Pessoal, bom dia!
De uns tempos pra cá, o pedal do Opalão abaixou bastante durante as frenagens até que perdi o freio (o fluído nunca baixou ou pelo menos teve evidências de vazamentos), sendo necessário dar aquela segunda bombada para frear o carro.
Fui lá e troquei o cilindro por um original varga mesmo, troquei todas as válvulas de sangria, troquei o fluido, sangrei tudo bonitinho (na sequencia) e o problema persistiu.
Daí decidi ir para os freios traseiros e ver se estavam em ordem pq reparei que quando puxo o freio de mão totalmente, o pedal de freio fica firme e não desce nem 1 milimetro.
Quando desmontei a roda vi que os cilindros estavam intactos. Mas para meu choque vi que faltava a alavanca de ajuste automático! Aquele que gira a catraca conforme se puxa o freio de mão pra manter a lona próxima do tambor, e realmente tinha uma folga do garfo de ajuste e também nas sapatas e não tem nada que pelo menos segure o ajuste do garfo (detalhe que esse garfo também não é do ano do carro, é do 79 em diante).
Por fim, não estou encontrando nenhuma foto do sistema original para comprar as peças e refazer o sistema.
Alguém tem uma luz, ou uma foto mesmo?!
Muuuito obrigado e um abração!
De uns tempos pra cá, o pedal do Opalão abaixou bastante durante as frenagens até que perdi o freio (o fluído nunca baixou ou pelo menos teve evidências de vazamentos), sendo necessário dar aquela segunda bombada para frear o carro.
Fui lá e troquei o cilindro por um original varga mesmo, troquei todas as válvulas de sangria, troquei o fluido, sangrei tudo bonitinho (na sequencia) e o problema persistiu.
Daí decidi ir para os freios traseiros e ver se estavam em ordem pq reparei que quando puxo o freio de mão totalmente, o pedal de freio fica firme e não desce nem 1 milimetro.
Quando desmontei a roda vi que os cilindros estavam intactos. Mas para meu choque vi que faltava a alavanca de ajuste automático! Aquele que gira a catraca conforme se puxa o freio de mão pra manter a lona próxima do tambor, e realmente tinha uma folga do garfo de ajuste e também nas sapatas e não tem nada que pelo menos segure o ajuste do garfo (detalhe que esse garfo também não é do ano do carro, é do 79 em diante).
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