Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» Enchentes no Rio Grande do Sul
PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO EmptyOntem à(s) 19:05:49 por RHCESPECIAL1974

» Embreagem 250mm
PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO EmptySex 17 maio - 9:16:40 por Rubão6cc

» Motor 4 cilindros gasolina.. como deixar mais forte?
PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO EmptySex 17 maio - 8:10:59 por Tonho_RS

» Caixa de ar quente do opala
PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO EmptyQui 16 maio - 18:14:12 por Müller

» Avanço de Ignição - Medidas em um Opala de 6 cilindros
PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO EmptyQui 16 maio - 15:04:50 por opala4cc

» macaco do opala/caravan/comodor/diplomata 91 ou 92
PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO EmptyQua 15 maio - 10:35:33 por opala4cc

» Ar condicionado opala automático 90
PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO EmptySeg 13 maio - 18:35:34 por opala4cc

» [COMPRO] Weber 40 DCOE
PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO EmptySeg 13 maio - 17:02:49 por bode4cc

» compro relação diferencial braseixos 3.07 ou 2.73
PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO EmptySeg 13 maio - 11:15:22 por Murilo R

Quem está conectado?

32 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 32 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Bar_leftPRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO BarPRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Bar_right 
tabarbosa (16850)
PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Bar_leftPRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO BarPRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Bar_right 
Rubão6cc (15356)
PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Bar_leftPRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO BarPRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Bar_right 
BANDIT (13573)
PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Bar_leftPRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO BarPRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Bar_right 
Xann (10394)
PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Bar_leftPRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO BarPRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Bar_leftPRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO BarPRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Bar_right 
j ricardo (9376)
PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Bar_leftPRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO BarPRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Bar_right 
Jean Bida (9320)
PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Bar_leftPRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO BarPRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Bar_leftPRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO BarPRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Bar_leftPRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO BarPRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Bar_right 

4 participantes

    PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO

    wassis67
    wassis67
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 7
    Localização : Brasília
    Data de inscrição : 24/11/2016

    PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Empty PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO

    Mensagem por wassis67 Dom 2 Jul - 10:57:35

    Olá galera do fórum,

    Estou com um problema chato no meu motor 250S: acabei de montar ele com comando 278º e na primeira acelerada forte quebrei um prisioneiro de balanceiro. O prisioneiro é o da admissão do 3º cilindro e quebrou próximo ao final da rosca.

    Preciso de sugestões de como sacar o prisioneiro quebrado sem tirar o cabeçote fora: sei que ele é de pressão, por isso não serve ferramenta saca-prisioneiro que apenas gira o corpo dele, tem de ser uma ferramenta que segure e ao mesmo tempo puxe para cima. Existe alguma que faça isso?

    Pensei em usar uma tarraxa (cossinete) 3/8" para abrir mais rosca na parte que sobrou e colocar uma porca para facilitar a extração, mas não tem espaço para encaixar e girar a ferramenta. Não quero tirar o cabeçote porque acabei de montar com tudo novo e as retíficas daqui não sabem mais mexer em Opala, cobram caro e é um milagre fazerem o serviço direito e sem estragar nada.

    Também gostaria de recomendações de varetas (uso as originais GM de aço com ponta esférica), prisioneiros e porcas para segurar esse comando porque qualquer acelerada mais forte desregula tudo, empena ou come a ponta de alguma vareta. Além disso os prisioneiros sobem sozinhos com o tempo, mesmo com as molas originais. Pensei em contra-pinar todos eles, mas se quebrar outro vai ficar ainda mais difícil de retirar para substituir.

    Alguém sabe indicar alternativas nacionais de boa qualidade para prisioneiros, porcas e varetas ou mesmo para os balanceiros?

    Agradeço qualquer ideia e sugestão, valeu!

    Assis.
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Empty Re: PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO

    Mensagem por BenKenobi Dom 2 Jul - 12:15:30

    wassis67

    Para sacar ele vc pode tentar fazer alguns furos nele com a furadeira abrindo um buraco como se fosse de uma fenda, o suficiente pra colocar a chave e desrrosquear. Ou sacar fora p cabecote e levar na retifica.

    Isso acontece porque os prisioneiros nao sao feitos para um giro tao alto. Quando fiz o meu carro, um amigo meu teve exatamente o mesmo problema que voce teve, porem com comando 288º. A solucao foi usar parafusos ARP no priosioneiro.

    Porem esse servico precisa ser feito em uma retifica, fazer a rosca e colocar eles.

    A perca da regulagem de valvulas se deve a porca estar gasta ou nao aguentando a pressao. No meu carro, o preparador usou a porca autotravante com uma contra porca. Quando atingia a regulagem ele travava pela porca debaixo. Nunca tive problemas de regulagem, e olha que eu vez por outra acelero bem o carro.

    As varetas uso original, nunca tive problemas. Meu carro vira 6000-6200 RPM. Porem usei novas. Pode se usar da silverado ou da comp cams, que segundo a comp cams aguenta 7000 RPM.

    Uma pergunta: Voce usou comando nacional ou comando importado? Comando nacional e molas originais do opala, ok. Comando importado e molas originais, voce vai ter molas flutuando e perca constante de regulagem, e risco de quebras. Tem que ser o conjunto completo.
    BANDIT
    BANDIT
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 13573
    Localização : Paraná
    Cilindros : 8+6+6+6+4
    Data de inscrição : 22/06/2009

    PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Empty Re: PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO

    Mensagem por BANDIT Dom 2 Jul - 15:57:54

    tem que ver se teu prisioneiro não quebrou justamente por causa das molas de válvula original , que quando você acelerou  , deu (elo com elo ) de válvula .....o prisioneiro de opala em bom estado aguenta 6500rpm sem problemas nenhum .... a mola original mal aquenta 4800rpm !!!!!
    esse é o motivo de (desregular tudo ) OKK
    wassis67
    wassis67
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 7
    Localização : Brasília
    Data de inscrição : 24/11/2016

    PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Empty Sacar Prisioneiro do Balanceiro Quebrado

    Mensagem por wassis67 Seg 3 Jul - 14:49:22

    Opa Benkenobi, beleza?
    Então, eu usei o comando 278 nacional com as molas originais do 250-S, aquelas com o amortecedor de vibração interno. Liguei antes para o fabricante do comando e ele recomendou enfaticamente utilizar as molas originais com o comando dele.
    Sim, montei como você comentou, usando as porcas auto travantes originais e novas, com uma contra porca menor para travá-las. Mas é justamente a porca auto travante original que estraga as roscas dos prisioneiros, pois sua rosca é "amassada" de fábrica para "morder" a rosca dos prisioneiros, espanando os fios de rosca nas duas peças. Já vi isso acontecer em outros motores que utilizam esse tipo de porca. Além disso esse sistema às vezes trava demais as porcas, obrigando a colocar muita força para soltá-las, o que aquece e enfraquece o prisioneiro. Aconteceu exatamente isso com esse que quebrou no meu motor, é um sistema muito problemático para ajustes que necessitam ser feitos com certa frequência e a GM fez uma economia muito “porca” nesse motor que merecia algo melhor de fábrica.
    Os prisioneiros dos balanceiros são de pressão e não de rosca no lado do cabeçote, por isso não deve adiantar só girar, tem de puxar com ferramenta para eles saírem... Esse é o problema, desconheço essa ferramenta e não quero desmontar tudo de novo para levar em retífica que pode estragar o cabeçote ao tentar remover o prisioneiro quebrado. Foi uma luta para encontrar quem apenas trocasse os retentores de válvulas e descarbonizasse o cabeçote aqui em Bsb.
    Montei com as varetas originais de aço, que saíram nos Opalas 92, mas elas não aguentam acelerar forte não, o motor com esse comando e uma Weber 44 está girando fácil 7000, qualquer esticada desregula tudo porque os prisioneiros sobem sozinhos, mesmo travados com contra porcas, e quando eles sobem causam folgas maiores que provocam empenos e fazem os balanceiros originais “comerem” as cabeças das varetas, já troquei três por esse mesmo motivo.
    Vou ver o que consigo fazer para remover o prisioneiro quebrado e depois pesquiso os parafusos ARP e as varetas Comp Cams que você me recomendou, mas preciso das medidas e modelos exatos deles porque se pedir errado de fora pode esquecer, o frete custa uma fortuna e os impostos também.

    Mas te agradeço muito pela reposta, valeu mesmo! PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO 56741


    BenKenobi escreveu:wassis67

    Para sacar ele vc pode tentar fazer alguns furos nele com a furadeira abrindo um buraco como se fosse de uma fenda, o suficiente pra colocar a chave e desrrosquear. Ou sacar fora p cabecote e levar na retifica.

    Isso acontece porque os prisioneiros nao sao feitos para um giro tao alto. Quando fiz o meu carro, um amigo meu teve exatamente o mesmo problema que voce teve, porem com comando 288º. A solucao foi usar parafusos ARP no priosioneiro.

    Porem esse servico precisa ser feito em uma retifica, fazer a rosca e colocar eles.

    A perca da regulagem de valvulas se deve a porca estar gasta ou nao aguentando a pressao. No meu carro, o preparador usou a porca autotravante com uma contra porca. Quando atingia a regulagem ele travava pela porca debaixo. Nunca tive problemas de regulagem, e olha que eu vez por outra acelero bem o carro.

    As varetas uso original, nunca tive problemas. Meu carro vira 6000-6200 RPM. Porem usei novas. Pode se usar da silverado ou da comp cams, que segundo a comp cams aguenta 7000 RPM.

    Uma pergunta: Voce usou comando nacional ou comando importado? Comando nacional e molas originais do opala, ok. Comando importado e molas originais, voce vai ter molas flutuando e perca constante de regulagem, e risco de quebras. Tem que ser o conjunto completo.

    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Empty Re: PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO

    Mensagem por adpachec Seg 3 Jul - 15:17:37

    Olá, tudo bem?
    Você é de 2016 e nem uma apresentação....
    Uma foto pelo menos....
    Bem vindo..... atrasado....

    Eu nunca vi prisioneiro embuxado....
    Sempre rosqueado.
    Solda uma porca e alavanca ou usa martelo dinâmico.
    Sabe que martelo dinâmico é o de voltar chapa né?
    E concordo com BANDIT, tá batendo elo com elo de mola.
    wassis67
    wassis67
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 7
    Localização : Brasília
    Data de inscrição : 24/11/2016

    PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Empty Re: PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO

    Mensagem por wassis67 Ter 4 Jul - 10:37:18

    Olá Adpachec, tudo bem?

    Obrigado pela resposta e desculpe pelo equívoco, eu participo de vários fóruns de Opala como observador há mais de vinte anos pois tenho o carro desde zero, acredito que me inscrevi e me apresentei aqui há tempos atrás, provavelmente com outro e-mail, por isso não me apresentei novamente, mas vamos lá...

    Sou o Assis, moro em Brasília, tirei o carro zero (motor 250-S a álcool) e não coloco fotos por motivos de segurança e discrição, carros antigos originais são muito visados por ladrões e eles estão por toda a parte... Meu motor está montado com componentes originais do 250-S, exceto comando 278/278, lobe center 109, Weber 44, coletor Engine aquecido, escape dimensionado 6x2, bomba elétrica e dosador de combustível, taxa 9,5:1, gasolina, velas NGK BPR7-ES, distribuidor Bosch Hall, cabos supressivos 12mm, polia damper, sonda Marelli aquecida e hallmeter ODG.

    Sem querer polemizar, os prisioneiros de balanceiro originais que vi até hoje são de pressão na base, exatamente por isso eles sobem sozinhos e devem ser contra pinados para evitar o problema, conforme orientações desse e de vários outros fóruns de que participo. Outra possibilidade é trocar todos por prisioneiros de alta performance importados (ARP ou similares) esses sim com rosca dos dois lados e que requerem trabalho especializado no cabeçote. Já tive de bater mais de uma vez com marreta e punção para eles descerem de volta até a sede da torre... e eles sempre descem um pouco depois de um tempo de uso, demostrando que o problema é crônico e real nesses motores originais.

    Por esse motivo acredito ser essa a principal causa de as válvulas desregularem fácil em altas rotações (acima de 6500 rpm), além das roscas espanadas pelas porcas travantes originais, claro. E mesmo com as melhores varetas e com o uso de contra porcas nos balanceiros, essa é uma doença recorrente em todos os Opalas que já tive contato, 4 ou 6 cilindros, exceto os mais preparados, onde tudo foi trocado por peças de alta performance e de alto custo, é só uma questão de tempo e de rotações altas para desregular tudo novamente...

    No meu caso específico, por ter medido e conferido as folgas várias vezes, antes e depois de acelerar forte acima de 6500 rpm, acredito que o problema é provocado por esse levante mínimo dos prisioneiros originais de suas sedes, e também por algumas roscas já espanadas pelas porcas originais travantes, o que aumenta muito a folga de válvulas, desalinha e desregula os balanceiros, empenando as varetas e desgastando suas pontas em uma única puxada mais forte, acima de 6500 rpm, o que culminou na quebra do prisioneiro do balanceiro da admissão do 3ª cilindro.

    Sobre trocar as molas por molas com maior pressão sou contra porque, consultado, o próprio fabricante do comando recomenda usar as molas originais com amortecedor de vibração interno (damper). Além disso os elos não estão batendo, testei e medi várias vezes isso: somados o rebaixamento do cabeçote (1,0mm), o levante do comando, o comprimento das varetas originais e o ratio do balanceiro original não tem curso suficiente para bater, por fim os elos estariam marcados com certeza. Molas com pressão excessiva vão desgastar precocemente mesmo os melhores comandos, além de aumentar a inércia e o atrito do conjunto sem trazer grandes benefícios, exceto em corridas, onde o uso é CONSTANTE acima de 6500 rpm e a durabilidade do comando não interessa, o que não é o meu caso...
    Enfim... essa discussão das molas de válvulas com maior pressão é antiga aqui neste fórum e não será esgotada agora, por isso peço apenas sugestões dos amigos opaleiros de como remover o prisioneiro quebrado do 3º cilindro, sem dar calor na torre ou remover o cabeçote fora.

    Também peço sugestões de marcas e modelos ESPECÍFICOS de retentores de válvulas para adaptação, de molas, pratos, travas, prisioneiros, varetas e balanceiros roletados para montar com esse comando 278/278 NACIONAL, pois caso eu seja mesmo obrigado a retirar o cabeçote e mandar ele de novo para a retífica, devo trocar tudo e ver no que vai dar... Mas não quero nada para competições ou arrancadas não, nem tenho interesse em marcas renomadas (e caras), só quero resolver o problema e dar umas aceleradas na rua mesmo, de vez em quando, sem desregular, empenar ou quebrar alguma vareta, prisioneiro ou balanceiro de válvula, o ponto fraco destes motores desde 1968.

    Se os amigos opaleiros puderem peço anda que informem o nome das lojas onde costumam compram esses produtos nos EUA. Fico muito agradecido pois não tenho experiência em comprar peças de preparação fora não, e dado o valor do frete e dos impostos quero evitar ao máximo aborrecimentos, por isso nunca mexi antes no meu motor.

    De antemão já agradeço por qualquer sugestão ou dica dos opaleiros do fórum, valeu pessoal!  PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO 56741

    Assis.







    adpachec escreveu:Olá, tudo bem?
    Você é de 2016 e nem uma apresentação....
    Uma foto pelo menos....
    Bem vindo..... atrasado....

    Eu nunca vi prisioneiro embuxado....
    Sempre rosqueado.
    Solda uma porca e alavanca ou usa martelo dinâmico.
    Sabe que martelo dinâmico é o de voltar chapa né?
    E concordo com BANDIT, tá batendo elo com elo de mola.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 49
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Empty Re: PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO

    Mensagem por adpachec Ter 4 Jul - 11:05:04

    Das duas uma, loctite trava buchas no prisioneiro, mas aí vai precisar aquecer para tirar, ou um furo lateral e coloca um pino elástico, o ruim se precisar trocar vai ter que olhar bem para realinhar a furação do pino.
    E a broca duvido que consiga com uma de aço rápido e furadeira de alta rotação.
    E para arrancar, solda uma porca e faz alavanca, um pedaço de madeira em cima do cabeçote para apoio, o prisioneiro no meio e na outra ponta faz força.
    BenKenobi
    BenKenobi
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 950
    Localização : Santo Andre
    Modelo do carro : Opala Comodoro 1988
    Cilindros : 4.1

    Data de inscrição : 11/07/2016

    PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Empty Re: PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO

    Mensagem por BenKenobi Ter 4 Jul - 14:53:45

    Só um lembrete, quanto a usar molas isky e cia em comandos nacionais, corre o risco de arrendondar comando de válvulas. As valvulas tem muito mais carga e o material dos eixos nacionais nao suporta essa carga.

    O material dos comandos gringos é meio diferente, bem mais resistente.

    Conteúdo patrocinado


    PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO Empty Re: PRISIONEIRO DE BALANCEIRO QUEBRADO

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 20 maio - 5:22:00