Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Esta podendo legalizar troca de motor ???
direção - Sobre direção hidráulica do 79 EmptyHoje à(s) 19:36:25 por Rubão6cc

» Distribuidor com problemas (RESOLVIDO)
direção - Sobre direção hidráulica do 79 EmptyHoje à(s) 14:16:11 por Marcos Marcos

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
direção - Sobre direção hidráulica do 79 EmptyOntem à(s) 15:39:52 por Tonho_RS

» farol alto não liga
direção - Sobre direção hidráulica do 79 EmptyOntem à(s) 15:28:42 por Tonho_RS

» Qual melhor turbina para motor 4.1 injeção e comando turbo 260sst
direção - Sobre direção hidráulica do 79 EmptyOntem à(s) 11:49:15 por Pagung

» Limitador Vidro Opala Coupé (onde encaixa essa peça?)
direção - Sobre direção hidráulica do 79 EmptyOntem à(s) 8:49:03 por Paulo Corso

» Seção COMÉDIA
direção - Sobre direção hidráulica do 79 EmptySeg 29 Abr - 21:28:04 por opala4cc

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
direção - Sobre direção hidráulica do 79 EmptySeg 29 Abr - 7:39:44 por lucas krause

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
direção - Sobre direção hidráulica do 79 EmptySáb 27 Abr - 17:25:56 por Goettens

Quem está conectado?

128 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 128 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

Os membros mais ativos do mês

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
direção - Sobre direção hidráulica do 79 Bar_leftdireção - Sobre direção hidráulica do 79 Bardireção - Sobre direção hidráulica do 79 Bar_right 
tabarbosa (16850)
direção - Sobre direção hidráulica do 79 Bar_leftdireção - Sobre direção hidráulica do 79 Bardireção - Sobre direção hidráulica do 79 Bar_right 
Rubão6cc (15346)
direção - Sobre direção hidráulica do 79 Bar_leftdireção - Sobre direção hidráulica do 79 Bardireção - Sobre direção hidráulica do 79 Bar_right 
BANDIT (13573)
direção - Sobre direção hidráulica do 79 Bar_leftdireção - Sobre direção hidráulica do 79 Bardireção - Sobre direção hidráulica do 79 Bar_right 
Xann (10394)
direção - Sobre direção hidráulica do 79 Bar_leftdireção - Sobre direção hidráulica do 79 Bardireção - Sobre direção hidráulica do 79 Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
direção - Sobre direção hidráulica do 79 Bar_leftdireção - Sobre direção hidráulica do 79 Bardireção - Sobre direção hidráulica do 79 Bar_right 
j ricardo (9376)
direção - Sobre direção hidráulica do 79 Bar_leftdireção - Sobre direção hidráulica do 79 Bardireção - Sobre direção hidráulica do 79 Bar_right 
Jean Bida (9320)
direção - Sobre direção hidráulica do 79 Bar_leftdireção - Sobre direção hidráulica do 79 Bardireção - Sobre direção hidráulica do 79 Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
direção - Sobre direção hidráulica do 79 Bar_leftdireção - Sobre direção hidráulica do 79 Bardireção - Sobre direção hidráulica do 79 Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
direção - Sobre direção hidráulica do 79 Bar_leftdireção - Sobre direção hidráulica do 79 Bardireção - Sobre direção hidráulica do 79 Bar_right 

5 participantes

    Sobre direção hidráulica do 79

    maktub
    maktub
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 119
    Idade : 26
    Localização : Vale do Aço - MG
    Modelo do carro : Opala 79
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 23/05/2016

    direção - Sobre direção hidráulica do 79 Empty Sobre direção hidráulica do 79

    Mensagem por maktub Qui 26 Jan - 10:35:04

    Recentemente coloquei a direção hidráulica com um mecânico que arrumou a bomba, setor (do 89), coluna e suportes pro meu carro.
    Porém não mudou nada na barra e nem no braço pitman, segundo ele trata-se do mesmo sistema hidráulico e mecânico e que só mudam nos opalas mais modernos.

    Alguém sabe me dizer a veracidade dessas informações?
    Ainda por cima amassaram a borda da longarina do meu carro (na montagem ou alinhamento) por conta do curso da direção.

    Algumas fotos foram tiradas com o volante totalmente virado para direita ou esqueda.

    Fotos do lado esquerdo (abaixo do setor)
    direção - Sobre direção hidráulica do 79 MxdO06O
    direção - Sobre direção hidráulica do 79 JlpY454
    direção - Sobre direção hidráulica do 79 HWg018F
    https://i.imgur.com/GPqmlst.jpg

    Fotos do lado direito:
    https://imgur.com/a/wVIU0
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    direção - Sobre direção hidráulica do 79 Empty Re: Sobre direção hidráulica do 79

    Mensagem por Marcos Adriano Qui 26 Jan - 17:17:26

    amigo do seu opala para os modernos muda-se a barra de direcao....independente te hidraulico ou mecanico.....


    a sua barra de direcao é reta...a barra de direcao dos modernos tem uma curva suave para tras...tipo contornando o carter....

    acho q tbem muda o braço pitman....
    maktub
    maktub
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 119
    Idade : 26
    Localização : Vale do Aço - MG
    Modelo do carro : Opala 79
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 23/05/2016

    direção - Sobre direção hidráulica do 79 Empty Re: Sobre direção hidráulica do 79

    Mensagem por maktub Qui 26 Jan - 19:22:51

    Sim Marcos, eu sei disto. Porém o mecânico não deveria ter usado a barra nova no meu carro ao invés de fazer esse serviço porco entortando a aba da longarina?
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    direção - Sobre direção hidráulica do 79 Empty Re: Sobre direção hidráulica do 79

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 27 Jan - 18:51:48

    rapaiz.....ai eu ja nao sei nao em.
    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15346
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    direção - Sobre direção hidráulica do 79 Empty Re: Sobre direção hidráulica do 79

    Mensagem por Rubão6cc Sex 27 Jan - 21:16:02

    maktub escreveu:Sim Marcos, eu sei disto. Porém o mecânico não deveria ter usado a barra nova no meu carro ao invés de fazer esse serviço porco entortando a aba da longarina?

    Tá com cara..mas de qualquer forma não era pra ele ter feito esse serviço porco como você mesmo citou.


    _________________
    direção - Sobre direção hidráulica do 79 Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    maktub
    maktub
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 119
    Idade : 26
    Localização : Vale do Aço - MG
    Modelo do carro : Opala 79
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 23/05/2016

    direção - Sobre direção hidráulica do 79 Empty Re: Sobre direção hidráulica do 79

    Mensagem por maktub Ter 28 Fev - 8:03:36

    Fiz o reparo, comprei um setor hidráulico do 79 e montei. Ficou show de bola, além da direção ter ficado mais leve o setor não grita mais ao esterçar o volante para o final do curso e eu percebi um ângulo melhor nas manobras.

    Desamassei a longarina e joguei o Prime pra proteger, ficou muito bem feito por ser uma chapa grossa e comparado com o desacerto que o mecânico deixou. Apenas um pequeno calombo onde tem o ponto de solda original da chapa e não ficou enrugado Smile
    avatar
    Marcos Adriano
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10111
    Localização : Por ai....
    Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
    Cilindros : 6
    Data de inscrição : 31/08/2011

    direção - Sobre direção hidráulica do 79 Empty Re: Sobre direção hidráulica do 79

    Mensagem por Marcos Adriano Ter 28 Fev - 9:13:59

    pois é cara q bom.....

    eu logo vi q esse esquema nao era do antigo.....q bom q deu tudo certo agora!!!
    fbbreda
    fbbreda
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10
    Localização : SP
    Modelo do carro : CUPÊ 78
    Cilindros : 6cc - 4.1
    Data de inscrição : 29/04/2016

    direção - Sobre direção hidráulica do 79 Empty Re: Sobre direção hidráulica do 79

    Mensagem por fbbreda Sáb 3 Mar - 10:21:46

    Bom dia, estou passando pelo mesmo problema ao tentar adaptar a caixa hidraulica moderna no meu 78.

    O que acontece é que a caixa hidraulica antiga é cônica e estriada onde encaixa o braço pitman. O braço pitman é apenas encaixado, o furo dele é menor e também cônico para acompanhar o eixo da caixa hidráulica, ele é preso por uma porca que fica embaixo do eixo da caixa. Essa porca fica na caixa e não no braço pitman. Além disso o braço pitman do antigo tem dois furos nas pontas onde vão as hastes de direção, sendo uma em cada furo.

    Na caixa moderna o eixo do braço pitman é reto e estriado tambem mas de diâmetro maior. O braço pitman é diferente, ele é do tipo abraçadeira, tem um parafuso na lateral para apertar ele no eixo da caixa. Ele não é preso por baixo igual no antigo, é o próprio braço pitman que dá aperto no moderno. Ele tem apenas um furo na ponta onde vai a barra de direção.

    Eu não conheço o braço pitman das fotos do Maktube. Ele tem o sistema de abracadeira e também tem dois furos para as barras.

    Maktube: vc sabe me dizer se esse seu braço pitman é original ou se foi customizado usando a parte da abraçadeira do moderno e a ponta com dois furos do antigo?

    Caso tenha sido modificado, poderia me passar as etapas que foram feitas? Estou pensando em fazer o mesmo com o meu para não precisar trocar os braços de direção.

    Alguem sabe me dizer se é recomendável modificação no braço pitman?
    renonjr
    renonjr
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 965
    Idade : 52
    Localização : Londrina
    Modelo do carro : Opala Comodoro 79
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 05/04/2011

    direção - Sobre direção hidráulica do 79 Empty Re: Sobre direção hidráulica do 79

    Mensagem por renonjr Sáb 3 Mar - 13:50:15

    Direção hidraulica é sempre melhor comprar o kit, porque daí você vai ter a certeza de que os componentes são compatíveis. Eu escolhi por montar aos poucos e por isso meu caminho foi mais sofrido, imagino que seja um problema parecido com o que você está passando.

    Comprei a bomba pescoçuda, fiz as mangueiras sob medida porque estava sem, encurtei a coluna de direção, tive que ir atrás daquela abraçadeira que vai na ponta da coluna, e o braço pitman que comprei não serviu, pois a caixa era dos 88-92, então usa-se aquela com parafuso, que é muito dificil de encontrar e só consegui porque meu irmão tinha. Acho que são tres tipos de braço pitman pra hidráulica, conforme o ano do carro. Eu tenho a do 84 abaixo. O pitman tem que ser da mesma faixa de ano da caixa, senão não dá. Como eu, que queria por uma do 79 na caixa do 88.

    A barra de direção do meu é a reta e foi montada no carro.
    fbbreda
    fbbreda
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 10
    Localização : SP
    Modelo do carro : CUPÊ 78
    Cilindros : 6cc - 4.1
    Data de inscrição : 29/04/2016

    direção - Sobre direção hidráulica do 79 Empty Re: Sobre direção hidráulica do 79

    Mensagem por fbbreda Sáb 3 Mar - 17:56:21

    Sim, estou nessa também de ir montando aos poucos e estou sofrendo muito com as surpresas.

    Estou nesse dilema de modificar o braço pitman, dos dois modelos fazer um, usando a parte da abraçadeira do moderno para casar com a caixa moderna, e a ponta com dois furos do antigo, para casar com as barras do meu carro sem precisar troca-las.

    Porém estou com receio dessa modificação, onde estou com medo de cortar e soldar os pedaços dos dois braços. Tenho dúvidas quanto a durabilidade e confiabilidade da solda nessa peça. Por isso gostaria de saber se alguém já fez e qual é a forma correta de fazer.

    As fotos que o colega postou me parece que o braço pitman passou por esse processo.
    maktub
    maktub
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 119
    Idade : 26
    Localização : Vale do Aço - MG
    Modelo do carro : Opala 79
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 23/05/2016

    direção - Sobre direção hidráulica do 79 Empty Re: Sobre direção hidráulica do 79

    Mensagem por maktub Sáb 3 Mar - 20:58:50

    Amigo, não mexe com isso não! Já vai logo no setor e braço pitman para o ano do seu carro, não misture peças da suspensão de um ano com outro que vai dar m**da.

    O cara que amassou a longarina do meu carro foi um picareta, nunca mais voltei a fazer nenhum serviço com ele. A melhor maneira de eliminar a dor de cabeça é comprando as peças corretas para o ano do seu carro, infelizmente o mecânico havia deixado a entender que as peças do meu seriam todas para o opala antigo, mas não eram.
    renonjr
    renonjr
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 965
    Idade : 52
    Localização : Londrina
    Modelo do carro : Opala Comodoro 79
    Cilindros : 4
    Data de inscrição : 05/04/2011

    direção - Sobre direção hidráulica do 79 Empty Re: Sobre direção hidráulica do 79

    Mensagem por renonjr Dom 4 Mar - 11:06:45

    fbbreda escreveu:Sim, estou nessa também de ir montando aos poucos e estou sofrendo muito com as surpresas.

    Estou nesse dilema de modificar o braço pitman, dos dois modelos fazer um, usando a parte da abraçadeira do moderno para casar com a caixa moderna, e a ponta com dois furos do antigo, para casar com as barras do meu carro sem precisar troca-las.

    Porém estou com receio dessa modificação, onde estou com medo de cortar e soldar os pedaços dos dois braços.  Tenho dúvidas quanto a durabilidade e confiabilidade da solda nessa peça. Por isso gostaria de saber se alguém já fez e qual é a forma correta de fazer.

    As fotos que o colega postou me parece que o braço pitman passou por esse processo.

    Creio que neste caso o primeiro passo é identificar de que ano é sua caixa de direção. Aí você pega um pitman dela. A bomba pode ser qualquer uma dos dois modelos.

    Conteúdo patrocinado


    direção - Sobre direção hidráulica do 79 Empty Re: Sobre direção hidráulica do 79

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua 1 maio - 21:05:39