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Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Instalação de bateria auxiliar!!! Empty Instalação de bateria auxiliar!!!

    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Qui 13 Abr - 20:54:35

    Boa noite galera esses dias peguei uma bateria estacionaria de 100 amperes de uma marca muito boa e essa semana estava um dia tranquilo e resolvi instalar no opala, li muito sobre o assunto encontrei muita coisa boa e muito ''achismo'' por fim juntei as ''traia'' e fiz o trabalho que e relativamente simples só exige um pouco de capricho e paciência, fiz tudo com cabo flexível de 35mm usei o de cor vermelha para negativo ''aterramento'' e o preto para positivo, fiz a instalação paralela onde se mantem a voltagem e aumenta a amperagem, aproveitei e refiz todo o aterramento com cabos de 35mm, em resumo eu me espantei o carro ficou muito melhor tanto para partida e o mais impressionante pra andar ficou bem mais forte(creio  eu por causa de maior alimentação do modulo MSD) a iluminação também melhorou muito por enquanto to gostando  vou deixar alguns dias se tudo for ok vou fazer um suporte adequado para a bateria vou colocar algumas fotos depois  tentar colocar um vídeo devagar vou deixando o opalão 100%, agora tenho uma duvida se alguem puder ajudar preciso colocar 2 disjuntores mas estou na duvida de qual devera ser a amperagem e se o mesmo deve ser de corrente continua ou alternada?

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    Instalação de bateria auxiliar!!! Empty Re: Instalação de bateria auxiliar!!!

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 14 Abr - 5:29:58

    o serviço foi bem caprichado....

    mas vc inverteu as cores comuns kkkkkkkkkk mas tudo bem kkkkkkkkkkk


    eu só não vejo necessidade de uma bateria a mais pra um carro q não tenha uma boa quantidade de som automotivo....(não sei se o seu tem).....

    agora é preciso fazer algum suporte pra ela la atraz senão ela vai ficar sambando e corre risco do polo positivo encostar na lata.....

    eu já usei duas baterias paralelas num opala q tive q tinha bastante som....usava um disjuntor branquinho muito bom.....qualquer coisinha ele já desarmava e tinha uma ótima amperagem (ele dava partida no carro sem desarmar) mas não lembro nada de especificação dele agora...faz muito tempo....

    vou dar uma olhada em casa numas fotos e vejo se consigo ver alguma coisa dele....
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    Instalação de bateria auxiliar!!! Empty Re: Instalação de bateria auxiliar!!!

    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Sex 14 Abr - 6:42:42

    Marcos Adriano escreveu:o serviço foi bem caprichado....

    mas vc inverteu as cores comuns kkkkkkkkkk mas tudo bem kkkkkkkkkkk


    eu só não vejo necessidade de uma bateria a mais pra um carro q não tenha uma boa quantidade de som automotivo....(não sei se o seu tem).....

    agora é preciso fazer algum suporte pra ela la atraz senão ela vai ficar sambando e corre risco do polo positivo encostar na lata.....

    eu já usei duas baterias paralelas num opala q tive q tinha bastante som....usava um disjuntor branquinho muito bom.....qualquer coisinha ele já desarmava e tinha uma ótima amperagem (ele dava partida no carro sem desarmar) mas não lembro nada de especificação dele agora...faz muito tempo....

    vou dar uma olhada em casa numas fotos e vejo se consigo ver alguma coisa dele....

    E que so encontrei 2 metros do vermelho kkkkkkkkkk não tinha mais, penso em colocar um sonzinho uma caixa selada mas para por ai, agora o que me animou foi a melhora no rendimento do carro, não sei se pelo aterramento novo ou por estar agora o modulo sendo alimentado teoricamente com 170amp
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    Instalação de bateria auxiliar!!! Empty Re: Instalação de bateria auxiliar!!!

    Mensagem por Marcos Adriano Sex 14 Abr - 6:57:06

    ahh sim entendi kkkkkkkkkkkkk cuidado pra não confundir os eletricistas kkkkkkk


    é igual escrever sal nos potes de açúcar pra enganar as formigas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    então.....instala o disjuntor pra separar essa bateria da bateria da partida...num churras deixa o som ligado e a bateria da partida desligada...se chegar arriar, arria uma só......da a partida e liga o disjuntor q o alternador carrega.....


    ps: q piada besta kkkkkkkkkkkkk
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    Instalação de bateria auxiliar!!! Empty Re: Instalação de bateria auxiliar!!!

    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Sex 14 Abr - 10:45:19

    uma vista do cofre
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    Instalação de bateria auxiliar!!! Empty Re: Instalação de bateria auxiliar!!!

    Mensagem por adpachec Sex 14 Abr - 12:23:26

    Bom serviço, mas inverteu a cor dos fios (+) Vermelho e (-) Preto.

    Mas eu colocaria duas baterias apenas se tivesse um som potente.
    Duas baterias são quando se deseja aumentar a tensão (ligação em série),em ligações em paralelo se aumenta a corrente,com o tempo a bateria mais fraca é que vai sofrer para acompanhar a mais forte.
    Já tive problemas em plataformas elevatórias por isto, de ferver e derreter o contato da bateria mais fraca.
    Aumenta o trabalho do alternador,porque ele divide a carga em três,o carro e duas baterias.
    O ideal é uma chave comutadora para dividira as baterias.
    O pessoal compra bateria apenas pela corrente e se esquece de outros fatores que vem escrito no rótulo.
    Os mais importantes são o CA (Corrente de Arranque) que no opala tem que ser acima de 700 CA's e a maioria das baterias fica na casa dos 400/500 CA's.
    Com o tempo o arranque começa aficar pesado.

    RC é a reserva de capacidade,é o tempo que uma bateria alimenta o carro quando o alternador deixa de funcionar,as baterias melhores possuem um RC de 90 minutos as mais fracas de 70 minutos.

    Ah - Ampère/hora

    O primeiro cuidado é com a capacidade da bateria. Ampère/hora é a medida, conferida em laboratório, da capacidade de armazenamento elétrico que a bateria é capaz de proporcionar em descarga, nas partidas e na alimentação do sistema elétrico.

    Este teste é regulamentado como teste do C20, e define que uma bateria plenamente carregada deve ser descarregada com uma corrente constante durante 20 horas até atingir uma tensão final de 10,5 V. Se durante este tempo a bateria descarregar somente o equivalente a sua capacidade total dividida por 20, é porque ela comprovadamente tem a capacidade de Ampère/hora que o fabricante informa ter. Exemplo: uma bateria de 60ª poderá durante 20 horas descarregar no máximo 3 ampères por hora.

    CCA - Corrente de arranque a frio

    O CCA (Cold Cranking Ampère - Corrente de Arranque a Frio) é um importante complemento na observação das características do produto. O CCA indica a corrente máxima que a bateria pode fornecer na partida, principal função do produto no veículo. Quanto maior for o CCA, melhor será o desempenho da bateria.

    O teste de CCA é regulamentado pela norma internacional SAE J537 e determina a corrente elétrica fornecida pela bateria durante 30 segundos, mantendo a tensão final maior ou igual a 7,2 Volts, à temperatura de -18 ºC (Celsius) ou 0 ºF (Fahrenheit). A Heliar apresenta o resultado do teste de CCA em seus produtos porque possui condições tecnológicas para atender a todas as especificações desta norma. A atenção do consumidor deve ser grande com este valor porque baterias de mesma amperagem podem ter CCA diferentes. Esta diferença impacta na performance e vida útil da bateria. Exemplo a bateria A tem 60 Ah e 375 de CCA e a bateria B tem os mesmos 60 Ah, mas tem 475 de CCA. Com isso podemos afirmar que as baterias têm a mesma aplicação, mas a bateria B é superior e provavelmente terá uma performance e vida útil maior.

    CA - Corrente de arranque

    Outra característica da bateria é o CA (Cranking Ampère ou Corrente de Arranque). O CA ainda é um teste sem norma regulamentada, que mede a corrente da bateria à temperatura de 25 ºC. A Heliar também mostra este valor na sua etiqueta para que o consumidor possa compará-la com outros produtos que só apresentam este valor e não apresentam a indicação do CCA.

    O CA não pode ser comparado com o CCA.

    RC - Reserva de capacidade

    O RC, também exposto nos rótulos, é o teste para determinar o tempo (em minutos) que uma bateria plenamente carregada pode fornecer 25 Ampères até uma tensão final de 10,5Volts. Este teste simula o tempo que a bateria poderá alimentar os acessórios de um veículo se alternador deixar de funcionar por algum defeito.

    Há outros números e letras no idioma das baterias, que se diferenciam de acordo com a marca do produto. Nas baterias Heliar, a identificação SL65DD 12 V 65 Ah, por exemplo, representa o seguinte:

    SL - Código da marca Heliar;

    65 - (Valor de Ampère/hora), medido pelo teste de C20

    DD - (O primeiro D corresponde ao Modelo da caixa e o segundo D a Polaridade - polo positivo à direita);

    DE - (O primeiro D corresponde ao Modelo da caixa e E a

    Polaridade - polo positivo à esquerda);

    12 V - (Tensão nominal);


    Instalação de bateria auxiliar!!! Chave-geral-seletora-de-bateriasbarcoslanchas-12-volts-D_NQ_NP_783015-MLB25097436606_102016-O
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    Instalação de bateria auxiliar!!! Empty Re: Instalação de bateria auxiliar!!!

    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Sex 14 Abr - 12:48:07

    adpachec escreveu:Bom serviço, mas inverteu a cor dos fios (+) Vermelho e (-) Preto.

    Mas eu colocaria duas baterias apenas se tivesse um som potente.
    Duas baterias são quando se deseja aumentar a tensão (ligação em série),em ligações em paralelo se aumenta a corrente,com o tempo a bateria mais fraca é que vai sofrer para acompanhar a mais forte.
    Já tive problemas em plataformas elevatórias por isto, de ferver e derreter o contato da bateria mais fraca.
    Aumenta o trabalho do alternador,porque ele divide a carga em três,o carro e duas baterias.
    O ideal é uma chave comutadora para dividira as baterias.
    O pessoal compra bateria apenas pela corrente e se esquece de outros fatores que vem escrito no rótulo.
    Os mais importantes são o CA (Corrente de Arranque) que no opala tem que ser acima de 700 CA's e a maioria das baterias fica na casa dos 400/500 CA's.
    Com o tempo o arranque começa aficar pesado.

    RC é a reserva de capacidade,é o tempo que uma bateria alimenta o carro quando o alternador deixa de funcionar,as baterias melhores possuem um RC de 90 minutos as mais fracas de 70 minutos.

    Ah - Ampère/hora

    O primeiro cuidado é com a capacidade da bateria. Ampère/hora é a medida, conferida em laboratório, da capacidade de armazenamento elétrico que a bateria é capaz de proporcionar em descarga, nas partidas e na alimentação do sistema elétrico.

    Este teste é regulamentado como teste do C20, e define que uma bateria plenamente carregada deve ser descarregada com uma corrente constante durante 20 horas até atingir uma tensão final de 10,5 V. Se durante este tempo a bateria descarregar somente o equivalente a sua capacidade total dividida por 20, é porque ela comprovadamente tem a capacidade de Ampère/hora que o fabricante informa ter. Exemplo: uma bateria de 60ª poderá durante 20 horas descarregar no máximo 3 ampères por hora.

    CCA - Corrente de arranque a frio

    O CCA (Cold Cranking Ampère - Corrente de Arranque a Frio) é um importante complemento na observação das características do produto. O CCA indica a corrente máxima que a bateria pode fornecer na partida, principal função do produto no veículo. Quanto maior for o CCA, melhor será o desempenho da bateria.

    O teste de CCA é regulamentado pela norma internacional SAE J537 e determina a corrente elétrica fornecida pela bateria durante 30 segundos, mantendo a tensão final maior ou igual a 7,2 Volts, à temperatura de -18 ºC (Celsius) ou 0 ºF (Fahrenheit). A Heliar apresenta o resultado do teste de CCA em seus produtos porque possui condições tecnológicas para atender a todas as especificações desta norma. A atenção do consumidor deve ser grande com este valor porque baterias de mesma amperagem podem ter CCA diferentes. Esta diferença impacta na performance e vida útil da bateria. Exemplo a bateria A tem 60 Ah e 375 de CCA e a bateria B tem os mesmos 60 Ah, mas tem 475 de CCA. Com isso podemos afirmar que as baterias têm a mesma aplicação, mas a bateria B é superior e provavelmente terá uma performance e vida útil maior.

    CA - Corrente de arranque

    Outra característica da bateria é o CA (Cranking Ampère ou Corrente de Arranque). O CA ainda é um teste sem norma regulamentada, que mede a corrente da bateria à temperatura de 25 ºC. A Heliar também mostra este valor na sua etiqueta para que o consumidor possa compará-la com outros produtos que só apresentam este valor e não apresentam a indicação do CCA.

    O CA não pode ser comparado com o CCA.

    RC - Reserva de capacidade

    O RC, também exposto nos rótulos, é o teste para determinar o tempo (em minutos) que uma bateria plenamente carregada pode fornecer 25 Ampères até uma tensão final de 10,5Volts. Este teste simula o tempo que a bateria poderá alimentar os acessórios de um veículo se alternador deixar de funcionar por algum defeito.

    Há outros números e letras no idioma das baterias, que se diferenciam de acordo com a marca do produto. Nas baterias Heliar, a identificação SL65DD 12 V 65 Ah, por exemplo, representa o seguinte:

    SL - Código da marca Heliar;

    65 - (Valor de Ampère/hora), medido pelo teste de C20

    DD - (O primeiro D corresponde ao Modelo da caixa e o segundo D a Polaridade - polo positivo à direita);

    DE - (O primeiro D corresponde ao Modelo da caixa e E a

    Polaridade - polo positivo à esquerda);

    12 V - (Tensão nominal);


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    caramba muito obrigado pelas informações o duro e que em casas de baterias nunca passam essas informações pra gente muito boas mesmo, agora vc saberia me dizer o motivo de melhor rendimento do carro apos a instalação da 2 bateria? Lembrando que ele tem um modulo de ignição eletrônica MSD
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    Mensagem por adpachec Sex 14 Abr - 12:53:34

    Devido a elevação da corrente.

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    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Sex 14 Abr - 15:04:08

    adpachec escreveu:Devido a elevação da corrente.

    OKK

    Obrigado pela resposta sera que eu poderia ao invés de utilizar 2 baterias colocar uma de 150 amp no porta malas somente?
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    Mensagem por adpachec Sex 14 Abr - 15:43:12

    Laercio Tomaz Jr escreveu:
    adpachec escreveu:Devido a elevação da corrente.

    OKK

    Obrigado pela resposta sera que eu poderia ao invés de utilizar 2 baterias colocar uma de 150 amp no porta malas somente?

    Uma explicação sobre o "cabuloso" mundo da eletricidade.



    Instalação de bateria auxiliar!!! A49f5e2e1dbd2818064fc522f4af6876



    A bateria de 150 amperes significa que ela fornece 150 amperes em um espaço de 1 hora.

    Uma bobina consome constantemente cerca de 8 amperes a todo instante.

    Quem assume a energia após o motor pegar é o alternador, se você soltar o negativo da bateria com o motor ligado e ele morrer significa que o alternador não está dando conta.

    O alternador original do opala em marcha lenta manda 8 amperes para o motor,isto é suficiente para alimentar o carro,lógico que se ligar os faróis altos ou outra coisa o carro pode morrer ou começar a puxar energia da bateria,descarregando ela.

    Colocar uma bateria de alta amperagem (100 A) e um alternador que não a carregue (tipo um alternador de 64 A), vai deixar sempre a bateria sem carga.

    O importante é dimencionar o que tem no carro e saber se o alternador tem carga para tudo (em plena carga).

    O cálculo de carga para medir um alternador geralmente é a 1.800 RPM's.
    Mante-lo a esta rotação (com a bateria desligada) e medir com alicate amperímetro e ver quanto de corrente conseguem gerar e se quando tudo estiver ligado ele consegue manter e gerar força (A) igual ou maior aquela que foi estipulado.
    Sempre se considera uma tolerância de 20% a mais do alternador,ou seja,ele tem que ser 20% mais capaz que o total consumido pelo carro.

    EX:

    Se com tudo ligado o carro consome 100 amperes mas a plena força o alternador gera somente 84 amperes,14 amperes estão sendo puxados da bateria e o alternador não tem força para carregar a bateria de novo, gerando perda de potência e obrigando a desligar alguma coisa.
    Um exemplo é os carros com ar condicionado onde automaticamente o motor sobe de rotação para forçar o alternador a gerar mais corrente e compensar o maior gasto.

    Para saber a corrente de cada coisa é só dividir a potência pela tensão.
    Lâmpada de 55 Watts e tensão de 14 Volts (alternador):

    55 / 14 = 3,9 amperes a plena carga (cada uma).

    Os alternadores antigos carregam a bateria pelo negativo,são mais simples e mais baratos, mas levam mais tempo para recarregar e descarregam mais fácil a bateria, são projetados para uso a longa distâncias.

    Os alternadores modernos carregam pelo positivo,carregam mais rápido,consomem menos da bateria mas geram mais calor,por isto sua carcaça é cheia de vãos.

    Para um carro comum uma bateria de 60 amperes e de uns 720 CA's (corrente de arranque) e um alternador de 90 amperes (já incluso os 20/30 % de tolerância) é o suficiente.

    Porém tem que respeitar a rotação do motor, manter uma marcha lenta abaixo do normal reduz a força gerada do alternador também.

    Um motor opala mais moderno a lenta se situa a 650/750 rpm's, tem gente que se vangloria de manter a rotação em 500 rpm's mas com isto não sabem que estão fornecendo somente 75% da corrente que obriga a bateria a fornecer o restante e quando a bateria não consegue a tensão tenta subir (porque se a corrente não é suficiente a tensão sobe e vice versa), mas como o regulador de tensão não deixa a tensão subir ele (regulador de tensão) queima (alô reclamadores do GAUUS).
    Isto também vale para aqueles que andam em marcha alta e baixa rotação do motor para economizar combustível.
    Baixa rotação do motor também significa baixa rotação do alternador.
    Por isto não teimem em deixar a lenta mais lenta.

    Precisa saber o quanto de corrente o carro precisa e o quanto o alternador tem que fornecer (corrente mais 20%) para ter a devida proporcionalidade.
    Laercio Tomaz Jr
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    Instalação de bateria auxiliar!!! Empty Re: Instalação de bateria auxiliar!!!

    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Sex 14 Abr - 19:44:56

    adpachec escreveu:
    Laercio Tomaz Jr escreveu:

    Obrigado pela resposta sera que eu poderia ao invés de utilizar 2 baterias colocar uma de 150 amp no porta malas somente?

    Uma explicação sobre o "cabuloso" mundo da eletricidade.



    Instalação de bateria auxiliar!!! A49f5e2e1dbd2818064fc522f4af6876



    A bateria de 150 amperes significa que ela fornece 150 amperes em um espaço de 1 hora.

    Uma bobina consome constantemente cerca de 8 amperes a todo instante.

    Quem assume a energia após o motor pegar é o alternador, se você soltar o negativo da bateria com o motor ligado e ele morrer significa que o alternador não está dando conta.

    O alternador original do opala em marcha lenta manda 8 amperes para o motor,isto é suficiente para alimentar o carro,lógico que se ligar os faróis altos ou outra coisa o carro pode morrer ou começar a puxar energia da bateria,descarregando ela.

    Colocar uma bateria de alta amperagem (100 A) e um alternador que não a carregue (tipo um alternador de 64 A), vai deixar sempre a bateria sem carga.

    O importante é dimencionar o que tem no carro e saber se o alternador tem carga para tudo (em plena carga).

    O cálculo de carga para medir um alternador geralmente é a 1.800 RPM's.
    Mante-lo a esta rotação (com a bateria desligada) e medir com alicate amperímetro e ver quanto de corrente conseguem gerar e se quando tudo estiver ligado ele consegue manter e gerar força (A) igual ou maior aquela que foi estipulado.
    Sempre se considera uma tolerância de 20% a mais do alternador,ou seja,ele tem que ser 20% mais capaz que o total consumido pelo carro.

    EX:

    Se com tudo ligado o carro consome 100 amperes mas a plena força o alternador gera somente 84 amperes,14 amperes estão sendo puxados da bateria e o alternador não tem força para carregar a bateria de novo, gerando perda de potência e obrigando a desligar alguma coisa.
    Um exemplo é os carros com ar condicionado onde automaticamente o motor sobe de rotação para forçar o alternador a gerar mais corrente e compensar o maior gasto.

    Para saber a corrente de cada coisa é só dividir a potência pela tensão.
    Lâmpada de 55 Watts e tensão de 14 Volts (alternador):

    55 / 14 = 3,9 amperes a plena carga (cada uma).

    Os alternadores antigos carregam a bateria pelo negativo,são mais simples e mais baratos, mas levam mais tempo para recarregar e descarregam mais fácil a bateria, são projetados para uso a longa distâncias.

    Os alternadores modernos carregam pelo positivo,carregam mais rápido,consomem menos da bateria mas geram mais calor,por isto sua carcaça é cheia de vãos.

    Para um carro comum uma bateria de 60 amperes e de uns 720 CA's (corrente de arranque) e um alternador de 90 amperes (já incluso os 20/30 % de tolerância) é o suficiente.

    Porém tem que respeitar a rotação do motor, manter uma marcha lenta abaixo do normal reduz a força gerada do alternador também.

    Um motor opala mais moderno a lenta se situa a 650/750 rpm's, tem gente que se vangloria de manter a rotação em 500 rpm's mas com isto não sabem que estão fornecendo somente 75% da corrente que obriga a bateria a fornecer o restante e quando a bateria não consegue a tensão tenta subir (porque se a corrente não é suficiente a tensão sobe e vice versa), mas como o regulador de tensão não deixa a tensão subir ele (regulador de tensão) queima (alô reclamadores do GAUUS).
    Isto também vale para aqueles que andam em marcha alta e baixa rotação do motor para economizar combustível.
    Baixa rotação do motor também significa baixa rotação do alternador.
    Por isto não teimem em deixar a lenta mais lenta.

    Precisa saber o quanto de corrente o carro precisa e o quanto o alternador tem que fornecer (corrente mais 20%) para ter a devida proporcionalidade.

    Muito obrigado pela sua ajuda amigo vc PODERIA FAZER UM TOPICO SOBRE BATERIA E ALTERNADORES E DEIXAR FIXO seria de uma ajuda imensa, bom a partir do que vc explicou fiz o seguinte desconectei os plugs positivo e negativo da bateria do cofre e fui testar so a que esta no porta malas, o carro funcionou perfeitamente, agora tenho algumas duvidas sem querer abusar do seu conhecimento e boa vontade, se eu quiser manter apenas essa de 110 amp no porta malas da certo ? se sim posso puxar so o cabo do positivo ate ela e aterrar o negativo no porta malas mesmo ? a ligação negativa do cofre posso fazer um aterramento no cofre mesmo ? muito obrigado e me desculpe as pergutas e que melhor perguntar do que fazer na duvida, Lembrando que uso um alternador do ASTRA de 120 amp.
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    Instalação de bateria auxiliar!!! Empty Re: Instalação de bateria auxiliar!!!

    Mensagem por adpachec Sex 14 Abr - 20:25:56

    Em um mundo perfeito e uma rotação fixa seu alternador levaria 1 hora para carregar esta bateria,mas não é assim,em média a rotação varia da lenta até uns 3.000 rpm's na cidade.
    Pode manter esta configuração,alternador e bateria de 100 amperes.

    Quanto ao terra ele tem que merecer a mesma atenção que o positivo.

    Pode aterrar no porta malas mas pegue um multímetro em modo continuidade ou em resistência (o valor em ohms mais baixo) e meça a resistência/continuidade do negativo da bateria no porta malas até o bloco do motor e outras partes aterradas do painel e luzes na frente do carro.
    Tem que ser zero de resistência,se não for zero você não terá circulação perfeita de corrente.
    O contato do multímetro não chega de uma ponta a outra do carro então emende um pedaço de fio na ponta do contato.
    E não é só furar a lata, o correto é lixar em volta para melhorar o contato lataria e terminal, depois pode passar uma tinta por cima de tudo para proteção.
    Se não conseguir continuidade da bateria a frente do carro,leve um cabo de aterramento da frente até o bloco e se precisar derive ele até outras partes.

    Aqui (foto da internet) ele lixou para melhorar o contato,mas o suporte do cinto é uma gambiarra e não pode deixar exposto.

    Instalação de bateria auxiliar!!! Falhas-Eletr%C3%B4nicas-Causadas-por-Aterramento-no-Carro-14

    Um cabo de uns 25 mm está bom.
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    Instalação de bateria auxiliar!!! Empty Re: Instalação de bateria auxiliar!!!

    Mensagem por opala4cc Sex 14 Abr - 23:07:59

    adpachec escreveu:
    Laercio Tomaz Jr escreveu:

    Obrigado pela resposta sera que eu poderia ao invés de utilizar 2 baterias colocar uma de 150 amp no porta malas somente?

    Uma explicação sobre o "cabuloso" mundo da eletricidade.



    Instalação de bateria auxiliar!!! A49f5e2e1dbd2818064fc522f4af6876



    A bateria de 150 amperes significa que ela fornece 150 amperes em um espaço de 1 hora.

    Uma bobina consome constantemente cerca de 8 amperes a todo instante.

    Quem assume a energia após o motor pegar é o alternador, se você soltar o negativo da bateria com o motor ligado e ele morrer significa que o alternador não está dando conta.

    O alternador original do opala em marcha lenta manda 8 amperes para o motor,isto é suficiente para alimentar o carro,lógico que se ligar os faróis altos ou outra coisa o carro pode morrer ou começar a puxar energia da bateria,descarregando ela.

    Colocar uma bateria de alta amperagem (100 A) e um alternador que não a carregue (tipo um alternador de 64 A), vai deixar sempre a bateria sem carga.

    O importante é dimencionar o que tem no carro e saber se o alternador tem carga para tudo (em plena carga).

    O cálculo de carga para medir um alternador geralmente é a 1.800 RPM's.
    Mante-lo a esta rotação (com a bateria desligada) e medir com alicate amperímetro e ver quanto de corrente conseguem gerar e se quando tudo estiver ligado ele consegue manter e gerar força (A) igual ou maior aquela que foi estipulado.
    Sempre se considera uma tolerância de 20% a mais do alternador,ou seja,ele tem que ser 20% mais capaz que o total consumido pelo carro.

    EX:

    Se com tudo ligado o carro consome 100 amperes mas a plena força o alternador gera somente 84 amperes,14 amperes estão sendo puxados da bateria e o alternador não tem força para carregar a bateria de novo, gerando perda de potência e obrigando a desligar alguma coisa.
    Um exemplo é os carros com ar condicionado onde automaticamente o motor sobe de rotação para forçar o alternador a gerar mais corrente e compensar o maior gasto.

    Para saber a corrente de cada coisa é só dividir a potência pela tensão.
    Lâmpada de 55 Watts e tensão de 14 Volts (alternador):

    55 / 14 = 3,9 amperes a plena carga (cada uma).

    Os alternadores antigos carregam a bateria pelo negativo,são mais simples e mais baratos, mas levam mais tempo para recarregar e descarregam mais fácil a bateria, são projetados para uso a longa distâncias.

    Os alternadores modernos carregam pelo positivo,carregam mais rápido,consomem menos da bateria mas geram mais calor,por isto sua carcaça é cheia de vãos.

    Para um carro comum uma bateria de 60 amperes e de uns 720 CA's (corrente de arranque) e um alternador de 90 amperes (já incluso os 20/30 % de tolerância) é o suficiente.

    Porém tem que respeitar a rotação do motor, manter uma marcha lenta abaixo do normal reduz a força gerada do alternador também.

    Um motor opala mais moderno a lenta se situa a 650/750 rpm's, tem gente que se vangloria de manter a rotação em 500 rpm's mas com isto não sabem que estão fornecendo somente 75% da corrente que obriga a bateria a fornecer o restante e quando a bateria não consegue a tensão tenta subir (porque se a corrente não é suficiente a tensão sobe e vice versa), mas como o regulador de tensão não deixa a tensão subir ele (regulador de tensão) queima (alô reclamadores do GAUUS).
    Isto também vale para aqueles que andam em marcha alta e baixa rotação do motor para economizar combustível.
    Baixa rotação do motor também significa baixa rotação do alternador.
    Por isto não teimem em deixar a lenta mais lenta.

    Precisa saber o quanto de corrente o carro precisa e o quanto o alternador tem que fornecer (corrente mais 20%) para ter a devida proporcionalidade.

    Detalhe: desligar um dos bornes da bateria, só em carros carburados. Não façam este teste em carros injetados.
    Sobre gauss, não presta. É fato. E afirmo baseado em depoimentos de mais de um auto-eletricista e experiência própria em carros injetados (que ajustam automaticamente a marcha-lenta sempre na mesma rotação segura). OKK
    Ainda ontem eviscerei um regulador de voltagem defeituoso da Gauss, de vectra/corsa 120A. A qualidade construtiva é inferior aos ACDELCO, bosch, etc... nem dá para comprar e não foi à toa que não durou um ano.
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    Instalação de bateria auxiliar!!! Empty Re: Instalação de bateria auxiliar!!!

    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Sex 14 Abr - 23:30:54

    Agora eu venho com o cabo positivo direto do porta malas certo e os demais positivos que ligam na bateria ligo como? pensei em colocar um fusível em faca na parede corta fogo como o da foto.
    Instalação de bateria auxiliar!!! Fusivelupload a gifcertificity.com
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    Instalação de bateria auxiliar!!! Empty Re: Instalação de bateria auxiliar!!!

    Mensagem por Rubão6cc Sex 14 Abr - 23:32:57

    Parabéns Laércio..vc é bem caprichoso.


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    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
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    Instalação de bateria auxiliar!!! Empty Re: Instalação de bateria auxiliar!!!

    Mensagem por adpachec Sáb 15 Abr - 0:29:25

    Os módulos hoje são montados com CI (circuito integrado) e o que mata um CI hoje é a falta do terra, um bom terra de preferência direto na bateria.
    E se olhar neste tópico (quem entende) vai perceber uma coisa:

    http://www.opaleirosdoparana.com/t43841-aviso-sobre-modulo-de-igncao-de-marca-vagabunda

    Um amplificador (ou um circuito amplificador) é montado da seguinte forma:

    Pré amplificador.
    Amplificador de corrente.
    Amplificador de potência.

    Instalação de bateria auxiliar!!! 20170203_105247_C_pia

    Na foto acima se vê o pré amp (pequeno deve ser um 741).
    O de corrente (deve ser um regulador de tensão pelos 03 pinos).

    E onde está o de potência?

    Instalação de bateria auxiliar!!! 20170203_105218_C_pia

    O de potência iria neste buraco que pelo formato deveria usar a carcaça do Transistor 2N3055.

    Instalação de bateria auxiliar!!! Images?q=tbn:ANd9GcR96OsdPJvBB-88TDJW3-QW5zgtmY3AkidaV5UZZcQ8jctEMPu2


    A falta de bom aterramento,falta de dissipação de calor e A MANIA DE PUXAR DERIVAÇÕES DE FIOS da alimentação do módulo bobina destrói o CI.
    Não defendo GAUSS ou outra marca mas sei que muito eletricista hoje não entende bulhufas nenhuma se abrir um.

    Mas a construção dos módulos hoje deixam a desejar.


    Instalação de bateria auxiliar!!! 20170203_105247_C_pia



    Para derivar fios ou leva o positivo até uma conexão e deriva de lá,ou usa no meio do caminho um derivador.

    De alavanca:

    Instalação de bateria auxiliar!!! CNC0172_21742_1

    Conector de emenda ou derivação (existem com conexões para bitolas diferentes ao mesmo tempo):

    Instalação de bateria auxiliar!!! Et-25


    Ou parte para emenda:

    Instalação de bateria auxiliar!!! Maxresdefault

    Desligar a bateria é relativo,estamos falando de opala né.....tecnologia antiga.

    Desligar o polo da bateria em um moderno o carro pode morrer (-) mais por falta de tensão na bobina excitadora do alternador,também chamada de bobina de campo.

    Mas cada caso é um caso.........

    A bobina de campo:Instalação de bateria auxiliar!!! Elet.h3

    OKK
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    Instalação de bateria auxiliar!!! Empty Re: Instalação de bateria auxiliar!!!

    Mensagem por Laercio Tomaz Jr Sáb 15 Abr - 8:16:20

    Opa agora sim deu uma luz aqui ja pensei no esquema vou trazer dois cabos da bateria vermelho positivo e preto negativo, vou aterrar o negativo no lugar original da parede corta fogo, vou colocar junto com o fio positivo e negativo um fio de bitola menor tipo 8mm e ligar nesse fio menor um conector de emenda com divisão para eu poder ligar os demais fios do motor, e o fusível no positivo, assim que deixar pronto posto fotos, valew amigos pela grande ajuda.

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