividade fora do padrão) pode facilitar a descarga da bobina entre os polos.
Usava este vídeo nas aulas, foi o vapor que se incendiou:
Número de Mensagens : 577 Idade : 54 Localização : Rio de Janeiro Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
Comodoro 91 Azul 4cc
Diplomata 92 Prata 6cc 6x2 Cilindros : 6cc Data de inscrição : 12/12/2013
Então eu pergunto: Será que quando ele andou na gasolina, provavelmente nao trocou o carburador, essa mistura rica de gasolina não tem mais condutividade que a do álcool??? Porque eu aprendi que uma faisca maior e mais fraca força mais a bobina. Quanto mais difícil for de fazer a faisca, mais força a bobina.
Ele escreveu, "este mês andei na gasolina e quando ando no álcool acontece este problema". Não parece que trocou o carburador. E se ele tivesse escrito que isto acontecia na gasolina também aí em concordava contigo. Esperar o Adriano relatar a situação.
Número de Mensagens : 10111 Localização : Por ai.... Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza Cilindros : 6 Data de inscrição : 31/08/2011
adpachec escreveu:No ponto nunca presenciei isto, aquece o motor mas nunca soube da bobina. E ainda somente quando anda no álcool, isto me pegou de surpresa....
Como o álcool contém água e ela é condutiva e no álcool a mistura é mais rica,pensei se ela (água/álcool) não cria uma condutividade elétrica (curto) nos terminais da vela.
Descobri que no álcool um teste é o de condutividade elétrica justamente para verificar a possibilidade de materiais adulterados no combustível que aumentam a condutividade. O manuseio no transporte também pode alterar a condutividade elétrica no álcool. Ou seja "teoricamente falando" , o álcool com uma condutividade elétrica maior permitiu passar corrente entre os polos da vela forçando a bobina (que é a unidade geradora de força), é como usar um fio muito fino para uma corrente alta e o fio esquenta.
Só consegui pensar nisto...
Porque precisamos monitorar o pH e a condutividade do etanol
"O pH é uma escala que mede se o combustível está ácido, alcalino ou neutro. Enquanto que a condutividade elétrica indica a capacidade do etanol combustível de conduzir eletricidade. Condutividade elétrica elevada indica a presença de substâncias que não deveriam estar presentes no etanol ou estão em quantidade acima do permitido".
alexandre....sou frentista de um posto ha 3 anos....direto recebo o alcool la.....eu mesmo faço analise de pH, condutividade e o percentual de alcool....
temos uma tabela pra ver os padroes permitidos: pH é de 6 a 8 (considerado neutro) normalmente vem 7.....condutividade é de 0 a 350 (nao sei a unidade de medida) sempre vem menos de 150....e o percentual se nao me engano é de 92.2 ate 93.8 e sempre vem na casa dos 93......
o alcool la é bom com certeza......
esses dias fui medir a bobina.....mas me perdi um pouco.....como faço pra medir?? qual terminal eu uso?? um deles chegou 13volts
Número de Mensagens : 10111 Localização : Por ai.... Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza Cilindros : 6 Data de inscrição : 31/08/2011
LipCamaro escreveu:A condutividade do álcool é medida quando ela está no estado líquido. Ao evaporar e misturado com ar, duvido que seja tão diferente da gasolina. Na minha opinião é exatamente ao contrário, ao adiantar o ponto girando o distribuidor, o rotor se distancia mais do eletrodo do cabo de vela e consequentemente aumenta a faisca dentro da tampa. Maior resistência causada pelo distanciamento irá provocar uma necessidade maior de energia para " fazer " a faisca. Lembrando que uma bobina tende a manter a corrente constante... Velas abertas ou gastas também forçam as bobinas, ficam mais quentes e trabalham sobrecarregadas...
Pedrão B. escreveu:
LipCamaro escreveu:A condutividade do álcool é medida quando ela está no estado líquido. Ao evaporar e misturado com ar, duvido que seja tão diferente da gasolina. Na minha opinião é exatamente ao contrário, ao adiantar o ponto girando o distribuidor, o rotor se distancia mais do eletrodo do cabo de vela e consequentemente aumenta a faisca dentro da tampa. Maior resistência causada pelo distanciamento irá provocar uma necessidade maior de energia para " fazer " a faisca. Lembrando que uma bobina tende a manter a corrente constante... Velas abertas ou gastas também forçam as bobinas, ficam mais quentes e trabalham sobrecarregadas...
Adiantar o ponto, rotacionando o distribuidor, não afasta o rotor do eletrodo da tampa... A tampa "vai junto" com o corpo...o que ocorre é que em todo o sincronismo do motor, a centelha será disparada antes do PMS, lembre que o came(distribuidor à platinado) está fisicamente ligado ao rotor... Se o rotor rodar no eixo, ou a tampa rodar no corpo, aí sim ocorre o que você está dizendo. O único que vai saber se o ponto está adiantado ou atrasado é o pistão. Pro distribuidor dá na mesma! []'s
aqui concordo com o pedrao....o distribuidor gira inteirinho.....apenas o eixo, aranha e o rotor ficam no lugar....isso nao afasta o rotor do eletrodo nao.
no caso do da ponta do rotor vc pode deixar o distribuidor girado pra onde vc quiser....pois a faisca é gerada pelo impulso de quando um ponto da aranha passa por um ponto determinado do corpo do distribuidor e esse ponto do corpo é justamente um ponto de onde esta o eletrodo da tampa! acredito a ponta é grande no caso de haver alguma ligeiro atraso adiantamento pra gerar esse pulso e saltar a faisca pro eletrodo da tampa mesmo quando o eletrodo estiver passando pelo eletrodo (pulso atrasado) ou ainda chegando (adiantado)
o item sublinhado é extremo chute meu q eu parei pra pensar agora!!!!!
Número de Mensagens : 10111 Localização : Por ai.... Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza Cilindros : 6 Data de inscrição : 31/08/2011
LipCamaro escreveu:Eu achava que a ponta do rotor era larga para dar essa margem de ajuste e se o Marcos adiantou demais ou se a estrela saiu um pouco da posição, poderia acontecer da centelha sair pela ponta do rotor para o eletrodo da tampa, numa distância maior que a que deveria ser, que é a entre o rotor e o eletrodo.
a faisca sempre é gerada quando o rotor esta passando na frente do eletrodo felipe....
independente do quanto vc gira ele pra atrasar ou adiantar....esse processo de atrasar e adiantar e exclusivamente do pistao como o pedrao disse.....
vc faz com q o distribuidor gere a faisca antes ou depois do pistao estar em PMS....
Número de Mensagens : 10111 Localização : Por ai.... Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza Cilindros : 6 Data de inscrição : 31/08/2011
LipCamaro escreveu:Então eu pergunto: Será que quando ele andou na gasolina, provavelmente nao trocou o carburador, essa mistura rica de gasolina não tem mais condutividade que a do álcool??? Porque eu aprendi que uma faisca maior e mais fraca força mais a bobina. Quanto mais difícil for de fazer a faisca, mais força a bobina.
adpachec escreveu:Ele escreveu, "este mês andei na gasolina e quando ando no álcool acontece este problema". Não parece que trocou o carburador. E se ele tivesse escrito que isto acontecia na gasolina também aí em concordava contigo. Esperar o Adriano relatar a situação.
realmente unica coisa q troquei foram gicles e o combustivel propriamente dito!
desliguei apenas o aquecimento do coletor.
alexandre tem aquele esquema das minhas velas tbem....umas estar com 3.4 3.7 e 3.9 lembra?
Se é você que inspeciona o combustível então sabe se está bom o ruim, eu já dependo do frentista, que já me acertou a antena traseira com a mangueira e lavou o para choque de álcool. Uma variação na resistência das velas é normal (5 % média), de 3,7 para 3,9 é muito pouco. O GAP e vela no 6 cc "não mexido" se me lembro é de 0,7 mm. A medição da bobina, do positivo da bobina a "lata do carro" (-) é 12 volts ou mais com alternador funcionando. Medindo nos pólos da Bobina (+ e -) com cada ponta no multímetro em um pólo, mais ou menos 2,7 a 3,5 volts, depende se possui resistor ou fio resistivo e a potência do alternador (13,5 volts ou 14,5 volts).
O aquecimento do coletor é funcionamento a água. O Giclê regulou para álcool ou gasolina? A giclagem vai alterar no desempenho, reparou se no álcool fica mais tempo com o motor em giro alto (mais carga do alternador)? Neste caso pode ser mais corrente circulando.
Hoje à(s) 8:37:14 por MAURO A M FERREIRA
» OPALA EM SP SENDO POLICIAL
Hoje à(s) 8:26:17 por opala4cc
» Comodoro 76 6 Cilindros
Hoje à(s) 8:20:43 por Rubão6cc
» Resistência deixando o opala ruim
Ontem à(s) 20:16:10 por Oliveira7777777
» É possível trocar o formato do farol?
Ontem à(s) 20:01:18 por Hiago/dv
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Ontem à(s) 2:54:30 por Rubão6cc
» Dúvidas sobre turbo no opala 4cc
Sex 22 Nov - 9:43:49 por Tonho_RS
» 1º opala, 1976.
Qui 21 Nov - 12:28:38 por Richard Dias
» COMO DEIXAR 6 CC MAIS ECONOMICO
Qui 21 Nov - 9:17:10 por ALEXANDRE BEGALLI