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Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
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Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    V6 da Captiva no Opala? Empty V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por lugza Sex 28 Jul - 22:47:52

    Olá à todos! Meu nome é Luciano, Neste ano vou realizar meu sonho de comprar meu Opala. Há anos sonho com isto, mas como a vida "segue", isto sempre ficou para depois....
    Bom, minha verdadeira paixão é o primeiro Opala SS de 1971 que era um sedã 4 portas, mas como isto é mosca para lá de branca, minha ideía é adquirir um Opala da primeira série (71 a 74) e caracterizá-lo como um sedã SS 1971.
    Por tudo que li aqui, o ideal é achar um Opala o mais íntegro de funilaria e interior (tapeçaria) e ajeitar a mecânica, certo? Só que quero um carro extremamente confiável, confortável e que possa utilizar até no dia a dia se quiser e aí é a que venho humildemente pedir ajudar aos mestres deste fórum.
    Não tenho a intenção de quebrar na rua, na estrada e muito menos de derreter pneus...claro que se tiver que "dar uma esticadinha" quero um carro que responda ao meu pé. Então, não achei nada aqui sobre adaptar o V6 da Captiva no Opala...pensei nele por ser um motor mais moderno, chevrolet, podendo inclusive utilizar o câmbio automático (tá, tá, sei que não combina...), que originalmente tem pelo menos 286CV, injeção, etc...Li aqui sobre o 4cc do Opala turbinado, preparado, o 6cc nas mesmas condições, colocar motor de Silverado, de Omega, da Blazer entre outros....
    Então? Queria colocar uma mecânica confiável e moderna, que acham do V6 da Captiva? O sistema de freios será o do Opala 92 e até pensei no inverso...locuo...comprar um Opala entre 90 e 92 e "transformá-lo" em 71...mas teria o problema do acabamento interno e muita funilaria a fazer na dianteria, traseira, maçanetas, coluna traseira (grelha).
    Estou totalmente aberto a sugestões, inclusive porque estou pesquisando, mas não comprei o carro ainda.
    Obrigado à todos!
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por Rubão6cc Sex 28 Jul - 23:08:26

    Meu caneco...


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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por Mirão Sex 28 Jul - 23:23:00

    Seja bem vindo, loucura essa sua ideia, não aconselho. Engine swap é complicado, pesquise aqui no fórum e verá fracassos que ficaram ao longo do caminho. Não digo que seja impossível, digo que é bastante inviável. Não vale a pena o esforço.
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por adpachec Sex 28 Jul - 23:58:49

    Rubão6cc escreveu:Meu caneco...

    2....

    V6 da Captiva no Opala? Images?q=tbn:ANd9GcSiiIBb3D3voEPSYenDOY4hGvxNxNUuo9swsgTRz5YfF5FbOyqz-RBs1aBNFg

    Movido para seção correta...

    V6 da Captiva no Opala? Hqdefault
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Ouch

    Mensagem por lugza Sáb 29 Jul - 2:40:36

    Ouch, acho que entendi as imagens...

    Se é muito louco ou inviável fazer a troca de motor por algo mais moderno e "confiável" do ponto de vista de durabilidade/confiança, o que recomendariam?
    Procurar um Opala 6cc e trocar cabeçote pelo do Omega com injeção etc...um 4cc e colocar um turdo pequeno com baixa pressão, ou qual opções? Sério, em matéria de modificações mecânicas não sou expert...Quero um Opala com cara de original (estética), mas com a mecânica aperfeiçoada, melhorada ou trocada, que seja confiável para uso diário ou estrada com mulher e filha...
    Pelo know-how de vocês quais seriam as melhores opções?

    Desde já agradeço os insights...
    Abraço
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por LeandroAlba Sáb 29 Jul - 6:28:24

    Olha, sua ideia é bem contraditória. Se quer um carro confiável não o reinvente. Preserve ao máximo o original e faça melhorias pontuais que seguramente sejam mais simples. Ex: direção hidráulica, freio a disco na traseira, talvez uma ignição eletrônica, alternador de 90 ou 120, por aí... Quanto mais inventar e adaptar, pior fica. Com tudo em dia, peças de qualidade e zelo pelo carro você vai ver que o carro é muito confiável sim. Agora, quando andar com ele, esteja ciente das limitações de um carro de 4 décadas atrás. Também não recomendo trocar motor de 4 pra 6. Se comprar um 6 original, ótimo. Senão, fica com o quatrinho de boa e aceita que é carro com menos de 100 cv. É mais fácil você fazer um engine swap na sua mente do que fazer no carro. E seja feliz.
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por doido 76 Sáb 29 Jul - 9:36:50

    eu por experiencia propria........... o 6 cil de opala eh uma mecanica confiavel capas de rodar 500 mil km cuidando devidamento do motor com oleo bom e filtro corretamente......motor devidamente retificado e com peças de qualidade . monte um 6 cil injetado e devidamente calibrado com roda fonica e 6 bicos de astra flex........ ou se quiser um motor q seja economico o 4 cil de opala injetado tbm mas com cabecote com valvulas originais mas apenas retrabalhado os defeitos da fundiçao e angulo de valvulas melhorados com um comando 268 com 112 de lob ..... tbm fica topppp.......



    se for pra colocar outro motor em opala ..... eu particularmente nao optaria por cilindrada baixa ... independente de qualquer montadora ...... torque de baixa rotaçao eh algo enormemente prazeroso de se ter...... talvez por opçao um v6 de captiva como citado ...... mas o custo sera absurdo pois as peças dele sao caras e adaptar tbm vai custear o projeto....... esse v6 da captiva eh um motor exelente..... cabeçote dele eh fantastico..... lubrificaçao topp....eh um motor muito bom.... mas porem eh ..... num eh facil de achar peças hj q se tem muitas captivas andando ..... imagine daqui uns anos .......


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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 29 Jul - 10:58:53

    doido 76 escreveu:eu por experiencia propria...........    o 6 cil de opala eh uma mecanica confiavel capas de rodar 500 mil km cuidando devidamento do motor com oleo bom e filtro corretamente......motor devidamente retificado e com peças de qualidade .        monte um 6 cil injetado e devidamente calibrado com roda fonica e 6 bicos de astra flex........     ou se quiser um motor q seja economico o 4 cil de opala injetado tbm mas com cabecote com valvulas originais mas apenas retrabalhado os defeitos da fundiçao  e angulo de valvulas melhorados com um comando 268 com 112 de lob .....  tbm fica topppp.......  



    se for pra colocar outro motor em opala .....    eu particularmente nao optaria por cilindrada baixa ...   independente de qualquer montadora ......   torque de baixa rotaçao eh algo enormemente prazeroso de se ter......  talvez por opçao um v6 de captiva como citado ......   mas o custo sera absurdo pois as peças dele sao caras e adaptar tbm vai custear o projeto.......    esse v6 da captiva eh um motor exelente.....   cabeçote dele eh fantastico.....  lubrificaçao topp....eh um motor muito bom....  mas porem eh .....   num eh facil de achar peças hj q se tem muitas captivas andando ..... imagine daqui uns anos .......  



    Amigo...você disse que um motor 6 cc de Opala com devidos cuidados é capaz de rodar 500.000 km....está equivocado. Há relatos desse bloco 250 chegar a 1.000.000 de km rodados ou próximo sem retífica. É um motor extremamente confiável, robusto e de alta longevidade.


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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por Rubão6cc Sáb 29 Jul - 11:07:20

    lugza escreveu:Ouch, acho que entendi as imagens...

    Se é muito louco ou inviável fazer a troca de motor por algo mais moderno e "confiável" do ponto de vista de durabilidade/confiança, o que recomendariam?
    Procurar um Opala 6cc e trocar cabeçote pelo do Omega com injeção etc...um 4cc e colocar um turdo pequeno com baixa pressão, ou qual opções? Sério, em matéria de modificações mecânicas não sou expert...Quero um Opala com cara de original (estética), mas com a mecânica aperfeiçoada, melhorada ou trocada, que seja confiável para uso diário ou estrada com mulher e filha...
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    Abraço

    Rapaz, você disse que quer um motor com durabilidade/confiança..são justamente esses atributos que um motor de Opala possui, tanto 4 cc quanto 6 cc...principalmente 6 cc que possui uma durabilidade bem maior que o 4 cc.
    A sua melhor opção é colocar um motor de Silverado (não vou dizer de Omega porque nesse caso há dificuldade na adaptação, com relação ao câmbio)..dá pra pegar esse bloco e alterar o comando por um de Omega mesmo ou melhor e remapear a central eletrônica também....vai ficar muito forte seu carro e confiável ao extremo, muito mais confiável que esse motor de Captiva. Paralelo a isso eu recomendo você investir em freio a disco nas 4 rodas e talvez fazer um trabalho na suspensão..você terá um Opala com mecânica atualizada e bem melhor em questões relativas à segurança.

    Essa adaptação de motor de Captiva não é nem um pouco vantajosa em comparação em usar a mecânica original ou a que eu recomendei, sem contar que mesmo que fosse possível essa adaptação seria complicada e cara, muitas peças talvez fossem necessárias ser fabricadas para o projeto, isso se você encontrasse alguém que topasse fazer o serviço.


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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por lugza Sáb 29 Jul - 12:42:17

    Oi pessoal,

    Agradeço ao Rubão, doido76 e LeandroAlba.
    Quando disse confiabilidade e durabilidade não quis desmerecer a  mecânica original do Opala de forma alguma, pois como bem disseram os amigos, a mecânica do Opala é extremamente confiável e sei que "ficar na rua" depende muito mais de uma revisão completa do carro e a troca de tudo que não estiver 100%.
    Percebo que me  expressei mal  geek  Embarassed , minha referência seria mais a atualizar a mecânica original, promovendo melhor eficiência tanto em potência quanto em consumo (injeção eletrônica por exemplo, troca de cabeçote e outras sugestões) sem correr riscos de preparações que trazem muita potência mas comprometem a confiabilidade e dirigibilidade, pois como disse o LeandroAlba é um projeto/carro de mais de 40 anos. Não pretendo fazer curvas e sair de lado, nem colocar 150km/h em pistas onduladas... Com certeza freios a disco nas quatro será a primeira mudança e a preferência é pelo 6cc, pois também acho que nada substitui o prazer de torque em baixas rotações...tanto que pensei num turbo pequeno, de baixa inércia para um 4cc, mas acho que não seria tão bom quanto o original 6cc. Então já sei que o 6cc original é a melhor opção da compra.
    Obrigado
    A idéia do motor da Captiva era "um balão de ensaio" e já saquei que é inviável/absurda Embarassed Embarassed

    Quanto a suspensão, já dizendo que não sou adepto de rebaixar carros...quais molas/amortecedores vocês recomedam para melhorar o comportamento do carro?
    Rolling Eyes

    Obrigado
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por BenKenobi Dom 30 Jul - 10:40:40

    lugza,

    Engine swap nunca é barato. Se voce quer um carro desse tipo, digo que sera muito divertido, ter um motor original de 300cv praticamente com um carro muito mais leve que a captiva (1700kg captiva x 1100 kg do opala).

    Porem vai ser um total reprojeto do carro. Pensa bem, vou listar algumas das dificuldades e servicos a realizar:

    1- Nao é somente motor, mas tem cambio e diferencial para se trocar.

    2- Freios. O freio do opala é projetado no maximo 171cv pela sae e pela regra atual, seria equivalente a 153 cv. Voce esta adicionando somente 125cv a mais, quase outro motor de opala. Logo, nao vai parar o carro. Pode se considerar uso de rodas 17 com discos maiores e etc. Eu estou tendo esse problema com meu carro, que tem somente 202cv na roda, e esta bem dificil de parar o carro.

    3- Longarinas e suspensao: O motor v6 tem diferenca do suporte do agregado, talvez vai ter que reprojetar o cofre para conseguir colocar o cilindro mestre, radiador, parte eletrica, fora reforcar a longarina, pois o motor é pouco mais pesado que o original 6 cil. Reprojetar tambem por onde passa o escapamento e etc.

    4- reprojeto do cofre. Voce vai ter que reprojetar as medidas e localizações de todo seu cofre pois o v6 vai pegar na coluna de direcao, vai precisar alterar o tipo de direcao hidraulica, talvez usar uma mecanica, sistema de arrefecimento etc.

    Bom agora que listei algumas dos possiveis problemas a se fazer, pense em quanto vc vai gastar. Agora coloque a mao de obra de algum especialista + torneiro (pra fazer todas essas adaptacoes). Só o valor do motor ja da pra montar um 6 cil com seus 200cv , e ainda sobra pra investir nos freios.

    Agora se dinheiro nao é problema, e tempo tambem nao, vai fundo e divirta-se.

    Quanto a suspensao, use o conjunto do 92, onde as bandejas sao maiores(tanto dianteira como traseira), amortecedores turbogaz e molas com maior pressao, uso de barras panhard e agregado da suspensao reforcado do 92. Ja vai dar uma boa diferenca.

    Se deixar o carro mais proximo do original, vai ser um carro bem mais confiavel.
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Mil agradecimentos "Oh Benkenobi"

    Mensagem por lugza Ter 1 Ago - 21:50:42

    Poxa não é a toa que utiliza o nick de "BenKenobi" sábio mestre Jedi!

    Excelente explicação em poucas linhas. Seria fantástico ter um Opala montado sobre o powertrain da Captiva V6 e ainda com tração nas quatro...kkkk, mas já ficou bem esclarecido que utilizando o carro (estrutura) certo, íntegro e trabalhando motor, freios a disco dos últimos Opalas, assim como a suspensão vou ter uma ótimo carro.
    Agradeço muito à você e os outros colegas.

    Assim que começar o projeto, começo a postar aqui. Primeiro é a compra do carro certo, um Opala 4 portas 6cc (graças as dicas recebidas aqui) fabricado entre 1971 e 1974...

    Abraço e obrigado
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por adpachec Ter 1 Ago - 23:59:13

    Amigo:
    Existe informação e informação genérica.

    Primeiro lugar, meça o motor da captiva.
    Existe grandes chances de ele bater no agregado.
    E aí...vai fazer o que?
    Se erguer o motor, vai passar do capô.
    Se deslocar para frente vai fazer alavanca, então vai precisar reforçar a longarina.
    Se deslocar para trás pode pegar na parede corta fogo e deixar o câmbio em posição ruim.
    Vai deixar o motor raspando na parede corta fogo?
    Olhe o carter da captiva, certeza que não vai pegar no agregado?
    Outra coisa,o torque máximo da Captiva 2.4 é 22 ,2 kgfm a 5100 rpm's.
    No opala é o mesmo torque (praticamente) a 2500 rpm's (4 cc).
    Ou seja, em um morro,em um 4 cilindros você só acelera para subir, em uma "Opalativa" você "mete o pé".
    Portanto,apesar da maior cavalagem, vai ter que usar o diferencial do 4 cilindros (gerar torque na saída),você terá um motor girando alto com um diferencial roncando (porque está no limite) e um carro que não anda pelo berro do motor.
    O que pode amenizar é uma criteriosa escolha do câmbio, marchas curtas em 1°,2° e 3° para gera torque nas rodas, mas não rotação,deixando a 4° e 5° para velocidade.
    Se usar um diferencial mais longo sempre sairá do semáforo acelerando muito mais que um 4 cilindros e vai tomar pau fácil de 6 cilindros.
    E quanto mais tempo passar com o motor trabalhando no limite mais rápido ele quebra.
    O motor V6 possui torque maior porém dores de cabeça maiores na instalação.
    O ideal é que você o meça antes de colocar.
    Parte importante é o câmbio, os coxins do motor não seguram ele sozinho, o contra peso é o coxim do câmbio, forma um sistema triangular de suportes.
    Mas dependendo do posicionamento vai precisar fazer um suporte de coxim na barra da mini frente.
    Se for subir o motor por causa do agregado pode ter que alterar o túnel por causa do câmbio e pode ter que elevar a suspensão traseira para o cardan não bater no assoalho.
    Subindo a traseira diminui o poder de frenagem dela (e estabilidade também).
    Toda frenagem ficara na frente.
    Uma cirurgia não ortodoxa seria cortar o agregado e fazer um reforço na parte cortada.
    Por isto MEÇA o motor antes para não chorar depois.
    Se adaptar peças do opala neste motor terá que fabricar os suportes.
    Não é impossível, mas não é fácil como montar um de lego.

    V6 da Captiva no Opala? 00e5a7f52039ce215ec2feee1aab5396

    https://www.flatout.com.br/project-cars-112-a-compra-do-motor-v6-de-captiva-para-meu-monza-sr/
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por oXLS Qua 2 Ago - 9:29:11

    O pessoal aqui é muito conservador quanto a swaps ... vão te mostrar todos os contras, mas nunca as vantagens, que são infinitas comparado ao original.

    Eu sou totalmente a favor de swap quando é para melhor, com certeza o alloytec da captiva vai ficar muito bom no opala, e não é complicado de fazer.

    Eu to colocando um 1JZ no meu 73, cambio e diferencial hilux 4x2, não tem nada de complicado.
    É medir o maximo que der, e fazer as modificações necessárias, no meu caso o carter do motor é para frente, e como eu queria deixar o motor mais recuado e ter uma distribuição de peso melhor, precisei modificar o agregado e o painel corta fogo, mas é so cortar e soldar nada impossivel.

    Futuramente vou trocar o agregado todo por um de mustang II.

    No meu caso, vou ter que usar um sistema de direção diferente, pois as barras originais ficavam onde agora está o motor, vou usar a caixa do omega australiano, e modificar as mangas de eixo.

    Como eu disse, nada é impossivel, vc só tem que querer, e ter tempo e dinheiro para fazer. Lembrando de reforçar as longarinas e todo resto do monobloco.
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por antiqueira79 Qua 2 Ago - 10:27:07

    Bem, já que vc quer opiniões, lá vai:

    Alguns preferem uma “casca” de Opala com uma mistura mecânica moderna, GM ou de outras marcas,por baixo (seja lá qual for)
    Outros preferem um Opala como ele é mesmo, com o ronco do motor, o “cléc cléc do câmbio, e por ae vai.
    Enfim, vc precisa ver o que quer realmente.
    abs é boa sorte.

    obi: deixando bem claro que eu respeito a opinião de todos
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por tcheco 8687 Qua 2 Ago - 11:46:32

    opniao:
    poe um 6 cil,em bom estado, cambio tbembom do 6cc moderno e se quiser tranquilida com injecao.

    e seja feliz.
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por Caravan88 Qua 2 Ago - 12:42:40

    oXLS escreveu:O pessoal aqui é muito conservador quanto a swaps ... vão te mostrar todos os contras, mas nunca as vantagens, que são infinitas comparado ao original.

    Eu sou totalmente a favor de swap quando é para melhor, com certeza o alloytec da captiva vai ficar muito bom no opala, e não é complicado de fazer.

    Eu to colocando um 1JZ no meu 73, cambio e diferencial hilux 4x2, não tem nada de complicado.
    É medir o maximo que der, e fazer as modificações necessárias, no meu caso o carter do motor é para frente, e como eu queria deixar o motor mais recuado e ter uma distribuição de peso melhor, precisei modificar o agregado e o painel corta fogo, mas é so cortar e soldar nada impossivel.

    Futuramente vou trocar o agregado todo por um de mustang II.

    No meu caso, vou ter que usar um sistema de direção diferente, pois as barras originais ficavam onde agora está o motor, vou usar a caixa do omega australiano, e modificar as mangas de eixo.

    Como eu disse, nada é impossivel, vc só tem que querer, e ter tempo e dinheiro para fazer. Lembrando de reforçar as longarinas e todo resto do monobloco.

    Resumo: tempo e dinheiro. Na gringolândia até vai, mas aqui no Br HUE a chance de dar merda é tão grande quanto a discussão sobre prós e contras.

    Mas se vai fazer, faça algo com tesão, algo que se destaque positivamente, como parece ser o caso do 1jz.


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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por morrison Qua 2 Ago - 12:47:56

    numa pesquisa bem rapido, bem por cima achei os valores meio salgado desse motor da captiva

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704049723-motor-completo-gm-captivamega-36-l-v6-gasolina-20082010-_JM

    e lembrando que já fica proximo do valor de um v8

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-798490561-motor-chevrolet-v8-350-454-327-283-camaro-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-714991616-motor-chevrolet-v8-gm-350-camaro-silverado-95-tbi-v350-_JM

    eu acho que legal swap, só tenho preguiça.

    é cada profissionalzinho que desanima.
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por morrison Qua 2 Ago - 13:09:23

    ainda sobre os 6 cilindros GM

    https://www.flatout.com.br/sprint-6-ohc-quando-o-seizao-do-opala-ganhou-comando-no-cabecote-e-mais-de-200-cv/

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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por oXLS Qua 2 Ago - 14:28:18

    Karaca, motorzinho caro em, eu estava pensando q o nosso amigo ja tinha o motor !!
    Se ainda n tem o motor, pesquise mais tenha uma meta e escolha um motor com melhor custo beneficio.

    Eu pesquisei bastante antes de partir para o swap, a meta inicial é 300whp pro dia-dia.
    E com nenhuma receita de 4 ou 6cil de opala na casa dos 300whp eu vi um consumo satisfatório para o dia-dia, oque a longo prazo seria um gasto muito maior doque o swap.
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por BenKenobi Qua 2 Ago - 14:44:58

    morrison escreveu:numa pesquisa bem rapido, bem por cima achei os valores meio salgado desse motor da captiva

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704049723-motor-completo-gm-captivamega-36-l-v6-gasolina-20082010-_JM

    e lembrando que já fica proximo do valor de um v8

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-798490561-motor-chevrolet-v8-350-454-327-283-camaro-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-714991616-motor-chevrolet-v8-gm-350-camaro-silverado-95-tbi-v350-_JM

    eu acho que legal swap, só tenho preguiça.

    é cada profissionalzinho que desanima
    .

    Partilho do mesmo sentimento.
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por FR1974 Qui 3 Ago - 7:17:52

    oXLS escreveu:O pessoal aqui é muito conservador quanto a swaps ... vão te mostrar todos os contras, mas nunca as vantagens, que são infinitas comparado ao original.

    Eu sou totalmente a favor de swap quando é para melhor, com certeza o alloytec da captiva vai ficar muito bom no opala, e não é complicado de fazer.

    Eu to colocando um 1JZ no meu 73, cambio e diferencial hilux 4x2, não tem nada de complicado.
    É medir o maximo que der, e fazer as modificações necessárias, no meu caso o carter do motor é para frente, e como eu queria deixar o motor mais recuado e ter uma distribuição de peso melhor, precisei modificar o agregado e o painel corta fogo, mas é so cortar e soldar nada impossivel.

    Futuramente vou trocar o agregado todo por um de mustang II.

    No meu caso, vou ter que usar um sistema de direção diferente, pois as barras originais ficavam onde agora está o motor, vou usar a caixa do omega australiano, e modificar as mangas de eixo.

    Como eu disse, nada é impossivel, vc só tem que querer, e ter tempo e dinheiro para fazer. Lembrando de reforçar as longarinas e todo resto do monobloco.

    Tem imagens do andamento do seu projeto, amigo? Procurei nos seus tópicos, não achei
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por Caravan88 Qui 3 Ago - 9:08:08

    FR1974 escreveu:
    oXLS escreveu:O pessoal aqui é muito conservador quanto a swaps ... vão te mostrar todos os contras, mas nunca as vantagens, que são infinitas comparado ao original.

    Eu sou totalmente a favor de swap quando é para melhor, com certeza o alloytec da captiva vai ficar muito bom no opala, e não é complicado de fazer.

    Eu to colocando um 1JZ no meu 73, cambio e diferencial hilux 4x2, não tem nada de complicado.
    É medir o maximo que der, e fazer as modificações necessárias, no meu caso o carter do motor é para frente, e como eu queria deixar o motor mais recuado e ter uma distribuição de peso melhor, precisei modificar o agregado e o painel corta fogo, mas é so cortar e soldar nada impossivel.

    Futuramente vou trocar o agregado todo por um de mustang II.

    No meu caso, vou ter que usar um sistema de direção diferente, pois as barras originais ficavam onde agora está o motor, vou usar a caixa do omega australiano, e modificar as mangas de eixo.

    Como eu disse, nada é impossivel, vc só tem que querer, e ter tempo e dinheiro para fazer. Lembrando de reforçar as longarinas e todo resto do monobloco.

    Tem imagens do andamento do seu projeto, amigo? Procurei nos seus tópicos, não achei

    fiquei curioso também.
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por oXLS Qui 3 Ago - 9:17:30

    Aea, ainda n criei o tópico do projeto, falta algumas peças importantes, e sem elas n consigo adiantar muita coisa.

    Tenho foto do motor apenas, do dia em que fomos buscar.
    V6 da Captiva no Opala? 14440945_861153314022323_1061259010286328296_n

    Vou tirar mais fotos do carro, e das peças esse fim de semana, e ai vejo se rola criar o topico do projeto, mas eu queria montar o tópico mais pra frente quando chegar no swap em si, mostrando o passo a passo, por enquanto é só do msm, funilaria.
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por Caravan88 Qui 3 Ago - 10:16:03

    Oxls swap é foda mesmo hahahahaha
    mas olha aí um jaguar com um motor igual ao seu e um turbão monstro:

    https://www.flatout.com.br/sim-isto-e-um-jaguar-e-type-com-motor-1jz-de-supra-feito-para-andar-de-lado/

    É que no BR hue tudo é mais difícil, daí a galera torce o nariz (eu mesmo não faria), mas que fica animal isso não há dúvida.

    OFF: pra chorar em guarani, um subaru impreza sti por menos de 50mil reais:

    http://clasipar.paraguay.com/vendo_hermoso_subaru_impreza_sti_de_verdad_4693990.html
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por Bernard.Marx Qui 3 Ago - 11:19:27

    Amigo,
    Primeiro, não precisa escrever em negrito, é muito chato ler em negrito.
    Segundo, cara tu consegue adaptar o motor da Captiva no Opala, mas assim que tu acabar tu vai ter te incomodado tanto que tu não vai mais querer olhar para o carro.

    Ok, sou conservador em modificações, pra mim mudar o motor por um que nunca equipou o carro, ou de outro fabricante é uma heresia. Tipo Fusca com motor AP, tenho vontade de vomitar.

    Mas voltando ao seu projeto.
    Penso que falta definir ou expor aqui o teu objetivo claro com o carro. Um opala 71, é ótimo para passear, ok para viajar e no máximo aceitável para o dia a dia... tu pode mudar o motor, melhorar a suspensão, freio e ele nunca será ótimo nisso tudo. Ele ficará melhor que um 71 original (digo, para rodar, caso as modificações sejam muito bem feitas) mas pior que um 89 e nesse sentido não tem muito o que fazer.

    Eu iria num opala 4cc, modificaria o freio para disco e na parte mecânica colocaria uma ignição eletrônica. Se quiser gastar um pouco mais rebaixa o cabeçote, trabalha os dutos e poe uma injeção eletrônica.
    Mas se quiser muito se incomodar, coloca o motor da silverado que vai dar certo. Se quiser se incomodar, gastar muito dinheiro, trocar de mecânico algumas vezes e não ter um resultado como o esperado no final, parte para o projeto com motor da Captiva.

    Boa sorte.

    Ps.: Primeiro compra o carro e roda com ele, pra depois pensar no que fazer.
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por Rubão6cc Qui 3 Ago - 11:56:09

    Bernard.Marx escreveu:Amigo,
    Primeiro, não precisa escrever em negrito, é muito chato ler em negrito.
    Segundo, cara tu consegue adaptar o motor da Captiva no Opala, mas assim que tu acabar tu vai ter te incomodado tanto que tu não vai mais querer olhar para o carro.

    Ok, sou conservador em modificações, pra mim mudar o motor por um que nunca equipou o carro, ou de outro fabricante é uma heresia. Tipo Fusca com motor AP, tenho vontade de vomitar.

    Mas voltando ao seu projeto.
    Penso que falta definir ou expor aqui o teu objetivo claro com o carro. Um opala 71, é ótimo para passear, ok para viajar e no máximo aceitável para o dia a dia... tu pode mudar o motor, melhorar a suspensão, freio e ele nunca será ótimo nisso tudo. Ele ficará melhor que um 71 original (digo, para rodar, caso as modificações sejam muito bem feitas) mas pior que um 89 e nesse sentido não tem muito o que fazer.

    Eu iria num opala 4cc, modificaria o freio para disco e na parte mecânica colocaria uma ignição eletrônica. Se quiser gastar um pouco mais rebaixa o cabeçote, trabalha os dutos e poe uma injeção eletrônica.
    Mas se quiser muito se incomodar, coloca o motor da silverado que vai dar certo. Se quiser se incomodar, gastar muito dinheiro, trocar de mecânico algumas vezes e não ter um resultado como o esperado no final, parte para o projeto com motor da Captiva.

    Boa sorte.

    Ps.: Primeiro compra o carro e roda com ele, pra depois pensar no que fazer.

    Outro detalhe a ser pensado antes de fazer isso..depois se ele enjoar ou precisar vender o carro por motivos de força maior ele não vai conseguir vender..ninguém vai querer, eu ele vai ter que vender a preço de banana e vai perder tudo que investiu.
    Uma coisa que aprendi do ser humano...no começo é muito oba oba, empolgação...mas o tempo passa, aquilo deixa de ser novidade, enjoa, é tipo igual namoro...aí a cabeça da pessoa muda e as ideias mudam..por isso é importante ter certeza do que vai fazer. Mesmo exemplo daqueles caras que na empolgação desmontam o carro inteiro pra restaurar do zero, aí começam a ter problemas com profissionais do setor, peças muito caras, descobrem que o valor da restauração foi subestimado, a mulher enche o saco e o cara desiste do projeto, por vezes vende tudo a preço de banana desmontado.


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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por oXLS Qui 3 Ago - 12:38:34

    @Caravan88 - Esse jaguar é animal msm, eu ja conhecia o projeto.

    ... basicamente é isso ai, n tem segredo, nem é coisa de outro mundo fazer um swap, mas no Brasil realmente é mais dificil, não só pelo custo das peças mas pelo custo das ferramentas, tudo muito caro no Brasil.

    Sem contar os pilantras, gastei 4pau com um funileiro que só fez cagada no meu carro, e pior q foi indicação de um amigo que fez um Dodge Dart com ele, e ficou muito bom, vai intender.
    V6 da Captiva no Opala? 18765743_1034951583309161_2416468105706874108_n

    @Bernard Marx - Realmente um fusca com AP é ridiculo. Já vi um fusca com boxer do subaru forester, mas o kara tirou a injeção e colocou 2 carburadores, ficou tão bem montado q parecia original, ainda mantendo o estilo boxer, ficou top.
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por Mirão Qui 3 Ago - 14:15:35

    Swap pra mim é igual UTI hospitalar. De cada dez, morrem nove. Não é que eu seja contra, mas a realidade a maioria já deixou postada aqui. Geralmente começa como um sonho, termina como um pesadelo, gasta um monte e nunca mais verá retorno. Pode até ter úlcera de tanta raiva que vai passar com mecânicos e lanterneiros incompetentes. Depois de "pronto", nunca termina, pois se trata de uma adaptação e adaptação dá muita dor de cabeça, e assim será durante toda sua sofrida e aleijada existência. Essa é a realidade. "Cadê" a evolução dos tópicos dos engines swaps que já foram criados aqui? são natimortos, em sua maioria. V6 da Captiva no Opala? 561699
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por oXLS Qui 3 Ago - 14:51:20

    Opala é uma adaptação do Rekord, os motores ja existiam a pelomenos 30 anos antes de resolverem adaptarem ele pro Opala e estão ai até hj, e são confiaveis e duram bastante n é ?

    Só pq é uma adaptação feita pela GM pode ?
    Só a GM que consegue fazer adaptações q funcionam ?

    Independente de valor ou país, se for bem feito vai funcionar feito um carro de fábrica.
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por Mirão Qui 3 Ago - 15:32:46

    oXLS, muito inteligente a sua observação, então vou dar meu parecer. O opala é uma criação com base na carroceria do Opel Rekord, alemão e a mecânica do o Chevrolet Impala, americano, daí o nome. Foi uma espécie engine swap? alguns dizem que sim, outros que não. A meu grosso modo de ver as coisas, jamais isso foi uma adaptação. Vi a criação de uma novo carro, tendo como base o Rekord. As carrocerias são distintas, não se parecem tanto. Na verdade o Opala se parece bastante mesmo é com o Nova, tanto é que a envemo lançou aqueles quatro faróis que os deixavam bem parecidos. Então, foram dois anos de planejamento que custaram alguns milhares de dólares à fábrica. Isso implicou em uma equipe composta por vários profissionais em diversos tipos de engenharia até a conclusão do projeto. Resumidamente criaram uma nova carroceria baseada no Opel, com mecânica Impala. Nada de engine swap, pegaram o melhor dois e criaram o Opala. Note os gastos, os profissionais e os estudos de custeio para a produção em massa do veículo. Não foi um devaneio, uma vontade, foi criado, não foi adaptado. Aproveitou-se a mecânica. O Puma por exemplo, foi criado com base no fusca, e utilizou mecânicas de fusca e dkw. O que não significou ser um swap.
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por Mirão Qui 3 Ago - 15:36:50

    Ah, sim, era o projeto 676.
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por oXLS Qui 3 Ago - 19:01:28

    Então justamente, pegaram uma carroceria ja existente, modificaram ela e colocaram motor do impala, engine swap, adaptação, porem feito direito com todo cuidado (nem tanto pois calcularam errado a suspensão traseira) na fábrica da GM.

    Exatamente oque o nosso amigo pretende fazer, pegar uma carroceria ja existente, modificar ela e usar o motor da captiva, poderiamos até por o nome de Opativa Very Happy

    Pode olhar fotos de restaurações do Rekord C, tirando os paineis frontal e traseiro o resto é identico. Eu até acho mais bonito os parachoques envolventes do Rekord.



    Não desmerecendo o Opala, se n foce uma boa plataforma eu n teria um Very Happy
    Mas precisamos expandir as opções, uma hora as peças originais vão acabar, ou vai ficar inviavel comprar.



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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por BenKenobi Qui 3 Ago - 19:25:18

    oXLS escreveu:Opala é uma adaptação do Rekord, os motores ja existiam a pelomenos 30 anos antes de resolverem adaptarem ele pro Opala e estão ai até hj, e são confiaveis e duram bastante n é ?

    Só pq é uma adaptação feita pela GM pode ?
    Só a GM que consegue fazer adaptações q funcionam ?

    Independente de valor ou país, se for bem feito vai funcionar feito um carro de fábrica.

    Muito interessante sua observação.

    Mas tenho que discordar, em pelo menos alguns pontos

    *Nao foi swap. Os motores 4.1 existiam em 67 nos camaros de entrada dos EUA, e com a suspensao dianteira identica a do opala, que durou ate 1992 aqui. Essa epoca da Opel / GM era partilhado muitos conjuntos mecanicos entre os carros. O camaro e a corvete sao exemplos disso.

    Uma coisa é voce ter uma equipe de engenheiros, uma compania / montadora inteira ao seu dispor para se fazer um projeto como esse, que por mais que saibamos que tenha falhas (e muitas) no projeto do opala, seja pela falta de conhecimento ou tecnologia da epoca, eles tinham recursos para fazer testes e dinheiro para investir e analisar o conjunto como todo.

    Outra coisa, é ser um entusiasta e morar no Brasil, aonde tudo é muito mais dificil. Custos sao mais altos, mao de obra é escassa, bons profissionais entao nem se fala, ferramentas dificeis, e onde voce devera ser o engenheiro em grande parte do seu projeto. E isso, acredito que mesmo de forma errada, é o que muitos desejam alertar para quem quer entrar nesse barco.

    Eu imagino que o forum é utilizado para partilhar as ideias disso, de como se fazer adaptacoes, de como fazer servicos voce mesmo, e para sentar e calcular se é ou nao vantajoso.

    Da pra fazer? Sim, basta dar uma olhada no forum dos jipeiros 4x4. O que tem de tutorial de adaptacoes nos jipes, é impressionante. Mas la eles nao se incomodam em ser puristas, usar placa preta, na revenda, pois é algo comum no meio deles, adaptar pecas de outros carros. O que aqui nao é muito o caso do forum.

    Vai ser facil? Nem um pouco...
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por oXLS Qui 3 Ago - 20:24:29

    Oque eu acho errado, é a gente chegar jogando pedra e botando o kara pra baixo, fazendo ele desistir. Por mais que os puristas não gostem, temos q mostrar que é viavel sim, e se o projeto for bem executado fica ainda melhor.

    Por isso que eu quero montar com calma um tópico com o passo a passo do meu projeto, vai ajudar a ter uma noção de cada processo. Mas como eu n sou rico, bem que eu queria ser haha, n está sendo um projeto rapido.

    Na German o Leandro me cobrou 35k para fazer a carroceria, num prazo de 3 meses. Bem que eu queria ter essa grana, fui visitar a oficina e pqp, trampo de primeiro mundo, vale cada centavo.

    Oque faltou foi o nosso amigo passar mais informações, uso do carro, se ele ja tinha a mecanica ou não, ficou tudo meio confuso.


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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por adpachec Sex 4 Ago - 6:03:31

    O problema não é alteração, é terminar.

    Somente neste fórum já vi gente que não sabe soldar falar mal de solda.
    Instalar motor 1.0 do Corsa no Opala.
    Tem um cara do motor monstro que nunca saiu.
    Projeto da tal pedaleira esportiva.
    Reforço estrutural com desenho em PC, só no PC.
    Rodas quatro furos em cubos de cinco furos.
    Reforço do agregado com sucata de origem e resistência desconhecida.
    Carburador do Fusca para economia.
    Quatro portas na Caravan.

    Então sonhar todo mundo sonha, mas sonhador falando para sonhador somente fica no sonho.

    Eu já vi Landau com motor AP, Opala com motor AP diesel e motor Vectra.
    E tem um membro do fórum que instalou um motor Opala 4 cc no Fusca.

    Estes são projetos concretos que deixaram de ser sonhos, não importa se ficou uma porcaria, mas é uma porcaria concreta e real.
    Pessoas que não ficaram dizendo eu vou fazer, foram lá fizeram e depois postaram.
    Dinheiro é difícil para todo mundo, mas sonhar é bom, porém o que o autor do tópico quer é algo concreto.

    E o site dos jipeiros do 4x4 Brasil é muito bom, assim como muita matéria aqui do fórum, basta olhar e ler as postagens iniciais.
    O problema no Brasil é falta de capacitação, por isto a dificuldade em projetos.
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por Caravan88 Sex 4 Ago - 9:31:55

    adpachec escreveu:O problema não é alteração, é terminar.

    E o site dos jipeiros do 4x4 Brasil é muito bom, assim como muita matéria aqui do fórum, basta olhar e ler as postagens iniciais.
    O problema no Brasil é falta de capacitação, por isto a dificuldade em projetos.

    Eu concordo contigo cara, falta capacitação, eu acho que essas swap que os gringos fazem em garagem dão certo porque os caras tem ferramental e algum conhecimento em solda, fabricação e acho que aqui não dá porque tem muita gente entrega para mecânico fazer, daí fica inviável financeiramente.

    Pode ver os projetos aqui mesmo de quem poe a mão na massa, normalmente são terminados.

    Como hobby, eu penso em fazer um curso de senai uma hora e daí sim me aventurar com restauração, swap: http://www.senaipr.org.br/cursos-tecnicos/curso-tecnico-em-mecanica-3-30999-301969.shtml

    Mas olha só:

    Processos básicos de fabricação mecânica - 100h
    Otimização de processos de produção mecânica - 30h
    Planejamento e controle da produção -120h
    Processos de fabricação mecânica - 210h
    Desenvolvimento de sistemas de automação mecânica - 100h
    Introdução a controladores lógicos programáveis - 20h
    Manutenção mecânica aplicada -180h
    Planejamento e controle da manutenção - 60h
    Metodologia de projetos - 60h
    Projeto de inovação em mecânica - 220h

    Olha quantas horas para fabricação, daí sim acho que dá para meter as caras, no meu caso é claro, que sei fazer petições e processos judiciais e de solda entendo nada.
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por Rubão6cc Sex 4 Ago - 10:03:36

    O objetivo nosso aqui é sempre ajudar as pessoas e isso muitas vezes inclui opiniões contrárias ao projeto..isso é fato, são opiniões realistas...o projeto pode sim ser possível tecnicamente, embora se comparado a outras alternativas não é financeiramente compensatório, sem contar outros contras já explicados..mas se o cara tem dinheiro, sonha com isso, pretende casar com esse carro e conhece alguém pra fazer o serviço vá em frente! Pode até fazer um tópico no fórum mostrando o projeto que até eu quero ver!
    Só espero que não seja mais um projeto igual o motor de BMW no Opala que morreu na praia.


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    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por antiqueira79 Sex 4 Ago - 10:24:00

    Tem um projeto aqui no fórum:

    "Olá amigos do Opaleiros do Paraná. Infelizmente venho informa que estou colocando meu projeto à venda. Já estou há quatro anos em um projeto de reforma do meu Opala. Então acabei descobrindo nesse período que não basta apenas gostar. Você tem que morar em uma cidade onde tenha mão de obra para finalizar seu projeto.
    O projeto esta 70% ou 80% concluído.
    Outra coisa e que não faço nem ideia do preço a pedir, já que num projeto desse vc vai gastando tanta grana que no final o carro fica “invendável”.
    Peço ajuda dos colegas pra iniciar um valor.
    Então assim Esse Opala esta com a Pintura impecável na cor branca com os seguintes itens
    OPALA COMODORO 83 PRETO
    MOTOR VORTEC 4.3-V6 (completo)
    CAIXA DE MARCHAS BLAZER
    DIFERENCIAL BLAZER
    CARDÃ BLAZER
    PAINEL BLAZER"
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por oXLS Sex 4 Ago - 10:42:21

    É, nesse ponto eu concordo, os gringos tem ferramentas sempre a mão, e ja vem da cultura deles mexer nos carros des de sempre, e fazer eles msm.

    Eu antes de iniciar o projeto fiz curso de solda TIG e MIG/MAG no senai, já sabendo que seria caro ou dificil achar alguem para fazer as modificações. E tenho um amigo vizinho que tem bastante ferramentas, inclusive as maquinas de solda, e ele vem me ajudado sempre.

    O resto do conhecimento vem da internet, sabendo ingles vc vai ter informações ilimitadas inclusive desenhos em CAD, software para calculo de geometria de suspensão e se n achar vc pergunta em forum sempre tem alguem para ajudar.

    SOFTWARE se alguem precisar, inclusive foi usado pelo pessoal da Hotrod Garage no projeto do Cuda Drift.

    Quem me ajudou com a transmissão foi um Australiano pelo youtube lol, que colocou o 1JZ numa hilux.

    Eu garanto q vou até o fim e vou montar o tópico, só preciso de mais material e andamanto no projeto Smile
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por adpachec Sex 4 Ago - 11:51:00

    Caravan88 escreveu:
    adpachec escreveu:O problema não é alteração, é terminar.

    E o site dos jipeiros do 4x4 Brasil é muito bom, assim como muita matéria aqui do fórum, basta olhar e ler as postagens iniciais.
    O problema no Brasil é falta de capacitação, por isto a dificuldade em projetos.

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    Pode ver os projetos aqui mesmo de quem poe a mão na massa, normalmente são terminados.

    Como hobby, eu penso em fazer um curso de senai uma hora e daí sim me aventurar com restauração, swap: http://www.senaipr.org.br/cursos-tecnicos/curso-tecnico-em-mecanica-3-30999-301969.shtml

    Mas olha só:

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    Fiz SENAI de 99 a 2002, pagando com PLR da empresa.
    O ruim é que no Senai você aprende certo e nas empresas você desaprende tudo.
    No Senai eu aprendi que nunca se afia pastilha de corte do torno mecânico, na vida real eu tive que aprender a afiar pastilha....
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por Bernard.Marx Sex 4 Ago - 13:38:44

    Rubão6cc foi a voz da sabedoria.

    Dá pra fazer, claro, mas o que o pessoal tem também que as vezes mostrar um pouco dos muitos contras que tem uma ideia assim, não só por ser ou não puritano, mas pq as vezes temos um sonho e não atentamos para o tamanho da tarefa. Dá até para adaptar um VW a ar no Opala, claro. Assim como dá pra colocar um cabeçote com 24 válvulas no opala. Mas isso demanda, muitas vezes tempo, dinheiro, conhecimento....e tudo isso está cada vez mais difícil no Brasil.

    Também acho que o pessoal aqui muito contribui quando questiona o pessoal dos projetos mirabolantes o objetivo, pq de vez em quando surge alguém que quer um carro econômico, potente, confiável mas não tem dinheiro para gastar no carro e não quer deixar o carro parado por muito tempo pq precisa usar.... mais que dá asas pra estes sonhos acho bom puxarmos o povo de volta a Terra.

    Mas se resolver tocar esse projeto, no que puder contribuir, mesmo achando que é um barco furado, vou ajudar, com a experiência e um pouco do que a gente aprende da escola de engenharia.

    Rubão6cc escreveu:O objetivo nosso aqui é sempre ajudar as pessoas e isso muitas vezes inclui opiniões contrárias ao projeto..isso é fato, são opiniões realistas...o projeto pode sim ser possível tecnicamente, embora se comparado a outras alternativas não é financeiramente compensatório, sem contar outros contras já explicados..mas se o cara tem dinheiro, sonha com isso, pretende casar com esse carro e conhece alguém pra fazer o serviço vá em frente! Pode até fazer um tópico no fórum mostrando o projeto que até eu quero ver!
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por adpachec Sex 4 Ago - 14:04:52

    Não tem nada a ver com o assunto mas aqui pode se ver o que ferramentas, habilidade e a sucata certa se consegue fazer.

    Se prestar atenção vai reconhecer algumas coisas.

    http://resumodanet.com/2012/02/fas-de-tanques-de-guerra-constroem.html

    V6 da Captiva no Opala? 95144258
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por Caravan88 Sex 4 Ago - 14:46:23

    adpachec escreveu:

    Fiz SENAI de 99 a 2002, pagando com PLR da empresa.
    O ruim é que no Senai você aprende certo e nas empresas você desaprende tudo.
    No Senai eu aprendi que nunca se afia pastilha de corte do torno mecânico, na vida real eu tive que aprender a afiar pastilha....

    Conte mais sobre o curso, dá uma base legal? É algo muito complexo para fazer como hobby, só para quem vai trabalhar mesmo?
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por adpachec Sex 4 Ago - 15:05:18

    Fiz Desenho Técnico, Mecânica, Usinagem e Ajustagem.
    Sim você ganha bastante conhecimento, eu fiquei adiantado na matéria então fiz peças de moto para funcionários do Senai e ajudei a consertar um ou dois tornos mecânicos.
    Você ganha uma cultura de trabalho, diferente da cultura de muitas empresas que é relaxada, tudo jogado em qualquer canto.
    Se você trabalhar em uma boa empresa isto ajuda, se trabalhar em uma empresa meia boca se você não se adaptar vai sofrer.
    As apostilas do Senai são excelentes, ajudam muito.
    Guarde elas.
    Para quem tentar o ramo industrial na produção eu aconselho fazer o Senai e depois técnico ou a faculdade, porque engenheiro que não sabe medida de chaves é motivo de piada no chão de fábrica.
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    V6 da Captiva no Opala? Empty Re: V6 da Captiva no Opala?

    Mensagem por Marlon Jassanan Sex 4 Ago - 15:33:27

    Não li todos os comentários mas li que você disse que precisa de um motor moderno e confiável, pois bem nosso motor está longe da modernidade mas é muito confiável uma vez que mantido revisado da forma correta e tudo mais, usarei de exemplo um amigo meu, tem um 76 coupê 4 cilindros com platinado e tudo originalzinho e nunca se incomodou, então acho que ficar inventando moda é bobagem e dizer que nossos motores não são confiáveis é só pra quem tem um Opala bixado ou não cuida do motor dai incomoda mesmo, um carburador sem revisão e sem atenção, que só leva paulada logo vai empenar,vazar, afogar e te dar muita dor de cabeça, você pode fazer melhorias no motor do Opala mas nunca subestimar ele do jeito que ele é!

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