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Fervendo na rodovia
Granato- Opaleiro
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- Mensagem nº1
Fervendo na rodovia
Boa noite amigos , adquiri um opala 4cc ano 88 álcool no início do ano . Desde que comprei ele estava com problema aquecimento . Troquei radiador ,bomba d’água , válvula termostatica ( coloquei a do gasolina ) mangueiras , troquei cabeçote ( pois estava trinca interna ) . Já passou por varios Mecânicos eles não conseguem identificar o pq está fervendo . Ele era com hélice continua , troquei coloquei ventoinha, mas não resolveu , continua fervendo . Na cidade ele não ferve , porém na rodovia com aceleração continua ele ferve . Quando vou fazer retorno ou entrar em uma alça ( situações que paro de acelerar continuamente ) a temperatura abaixa . Se acelero continuamente a temperatura sobe até fevereiro. Pela experiência de vcs caros amigos o que pode ser pois comprei esse carro em janeiro e ainda não conseguiram identificar o problema .
Pedrão B.- Opaleiro
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- Mensagem nº2
Re: Fervendo na rodovia
Boa noite!
É certeza que ele ferve?
Pois meu 88 4 cilindros à álcool, o ponteiro em certas ocasiões, dispara, e vai no final da escala.
Mas eu medi com um infrared e o cabeçote estava com sua temperatura normal.
[]’s
É certeza que ele ferve?
Pois meu 88 4 cilindros à álcool, o ponteiro em certas ocasiões, dispara, e vai no final da escala.
Mas eu medi com um infrared e o cabeçote estava com sua temperatura normal.
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"In Torque We Trust!"
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
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Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº3
Re: Fervendo na rodovia
Sim amigo , ele ferve ( até troquei o ponteiro ) da temperatura , achando ser defeito, mas não era
Pedrão B.- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4507
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Data de inscrição : 15/09/2011
- Mensagem nº4
Re: Fervendo na rodovia
Caramba, até cabeçote já trocou...
Quantas libras é a tampa do radiador?
O meu está com uma de 17lbs.
[]’s
Quantas libras é a tampa do radiador?
O meu está com uma de 17lbs.
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"In Torque We Trust!"
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
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Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº5
Re: Fervendo na rodovia
O radiador mandei fazer um com 3 carreiras , e coloquei tampa para alta pressão também .
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
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Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº6
Re: Fervendo na rodovia
O estranho é que só ferve com aceleração continua na estrada , na cidade não ferve
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
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Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº7
Re: Fervendo na rodovia
Na tubulação que sai da parte debaixo do radiador eu verifiquei se estava com a mola espiral ( e estava )
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
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- Mensagem nº8
Re: Fervendo na rodovia
Granato escreveu:Boa noite amigos , adquiri um opala 4cc ano 88 álcool no início do ano . Desde que comprei ele estava com problema aquecimento . Troquei radiador ,bomba d’água , válvula termostatica ( coloquei a do gasolina ) mangueiras , troquei cabeçote ( pois estava trinca interna ) . Já passou por varios Mecânicos eles não conseguem identificar o pq está fervendo . Ele era com hélice continua , troquei coloquei ventoinha, mas não resolveu , continua fervendo . Na cidade ele não ferve , porém na rodovia com aceleração continua ele ferve . Quando vou fazer retorno ou entrar em uma alça ( situações que paro de acelerar continuamente ) a temperatura abaixa . Se acelero continuamente a temperatura sobe até fevereiro. Pela experiência de vcs caros amigos o que pode ser pois comprei esse carro em janeiro e ainda não conseguiram identificar o problema .
Eu ia desconfiar do cebolão de temperatura.
PORÉM quando você escreveu que ao desacelerar o carro o ponteiro desce acredito que é a tensão de alimentação.
No painel acima de 80 a tensão de trabalho é de 10,5 volts.
Peça para alguém acelerar e segurar a aceleração e meça com multímetro o positivo do cebolão.
Acredito TER DADO PAU no resistor (84 ohms por 2 watts) atrás do marcador.
Eder Harisson- Opaleiro
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- Mensagem nº9
Re: Fervendo na rodovia
a tampa de alta pressão faz esquentar, o certo pro 4 cilindros é 13 libras. Outra coisa, a mistura pode estar muito pobre.
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
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Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº10
Re: Fervendo na rodovia
Quando refere-se a mistura , o que seria ?
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
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Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº11
Re: Fervendo na rodovia
Amigo , ter dado pau no resistor faz o carro ferver ?
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
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Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº12
Re: Fervendo na rodovia
Verifiquei aqui na nota fiscal, a tampa que estou usando e de 15 lbs
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
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- Mensagem nº13
Re: Fervendo na rodovia
Granato escreveu:Amigo , ter dado pau no resistor faz o carro ferver ?
SOMENTE PORQUE O PONTEIRO MARCA "QUENTE" NÃO SIGNIFICA QUE FERVEU.
VOCÊ MESMO ESCREVEU, AO DESACELERAR O PONTEIRO ABAIXA.
ENTÃO É PROBLEMA DE MARCADOR PORQUE O CARRO NÃO ESFRIA TÃO RÁPIDO.
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
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Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº14
Re: Fervendo na rodovia
Oi amigo , o ponteiro eu comprei um novo, e quando digo de ferver é pq quando o ponteiro sobe a temperatura eu paro o carro , abro o capô e o carro está fervendo pois está super quente e vazando água pelo ladrao do radiador
Sergio Rocha- Opaleiro
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- Mensagem nº15
Re: Fervendo na rodovia
Troque a tampa do radiador por uma de 13 lbs. Use aditivo de radiafor de boa qualidade.verifique o ponto .
Qual a velocidade q vc esta andando na rodovia?
Qual a velocidade q vc esta andando na rodovia?
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
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Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº16
Re: Fervendo na rodovia
120 km/h na media
Sergio Rocha- Opaleiro
- Número de Mensagens : 145
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Modelo do carro : Caravan 92
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Data de inscrição : 25/09/2015
- Mensagem nº17
Re: Fervendo na rodovia
Eu não tenho 4 cil, mas acho q 120 de media é muito para esse motor. Ainda mais se tiver subidas prolongadas.
Vamos ver o q outros donos de 4 cil falam.
Vamos ver o q outros donos de 4 cil falam.
gilmareu- Opaleiro
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Modelo do carro : Opala Diplomata 89 - Preto
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Renault Fluence 2013 2.0 16v
Monza Tubarão 95 GL 2.0 (de pai pra fii, único dono)
Astra 2006 2.0 8v (ex)
Mondeo 2000 2.0 16v Zetec (Ex)
Escort 1998 1.8 16v Zetec (ex)
Escort Sapão 1995 2.0 AP (ex)
Gol Quadrado 1994 1.6 AP (ex)
Fusca 76 1.5 (ex)
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- Mensagem nº18
Re: Fervendo na rodovia
Como você já atacou todos os pontos possíveis, radiador, cebolão, cebolinha, cabeçote, etc...
Sugiro verificar o ponto, pois carro adiantado ferve também, ou verificaria a bomba dágua, não sei se você já olhou, pois é a única coisa que eu não vi você relatar.
Agora se ele fica de "ferveção" por aí, logo sua junta e até o cabeçote novo vão para o pau também, cuidado.
Sugiro verificar o ponto, pois carro adiantado ferve também, ou verificaria a bomba dágua, não sei se você já olhou, pois é a única coisa que eu não vi você relatar.
Agora se ele fica de "ferveção" por aí, logo sua junta e até o cabeçote novo vão para o pau também, cuidado.
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
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Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº19
Re: Fervendo na rodovia
A bomba d’agua já troquei, o ponto também já verificaram , rsrs , está um verdadeiro mistério
adpachec- Opaleiro
- Número de Mensagens : 8167
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- Mensagem nº20
Re: Fervendo na rodovia
Quanto de água coloca no radiador?
almeidanewton- Opaleiro
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- Mensagem nº21
Re: Fervendo na rodovia
Sergio Rocha escreveu:Eu não tenho 4 cil, mas acho q 120 de media é muito para esse motor. Ainda mais se tiver subidas prolongadas.
Vamos ver o q outros donos de 4 cil falam.
Vou citar o meu caso: Caravan, 4cc, 1990, gasolina, ventoinha mecânica, 3E, com aditivo Radcool verde concentrado (1L) no radiador.
O carro esquentava pcp em rodovia, em cidade menos mas fatalmente acabava ocorrendo. Havia trocado bomba d'água, radiador, termostática, limpado todo o sistema de arrefecimento, ajustado ponto e carburador e continuava esquentando... em resumo, era junta queimada pcp na região do 4º cilindro.
Agora, fazendo uns testes, até uns 100/110 km/h ele vai de boa e o ponteiro dica no meio do marcador; acima disso, o ponteiro começa a subir um pouco; se for estrada de serra e eu começo a apertar mais o pedal da direita, o ponteiro sobe um pouco tb.
Não sei se ajuda pq vc já mexeu no cabeçote. Mas espero ter agregado um pouco
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
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Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº22
Re: Fervendo na rodovia
Obrigado amigo , tudo ajuda.
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
Localização : Bauru
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- Mensagem nº23
Re: Fervendo na rodovia
Coloco água no radiador até quase na boca.Ontem quando ferveu estava faltando 1.2 litros ( meu radiador é aquele grande - 3 canaletas) mesmo assim com menos água ferveu.
Granato- Opaleiro
- Número de Mensagens : 43
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- Mensagem nº24
Re: Fervendo na rodovia
Olha parece que quando acelero continuamente algo fecha / não permite que a circulação de água -refrigeração prossiga, pois na cidade que acelero e paro não ferve , na rodovia em retornos / alças de desaceleração -ele resfria
Rogério 78- Opaleiro
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- Mensagem nº25
Re: Fervendo na rodovia
Tá usando termostática?
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº26
Re: Fervendo na rodovia
Granato escreveu:Coloco água no radiador até quase na boca.Ontem quando ferveu estava faltando 1.2 litros ( meu radiador é aquele grande - 3 canaletas) mesmo assim com menos água ferveu.
Granato escreveu:Olha parece que quando acelero continuamente algo fecha / não permite que a circulação de água -refrigeração prossiga, pois na cidade que acelero e paro não ferve , na rodovia em retornos / alças de desaceleração -ele resfria
Primeiro: se deve colocar água no máximo 02 dedos abaixo do gargalo.
Este vão é para a água se dilatar ao aquecer.
E em alta rotação a força da água circulando precisa de espaço.
Ou a pressão vai fazer a tampa abrir e a água vai escapar.
Segundo: a termostática necessita de um furo ladrão além do furo original.
É mais para evitar ar no sistema.
Nunca se deve encher demais o reservatório ou radiador.
2 cm abaixo da base do gargalo.
Granato- Opaleiro
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- Mensagem nº27
Re: Fervendo na rodovia
O furos na válvula já fiz , irei verificar o nível
Sergio Rocha- Opaleiro
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- Mensagem nº28
Re: Fervendo na rodovia
A mistura correta do aditivo é meio a meio.
Testa sem a válvula. Pode ser ela.
Abs
Testa sem a válvula. Pode ser ela.
Abs
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº29
Re: Fervendo na rodovia
É por isto que no sistema selado não se enche até a tampa.
Precisa de espaço para dilatação da água.
Precisa de espaço para dilatação da água.
Eder Harisson- Opaleiro
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- Mensagem nº30
Re: Fervendo na rodovia
a sua tampa está errada, pro 4 cilindros são 13 libras. Já fervi na estrada por causa disso também. A mistura q me referi antes é ar combustível, carburador. Mistura pobre esquenta nessas condições de acelerações constantes prolongadas, assim como ponto adiantado. Pode verificar isso pelas velas, retire pelo menos duas velas e poste aqui pra gente ver.
Granato- Opaleiro
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- Mensagem nº31
Re: Fervendo na rodovia
Boa tarde amigos , fiz um teste agora pouco com outro Mecanico, andamos uns 30 km , a média de 140 km/ h ,coloquei uma tampa no radiador da S-10 e não enchi de água até a boca o radiador . A temperatura subiu , esquentou , porém não ferveu ( não saiu água pelo mangueira de respiro do radiador). Agora ele irá dar uma checagem na bomba d’água ( apesar de ser nova ) , pois a válvula termostatica ele verificou e viu que está correta o funcionamento.
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº32
Re: Fervendo na rodovia
Granato escreveu:Boa tarde amigos , fiz um teste agora pouco com outro Mecanico, andamos uns 30 km , a média de 140 km/ h ,coloquei uma tampa no radiador da S-10 e não enchi de água até a boca o radiador . A temperatura subiu , esquentou , porém não ferveu ( não saiu água pelo mangueira de respiro do radiador). Agora ele irá dar uma checagem na bomba d’água ( apesar de ser nova ) , pois a válvula termostatica ele verificou e viu que está correta o funcionamento.
Lembrando: as aletas sujas ou amassadas do radiador impedem a passagem de ar e causa aquecimento.
E o álcool trabalha mais quente, segundo a revista quatro rodas foi estipulado até 105 graus a temperatura de trabalho "quente" do opala.
http://1.bp.blogspot.com/-p7SEV10VtZI/UT-IwI0WJ_I/AAAAAAAAyxE/V0cCnhBqYvM/s1600/240,047,20,07,TE.jpg
Granato- Opaleiro
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- Mensagem nº33
Re: Fervendo na rodovia
Caros amigos : em um comparativo com a ventilação de hélice continua e a ventilação com ventoinha elétrica o carro manteve na rodovia a mesma temperatura com as duas , só na cidade que com a ventoinha resfriou mais .
Granato- Opaleiro
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Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº34
Re: Fervendo na rodovia
Sem o ar ligado a uma velocidade média 130 km/ h o ponteiro da temperatura fica no meio, e com o ar ligado fica um risco cheio a cima ( meio / um ponto / risco )
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº35
Re: Fervendo na rodovia
Granato escreveu:Sem o ar ligado a uma velocidade média 130 km/ h o ponteiro da temperatura fica no meio, e com o ar ligado fica um risco cheio a cima ( meio / um ponto / risco )
Está bom.
Se o dia aí estiver muito quente (tipo uns 35°C) eu diria até que o motor está "frio".
PORQUE A TEMPERATURA EXTERNA INFLUENCIA.
O MEIO É MAIS OU MENOS 90/95°C.
Seria assim: 50, 70, 80, 90, 100, 110, 120°C.
50°C é a temperatura do injetor de partida a frio.
Última edição por adpachec em Seg 24 Set - 18:19:11, editado 1 vez(es)
Granato- Opaleiro
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- Mensagem nº36
Re: Fervendo na rodovia
Granato- Opaleiro
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Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº37
Re: Fervendo na rodovia
A temperatura está uns 35 sim
Granato- Opaleiro
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Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº38
Re: Fervendo na rodovia
Com ar condicionado ligado chega no risco cheio ( maior) acima do meio( acima do ponto / acima do meio)
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº39
Re: Fervendo na rodovia
Granato- Opaleiro
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Data de inscrição : 23/09/2018
- Mensagem nº40
Re: Fervendo na rodovia
Amigos , por estar na rodovia , com vento na grade frontal , não deveria estar a temperatura mais baixa do que na cidade ?
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº41
Re: Fervendo na rodovia
Granato escreveu:Amigos , por estar na rodovia , com vento na grade frontal , não deveria estar a temperatura mais baixa do que na cidade ?
Uma pessoa vai suar do mesmo jeito, andando no sol ou correndo no frio.
Na pista o motor trabalha perto do limite, portanto maior energia e mais calor.
O tempo influencia, ano passado eu peguei uma madrugada fria e o ponteiro não passou de 70°C.
O carro não pode trabalhar frio, isto é frescura de mecânico, um motor trabalha entre 95°C a 110°C quando quente.
Logicamente com a influência do tempo a temperatura pode variar para mais ou para menos.
http://www.autoentusiastasclassic.com.br/2013/12/quanto-mais-quente-melhor.html?m=1
Fernandohluiz- Opaleiro
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- Mensagem nº42
Re: Fervendo na rodovia
A minha trabalha sempre do meio para baixo. Na estrada dependendo do clima e velocidade, nem chega ao meio.
Pedrão B.- Opaleiro
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- Mensagem nº43
Re: Fervendo na rodovia
Eder Harisson escreveu:a sua tampa está errada, pro 4 cilindros são 13 libras. Já fervi na estrada por causa disso também. A mistura q me referi antes é ar combustível, carburador. Mistura pobre esquenta nessas condições de acelerações constantes prolongadas, assim como ponto adiantado. Pode verificar isso pelas velas, retire pelo menos duas velas e poste aqui pra gente ver.
Se usar uma tampa de menor pressão, a água ferve com uma temperatura menor do que se fosse com uma tampa de maior pressão.
Não é assim?
[]’s
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adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº44
Re: Fervendo na rodovia
Pedrão B. escreveu:Eder Harisson escreveu:a sua tampa está errada, pro 4 cilindros são 13 libras. Já fervi na estrada por causa disso também. A mistura q me referi antes é ar combustível, carburador. Mistura pobre esquenta nessas condições de acelerações constantes prolongadas, assim como ponto adiantado. Pode verificar isso pelas velas, retire pelo menos duas velas e poste aqui pra gente ver.
Se usar uma tampa de menor pressão, a água ferve com uma temperatura menor do que se fosse com uma tampa de maior pressão.
Não é assim?
[]’s
Ferver vai ferver em ambos os casos.
Mas a tampa de menor capacidade vai deixar a pressão sair mais fácil.
E fazendo ferver mais fácil e mais cedo.
Eder Harisson- Opaleiro
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Comodoro 79 coupe
Comodoro 88 coupe
Comodoro 88 coupe
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- Mensagem nº45
Re: Fervendo na rodovia
O meu só anda com tampa 13 libras, joga um pouco de água fora se encher até a tampa, depois ali permanece, não esquenta e não joga mais água fora. Com a tampa de 15 libras esquentou, esquentou, esquentou. Cada sistema tem uma pressão pra trabalhar, o 4cil são 13 libras, o 6cil são 15 ou 16 não lembro ao certo agora. Com uma pressão maior você sobe a temperatura também.
gilmareu- Opaleiro
- Número de Mensagens : 636
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Monza Tubarão 95 GL 2.0 (de pai pra fii, único dono)
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- Mensagem nº46
Re: Fervendo na rodovia
Eu acredito que a tampa influencie, mas uma tampa maior penso eu, que evitaria ainda mais o risco de ferver, tipo matar mosquito com bala de canhão, ou seja, uma tampa de baixa pressão ia dar problema, agora uma de maior pressão, não ia dar nada...
Outra pergunta idiota, sua termostática não está de ponta cabeça?
Falo isso pq qdo comecei a mexer com Opala, vi diversos posts (fora do opaleiros do PR) que ensinavam errado e eu cheguei a me embananar com isso.
Pensa assim, na estrada a água do radiador resfria, como a termostática tá de bunda pra cima, ela fecha com a água fria do radiador e deixa a água quente represada no motor...
Outra pergunta idiota, sua termostática não está de ponta cabeça?
Falo isso pq qdo comecei a mexer com Opala, vi diversos posts (fora do opaleiros do PR) que ensinavam errado e eu cheguei a me embananar com isso.
Pensa assim, na estrada a água do radiador resfria, como a termostática tá de bunda pra cima, ela fecha com a água fria do radiador e deixa a água quente represada no motor...
Sergio Rocha- Opaleiro
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- Mensagem nº47
Re: Fervendo na rodovia
Usar tampa de maior pressão além de prejudicar o sistema, ainda corre o risco de estourar o radiador e mangueiras.
A tampa tem q ser de 13 lbs e o aditivo na proporção correta.
A água ferve a 100 graus, sob pressão no circuito de refrigeracao , só ferve por volta de 120 graus, com aditivo na dose certa só ferve a 130 graus. Daí a importância da tampa e do aditivo. Aumentam em por volta de 30 % o ponto de ebulição.
A tampa tem q ser de 13 lbs e o aditivo na proporção correta.
A água ferve a 100 graus, sob pressão no circuito de refrigeracao , só ferve por volta de 120 graus, com aditivo na dose certa só ferve a 130 graus. Daí a importância da tampa e do aditivo. Aumentam em por volta de 30 % o ponto de ebulição.
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº48
Re: Fervendo na rodovia
Se usarmos tampa de maior pressão estoura mangueira e eu que transformei o radiador em um sistema fechado?
No futuro vou tirar a hélice mecânica e colocar elétrica, mais para poder ajudar no aquecimento do álcool quando frio porque não terá o ar constante da hélice.
No futuro vou tirar a hélice mecânica e colocar elétrica, mais para poder ajudar no aquecimento do álcool quando frio porque não terá o ar constante da hélice.
Eder Harisson- Opaleiro
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- Mensagem nº49
Re: Fervendo na rodovia
sistema fechado com reservatório de expansão ne? A equação é simples P.V=R.n.T, subiu a pressão de um lado mantendo o mesmo volume, a temperatura sobe do outro. Tampa de maior pressão do que o previsto para o sistema, maior chance de super aquecimento
adpachec- Opaleiro
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- Mensagem nº50
Re: Fervendo na rodovia
Eder Harisson escreveu:sistema fechado com reservatório de expansão ne? A equação é simples P.V=R.n.T, subiu a pressão de um lado mantendo o mesmo volume, a temperatura sobe do outro. Tampa de maior pressão do que o previsto para o sistema, maior chance de super aquecimento
Não, somente tampei a saída do furo ladrão e uso uma tampa lisa.
Mas deixo a água dois dedos abaixo do gargalo para ter espaço para a expansão.
Mas já usei o reservatório do Vectra acoplado.
Completava água somente uma vez por semana.
Antes era todo o dia colocando água.
"Completava" porque encostei ele para mexer em algumas coisinhas.
Só ligo ele e tiro da garagem para manter lubrificado e os pneus não ficarem parados em uma posição só.
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