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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
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Marcos Adriano escreveu:o serviço foi bem caprichado....
mas vc inverteu as cores comuns kkkkkkkkkk mas tudo bem kkkkkkkkkkk
eu só não vejo necessidade de uma bateria a mais pra um carro q não tenha uma boa quantidade de som automotivo....(não sei se o seu tem).....
agora é preciso fazer algum suporte pra ela la atraz senão ela vai ficar sambando e corre risco do polo positivo encostar na lata.....
eu já usei duas baterias paralelas num opala q tive q tinha bastante som....usava um disjuntor branquinho muito bom.....qualquer coisinha ele já desarmava e tinha uma ótima amperagem (ele dava partida no carro sem desarmar) mas não lembro nada de especificação dele agora...faz muito tempo....
vou dar uma olhada em casa numas fotos e vejo se consigo ver alguma coisa dele....
adpachec escreveu:Bom serviço, mas inverteu a cor dos fios (+) Vermelho e (-) Preto.
Mas eu colocaria duas baterias apenas se tivesse um som potente.
Duas baterias são quando se deseja aumentar a tensão (ligação em série),em ligações em paralelo se aumenta a corrente,com o tempo a bateria mais fraca é que vai sofrer para acompanhar a mais forte.
Já tive problemas em plataformas elevatórias por isto, de ferver e derreter o contato da bateria mais fraca.
Aumenta o trabalho do alternador,porque ele divide a carga em três,o carro e duas baterias.
O ideal é uma chave comutadora para dividira as baterias.
O pessoal compra bateria apenas pela corrente e se esquece de outros fatores que vem escrito no rótulo.
Os mais importantes são o CA (Corrente de Arranque) que no opala tem que ser acima de 700 CA's e a maioria das baterias fica na casa dos 400/500 CA's.
Com o tempo o arranque começa aficar pesado.
RC é a reserva de capacidade,é o tempo que uma bateria alimenta o carro quando o alternador deixa de funcionar,as baterias melhores possuem um RC de 90 minutos as mais fracas de 70 minutos.
Ah - Ampère/hora
O primeiro cuidado é com a capacidade da bateria. Ampère/hora é a medida, conferida em laboratório, da capacidade de armazenamento elétrico que a bateria é capaz de proporcionar em descarga, nas partidas e na alimentação do sistema elétrico.
Este teste é regulamentado como teste do C20, e define que uma bateria plenamente carregada deve ser descarregada com uma corrente constante durante 20 horas até atingir uma tensão final de 10,5 V. Se durante este tempo a bateria descarregar somente o equivalente a sua capacidade total dividida por 20, é porque ela comprovadamente tem a capacidade de Ampère/hora que o fabricante informa ter. Exemplo: uma bateria de 60ª poderá durante 20 horas descarregar no máximo 3 ampères por hora.
CCA - Corrente de arranque a frio
O CCA (Cold Cranking Ampère - Corrente de Arranque a Frio) é um importante complemento na observação das características do produto. O CCA indica a corrente máxima que a bateria pode fornecer na partida, principal função do produto no veículo. Quanto maior for o CCA, melhor será o desempenho da bateria.
O teste de CCA é regulamentado pela norma internacional SAE J537 e determina a corrente elétrica fornecida pela bateria durante 30 segundos, mantendo a tensão final maior ou igual a 7,2 Volts, à temperatura de -18 ºC (Celsius) ou 0 ºF (Fahrenheit). A Heliar apresenta o resultado do teste de CCA em seus produtos porque possui condições tecnológicas para atender a todas as especificações desta norma. A atenção do consumidor deve ser grande com este valor porque baterias de mesma amperagem podem ter CCA diferentes. Esta diferença impacta na performance e vida útil da bateria. Exemplo a bateria A tem 60 Ah e 375 de CCA e a bateria B tem os mesmos 60 Ah, mas tem 475 de CCA. Com isso podemos afirmar que as baterias têm a mesma aplicação, mas a bateria B é superior e provavelmente terá uma performance e vida útil maior.
CA - Corrente de arranque
Outra característica da bateria é o CA (Cranking Ampère ou Corrente de Arranque). O CA ainda é um teste sem norma regulamentada, que mede a corrente da bateria à temperatura de 25 ºC. A Heliar também mostra este valor na sua etiqueta para que o consumidor possa compará-la com outros produtos que só apresentam este valor e não apresentam a indicação do CCA.
O CA não pode ser comparado com o CCA.
RC - Reserva de capacidade
O RC, também exposto nos rótulos, é o teste para determinar o tempo (em minutos) que uma bateria plenamente carregada pode fornecer 25 Ampères até uma tensão final de 10,5Volts. Este teste simula o tempo que a bateria poderá alimentar os acessórios de um veículo se alternador deixar de funcionar por algum defeito.
Há outros números e letras no idioma das baterias, que se diferenciam de acordo com a marca do produto. Nas baterias Heliar, a identificação SL65DD 12 V 65 Ah, por exemplo, representa o seguinte:
SL - Código da marca Heliar;
65 - (Valor de Ampère/hora), medido pelo teste de C20
DD - (O primeiro D corresponde ao Modelo da caixa e o segundo D a Polaridade - polo positivo à direita);
DE - (O primeiro D corresponde ao Modelo da caixa e E a
Polaridade - polo positivo à esquerda);
12 V - (Tensão nominal);
adpachec escreveu:Devido a elevação da corrente.
Laercio Tomaz Jr escreveu:adpachec escreveu:Devido a elevação da corrente.
Obrigado pela resposta sera que eu poderia ao invés de utilizar 2 baterias colocar uma de 150 amp no porta malas somente?
adpachec escreveu:Laercio Tomaz Jr escreveu:
Obrigado pela resposta sera que eu poderia ao invés de utilizar 2 baterias colocar uma de 150 amp no porta malas somente?
Uma explicação sobre o "cabuloso" mundo da eletricidade.
A bateria de 150 amperes significa que ela fornece 150 amperes em um espaço de 1 hora.
Uma bobina consome constantemente cerca de 8 amperes a todo instante.
Quem assume a energia após o motor pegar é o alternador, se você soltar o negativo da bateria com o motor ligado e ele morrer significa que o alternador não está dando conta.
O alternador original do opala em marcha lenta manda 8 amperes para o motor,isto é suficiente para alimentar o carro,lógico que se ligar os faróis altos ou outra coisa o carro pode morrer ou começar a puxar energia da bateria,descarregando ela.
Colocar uma bateria de alta amperagem (100 A) e um alternador que não a carregue (tipo um alternador de 64 A), vai deixar sempre a bateria sem carga.
O importante é dimencionar o que tem no carro e saber se o alternador tem carga para tudo (em plena carga).
O cálculo de carga para medir um alternador geralmente é a 1.800 RPM's.
Mante-lo a esta rotação (com a bateria desligada) e medir com alicate amperímetro e ver quanto de corrente conseguem gerar e se quando tudo estiver ligado ele consegue manter e gerar força (A) igual ou maior aquela que foi estipulado.
Sempre se considera uma tolerância de 20% a mais do alternador,ou seja,ele tem que ser 20% mais capaz que o total consumido pelo carro.
EX:
Se com tudo ligado o carro consome 100 amperes mas a plena força o alternador gera somente 84 amperes,14 amperes estão sendo puxados da bateria e o alternador não tem força para carregar a bateria de novo, gerando perda de potência e obrigando a desligar alguma coisa.
Um exemplo é os carros com ar condicionado onde automaticamente o motor sobe de rotação para forçar o alternador a gerar mais corrente e compensar o maior gasto.
Para saber a corrente de cada coisa é só dividir a potência pela tensão.
Lâmpada de 55 Watts e tensão de 14 Volts (alternador):
55 / 14 = 3,9 amperes a plena carga (cada uma).
Os alternadores antigos carregam a bateria pelo negativo,são mais simples e mais baratos, mas levam mais tempo para recarregar e descarregam mais fácil a bateria, são projetados para uso a longa distâncias.
Os alternadores modernos carregam pelo positivo,carregam mais rápido,consomem menos da bateria mas geram mais calor,por isto sua carcaça é cheia de vãos.
Para um carro comum uma bateria de 60 amperes e de uns 720 CA's (corrente de arranque) e um alternador de 90 amperes (já incluso os 20/30 % de tolerância) é o suficiente.
Porém tem que respeitar a rotação do motor, manter uma marcha lenta abaixo do normal reduz a força gerada do alternador também.
Um motor opala mais moderno a lenta se situa a 650/750 rpm's, tem gente que se vangloria de manter a rotação em 500 rpm's mas com isto não sabem que estão fornecendo somente 75% da corrente que obriga a bateria a fornecer o restante e quando a bateria não consegue a tensão tenta subir (porque se a corrente não é suficiente a tensão sobe e vice versa), mas como o regulador de tensão não deixa a tensão subir ele (regulador de tensão) queima (alô reclamadores do GAUUS).
Isto também vale para aqueles que andam em marcha alta e baixa rotação do motor para economizar combustível.
Baixa rotação do motor também significa baixa rotação do alternador.
Por isto não teimem em deixar a lenta mais lenta.
Precisa saber o quanto de corrente o carro precisa e o quanto o alternador tem que fornecer (corrente mais 20%) para ter a devida proporcionalidade.
adpachec escreveu:Laercio Tomaz Jr escreveu:
Obrigado pela resposta sera que eu poderia ao invés de utilizar 2 baterias colocar uma de 150 amp no porta malas somente?
Uma explicação sobre o "cabuloso" mundo da eletricidade.
A bateria de 150 amperes significa que ela fornece 150 amperes em um espaço de 1 hora.
Uma bobina consome constantemente cerca de 8 amperes a todo instante.
Quem assume a energia após o motor pegar é o alternador, se você soltar o negativo da bateria com o motor ligado e ele morrer significa que o alternador não está dando conta.
O alternador original do opala em marcha lenta manda 8 amperes para o motor,isto é suficiente para alimentar o carro,lógico que se ligar os faróis altos ou outra coisa o carro pode morrer ou começar a puxar energia da bateria,descarregando ela.
Colocar uma bateria de alta amperagem (100 A) e um alternador que não a carregue (tipo um alternador de 64 A), vai deixar sempre a bateria sem carga.
O importante é dimencionar o que tem no carro e saber se o alternador tem carga para tudo (em plena carga).
O cálculo de carga para medir um alternador geralmente é a 1.800 RPM's.
Mante-lo a esta rotação (com a bateria desligada) e medir com alicate amperímetro e ver quanto de corrente conseguem gerar e se quando tudo estiver ligado ele consegue manter e gerar força (A) igual ou maior aquela que foi estipulado.
Sempre se considera uma tolerância de 20% a mais do alternador,ou seja,ele tem que ser 20% mais capaz que o total consumido pelo carro.
EX:
Se com tudo ligado o carro consome 100 amperes mas a plena força o alternador gera somente 84 amperes,14 amperes estão sendo puxados da bateria e o alternador não tem força para carregar a bateria de novo, gerando perda de potência e obrigando a desligar alguma coisa.
Um exemplo é os carros com ar condicionado onde automaticamente o motor sobe de rotação para forçar o alternador a gerar mais corrente e compensar o maior gasto.
Para saber a corrente de cada coisa é só dividir a potência pela tensão.
Lâmpada de 55 Watts e tensão de 14 Volts (alternador):
55 / 14 = 3,9 amperes a plena carga (cada uma).
Os alternadores antigos carregam a bateria pelo negativo,são mais simples e mais baratos, mas levam mais tempo para recarregar e descarregam mais fácil a bateria, são projetados para uso a longa distâncias.
Os alternadores modernos carregam pelo positivo,carregam mais rápido,consomem menos da bateria mas geram mais calor,por isto sua carcaça é cheia de vãos.
Para um carro comum uma bateria de 60 amperes e de uns 720 CA's (corrente de arranque) e um alternador de 90 amperes (já incluso os 20/30 % de tolerância) é o suficiente.
Porém tem que respeitar a rotação do motor, manter uma marcha lenta abaixo do normal reduz a força gerada do alternador também.
Um motor opala mais moderno a lenta se situa a 650/750 rpm's, tem gente que se vangloria de manter a rotação em 500 rpm's mas com isto não sabem que estão fornecendo somente 75% da corrente que obriga a bateria a fornecer o restante e quando a bateria não consegue a tensão tenta subir (porque se a corrente não é suficiente a tensão sobe e vice versa), mas como o regulador de tensão não deixa a tensão subir ele (regulador de tensão) queima (alô reclamadores do GAUUS).
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