Semprei gostei de carros antigos, o que meu pai e alguns amigos chamavam e ainda chavam de carro velho. Já tive vários fuscas e em 2006 eu estava com um 72 muito bonito e um dinheirinho sobrando. Minha esposa sempre me apóia nas minhas histórias de antigomobilismo e consegui convencê-la a comprar um Opala. Procurei durante 6 meses, achei um 72 Luxo bonito mas fiquei na dúvida e acabei perdendo o negócio. Aí achei esse 71, de um piazão do Sítio Cercado, o carro tava mais ou menos de lata, o motor táva funcionando e na voltinha que dei com ele tava tudo certo. Mesmo assim fiquei na dúvida até q meu irmão falou: "Se vc não comprar esse, daqui a pouco vc vai ver ele na rua e dizer: q T". Comprei !!!
Na primeira ida pra casa foi um deus nos acuda, a barca não tinha quase nada de freio, quando pisava forte no freio o motor morria .... que depois da primeira ida no mecânico descobri:
- O servo tava furado
- A pastilha tava no nabo
- O freio traseiro estava completamente isolado
- O sistema de freio de mão tinha sido removido (desde o q vai na panela traseira, até a articulação embaixo no motor, presa no chassi)
O freio ficou bom, mas a suspensão ... hhummm, tava um M!
Lá foisse mais algumas -buchas
- terminais de direção
-pivo quebrado
-amortecedores
-molas
Não ficou 100% mas já dava pra andar.
O carburador, o tal de Solex H34 dava excesso em baixo e falta em alta. Até meu fusca andava mais.
Foisse a revisão do motor:
-Weber 446+adaptação
-Selos
-Juntas do escape e admissão
-Velas, cabos, bobinas
Aí beleza ... ficou jóia. Até que no dia seguinte, dei a partida e pá: foi o fossinho do arranque. Fui no boca de porco do eletricista perto de casa, trocou o fossinho, ajustou, resolveu. Duas semanas depois ... pá, foi o fossinho, levei em outro cara aí ficou bom até hoje.
Como conhecia muito pouco de opala, resolvi pesquisar os modelos e coisa e tal .... tava tudo errado ! Pisca cego não tinha, nem o pisca embaixo, tava com a frente do 73. Caríssimo o par de pisca cego ... até que vi um Opala abandonado do posto policial na região metropolitanda de curitiba. Conversei com o sargente, conversa vai, conversa vem ... por 50tão peguei os pisca cego (meio amassado mas deu conservo), o frio so capô (q troquei por outras peças) e os dois copinhos do pisca embaixo.
Aproveitei a instalação disso no latoeiro e mandei polir. Comprei no ferro velho o suporte do estepe (que não tinha nada) ...
Pelo "buraco" do câmbio (embaixo) era tipo um aspirador de pó pra dentro ! Consegui uma coifa e coloquei.
Estava quase completo depois dos emblemas Opala na traseira, e Especial nos paralamas traseiros. Aí já era um Opala de verdade ... nessas idas e vindas desanimei, deu vontade de picar no machado, vender, cheguei a até anunciar pra venda, graças a Deus ninguém comprou ! Me apaixonei pelo carro ! Quero restaurá-lo da melhor forma possível, mas esse projeto é pra 2009.
Pra 2008 vale uma revisão mecânica, de suspensão e comprar as peças de acabamento pra restauração.
Ontem comprei os bancos originais (individuais dianteiros) por eram opcionais do Especial em 71, vai ficar o 6CC (vou fazê-lo durante a restauração) e o cambio embaixo. O diferencial ainda vou estudar o q fazer.
Ontem ainda veio a capa do painel com o furo do radio 100%, mas o toca fica Mitsubish não serve, vou ter que comprar um radio original mesmo.
E é isso aí .... assim foi a história do Opalão.
As duas músicas dele são ....
Pavilhão 9: "Um Opalão preto, estando atrás de você .... não olhe pra trás nem tente correr, um Opalão preto estando atrás de você, pague pra não ver !!!"
DJ Jamaica: "Dois malucos num Opala 71 .... e no porta mala o q q tem ... tem um corpo podê crê !!"
Abraço.
Guga.
Ontem à(s) 20:19:47 por Luiz Carlos de Brito
» Tensão e Corrente de Partida de um Opala de 6 cilindros
Ontem à(s) 16:23:01 por acezario
» Trinco da porta destravando sozinho
Ontem à(s) 12:23:04 por geosordi
» Manutenção preventiva e corretiva do motor de arranque Arno/Delco-Remy
Ontem à(s) 6:48:40 por opala4cc
» Teste da ponte retificadora - Alternador Bosch 120 Ah
Dom 5 maio - 10:47:04 por opala4cc
» Tutorial Desmontando alternador 65a.
Dom 5 maio - 9:51:45 por opala4cc
» farol alto não liga
Sex 3 maio - 18:16:56 por GersonJP
» Alocação dos relés - 81/84
Sex 3 maio - 11:29:52 por juanopaleiro
» Esta podendo legalizar troca de motor ???
Sex 3 maio - 10:21:52 por Rubão6cc