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    Primeiro Cilindro Morto :( Empty Primeiro Cilindro Morto :(

    Mensagem por hittokiri Ter 21 Ago - 17:26:26

    Opa pessoal,

    Boa noite.

    Estou precisando do auxilio dos senhores rs

    Seguinte eu mesmo toh reformando meu opala, é um comodoro ano 1979 4 cilindros a gasolina.

    Tirei o motor do carro para poder trocar a gaxeta (coloquei o retentor felpro e agora ele nao vaza ele jorra kkkk), efetuar a pintura dele e etc.

    O motor funcionava redondo antes de eu tirar rs


    Tirei o motor, pintei as peças e tals,

    Marquei o ponto, retirei o virabrequim, coloquei o retentor felpro ( Com os numeros virados para fora do motor ), e aproveitei e troquei as bronzina de bielas e mancal, Como o motor é Std, coloquei Std da marca metal leve GM. Montei direitinho as bronzinas queimando o verniz delas e passando oleo para montar no lugar.
    Efetuei limpeza completa do motor pois estava com a bomba de oleo praticamente entupida e cheia de borra.

    Montei td e coloquei o motor no lugar, ao dar partida o mesmo dava fora de ponto com os cabos nas posições corretas ( 1,3,4,2 ), inverti eles e o carro pegou, percebi que por algum motivo eu devo ter movimentado o motor e o pinhao do distribuidor virou ao contratio.
    Coloquei o carro no ponto novamente, retirei o distribuidor, virei o pinhao do distribuidor que fica dentro do motor para que o mesmo apontasse para o primeiro cilindro como deveria ser.
    Montei o distribuidor e coloquei os cabos novamente na posição correta ( 1,3,4,2 ), agora esta apontando direitinho pro primeiro cilindro.

    Agora começa meu problema, o primeiro cilindro esta morto, Ao retirar a vela ( nova ) a mesma não esta efetuando a queima, Troquei Tampa do distribuidor, cabos de vela e etc e nada, Com o carro ligado ao retirar o cabo do primeiro cilindro não acontece nada, o mesmo esta morto, aproximei o cabo na carcaça do motor e esta vindo centelha normalmente.

    Não sei o que pode ser, estava redondo antes e agora o motor fica balançando com o cilindro falhando, e chupa toda a gasolina do carro.
    Uma coisa que reparei,pode ser impressao minha, parece que o carro esta afogando, quando da partida espirra um poko de combustivel pra cima do carburador.

    Um mecanico amigo meu disse que é valvula presa, mas fico pensando se antes estava bom, como esta presa agora?!

    Alguem consegue dar uma ideia do que pode ser?

    valeu pessoal
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    Primeiro Cilindro Morto :( Empty Re: Primeiro Cilindro Morto :(

    Mensagem por adpachec Ter 21 Ago - 18:10:27

    Se chega centelha até o cabo então é a vela que queimou.
    Ou centelha muito fraca.
    E isto não é incomum, mesmo sendo nova.
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    Mensagem por hittokiri Ter 21 Ago - 18:28:58

    adpachec escreveu:Se chega centelha até o cabo então é a vela que queimou.
    Ou centelha muito fraca.
    E isto não é incomum, mesmo sendo nova.

    Então eu até troquei as velas pensando nisso, inverti elas e etc e da no mesmo, sempre o primeiro morto, a bobina foi comprada faz uns 3 meses, nova da bosh, será que pode ser ela?
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    Mensagem por adpachec Ter 21 Ago - 18:32:23

    Bobina não, porque ela não dispara por cilindro, ela dispara por um período, a distribuição desta energia é feita pelo rotor/tampa distribuidor para cada cilindro.
    O que pode ser a regulagem das válvulas, se é tucho hidráulico ao se carregar ele deixou a válvula aberta.

    E o cilindro pode estar funcionando, mas se a cabeça do pistão estiver úmida ou molhada somente vai se acertar ao esquentar.
    Se é este o problema se resolve dando uma volta no quarteirão e deixando aquecer.
    Passe de leve uma chave de fenda no topo do pistão e veja se ela saí úmida ou seca.
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    Mensagem por hittokiri Ter 21 Ago - 19:04:58

    adpachec escreveu:Bobina não, porque ela não dispara por cilindro, ela dispara por um período, a distribuição desta energia é feita pelo rotor/tampa distribuidor para cada cilindro.
    O que pode ser a regulagem das válvulas, se é tucho hidráulico ao se carregar ele deixou a válvula aberta.

    E o cilindro pode estar funcionando, mas se a cabeça do pistão estiver úmida ou molhada somente vai se acertar ao esquentar.
    Se é este o problema se resolve dando uma volta no quarteirão e deixando aquecer.
    Passe de leve uma chave de fenda no topo do pistão e veja se ela saí úmida ou seca.

    Então o pistao umido nao esta, fui com ele até a casa de escape e voltei, a chave sai seca, amanha vo ver as valvulas, quem sabe muda algo, agradeço a ajuda Very Happy
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    Mensagem por FabioM Qua 22 Ago - 8:37:27

    Dai velho, será que não é a tampa do distribuidor? Veja se na parte que pluga o do pistão 1 não está quebrado/trincado.
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    Mensagem por hittokiri Qua 22 Ago - 11:04:11

    FabioM escreveu:Dai velho, será que não é a tampa do distribuidor? Veja se na parte que pluga o do pistão 1 não está quebrado/trincado.

    Infelizmente a tampa nao é, coloquei uma nova, hoje regulei as valvulas novamente e continua na mesma.

    Ele aparenta estar fora de ponto, pois as vezes quando acelera ele estoura, porém esta td na marcação certa.
    Vo pegar emprestado um medidor de pressao e ver se esta correta.
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    Mensagem por paulo_bomber Qua 22 Ago - 11:18:12

    nao montou comando fora de ponto?
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    Mensagem por FabioM Qua 22 Ago - 12:14:47

    Cara, confere o ponto com uma pistola, as vezes essas marcações velhas ai já não dão mais de confiar.
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    Mensagem por hittokiri Qua 22 Ago - 17:14:21

    paulo_bomber escreveu:nao montou comando fora de ponto?

    Estou achando que foi isso mesmo, apesar que marquei antes de retirar e colocar, mas é a unica explicação, se antes de retirar o motor estava ok, só foi tirar o vira pra trocar a gaxeta que começou o pipino, o ponto nao se acerta de jeito nenhum, ja marquei td certinho, primeiro cilindro encima, marca da polia do vira nas marcações, esta em pms certinho, só pode ser isso.

    Eu ter mechino no pinhao do viraa pode ter afetado o ponto?


    obrigado a ajuda
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    Mensagem por chevy250 Qua 22 Ago - 19:13:56

    Só para conferir....

    Para confiar na marcação da polia do virabrequim, ela tem que estar integra. Não sei que polia tem no seu carro, mas os que usam polia damper (os 6cil usam de série), ela pode estragar e rodar sobre o eixo - ela é feita de duas partes unidas por uma camada de borracha. Quando a borracha estraga, ela gira em falso e a marcaçào da polia simplesmente não vale para mais nada.
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    Mensagem por bruno silverstar83 Qua 22 Ago - 20:51:47

    hittokiri escreveu:
    paulo_bomber escreveu:nao montou comando fora de ponto?

    Estou achando que foi isso mesmo, apesar que marquei antes de retirar e colocar,  mas é a unica explicação, se antes de retirar o motor estava ok, só foi tirar o vira pra trocar a gaxeta que começou o pipino, o ponto nao se acerta de jeito nenhum, ja marquei td certinho, primeiro cilindro encima, marca da polia do vira nas marcações, esta  em pms certinho, só pode ser isso.

    Eu ter mechino no pinhao do viraa pode ter afetado o ponto?


    obrigado a ajuda

    Comando se monta ponto com ponto,tem certeza que não montou diferente?


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    Mensagem por hittokiri Qua 22 Ago - 21:37:04

    bruno silverstar83 escreveu:
    hittokiri escreveu:

    Estou achando que foi isso mesmo, apesar que marquei antes de retirar e colocar,  mas é a unica explicação, se antes de retirar o motor estava ok, só foi tirar o vira pra trocar a gaxeta que começou o pipino, o ponto nao se acerta de jeito nenhum, ja marquei td certinho, primeiro cilindro encima, marca da polia do vira nas marcações, esta  em pms certinho, só pode ser isso.

    Eu ter mechino no pinhao do viraa pode ter afetado o ponto?


    obrigado a ajuda

    Comando se monta ponto com ponto,tem certeza que não montou diferente?

    Então quando tirei a tampa da polia nao achei o pontinho que fica nas duas engrenagens como o opala que eu tive tinha.
    O que eu fiz foi o seguinte, antes de soltar o vira dos mancais, eu marquei a posição das duas engrenagens com um marcador, ai tirei o comando, troquei as bronzinas e voltei o comando para o lugar exatamente na mesma marcação que eu havia feito.
    Esse final de semana vo fazer a pintura geral do carro, vou conferir tudo denovo, caso nao resolva vou tirar a tampa frontal e conferir a marcação da engrenagem do comando.
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    Mensagem por adpachec Qui 23 Ago - 12:15:16

    hittokiri escreveu:
    bruno silverstar83 escreveu:

    Comando se monta ponto com ponto,tem certeza que não montou diferente?

    Então  quando tirei a tampa da polia nao achei o pontinho que fica nas duas engrenagens como o opala que eu tive tinha.
    O que eu fiz foi o seguinte, antes de soltar o vira dos mancais, eu marquei a posição das duas engrenagens com um marcador, ai tirei o comando, troquei as bronzinas e voltei o comando para o lugar exatamente na mesma marcação que eu havia feito.
    Esse final de semana vo fazer a pintura geral do carro, vou conferir tudo denovo, caso nao resolva vou  tirar a tampa frontal e conferir a marcação da engrenagem do comando.

    Tire as velas, isto elimina a compressão.
    Gire o volante do virabrequim (a polia com engrenagem do virabrequim) e ENCOSTE UMA CHAVE DE FENDA no topo do pistão número 1.
    Gire o volante até o pistão número 1 chegar ao topo, acompanhe pelo movimento da chave de fenda, proteja a ponta dela com fita crepe se quiser.
    No topo você vai notar que ao "balançar" o virabrequim o pistão não se mexe.
    Este é o PMS do pistão que você procura e na engrenagem deve aparecer a marca, mas se não estiver pelo menos achou a posição.
    E depois a posição do comando é de uma forma que as duas válvulas do cilindro em PMS (cilindro número 1) estejam FECHADAS.
    O rotor deve estar em posição de disparo da faísca no cilindro 1 (um pouquinho antes de disparar).
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    Mensagem por paulo_bomber Sex 24 Ago - 10:17:10

    desculpe peguntar, mas vc nao inverteu o pms do cil 1? as vezes ele esta em exaustao, ai fica todo errado e dando tiro, tenta inverter os cabos 1 com o 4 e o 2 com o 3
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    Mensagem por hittokiri Ter 28 Ago - 19:55:58

    Bom tirei a tampa frontal pra ver as marcações, porém ela nao tem marcação de ponto, nem a polia do vira nem do comando, porém a marca que eu fiz permanecia ( fiz com esmalte kk ) e estava correta, chamei um mecanico amigo meu e ele disse que o eu tinha que mecher na engrenagem do distrbuidor, pois o cachimbo estava ja passando do primeiro cilindro com o motor em pms do primeiro, retiramos o distribuidor e mechemos naposição, amanha vou dar partida nele e ver o que acontece hehe.
    coloco aqui o resultado, valeu galera
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    Mensagem por paulo_bomber Qua 29 Ago - 11:04:01

    vc quis dizer na aranha? ja ouvi dela "correr" mas como vc comentou que estava funcionando bem antes ...
    vc tem certeza que regulou com pms em explosão? ja fiz dassa de inverter os cabos, ele ameaça pegar e da uns tiros, só inverti o 1 pelo 4 e o 2 pelo 3
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    Mensagem por paulo_bomber Qua 29 Ago - 11:06:40

    fotos tbm ajudariam a ilustrar o problema, a marca dessas polias nao pode ter carbonizaçao? pq acho impossivel vir sem marcaçao de fabrica
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    Mensagem por paulo_bomber Qua 29 Ago - 11:37:16

    nao ta com valvula enforcada no cilindro 1?
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    Mensagem por eleandro kalckmann Qua 29 Ago - 20:13:32

    acompanhando!!!!!
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    Mensagem por hittokiri Qua 29 Ago - 21:36:42

    paulo_bomber escreveu:vc quis dizer na aranha? ja ouvi dela "correr" mas como vc comentou que estava funcionando bem antes ...
    vc tem certeza que regulou com pms em explosão? ja fiz dassa de inverter os cabos, ele ameaça pegar e da uns tiros, só inverti o 1 pelo 4 e o 2 pelo 3

    Então continuando, meu amigo mecanico veio aqui e verificou o ponto certinho, disse que as polias estavam corretas ( e por incrivel que pareça nao tem realmente a marcação, limpamos muito bem elas e nao tem, nao faço ideia do por que, porém as marcas que fiz com o esmalte estavam intactas kkkkkk.

    Ele disse que o problemaa estava na posição do distribuidor, o mesmo estava enforcado nao tendo curso para avançar o ponto.

    Ele colocou certinho com o cachimbo apontando para o cabo do primeiro cilindro, assim como o cilindro 1 encima em pms. ( porém isso tudo ele fez ontem e como ja era denoite nao deu pra eu pontar a tampa e as polias para testar.

    Hoje montei tudo e dei partida.

    Agora não há mais explosoes no carburador, O primeiro cilindro esta queimando a vela, porém o carro ainda esta com o motor quadrado, ainda falhando o primeiro cilindro e balançando pra kramba.
    Agora pelo menos esta no ponto certinho, sem explosoes e partida rapida.

    Agora a falha fica parecendo entrada de ar, em alta ele nao falha, só em baixa.

    Eu ja havia visto se tinha valvula presa e aparentemente nao tinha, porém agora com o ponto certinho a unica coisa que pode ser é valvula presa, como agora esta no ponto certinho, amanha vo tirar a tampa e ver se a valvula do primeiro cilindro esta presa.

    Estou demorando um pouco nisso pois pintei ele na sexta feira, e essa semana estava fazendo a tapeçaria, manta asfaltica, manta acustica, fazendo o teto de vinil e etc.


    E vou atualizando aqui o topico até chegar na solução.

    Depois vo abrir um topico com a reforma do meu opala,nao trabalho com isso, mas fiz sozinho e aprendi no meio do caminho, valeu galera


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    Mensagem por hittokiri Qui 30 Ago - 17:38:47

    negocio tah dificil ein?

    Peguei emprestado um medidor de compressao, esta com 100 a 110 em todos os cilindros, inclusive no primeiro, então de compressao esta ok.

    Coloquei um outra bobina ( de fusca usada q um mecanico trouxe ) houve um ligeira melhora, mas quase a mesma coisa, verifiquei abertura de platinado, cabos da bobina e seus chicotes, toh até ligando a bobina direto na bateria e nada, ja estou sem opções rs
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    Mensagem por eleandro kalckmann Qui 30 Ago - 19:16:09

    testou o gap de vela?
    eu sempre deixo com 0.8mm
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    Primeiro Cilindro Morto :( Empty Re: Primeiro Cilindro Morto :(

    Mensagem por paulo_bomber Sex 31 Ago - 10:36:26

    Acho que esta com pouco ponto, ponto se regula com o motor em funcionamento, de ouvido ou com a pistola. Esquenta o motor, mantém um pouco acelerado e vai adiantando devagar o distribuidor, provavelmente vai ver a rpm aumentar...
    Tbm chutaria algum problema em platinado, nunca usei, mas só vejo o pessoal reclamar dele.
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    Mensagem por adpachec Sex 31 Ago - 11:20:28

    Pergunta boba.

    Quando colocou o motor no ponto a posição do cabo número 1 no distribuidor você colocou antes ou depois da posição do rotor do distribuidor?
    No sentido horário de girar.
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    Mensagem por hittokiri Qua 5 Set - 10:44:37

    eleandro kalckmann escreveu:testou o gap de vela?
    eu sempre deixo com 0.8mm
    Ja conferido

    paulo_bomber escreveu:Acho que esta com pouco ponto, ponto se regula com o motor em funcionamento, de ouvido ou com a pistola. Esquenta o motor, mantém um pouco acelerado e vai adiantando devagar o distribuidor, provavelmente vai ver a rpm aumentar...
    Tbm chutaria algum problema em platinado, nunca usei, mas só vejo o pessoal reclamar dele.

    Então o ponto esta certinho, tanto que vc da partida e tah leve leve, o ponto ja descartei
    O platinado acabei de comprar outro, regulei a abertura dele e agora o clindro esta meio que funcionando mas fraco.

    adpachec escreveu:Pergunta boba.

    Quando colocou o motor no ponto a posição do cabo número 1 no distribuidor você colocou antes ou depois da posição do rotor do distribuidor?
    No sentido horário de girar.

    Ele esta apontando exatamente para o cabo do primeiro.

    Uma coisa que percebi hoje, estou na fase de montagem do carro, coloquei o painel no lugar, ao dar partida a luz vermelha da bateria fica ligada meio fraca, o alternador com problema pode influenciar na bobina? Na hora de gerar a energia pra ela?

    Outra coisa, quando eu tava pintando o motor deixei a bobina cair no chao, será que pode ter danificado ela? ao balançar nao se escuta nada

    Muito obrigado
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    Mensagem por hittokiri Seg 17 Set - 17:26:22

    Só para atualizar o tópico, o problema foi resolvido.

    resumindo eu nao fiz absolutamente nada de errado, por uma infeliz coincidencia o problema era o distribuidor que por algum motivo deu pau após a retirada do motor, apenas uma coincidencia.
    Comprei um kit de ignição eletronica na bosh usadinho, completo com bobina por 220,00, coloquei no opalao e pimba, redondinho.
    Agora só falta resolver o vazamento do retentor bipartido, infelizmente no meu caso nao serviu, vaza bastante, e coloquei de modo correto o retentor ( com os numeros virados para fora do motor. )
    Vou fazer a rosca esquerda no vira mesmo e usar a antiga gaxeta
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    Primeiro Cilindro Morto :( Empty Re: Primeiro Cilindro Morto :(

    Mensagem por adpachec Seg 17 Set - 20:38:06

    hittokiri escreveu:Só para atualizar o tópico, o problema foi resolvido.

    resumindo eu nao fiz absolutamente nada de errado, por uma infeliz coincidencia o problema era o distribuidor que por algum motivo deu pau após a retirada do motor, apenas uma coincidencia.
    Comprei um kit de ignição eletronica na bosh usadinho, completo com bobina por 220,00, coloquei no opalao e pimba, redondinho.
    Agora só falta resolver o vazamento do retentor bipartido, infelizmente no meu caso nao serviu, vaza bastante, e coloquei de modo correto o retentor ( com os numeros virados para fora do motor. )
    Vou fazer a rosca esquerda no vira mesmo e usar a antiga gaxeta

    Bom que resolveu.

    Obs: rosca esquerda no virabrequim somente funciona com motor funcionando, desligado vaza.

    Eu não faria, coloquei retentor.

    OKK
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    Mensagem por hittokiri Seg 17 Set - 22:04:18

    adpachec escreveu:
    hittokiri escreveu:Só para atualizar o tópico, o problema foi resolvido.

    resumindo eu nao fiz absolutamente nada de errado, por uma infeliz coincidencia o problema era o distribuidor que por algum motivo deu pau após a retirada do motor, apenas uma coincidencia.
    Comprei um kit de ignição eletronica na bosh usadinho, completo com bobina por 220,00, coloquei no opalao e pimba, redondinho.
    Agora só falta resolver o vazamento do retentor bipartido, infelizmente no meu caso nao serviu, vaza bastante, e coloquei de modo correto o retentor ( com os numeros virados para fora do motor. )
    Vou fazer a rosca esquerda no vira mesmo e usar a antiga gaxeta

    Bom que resolveu.

    Obs: rosca esquerda no virabrequim somente funciona com motor funcionando, desligado vaza.

    Eu não faria, coloquei retentor.

    OKK

    Dessa nao sabia, porém nao sei o que ocorreu dessa vez pro retentor nao ter dado certo, no outro opala q eu tinha funcinou bem, ja nesse ele vaza muito, ligado goteja pra kramba, chegando a formar poça de oleo grande, ja revisei carter e etc e é o maldito retentor mesmo, toh achando que montei ao contrario sem perceber, usei o tutorial do opalanaveia
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    Mensagem por adpachec Seg 17 Set - 23:54:57

    hittokiri escreveu:
    adpachec escreveu:

    Bom que resolveu.

    Obs: rosca esquerda no virabrequim somente funciona com motor funcionando, desligado vaza.

    Eu não faria, coloquei retentor.

    OKK

    Dessa nao sabia, porém nao sei o que ocorreu dessa vez pro retentor nao ter dado certo, no outro opala q eu tinha funcinou bem, ja nesse ele vaza muito, ligado goteja pra kramba, chegando a formar poça de oleo grande, ja revisei carter e etc e é o maldito retentor mesmo, toh achando que montei ao contrario sem perceber, usei o tutorial do opalanaveia

    Respondido aqui.

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