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Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Mensagem por Bre4100 Qua 28 Out - 8:14:54

    Muito bom dia a todos os amigos.

    Estou com uma certa "dor de cabeça" para resolver a questão do marcador de combustível do meu opala diplomata 86/87!

    Pois bem, meu carro esta com tanque de 84/85L de metal, porém o Painel dele é do Opala ano 90+, desde que peguei o carro, o marcador dele sempre marcou somente até o primeiro quarto de tanque (logo acima da reserva), mesmo estando cheio até o bico kkkk.

    Refiz toda elétrica do carro, do zero, e ficou esses detalhes ainda, o eletricista disse para verificar a boia, que na época não fez. porque disse que o tanque estava muito cheio.

    Nesse tempo acabei comprando uma Weber 40, fizemos a instalação, e foi colocado uma bomba elétrica, faltando fazer somente o Catch tank...

    Semana passada levei o veiculo até uma mecânica, ele retirou o tanque para fazer o catch tank e ai comprei uma bóia nova do Opala 84 Litros, fui instalar, e ocorre a mesma coisa, não marca mais que 1/4 de tanque.

    O Mecânico testou externamente com uma boia de chevette, e ai marcou certo.. o ponteiro funcionou certinho.

    Troquei a bóia por outra nova, achando que a primeira poderia ter vindo com algum defeito, novamente não deu certo, marcando igual.

    Agora eu estou na dúvida, qual bóia usar? já que meu painel é do 90 + e o tanque é de METAL.. segundo o mecânico, eu preciso de uma bóia com maior resistência.. mas não entendo nada disso..

    As bóias dos anos 90 + não são parafusadas, então não vai dar certo, tem que ser aquela bóia com parafusos..

    Fico muito agradecido caso alguém possa dar uma ajuda nessa questão.

    Grande abraço! Very Happy
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    Mensagem por GustavoZorzi Qua 28 Out - 14:54:22

    As boias 85 p/ frente possuem a mesma resistência cerca de 88 ohms cheio 1 ohms vazio, com algumas pequenas tolerâncias. Ou seja para mesma resistência apresentada todos os painéis 85> devem marcar por volta do mesmo lugar.

    Eu iria conferir primeiro se tem boa continuidade no fio que vai do painel até a bóia.
    Depois a escala de resistência dessa boia junto do marcador fora, para ver se ela está batendo certinho.
    Cheio 90 ± 5 ohms
    Meio Tanque 44 ± 2 ohms
    Vazio 5 ± 2 ohms

    Inclusive do meu painel ta bem zoado e estou projetando uma adaptação do marcador do monza que possui a mesma escala de resistência e tenho um funcionando perfeitamente calibrado.

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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 28 Out - 18:11:32

    tenta calibrar seu ponteiro de uma maneira q eu ja fiz:


    sequei o tanque, coloquei 20 litros, liguei meia chave, tirei o ponteiro do painel e encaixei ele novamente no eixo marcando 1/4


    depois disso peguei mais 20 litros e coloquei no tanque e o ponteiro ja marcou sozinho meio tanque.....


    depois disso meu marcador ficou marcando certinho.

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    Mensagem por GustavoZorzi Qua 28 Out - 19:05:54

    Marcos Adriano escreveu:tenta calibrar seu ponteiro de uma maneira q eu ja fiz:


    sequei o tanque, coloquei 20 litros, liguei meia chave, tirei o ponteiro do painel e encaixei ele novamente no eixo marcando 1/4


    depois disso peguei mais 20 litros e coloquei no tanque e o ponteiro ja marcou sozinho meio tanque.....


    depois disso meu marcador ficou marcando certinho.
    É que esses marcadores de combustível maioria atuam de forma linear com a resistência, então só de vc ter colocado o ponteiro no lugar certo na quantia certo já é dele bater mais ou menos certo.

    Eu tenho uns de Monza e para calibrar eu comprei um potenciômetro de baixíssima resistência, então eu regulo ele no meu multímetro a digamos 44 ohms que seria meio tanque e faço a ligação, se não bate dou um ajeitada.

    Infelizmente do meu painel do Opala ta bem doido, para mesma resistencia hora ele ta vazio, hora ta cheio, hora ta 3/4...... então vou adaptar um do Monza, só preciso fazer uma "carcaça" pois a bobina do marcador do Monza é bem menor que do Opala e também tem questão da fixação a malha.

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    Mensagem por Marcos Adriano Qua 28 Out - 20:16:34

    o meu marca certinho


    20 litros a cada risco daquele maior.

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    Mensagem por GustavoZorzi Qua 28 Out - 23:08:28

    Interessante

    Se der certo minha adaptação eu irei fazer esse teste dos 20 litros.

    Inclusive por curiosidade, no caso do indicador de temperatura é aproximadamente esses valores em graus celsius:
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    Mensagem por Bre4100 Qui 29 Out - 8:34:12

    Marcos Adriano escreveu:tenta calibrar seu ponteiro de uma maneira q eu ja fiz:


    sequei o tanque, coloquei 20 litros, liguei meia chave, tirei o ponteiro do painel e encaixei ele novamente no eixo marcando 1/4


    depois disso peguei mais 20 litros e coloquei no tanque e o ponteiro ja marcou sozinho meio tanque.....


    depois disso meu marcador ficou marcando certinho.


    Essa ideia nunca me passou pela cabeça.. vou pedir ajuda para o Eletricista que fez toda elétrica do carro..ele que montou o painel.

    Muito obrigado a todos que postaram suas dicas. Depois eu posto o resultado aqui!
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    Mensagem por Marcos Adriano Qui 29 Out - 20:18:51

    GustavoZorzi escreveu:Interessante

    Se der certo minha adaptação eu irei fazer esse teste dos 20 litros.

    Inclusive por curiosidade, no caso do indicador de temperatura é aproximadamente esses valores em graus celsius:
    Bóia de Combustivel e Marcador de Combustivel - Diplomata 86/87 JH1Eqq7



    eu acho se essa escala começasse pelo 50° estaria mais exato.


    pelas experiencias q tive quando meu carro quando era no alcool e agora esta na gasolina os apontamentos bateriam se o começo fosse o 50º
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    Mensagem por GustavoZorzi Sex 30 Out - 12:14:32

    Marcos Adriano escreveu:
    GustavoZorzi escreveu:Interessante

    Se der certo minha adaptação eu irei fazer esse teste dos 20 litros.

    Inclusive por curiosidade, no caso do indicador de temperatura é aproximadamente esses valores em graus celsius:
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    eu acho se essa escala começasse pelo 50° estaria mais exato.


    pelas experiencias q tive quando meu carro quando era no alcool e agora esta na gasolina os apontamentos bateriam se o começo fosse o 50º
    Então, essa escala foi feita pela ODG a partir do sensor mas pode-se haver algumas discrepâncias é claro
    Eu por exemplo usei esses valores junto da resistência que eles apresentam e consegui gerar uma fórmula para valor aproximado da temperatura pelo valor da resistência, um dia que estava por volta de 25~30 graus e o motor estava frio do dia pro outro e apresentou uma temperatura próxima da ambiente.
    Mas claro isso depende de ambos, sensor e indicador funcionando perfeitamente.
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    Mensagem por Marcos Adriano Sex 30 Out - 17:56:54

    no alcool usava VT de 92 e a ventoinha acionava com o ponteiro certinho no meio onde na ilustracao consta 80.


    na gasolina uso VT de 75 e a ventoinha liga entre o 50 e 60 na ilustracao.


    dai to me baseando nisso....e em alguns comentarios q o pessoal faz.
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    Mensagem por GustavoZorzi Sex 30 Out - 23:53:57

    Marcos Adriano escreveu:no alcool usava VT de 92 e a ventoinha acionava com o ponteiro certinho no meio onde na ilustracao consta 80.


    na gasolina uso VT de 75 e a ventoinha liga entre o 50 e 60 na ilustracao.


    dai to me baseando nisso....e em alguns comentarios q o pessoal faz.
    hummm, então..... essa informação é dos painéis ODG, então eles devem ter uma marcação diferente referente a temperatura, tanto que não conferi com a indicação do painel pois meu indicador ta doido e vi só pela resistência.

    Agora pq eles mudaram a escala no painel deles, só Deus sabe rsrsrs
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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 31 Out - 11:34:56

    é.....sei la


    pode ser q o meu tbem esteja descalibrado....pode estar marcando menos do real no painel...


    dificil dar certeza dessas coisas.

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    Mensagem por GustavoZorzi Sáb 31 Out - 12:17:37

    Marcos Adriano escreveu:é.....sei la


    pode ser q o meu tbem esteja descalibrado....pode estar marcando menos do real no painel...


    dificil dar certeza dessas coisas.

    Se quiser testar pela temperatura x resistência:
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    Hora que a ventoinha acionar veja se a resistência vai estar próxima desses valores com ajuda de um multímetro entre essa ponta do sensor e qualquer ponto aterrado.
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    Mensagem por Marcos Adriano Sáb 31 Out - 18:57:58

    interessante



    vou testar.

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