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Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

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    Troca boia de combustivel Empty Troca boia de combustivel

    Mensagem por adonel Qua 31 Dez - 18:48:07

    Opa galera,

    Eu abastecia mas marcava errado no painel, chegava perto da reserva e ainda tinha gasolina, e completando o ponteiro nao ia no maximo.

    Comprei a boia e levei pro eletricista, depois de um certo trabalho pro ponteiro ir pro final, descobrimos um vazamento na boia. Recebi outra boia, mas continua marcando errado, acho ate que ta pior, ta bem negativo, quando o ponteiro descola(inicio da reserva, acho que ainda tem uns 6 litros. Na troca da nova eu nao estava presente, entao acho que botaramd e qualquer jeito, existe alguma regulagem?
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    Troca boia de combustivel Empty Re: Troca boia de combustivel

    Mensagem por tcheco 8687 Qui 1 Jan - 6:18:43

    tenho o mesmo problema no meu, nao consigo acertar tbem.
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    Troca boia de combustivel Empty Re: Troca boia de combustivel

    Mensagem por silvamsa Qui 1 Jan - 7:49:05

    adonel escreveu:Opa galera,

    Eu abastecia mas marcava errado no painel, chegava perto da reserva e ainda tinha gasolina, e completando o ponteiro nao ia no maximo.

    Comprei a boia e levei pro eletricista, depois de um certo trabalho pro ponteiro ir pro final, descobrimos um vazamento na boia. Recebi outra boia, mas continua marcando errado, acho ate que ta pior, ta bem negativo, quando o ponteiro descola(inicio da reserva, acho que ainda tem uns 6 litros. Na troca da nova eu nao estava presente, entao acho que botaramd e qualquer jeito, existe alguma regulagem?

    Adonel, teu carro está com o tanque original? Ao adquirir a boia verificou se a boia é compatível com o tanque que está instalado?

    Segue uma tabelinha que eventualmente poderá ajudá-lo a desvendar o mistério:

    Medida Boia                      Ano/Combustivel               Litros
    660x540x200       D22124    ATE 78                            55
    660x540x220       D20929    79 A 84                            65
    660x540x270       D19393    84 A 90 GASOLINA           84
    660X540X270      D20928    84 A 90 ALCOOL               84
    x                        D20996    10/90 A 92 GASOLINA       93
    x                        D20997    10/90 A 92 ALCOOL           93
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    Troca boia de combustivel Empty Re: Troca boia de combustivel

    Mensagem por cabesanto77 Qui 1 Jan - 8:47:17

    Tem que regular ela fora
    na boia tem duas chapinhas que escosta a haste
    com ela fora do tanque regula-se onde é o cheio e o vazio de acordo com seu marcador no painel

    mas é um pequeno ajuste...
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    Troca boia de combustivel Empty Re: Troca boia de combustivel

    Mensagem por Müller Qui 1 Jan - 9:09:02

    cabesanto77 escreveu:Tem que regular ela fora
    na boia tem duas chapinhas que escosta a haste
    com ela fora do tanque regula-se onde é o cheio e o vazio de acordo com seu marcador no painel

    mas é um pequeno ajuste...

    Exatamente!

    Embora ela já venha regulada de fábrica para cada tipo de tanque, tem q fazer o ajuste fino "na mão".

    É meio chatinho de fazer pq tem q ajustar, colocar no tanque, olhar o ponteiro e ver se ficou bom.


    _________________
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    Troca boia de combustivel Empty Re: Troca boia de combustivel

    Mensagem por adonel Qui 1 Jan - 11:57:30

    Hm, como eu exatamento faço isso? so desencaixar ela, regular, botar pra testar e mandar alguem olhar no ponteiro?
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    Troca boia de combustivel Empty Re: Troca boia de combustivel

    Mensagem por adpachec Qui 1 Jan - 13:22:03

    cabesanto77 escreveu:Tem que regular ela fora
    na boia tem duas chapinhas que escosta a haste
    com ela fora do tanque regula-se onde é o cheio e o vazio de acordo com seu marcador no painel

    mas é um pequeno ajuste...

    Müller escreveu:
    cabesanto77 escreveu:Tem que regular ela fora
    na boia tem duas chapinhas que escosta a haste
    com ela fora do tanque regula-se onde é o cheio e o vazio de acordo com seu marcador no painel

    mas é um pequeno ajuste...

    Exatamente!

    Embora ela já venha regulada de fábrica para cada tipo de tanque, tem q fazer o ajuste fino "na mão".

    É meio chatinho de fazer pq tem q ajustar, colocar no tanque, olhar o ponteiro e ver se ficou bom.

    Correto, estas chapinhas nas laterais (inclinadas), servem de limitadores, se entortar para mais ou para menos altera a marcação.
    A de baixo se entortar para fora a boia vai ficar mais baixa e começar a marcar com menos combustível no tanque.
    Se entortar para dentro ela vai começar a marcar só quando tiver mais combustível no tanque.

    É um acerto chato.

    São estas 02 chapas inclinadas:

    Troca boia de combustivel 1337358729_3

    Em casos mais "extremos" é entortar o braço da boia, entortar para baixo ela marca com pouco combustível e entortar para cima ela vai começar a marcar quando tiver mais combustível.

    O problema é o acerto......muito chato.

    OKK
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    Troca boia de combustivel Empty Re: Troca boia de combustivel

    Mensagem por adonel Qui 1 Jan - 13:50:52

    Blz então, vou futucar la!

    Brigado pela ajuda galera
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    Troca boia de combustivel Empty Re: Troca boia de combustivel

    Mensagem por Irvandro Qui 8 Jan - 10:50:19

    Não tem segredo pra tirar a boia não né?
    Eu tentei tirar esses dias achando que tinha pouca gasolina no meu opala 76, mas tinha muita kkk por que eu comecei a desrosquear o primeiro parafuso ai começou a escorrer gasolina, dai apertei dnv kkkkkkk
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    Troca boia de combustivel Empty Re: Troca boia de combustivel

    Mensagem por Jack Skill Sex 9 Jan - 9:59:22

    Tem não, só tirar os parafusos e tirar com cuidado pra não entortar o braço da boia...
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    Troca boia de combustivel Empty Re: Troca boia de combustivel

    Mensagem por cabesanto77 Sex 9 Jan - 11:27:22

    Irvandro escreveu:Não tem segredo pra tirar a boia não né?
    Eu tentei tirar esses dias achando que tinha pouca gasolina no meu opala 76, mas tinha muita kkk por que eu comecei a desrosquear o primeiro parafuso ai começou a escorrer gasolina, dai apertei dnv kkkkkkk

    Tire um pouco de combustível,
    Suba seu carro no macaco pela roda direita tipo deixando ele inclinado para esquerda
    retire o parafuso mais baixo da boia ou a mangueira e vê se sai combustível se não sair pode tirar a boia fora.

    Eu regulo assim, ajuda muito.

    1) com a boia fora do tanque pegue um fio comprido ligue no terminal que fica la na boia próximo ao tanque, um fio que de para vc ligar na boia que está em sua mão e vc ficar sentado no banco do motorista.

    2) com a chave ligada, ligue um fio negativo na carcaça da boia ou no terminal negativo da mesma.
    Se você ligar um fio negativo neste que vem da boia seu ponteiro do marcador tem que marcar cheio.

    3) com os dois fio ligados deixe a boia na sua mão como se ela estivesse parafusada no tanque.

    4) levante ela ate o final e veja onde bate o ponteiro, se não marcar cheio vai entortando a chapinha de cima

    5) depois com ela toda abaixada verifique onde seu ponteiro marca e regule a chapinha de baixo.

    importante saber que todo tanque tem lastro, ou seja um volume de combustível que o pescador não pega, do opala dá uns 4 litros, logo se você tiver 10 litros só utiliza 6

    grande abraço
    Irvandro
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    Troca boia de combustivel Empty Re: Troca boia de combustivel

    Mensagem por Irvandro Sáb 10 Jan - 10:15:59

    cabesanto77 escreveu:
    Irvandro escreveu:Não tem segredo pra tirar a boia não né?
    Eu tentei tirar esses dias achando que tinha pouca gasolina no meu opala 76, mas tinha muita kkk por que eu comecei a desrosquear o primeiro parafuso ai começou a escorrer gasolina, dai apertei dnv kkkkkkk

    Tire um pouco de combustível,
    Suba seu carro no macaco pela roda direita tipo deixando ele inclinado para esquerda
    retire o parafuso mais baixo da boia ou a mangueira e vê se sai combustível  se não sair pode tirar a boia fora.

    Eu regulo assim, ajuda muito.

    1) com a boia fora do tanque pegue um fio comprido ligue no terminal que fica la na boia próximo ao tanque, um fio que de para vc ligar na boia que está em sua mão e vc ficar sentado no banco do motorista.

    2) com a chave ligada, ligue um fio negativo na carcaça da boia ou no terminal negativo da mesma.
    Se você ligar um fio negativo neste que vem da boia seu ponteiro do marcador tem que marcar cheio.

    3) com os dois fio ligados deixe a boia na sua mão como se ela estivesse parafusada no tanque.

    4) levante ela ate o final e veja onde bate o ponteiro, se não marcar cheio vai entortando a chapinha de cima

    5) depois com ela toda abaixada verifique onde seu ponteiro marca e regule a chapinha de baixo.

    importante saber que todo tanque tem lastro, ou seja um volume de combustível que o pescador não pega, do opala dá uns 4 litros, logo se você tiver 10 litros só utiliza 6

    grande abraço

    Muito obrigado pela ajuda, vou fazer isso agora, pois o meu era desligado, tava sem o fio, dai eu tire o painel, achei aonde ligava e fiz a ligação, dai marca tudo cheio como se tivesse completo!
    Foi ai que eu pensei que quem colocou la pudesse ter colocado errado ou prendido a boinha, ai fui tirar (pensando que tinha pouca gasolina) mas saiu kkkk
    mas valew pela dica Troca boia de combustivel 255810 vou erguer ele com o macaco quando chegar em casa e seguir seus passos kkk
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    Troca boia de combustivel Empty Re: Troca boia de combustivel

    Mensagem por adonel Dom 11 Jan - 20:23:47

    Simples mas muito boa a ideia eim cabesanto77, digna do mcgyver aehauue
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    Troca boia de combustivel Empty Re: Troca boia de combustivel

    Mensagem por cabesanto77 Seg 12 Jan - 5:36:15

    adonel escreveu:Simples mas muito boa a ideia eim cabesanto77, digna do mcgyver aehauue

    Quem tem opala sempre inventa idéias de Mcgyver.... kkkkk
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    Mensagem por Bruno Porto Dom 18 Jan - 16:47:07

    Esse problema de marcador de combustível é um outra novela do meu opala, fiz a cagada de jogar o tanque velho fora e esqueci de tirar a boia pra botar no tanque novo...

    Agora a boia foi trocada pela segunda vez, preciso botar pelo menos uns trinta litros para para ver se marca meio tanque.
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    Troca boia de combustivel Empty Re: Troca boia de combustivel

    Mensagem por Glaucio Missioneiro Seg 19 Jan - 7:32:18

    cabesanto77 escreveu:
    importante saber que todo tanque tem lastro, ou seja um volume de combustível que o pescador não pega, do opala dá uns 4 litros, logo se você tiver 10 litros só utiliza 6

    grande abraço

    Deve ser por isso que no meu tinha um pedaço de uns 30cm de cano além do pescador.
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    Troca boia de combustivel Empty Re: Troca boia de combustivel

    Mensagem por Glaucio Missioneiro Seg 19 Jan - 7:38:31

    Bruno Porto escreveu:Esse problema de marcador de combustível é um outra novela do meu opala, fiz a cagada de jogar o tanque velho fora e esqueci de tirar a boia pra botar no tanque novo...

    Agora a boia foi trocada pela segunda vez, preciso botar pelo menos uns trinta litros para para ver se marca meio tanque.

    No meu, se coloco 16 litros (50 pila) quando bate na reserva, dá quase no meio.
    avatar
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    Troca boia de combustivel Empty Re: Troca boia de combustivel

    Mensagem por Bruno Porto Seg 19 Jan - 20:34:26

    Quantos litros é seu tanque ? alguém sabe quantos litros é a reserva do tanque de 65 litros ?
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    Troca boia de combustivel Empty Re: Troca boia de combustivel

    Mensagem por Glaucio Missioneiro Seg 19 Jan - 21:32:19

    O novo que eu coloquei acho que é de 55 litros. Me disseram que a reserva é 8l.
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    Troca boia de combustivel Empty Re: Troca boia de combustivel

    Mensagem por leonardogf2003 Seg 3 Ago - 20:08:44

    Boa noite prezados,
    Primeiro sou grato a todas as dicas acima pois foi fundamental para conseguir fazer funcionar, em resumo.. consertei o regulador do painel, fiz a regulagem na mão (conforme acima) e deixei aferido ponteiro e a boia, porem notei que com 16 litros fica no final da reserva..alguém teve o mesmo problema?? é normal?? coloquei o multímetro para verificar a corrente na saída do positivo que vai na boia e tinha apenas 9,4 volts ..tem alguma relação? meu tanque é de 55l a boia que usei foi Siemens D22124 ...
    abraços. Muito obrigado!!
    Was
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    Troca boia de combustivel Empty Ponteiro desce com 1/4 de gasolina

    Mensagem por Was Ter 26 Set - 10:50:56

    Glaucio Missioneiro escreveu:
    Bruno Porto escreveu:Esse problema de marcador de combustível é um outra novela do meu opala, fiz a cagada de jogar o tanque velho fora e esqueci de tirar a boia pra botar no tanque novo...

    Agora a boia foi trocada pela segunda vez, preciso botar pelo menos uns trinta litros para para ver se marca meio tanque.

    No meu, se coloco 16 litros (50 pila) quando bate na reserva, dá quase no meio.


    Galera, estou com um probleminha também no meu marcado de combustivel parecido...
    Eu restaurei o painel em um eletricista recentemente. Estava com problema que, muitas vezes, o ponteiro da gasolina descia para 0, quase que independente da quantidade de gasolina que tinha no tanque. Só marcava bem, quando eu colocava mais de meio tanque. Meu eletricista já tinha me falado que a marca de bóia que eu tinha comprado era das piores, marca CAV, que vende no Mercado Kar aqui da região.

    Pois bem: comprei uma bóia da Siemens VDO recentemente para o meu tanque (65l) e ele marcava perfeito!
    Troca boia de combustivel 49_23p

    Se meu tanque é de 65l, cada divisória seria 16l. Se eu coloco 16l, ele marca 1/4, perfeito. Quando eu coloquei uns 28l, ele marcou um pouquinho menos da metade, perfeito!


    Mas o problema é quando a gasolina está na reserva. Quando o ponteiro atinge a reserva, ele oscila um pouco e algumas vezes ele cai para 0.
    Ou seja: na reserva, as vezes o ponteiro desce e eu não consigo saber exatamente quanto tem de gasolina!
    Hoje o ponteiro simplesmente desceu tudo e não quis subir mais. Em uma descida, eu bombava nos freios para chacoalhar a gasolina no tanque e... a bóia voltou a funcionar! Liguei imediatamente pro especialista do meu painel e ele me disse que a bóia poderia estar encantada. E me sugeriu colocar no mínimo meio tanque e acompanhar. O problema é que talvez para eu secar toda essa gasolina que eu colocar eu posso perder a garantia da minha bóia.

    O que pode ser este problema, hein?!
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    Mensagem por Hainra Qui 28 Set - 14:59:28

    Pode ser que o pescador não alcance como mencionado ali em cima, não sei.. É só uma ideia...
    No meu caso ele só marca certo quando está abaixo de meio tanque kkkkkkk
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    Mensagem por Was Ter 3 Out - 18:26:58

    Caramba, né meu...
    Eu também estou pensando que o marcador não aponta direito quando o nível do combustível está perto do fim porque imagine só:
    Se a reserva for de 8 litros, pelo tamanho do tanque isso no tanque seria 1 dedo, 2 no máximo de altura. É muito baixo. Em alguns momentos em que pegaria uma ladeira ou uma descida, essa gasolina deslocaria toda para um lado, a bóia tocaria o fundo do tanque e contudo marcaria no painel 0 de gasolina...

    Mas, o meu problema sendo somente esse (marcação imprecisa na reserva) não seria uma grande preocupação, pois:
    1) Por mais que a reserva daria uma boa autonomia de distância (8 litros x 5km/l = 40km de autonomia), não podemos rodar na reserva para não puxar sujeira do tanque e queimar a bomba;
    2) Dá para facilmente criar a cultura de não andar na reserva, ou seja: o ponteiro toca a reserva, você abastece. Daí pra frente ele marca perfeito.

    Essa última vez em que abasteci, o ponteiro andou por toda a marcação vermelha da reserva até chegar no fim. Ou seja, ele funcionou perfeitamente.
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    Mensagem por LucasPiologo Qua 4 Out - 7:59:43

    Meu tanque é de 84L, se não engano a reserva dele é de 12L.
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    Mensagem por Glaucio Missioneiro Qua 18 Out - 12:27:39

    Was escreveu:
    2) Dá para facilmente criar a cultura de não andar na reserva, ou seja: o ponteiro toca a reserva, você abastece. Daí pra frente ele marca perfeito.


    Eu tenho esse hábito.

    Até porque opala não dá confiar muito em média, né....
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    Mensagem por Was Sex 19 Jan - 13:48:34

    É verdade cara... Acho que todos os Opalas marcam um pouco impreciso, né.
    Você vê: meu mecanico restaurou do zero um Opala, peças 100% novas. Andou com o carro e o marcador não marca certo. Ponteiro fica descendo e subindo. Já mexeu e não resolveu. Detalhe: ele é auto elétrico especialista em Opala.
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    Mensagem por gilmareu Seg 29 Jan - 6:29:57

    Eu já troquei a boia do meu 2x, a primeira deu vazamento, da marca Indebrás, para mim é Lixobrás.

    Nas duas vezes eu não mexi em nada de entortar o arame da bóia pra cima ou para baixo, até porque ela é alinhada certinho com o "canudinho" que pesca a gasolina. Se a bóia ficar mais baixa que este canudinho, vai marcar gasolina no tanque e o pescador não vai conseguir pegar esta gasolina de baixo. Então o certo para não ficar na mão, é ter a bóia exatamente na mesma altura do caninho.

    E sim, depois que acaba a gasolina pelo marcador do painel ainda ficam uns litros no tanque, até pelo formato do nosso tanque que não é quadrado embaixo.

    O certo é deu reserva, abastece. Na questão de oscilar o ponteiro não tem jeito, é uma piscina que nós temos lá atrás no porta malas, então se vc frear a gasolina do tanque vai para a frente e o faz marcar mais cheio, se vc der uma arrancada mais forte a gasolina vai para tras do tanque e faz marcar menos.
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    Mensagem por Was Qua 31 Jan - 18:00:44

    Pois, é foi o que eu imaginei. Eu vejo também que, ao ligar a ventoinha do radiador, o ponteiro também marca menos, como se a energia da ventoinha estivesse "roubando" a do ponteiro do marcador.
    Um outro detalhe também é que a bóia não raspa o fundo do tanque, contudo, de fato quando ele marca "fim de gasolina" no ponteiro, ainda há gasolina no carro e você ainda anda. Oscilando as vezes, ele chega a parar no descanso do ponteiro, que é bem menos que o fim da gasolina. Mas é certo que você não andará muito quando ele apresenta esse indicador e vai atrair inúmeras sujeiras do tanque para o duto de combustível, gerando o meu probema.
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    Mensagem por Was Ter 15 maio - 15:27:28

    Maior droga ver o ponteiro funcionando 100%, mas quando entra na reserva (imagino 8L-autonomia de 40km) o ponteiro desce como se não houvesse nada.
    Ou seja, tem gasolina pra você ir num mercadinho do outro lado do bairro e voltar com folga, mas o marcador diz que você "não pode" fazer isso Sad
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    Mensagem por mInternauta Ter 26 Jun - 21:01:11

    O Ponteiro dos Opala sofrem de mal de Parkeson por vários motivos.

    A Bóia tem problemas de nível quando o carro está na reserva e em um nível íngreme.

    Pode ser o aterramento do sensor da bóia
    Pode ser o aterramento ou as trilhas do painel
    Pode ser as trilhas do relógio do medidor de combustível.
    Regulador de Tensão
    Aterramento e Fiação do Alternador/Bateria
    E ai vai.
    Na Minha Caravan decidi que vou refazer tudo.

    Enviado pelo Topic'it
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    Mensagem por Mau_Glad Qua 27 Jun - 6:36:32

    No caso dos Opalas e Caravans abaixo de 79 (ou 80) é pior. Os marcadores são resistivos e muito difíceis de ajustar. Estou fazendo um restauro completo no painel da SS, e o marcador de combustível não marca certo nem a pau. Estou trabalhando nele em bancada, com fonte ajustável e utilizando voltagens calculadas de acordo com a resistência da boia e não consigo fazer o ponteiro percorrer todo o curso corretamente. O da temperatura até que está bem estável. Então, em alguns casos, não adianta ter uma excelente boia, vai marcar errado mesmo. Acredito que os marcadores modernos, que são indutivos, deva funcionar melhor. Mais um detalhe, o regulador de voltagem do painel, tem que estar impecável, caso contrário, com a variação da voltagem da bateria, ocasionará marcações diferentes para um mesmo nível de combustível ou mesma temperatura.
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    Mensagem por eleandro kalckmann Qua 27 Jun - 11:18:44

    Mau_Glad escreveu:No caso dos Opalas e Caravans abaixo de 79 (ou 80) é pior. Os marcadores são resistivos e muito difíceis de ajustar. Estou fazendo um restauro completo no painel da SS, e o marcador de combustível não marca certo nem a pau. Estou trabalhando nele em bancada, com fonte ajustável e utilizando voltagens calculadas de acordo com a resistência da boia e não consigo fazer o ponteiro percorrer todo o curso corretamente. O da temperatura até que está bem estável. Então, em alguns casos, não adianta ter uma excelente boia, vai marcar errado mesmo. Acredito que os marcadores modernos, que são indutivos, deva funcionar melhor. Mais um detalhe, o regulador de voltagem do painel, tem que estar impecável, caso contrário, com a variação da voltagem da bateria, ocasionará marcações diferentes para um mesmo nível de combustível ou mesma temperatura.

    entrando de metido no assunto..hehehe
    consegui regular quase 100% o painel de um 77...o regulador que fica atras do painel tem uma regulagem nele,consegui regular mexendo nele e testando...abrir ele e passar uma lixa 400 nos contatos internos tambem ajuda bastante...

    https://www.clubedohardware.com.br/uploads/monthly_2016_07/20160704_181032.thumb.jpg.dc939c719c39ef5ff8fca61ae27d1803.jpg
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    Mensagem por Mau_Glad Qui 28 Jun - 6:16:45

    eleandro kalckmann escreveu:
    Mau_Glad escreveu:No caso dos Opalas e Caravans abaixo de 79 (ou 80) é pior. Os marcadores são resistivos e muito difíceis de ajustar. Estou fazendo um restauro completo no painel da SS, e o marcador de combustível não marca certo nem a pau. Estou trabalhando nele em bancada, com fonte ajustável e utilizando voltagens calculadas de acordo com a resistência da boia e não consigo fazer o ponteiro percorrer todo o curso corretamente. O da temperatura até que está bem estável. Então, em alguns casos, não adianta ter uma excelente boia, vai marcar errado mesmo. Acredito que os marcadores modernos, que são indutivos, deva funcionar melhor. Mais um detalhe, o regulador de voltagem do painel, tem que estar impecável, caso contrário, com a variação da voltagem da bateria, ocasionará marcações diferentes para um mesmo nível de combustível ou mesma temperatura.

    entrando de metido no assunto..hehehe
    consegui regular quase 100% o painel de um 77...o regulador que fica atras do painel tem uma regulagem nele,consegui regular mexendo nele e testando...abrir  ele e passar uma lixa 400 nos contatos internos tambem ajuda bastante...

    https://www.clubedohardware.com.br/uploads/monthly_2016_07/20160704_181032.thumb.jpg.dc939c719c39ef5ff8fca61ae27d1803.jpg

    Sim. Dá pra ajustar. O regulador tem que ser travado em 10 V, para não ter interferência da variação da voltagem da bateria. Para quem não tem interesse em manter original, é possível adaptar um regulador com tecnologia mais moderna. Existe um componente com código LM7810. Regula a voltagem de saída em 10 V, sem necessidade de ajuste. Para quem deseja manter o regulador original, é passivo de manutenção. Os componentes usados são bem comuns. Mas tem que ter um pouco de intimidade com eletrônica.

    Limpeza nos contatos sempre é bem-vindo. Há um acumulo de sujeira bem grande

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