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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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Caixa de marchas Empty Caixa de marchas

Mensagem por DouglasSteuernagel em Qui 20 Jun - 15:54:47

Boa tarde pessoal, tudo certo?

Deu ruim hoje com meu Opala Sad

Fui dar uma volta com ele, ai saindo do posto dei uma esticada forte a primeira e quando fui colocar a segunda escutei um estalo vindo da caixa e o carro não tinha mais tração...

Parei o carro numa rua lateral e deitei de baixo, pois pensei que podia ser algo com as cruzetas do cardã, mas estava intacta..

O carro engata as marchas tranquilo, mas não gira o cardã, posso deixar engatado e tirar o pé da embreagem que não sai do lugar. Isso com todas as rodas..

Outro teste que fiz, foi deixar o carro engatado na segunda marcha e o carro desligado, empurrei ele sem travar.

Será que pode ser algo com o eixo piloto da caixa de marcha?

O que será que pode ser?

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Att,
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Mensagem por adpachec em Qui 20 Jun - 16:20:51

DouglasSteuernagel escreveu:Boa tarde pessoal, tudo certo?

Deu ruim hoje com meu Opala Sad

Fui dar uma volta com ele, ai saindo do posto dei uma esticada forte a primeira e quando fui colocar a segunda escutei um estalo vindo da caixa e o carro não tinha mais tração...

Parei o carro numa rua lateral e deitei de baixo, pois pensei que podia ser algo com as cruzetas do cardã, mas estava intacta..

O carro engata as marchas tranquilo, mas não gira o cardã, posso deixar engatado e tirar o pé da embreagem que não sai do lugar. Isso com todas as rodas..

Outro teste que fiz, foi deixar o carro engatado na segunda marcha e o carro desligado, empurrei ele sem travar.

Será que pode ser algo com o eixo piloto da caixa de marcha?

O que será que pode ser?

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Att,
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É o castigo por fazer palhaçada....

Olhe o garfo se não escapou.
E depois se ele se movimenta junto com o platô.

Se não é ele é retirar o câmbio.
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Caixa de marchas Empty Re: Caixa de marchas

Mensagem por Marcos Adriano em Qui 20 Jun - 18:16:53

amigo tem q tirar o cambio pra ver o q houve


podem ser muitas coisas.


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Mensagem por eleandro kalckmann em Qui 20 Jun - 18:48:29

aconteceu isso comigo.... foi o eixo entalhado que quebrou no meio....parecia que até tinha sido cortado a laser....acho que até postei foto dele em algum topico do forun,,,só nao lembro qual kkkk..
e nao tem outro jeito ...só abrindo o cambio pra saber....
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Mensagem por Marcos Adriano em Qui 20 Jun - 18:52:33

eleandro kalckmann escreveu:aconteceu isso comigo.... foi o eixo entalhado que quebrou no meio....parecia que até tinha sido cortado a laser....acho que até postei foto dele em algum topico do forun,,,só nao lembro qual kkkk..
e nao tem outro jeito ...só abrindo o cambio pra saber....


foi naquele topico q eu criei sobre o eixo entalhado do cambio 5m do 4cil 92.


eu acho dificil o 4m ter quebrado o entalhado....maaaaaas vamos aguardar.


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Mensagem por eleandro kalckmann em Qui 20 Jun - 18:58:44

pela descriçao do avatar é um 4cil 91....originalmente 5m igual o meu antigo 90....mas vai saber
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Mensagem por Marcos Adriano em Qui 20 Jun - 19:00:49

putz é verdade....


nao tinha visto....achei q era um 6cil 4m.....



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Mensagem por OpaleiroJlle em Sex 21 Jun - 21:15:58

adpachec escreveu:
DouglasSteuernagel escreveu:Boa tarde pessoal, tudo certo?

Deu ruim hoje com meu Opala Sad

Fui dar uma volta com ele, ai saindo do posto dei uma esticada forte a primeira e quando fui colocar a segunda escutei um estalo vindo da caixa e o carro não tinha mais tração...

Parei o carro numa rua lateral e deitei de baixo, pois pensei que podia ser algo com as cruzetas do cardã, mas estava intacta..

O carro engata as marchas tranquilo, mas não gira o cardã, posso deixar engatado e tirar o pé da embreagem que não sai do lugar. Isso com todas as rodas..

Outro teste que fiz, foi deixar o carro engatado na segunda marcha e o carro desligado, empurrei ele sem travar.

Será que pode ser algo com o eixo piloto da caixa de marcha?

O que será que pode ser?

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Att,
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É o castigo por fazer palhaçada....

Olhe o garfo se não escapou.
E depois se ele se movimenta junto com o platô.

Se não é ele é retirar o câmbio.

Que besteira! Agora opala tem que ser guiado como um velho? rsssssssssss
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Mensagem por DouglasSteuernagel em Dom 23 Jun - 11:58:22

Boa tarde pessoal,

No que me referi em sair forte de primeira marcha, não foi sair lixando pneu forçando... Saí sem lixar, mas quando ele saiu do lugar acelerei até um giro alto (acho que foi até uns 4 mil giros) e passei pra segunda marcha..

Mas hoje pela manhã fui verificar o garfo da embreagem e fiz um vídeo..

https://youtu.be/OXefe3RDcN0

A princípio está mexendo o garfo e o platô.. Veja o que vocês acham.. sei que o ângulo não está muito bom..

Semana que vem vou pegar uma girafa e tirar o motor com o câmbio para desmontar..

Agradeço a ajuda de todos!

Att,
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Mensagem por adpachec em Dom 23 Jun - 13:15:26

O garfo está empurrando pouco o rolamento do platô.





A diferença na flexão das molas do platô.




Se não resolver terá que tirar o câmbio.

4.000 rpm's em segunda, aplicou potência máxima em uma engrenagem feita para aguentar somente 50% disto.

Eu acho que arrebentou a engrenagem do eixo piloto.
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Mensagem por Marcos Adriano em Dom 23 Jun - 20:07:41

eu vi o plato voltando junto com o garfo exatamente nos 0,51 segundos entendi o q vc disse!

realmente pode ter soltado o seu plato do volante dai nao da pressao da mola no disco e ele nao passa o giro pro cambio....


acho q seu problema foi com a embreagem


erga o carro tire esse carter q protege a embreagem engate a quarta marcha e tente girar o carda com a mao e veja se vc consegue.....se vc conseguir tente reparar se o disco da embreagem esta girando.

pegando uma imagem do video q o pachec mostrou esses sao os componetes:

verde é a "prensa" do plato
amarelo é o DISCO
azul é o volante
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com cambio engatado, pé fora da embreagem e as rodas traseiras erguidas vc nao pode conseguir girar o carda com a mao....se vc conseguir tente reparar se o disco esta girando....se tiver vc teve problemas com o plato ou com o disco.....

porem de qualquer jeito vc terá q tirar o cambio...e dependendo do dano no sistema de embreagem ficaria mais barato mexer no cambio kkkkkkkk


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Mensagem por DouglasSteuernagel em Dom 23 Jun - 21:56:33

Boa noite,

Entendi, amanhã vou tirar essa proteção e vou fazer esse teste que você mencionou... Faço mais um vídeo mostrando o resultado.

Obrigado pela força de vocês!

Att,
Douglas

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Mensagem por Marcos Adriano em Dom 23 Jun - 22:00:21

Blz...... lembrando q o teste q eu falei é com motor desligado


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Mensagem por DouglasSteuernagel em Seg 24 Jun - 19:28:49

Boa noite,

Fiz o teste que você sugeriu.. acho que foi a embreagem pro saco mesmo..

Fiz um vídeo: https://youtu.be/hLFO06M1u6w

Não consegui erguer as rodas traseiras para fazer o teste do cardã engatado na quarta marcha.. mas pedi ajuda para meu pai para empurrar o carro, deixei engatado na quarta marcha e deitei pra olhar se virava o disco de embreagem junto, mas nem se mexeu..

Semana que vem vou tirar o motor fora para verificar o que ocorreu.. tiro fotos e posto para vocês..

Valeu pela ajuda de todos!

Att,
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Mensagem por Marcos Adriano em Seg 24 Jun - 20:01:29

eu tbem acho q seja embreagem

parece q o plato nao esta prensando totalmente o disco....


boa sorte ai


se precisar de alguma peça de embreagem talvez eu consiga num lugar q saia mais em conta.....mas ve ai

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Mensagem por DouglasSteuernagel em Sab 29 Jun - 21:39:56

Boa noite pessoal,

Retirei o motor e caixa hoje.. e acho que a caixa de marcha quebrou mesmo.. fiz um vídeo dela:

https://www.youtube.com/watch?v=Ju9agqy0oGI

Ela esta com folga no eixo traseiro e também percebi um negócio, não sei se estou certo, mas acredito que se eu deixe o cambio engatado, o eixo todo deve girar, certo? Então, na minha caixa se eu deixo engatado ou mesmo desengatado e giro o eixo piloto para um lado e a traz não gira, consigo até girar um eixo pra um lado e outro pra outro lado.. isso quer dizer que algo quebrou dentro dela certo?

Tirei fotos também da embreagem, percebi que ela tem um rachado..

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Mensagem por Marcos Adriano em Sab 29 Jun - 22:08:19

Douglas com o cambio engatado alguma marcha piloto e entalhado vão seguir o mesmo giro exceto a ré mas meo em ré vão ter uma ligação. Em ponto morto vc pode girar cada um pra um lado....ou girar um e deixar o outro parado e assim por diante.

Porém pela folga e pela facilidade q vc esta girando o entalhado eu acho q ele quebrou mesmo. Nunca vi um entalhado girar tão fácil assim com a ponta do dedo e nem se mexendo assim....


Acho q vai gastar uma boa graninha aí......eu montei um desse no começo do mês.... só de rolamentos foram 180 reais.

Já aproveita e revisa ele inteiro igual eu fiz....


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Mensagem por DouglasSteuernagel em Sab 29 Jun - 22:24:20

Marcos, muito obrigado pelas ajudas e dicas. Vou revisar a caixa inteira então.. Volto logo mais com fotos dos prejuízos.

Vlw

Att,
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Mensagem por eleandro kalckmann em Dom 30 Jun - 7:02:56

90%de chance de ter quebrado o entalado no meio...
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Mensagem por opala4cc em Dom 30 Jun - 11:33:07

esse disco de embreagem é recondicionado, não?
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Mensagem por DouglasSteuernagel em Dom 30 Jun - 12:10:22

Bom dia, sim essa embreagem é recondicionada, troquei ela a 4 anos atrás.

Att,
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Mensagem por opala4cc em Dom 30 Jun - 12:19:36

DouglasSteuernagel escreveu:Bom dia, sim essa embreagem é recondicionada, troquei ela a 4 anos atrás.

Att,
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Na próxima vez, compre uma nova. Esse recondicionamento foi muito mal feito.
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Mensagem por DouglasSteuernagel em Dom 30 Jun - 16:34:02

Boa tarde pessoal,

Hoje desmontei a caixa e o eixo entalhado estava quebrado, segue as fotos:

Caixa de marchas Whatsa19
Caixa de marchas Whatsa17
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Troco esse eixo ou procuro uma outra caixa?

Att,
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Mensagem por pacato em Dom 30 Jun - 17:49:34

Acompanhando.
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Mensagem por Murilo R em Seg 1 Jul - 16:28:18

essa semana instalei um 5 marcha desse na minha caravan automatica 1990 motor 6 cc diferencial 307 vou ver que vai dar
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Mensagem por opala4cc em Ter 2 Jul - 8:18:44

Quebrou bem no apoio do mancal de rolamento. É bem provável que um ou mais dos mancais de rolamento do eixo estivesse com muita folga. Isso deve ter gerado esforços não previstos ou vibração no eixo.
Havia limalha no óleo da caixa? Vazava muito óleo pelo retentor traseiro da caixa?
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Mensagem por DouglasSteuernagel em Ter 2 Jul - 9:37:29

Bom dia,

Obrigado pela ajuda, mas não vazava no retentor traseiro e também não tinha limalha no óleo.. ela estava tudo certinho engatava todas sem problemas e era bem macia, não roncava nada, aparentemente estava tudo certinho..

Achei uma caixa cinco marchas aqui na minha cidade por mil reais.. será que compensa eu trocar esse entalhado da minha ou pegar essa outra caixa?

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Caixa de marchas Empty Re: Caixa de marchas

Mensagem por opala4cc em Ter 2 Jul - 11:57:48

DouglasSteuernagel escreveu:Bom dia,

Obrigado pela ajuda, mas não vazava no retentor traseiro e também não tinha limalha no óleo.. ela estava tudo certinho engatava todas sem problemas e era bem macia, não roncava nada, aparentemente estava tudo certinho..

Achei uma caixa cinco marchas aqui na minha cidade por mil reais.. será que compensa eu trocar esse entalhado da minha ou pegar essa outra caixa?

Att,
Douglas

É difícil dizer. Tem de avaliar todos os itens da sua e da caixa que está sendo comprada: sua caixa está com todos os rolamentos bons? A caixa a ser comprada está com os rolamentos bons? Todas as engrenagens da sua caixa estão boas? Como estão as engrenagens da caixa que você encontrou? Tem algum tipo de garantia? Quanto custa um eixo entalhado novo ou usado em bom estado? Será que encontra um eixo entalhado novo ou usado em bom estado para comprar? A caixa de mil reais é oferecida na troca? Veja que estas caixas que estão por aí nos dias de hoje podem estar com engrenagens lascadas, rolamentos gastos, etc... Tudo isso deve ser considerado. Uma coisa é certa: daqui onde nós estamos (em outras cidades, falando através de um fórum) é difícil dar uma boa avaliação sobre o que vale a pena sem inspecionar a sua caixa e a caixa que você encontrou. Em última instância, comprar esta caixa lhe dá a opção de aproveitar o eixo entalhado dela com os componentes da sua atual caso ela dê algum xabú em um futuro próximo.
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Caixa de marchas Empty Re: Caixa de marchas

Mensagem por Marcos Adriano em Qua 3 Jul - 17:31:58

Murilo R escreveu:essa semana instalei um 5 marcha desse na minha caravan automatica 1990 motor 6 cc diferencial 307 vou  ver que vai dar


mes passado eu montei um 5m de 4cil e vou por na minha caravan 6cil....porem só pra testar e ver se ficou tudo ok.......pretendo colocar ele esse fds e rodar uns dias de teste...

Caixa de marchas 20190614
Caixa de marchas 20190615
Caixa de marchas 20190616
Caixa de marchas 20190611
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Caixa de marchas 20190613



troquei tudo nele....todos (todos mesmo) os rolamentos....todos os sincronizados e retentores....

e como esse cambio tinha algumas peças internas com defeito e foram trocadas tbem preciso ver como elas vao se comportar funcionando com as antigas....foi trocado eixo entalhado (mesma peça do amigo do topico), carretel, caixa seca e caixa intermediaria (onde ficam as engrenagens).

vamos ver.


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Mensagem por Marcos Adriano em Qua 3 Jul - 17:50:49

DouglasSteuernagel escreveu:Bom dia,

Obrigado pela ajuda, mas não vazava no retentor traseiro e também não tinha limalha no óleo.. ela estava tudo certinho engatava todas sem problemas e era bem macia, não roncava nada, aparentemente estava tudo certinho..

Achei uma caixa cinco marchas aqui na minha cidade por mil reais.. será que compensa eu trocar esse entalhado da minha ou pegar essa outra caixa?

Att,
Douglas


se vc conhece a caixa q esta comprando eu ate concordo em vc comprar ela....e ficar com a sua pra fornecer peças de reserva caso alguma apresente problema futuro....principalmente na caixa seca q costuma trincar.


porem se nao conhece...nao viu aberta....nao viu rodando recomendo vc arrumar a sua q vc ja sabe como esa.....eu paguei 200 reais nesse eixo entalhado q usei nessa caixa das fotos.....era usado porem esta perfeito.

é uma valor relativamente alto?

é...

porem vc nao perde a caixa inteira q estava boa funcionando tudo certinho.....


eu sei um lugar q vende esses eixos usados (foi onde comprei esse pra arrumar a caixa das fotos)....se quiser posso dar uma olhada pra vc se tem mais algum bom la......o valor vai ser nessa faixa.

mas pesquise bem ai antes pra ver certinho o q vc acha....


se puder optar por usar a caixa de 1000 durante uns dias pra ver certinho é uma boa....comprar sem olhar nada é complicado....melhor arrumar a sua.


mais umas fotos do cambio q eu montei com esse entalhado q eu citei:

Caixa de marchas 20190618
Caixa de marchas 20190619
Caixa de marchas 20190617
Caixa de marchas 20190621
Caixa de marchas 20190620
Caixa de marchas 20190622
Caixa de marchas 20190624
Caixa de marchas 20190623
Caixa de marchas 20190625


boa sorte ai OKK


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