Será se colocar ventoinha elétrica na frente do radiador resolve o problema?
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Caravan fervendo
Carlos Zucculin- Opaleiro
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- Mensagem nº1
Caravan fervendo
Apos a hélice variável original do 250-s fazer um túnel em meu radiador. Substitui pela de plastico 05 pás ai começou meu problema a temperatura sobe muito e chegou até a borbulhar um vez. Uso muito pouco esse carro. Cabeçote retificado junta nova radiex radiador não está entupido e a temperatura sobe muito chega a travar as pinças de freio dianteira fervendo o óleo do freio é aquele susto.
Será se colocar ventoinha elétrica na frente do radiador resolve o problema?
Será se colocar ventoinha elétrica na frente do radiador resolve o problema?
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
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Modelo do carro : Diplomata 90 cinza 6cc freios à disco e 6x2
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- Mensagem nº2
Re: Caravan fervendo
Não entendi o que o freio tem a ver com o motor ferver...
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
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- Mensagem nº3
Re: Caravan fervendo
Tem coletor 6x2?? Antes não aquecia o burrinho mestre???
Carlos Zucculin- Opaleiro
- Número de Mensagens : 16
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- Mensagem nº4
Re: Caravan fervendo
Sim tem coletor 6x2 anda só no coletor isolei os canos de freio com conduíte eles chegavam a ferver o óleo e ficar sem freio. Quando frio o freio fica normal apos 01 km começa a ficar sem folga e vai travando as pinças das rodas dianteira já troquei os reparos das 02 pinças e cilindro mestre é só andar um pouco e trava o freio pode ser hidrovaco as rodas traseiras ficam livre.
LipCamaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 577
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- Mensagem nº5
Re: Caravan fervendo
Onde que o cano do freio ferve? Perto das rodas, do cilindro mestre ou na que vai para a traseira do carro??
Os canos de freio não podem ficar perto dos canos de descarga.
Mas conforme o outro tópico que vc criou, acho que o seu problema de freio está nas ponças dianteiras..
Quanto ao carro ficar mais que te que antes, a ventoinha era elétrica antes? Trocou a bomba ao colocar a hélice mecânica? A bomba dágua para hélice mecânica é mais longa, assim a hélice fica mais perto do radiador.
Os canos de freio não podem ficar perto dos canos de descarga.
Mas conforme o outro tópico que vc criou, acho que o seu problema de freio está nas ponças dianteiras..
Quanto ao carro ficar mais que te que antes, a ventoinha era elétrica antes? Trocou a bomba ao colocar a hélice mecânica? A bomba dágua para hélice mecânica é mais longa, assim a hélice fica mais perto do radiador.
Carlos Zucculin- Opaleiro
- Número de Mensagens : 16
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- Mensagem nº6
Re: Caravan fervendo
O cano ferve próximo do túnel isolei com um conduíte de fiação elétrica.
Antes era mecânica com 07 pás e variável a original do 250-s mas não encontrei e coloquei a de 05 pás de plastico mecânica. Depois disso aumentou muito a temperatura pretendo instalar uma elétrica na frente do radiador e deixar essa mecânica alguém já fez isso e deu certo?
O reparo das pinças e cilindro mestre foi trocado em uma oficina de freio a unica que trabalha com opala eu levei na mão ainda quando estava adaptando o motor.
Antes era mecânica com 07 pás e variável a original do 250-s mas não encontrei e coloquei a de 05 pás de plastico mecânica. Depois disso aumentou muito a temperatura pretendo instalar uma elétrica na frente do radiador e deixar essa mecânica alguém já fez isso e deu certo?
O reparo das pinças e cilindro mestre foi trocado em uma oficina de freio a unica que trabalha com opala eu levei na mão ainda quando estava adaptando o motor.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
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Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
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- Mensagem nº7
Re: Caravan fervendo
coloque a ventoinha eletrica mesmo.....tire a mecanica
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
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- Mensagem nº8
Re: Caravan fervendo
carlos aqui tem muita coisa sobre o arrefecimento....
http://www.opaleirosdoparana.com/t42629-sistema-de-arrefecimento-fervendo
da uma lida se ja nao viu
http://www.opaleirosdoparana.com/t42629-sistema-de-arrefecimento-fervendo
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adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº9
Re: Caravan fervendo
Mas a de 05 pás é pequena para um 6 cc.
Se no meu 4 cc já é de pequena área.
Precisa de mais superfície na hélice.
Eu já pensei em adaptar uma assim, mas vai precisar fazer uma flange.
Se no meu 4 cc já é de pequena área.
Precisa de mais superfície na hélice.
Eu já pensei em adaptar uma assim, mas vai precisar fazer uma flange.
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8154
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- Mensagem nº10
Re: Caravan fervendo
Ops....esquecendo.
Quanto menor o número de pás maior a área delas para gerar força.
O maior número de pás garantem melhor deslocamento de ar em uma velocidade menor sem necessitar de uma área tão grande que causa maior resistência ao deslocamento.
Quanto menor o número de pás maior a área delas para gerar força.
O maior número de pás garantem melhor deslocamento de ar em uma velocidade menor sem necessitar de uma área tão grande que causa maior resistência ao deslocamento.
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
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- Mensagem nº11
Re: Caravan fervendo
uma boa opcao pra ele era colocar ventoinha eletrica neh?
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº12
Re: Caravan fervendo
Marcos Adriano escreveu:uma boa opcao pra ele era colocar ventoinha eletrica neh?
Sim.
Mas depende da instalação.
Uma boa instalação.
http://www.opaleirosdoparana.com/t33123-fotos-instalacao-da-ventoinha-eletrica-opala-4cc-radiador-antigo
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº13
Re: Caravan fervendo
o dele é 6cil nao sei seria facil instalar uma ali onde o murilo instalou no dele.
Eduardo BM- Opaleiro
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- Mensagem nº14
Re: Caravan fervendo
O comodoro 87 que comprei tbm e 6cc e a ventoinha e eletrica original do carro. Segue a foto
how to print screen on pc
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Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº15
Re: Caravan fervendo
isso eduardo...
seu ano é original com ventuinha eletrica....
mas a carvan do carlos pelo ano a ventuinha original é mecanica.
seu ano é original com ventuinha eletrica....
mas a carvan do carlos pelo ano a ventuinha original é mecanica.
Eduardo BM- Opaleiro
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- Mensagem nº16
Re: Caravan fervendo
A soluçao e ele tira a hélice da polia. E adptar uma eletrica. So que no ML, e cara demais.
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº17
Re: Caravan fervendo
Eduardo BM escreveu:A soluçao e ele tira a hélice da polia. E adptar uma eletrica. So que no ML, e cara demais.
uma original usada em bom estado nao paga mais q duzentao!
Eduardo BM- Opaleiro
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- Mensagem nº18
Re: Caravan fervendo
Dificil e achar usada em perfeito estado. Nova ta 700~900$$ rs
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº19
Re: Caravan fervendo
vendi uma ano passado....
nao é tao dificil achar nao.....radiador sim é mais dificil...agora esss ventoinhas sao muito boas e nao dao problema....
nao é tao dificil achar nao.....radiador sim é mais dificil...agora esss ventoinhas sao muito boas e nao dao problema....
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº20
Re: Caravan fervendo
Marcos Adriano escreveu:o dele é 6cil nao sei seria facil instalar uma ali onde o murilo instalou no dele.
Aquilo foi apenas exemplo do trabalho.
Murilo R- Opaleiro
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- Mensagem nº21
Re: Caravan fervendo
to acompanhando
Eduardo BM- Opaleiro
- Número de Mensagens : 82
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- Mensagem nº22
Re: Caravan fervendo
adpachec escreveu:Marcos Adriano escreveu:o dele é 6cil nao sei seria facil instalar uma ali onde o murilo instalou no dele.
Aquilo foi apenas exemplo do trabalho.
Apesar que se o carro do rapaz nao tiver ar-condicionado, no lugar onde vai o condensador tem como adptar uma ventoinha eletrica de outro modelo de ate 2 hélices.
Marcos Adriano- Opaleiro
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- Mensagem nº23
Re: Caravan fervendo
Eduardo BM escreveu:adpachec escreveu:
Aquilo foi apenas exemplo do trabalho.
Apesar que se o carro do rapaz nao tiver ar-condicionado, no lugar onde vai o condensador tem como adptar uma ventoinha eletrica de outro modelo de ate 2 hélices.
isso é verdade eu sou doido pra colocar uma na minha caravan (87) pra ligar somente com o ar condicionado pra melhorar a troca de calor....
porem é muito dificil...rubao6cc comprou dus de 8" no ebay e colocou no opala dele (89) sem cortar ou furar nada da lata original....
eu pretendo colocar uma de 10" ou 12" e o q tiver q cortar eu corto...e o q tiver q furar eu furo.....só estava esperando colocar meu alternador de 120a q coloquei mes passado
agora preciso do cascalho pra comprar a ventoinha.....me recomendaram a de 10" da S10...colocar as duas!!!
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
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- Mensagem nº24
Re: Caravan fervendo
adpachec escreveu:Marcos Adriano escreveu:o dele é 6cil nao sei seria facil instalar uma ali onde o murilo instalou no dele.
Aquilo foi apenas exemplo do trabalho.
blz alexandre!!!
entendi kkkkkk
LipCamaro- Opaleiro
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- Mensagem nº25
Re: Caravan fervendo
Carlos Zucculin escreveu:O cano ferve próximo do túnel isolei com um conduíte de fiação elétrica.
Antes era mecânica com 07 pás e variável a original do 250-s mas não encontrei e coloquei a de 05 pás de plastico mecânica. Depois disso aumentou muito a temperatura pretendo instalar uma elétrica na frente do radiador e deixar essa mecânica alguém já fez isso e deu certo?
O reparo das pinças e cilindro mestre foi trocado em uma oficina de freio a unica que trabalha com opala eu levei na mão ainda quando estava adaptando o motor.
O radiador que vc instalou, tem lugar do cebolão?? Se tiver, e tbm tiver os suportes da ventoinha, talvez seja mais fácil colocar uma ventoinha elétrica original.
Os conduites que colocou para isolar os tubos do freio, eles derreteram com o calor? Porque eu acho que o problema do freio não tem a ver com o problema do radiador, apenas apareceram juntos...
Carlos Zucculin- Opaleiro
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- Mensagem nº26
Re: Caravan fervendo
Sim o radiador tem até o cebolão aqui em Campinas as peças são muito caras é só falar que é para 6 cc que cobram o dobro. Mas vou procurar. Os conduítes esquentaram mas não derreteram rodei uns 500 km depois que instalei o motor o carro estava normal o problema que ele fica muito tempo parado.
Sergio Rocha- Opaleiro
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- Mensagem nº27
Re: Caravan fervendo
Troque o óleo de freio para dot 5.
LipCamaro- Opaleiro
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- Mensagem nº28
Re: Caravan fervendo
Sergio Rocha escreveu:Troque o óleo de freio para dot 5.
Realmente o Sérgio tem razão, o Dot 5 tem ponto de ebulição mais alto, mas se tiver algum defeito ( q tem ) não vai resolver, só melhorar o quadro...
Sergio Rocha- Opaleiro
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- Mensagem nº29
Re: Caravan fervendo
LipCamaro escreveu:Sergio Rocha escreveu:Troque o óleo de freio para dot 5.
Realmente o Sérgio tem razão, o Dot 5 tem ponto de ebulição mais alto, mas se tiver algum defeito ( q tem ) não vai resolver, só melhorar o quadro...
Eu acredito que só existem 3 possibilidades para o óleo de freio estar fervendo:
1- escapamento perto da tubulação
2- freio agarrando
3- óleo de freio muito velho ( deve ser trocado a caca dois anos)
dot 3 ferve a 205
dot 4 ferve a 230
dot 5 ferve a 260
contaminado com água
dot 3 ferve a 140
dot 4 ferve a 155
dot 5 ferve a 190
Tanto o dot 3,4 ou 5 podem usar no opala sem problema.
O dot 5.1 pode atacar as borrachas de vedação do sistema do opala.
[]´
LipCamaro- Opaleiro
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- Mensagem nº30
Re: Caravan fervendo
Ele falou que trocou o flúido...
Sergio Rocha- Opaleiro
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- Mensagem nº31
Re: Caravan fervendo
Se o óleo é novo sobram ainda duas opções.
Muito fáceis de checareceber.
Muito fáceis de checareceber.
LipCamaro- Opaleiro
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- Mensagem nº32
Re: Caravan fervendo
Ele falou no outro tópico q o hidrovácuo estava cheio de água!!!
Fiquei curioso para saber como entrou água lá.
Aí entra o que vc falou sobre ponto de evulição do flúido com água.
Deve ter contaminado o flúido....
Será que ele não notou q deve ter aumentado o nível no reservatório??
Fiquei curioso para saber como entrou água lá.
Aí entra o que vc falou sobre ponto de evulição do flúido com água.
Deve ter contaminado o flúido....
Será que ele não notou q deve ter aumentado o nível no reservatório??
Sergio Rocha- Opaleiro
- Número de Mensagens : 145
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- Mensagem nº33
Re: Caravan fervendo
Não precisa de muita água para estragar o óleo de freio. e se já ferveu tem que trocar. Eu faria uma revisão geral, lavava todo o circuito com óleo novo e colocava dot 5.
Freio é coisa séria. Qualquer ladeira pra baixo pode fazer perder totalmente o freio.
[]´
Freio é coisa séria. Qualquer ladeira pra baixo pode fazer perder totalmente o freio.
[]´
LipCamaro- Opaleiro
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- Mensagem nº34
Re: Caravan fervendo
Com certeza...
Carlos Zucculin- Opaleiro
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- Mensagem nº35
Re: Caravan fervendo
O nível do reservatório não aumentou mas pretendo trocar pelo dot 05 dois amigos abriram o hidrovacuo para tentar revisar eles tem experiencia fizeram na Volvo e deu certo. Acho que a água entrou quando fiz a adaptação de 4cc para 6cc andei uns 500 km para depois começar o problema.
Carlos Zucculin- Opaleiro
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- Mensagem nº36
Re: Caravan fervendo
O problema do freio foi resolvido era o servo freio o que eu suspeitava desde o começo havia alguma válvula interna com defeito comprei um novo Controil O freio está ótimo.
A temperatura ate diminuiu depois do freio ficar livre mas instalarei uma elétrica.
Quero agradecer a todos que me ajudaram dando ideias e compartilhando do meu problema.
Muito obrigado a todos
Carlos
A temperatura ate diminuiu depois do freio ficar livre mas instalarei uma elétrica.
Quero agradecer a todos que me ajudaram dando ideias e compartilhando do meu problema.
Muito obrigado a todos
Carlos
LipCamaro- Opaleiro
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- Mensagem nº37
Re: Caravan fervendo
Vivendo e aprendendo...
Essa foi nova para mim...
Essa foi nova para mim...
Murilo R- Opaleiro
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- Mensagem nº38
Re: Caravan fervendo
foi um aprendizado valeo o topico
Carlos Zucculin- Opaleiro
- Número de Mensagens : 16
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- Mensagem nº39
Re: Caravan fervendo
Resolvi o problema de aquecimento com uma hélice de 07 pás de um motor 4800 canavieiro que tenho.
Ficou excelente coloquei termostática a temperatura não passa do meio.
Ficou excelente coloquei termostática a temperatura não passa do meio.
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