Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Opaleiros do Paraná

Conecte-se e aproveite as vantagens de ser um Membro Oficial.

Opaleiros do Paraná

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos

» ajuda com fios das luzes do alerta e freio no painel 1975 - 1980
Temperatura ideal para rodar na estrada EmptyOntem à(s) 18:42:37 por juanopaleiro

» Minha primeira Caravan (SS4 80)
Temperatura ideal para rodar na estrada EmptyOntem à(s) 18:22:31 por Goettens

» NOVA PLACA "PRETA" MERCOSUL
Temperatura ideal para rodar na estrada EmptyOntem à(s) 11:52:37 por RHCESPECIAL1974

»  INJETADO X CARBURADO (OMEGA/OPALA) - 4100/4400/4800
Temperatura ideal para rodar na estrada EmptyOntem à(s) 9:55:47 por lucas krause

» numeração de segurança opala 71
Temperatura ideal para rodar na estrada EmptyOntem à(s) 8:27:19 por Call

» Opala SS6 1974
Temperatura ideal para rodar na estrada EmptyOntem à(s) 8:19:48 por Call

» Opala SS4-1974
Temperatura ideal para rodar na estrada EmptyOntem à(s) 8:19:06 por Rubão6cc

» código do motor
Temperatura ideal para rodar na estrada EmptyOntem à(s) 8:12:04 por Call

» Instalação de rádio
Temperatura ideal para rodar na estrada EmptyQua 24 Abr - 22:01:19 por opala4cc

Quem está conectado?

156 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 155 visitantes :: 1 motor de busca

juanopaleiro


[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 617 em Seg 17 Out - 21:04:44

101 Racing Parts - Fechou! - Alternativas

Qua 1 Mar - 7:19:22 por levizito

Amigos... os posts relacionados a renomada loja 101 Racing Parts de importação de peças são antigos, os links do site que encontro no fórum não abrem e os telefones não existem...

Seguem abaixo as alternativas confiáveis:

www.americaparts.com.br
http://www.pro-1.com.br
www.marcelinhospecialparts.com.br

Se os amigos tiverem notícias sobre a 101 ou outras lojas confiáveis de …

Top dos mais postadores

thallisguimaraes (17661)
Temperatura ideal para rodar na estrada Bar_leftTemperatura ideal para rodar na estrada BarTemperatura ideal para rodar na estrada Bar_right 
tabarbosa (16850)
Temperatura ideal para rodar na estrada Bar_leftTemperatura ideal para rodar na estrada BarTemperatura ideal para rodar na estrada Bar_right 
Rubão6cc (15340)
Temperatura ideal para rodar na estrada Bar_leftTemperatura ideal para rodar na estrada BarTemperatura ideal para rodar na estrada Bar_right 
BANDIT (13573)
Temperatura ideal para rodar na estrada Bar_leftTemperatura ideal para rodar na estrada BarTemperatura ideal para rodar na estrada Bar_right 
Xann (10394)
Temperatura ideal para rodar na estrada Bar_leftTemperatura ideal para rodar na estrada BarTemperatura ideal para rodar na estrada Bar_right 
Marcos Adriano (10111)
Temperatura ideal para rodar na estrada Bar_leftTemperatura ideal para rodar na estrada BarTemperatura ideal para rodar na estrada Bar_right 
j ricardo (9376)
Temperatura ideal para rodar na estrada Bar_leftTemperatura ideal para rodar na estrada BarTemperatura ideal para rodar na estrada Bar_right 
Jean Bida (9320)
Temperatura ideal para rodar na estrada Bar_leftTemperatura ideal para rodar na estrada BarTemperatura ideal para rodar na estrada Bar_right 
raphaelcaronti (8744)
Temperatura ideal para rodar na estrada Bar_leftTemperatura ideal para rodar na estrada BarTemperatura ideal para rodar na estrada Bar_right 
Eduardo SSa (8677)
Temperatura ideal para rodar na estrada Bar_leftTemperatura ideal para rodar na estrada BarTemperatura ideal para rodar na estrada Bar_right 

4 participantes

    Temperatura ideal para rodar na estrada

    Bruno Chumbinho
    Bruno Chumbinho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 220
    Idade : 46
    Localização : Toronto
    Modelo do carro : Opala Especial 1973
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 17/12/2017

    Temperatura ideal para rodar na estrada Empty Temperatura ideal para rodar na estrada

    Mensagem por Bruno Chumbinho Dom 24 Out - 22:16:14

    Boa noite a todos,

    Gostaria de conferir com vocês qual a temperatura que um Opala 4 cilindros deve ter ao rodar na estrada.

    Meu carro roda na cidade entre 80 e 90 graus. Tenho injeção eletrônica instalada e consigo ver a temperatura no display da injeção com bastante precisão.

    Mas quando saio da cidade e rodo na estrada a temperatura vai caindo gradativamente e se estabiliza em torno de 60 graus (observação: as estradas aqui não tem subidas e descidas quase nenhuma curva, é só engatar a quarta marcha, chegar a 100, 110 Km/h e esquecer do resto do mundo).

    Algumas considerações:

    Uso fluido de radiador e não água.

    Meu radiador é o original do Opala 4 cilindros, com 3 colmeias (pois meu carro tem ar condicionado).

    Tenho válvula termostática e a mesma está funcionando corretamente. Já testei com o carro parado. A válvula abre com, aproximadamente, 76 graus. E então se percebe o fluxo de líquido passando pela mangueira superior em direção ao radiador.

    Isso também afastou uma suspeita que eu tinha sobre o medidor de temperatura estar descalibrado.

    Outra coisa interessante: já rodei em dias que a temperatura era 25 graus e em outros com 10 graus.
    Nenhuma alteração, temperatura do motor na estrada se mantem nos 60 graus.

    Já retirei a hélice mecânica para testar na estrada. Não muda nada. Temperatura em torno de 60 graus. Ligar ou desligar o ar condicionado também não muda nada.

    O carro funciona perfeitamente em todas as condições de uso.

    Esta temperatura de 60 graus está ok para estrada?

    Abraço a todos!
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Temperatura ideal para rodar na estrada Empty Re: Temperatura ideal para rodar na estrada

    Mensagem por Gerald Seg 25 Out - 8:19:05

    Bruno Chumbinho escreveu:
    Tenho válvula termostática e a mesma está funcionando corretamente. Já testei com o carro parado. A válvula abre com, aproximadamente, 76 graus. E então se percebe o fluxo de líquido passando pela mangueira superior em direção ao radiador.
    Talvez o problema esteja justamente aí. Uma válvula termostática não abre numa temperatura, mas vai abrindo gradualmente numa faixa de temperatura, como mostra a figura abaixo:
    Temperatura ideal para rodar na estrada Valvul10

    Provavelmente, a 60 ºC, a válvula termostática do seu Opala já abre o suficiente para que o fluxo de fluido de arrefecimento seja tal que mantenha a temperatura do motor estabilizada, mas num valor relativamente baixo quando o carro anda em estrada e temperatura ambiente é baixa. Se isso for verdade, a solução seria trocar a válvula termostática por uma que trabalhasse numa faixa de temperatura mais elevada.

    Este tópico tem informações sobre os tipos de válvulas termostáticas que podem ser usadas no Opala:
    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t39860-problemas-com-temperatura-4cil-alcool-resolvido


    Talvez 60 ºC seja uma temperatura um pouco baixa em relação à ideal, que geralmente se considera como algo em torno de 90 ºC. A curva abaixo mostra como o desgaste do cilindro varia com a temperatura de operação do motor. Note que a temperatura é dada em ºF, não em ºC.
    Temperatura ideal para rodar na estrada Chart

    Bruno Chumbinho gosta desta mensagem

    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Temperatura ideal para rodar na estrada Empty Re: Temperatura ideal para rodar na estrada

    Mensagem por adpachec Seg 25 Out - 10:23:25

    Bruno Chumbinho escreveu:Boa noite a todos,

    Gostaria de conferir com vocês qual a temperatura que um Opala 4 cilindros deve ter ao rodar na estrada.

    Meu carro roda na cidade entre 80 e 90 graus. Tenho injeção eletrônica instalada e consigo ver a temperatura no display da injeção com bastante precisão.

    Mas quando saio da cidade e rodo na estrada a temperatura vai caindo gradativamente e se estabiliza em torno de 60 graus (observação: as estradas aqui não tem subidas e descidas quase nenhuma curva, é só engatar a quarta marcha, chegar a 100, 110 Km/h e esquecer do resto do mundo).

    Algumas considerações:

    Uso fluido de radiador e não água.

    Meu radiador é o original do Opala 4 cilindros, com 3 colmeias (pois meu carro tem ar condicionado).

    Tenho válvula termostática e a mesma está funcionando corretamente. Já testei com o carro parado. A válvula abre com, aproximadamente, 76 graus. E então se percebe o fluxo de líquido passando pela mangueira superior em direção ao radiador.

    Isso também afastou uma suspeita que eu tinha sobre o medidor de temperatura estar descalibrado.

    Outra coisa interessante: já rodei em dias que a temperatura era 25 graus e em outros com 10 graus.
    Nenhuma alteração, temperatura do motor na estrada se mantem nos 60 graus.

    Já retirei a hélice mecânica para testar na estrada. Não muda nada. Temperatura em torno de 60 graus. Ligar ou desligar o ar condicionado também não muda nada.

    O carro funciona perfeitamente em todas as condições de uso.

    Esta temperatura de 60 graus está ok para estrada?

    Abraço a todos!


    Vou ser um pouco tosco....recentemente já tive um debate desta bendita temperatura.


    Se preocupem menos com este ponteiro do marcador.

    O ponteiro tem que ficar sempre no meio????

    Não!!!!!!

    Putzqueoparilis....observem o ambiente em volta.

    QUAL É A TEMPERATURA EXTERNA?
    QUAL A DENSIDADE DO AR?
    TEM VENTO (FRONTAL, LATERAL, TRASEIRO...)?
    CARRO LEVE, CARRO PESADO....?
    OLHEM A ALTITUDE, NO LITORAL O MEU MOTOR TRABALHA ATÉ MAIS SUAVE, NO TOPO DO VALE DO PARAÍBA, O AR MENOS DENSO TEM BATIDA DE PINO E MAIOR TEMPERATURA.


    Se o motor estiver puxando um denso ar frio, ele vai trabalhar mais frio, se ele precisa fazer mais força para sugar o ar ele vai trabalhar mais quente.

    OLHEM O PONTEIRO, OLHEM O AMBIENTE, OLHEM AS CONDIÇÕES GERAIS DO CARRO....ESTÁ TUDO CONDIZENTE COM A SITUAÇÃO.....ENTÃO SIGA EM FRENTE....


    Eu já rodei na estrada com temperatura baixíssima (5° C) e o motor não saiu dos 70°C, me preocupei?

    NÃO!!!!

    Eu lembro das aulas de física na ESCOLA e sabia que o ar externo estava removendo calor do motor.

    Já dirigi a quase 40°C sem vento, o motor chegou a 110° C e estabilizou, bastou ser cuidadoso no acelerador e marchas baixas....

    E o medidor do opala em sua escala é a partir de 70°C, como você diz 60°C?

    E outra, com injeção, velocidade e temperatura baixa o motor injeta mais combustível e a mistura mais gorda esfria o motor.


    Física simples.....

    E outra....Toronto no Canadá, altitude 76 metros (Google), São Paulo no Brasil, altitude de 760 metros (Google)....isto já diz muita coisa....

    Bruno Chumbinho gosta desta mensagem

    Rubão6cc
    Rubão6cc
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 15340
    Localização : Austrália
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 89/90 Preto Nobre
    Ranger Sport 08/08 Preto Gales
    Ford Explorer XLT 98 Cinza Platinum
    Cilindros : 6 cc Álcool
    4 cc Gasolina
    6 cc Gasolina
    Data de inscrição : 14/02/2013

    Temperatura ideal para rodar na estrada Empty Re: Temperatura ideal para rodar na estrada

    Mensagem por Rubão6cc Seg 25 Out - 11:15:32

    Gerald escreveu:

    Talvez 60 ºC seja uma temperatura um pouco baixa em relação à ideal, que geralmente se considera como algo em torno de 90 ºC. A curva abaixo mostra como o desgaste do cilindro varia com a temperatura de operação do motor. Note que a temperatura é dada em ºF, não em ºC.
    Temperatura ideal para rodar na estrada Chart

    Bem legal isso aqui..serve pra conscientizar sobre o uso da válvula termostática.


    _________________
    Temperatura ideal para rodar na estrada Sem-t-tulo

    Porque só fica na sua vida o que te faz bem.

    Tópico 1 do Opalão---> http://www.opaleirosdoparana.com/t29461-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Tópico 2 do Opalão---> https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t47710-opala-diplomata-se-89-90-6-cc
    Bruno Chumbinho
    Bruno Chumbinho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 220
    Idade : 46
    Localização : Toronto
    Modelo do carro : Opala Especial 1973
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 17/12/2017

    Temperatura ideal para rodar na estrada Empty Re: Temperatura ideal para rodar na estrada

    Mensagem por Bruno Chumbinho Seg 25 Out - 12:32:32

    Gerald escreveu:
    Bruno Chumbinho escreveu:
    Tenho válvula termostática e a mesma está funcionando corretamente. Já testei com o carro parado. A válvula abre com, aproximadamente, 76 graus. E então se percebe o fluxo de líquido passando pela mangueira superior em direção ao radiador.
    Talvez o problema esteja justamente aí. Uma válvula termostática não abre numa temperatura, mas vai abrindo gradualmente numa faixa de temperatura, como mostra a figura abaixo:
    Temperatura ideal para rodar na estrada Valvul10

    Provavelmente, a 60 ºC, a válvula termostática do seu Opala já abre o suficiente para que o fluxo de fluido de arrefecimento seja tal que mantenha a temperatura do motor estabilizada, mas num valor relativamente baixo quando o carro anda em estrada e temperatura ambiente é baixa. Se isso for verdade, a solução seria trocar a válvula termostática por uma que trabalhasse numa faixa de temperatura mais elevada.

    Este tópico tem informações sobre os tipos de válvulas termostáticas que podem ser usadas no Opala:
    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t39860-problemas-com-temperatura-4cil-alcool-resolvido


    Talvez 60 ºC seja uma temperatura um pouco baixa em relação à ideal, que geralmente se considera como algo em torno de 90 ºC. A curva abaixo mostra como o desgaste do cilindro varia com a temperatura de operação do motor. Note que a temperatura é dada em ºF, não em ºC.
    Temperatura ideal para rodar na estrada Chart

    Ola Gerald! Muito obrigado pelas informações. Gostei demais destes gráficos que vc colocou.

    Meu receio é exatamente o que o último gráfico explica: aumentar o desgaste do motor por rodar a baixas temperaturas.

    A válvula termostática que eu uso é exatamente a que está especificada para os Opalas mais antigos a gasolina (a de 75ºC), conforme link do tópico que vc mandou.

    Eu também pensei em usar uma válvula termostática com abertura a temperaturas mais altas. Mas fico com receio do carro super aquecer na cidade. Como disse, ele fica entre 80ºC e 90ºC no trânsito urbano, o que eu considero muito bom.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Temperatura ideal para rodar na estrada Empty Re: Temperatura ideal para rodar na estrada

    Mensagem por adpachec Seg 25 Out - 13:05:31

    Gerald escreveu:
    Bruno Chumbinho escreveu:
    Tenho válvula termostática e a mesma está funcionando corretamente. Já testei com o carro parado. A válvula abre com, aproximadamente, 76 graus. E então se percebe o fluxo de líquido passando pela mangueira superior em direção ao radiador.
    Talvez o problema esteja justamente aí. Uma válvula termostática não abre numa temperatura, mas vai abrindo gradualmente numa faixa de temperatura, como mostra a figura abaixo:
    Temperatura ideal para rodar na estrada Valvul10

    Provavelmente, a 60 ºC, a válvula termostática do seu Opala já abre o suficiente para que o fluxo de fluido de arrefecimento seja tal que mantenha a temperatura do motor estabilizada, mas num valor relativamente baixo quando o carro anda em estrada e temperatura ambiente é baixa. Se isso for verdade, a solução seria trocar a válvula termostática por uma que trabalhasse numa faixa de temperatura mais elevada.

    Este tópico tem informações sobre os tipos de válvulas termostáticas que podem ser usadas no Opala:
    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t39860-problemas-com-temperatura-4cil-alcool-resolvido


    Talvez 60 ºC seja uma temperatura um pouco baixa em relação à ideal, que geralmente se considera como algo em torno de 90 ºC. A curva abaixo mostra como o desgaste do cilindro varia com a temperatura de operação do motor. Note que a temperatura é dada em ºF, não em ºC.
    Temperatura ideal para rodar na estrada Chart


    O 2° gráfico, você postou o fluído refrigerante e a relação com a camisa do cilindro....

    E falou em desgaste?

    O gráfico mostra a dilatação térmica da camisa do cilindro no seu ponto ideal e no ideal do fluído refrigerante.

    NADA a ver com desgaste.

    Com o calor ocorre dilatação térmica, a camisa se fecha e o pistão se dilata.

    O desgaste no trabalho em baixas temperaturas ou alta temperaturas, ocorre com sobrecarga, fluídos errados (principalmente óleo) e longos períodos.

    Porém NÃO digo trabalhar em temperaturas congelantes ou escaldantes, mas a temperatura interna do motor vai trabalhar com influência da temperatura ambiente.

    E em climas árticos a grade de entrada de ar do motor é bem limitada, justamente para favorecer o aquecimento.

    E no gráfico 01, toda válvula abre e fecha gradualmente, ela possuí um cilindro cheio de uma pasta que se solidifica ou fica mais fluida.

    E se a temperatura externa é baixa o ar frio já é suficiente para esfriar o motor.


    Última edição por adpachec em Seg 25 Out - 14:29:39, editado 1 vez(es)
    Bruno Chumbinho
    Bruno Chumbinho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 220
    Idade : 46
    Localização : Toronto
    Modelo do carro : Opala Especial 1973
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 17/12/2017

    Temperatura ideal para rodar na estrada Empty Re: Temperatura ideal para rodar na estrada

    Mensagem por Bruno Chumbinho Seg 25 Out - 13:26:42

    Olá Adpachec!

    Eu também não confio no ponteiro de temperatura do painel do Opala, eu confiro no display da injeção eletrônica, que me dá precisão de 1 ºC.

    Temperatura ideal para rodar na estrada Temperatura

    Meu receio é só desgastar o motor prematuramente com as baixas temperaturas. Vou usar mais na estrada do que na cidade.

    O carro sempre anda em condições muito favoráveis: carro leve, baixa altitude, estradas planas (eu queria pegar uma subida de serra para ver o comportamento… mas não tem aqui por perto!), gasolina com no máximo 5% de etanol.

    Já rodei na estrada com temperatura ambiente de 25 ºC e de 10 ºC. Não faz diferença, o motor fica sempre nos 60 ºC.

    Mas tem um ponto que vc citou e eu não tinha pensado: a mistura ar/combustível. Eu uso valores padrão da Holley. Mas se eu empobrecer a mistura o motor deve ficar mais quente. E mais econômico. Vou perder uns cavalos de força... mas não vejo problema nisso.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Temperatura ideal para rodar na estrada Empty Re: Temperatura ideal para rodar na estrada

    Mensagem por adpachec Seg 25 Out - 13:47:33

    Bruno Chumbinho escreveu:Olá Adpachec!

    Eu também não confio no ponteiro de temperatura do painel do Opala, eu confiro no display da injeção eletrônica, que me dá precisão de 1 ºC.

    Temperatura ideal para rodar na estrada Temperatura

    Meu receio é só desgastar o motor prematuramente com as baixas temperaturas. Vou usar mais na estrada do que na cidade.

    O carro sempre anda em condições muito favoráveis: carro leve, baixa altitude, estradas planas (eu queria pegar uma subida de serra para ver o comportamento… mas não tem aqui por perto!), gasolina com no máximo 5% de etanol.

    Já rodei na estrada com temperatura ambiente de 25 ºC e de 10 ºC. Não faz diferença, o motor fica sempre nos 60 ºC.

    Mas tem um ponto que vc citou e eu não tinha pensado: a mistura ar/combustível. Eu uso valores padrão da Holley. Mas se eu empobrecer a mistura o motor deve ficar mais quente. E mais econômico. Vou perder uns cavalos de força... mas não vejo problema nisso.

    Após a retificação, no frio eu usava óleo 40 e no calor óleo 50.

    Óleo 50 era muito espesso e no frio ficava batendo.
    Risco de desgaste no motor por quebra da película lubrificante.

    Óleo 40 no calor era muito fino e ficava batendo.
    Risco de desgaste por falta da película lubrificante.

    DEPENDENDO da posição do sensor ele irá marcar temperaturas diferentes.

    No meu caso:

    90° C: sensor de temperatura, batatão da termostática e parte superior do radiador.

    75°C: coletor admissão.

    50°C: carburador.

    250°C: coletor escape.

    50°C: parte inferior do radiador.

    Verifica primeiro a posição do sensor de temperatura.

    Empobrecer demais a mistura pode ferver a cabeça do pistão com sobrecarga.

    Ou reduza o tamanho da grade de ar (use chapa internamente).

    Bruno Chumbinho gosta desta mensagem

    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Temperatura ideal para rodar na estrada Empty Re: Temperatura ideal para rodar na estrada

    Mensagem por adpachec Seg 25 Out - 14:37:58

    Nota: acho que 2015 em um fórum da mercedez ou BMW existiu um aviso que carros da marca que fossem usados em países frios deveriam usar termostática sem um furo de passagem, e em países quentes válvulas termostáticas com um furo de passagem.

    Temperatura ideal para rodar na estrada Images?q=tbn:ANd9GcSjluqeErBrD7E-MbiEyFK3z5bN3H_racCMKQ&usqp=CAU

    Sem o furo existe menor circulação de água e mais calor, porém risco de bolhas de ar (alguns carros possuem sangrador).
    Bruno Chumbinho
    Bruno Chumbinho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 220
    Idade : 46
    Localização : Toronto
    Modelo do carro : Opala Especial 1973
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 17/12/2017

    Temperatura ideal para rodar na estrada Empty Re: Temperatura ideal para rodar na estrada

    Mensagem por Bruno Chumbinho Seg 25 Out - 15:50:46

    adpachec escreveu:
    Bruno Chumbinho escreveu:Olá Adpachec!

    Eu também não confio no ponteiro de temperatura do painel do Opala, eu confiro no display da injeção eletrônica, que me dá precisão de 1 ºC.

    Temperatura ideal para rodar na estrada Temperatura

    Meu receio é só desgastar o motor prematuramente com as baixas temperaturas. Vou usar mais na estrada do que na cidade.

    O carro sempre anda em condições muito favoráveis: carro leve, baixa altitude, estradas planas (eu queria pegar uma subida de serra para ver o comportamento… mas não tem aqui por perto!), gasolina com no máximo 5% de etanol.

    Já rodei na estrada com temperatura ambiente de 25 ºC e de 10 ºC. Não faz diferença, o motor fica sempre nos 60 ºC.

    Mas tem um ponto que vc citou e eu não tinha pensado: a mistura ar/combustível. Eu uso valores padrão da Holley. Mas se eu empobrecer a mistura o motor deve ficar mais quente. E mais econômico. Vou perder uns cavalos de força... mas não vejo problema nisso.

    Após a retificação, no frio eu usava óleo 40 e no calor óleo 50.

    Óleo 50 era muito espesso e no frio ficava batendo.
    Risco de desgaste no motor por quebra da película lubrificante.

    Óleo 40 no calor era muito fino e ficava batendo.
    Risco de desgaste por falta da película lubrificante.

    DEPENDENDO da posição do sensor ele irá marcar temperaturas diferentes.

    No meu caso:

    90° C: sensor de temperatura, batatão da termostática e parte superior do radiador.

    75°C: coletor admissão.

    50°C: carburador.

    250°C: coletor escape.

    50°C: parte inferior do radiador.

    Verifica primeiro a posição do sensor de temperatura.

    Empobrecer demais a mistura pode ferver a cabeça do pistão com sobrecarga.

    Ou reduza o tamanho da grade de ar (use chapa internamente).

    O sensor de temperatura da injeção fica no mesmo lugar do sensor de temperatura original. Eu coloquei um T para comportar os dois sensores (injeção e painel).

    Sobre empobrecer a mistura, a injeção dá a opção de estabelecer metas para relação ar/combustível em 3 regimes (marcha lenta, borboleta 100% aberta e cruzeiro).

    Tenho que verificar como estão estes valores. Mas minha ideia é empobrecer somente o cruzeiro. Claro que isso afeta um pouco os outros regimes também. É aquela coisa, tem que mudar pouco a pouco e ir verificando os resultados.

    Único problema é que só vai dar para testar no ano que vem...
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Temperatura ideal para rodar na estrada Empty Re: Temperatura ideal para rodar na estrada

    Mensagem por Gerald Seg 25 Out - 16:44:21

    adpachec escreveu:
    Gerald escreveu:
    Talvez o problema esteja justamente aí. Uma válvula termostática não abre numa temperatura, mas vai abrindo gradualmente numa faixa de temperatura, como mostra a figura abaixo:
    Temperatura ideal para rodar na estrada Valvul10

    Provavelmente, a 60 ºC, a válvula termostática do seu Opala já abre o suficiente para que o fluxo de fluido de arrefecimento seja tal que mantenha a temperatura do motor estabilizada, mas num valor relativamente baixo quando o carro anda em estrada e temperatura ambiente é baixa. Se isso for verdade, a solução seria trocar a válvula termostática por uma que trabalhasse numa faixa de temperatura mais elevada.

    Este tópico tem informações sobre os tipos de válvulas termostáticas que podem ser usadas no Opala:
    https://opaleirosdoparana.forumeiros.com/t39860-problemas-com-temperatura-4cil-alcool-resolvido


    Talvez 60 ºC seja uma temperatura um pouco baixa em relação à ideal, que geralmente se considera como algo em torno de 90 ºC. A curva abaixo mostra como o desgaste do cilindro varia com a temperatura de operação do motor. Note que a temperatura é dada em ºF, não em ºC.
    Temperatura ideal para rodar na estrada Chart


    O 2° gráfico, você postou o fluído refrigerante e a relação com a camisa do cilindro....

    E falou em desgaste?

    O gráfico mostra a dilatação térmica da camisa do cilindro no seu ponto ideal e no ideal do fluído refrigerante.

    NADA a ver com desgaste.



    Infelizmente, é difícil de achar dados técnicos em sites nacionais. Por isso, os gráficos estão com as legendas em inglês.

    No segundo gráfico, Cylinder wall wear significa exatamente "Desgaste da parede do cilindro". O gráfico dá o desgaste do cilindro versus a temperatura para 50 horas de funcionamento. Note que o desgaste é medido em polegadas (IN). Para ter um idéia em mm, 0.004 in é aproximadamente igual a 0,1 mm. Esse desgaste ocorreria para uma temperatura de 60 ºF (4,4 ºC), que é uma temperatura pouco comum no Brasil.
    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Temperatura ideal para rodar na estrada Empty Re: Temperatura ideal para rodar na estrada

    Mensagem por Gerald Seg 25 Out - 17:25:48

    Bruno Chumbinho escreveu:
    Já rodei na estrada com temperatura ambiente de 25 ºC e de 10 ºC. Não faz diferença, o motor fica sempre nos 60 ºC.

    Se nessas condições a temperatura fica estável em 60 ºC, isso significa que a válvula termostática está abrindo nessa temperatura! O que não é correto!

    -----Fazendo um parêntese----
    Quando o fabricante especifica uma válvula termostática em "x ºC", ele quer dizer que a válvula começa a abrir em x ºC. Normalmente, as válvulas termostáticas têm um tolerancia de ± 2 ºC. Veja, por exemplo, o que a MTE-THOMSON diz sobre a válvula 288.80, que é especificada para 80 ºC:

    O termostato começa seu estágio de abertura entre 78°C e 82°C, devendo estar totalmente aberta em 95°C com curso de no mínimo 8 mm. (Fig. 2).
    Temperatura ideal para rodar na estrada Figura-2-abertura
    https://www.mte-thomson.com.br/produtosmte/valvula-termostatica/
    ----fechando o parêntese----

    Tudo indica que a válvula termostática do seu Opala está descalibrada, pois se ela é especificada para 75 ºC, deveria estar completamente fechada a 60 ºC, mas se a válvula estivesse fechada a 60 ºC, a água pararia de circular e a temperatura do motor iria aumentar e não ficaria estabilizada em 60 ºC! Essa é a única conclusão lógica que podemos tirar.

    Parece claro para mim que a válvula está descalibrada. Ou veio assim de fábrica, ou, mais provável, a mola enfraqueceu com o tempo. Pode ser também que a válvula tenha sofrido uma deformação mecânica, mas isso ficaria evidente numa avaliação visual.

    Sugiro que você teste a válvula usando água quente e um termômetro. Vá aquecendo a água lentamente e quando chegar a 60 ºC, verifique se a válvula já começou a abrir. Se notar alguma abertura, por menor que seja, isso será uma indicação clara que a válvula está com problema e deve ser substituída.

    Bruno Chumbinho gosta desta mensagem

    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Temperatura ideal para rodar na estrada Empty Re: Temperatura ideal para rodar na estrada

    Mensagem por adpachec Seg 25 Out - 18:08:31

    Bruno Chumbinho escreveu:
    adpachec escreveu:

    Após a retificação, no frio eu usava óleo 40 e no calor óleo 50.

    Óleo 50 era muito espesso e no frio ficava batendo.
    Risco de desgaste no motor por quebra da película lubrificante.

    Óleo 40 no calor era muito fino e ficava batendo.
    Risco de desgaste por falta da película lubrificante.

    DEPENDENDO da posição do sensor ele irá marcar temperaturas diferentes.

    No meu caso:

    90° C: sensor de temperatura, batatão da termostática e parte superior do radiador.

    75°C: coletor admissão.

    50°C: carburador.

    250°C: coletor escape.

    50°C: parte inferior do radiador.

    Verifica primeiro a posição do sensor de temperatura.

    Empobrecer demais a mistura pode ferver a cabeça do pistão com sobrecarga.

    Ou reduza o tamanho da grade de ar (use chapa internamente).

    O sensor de temperatura da injeção fica no mesmo lugar do sensor de temperatura original. Eu coloquei um T para comportar os dois sensores (injeção e painel).

    Sobre empobrecer a mistura, a injeção dá a opção de estabelecer metas para relação ar/combustível em 3 regimes (marcha lenta, borboleta 100% aberta e cruzeiro).

    Tenho que verificar como estão estes valores. Mas minha ideia é empobrecer somente o cruzeiro. Claro que isso afeta um pouco os outros regimes também. É aquela coisa, tem que mudar pouco a pouco e ir verificando os resultados.

    Único problema é que só vai dar para testar no ano que vem...


    O gráfico de "desgaste" mostra uma escala descendente e se fosse desgaste os valores seriam crescentes.

    Elas mostram 02 operações com faixas de temperatura diferentes e só.

    Se fosse desgaste no gráfico seria uma seta ascendente e na diagonal.

    O gráfico é incompleto.

    Outra, esta utopia de válvula termostática, o sensor está instalado em um "T", ele se enche de água e só, por isto marca constantemente 60°C.

    As vezes o motor está a 100°C e o sensor marcando 60°C porque não existe circulação de água no "T" de conexão.



    Eu procurei o gráfico e no texto original eles questionam a veracidade.

    E a revista de origem diz sobre o risco de se andar sem a termostática, mas o gráfico é falho.

    "Eu examinei as páginas ao redor, mas não consegui encontrar nenhuma explicação detalhada do gráfico no livro - mas suponho que seja autoexplicativo. Mas é verdade !?

    Se for esse o caso, então realmente revela a loucura de quem remove seus termostatos, pensando "quanto mais refrigerado, melhor".

    Além disso, Tom Lucas (meu novo construtor de motor) recomendou que eu usasse um termostato de 160 graus, que deve manter o motor entre 165 e 170 graus. 165-170 parece OK neste gráfico, mas ainda me deixa curioso sobre a precisão do gráfico.

    As informações apresentadas neste gráfico são precisas?
    Feedback".

    http://www.fordification.com/forum/viewtopic.php?t=46691


    Temperatura ideal para rodar na estrada SteveChristBook_FrontCover_z


    Este é o gráfico original da reportagem.

    Temperatura ideal para rodar na estrada CylinderWear_Temperature_z



    Aqui (diesel), mostra uma estabilidade no desgaste dos cilindros entre 50°C e 140°C, DEPENDENDO DO ÓLEO LUBRIFICANTE.

    Temperatura ideal para rodar na estrada Images?q=tbn:ANd9GcT98QawtuoG7CbWqC2gtX46p6JoxkrhAd0RLg&usqp=CAU


    O artigo da SAE do gráfico a seguir foi discutido no fórum de aviação antes. Ele mostra o desgaste relativo da parede do cilindro em relação à temperatura para 10W, 10w30 e 30 direto. Tendo em mente que isso é apenas desgaste da parede do cilindro, fiquei surpreso que 10W e 10w30 não tiveram um desempenho melhor em temperaturas baixas. Mas a verdadeira surpresa é quão plana é a curva de desgaste para SAE 30. Talvez as empresas de óleos saibam do que estão falando quando colocam algo como o seguinte no PDS para graus retos: "Valvoline SAE 30, SAE 40 e SAE 50 oferece excelente proteção para motores a gasolina operando sob alta temperatura e serviço pesado (rebocando reboques, barcos ou RVs por períodos prolongados).


    https://bobistheoilguy.com/forums/threads/10w-vs-10w-30-vs-sae-30-cylinder-wear.75778/




    E no gráfico postado a reportagem diz sobre trocar a termostática por outra mais quente, isto sem embasamento científico.


    Temperatura ideal para rodar na estrada Img212



    O cara fala de condensação de água no óleo, para mim é um absurdo, o calor e o respiro de óleo transforma e elimina impurezas.

    Se nota que é mera propaganda.



    por Steve Jack
    HOTRODSRJ@AOL.COM
    Roldanas Concept One
    Macacos em carros antigos apenas

    Alguns de vocês, boa gente, devem ter visto outros artigos que fiz na mídia impressa ou online sobre esse assunto. A pedido de algumas pessoas aqui, estou colocando isso para o que vale a pena e expandindo algumas informações sobre isso também. O argumento é sobre o funcionamento de termostatos de 160 graus e os resultados bons e / ou ruins. Agora tenha em mente que os termostatos NÃO têm absolutamente nenhum efeito na capacidade de resfriamento do seu sistema, simplesmente um regulador da faixa em que opera. Então, se você acha que um 160 vai curar um motor funcionando a 220 com um termostato 180 ... esqueça! Não se trata de capacidade de resfriamento.

    O gráfico a seguir ilustra a importância de quão crítica é a temperatura ideal do líquido de arrefecimento para a longevidade e o desempenho do seu motor. Água mais fria gera potência e água mais quente minimiza o desgaste do cilindro do motor e do rolamento ... ou assim se pensa, mas apenas dentro de seus próprios limites e faixas. Existe uma gama em que tanto o desempenho ideal quanto o desgaste mínimo compartilham características semelhantes. Esse número está na faixa de 175-180 graus, conforme mostrado pela sobreposição no gráfico, que requer um termostato de 180 graus. FWIW, as temperaturas operacionais mais altas dos motores atuais são para combater os subprodutos da combustão e a poluição. Além disso, os óleos de motor são projetados para trabalhar em uma faixa de temperatura específica com desempenho ideal, começando em temperaturas que exigem que o líquido de arrefecimento tenha a mesma faixa de temperatura. E não se esqueça da questão da umidade. Você já viu vapor d'água saindo de seus canos de escape? Claro ... e a mesma coisa acontece DENTRO do motor. Seu motor forma umidade por dentro quando esfria e se condensa nas paredes internas. Essa umidade é levada para o óleo quando iniciada e, em seguida, aguarda a vaporização pelas temperaturas internas que aumentam o suficiente para trazer a umidade ao ponto de vapor corrigido apropriado (ebulição). Se for deixada umidade suficiente para trás, ela se combinará com os subprodutos da combustão para formar ácidos que se dissolvem no próprio óleo. O óleo se torna mais ácido conforme a idade do óleo avança e eventualmente pega certas partes. Além disso, a umidade irá corroer outras superfícies. Portanto, é importante que esses motores atinjam uma temperatura operacional satisfatória o mais rápido possível. Normalmente, as temperaturas do óleo acumulado são cerca de 30 a 40 graus mais altas do que as temperaturas do líquido de arrefecimento. Esta é uma afirmação generalizada e pode variar com a carga e o design do motor, mas você pode ver por que deseja que o óleo acima de 212 graus ferva imediatamente! Um termostato 160 geralmente NÃO atinge essa temperatura.


    http://www.carnut.com/ramblin/cool3.html

    Bruno Chumbinho gosta desta mensagem

    Bruno Chumbinho
    Bruno Chumbinho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 220
    Idade : 46
    Localização : Toronto
    Modelo do carro : Opala Especial 1973
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 17/12/2017

    Temperatura ideal para rodar na estrada Empty Re: Temperatura ideal para rodar na estrada

    Mensagem por Bruno Chumbinho Seg 25 Out - 22:20:33

    Gerald escreveu:
    Bruno Chumbinho escreveu:
    Já rodei na estrada com temperatura ambiente de 25 ºC e de 10 ºC. Não faz diferença, o motor fica sempre nos 60 ºC.

    Se nessas condições a temperatura fica estável em 60 ºC, isso significa que a válvula termostática está abrindo nessa temperatura! O que não é correto!

    -----Fazendo um parêntese----
    Quando o fabricante especifica uma válvula termostática em "x ºC", ele quer dizer que a válvula começa a abrir em x ºC. Normalmente, as válvulas termostáticas têm um tolerancia de ± 2 ºC. Veja, por exemplo, o que a MTE-THOMSON diz sobre a válvula 288.80, que é especificada para 80 ºC:

    O termostato começa seu estágio de abertura entre 78°C e 82°C, devendo estar totalmente aberta em 95°C com curso de no mínimo 8 mm. (Fig. 2).
    Temperatura ideal para rodar na estrada Figura-2-abertura
    https://www.mte-thomson.com.br/produtosmte/valvula-termostatica/
    ----fechando o parêntese----

    Tudo indica que a válvula termostática do seu Opala está descalibrada, pois se ela é especificada para 75 ºC, deveria estar completamente fechada a 60 ºC, mas se a válvula estivesse fechada a 60 ºC, a água pararia de circular e a temperatura do motor iria aumentar e não ficaria estabilizada em 60 ºC! Essa é a única conclusão lógica que podemos tirar.

    Parece claro para mim que a válvula está descalibrada. Ou veio assim de fábrica, ou, mais provável, a mola enfraqueceu com o tempo. Pode ser também que a válvula tenha sofrido uma deformação mecânica, mas isso ficaria evidente numa avaliação visual.

    Sugiro que você teste a válvula usando água quente e um termômetro. Vá aquecendo a água lentamente e quando chegar a 60 ºC, verifique se a válvula já começou a abrir. Se notar alguma abertura, por menor que seja, isso será uma indicação clara que a válvula está com problema e deve ser substituída.

    Concordo com vc. Eu tenho termômetro, então vou tirar a válvula termostática e medir em qual temperatura ela começa a se abrir. Se o problema for ela, é barato e fácil de resolver.
    Bruno Chumbinho
    Bruno Chumbinho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 220
    Idade : 46
    Localização : Toronto
    Modelo do carro : Opala Especial 1973
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 17/12/2017

    Temperatura ideal para rodar na estrada Empty Re: Temperatura ideal para rodar na estrada

    Mensagem por Bruno Chumbinho Seg 25 Out - 22:54:50

    A leitura do sensor de temperatura só será atrapalhada se houver ar dentro do T. Estando o mesmo cheio de líquido não há problema.

    A transferência de calor no fluido se dá por condução e convecção. E como o volume do T é muito inferior ao volume total de fluido não há necessidade de circulação.

    O efeito deste T sobre o sensor de temperatura é desprezível.

    Lembro que na cidade o carro anda entre 80°C e 90°C (marcados pelo sensor).
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Temperatura ideal para rodar na estrada Empty Re: Temperatura ideal para rodar na estrada

    Mensagem por adpachec Seg 25 Out - 23:17:11

    Bruno Chumbinho escreveu:A leitura do sensor de temperatura só será atrapalhada se houver ar dentro do T. Estando o mesmo cheio de líquido não há problema.

    A transferência de calor no fluido se dá por condução e convecção. E como o volume do T é muito inferior ao volume total de fluido não há necessidade de circulação.

    O efeito deste T sobre o sensor de temperatura é desprezível.

    Lembro que na cidade o carro anda entre 80°C e 90°C (marcados pelo sensor).


    Ok, se você acha isto......

    Eu também achava, e por experiência própria descobri que não funciona, descobri com a pistola laser de temperatura.

    E sabe o porquê?

    A pequena peça tem capacidade de perder calor mais rápido que um grande bloco de motor.

    E se for hélice mecânica em alta vai ter um baita ventilador resfriando o "T".

    Já viu algum dissipador de calor feito de grossas chapas?

    E porque na cidade ele se aquece?

    Menor velocidade o ar "sobe".

    Porque nos motores a álcool a GM virou a panela de filtro para trás?

    Porque na estrada é neste local que o calor se acumula....no fundo do cofre....

    Temperatura ideal para rodar na estrada Images?q=tbn:ANd9GcQEm1LjClUilLhWy1yR7AnTeqhVa91j3CzO0Q&usqp=CAU


    E agora vai dizer que seu motor é gasolina e não álcool......

    Bruno Chumbinho gosta desta mensagem

    Bruno Chumbinho
    Bruno Chumbinho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 220
    Idade : 46
    Localização : Toronto
    Modelo do carro : Opala Especial 1973
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 17/12/2017

    Temperatura ideal para rodar na estrada Empty Re: Temperatura ideal para rodar na estrada

    Mensagem por Bruno Chumbinho Seg 25 Out - 23:30:16

    adpachec escreveu:
    Bruno Chumbinho escreveu:A leitura do sensor de temperatura só será atrapalhada se houver ar dentro do T. Estando o mesmo cheio de líquido não há problema.

    A transferência de calor no fluido se dá por condução e convecção. E como o volume do T é muito inferior ao volume total de fluido não há necessidade de circulação.

    O efeito deste T sobre o sensor de temperatura é desprezível.

    Lembro que na cidade o carro anda entre 80°C e 90°C (marcados pelo sensor).


    Ok, se você acha isto......

    Eu também achava, e por experiência própria descobri que não funciona, descobri com a pistola laser de temperatura.

    E sabe o porquê?

    A pequena peça tem capacidade de perder calor mais rápido que um grande bloco de motor.

    E se for hélice mecânica em alta vai ter um baita ventilador resfriando o "T".

    Já viu algum dissipador de calor feito de grossas chapas?

    E porque na cidade ele se aquece?

    Menor velocidade o ar "sobe".

    Porque nos motores a álcool a GM virou a panela de filtro para trás?

    Porque na estrada é neste local que o calor se acumula....no fundo do cofre....

    Temperatura ideal para rodar na estrada Images?q=tbn:ANd9GcQEm1LjClUilLhWy1yR7AnTeqhVa91j3CzO0Q&usqp=CAU


    E agora vai dizer que seu motor é gasolina e não álcool......

    Primeiro deixa eu te agradecer por continuar a debater neste tema. Muita gente não tem paciência e desiste. A gente sempre evolui quando conversa.

    Segundo, vc me deu uma ideia. Antes de mexer em qualquer coisa, dá pra colocar um material isolante ao redor do T ou um defletor e testar na estrada.

    Sobre a hélice, já rodei com ela e sem ela. Não faz nenhuma diferença na estrada.
    adpachec
    adpachec
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 8154
    Idade : 48
    Localização : Planeta Terra.
    Modelo do carro : GM e VW.
    Cilindros : 4 + 4
    Data de inscrição : 29/04/2012

    Temperatura ideal para rodar na estrada Empty Re: Temperatura ideal para rodar na estrada

    Mensagem por adpachec Seg 25 Out - 23:57:36

    Eu saia às 04:00 da manhã da embraer, ligava o carro, deixava esquentar enquanto desembaçava os vidros.

    Entrava no carro, curva para lá e curva para cá, o motor quente.

    Retão da via Dutra o marcador despencava.

    O que eu fiz, coloquei uma chapa (na hora da refeição) presa no suporte do alternador.

    Foi aí que percebi que o vento fazia o resfriamento do sensor.

    Se eu fosse você removeria o "T" e faria o teste com ele convencional.

    Porque pode ser a mistura rica também.

    Mas para se manter em 60°C entre 10° a 25° ambiente em estrada, ou é o vento ou é o combustível.

    Porque se aquece na cidade então a termostática está fechada na estrada ou a temperatura não subiria tanto de 20 a 30°C.

    Porque em estrada, com a termostática aberta a água flui tão rápido que mal resfria no radiador.
    Bruno Chumbinho
    Bruno Chumbinho
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 220
    Idade : 46
    Localização : Toronto
    Modelo do carro : Opala Especial 1973
    Cilindros : 4cc
    Data de inscrição : 17/12/2017

    Temperatura ideal para rodar na estrada Empty Re: Temperatura ideal para rodar na estrada

    Mensagem por Bruno Chumbinho Seg 2 maio - 15:11:59

    Boa tarde a todos,

    Tive que esperar o inverno passar aqui no Canadá para poder fazer os testes com o carro.

    Eu removi o "T" coloquei o sensor de temperatura da injeção eletrônica no local original (próximo aos coletores). Deixei o sensor de temperatura do painel desabilitado por agora. Quanto tiver um tempo eu habilito ele (provavelmente abaixo da válvula termostática).

    O problema está resolvido. Temperatura na estrada por volta de 80°C e na cidade aproximadamente 90°C. De fato o "T" estava atrapalhando a medição dos sensores.

    Gostaria de agradecer ao adpachec e ao Gerald pela valiosas contribuições.

    Rubão6cc gosta desta mensagem

    Gerald
    Gerald
    Opaleiro
    Opaleiro


    Masculino Número de Mensagens : 754
    Localização : Campinas
    Modelo do carro : Opala Diplomata SE 1989
    Cilindros : 6 cilindros 4100
    Data de inscrição : 15/10/2021

    Temperatura ideal para rodar na estrada Empty Re: Temperatura ideal para rodar na estrada

    Mensagem por Gerald Seg 2 maio - 16:50:07

    OKK OKK

    Bruno, aproveite bem a primavera canadense a bordo do Opalão "one-of-a-kind"!

    Abraços

    Conteúdo patrocinado


    Temperatura ideal para rodar na estrada Empty Re: Temperatura ideal para rodar na estrada

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr - 0:40:06