Não sei aí estou errado ou não. Só que queria saber sim atrapalha alguma coisa essa conexão no funcionamento normal do motor. Já que eu tenho intenções de tirar tudo para pintar o cofre. E aí tal vez tampe a parte de baixo do coletor de admissão e trocar o coletor de escapamento que tá muito ferrujado e feio. Desculpe minha ignorância, não sou mecânico, só tenho algumas noções e muita vontade de aprender de meu carro. Aí vá uma foto. Obrigado
Entrar
Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 89 usuários online :: 2 registrados, 0 invisíveis e 87 visitantes :: 2 motores de busca
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44
Procurar
Os membros mais ativos do mês
101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas
Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito
Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Seguem abaixo as alternativas confiáveis:
www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br
Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …
Top dos mais postadores
thallisguimaraes (17661) | ||||
tabarbosa (16850) | ||||
Rubão6cc (15493) | ||||
BANDIT (13573) | ||||
Xann (10394) | ||||
Marcos Adriano (10111) | ||||
j ricardo (9376) | ||||
Jean Bida (9320) | ||||
raphaelcaronti (8744) | ||||
Eduardo SSa (8677) |
Palavras-chaves
Tópicos mais ativos
4 participantes
Coletor de admissão e escapamento
Quetes93- Opaleiro
- Número de Mensagens : 32
Localização : Chuy
Data de inscrição : 22/08/2019
- Mensagem nº1
Coletor de admissão e escapamento
É aí galera. Estou mexendo no cofre para melhorar a visual do mesmo. Meu opala é Comodoro 2portas 1985 mod 1986. Foi muito maltratado pelos antigos donos. Manutenções porcas em fim... Agora estou eu dando carinho e amor há 2 anos. Meu carro é gasolina no doc e motor original. Agora me liguei que o colector de admissão e escapamento tem uma conexão. Eu achava que era só no motor álcool o famoso aquecedor.
Não sei aí estou errado ou não. Só que queria saber sim atrapalha alguma coisa essa conexão no funcionamento normal do motor. Já que eu tenho intenções de tirar tudo para pintar o cofre. E aí tal vez tampe a parte de baixo do coletor de admissão e trocar o coletor de escapamento que tá muito ferrujado e feio. Desculpe minha ignorância, não sou mecânico, só tenho algumas noções e muita vontade de aprender de meu carro. Aí vá uma foto. Obrigado
Não sei aí estou errado ou não. Só que queria saber sim atrapalha alguma coisa essa conexão no funcionamento normal do motor. Já que eu tenho intenções de tirar tudo para pintar o cofre. E aí tal vez tampe a parte de baixo do coletor de admissão e trocar o coletor de escapamento que tá muito ferrujado e feio. Desculpe minha ignorância, não sou mecânico, só tenho algumas noções e muita vontade de aprender de meu carro. Aí vá uma foto. Obrigado
Basico- Opaleiro
- Número de Mensagens : 631
Idade : 42
Localização : Recife - PE
Modelo do carro : Diplomata Coupé 87 Dourado 6 cilindros a Álcool
Cilindros : 6 Cilindros
Data de inscrição : 15/08/2013
- Mensagem nº2
Re: Coletor de admissão e escapamento
Quetes93 escreveu:É aí galera. Estou mexendo no cofre para melhorar a visual do mesmo. Meu opala é Comodoro 2portas 1985 mod 1986. Foi muito maltratado pelos antigos donos. Manutenções porcas em fim... Agora estou eu dando carinho e amor há 2 anos. Meu carro é gasolina no doc e motor original. Agora me liguei que o colector de admissão e escapamento tem uma conexão. Eu achava que era só no motor álcool o famoso aquecedor.
Não sei aí estou errado ou não. Só que queria saber sim atrapalha alguma coisa essa conexão no funcionamento normal do motor. Já que eu tenho intenções de tirar tudo para pintar o cofre. E aí tal vez tampe a parte de baixo do coletor de admissão e trocar o coletor de escapamento que tá muito ferrujado e feio. Desculpe minha ignorância, não sou mecânico, só tenho algumas noções e muita vontade de aprender de meu carro. Aí vá uma foto. Obrigado
Boa tarde Brother.
Todos os motores incluindo os de carburdor simples e gasolina tem esse aquecimento com os gases de escapamento na união do coletor de admissão com o de escapamento.
Quando o motor é a alcool é acrescentado um aquecimento no coletor de admissão com a água do arrefecimento que no caso do carburador 3E tambem é aplicado no motor a gasolina, devido promover uma mistura mais pobre e mais emusificada diminuindo os poluentes nos gases de escape com a utilização de Valvula EGR nos Diplomatas ultima série.
Como seu carro é gasolina, vc pode eliminar e instalar um dimensionado sem problemas....
Abraço
Quetes93 gosta desta mensagem
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº3
Re: Coletor de admissão e escapamento
Basico escreveu:Quetes93 escreveu:É aí galera. Estou mexendo no cofre para melhorar a visual do mesmo. Meu opala é Comodoro 2portas 1985 mod 1986. Foi muito maltratado pelos antigos donos. Manutenções porcas em fim... Agora estou eu dando carinho e amor há 2 anos. Meu carro é gasolina no doc e motor original. Agora me liguei que o colector de admissão e escapamento tem uma conexão. Eu achava que era só no motor álcool o famoso aquecedor.
Não sei aí estou errado ou não. Só que queria saber sim atrapalha alguma coisa essa conexão no funcionamento normal do motor. Já que eu tenho intenções de tirar tudo para pintar o cofre. E aí tal vez tampe a parte de baixo do coletor de admissão e trocar o coletor de escapamento que tá muito ferrujado e feio. Desculpe minha ignorância, não sou mecânico, só tenho algumas noções e muita vontade de aprender de meu carro. Aí vá uma foto. Obrigado
Boa tarde Brother.
Todos os motores incluindo os de carburdor simples e gasolina tem esse aquecimento com os gases de escapamento na união do coletor de admissão com o de escapamento.
Quando o motor é a alcool é acrescentado um aquecimento no coletor de admissão com a água do arrefecimento que no caso do carburador 3E tambem é aplicado no motor a gasolina, devido promover uma mistura mais pobre e mais emusificada diminuindo os poluentes nos gases de escape com a utilização de Valvula EGR nos Diplomatas ultima série.
Como seu carro é gasolina, vc pode eliminar e instalar um dimensionado sem problemas....
Abraço
é
na vdd nem todos.
pois a partir da mudança da carburacao pelo 3E na linha em 1990 os coletores foram separados e TODOS receberam aquecimento feito pela agua do sistema de arrefecimento
por isso NAO EXISTE coletor de 3E para opala e caravan sem aquecimento....e aquela parte onde encaixaria no coletor do 3E é aberta só tem um encosto pra dar apoio aos parafusos q ainda continuaram os mesmos 3.
Quetes93 gosta desta mensagem
Basico- Opaleiro
- Número de Mensagens : 631
Idade : 42
Localização : Recife - PE
Modelo do carro : Diplomata Coupé 87 Dourado 6 cilindros a Álcool
Cilindros : 6 Cilindros
Data de inscrição : 15/08/2013
- Mensagem nº4
Re: Coletor de admissão e escapamento
Marcos Adriano escreveu:Basico escreveu:
Boa tarde Brother.
Todos os motores incluindo os de carburdor simples e gasolina tem esse aquecimento com os gases de escapamento na união do coletor de admissão com o de escapamento.
Quando o motor é a alcool é acrescentado um aquecimento no coletor de admissão com a água do arrefecimento que no caso do carburador 3E tambem é aplicado no motor a gasolina, devido promover uma mistura mais pobre e mais emusificada diminuindo os poluentes nos gases de escape com a utilização de Valvula EGR nos Diplomatas ultima série.
Como seu carro é gasolina, vc pode eliminar e instalar um dimensionado sem problemas....
Abraço
é
na vdd nem todos.
pois a partir da mudança da carburacao pelo 3E na linha em 1990 os coletores foram separados e TODOS receberam aquecimento feito pela agua do sistema de arrefecimento
por isso NAO EXISTE coletor de 3E para opala e caravan sem aquecimento....e aquela parte onde encaixaria no coletor do 3E é aberta só tem um encosto pra dar apoio aos parafusos q ainda continuaram os mesmos 3.
Bom, se todos foram separado e receberam unica e exclusivamente aquecimento por água, então eu não sei mais de nada, pois apesar de não ter mexido em um 92/92 original ainda, nunca vi coletores separados em Opala.
Só para ilustrar
Abraço
Rubão6cc gosta desta mensagem
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4086
Idade : 41
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008
- Mensagem nº5
Re: Coletor de admissão e escapamento
Basico escreveu:Marcos Adriano escreveu:
é
na vdd nem todos.
pois a partir da mudança da carburacao pelo 3E na linha em 1990 os coletores foram separados e TODOS receberam aquecimento feito pela agua do sistema de arrefecimento
por isso NAO EXISTE coletor de 3E para opala e caravan sem aquecimento....e aquela parte onde encaixaria no coletor do 3E é aberta só tem um encosto pra dar apoio aos parafusos q ainda continuaram os mesmos 3.
Bom, se todos foram separado e receberam unica e exclusivamente aquecimento por água, então eu não sei mais de nada, pois apesar de não ter mexido em um 92/92 original ainda, nunca vi coletores separados em Opala.
Só para ilustrar
Abraço
Vc diz q nunca viu coletores de admissão e escape separados?
_________________
Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
Omega CD 4.1 95/96
Basico- Opaleiro
- Número de Mensagens : 631
Idade : 42
Localização : Recife - PE
Modelo do carro : Diplomata Coupé 87 Dourado 6 cilindros a Álcool
Cilindros : 6 Cilindros
Data de inscrição : 15/08/2013
- Mensagem nº6
Re: Coletor de admissão e escapamento
Müller escreveu:Basico escreveu:
Bom, se todos foram separado e receberam unica e exclusivamente aquecimento por água, então eu não sei mais de nada, pois apesar de não ter mexido em um 92/92 original ainda, nunca vi coletores separados em Opala.
Só para ilustrar
Abraço
Vc diz q nunca viu coletores de admissão e escape separados?
Original não
Müller- Moderador
- Número de Mensagens : 4086
Idade : 41
Localização : São Paulo - SP
Modelo do carro : 2 Caravans Comodoro 88 e 91 (4 e 6cil. respectivamente), 1 Opala Comodoro 90 (4 cil.) e Omega CD 4.1 95/96.
Cilindros : 20 no total!!!!
Data de inscrição : 05/01/2008
- Mensagem nº7
Re: Coletor de admissão e escapamento
Originalmente, todos são parafusados um no outro!
_________________
Caravan Comodoro SL/E 87/88 4cil.
Caravan Comodoro SL/E 91/91 6cil., completa
Opala Comodoro SL/E 90/90 4cil.
Omega CD 4.1 95/96
Marcos Adriano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 10111
Localização : Por ai....
Modelo do carro : Caravan Diplomata 87 6 Cil Saia e Blusa Cinza
Cilindros : 6
Data de inscrição : 31/08/2011
- Mensagem nº8
Re: Coletor de admissão e escapamento
Basico escreveu:Marcos Adriano escreveu:
é
na vdd nem todos.
pois a partir da mudança da carburacao pelo 3E na linha em 1990 os coletores foram separados e TODOS receberam aquecimento feito pela agua do sistema de arrefecimento
por isso NAO EXISTE coletor de 3E para opala e caravan sem aquecimento....e aquela parte onde encaixaria no coletor do 3E é aberta só tem um encosto pra dar apoio aos parafusos q ainda continuaram os mesmos 3.
Bom, se todos foram separado e receberam unica e exclusivamente aquecimento por água, então eu não sei mais de nada, pois apesar de não ter mexido em um 92/92 original ainda, nunca vi coletores separados em Opala.
Só para ilustrar
Abraço
olha na vdd nao precisa ter mexido em um 92/92 original.....pois o sistema comecou em 1990!
e o q eu quis dizer é q toda a carburacao antiga de opala independente do combustivel usado (446, h34, h40 e etc) os gases do escape passam na base do coletor de admissao.
portanto o coletor de ESCAPE desses modelos é ABERTO a parte de cima....permitindo o CONTATO dos gases com o coletor de admissao pra fazer um "pre-aquecimento"
a carburacao do 3E de 90 a 92 essa parte ABERTA do coletor de escape foi FECHADA e os coletores continuaram no mesmo lugar porem o ESCAPE nao "compartilha" mais os gases com a ADMISSAO.
Na propria foto q vc postou (a primeira pra ser mais exato) nota-se nitidamente q existe uma pequena distancia entre ambos..é pequena mais existe. Os modelos antigos eles ficam totalmente ligados e ate existe uma junta para esse local:
nos anuncios q vemos por ai ela refere-se somente opala ate 89 ou 90......essa junta nao é aplicavel nos motores modernos 90, 91 e 92.....
aqui umas foto do coletor de escape pra carburacao do 3E:
o coletor de ADMISSAO fica SEPARADO do coletor de escape por esses 3 batentes (onde 1 deles é a propria rosca do parafuso):
Eles SEMPRE foram parafusados um ao outro durante toda producao. Porem a partir de 90 teve essa mudança.
Eu nao quis dizer q eles eram SEPARADOS um longe do outro...ou muito menos um de cada lado como é no chevete....
apenas me referi ao "caminho" dos gases do escape q mudou....achei q vc entenderia.
Quetes93 gosta desta mensagem
Hoje à(s) 14:17:11 por Barai
» Recondicionamento da válvula do ar quente
Hoje à(s) 13:09:16 por fabioklock
» Tanque combustivel/boia Caranavan Standard 1981 à Alcool
Hoje à(s) 12:02:35 por Lucasaurieme05
» coletor para tripla weber unico
Hoje à(s) 7:22:15 por reimon
» Preparação problemática X Motorista Nutela
Hoje à(s) 6:18:10 por Pedrão B.
» Console Opala Comodoro coupe 1980
Ontem à(s) 18:23:40 por chunlee7
» restauração dos bancos do opala - molas zig zag
Ontem à(s) 16:26:45 por chunlee7
» espuma do banco baixo - opala standard 1980
Ontem à(s) 16:24:18 por chunlee7
» É possível trocar o formato do farol?
Ontem à(s) 16:06:20 por Pedrão B.