por opala4cc Seg 20 Mar - 7:52:08
Draksz escreveu:eae galera beleza?
recentemente meu motor de arranque parou de funcionar, dava 2 partidas e tchau bateria, tirei ele e levei no eletricista, ele fez o teste na bancada e o arranque saiu fumaça, ele me cobrou 350 fodendos temers pra arrumar, mais que o preço de um recondicionado :o ! alguém sabe o que pode ser? me disseram que é a bobina de campo. será?
Se saiu fumaça, é porque estava em curto circuito.
Mas alta informação: quem lhe disse que era bobina de campo? O eletricista?
Realmente, o curto-circuito pode ser provocado por danos no isolamento das bobinas de campo (que é feito de cadarço embebido em verniz), mas também pode ser causado - principalmente - pelas cordoalhas que ligam as bobinas de campo às escovas positivas, buchas do induzido relmente muito gastas permitindo que o induzido raspe nos imãs permanentes que ficam junto às bobinas de campo, pode ser oriundo até do automático de partida quando a tampa de baquelite sofre danos graves.
Se o curto-circuito era nas bobinas de campo, você dificilmente conseguiria trocá-la sem a ajuda de um auto-elétrico. Provavelmente estupraria os parafusos de fixam as bobinas de campo na carcaça, já que as bobinas precisam de ferramenta especial para remoção/colocação.
Mas um local de curto-circuito muito comum acho que são as cordoalhas das escovas positivas, já que o pessoal além de judiar muito delas, faz muita "arte" ali. É bastante raro encontrar um motor de arranque sem improvisos perigosos e grotescos nessas cordoalhas, que precisam ter revestimento isolante apropriado.
Hoje à(s) 20:36:24 por Barai
» Desborbulhador x Dosador
Hoje à(s) 16:37:39 por bybecker
» Recondicionamento da válvula do ar quente
Hoje à(s) 15:33:29 por opala4cc
» Tanque combustivel/boia Caranavan Standard 1981 à Alcool
Hoje à(s) 12:02:35 por Lucasaurieme05
» coletor para tripla weber unico
Hoje à(s) 7:22:15 por reimon
» Preparação problemática X Motorista Nutela
Hoje à(s) 6:18:10 por Pedrão B.
» Console Opala Comodoro coupe 1980